ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/08/2022

-PROJETO SOBRE ROL TAXATIVO DA ANS SERÁ VOTADO PELO SENADO EM AGOSTO

-MUNICÍPIOS CATARINENSES VÃO RECEBER VERBA PARA ACELERAR VACINAÇÃO

-PROJETO QUE PREVÊ FINANCIAR ATÉ DEZ MILHÕES CARECE DE DETALHES

-CENÁRIO PARA OS SUINOCULTORES AGRAVA SEM ISENÇÃO DE IMPOSTOS

-NOVO CADASTRO QUE VAI SUBSTITUIR DAP DEVE SER MAIS COMPLEXO

-COMITIVA SOLICITA À CELESC MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA

-MUNICÍPIO REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE PODA DE PARREIRAS

-CENTRO DE IDOSOS PROMOVE ALMOÇO ALUSIVO AO DIA DOS PAIS

-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO

-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO ATIVO POR FURTO É PRESO PELA PM

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Taiwan iniciou, nesta terça-feira, exercícios de defesa da ilha com artilharia real, após as grandes manobras militares realizadas pela China ao redor de seu território nos últimos dias. A informação é da agência internacional de notícias France Presse. A China realizou seus maiores exercícios militares ao redor de Taiwan na semana passada, em resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, NANCY PELOSI, à ilha. Taiwan vive sob a constante ameaça de invasão pela China, que considera este território como sua própria província a ser reincorporada um dia, pela força se necessário.

O acordo dos países da União Europeia para reduzir o consumo de gás russo no bloco entrará em vigor na terça-feira. A medida, acordada no fim de julho pelos 27 países que fazem parte do bloco, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial do bloco europeu. O acordo, que mira o inverno europeu, não é vinculante. Ou seja, não obriga os governos europeus a reduzirem o gás, mas sugere que todos façam o máximo de economia possível. A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse que os Estados-membros devem “se prepararem para o pior cenário", que seria o da cessação das entregas de gás pela Rússia.

A residência de DONALD TRUMP na Flórida, um imóvel no resort de Mar-A-Lago, foi revistada por agentes do FBI nesta segunda-feira, afirmou o ex-presidente dos Estados Unidos em nota. O Departamento de Justiça responsável pelo mandado de buscas ainda não comentou a operação. O norte-americano reclamou da operação, que classificou como desnecessária e inapropriada, dizendo que já havia cooperado com as investigações. O ex-presidente chamou o cumprimento do mandado de busca de "ataque" e disse que algo do tipo “só poderia ocorrer em países quebrados do Terceiro Mundo".

Com a antecipação do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em agosto, tem início nesta terça-feira a liberação de verbas para os beneficiários com o Número de Identificação Social com final Um. Os demais grupos receberão os pagamentos até o dia 22. As datas das parcelas do benefício referentes aos outros meses restantes do ano não foram afetadas. Um total de 20 milhões de beneficiários em condição de vulnerabilidade social vai receber o mínimo de 600 reais neste mês. Esse acréscimo no valor do Auxílio Brasil está dentro da PEC e prevê gastos de 41 bilhões em medidas de auxílio à população pobre e a algumas categorias profissionais.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO afirmou nesta segunda-feira que o projeto de lei que altera as regras sobre a "cobertura mínima" dos planos de saúde no país deve ser votado pelos senadores ainda neste mês de agosto, mas não nesta semana como anunciou o presidente da câmara, ARTHUR LIRA. O projeto, aprovado pelos deputados na última semana, obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos e procedimentos fora do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar. O texto derruba uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que, em junho, validou o "rol taxativo" – ou seja, desobrigou os convênios de garantirem tratamentos fora da lista.

A nova Eletrobras privatizada terá condições de elevar sua capacidade de investimentos para 15 bilhões de reais ao ano, para torná-la num futuro próximo a maior empresa global em eletricidade renovável. A afirmação é do novo CEO da empresa, WILSON FERREIRA JR. Ele foi escolhido na sexta-feira para voltar ao comando da companhia a qual presidiu entre 2016 e 2021 após a eleição de um novo Conselho de Administração da elétrica. FERREIRA, que toma posse em 20 de setembro, foi um dos idealizadores do processo de capitalização da Eletrobras, que foi consumado em junho deste ano depois de muitas discussões, em uma operação que movimentou mais de 30 bilhões, transformando a companhia em uma corporação com múltiplos investidores.

A Secretaria do Estado da Saúde divulgou que vai ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva infantil em Santa Catarina. A decisão prevê 143 novos leitos até setembro. A ação foi tomada algumas semanas depois de diversos casos que demonstravam a falta de estrutura ao atendimento de saúde do Estado. Nos últimos três dias, as atualizações da Regulação Estadual não apresentam pacientes à espera de leitos. De acordo com a SES, a pasta segue “desenvolvendo estratégias de ampliação de leitos para atendimento infantil em Santa Catarina”. A abertura dos leitos anunciada pela secretaria vai ocorrer em hospitais dos municípios de Florianópolis, Timbó, Criciúma, São José, Biguaçu e Videira.

O Fundo Estadual de Saúde vai repassar recursos para os municípios acelerarem a vacinação neste mês. A informação está na deliberação publicada no último sábado pela Comissão Intergestores Bipartite, que integra a Secretaria de Estado da Saúde e os secretários municipais. São dois milhões e 900 mil reais divididos de acordo com o percentual de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, que são alvos da campanha. A verba pode ser usada para mobilização, supervisão e intensificação das vacinas. O valor deve ajudar na atualização dos planos municipais de vacinação. Um questionário aplicado em junho às prefeituras pelo Tribunal de Contas do Estado revelou que um terço dos municípios de Santa Catarina não tem uma estratégia local para alcançar as metas de imunização do Ministério da Saúde.

Começou neste domingo a batalha jurídica em torno do preço da passagem do transporte coletivo intermunicipal em Santa Catarina. O governo do Estado, através da Procuradoria-Geral do Estado, entrou na Justiça com uma ação civil pública na Vara da Fazenda Pública de Florianópolis com um pedido liminar para que o reajuste seja cancelado. O conflito judicial ocorre após a Aresc ter autorizado nos últimos meses os reajustes para diferentes empresas que fazem ligações entre municípios catarinenses. No entanto, para o governo do Estado o aumento não deveria ter sido aplicado porque faltou o aval da secretaria de Estado de Infraestrutura e também do Conselho Estadual de Transportes. Além disso, a PGE alega que a ação pretende proteger os catarinenses por conta da crise econômica gerada com a pandemia da Covid-19.

A BR-163 conta com dois pontos de restrição de tráfego que ocorrem devido às obras de implantação de pavimento rígido na pista principal da rodovia. Entre os quilômetros 88 e 91, em Guaraciaba, está sendo operado um "pare e siga" 24 horas. Neste segmento, também há um desvio pela Rua Presidente Costa e Silva, na Linha Guataparema, por alguns metros. Já entre os quilômetros 103 e 105, em São José do Cedro, o trânsito segue desviado por uma via marginal. Nos demais trechos, o tráfego flui pela pista principal da rodovia. Em alguns pontos são operados "pare e siga" pontuais, conforme a necessidade de algumas frentes de serviço.

A secretaria de Obras trabalhou nos últimos dias na recuperação de estradas rurais e no atendimento aos pedidos dos agricultores dentro das propriedades rurais. A informação é do vice-prefeito de Anchieta EDGAR BENETTI. Houve alguns serviços de aterros para aviários na Linha Salete e chiqueiros em demais propriedades. Terraplanagem para empresas também foram atendidas pela equipe. O vice-prefeito garantiu que o setor vem dando atenção para ambos os serviços ao produtor com objetivo de auxiliar no crescimento do campo e no escoamento da produção, principalmente da do gado leiteiro. Para isso, as estradas estão praticamente todas recuperadas. Os servidores estiveram empenhados na Linha São Marcos e Taquaruçu na quinta e sexta-feira passada, além de parte da Sete Setembro, Vargem Bonita, Linha Gaiola, São Domingos e outras comunidades. Após um intensivo patrolamento, as estradas rurais recebem cascalhos com intuito possibilitar o tráfego.

A Rádio Cedro realizou nos últimos dias uma enquete com os donos de alguns estabelecimentos da cidade sobre o funcionamento do estacionamento compartilhado na área urbana de São José do Cedro. Foram ouvidas duas pessoas, sendo o responsável pela Lotérica Cedrense, GILBERTO LAZARETTI, e com a responsável pelo registro Civil do Cartório, LARISSA SCHWAB. Ambos os entrevistados relataram que a ideia é bastante pertinente, porém é preciso de fiscalização por parte da prefeitura. Muitos motoristas fazem o uso das vagas compartilhadas acima do tempo limite imposto pela prefeitura. Atualmente as vagas compartilhadas podem ser usadas por até 30 minutos, mas vem sendo registrado condutores com tempo maior de uso dos estacionamentos.

Recentemente uma comitiva esteve visitando a regional da Celesc em São Miguel do Oeste para tratar sobre problemas na rede elétrica em Anchieta. O prefeito IVAN CANCI, comentou que o município enfrenta frequentemente com quedas no fornecimento de energia. Alguns empresários buscaram a prefeitura e a Câmara de Vereadores para procurar uma solução para o problema, tendo em vista que alguns equipamentos foram perdidos por causa desses picos de energia. O prefeito comentou que o gerente da Regional, SANDRO VALMORBIDA, apresentou quais seriam os causadores das quedas e as soluções para elas. Parte de Anchieta recebe energia da subestação localizada em São José do Cedro e outra parte de Maravilha. A ideia da administração é realizar uma reunião com a comunidade onde o responsável pela Celesc relate os problemas atravessados. O prefeito destacou que a área urbana é mais afetada com as quedas. CANCI salientou que a Companhia mostrou comprometimento para solucionar o problema. Também poderá ser ressarcido aquele que teve prejuízo.

Um estudo realizado pela Celesc prevê que Anchieta poderá ser abastecida apenas pela rede elétrica de Maravilha. A intenção é implantar essa ideia num futuro próximo. Enquanto isso, mas melhorias devem ser realizadas para melhorar o fornecimento de energia. De acordo com o prefeito IVAN CANCI, em virtude disso, o objetivo era promover um encontro com a comunidade o mais breve possível. Contudo, por causa do período eleitoral a reunião deverá acontecer logo após o encerramento do atual momento.

A terceira edição da “sopa no pão” será nesta sexta-feira em Princesa. Os preparativos estão intensificados no decorrer de semana. O jantar acontecerá no pavilhão comunitário com início às 20 horas e será alusivo ao Dia dos Pais. Ocorrerão apresentações culturais e sorteio de presentes entre os participantes. De acordo com a Diretora do colégio Renascer DANIELLE CEMIN, serão servidos quatro tipos de sopa, sendo de mandioca com calabresa; eslava de batatinha e carne bovina; milho verde com frango e feijão com bacon. Segundo ela, ainda há fichas disponíveis na escola Renascer com a direção e professores ou no Centro Administrativo na secretaria de Educação. A ficha de adulto é 30 reais e 15 a infantil para crianças de sete a 12 anos. Os preparativos da sopa no pão estão por conta de um grupo de mães voluntárias, auxiliadas por membros da APP, direção e professores da escola e pela da Epagri. DANIELLE disse que devido à organização deste evento, na sexta, não haverá aula no educandário o dia todo.

O Centro de Convivência de Idosos Padre Romualdo de São José do Cedro vai promover um almoço alusivo ao Dia dos Pais. A programação está prevista para acontecer amanhã no Clube Cedrense. A informação é da coordenadora RENECI EBERHARDT. A recepção dará início por volta das nove horas e 30 minutos. Logo após o almoço, será promovido um matinê. Cerca de 400 almoços já estão marcados para amanhã. Conforme a coordenadora, o almoço será servido para os grupos Vida Nova e Vida & Amor da cidade. Para os grupos do interior, será promovida um matinê no próximo sábado no Distrito de Padre Réus.

O Viveiro de Guaraciaba entrega, todos os anos, pouco mais de cinco mil mudas de árvores gratuitamente aos moradores locais. O cidadão não possui custo algum, mas precisa assinar um termo de comprometimento quanto ao cultivo dela, além de informar onde será plantado. O comentário é do administrador ADRIANO CANCI. Atualmente, o viveiro conta com quatro mil mudas em diferentes estágios de desenvolvimento. A entrega delas está prevista para começar nos próximos 60 dias. Segundo ele, ao longo do ano, são mais de 100 espécies cultivadas no viveiro. O administrador destacou que a partir deste mês até março do ano seguinte é o período das frutíferas e o viveiro conta com 20 espécies nativas da região disponíveis para a população. Dada a importância do meio ambiente, ADRIANO destacou que o viveiro está aberto para os moradores incentivando o cuidado e cultivo das mudas.

Guarujá do Sul conta com um grupo de fruticultores envolvendo agricultores de São José do Cedro e de Princesa. Esse grupo programou uma atividade para ser desenvolvida entre eles. A informação é do responsável pela Agricultura, JULIO DELLA FLORA, secretário de Administração. No ano passado, foi realizado o manejo das frutas vermelhas em uma propriedade de Guarujá, desta vez será em São José do Cedro. Segundo o secretário, o grupo será levado até uma propriedade localizada na Esquina Mariflor onde será tratado sobre a poda das parreiras neste período de troca de estação. O intuito ainda é compartilhar informações entre os agricultores. Aqueles que tiverem interesse, podem entrar em contato com o setor. O grupo é novo, criado no ano passado com esse intuito de compartilhamento de experiências. No decorrer dos meses é realizado um acompanhamento dos desbastes, tratamentos e podas verdes, como também do pós-safra. O manejo delas reflete na colheita. O encontro na Esquina Mariflor está marcado para esta quinta-feira.

A renovação da isenção do PIS/Cofins para importação de milho dos países do Mercosul não aconteceu em tempo hábil. Os deputados da Alesc tinham até junho para aprovar a lei, mas não foi o que aconteceu. Santa Catarina, com a falta de milho, precisa comprar de outros países. O comentário é do presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI. Ele lamentou o esquecimento dos deputados quanto ao desenvolvimento do agronegócio catarinense. De acordo com o presidente, o atual cenário do Estado poderia ser amenizado com a importação do milho dos países vizinhos desde que houvesse a isenção do imposto brasileiro. Ele afirmou que o suinocultor independente e cooperativas pequenas que não exportam pagam 11 vírgula 75 por cento de PIS/Confins, encarecendo a conta. Se os parlamentares tivessem aprovado a lei até o prazo máximo, o milho estaria custando entre 82 e 84 reais ante aos 92 reais atualmente. Para o presidente, os políticos estão apenas preocupados com a reeleição. O aumento da alíquota é cobrada do consumidor.

O mercado nacional para os suinocultores e para as pequenas cooperativas está ruim. A comercialização está entre seis e 30 e seis reais e 50 centavos com um custo que ultrapassa a casa dos sete reais e 80 centavos em Santa Catarina. O comentário é do presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI. Tinha-se uma previsão de melhorar nesse início de segundo semestre, porém não se confirmou. O presidente relatou que é aguardado aumento nas exportações depois de mais um país fechar negócio com o Estado catarinense. Canadá foi o mais recente mercado promissor com o qual Santa Catarina fechou negócio prevendo início das vendas a partir de setembro. A expectativa é ter equilibrar os preços de venda e custo para mais tarde obter lucro e abater os fortes prejuízos dos últimos meses. LOSIVANIO também que Estado oferece pagamento de cinco por cento dos juros sobre os valores financiados da cadeia produtiva. Porém, o presidente afirmou que a Epagri leva um tempo considerável para realizar todos os processos e encaminhar os dados ao Estado.

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, que irá substituir a atual Declaração de Aptidão ao Pronaf, será mais complexo. A CAF vai exigir, entre alguns pontos, o escaneamento de documentos de todos os residentes, algo que a DAP não era necessário. O CAF entra em vigor a partir de 31 de outubro. O extensionista, MARCOS FURLAN, da Epagri de Palma Sola, afirmou que os novos processos devem deixar o serviço mais burocrático. Essa substituição não irá interromper a atual Declaração em outubro, mas será a partir daí que haverá mudança de acesso às ações, programas e políticas públicas voltados aos agricultores. Ele destacou a importância de efetuar a atualização da DAP mesmo com um bom prazo sobrando, assim evitando problemas pontuais no final de outubro com excesso de serviços. Em Palma Sola, a procura pela atualização segue sendo registrada, principalmente por aqueles que possuem o documento a vencer nas próximas semanas. Já aquele que fez a alteração não precisa se preocupar com prazos.

Nos últimos dias, devido a época de fazer custeio, houve uma procura intensa em virtude das exigências dos bancos. O extensionista MARCOS FURLAN, comentou que durante alguns dias, tanto a Epagri quanto o Sindicato, estava com o sistema instável para emissão das novas declarações. Em virtude disso, houve represamento de DAPs levando o sindicato trabalhar à noite e atender a demanda. Grande parte dos produtores estava com os documentos vencidos. A Epagri de Palma Sola realiza a emissão da DAP, principalmente nas segundas-feiras por causa dos trabalhos no campo e cursos nos demais dias da semana. FURLAN destacou que o Cadastro Familiar será implantado de forma gradativa e regionalizado para evitar transtornos. A inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar terá validade de dois anos. FURLAN explicou que o produtor rural que efetuou a emissão da DAP neste mês, ou julho ou até mesmo neste ano não precisa refazer o documento, sendo que a validade foi mantida em 24 meses.

Foi apresentada na noite de ontem, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, uma moção de apelo para ser encaminhada à Câmara dos Deputados em Brasília. O vereador, JÚLIO RUBIN, autor da moção, relatou que essa moção é sobre o FGTS. Segundo ele, o intuito é possibilitar, ao trabalhador que pedir demissão, efetuar o saque do Fundo de Garantia. Atualmente o empregado recebe se for demitido da empresa, além de outras situações. O vereador comentou que esses valores são dos trabalhos e é importante para cada um deles. RUBIN explicou que essa moção vai de encontro ao projeto que tramita na Câmara prevendo a alteração.

O projeto de lei, vindo da administração de São José do Cedro, buscando a aprovação dos vereadores quanto ao financiamento de até dez milhões de reais, carece de informações sobre onde será investido o montante a ser captado. O vereador, FERNANDO WILL, em entrevista à Rádio Cedro, afirmou não ser contrário ao projeto, mas ainda é preciso maiores detalhes antes da discussão no plenário. Ele ainda relatou que o executivo só consegue fazer um investimento a altura buscando recursos federais eou estaduais, e tendo êxito, ou através de operações de crédito a qual a prefeitura tenta atualmente. Existe um programa da Caixa Econômica denominado de Finisa o qual a administração tenta captar o montante que será pago em 96 meses com um ano de carência. O vereador comentou que a atual administração pagaria pouco mais de um ano de financiamento, ficando o restante para as próximas gestões. Porém, é necessário avaliar como será o financeiro do município daqui pra frente.

O vereador, FERNANDO WILL, lembrou que em 2018, época em que o atual prefeito era vereador da oposição, o poder legislativo recebeu um projeto do executivo prevendo financiar cinco milhões de reais por meio do Programa Avançar Cidades. Naquele ano, dois vereadores da oposição votaram contra o financiamento e um deles se absteve de votar. O vereador estima que aquele financiamento custa ao município cerca de 40 mil reais com pagamento pelos próximos 20 anos, assim não comprometendo o financeiro da municipalidade. Isso mostra que o posicionamento da atual administração mudou quanto buscar recursos por meio de crédito. O vereador garantiu que não usará desse mesmo pensamento na hora de analisar o projeto de lei, porém será cobrado quais serão as ruas contempladas com pavimentação e se elas terão demais serviços realizados, a exemplo, da drenagem pluvial. WILL destacou que a bancada de oposição, maioria na Casa, até então, não votou contra nenhum projeto vindo da administração.

A Polícia Militar atendeu ocorrência de cumprimento de mandado de prisão no município de Descanso. A PM abordou um homem e em consulta ao sistema foi identificado que ele possuía mandado de prisão em seu desfavor, pelo crime de furto, pena imposta de quatro anos, um mês e oito dias. Ele foi preso e está à disposição da Justiça.

O motociclista, JEAN LUCAS FORMAGINI, vítima de um acidente entre carro e moto na SC-386 entre Descanso e Belmonte na tarde desta segunda-feira está em estado grave. A atualização do quadro de saúde do motociclista foi confirmada pelo Hospital Regional. De acordo com a Assessoria de Imprensa, o jovem sofreu traumatismo craniano e está entubado. JEAN se deslocava da Linha Bela União/Belmonte à São Miguel do Oeste no Bonno Atacado e Varejo onde trabalha. De acordo com a PM, o condutor do Uno, na altura do Camping Avante, tentou fazer um retorno em cima da pista, momento em que o motociclista que fazia o mesmo sentido acabou tendo a frente cortada, causando a colisão. Com a batida, o jovem sofreu ferimentos graves. Ele foi atendido no primeiro momento pelos Bombeiros até a chegada do SAMU, que realizou a transferência da vítima até o Hospital Regional. Após causar o acidente, o condutor do Uno saiu do local ao notar que havia perdido o para-choque do veículo. Ele voltou e assumiu que estava envolvido no acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.