-TSE PUBLICA NORMAS DE CONDUTA PARA OS ELEITORES NO DIA DA VOTAÇÃO
-DEFESA DE MOISÉS DIZ NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT ATENDE PROJETOS POLÍTICOS
-MORADORES BUSCAM PARCERIA PARA AMPLIAR HORTO MEDICINAL
-ENTREGA DE KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR INICIA PELO INTERIOR
-HOSPITAL INCENTIVA PARTO HUMANIZADO ATRAVÉS DE PROJETO
-REAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL MOVIMENTA RAMO DE MADEIRAS
-MICROEMPRESAS TERÃO DISPENSA DO ALVARÁ PARA ABERTURA
-CHUVA POSSIBILITA MELHORIA NAS ESTRADAS GERAIS
-POSTE CAI SOBRE A RUA APÓS COLISÃO
-HOMEM É CONDENADO A 46 ANOS DE CADEIA POR ESTUPRO DAS FILHAS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O vice-presidente do Afeganistão, AMRULLAH SALEH, escapou ileso de um ataque a bomba nesta quarta-feira em Cabul. Nenhum grupo assumiu o atentado, que deixou dois mortos e outros 12 feridos. O ataque ocorreu em uma praça da capital afegã. A explosão ocorreu enquanto o comboio do vice-presidente passava pela área. Imagens após a explosão mostraram danos significativos à área, juntamente com fachadas destruídas e peças de veículos carbonizadas.
A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira um acordo para reservar 200 milhões de doses da potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela aliança Biontech-Pfizer, grupos alemão e americano, com uma opção de 100 milhões de doses adicionais. A presidente da comissão, URSULA VON DER LEYEN, afirmou em uma nota que "as possibilidades de desenvolver uma vacina segura e eficiente nunca foram tão elevadas". Este é o sexto acordo do tipo anunciado pela União Europeia.
Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente, conforme anunciou a empresa nesta terça-feira. A farmacêutica esclareceu que o protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que pode estar vinculada à vacina. Segundo a AstraZeneca, o "procedimento padrão de revisão" dos estudos foi acionado e a vacinação foi pausada "voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente".
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção. O tribunal recomendou, ainda, que cada eleitor leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta terça-feira que fez um "apelo" a donos de supermercados para conter a alta do preço do arroz. Mais cedo, durante reunião do governo, a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, disse que o produto não faltará no país. As falas de BOLSONARO e da ministra foram publicadas em vídeos nas redes sociais do presidente. Os dois abordaram a alta de preço de um dos produtos considerados essenciais no cardápio dos brasileiros. BOLSONARO disse que tem conversado com donos de redes de supermercados e que fez um "apelo" para que as margens de lucro de produtos como o arroz fiquem "próximas de zero". O presidente acrescentou que não pretende tabelar preços.
Os advogados FREDERICK WASSEF, que representou a família BOLSONARO, CRISTIANO ZANIN que defendeu LULA e ANA TEREZA BASÍLIO que representou o governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL são alvos de nova fase da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira. BOLSONARO, LULA e WITZEL não são investigados nesta operação. A Operação Esquema S investiga desvios de pelo menos 150 milhões do Sistema S do Rio de Janeiro por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo, para propinas a agentes públicos. A operação é baseada em uma delação premiada de ORLANDO DINIZ, ex-presidente da seção fluminense do Sistema S - que engloba Fecomércio, Sesc e Senac. O juiz federal MARCELO BRETAS expediu 50 mandados de buscas e apreensões, mas não há mandados de prisão.
Nos últimos cinco anos, a cobertura vacinal obrigatória para crianças caiu em Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Saúde. As doses que precisam ser aplicadas são: BGC, pentavalente, rotavírus humano, meningite, pneumonia, poliomielite, hepatite A, tríplice viral, tetra viral e febre amarela. Especialistas alertam para os perigos de deixar de imunizar as crianças e garantem que as vacinas são seguras. As vacinas em questão, com exceção da febre amarela, que foi incluída recentemente no calendário, tiveram queda na cobertura vacinal entre 2015 e 2019. A maior baixa foi a da imunização contra a tuberculose, que tinha cobertura vacinal de 110 por cento e, em cinco anos, passou para 81 por cento.
A CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa entregou na tarde desta terça-feira um novo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A solicitação foi apresentada com o relatório final da investigação da compra de 200 respiradores feita pelo governo catarinense por 33 milhões com dispensa de licitação. Dois processos de impeachment já tramitam no legislativo. Esta é a oitava representação por crime de responsabilidade apresentada contra o governador. O pedido tem como base o relatório final da CPI, que apontou a responsabilidade de 14 pessoas, entre elas o governador. Para os deputados, houve omissão e ineficiência por parte do chefe do Poder Executivo em relação à compra, porque ignorou alertas feitos pelo Tribunal de Contas a respeito das medidas que deveriam ser tomadas para evitar compras fraudulentas em casos de pagamento antecipado.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS emitiu nota em que comenta o novo pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa, desta vez, pelos deputados que integraram a CPI dos Respiradores. O advogado MARCOS FEY PROBST afirmou que a ação serve "apenas para satisfazer projetos político-partidários contrários ao regime democrático e ao interesse do povo catarinense". O comunicado reitera a convicção da defesa de que o governador não praticou irregularidades, e afirma que se trata de "mera etapa protocolar, que não acrescenta novos fatos em relação às ações anteriormente já anunciadas". Ele reforçou que MOISÉS não cometeu nada de irregular ou ilegal no processo de compra dos respiradores.
Moradores de São Vendelino e entidades desenvolvem trabalho em horto medicinal. O agente de saúde em SJCedro, ALEXANDRE VOGT explica que a parceria ocorre junto com a Epagri e outras entidades para que a comunidade possa ter um espaço amplo com várias espécies de plantas medicinais. Ele comenta que quando assumiu a função, visitando as famílias, percebeu que muitas pessoas tomam medicamentos. A ideia é reduzir uso dessa grande quantidade de remédios químicos, incentivando o uso destas plantas que também são indicadas para certos tipos de doenças. Ele revela que já existe uma trabalho inicial que deverá ser retomado com encontros pós pandemia. ALEXANDRE observa que é preciso levar informações às pessoas sobre as várias espécies. Também definir pessoas que ajudem no cultivo, irrigação e colheita. Conforme ele, na cidade também existe parceria com a igreja adventista para outro horto. Ele explica que são 83 residências visitadas na região do assentamento e a maioria das queixas são referentes a depressão, ansiedade, além de dores de cabeça e musculares.
Entrega dos kits de alimentação escolar de SJCedro começa ser feita hoje. A nutricionista da secretaria da educação, ZELMA FRIEDRICH explica que o setor inicia hoje pelo interior a distribuição o dia toda. Poderão retirar os kits com 15 itens aqueles que solicitaram, através do formulário, junto ao Jardim de Infância Branca de Neve de Mariflor, no Jardim de Infância Padre Réus e na escola de Novo Sarandi, ambas do distrito de Padre Réus. Ela informa que somando os três educandários serão entregues 88 kits, formados por produtos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. ZELMA lembra que no total o investimento passa de 25 mil reais que beneficiará 620 famílias. Para alunos da cidade e São Vendelino a entrega ocorre na semana que vem em data a ser confirmada.
Aulas paralisadas fazem com que pais passem mais tempo com seus filhos. A avaliação é do conselheiro regional das Apaes, LAURO MASSMANN. Ele percebe que com a pandemia do coronavírus impossibilitando que as aulas aconteçam presencialmente, as atividades e trabalhos são enviados aos alunos via internet e realizadas, em casa, com o auxilio dos pais. Para aqueles que não tem acesso a rede, MASSMANN salienta que as atividades são levadas impressas até o aluno por um funcionário da escola especial, já que muitos tem limitações. Conforme o conselheiro, a análise feita em reunião com os presidentes das escolas especiais do extremo oeste demonstra ainda dificuldade no acesso a estes materiais. Na opinião de LAURO, as Apaes tem feito um trabalho pedagógico maravilhoso com os estudantes visando estimulação das habilidades.
Parlamentar destina cerca de dois milhões de reais para APAEs da região. Atendendo solicitações das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, o Deputado Estadual ALTAIR SILVA conseguiu parte das emendas impositivas para as instituições. No total, foi destinado um milhão e 955 mil reais, para 23 municípios. Entre eles, Anchieta, Cunha Porã, Descanso, Iporã do Oeste, Irani, Maravilha, Modelo, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho e São Domingos. A medida é para ajudar na melhoria das estruturas das unidades de ensino. O parlamentar afirma que todo o recurso destinado a saúde e educação são bem investidos. SILVA também reforça que vai continuar auxiliando as entidades no próximo ano, já que existem impasses entre a fundação estadual e a secretaria de estado da educação quanto aos convênios. A prioridade serão Apaes de outros municípios que neste momento não receberam recurso.
Centro obstétrico do hospital de Dionísio Cerqueira passa por revitalização. A diretora, JULIANA DEBONA revela que o recurso gasto foi de cinco mil reais doados pelo judiciário após apresentação de um projeto no começo do ano. O espaço é destinado para as gestantes que terão os bebês de parto normal. Ela explicou que existe o incentivo ao parto natural e humanizado e por isso foram feitas adequações no local com barras a apoio para gestantes, bolas para exercícios, acessórios e equipamentos, além de pinturas e adesivos que amenizam a dor durante o trabalho de parto, que pode durar várias horas. A diretora percebe que a falta de acolhimento é justamente o motivo que tem gerado aumento nas cesárias. JULIANA lembrou que o parto normal tem benefícios comprovados em estudos e pesquisas e por isso o hospital mantém o incentivo já nas consultas e pré-natal. São cerca de 35 nascimentos ao mês na unidade de saúde de Dionísio, e em média 20 deles são via parto normal. A cesariana é recomendada em caso de risco.
Unoesc realiza exames gratuitos para diagnóstico de Hepatite C. As pessoas interessadas em fazer os testes rápidos deverão agendar um horário pelo telefone 3631-1087. Os testes serão realizados, durante o dia e à noite, no hall de entrada da Clínica de Psicologia e do Núcleo Jurídico em SMOeste para moradores do Extremo Oeste. Segundo o coordenador do curso de farmácia, professor EVERTON BOFF, qualquer pessoa poderá fazer o exame. Ele acrescenta que o Ministério da Saúde orienta que as pessoas acima de 40 anos realizem pelo menos uma testagem. Lembra que a Hepatite C é uma doença silenciosa, que pode levar 20 anos para começar a se manifestar. Pessoas com Hepatite C apresentam sintomas como náuseas, vômitos, mal estar e pela amarelada. O professor informa que a transmissão pode ser sexual ou por objetos como cuticuladores não esterilizados, compartilhamentos de seringa, aparelho de barbear, entre outros. O resultado fica pronto em até 20 minutos e neste tempo as pessoas podem sanar dúvidas sobre saúde mental.
Coopacep atende diariamente cooperadores com assistência técnica nas propriedades. O veterinário da cooperativa de SJCedro, MARCIO GOZZI explica que existem chamados diariamente devido a problemas clínicos com o rebanho quanto à intoxicação, amarelão, questões reprodutivas. Também voltada ao piqueteamento, melhoria na qualidade e aumento na produção de leite. Ele destaca que os produtores estão se qualificando devido a uma série de regras. O veterinário salienta que os investimentos também variam em cada propriedade, conforme o porte. Ele observa que a valorização do leite pode ser momentânea e por isso o momento exige cautela. GOZZI comparou os custos da alimentação do animal, a remuneração que tiveram o mesmo aumento, praticamente sem gerar lucros. Conforme ele, outro serviço é a certificação de 35 propriedades como livres da tuberculose e da brucelose. Os animais foram submetidos a um exame e agora o programa se encaminha para a segunda análise que, caso descarte as doenças, permite a busca do selo.
Linhas de crédito mantém o mercado imobiliário aquecido. O corretor de imóveis, DIOGO LOCATELLI revela que em todo Extremo Oeste existe uma grande procura por investimento em imóveis novos e usados. Ele explica que são diversas linhas disponíveis para financiamentos de acordo com a renda do interessado, localização e metragem do imóvel. O empresário percebe que essa facilidade do governo federal serve para que o dinheiro gire em vários ramos de economia. Lembra que além dos materiais, a construção civil envolve muitos prestadores de serviço. Ele cita a retração da bolsa de valores e baixa lucratividade da poupança que geraram novamente busca por investimento em imóveis. LOCATELLI mencionou a retomada de modalidades da Caixa Econômica Federal que permite acesso a recursos usando casa ou apartamento como garantia. Ele citou a IOF que gerava uma taxa, mas, devido a pandemia ainda existe a isenção.
Sonho da casa própria está mais acessível nos últimos anos. O vice-presidente da Fiesc e empresário da construção civil, ASTOR KIST lembra que desde 1964 o Brasil conta com um sistema financeiro da habitação para garantir esse direito para as famílias. Para ele, o programa Minha Casa Minha Vida resolveu o problema da falta de moradia de milhares de pessoas e o novo, agora reformulado “Casa Verde e Amarela” significa um avanço em termos de políticas públicas para a habitação. Ele comenta que a região tem uma realidade privilegiada, com menos problemas habitacionais do que outros pontos do país. KIST destaca que a solução do déficit habitacional passa pelo aumento de renda das famílias que, muitas vezes, não tem dinheiro para bancar as necessidades básicas e compra da casa própria. Ele revela que 50 por cento da população ganha até dois salários mínimos e por isso é fundamental uma política habitacional séria no país que enquadre esse público.
Ramo de madeiras segue aquecido devido a outros segmentos como produção de moveis e a construção civil. De acordo com o empresário em SJCedro, VALDECIR JUSTEN, a araucária costuma ser destinada para construção de casas. Com a retomada das atividades houve uma demanda grande de materiais. Ele explica que chega a faltar mão de obra para esta área que está expansão. Conforme o empresário, a previsão é otimista já que muitos setores estão ampliando estruturas e também buscando pessoas para trabalhar. JUSTEN comentou que os preços da madeira se mantiveram os mesmos desde o começo do ano. O valor do metro cúbico do eucalipto é vendido por cerca de 400 a 500 reais. Já o preço do metro cúbico da Araucária chega a ser de 1.000 a 1.500 reais. A empresa não trabalha com madeiras nativas, apenas de lei.
Sala do empreendedor de Palma Sola realiza workshop para sanar dúvida de empresários. A agente de desenvolvimento, TAMARA SCATOLA explica que nesta semana ocorre o evento online das 10 horas às 11 e meia da manhã onde são repassadas informações sobre mudanças na rotina do microempreendedor individual. Ela informa que ontem o tema abordado foi à nova resolução do comitê do simples nacional que prevê a dispensa do alvará e da consulta de viabilidade. Hoje em dia são 467 ocupações consideradas de baixo risco que não precisarão mais buscar as liberações dos bombeiros, vigilância sanitária, polícia e prefeitura. No momento da abertura a pessoa fará uma declaração que deve facilitar este processo. A agente esclareceu que isso não impede que haja fiscalização do espaço por órgãos públicos. Para hoje o assunto é interação entre as salas do empreendedor, amanhã serão experiências digitais e na sexta-feira as medidas de simplificação e registro de empresários, com participação de uma servidora do Ministério da Economia.
Consultorias gratuitas contribuem em estratégias de marketing. TAMARA SCATOLA salienta que para auxiliar as empresas a definirem estratégias a Sala do Empreendedor de Palma Sola disponibilizou 30 horas de consultorias gratuitas, com uma hora de atendimento individual. O serviço é oferecido ao setor empresarial por meio do Programa Cidade Empreendedora. Ela confirma que muitos já estavam buscando a qualificação em oficinas, mas, a pandemia gerou mudança no consumo e com isso inovações. A agente de desenvolvimento menciona que alguns empresários têm ido além e realizado lives pelas redes sociais, aumentando a presença da empresa, da marca e também alavancando as vendas. Os empresários de Palma Sola interessados devem entrar em contato pelo telefone (49) 3652-3200. O serviço é oferecido em outros municípios que tem o mesmo projeto através do Sebrae como SJCedro, Anchieta e Guaraciaba.
Conder aguarda finalização de termo pelo Ministério Público para subsidiar estudo técnico socioambiental sobre a regularização fundiária. Uma reunião virtual para adequar o estudo estava prevista para o dia 28 de agosto, com representantes dos municípios que integram a Ameosc e o Conder. Segundo o diretor de gestão ambiental do Conder, JOSÉ FRANSCISCO MORA, por sugestão do Ministério Público a reunião foi cancelada, considerando que a equipe técnica do MP está elaborando um termo de referencia, que vai servir de base para a realização do estudo pelos municípios. Ele explica que esse termo vai ser seguido por todos os municípios do estado, então o Conder optou por adiar a reunião e aguardar que o documento seja finalizado. MORA enfatiza que a principal discussão desta reunião era justamente a redução da Área de Preservação Permanente, APP, de 30 para 15 metros em áreas urbanas já consolidadas, ou seja, onde já há construções.
Conder fiscaliza empresas e agricultores que solicitam as licenças ambientais. O diretor, JOSÉ FRANSCISCO MORA, explica que nas últimas semanas houve um aumento significativo na solicitação destas licenças, e consequentemente, do serviço de fiscalização que é feito in loco, pois, cada município conta com profissionais no setor. O diretor de gestão ambiental comenta que nesta semana são pelo menos dez vistorias. Ele cita que a média durante os oito meses de atividades do Conder Ambiental na região é de cem licenças liberadas por mês. MORA comenta que o prazo de emissão de cada documento varia de 30 a 40 dias, e de forma disparada o maior número de emissões é na área de suinocultura, seguido da avicultura, e de edificações no perímetro urbano.
Chuva possibilita melhoria nas estradas do interior de SJCedro. O secretário de Obras, MARCOS BORTOLOTTO esclarece que a equipe estava em Padre Réus, mas, devido ao volume de precipitação registrada na segunda-feira os funcionários foram deslocados para o outro lado, na estrada que liga a cidade até São Vendelino. Ele explica que a estrada recebeu pedras e precisa de patrolamento e compactação. O serviço já foi feito em um trecho onde havia pedras soltas e buracos. O secretário comentou que havia necessidade de abertura das bocas de lobo que estavam obstruídas. Ele lembra que este entupimento gera problemas porque a água escoa para a estrada e geral estragos com acúmulo do barro. Outra estrada atendida foi na Linha Rosângeles que recebeu britagem. No local havia pedras soltas que precisaram ser compactadas. BORTOLOTTO destaca que ainda nesta semana as frentes de trabalho voltam para região de Padre Réus e seguem para linhas Trevisan, Peperi e Bornhausen. Também na Linha Sarandi e britagem na Linha Gomes até a cidade.
Segunda etapa da construção da nova sede da Ameosc inicia nos próximos dias. O presidente PLÍNIO DE CASTRO assinou nesta terça-feira o contrato da segunda etapa de construção da nova sede da entidade. A assinatura ocorreu em seu gabinete, na prefeitura de São José do Cedro, com a presença dos responsáveis pela empresa Sigma Construtora, de Francisco Beltrão. O prazo de execução da segunda etapa da obra é de quatro meses, conforme cronograma financeiro. Já o prazo de vigência contratual é de seis meses, contados a partir da data de assinatura do contrato. O orçamento inicial para as obras da nova sede era de 504 mil. Quatro empresas participaram do processo licitatório e a Sigma Construtora apresentou o menor valor 370 mil, o que resultará em uma economia de 134 mil reais. A nova sede está em construção no Bairro Agostini, próximo a Unidade de Pronto Atendimento de SMOeste. O prédio está sendo erguido com recursos da venda da antiga sede, arrematada em leilão na metade do ano passado.
Motorista sai ileso de capotamento na BR-282 em Maravilha. Por volta das 18 horas de ontem as equipes do Corpo de Bombeiros e Samu de Maravilha foram acionados para atender um capotamento na BR-282, próximo do acesso da linha São Paulo em Maravilha. Chegando no local, as guarnições se depararam com uma Lifan de Chapecó capotada sobre a rodovia. O motorista de 48 anos estava fora do carro e não tinha nenhum ferimento. Mesmo assim ele foi atendido e liberado na ocorrência. Ele contou que seguia sentido Maravilha/SMO, quando tentou desviar de uma pedra sobre a BR, mas, perdeu o controle, saiu da pista, colidiu em pedras e capotou.
Poste de energia cai sobre a via após acidente. A ocorrência foi registrada por volta das cinco da tarde de ontem na Rua da Matriz subida do Bairro Floresta, em Itapiranga. No local foi verificado que uma mulher de 30 anos, condutora de um Focus com placas do município perdeu o controle, batendo em um poste de energia elétrica e causando a sua queda sobre a via. Dentro do carro ainda estava seu filho de um ano e quatro meses. O veículo encontrava-se sobre a fiação elétrica. Foi realizado o isolamento do local e acionamento da equipe da Celesc para realizar o corte da fiação elétrica. Tanto a condutora como o seu filho estavam bem e não sofreram nenhum ferimento, ambos estavam tranquilos. Após o corte da fiação elétrica pela Celesc os ocupantes do carro puderam sair com segurança. A Polícia Militar também estava no local realizando o isolamento. O caminhão do Bombeiro realizou a remoção do poste de luz e limpeza da via para circulação.
Motociclista sofre ferimentos graves em acidente na SC-492. Duas pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, no início da manhã desta quarta-feira em Bandeirante. Um casal trafegava pela rodovia, no sentido Bandeirante à São Miguel do Oeste, quando o acidente aconteceu. Segundo relatos, o condutor teria perdido o controle da moto, uma HondaCG, após o pneu traseiro estourar. Com a queda, o condutor da moto acabou sofrendo fratura exposta na perna direita e escoriações pelo corpo. A caroneira também foi atendida pelos bombeiros, mas com ferimentos leves. Ambos foram encaminhados ao Hospital Regional. A Polícia Militar auxiliou no atendimento da ocorrência realizando o controle do trânsito e o levantamento técnico do acidente.
Pai que estuprava filhas é condenado a mais de 46 anos de prisão. Um homem denunciado pelo Ministério Público em Dionísio Cerqueira por estuprar as duas filhas ainda crianças foi condenado a 46 anos e 8 meses de prisão em regime fechado. O réu ainda teve decretada a perda do poder familiar sobre as meninas e deverá indenizá-las. Na denúncia, o Promotor LUAN MELO, relatou que as vítimas foram estupradas por um número elevado e indeterminado de vezes, durante anos. Para silenciar as filhas, o pai as ameaçava dizendo que se contassem os fatos a alguém as mataria e mataria também sua mãe. Diante das provasa justiça condenou o réu a 23 anos e 4 meses de prisão pelos crimes praticados contra cada uma das vítimas. Foi estipulada a indenização por danos morais de 50 mil reais para a filha mais velha e de 10 mil para a outra. A decisão é passível de recurso, mas o réu, preso preventivamente no curso das investigações, não poderá fazê-lo em liberdade.