ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 09 08 2021

-LIRA PREVÊ VOTAÇÃO DA PEC DO VOTO IMPRESSO EM PLENÁRIO NESTA TERÇA

-NÚMERO DE FEMINICÍDIOS TEM QUEDA DE 30 POR CENTO NESTE ANO NO ESTADO

-ENTIDADES INSTALAM PLACAS INFORMATIVAS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

-EXTREMO-OESTE VOLTA PARA O RISCO GRAVÍSSIMO DE CONTÁGIO POR COVID-19

-LÍDER DO GOVERNO DIZ QUE ADMINISTRAÇÃO ESTÁ ABERTA AS IDEIAS DA OPOSIÇÃO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE COM TRÊS VEÍCULOS NA BR 163

-HOMEM ATINGE IRMÃO COM FACADA NO PEITO E É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Os seres humanos são responsáveis por um aumento de um vírgula zero sete graus na temperatura do planeta, de acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas publicado nesta segunda-feira. É a primeira vez que o IPCC, um órgão da Organização das Nações Unidas, quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. A conclusão é um dos pontos do documento que também aponta que as mudanças recentes no clima não têm precedentes ao longo de séculos e que todas as regiões do globo já são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocadas pelo aquecimento global.

A França exige, a partir de hoje, o passaporte sanitário em vários estabelecimentos e transportes de longas distâncias. Esta é uma medida para tentar controlar a pandemia da Covid-19. A partir desta segunda-feira será necessário apresentar um comprovante de vacinação, teste negativo ou documento que comprove a recuperação da doença em bares, restaurantes, cinemas, teatros, hospitais, assim como para viagens longas de avião, trem ou ônibus. O presidente francês, EMMANUEL MACRON, propôs essa medida assim como a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para os profissionais da saúde com o objetivo de acelerar a campanha de imunização.

Milhares de argentinos saíram às ruas de Buenos Aires, capital do país, neste sábado em protesto contra a falta de empregos e a pobreza. O país sofre com a crise econômica há anos, mas a situação foi agravada durante a pandemia da Covid-19. Organizações de desempregados e grupos de esquerda encabeçaram o protesto que começou em uma igreja do oeste da capital argentina e terminou na Praça de Maio, em frente à sede do governo. A taxa de desemprego na Argentina é de dez vírgula dois por cento.

Com a estimativa de que a inflação deste ano bata sete por cento, o reajuste do salário mínimo para 2022 poderá ser o maior em seis anos, mas sem aumento real. Caso esse índice se confirme, o piso poderá passar dos atuais mil e cem para mil 177, aumento de 77 reais.O reajuste do mínimo é realizado todos os anos baseado no INPC. O governo federal deverá encaminhar ao Congresso Nacional até o fim de agosto o Projeto de Lei Orçamentária Anual com a atualização da previsão de inflação e do reajuste do salário mínimo. A LDO aprovada em julho, previa o valor de mil 147.

O governo federal prorrogou até 31 de dezembro de 2022 o processo simplificado para análise de pedidos de refúgio de venezuelanos. Até junho, mais de 50 mil imigrantes da Venezuela foram reconhecidos como refugiados, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A extensão do prazo, que venceria no final deste mês, foi aprovada na última quinta-feira pelo Comitê Nacional para os Refugiados. De acordo com o secretário Nacional de Justiça, VICENTE SANTINI, cerca de 73 mil pedidos de refúgio de venezuelanos ainda devem ser analisados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, vai se reunir os líderes de partidos nesta segunda-feira e pretende votar a PEC do voto impresso já na terça-feira. Na sexta-feira, a comissão especial da Câmara que discute a PEC do voto impresso aprovou o relatório que recomenda a rejeição e o arquivamento da matéria. O placar foi de 22 votos a 11. Na quinta, a mesma comissão havia rejeitado, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado FILIPE BARROS. Agora, o parecer contrário acompanhará a PEC do voto impresso no momento da votação em plenário.

Santa Catarina recebeu entre sexta-feira e sábado, quatro novas remessas de vacinas contra a Covid-19, totalizando 291 mil 510 novas doses para a vacinação da população catarinense. Na sexta, chegaram ao estado 78 mil e 500 doses da AstraZeneca, 132 mil 210 doses da Pfizer e três mil e 300 doses da vacina Janssen. Neste sábado, chegou mais uma remessa com 77 mil e 500 doses da AstraZeneca. Do total recebido, 183 mil 970 doses serão destinadas à aplicação da primeira dose. As demais vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual. A distribuição das doses para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde de Santa Catarina começou no sábado e continua nesta segunda-feira.

Santa Catarina confirmou mais 544 casos e oito mortes por Covid-19 neste domingo. Ao todo, são um milhão 123 mil 885 casos e 18 mil 178 mortes desde o início da pandemia no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Dos confirmados, 11 mil 646 permanecem ativos, ou seja, ainda podem transmitir o vírus. O número é o menor desde 27 de outubro de 2020. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que ao menos 18 cidades não tenham casos ativos. A regional de saúde com maior número proporcionalmente à população é o Oeste, com 265 para cada 100 mil habitantes. taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS está em 71 por cento.

Do início do ano até o dia 31 de julho, Santa Catarina registrou a triste marca de 22 feminicídios. Apesar do elevado número de casos de assassinatos de mulheres cometidos devido ao fato de elas serem mulheres ou em decorrência da violência doméstica, o dado representa uma queda de 29 por cento em relação aos sete primeiros meses de 2020. A tendência de queda se mantém desde o ano passado. Em 2019 foram 35 casos de feminicídio, em 2020 31 casos e, agora, 22. Quanto à violência doméstica, Santa Catarina registrou em 2021, 37 mil 459 casos contra 35 mil 644 do mesmo período de 2020. O aumento foi de cinco por cento.

As entidades envolvidas com o Agosto Lilás no município realizaram uma atividade neste sábado para conscientizar a população sobre o tema da violência contra a mulher. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, BERENICE CABRAL, as entidades instalaram placas informativas sobre o assunto em pontos estratégicos da cidade. As placas contem frases sobre a violência e sobre a importância de não se calar e fazer as denúncias. No sábado, a Peperi também promoveu um discussão sobre a violência contra a mulher no Programa Peperi Debates.

O vice-presidente regional da Fiesc se manifestou, na última sexta-feira, sobre a determinação do governador CARLOS MOISÉS para a realização de um estudo de viabilidade de um linha ferroviária ligando o extremo-oeste ao litoral do estado. Segundo ASTOR KIST, o fato é positivo, já que a Fiesc defende os investimentos em ferrovias, tanto do governo estadual quanto do governo federal. Ele comentou que a federação é a favor da instalação de duas linhas férreas, uma ligando São Paulo ao litoral catarinense, passando pelo oeste do estado e outra entre Dionísio Cerqueira e o porto de São Francisco. A primeira serviria para trazer, principalmente, milho para as agroindústrias do estado. A segunda teria, entre outros objetivos, o transporte de mercadorias e produtos catarinenses destinados à exportação ou que entram no estado pelo porto seco de Dionísio.

As ferrovias são muito importantes para o desenvolvimento da economia, mas tem um aspecto que dificulta a implantação dos projetos: o alto custo para construir as linhas de trem. Segundo o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, os governantes, que buscam ações mais rápidas, acabam deixando as ferrovias em segundo plano. O empresário comentou que as ferrovias são necessárias e não vão trazer prejuízos para a cadeia de empresas e negócios que existe em torno do transporte rodoviário. Segundo KIST, mesmo com ferrovias, os caminhões vão continuar desempenho um papel fundamento para o transporte de cargas pelo país. Ele entende que os projetos das ferrovias, embora importantes, não devem acontecer a curto prazo.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizou neste sábado uma ação especial de vacinação contra a gripe para toda a população adulta e infantil, a partir dos seis meses de idade. De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas, enfermeira JAQUELINE TOMIELLO, todos os postos de saúde, do centro e dos bairros, abriram as portas para atender as pessoas entre oito da manhã e quatro da tarde, sem intervalo para o almoço. No total, três mil e 300 doses foram divididas de forma proporcional entre as unidades de saúde. Segundo JAQUELINE, foram aplicadas 943 doses da vacina contra a gripe neste sábado. As pessoas ainda podem tomar o medicamento procurando os postos dos bairros ou a sala de vacina do centro.

Mais de duas mil pessoas foram vacinadas contra o coronavírus na última semana em São Miguel do Oeste. Entre segunda e sexta-feira foram aplicadas mil e 44 vacinas de primeira dose e outras mil e 45 de segunda dose. No total, foram imunizadas duas mil e 89 pessoas. Hoje, a secretaria de saúde está vacinando as pessoas de 31, 30 e 29 anos de idade na praça Walnir Botaro Daniel. Também receberão hoje a segunda dose da vacina CoronavacButantan as pessoas vacinadas dia 13 de julho. Amanhã, receberão a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz, as pessoas que receberam a primeira dose nos dias 29 e 31 de maio e primeiro de junho e tiveram antecipada a aplicação da dose complementar, inicialmente marcada para o dia 19 de agosto.

São Miguel do Oeste começa a semana com 38 casos ativos de Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela secretaria de saúde, a cidade teve 10 novos diagnósticos positivos para a doença neste final de semana e outras 17 pessoas entraram para a lista de recuperados. Dos 38 casos ativos, 34 estão em isolamento domiciliar e quatro estão em internação hospitalar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a semana começa com 16 pacientes internados no setor de UTI Covid com taxa de ocupação de 64 por cento. Na enfermaria, são nove pacientes internados com a doença.

A região extremo-oeste voltou para a bandeira vermelha no mapa de risco da Covid-19 divulgado neste sábado pelo governo de Santa Catarina. Outras três regiões foram classificadas em nível gravíssimo para a doença: Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí. O mapa de risco leva em consideração, além de outras informações, dados sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI, a transmissibilidade da doença e o percentual de vacinação, por exemplo. Até a semana passada, o extremo-oeste estava na bandeira laranja, o segundo pior da matriz e agora voltou a ser classificada com a bandeira vermelha.

A classificação do extremo-oeste na bandeira vermelha no mapa de risco para o coronavírus foi uma surpresa. A afirmação é da secretária de saúde de Guaraciaba e coordenadora do colegiado dos secretários de saúde da Ameosc, DAIANE DURIGON. Ela esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a reação inicial do colegiado foi de surpresa, mas ao analisar os dados percebe-se que dois indicadores tiveram aumento nos dados e isso provocou a reclassificação da região para o nível gravíssimo. Segundo DAIANE, houve um aumento das internações hospitalares e dos óbitos causados pela doença nos últimos sete dias e, por isso, o extremo-oeste voltou para a bandeira vermelha. Ela comentou que isso é um sinal de que as pessoas precisam manter todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus.

A coordenadora do colegiado dos secretários de saúde da Ameosc, DAIANE DURIGON, projeta um retorno para a bandeira laranja já no próximo mapa de risco para a Covid que deve ser divulgado no próximo sábado. Ela comentou que os números que levaram a região para o risco gravíssimo já começaram a mudar. Em relação as internações, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Regional está em 65 por cento. DAIANE acredita que a região não deve permanecer na bandeira vermelha e deve voltar logo para o risco grave de transmissão da doença.

A coordenadora do colegiado dos secretários de saúde da Ameosc, DAIANE DURIGON também destacou o avanço da vacinação contra a Covid no extremo-oeste com um fator importante neste momento. Ela explicou que mais de 95 por cento da população adulta tem pelo menos uma dose da vacina nos 10 municípios que fazem fronteira com a Argentina. Nas demais cidades, a imunização está chegando, nesta semana, as faixas etárias de 25 a 30 anos. DAIANE ressaltou, no entanto, que o número de pessoas com as duas doses ainda é baixo e, por isso, a população deve manter os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus.

O projeto de lei que institui o programa de recuperação fiscal do município de São Miguel do Oeste foi enviado para a câmara de vereadores em razão das dificuldades econômicas geradas pela pandemia do coronavírus. O comentário é do líder do governo no legislativo, PAULO DRUMM. Ele esteve no Boa Tarde Peperi de sexta-feira e disse que muitos contribuintes que estavam com os impostos em dia, tiveram problemas para se manter dessa forma nos últimos dois anos. DRUMM explicou que essa foi a razão que levou o executivo a elaborar o projeto que prevê o pagamento dos débitos municipais com descontos de até cem por cento nas multas e juros. A dívida também pode ser parcelada em até 12 vezes. A proposta original era de parcelamento em até seis vezes, mas uma emenda feita pela base governista ampliou esse prazo para facilitar a quitação dos valores.

O projeto de lei que institui o programa de recuperação fiscal do município foi o primeiro apresentado pelo governo de WILSON TREVISAN, incluindo os quatro anos do primeiro mandato. Segundo o líder do governo na câmara, PAULO DRUMM, a administração continua pensando que o Refis é uma forma de premiar o devedor e que não valoriza os contribuintes que se esforçam para pagar os impostos em dia. No entanto, em razão da pandemia, o prefeito viu a necessidade de implantar, em caráter excepcional, um programa de recuperação fiscal neste momento. O vereador líder do governo citou ainda que o município tem cerca de seis milhões de reais em dívida ativa e que o programa pode colocar parte desse valor outra vez nos cofres públicos.

O líder do governo na câmara, PAULO DRUMM, também se manifestou sobre a relação do executivo e da base governista para a bancada de oposição. Na visão dele, o debate em torno dos projetos e as críticas da oposição fazem parte da democracia. O que não pode, segundo DRUMM, são os excessos provocados apenas por questões políticas. Ao ser questionado sobre a constante rejeição de projetos apresentados por vereadores de oposição na câmara, DRUMM disse que não existe uma postura sistemática da base governista nesse sentido e que a administração está aberta as ideias que vem dos vereadores de oposição.

Uma casa de madeira foi destruída em um incêndio neste final de semana no interior de São Miguel do Oeste. O fogo atingiu a estrutura por volta da uma e meia da tarde de sábado na Linha São Domingos. Além da casa de madeira, de aproximadamente 40 metros quadrados, o incêndio também destruiu um depósito, também de madeira, de aproximadamente dez metros quadrados. Os bombeiros foram chamados e extinguiram o incêndio. O proprietário da casa sofreu queimaduras no pé e foi atendido no local pela equipe de resgate dos bombeiros. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.

Um homem foi atendido com ferimentos provocados por uma faca ou facão neste final de semana no município. A Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um casal. O homem apresentava dois cortes na perna esquerda e foi conduzido para atendimento médico. A mulher informou que agrediu o companheiro para se defender de agressões. Já o homem relatou outra versão e disse que foi agredido pela mulher enquanto tomava banho. Havia sangue no chão da casa em frente a porta do banheiro. Os dois foram levados para a delegacia de polícia.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na noite de sábado na BR 163. A colisão aconteceu por volta das sete e meia e envolveu três veículos na Linha Santo Antonio, interior de São José do Cedro. O acidente foi entre um Focus, um Uno e uma moto Kasinski. O condutor da moto, um rapaz de 22 anos, sofreu escoriações generalizadas e relatou dores na região lombar e no pescoço. A vítima foi imobilizada e conduzida ao hospital de São José do Cedro pela equipe do corpo de Bombeiros.

Outro acidente envolvendo uma motocicleta deixou uma pessoa ferida neste final de semana na BR 163. A colisão aconteceu por volta das duas e meia da tarde de ontem na Linha Bela Vista das Flores, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um Sandero placas de São Miguel do Oeste e uma motocicleta CBX 250 trafegavam no mesmo sentido de direção quando o condutor da moto colidiu na traseira do carro. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu o rapaz com lesões leves e o encaminhou ao Hospital São Lucas.

Em São Miguel do Oeste, uma colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na noite deste domingo. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Amazonas e Pernambuco, no Bairro Andreatta. De acordo com a Polícia Militar, o casal transitava pela rua Amazonas quando a camionete cruzou na frente da moto, causando a colisão. O casal que estava na motociclista sofreu ferimentos e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Neste domingo, a PM atendeu quatro acidentes envolvendo motos na cidade.

Uma briga entre irmãos terminou em tentativa de homicídio neste final de semana em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das oito horas da noite de sábado na rua Sete de Setembro, bairro Salete. A Polícia Militar foi acionada depois que um homem com ferimento no peito foi buscar atendimento médico no Hospital Regional. A vítima relatou que estava na residência do irmão e que os dois haviam ingerido bebida alcoólica. Em determinado momento, eles começaram a discutir e um dos homens pegou uma faca e atingiu o irmão com um golpe no peito. A PM foi até o local e prendeu o suspeito em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.