-PREVISÃO DO SALÁRIO MÍNIMO DE 2024 SOBE PARA MIL 421 REAIS
-GOVERNADOR PREVÊ REPASSE DE 900 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS CATARINENSES
-PEPERI CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO SOBRE O ENSINO SUPERIOR
-IPORÃ DO OESTE VAI RECEBER QUASE 90 MIL REAIS DA LEI FEDERAL PAULO GUSTAVO
-VIGILÂNCIA SANITÁRIA TRABALHA NA REGULARIZAÇÃO DE FOSSAS NO MUNICÍPIO
-PROJETO QUE REVOGA DESCONTO DOS APOSENTADOS TRAMITA NA ALESC
-GALPÃO É ATINGIDO POR INCÊNDIO NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS
-INCÊNDIO EM ESTABELECIMENTO MOBILIZA BOMBEIROS NA CIDADE
O tempo apresenta-se com sol entre muitas nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
Uma única aposta venceu o prêmio estimado em um vírgula 58 bilhões de dólares, o equivalente a sete vírgula 75 bilhões de reais da loteria Mega Millions, nos Estados Unidos. A aposta foi feita no estado da Flórida, segundo a organização do sorteio. Este é o terceiro maior prêmio da história dos Estados Unidos. O ganhador da "bolada" pode escolher entre duas maneiras de retirar o prêmio, sendo receber 30 parcelas anuais de 258 milhões de reais ou receber em duas parcelas de três vírgula oito bilhões cada. O prêmio chegou a este valor bilionário após acumular 31 vezes consecutivas.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, não participou da Cúpula da Amazônia, realizada ontem em Belém. O encontro reuniu, a convite do presidente LULA, representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, sendo eles, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Além de Maduro, já haviam anunciado que não participariam da Cúpula os presidentes do Equador, GUILLERMO LASSO, e do Suriname, CHAN SANTOKHI. Participaram ainda representantes da Noruega e da Alemanha. Ambos são os maiores doares do bilionário Fundo Amazônia, que financia projetos de preservação da floresta.
O presidente da Colômbia, GUSTAVO PETRO, pediu o fim da exploração de petróleo na Amazônia ao discursar nesta terça-feira durante uma reunião com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e outros líderes da região em Belém. A Colômbia propôs que a "Declaração de Belém", lista de compromissos que os oito países amazônicos assinaram na Cúpula da Amazônia, inclua uma sinalização clara pelo fim da exploração de petróleo na região da floresta. Não há consenso nessa ideia, motivo pelo qual o tema ficou de fora do documento.
Os oito países amazônicos assinaram nesta terça-feira a Declaração de Belém, um documento que vai balizar a agenda conjunta para a região. O documento é fruto da Cúpula de Belém e foi negociado durante um mês e meio a partir de uma proposta brasileira, que também mediou as negociações com as delegações estrangeiras. Segundo o ministro das Relações Exteriores, MAURO VIEIRA, a declaração é um texto denso e importante, onde são tratadas questões de grande interesse para a região Amazônia em matéria de saúde, educação, policiamento, ação conjunta contra tráfico de madeiras ou minerais, ciência e tecnologia. O Itamaraty informou que um dos compromissos será o de lançamento da Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento. A aliança se balizará por metas nacionais de desmatamento, como a de desmatamento zero até 2030 no caso do Brasil.
A Polícia Federal prendeu na manhã hoje o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, SILVINEI VASQUES. Ele foi preso em Santa Catarina por suspeita de uso da máquina pública para interferir no processo eleitoral do ano passado. Segundo as investigações, integrantes da PRF teriam direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no segundo turno. Os mandados foram autorizados pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a PF, os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste.
O governo do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA prevê que o salário mínimo de 2024 seja de mil, 421 reais, segundo interlocutores da base governista. O valor permanece em linha com a fórmula de correção da atual política de valorização e nela está incluso o reajuste pela inflação do ano anterior, somada a variação do Produto Interno Bruto, de dois anos atrás de dois vírgula nove por cento registrada no ano passado. No entanto, a inflação pode determinar o valor final. A previsão do governo é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que verifica tendências de inflação, em 2023 tenha alta de quatro vírgula 48 por cento. Atualmente o salário mínimo é de mil, 320 reais e caso confirmado o índice, a alta será de 101 reais, ou seja, sete vírgula 65 por cento.
O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, o Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho. A iniciativa é uma medida para evitar a ocorrência de casos de assédio sexual no Executivo Estadual. O evento teve a participação da vice-governadora, MARILISA BOEHM que em sua fala, lembrou que muitas vítimas desistem de denunciar por vergonha e medo de perder o próprio emprego. O Programa é uma resposta da Controladoria-Geral do Estado a um mapeamento de riscos de integridade feito pelo órgão junto às áreas do Governo.
A Secretaria de Estado da Educação publicou no começo desta semana o edital para cadastramento das instituições universitárias no Programa Universidade Gratuita. As mantenedoras podem fazer o procedimento até o dia cinco de setembro e os resultados serão divulgados no dia 11 do mesmo mês. Para poder se cadastrar, as instituições precisam estar registradas e credenciadas no Ministério da Educação ou no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina com sede e em funcionamento no Estado de Santa Catarina. As instituições também devem ter sido instituídas até 1988 e não terem fins lucrativos, entre outros requisitos.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria a Transferência Especial Voluntária, o TEV. O modelo vem para substituir o chamado “Pix do MOISÉS”, em alusão ao ex-governador, CARLOS MOISÉS. O novo formato vai viabilizar aportes do SC Levada a Sério, programa criado pelo atual governador para honrar ao menos parte dos valores prometidos pelo ex-governador em obras municipais do extinto Plano 1000. JORGINHO MELLO disse que os repasses estarão em um sistema informatizado e documentos serão exigidos para a aprovação dos repasses e prestações de contas. Ele comentou ainda que 900 milhões serão pagos via TEV, enquanto um vírgula quatro bilhões serão repassados aos municípios por meio de convênios já celebrados.
A Rádio Peperi, emissora líder da Rede Peperi, conquistou na noite de ontem mais um prêmio nacional de jornalismo. A emissora ficou em primeiro lugar na categoria áudio do Prêmio ABMES de Jornalismo. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior em Brasília. A cerimônia que também comemorou os 41 anos da Associação contou com a presença dos finalistas e de autoridades, como o ministro da Educação, CAMILO SANTANA. O prêmio ABMES deste ano teve cerca de 300 reportagens inscritas veiculadas em emissoras de rádio, TV e impresso e o tema foi o ensino superior.
O julgamento final das reportagens inscritas foi realizado pelos membros da Academia Brasileira de Letras. ARNALDO NISKIER, MARCOS VILAÇA E MERVAL PEREIRA fizeram as análises e a reportagem da Rádio Peperi “Universidades no caminho da inovação” venceu a categoria áudio regional, com temáticas locais e estaduais. O material foi produzido pelo jornalista, MARCOS MELLER, e aborda o papel e a importância das universidades para a consolidação do ecossistema da inovação em Santa Catarina. As outras finalistas da categoria foram as reportagens da CBN Paraíba e da Nossa Rádio de Teresina.
O Lar do Idoso de São João do Oeste permanece em reformas. Conforme o Prefeito Genésio MARINO ANTON, que esteve acompanhando as manutenções, a estrutura do prédio está recebendo várias reformas e melhorias na parte interna e externa. ANTON destaca que é uma ação muito importante para todo o município, pois além de melhorar a estrutura física também será um espaço mais acolhedor e bonito para os usuários. O pátio bem como o estacionamento do local também será reestruturado para uma melhor organização. Durante a execução das melhorias que estão sendo realizadas com recursos próprios, os encontros dos grupos de idosos ocorre no Clube Ipiranga.
Município de São João do Oeste promove palestra para os idosos sobre golpes. O trabalho ocorre em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, Secretaria da Saúde e Departamento de Assistência Social. O município tem procurado ampliar suas ações cm a terceira idade, em virtude de mais de 25 por cento da população, já pertencer a este grupo. Segundo o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de São João do Oeste, SÍDIO TERNUS, uma grande preocupação no momento é em relação a discordância entre pais e filhos, principalmente sobre herança dos bens e cuidados dos idosos. TERNUS salienta que todos os filhos são responsáveis pelo bem dos pais, independente da herança e possui obrigatoriedade em zelar pela boa qualidade de vida deles.
Uma forma de conscientização será na parceria com o Ministério Público, em palestra, no dia 18 de agosto, no Clube Ipiranga, com o promotor de justiça. O evento será aberto a toda população, porém com convite especial aos idosos e familiares, procurando prevenir em relação aos frequentes golpes que são registrados. SÉDIO TERNUS também chama atenção para a programação do dia 29 de setembro, com encontrão dos idosos. O local ainda será definido. O evento será em comemoração ao dia do idoso. São João do Oeste possui 14 grupos de idosos, totalizando mil e 200 integrantes.
A Campanha Agosto Laranja possui foco na conscientização da população sobre a importância da prevenção das deficiências, através de ações educativas na comunidade e em toda a rede escolar. Conforme a fisioterapeuta e coordenadora do Projeto Prevenção do CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste, JÚLIA GRASEL, a prevenção começa antes da gestação com cuidados pré-natais adequados, acompanhamento médico interdisciplinar, alimentação balanceada, atividades físicas e quadro vacinal atualizado. JÚLIA enaltece a importância da união de toda a comunidade no fortalecimento da conscientização sobre a importância da prevenção das deficiências.
Os professores do CIEF – o Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste participaram de uma atividade de formação na semana passada, em preparação para a prova do SAEB – o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Conforme a diretora do educandário, RAQUEL WANDSCHER, a prova ocorre a cada dois anos com as alunos do quinto e nono ano, incluindo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, a escola pode ser escolhida como amostra e ter a prova aplicada também para os alunos do segundo ano, além de incluir questões sobre Ciências Humanas e Ciências Naturais para os alunos do nono ano. RAQUEL frisa que a formação teve o objetivo de orientar os professores sobre a aplicação das provas e o trabalho preparatório a ser feito em sala de aula.
A diretora do Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste observa que atualmente a prova do SAEB não avalia apenas o nível da educação em cada município, mas é um dos critérios usados para definir o percentual de recursos a serem destinados para a educação de cada município, em conformidade com a nova Lei do ICMS. RAQUEL WANDSCHER enaltece que o município de Iporã do Oeste sempre alcançou bons resultados na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica e que o objetivo é manter os resultados positivos. A diretora menciona que a prova deste ano terá base no conteúdo do currículo aprovado ainda em 2001, já que o Governo atual não aceitou o currículo construído recentemente. Com isso, as escolas estão identificando eventuais lacunas a serem trabalhadas em preparação para a prova.
A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste está trabalhando na regularização das fossas sanitárias na cidade, com o objetivo de cumprir os prazos previstos no Marco Legal do Saneamento Básico e em um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Meio Ambiente. Conforme o agente fiscal responsável, ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI, a partir de setembro, a liberação de novos comércios, mudanças de endereço ou modificações nos estabelecimentos já instalados só será feita mediante a regularização das fossas sanitárias ao modelo aprovado pela Legislação em vigor. No caso das residências, as regularizações também deverão ser feitas, porém, de forma gradativa nos próximos meses. O agente fiscal observa que somente na cidade de Iporã do Oeste existem cerca de 800 imóveis com fossas irregulares, nos quais os proprietários terão que fazer as adequações para cumprir a Lei.
ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI ressalta que a regularização das fossas sanitárias nos imóveis rurais também será exigida no futuro, pois a ampla maioria ainda não atende às especificações da Lei Ambiental em vigor. O agente fiscal responsável pela Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste explica que o Marco Legal do Saneamento Básico exige que as fossas sanitárias sigam um modelo padrão compostas por tanque séptico, filtro anaeróbico e sumidouro, com eventuais sistemas alternativos no caso de ser identificada alguma peculiaridade que impeça a instalação do sistema padrão. JAGUEZESKI pontua que a Vigilância Sanitária está à disposição para esclarecer as dúvidas sobre as regularizações nos sistemas de esgotamento sanitário. O atendimento ocorre em uma sala junto à Unidade Básica de Saúde.
O setor cultural de Iporã do Oeste vai receber quase 90 mil reais em incentivos do Ministério da Cultura, através da Lei Federal Paulo Gustavo. Conforme a diretora de cultura, LUCIANE KIST, o Município concluiu a elaboração do plano de ações, que foi aprovado ainda no mês passado e viabilizou a assinatura do termo de adesão junto ao Ministério da Cultura. Ela ressalta que os recursos devem ser recebidos já nos próximos dias e que parte do valor deve ser destinado exclusivamente para produções audiovisuais. LUCIANE pontua que os editais com as regras para o recebimento dos recursos também devem ser finalizados e divulgados nas próximas semanas.
LUCIANE KIST ressalta que o Conselho Municipal de Cultura vai realizar uma consulta para elaboração dos editais de forma conjunta com os fazedores de cultura de Iporã do Oeste, definindo as regras para rateio dos recursos. A reunião pública vai acontecer no dia 16 de agosto, próxima quarta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores do município. Todos os artistas e entidades que possuem ligação com a cultura estão convidados a participar, pois na oportunidade também serão repassadas maiores informações sobre a operacionalização da Lei Paulo Gustavo em Iporã do Oeste.
Tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual, FABIANO DA LUZ, que revoga o desconto de 14% na folha de pagamento dos servidores públicos aposentados do Estado. Conforme o autor da proposta, o Governo catarinense fez uma revisão previdenciária em 2021 e passou a descontar o valor de 14% de todos os aposentados que recebem até o teto do INSS, como forma de contribuição ao sistema IPREV. FABIANO DA LUZ observa que isso gerou grande descontentamento nos cerca de 77 mil servidores aposentados de várias áreas, que tem o salário descontado todos os meses. O deputado ressalta que o objetivo do Projeto de Lei de sua autoria é revogar o desconto no salário dos servidores aposentados, devolver os valores já descontados e apontar a fonte de onde sairão os recursos para cobrir a diferença de arrecadação.
FABIANO DA LUZ destaca que neste ano o Governo do Estado fará a revisão fiscal do incentivo concedido para as grandes empresas, estimado em aproximadamente 22 bilhões de reais. O deputado salienta que se o Governo reduzir apenas dois por cento dos incentivos concedidos, já terá condições de devolver os 14% aos aposentados. Na avaliação dele, o dinheiro na mão dos aposentados vai ser gasto no comércio em geral e favorecer a economia catarinense gerando retorno em impostos.FABIANO DA LUZ enfatiza que o Projeto de Lei começou a tramitar neste mês na Alesc e foi encaminhado pelo relator para manifestação do Governo do Estado, IPREV e entidades sindicais, o que deve ocorrer em até 30 dias. No retorno do Projeto para a Alesc, os deputados saberão se o Governo tem interesse que ele siga em discussão na Casa ou se será apresentada uma proposta aos servidores aposentados do Estado para que eles não tenham mais o salário descontado.
A Polícia Militar deu cumprimento a um mandado de prisão nesta terça-feira, no interior de Itapiranga. A prisão ocorreu por volta das 18h20, na Linha Santa Fé Alta. O homem de 42 anos foi preso pelo crime de estelionato e exercício irregular de profissão, expedido pela Vara Única da Comarca de Itapiranga. O preso foi conduzido a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar atendeu um furto em obra no Bairro Progresso, em São Miguel do Oeste, na manhã desta terça-feira. Segundo o responsável, ao chegar para trabalhar, percebeu que haviam sido furtados 200 metros de fios trifásicos e monofásicos. Ele informou que suspeitava que um dos funcionários estivesse envolvido no furto, já que ele não havia ido trabalhar. Com as informações e características do suposto autor, a PM realizou rondas em busca do suspeito. Em certo momento, abordaram um homem com as características repassadas, transitando a pé com um saco e uma sacola em mãos. Os policiais encontraram fios queimados, ainda quentes, dentro do saco e das sacolas. O homem admitiu que estava indo vender os fios e foi preso por furto. O responsável pela obra reconheceu a fiação como sendo a mesma que havia sido furtada. A ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão do suspeito e na recuperação dos materiais furtados.
Uma mulher foi conduzida para a delegacia pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira, por volta das 10h, depois de furtar um objeto de um estabelecimento comercial na Rua Martin Piaseski, no centro de Descanso. No local, a guarnição conversou com a comunicante e proprietária do estabelecimento, que informou que uma cliente havia furtado um objeto do seu comércio, escondido dentro de um carinho de bebê e saído da loja. Ela relatou ainda que não foi a primeira vez que a mesma cliente havia realizado furtos no local. A guarnição em rondas localizou a suspeita e encontrou dentro do carrinho de bebê, o objeto supostamente furtado. Com isso, a mulher foi conduzida por furto para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste combateu um incêndio em galpão em Linha Pitangueira, no interior de Tunápolis, no final da madrugada desta quarta-feira. A solicitação foi recebida por volta das 04h45 e a guarnição se deslocou ao local, onde o galpão de madeira de 192 metros quadrados já se encontrava com poucas chamas, visto que familiares e vizinhos estavam controlando o fogo usando baldes com água de um açude. A energia do local já havia sido cortada e os brigadistas realizaram o combate às chamas e rescaldo da edificação, utilizando em torno de dois mil litros de água. O fogo atingiu cerca de 80 metros quadrados do galpão, em torno de oito metros cúbicos de planchas de madeira e seis metros cúbicos de lenha em metro. Um trator Agrale, uma Saveiro e alguns equipamentos agrícolas que estavam no local também tiveram danos e já haviam sido retirados pelo proprietário.
Um incêndio em fritadeira elétrica mobilizou os Bombeiros de Iporã do Oeste, por volta das 18h45 desta terça-feira. O fato aconteceu em um estabelecimento na Avenida Gustavo Fetter, onde os brigadistas constataram que os proprietários haviam controlado o fogo com dois extintores, seguindo as orientações da Central de Emergências. Durante a ventilação e vistoria do local, as chamas reiniciaram e novamente foi utilizado o extintor de incêndio. Em seguida foi realizado o corte de energia, secção do cabo de alimentação e a retirada da fritadeira para a parte externa da edificação. O incêndio resultou em danos na fritadeira, uma pequena mancha de fuligem na parede e teto e um pouco de gordura espalhada na parede e chão. A proprietária do estabelecimento inalou fumaça e foi atendida com tosse e ansiedade. Já a filha dela foi atendida com tosse intensa e dificuldade respiratória. Elas foram avaliadas e conduzidas ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.