-LIRA PREVÊ VOTAÇÃO DA PEC DO VOTO IMPRESSO EM PLENÁRIO NESTA TERÇA
-NÚMERO DE FEMINICÍDIOS TEM QUEDA DE 30 POR CENTO NESTE ANO NO ESTADO
-DESCANSO DESENVOLVE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
-DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE SJO PRIORIZA INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
-CRAS DISPONIBILIZA CURSO PARA ADOLESCENTES FAZEREM ESTÁGIO EM EMPRESA OU NO COMÉRCIO
-CASA FAMILIAR RURAL SEGUE COM ESTÁGIOS NOS PRÓXIMOS MESES
-INCÊNDIO ATINGE 64 HECTARES DE REFLORESTAMENTO NO INTERIOR
-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E OUTRO POR AMEAÇAR PAIS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os seres humanos são responsáveis por um aumento de um vírgula zero sete graus na temperatura do planeta, de acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas publicado nesta segunda-feira. É a primeira vez que o IPCC, um órgão da Organização das Nações Unidas, quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. A conclusão é um dos pontos do documento que também aponta que as mudanças recentes no clima não têm precedentes ao longo de séculos e que todas as regiões do globo já são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocadas pelo aquecimento global.
A França exige, a partir de hoje, o passaporte sanitário em vários estabelecimentos e transportes de longas distâncias. Esta é uma medida para tentar controlar a pandemia da Covid-19. A partir desta segunda-feira será necessário apresentar um comprovante de vacinação, teste negativo ou documento que comprove a recuperação da doença em bares, restaurantes, cinemas, teatros, hospitais, assim como para viagens longas de avião, trem ou ônibus. O presidente francês, EMMANUEL MACRON, propôs essa medida assim como a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para os profissionais da saúde com o objetivo de acelerar a campanha de imunização.
Milhares de argentinos saíram às ruas de Buenos Aires, capital do país, neste sábado em protesto contra a falta de empregos e a pobreza. O país sofre com a crise econômica há anos, mas a situação foi agravada durante a pandemia da Covid-19. Organizações de desempregados e grupos de esquerda encabeçaram o protesto que começou em uma igreja do oeste da capital argentina e terminou na Praça de Maio, em frente à sede do governo. A taxa de desemprego na Argentina é de dez vírgula dois por cento.
Com a estimativa de que a inflação deste ano bata sete por cento, o reajuste do salário mínimo para 2022 poderá ser o maior em seis anos, mas sem aumento real. Caso esse índice se confirme, o piso poderá passar dos atuais mil e cem para mil 177, aumento de 77 reais.O reajuste do mínimo é realizado todos os anos baseado no INPC. O governo federal deverá encaminhar ao Congresso Nacional até o fim de agosto o Projeto de Lei Orçamentária Anual com a atualização da previsão de inflação e do reajuste do salário mínimo. A LDO aprovada em julho, previa o valor de mil 147.
O governo federal prorrogou até 31 de dezembro de 2022 o processo simplificado para análise de pedidos de refúgio de venezuelanos. Até junho, mais de 50 mil imigrantes da Venezuela foram reconhecidos como refugiados, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A extensão do prazo, que venceria no final deste mês, foi aprovada na última quinta-feira pelo Comitê Nacional para os Refugiados. De acordo com o secretário Nacional de Justiça, VICENTE SANTINI, cerca de 73 mil pedidos de refúgio de venezuelanos ainda devem ser analisados.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, vai se reunir os líderes de partidos nesta segunda-feira e pretende votar a PEC do voto impresso já na terça-feira. Na sexta-feira, a comissão especial da Câmara que discute a PEC do voto impresso aprovou o relatório que recomenda a rejeição e o arquivamento da matéria. O placar foi de 22 votos a 11. Na quinta, a mesma comissão havia rejeitado, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado FILIPE BARROS. Agora, o parecer contrário acompanhará a PEC do voto impresso no momento da votação em plenário.
Santa Catarina recebeu entre sexta-feira e sábado, quatro novas remessas de vacinas contra a Covid-19, totalizando 291 mil 510 novas doses para a vacinação da população catarinense. Na sexta, chegaram ao estado 78 mil e 500 doses da AstraZeneca, 132 mil 210 doses da Pfizer e três mil e 300 doses da vacina Janssen. Neste sábado, chegou mais uma remessa com 77 mil e 500 doses da AstraZeneca. Do total recebido, 183 mil 970 doses serão destinadas à aplicação da primeira dose. As demais vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual. A distribuição das doses para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde de Santa Catarina começou no sábado e continua nesta segunda-feira.
Santa Catarina confirmou mais 544 casos e oito mortes por Covid-19 neste domingo. Ao todo, são um milhão 123 mil 885 casos e 18 mil 178 mortes desde o início da pandemia no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Dos confirmados, 11 mil 646 permanecem ativos, ou seja, ainda podem transmitir o vírus. O número é o menor desde 27 de outubro de 2020. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que ao menos 18 cidades não tenham casos ativos. A regional de saúde com maior número proporcionalmente à população é o Oeste, com 265 para cada 100 mil habitantes. taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS está em 71 por cento.
Do início do ano até o dia 31 de julho, Santa Catarina registrou a triste marca de 22 feminicídios. Apesar do elevado número de casos de assassinatos de mulheres cometidos devido ao fato de elas serem mulheres ou em decorrência da violência doméstica, o dado representa uma queda de 29 por cento em relação aos sete primeiros meses de 2020. A tendência de queda se mantém desde o ano passado. Em 2019 foram 35 casos de feminicídio, em 2020 31 casos e, agora, 22. Quanto à violência doméstica, Santa Catarina registrou em 2021, 37 mil 459 casos contra 35 mil 644 do mesmo período de 2020. O aumento foi de cinco por cento.
-DESCANSO DESENVOLVE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
-DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE SJO PRIORIZA INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
-CRAS DISPONIBILIZA CURSO PARA ADOLESCENTES FAZEREM ESTÁGIO EM EMPRESA OU NO COMÉRCIO
-CASA FAMILIAR RURAL SEGUE COM ESTÁGIOS NOS PRÓXIMOS MESES
Deputada catarinense é contra a ideologia de gênero e condena o uso de linguagem neutra. Ações favoráveis e contrárias tramitam em diferentes esferas da política brasileira. Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Federal pela Deputada GEOVÂNIA DE SÁ, do PSDB de Santa Catarina. Ela defende a proibição do uso de linguagem neutra nas escolas, pois considera uma afronta à língua portuguesa e uma forma de impedir o uso de termos masculino e feminino nas escolas. Ressalta ainda que o ensino de uma linguagem neutra fere a norma padrão que segue as regras de gramática estabelecidas em acordo internacional. GEOVÂNIA diz que não tem motivo para tirar ele e ela do vocabulário brasileiro. A deputada cita como exemplo que não teria mais as pronúncias, todos ou todas e sim “todes”. Também não seria mais permitido pronunciar amiga ou amigo e sim “amigue”.
A parlamentar critica movimentos que focam na ideologia de gênero e geram grandes transtornos. Ela faz questão de destacar que as pessoas LGBTI precisam ser respeitadas em suas opções e terem todos os direitos assegurados. O problema apontado está na ideologia que surge como uma afronta à língua portuguesa e precisa ser combatido pelas pessoas que preservam valores que não devem ser alterados. Para a deputada federal, a linguagem neutra é uma forma de desestabilizar as famílias usando as crianças nas escolas. GEOVÂNIA DE SÁ defende que as crianças recebam informações corretas e quando forem adultas tomem suas próprias decisões.
A deputada reconhece os novos modelos de famílias onde as crianças são criadas por avós ou pessoas do mesmo sexo. Para GEOVÂNIA DE SÁ, não se pode admitir desvirtuar, pois a ideologia de gênero prega limites de expressões nas crianças. A deputada chama atenção que na vida adulta cada um faz as suas opções e precisa ser respeitado, sem preconceito e com todos os direitos assegurados. A parlamentar alerta para não mexerem com as crianças. GEOVÂNIA reforça que a língua portuguesa segue acordo internacional que o Brasil possui para escrita e pronúncia. Afirma que a esquerda defende a ideologia de gênero e quer linguagem neutra nas escolas. Em Santa Catarina o governador CARLOS MOISÉS proibiu o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e particulares.
O responsável do Departamento de Transportes e Obras de Descanso, ORACILDO COMIN, destaca que na última semana as máquinas do setor atenderam as comunidades de Barra do Veado, do asfalto até Santa Lúcia, com limpeza de estradas e cascalhamento. Segundo COMIN, o trecho entre as duas comunidades conta com 25 quilômetros de estrada de chão. Além de atender as estradas, o DTO de Descanso também efetuou cascalhamento ao redor de aviários e chiqueiros nas Linhas Barra do Veado e Santa Lúcia. Uma segunda equipe ainda atendeu São Valentim. Conforme o responsável do setor, uma das propriedades atendidas, por exemplo, tem quatro aviários. ORACILDO COMIN enfatiza que as equipes também vão continuar os patrolamentos, com todas as máquinas disponíveis.
Já o vice-prefeito de Belmonte, CLEONIR PITTON, destaca a recuperação de estradas na Linha Bela União. O setor de Obras efetuou a limpeza e o cascalhamento das estradas na comunidade, e depois seguiu para a Linha Tabajara, onde também iniciou limpeza de bueiros e cascalhamento. Lembra que nesta comunidade o trabalho é mais prolongado, pois as entradas são mais extensas, e compreendem desde o acesso até a Linha Peperi, como também até a divisa com Descanso. PITTON frisa que a troca de tubulação já foi realizada na Linha São Jorge, depois em duas estradas na comunidade de Bela União, e em seguida Lajinha, antes de atender mais duas estradas em Bela União. O vice-prefeito de Belmonte reconhece que as estradas estavam em condições precárias e agora a prioridade é melhorar as gerais, principalmente para o tráfego de caminhões e ônibus. CLEONIR PITTON salienta que o setor trabalha com planejamento e as máquinas estão em perfeitas condições de trabalho. Ele também pede aos agricultores que façam as roçadas.
Descanso desenvolve campanha pelo fim da violência contra a mulher. Conforme a secretária de Assistência Social, ANDRESSA BRUGNEROTTO, a campanha, conhecida como Agosto Lilás, visa conscientizar a população sobre violência contra a mulher. ANDRESSA ressalta que é preciso identificar o que é um relacionamento agressivo e saber como denunciar, pois a mulher corre risco de ser vítima de violência. Várias ações serão realizadas neste mês. Numa delas foram colocadas faixas no trevo de acesso à cidade e em frente à prefeitura, chamando atenção para a violência contra a mulher e o canal de denúncia. Em dias aleatórios durante o mês, integrantes da Assistência Social estarão em ruas do município, fazendo trabalho de conscientização, com entrega de enfeite com o símbolo do Agosto Lilás e informações sobre a campanha.
Devido à pandemia, a secretária de Assistência Social frisa que agora não é momento de reunir as pessoas para debater sobre o assunto. Por esse motivo será feito um sorteio no Instagram para definir pessoas que vão debater de maneira online sobre o lema da campanha, que é “Use Máscara para a Vida, mas Não Mascare a Violência”. Para participar do sorteio, segundo ANDRESSA BRUGNEROTTO, é necessário compartilhar uma foto e marcar a página da prefeitura de Descanso. No dia 31 de agosto ainda será feito sorteio de vale compras de 150 reais, kit para difusor de sabonete líquido, orquídea e bolsa entre os participantes. Conforme ANDRESSA, essa é uma forma que a Assistência Social encontrou para alcançar o maior número de pessoas possíveis para relatar a violência contra a mulher. Ela reitera que o Canal da Denúncia é o Disque 180, mas as pessoas também podem procurar a equipe da Assistência Social, que ajuda a fazer a denúncia.
O Departamento de Água e Esgoto de São João do Oeste trabalha intensamente em projetos na cidade e interior. A prioridade de momento é a instalação de novos reservatórios de água que foram doados pela Defesa Civil. Segundo o diretor de água e esgoto de São João do Oeste, CLEITON KROETZ, é preciso atenção especial para as bases dos reservatórios que possuem grande capacidade de armazenamento. O município realiza abertura de acesso e colocação de concreto usinado para instalação dos reservatórios. Já ocorreu ampliação da capacidade de armazenamento no bairro Harmonia, além de outros pontos na cidade, comunidade de Macuco e também em Beato Roque com aumento de 80 por cento da capacidade.
O diretor informa que a equipe trabalha simultaneamente na implantação da rede construída a partir da comunidade de Vale Pio. CLEITON KROETZ lembra que será preciso cumprir o prazo de 45 dias para a instalação dos 18 reservatórios encaminhados pelo governo estadual. O diretor chama atenção que a fragilidade do sistema de abastecimento de água do sistema público de São João do Oeste fica bastante evidente neste momento. Em pleno período de inverno, o município já prepara nova ação para puxar água bruta para manter os estoques em bom nível na Estação de Tratamento em Beato Roque. Sem chuvas significativas nas últimas semanas, alguns reservatórios já estão em baixo nível.
O CRAS de Santa Helena disponibiliza curso para adolescentes fazerem estágio em empresa ou no comércio. Segundo a coordenadora do CRAS, DEIZI SILVA, trata-se do Projeto de Iniciação ao Trabalho (PIT), viável a partir de parceria entre a administração municipal e o Centro de Integração Empresa Escola de SC (CIEE). DEIZI explica que o curso será online, de 30 horas, no qual o aluno terá informações práticas e técnicas para desenvolver competências, conhecimentos e habilidades que contribuam para sua formação profissional. Esse curso visa trazer o aluno para o mercado de trabalho. Após o aluno fazer o curso, vai ficar com o nome no banco de dados do CIEE e o município também está fazendo campanha com comerciantes e empresários, para eles aderirem ao programa e passar a fazer contratação de estagiários a nível médio e jovem aprendiz. Será viável ao comerciante, pois o estagiário a nível médio não gera vínculos empregatícios. Com isso, o comerciante não terá encargos como FGTS, INSS, o estagiário não terá direito a férias, portanto somente o salário mensal do estagiário vai custar ao comerciante.
DEIZI SILVA informa que o CIEE vai passar nas empresas para fazer o mapeamento das interessadas em aderir ao programa. Em seguida serão divulgadas as atividades que os estagiários em nível médio poderão desempenhar dentro da empresa ou do comércio. Inicialmente, o programa será disponibilizado para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos. Os responsáveis por esses jovens interessados no programa devem ir ao CRAS para fazer a pré-inscrição, nesta segunda ou terça-feira, portando documentos de identidade e CPF, tanto do aluno como do próprio responsável. A intenção é iniciar o curso do Projeto de Iniciação ao Trabalho na segunda quinzena de agosto.
Conforme a professora orientadora de estágio, KARINE BABICK, todos os estudantes da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, desenvolvem estágio em agosto e alguns continuam em setembro. As horas variam conforme a turma em que se encontram, no primeiro, segundo ou terceiro ano do Ensino Médio da escola agrícola. KARINE frisa que para o primeiro ano os estágios são direcionados para a área técnica agrícola, dentro de propriedades rurais da microrregião, que desenvolvem atividades com aves, suínos ou bovinos. Alunos do segundo ano do Ensino Médio também estão fazendo estágio em propriedades rurais da região, mas alguns já decidiram fazer com empresas que atuam nas culturas de milho ou trigo, ou acompanhando técnicos ou médicos veterinários. Já no caso dos alunos do terceiro ano, a maioria está fazendo estágio em empresas da microrregião com extensão rural, cooperativas, supervisionados por agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas ou proprietários rurais que trabalham em nível empresarial e que também possuem formação técnica na área agrícola.
KARINE BABICK salienta que o diferencial da Casa Familiar é que em todos os anos são realizados estágios obrigatórios, somando 360 horas. Para alunos do primeiro ano, o período de estágio é reduzido em 60 horas, por duas semanas com seis horas diárias de estágio. No caso dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, o estágio é um pouco mais prolongado, de 120 horas, com oito horas por dia durante três semanas. Já os alunos do terceiro ano têm estágio com duração de 180 horas, com oito horas diárias que se estendem até o mês de setembro. A partir do dia 16 de agosto os estudantes do primeiro ano já retornam à escola. No dia 23 será a vez dos estudantes do segundo voltarem e a partir da segunda semana de setembro, estudantes do terceiro ano retornam para a escola. A professora orientadora de estágio destaca a importância da parte prática, para confrontar com o aprendizado obtido na teoria.
-INCÊNDIO ATINGE 64 HECTARES DE REFLORESTAMENTO NO INTERIOR
-HOMEM É PRESO DURANTE O VELÓRIO DO PAI
-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E OUTRO POR AMEAÇAR PAIS
Um cachorro foi morto a tiros em sítio no interior de Paraíso. O crime foi registrado na manhã deste domingo, no Parque São Miguel, interior de Paraíso, há poucos quilômetros da aduana. A dona do cachorro, PAULA SHERNER, havia adotado o animal da raça pastor alemão há cinco anos, e a família o encontrou morto quando desceram para tratar a criação. “Gregório”, como o cachorro era carinhosamente chamado por todos, teve ao menos três perfurações que foram provocadas por arma de fogo. Um boletim de ocorrência foi efetuado. Segundo o Comandante da Polícia Militar Ambiental, o Tenente ALCENIR MINUSCOLI, trata-se de uma ocorrência de maus tratos a animais e também um crime de porte ilegal de arma de fogo se o autor não possui o porte ou registro da arma. Além disso, ele falou que esta ocorrência vai ter a atenção da PMA.
Colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido no cruzamento das ruas Amazonas e Pernambuco, no Bairro Andreatta em São Miguel do Oeste, na noite deste domingo. De acordo com a PM, o casal transitava pela Rua Amazonas quando a camionete cortou a frente, causando a colisão. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Este foi o quarto acidente envolvendo motocicleta no município somente neste domingo. Em outro acidente ocorrido ontem, um jovem sofreu escoriações generalizadas após bater a motocicleta na traseira de um carro, na BR-163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. O acidente foi registrado por volta das 14h30, na Linha Bela Vista das Flores. De acordo com a PRF, o Sandero, placas de São Miguel do Oeste e a motocicleta Honda/CBX 250 faziam o mesmo sentido de direção, quando o condutor da motocicleta colidiu na traseira do veículo. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu o jovem e o encaminhou ao Hospital São Lucas para avaliação. A PRF realizou os levantamentos e elaborou o Boletim de Ocorrência. No carro ninguém se feriu.
O Corpo de Bombeiros de Mondaí combateu incêndio numa área de aproximadamente 64 hectares na comunidade de Sanga Forte, por volta das 19h deste domingo. Eles utilizaram linha direta, abafadores e batedores, e simultaneamente, equipe de trabalhadores de uma empresa efetuaram corte de árvores e realização de aceiro, restringindo o incêndio a uma área de aproximadamente três hectares. Após três horas de combate, as chamas foram controladas, sendo posteriormente realizado o rescaldo, que demorou mais uma hora. Foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água no combate. Já em SMO, uma casa de madeira, de aproximadamente 5x7,5m, e um depósito, também de madeira, de aproximadamente 4x2metros foram totalmente consumidos por incêndio por volta das 14h de sábado. Segundo constatação dos bombeiros, a válvula de segurança de um botijão de GLP rompeu e o gás vazou, o que ocasionou o incêndio. Foram gastos aproximadamente nove mil litros de água para combate e rescaldo. O proprietário foi atendido com queimadura no pé, mas não quis ser conduzido ao hospital. Os bombeiros permaneceram no local por aproximadamente uma hora e meia para atender a ocorrência.
A Polícia Militar atendeu ocorrência de violência doméstica por volta da meia noite e meia deste domingo, em São Miguel do Oeste. O fato envolveu um casal, no qual o homem apresentava dois cortes na perna esquerda e foi conduzido para atendimento médico, e após para a Delegacia de Polícia Civil. A mulher informou que agrediu o homem para se defender de agressões, enquanto o homem deu outra versão, dizendo que foi agredido pela mulher enquanto tomava banho. Havia sangue no chão da casa, em frente à porta do banheiro. As partes foram conduzidas para esclarecimentos.
Um homem que estava foragido da justiça foi preso durante o velório do próprio pai, em Ponte Serrada, no Oeste de SC. De acordo com a Polícia Militar, ele estava foragido desde julho, quando foi determinada sua prisão pelo crime de furto qualificado, mas não havia mais sido localizado. Com a notícia da morte do pai, ele retornou ao município para participar do velório e foi preso. A polícia divulgou que o homem possui 23 boletins de ocorrência no histórico policial. As passagens são pelos crimes de ameaça, dano, falsidade ideológica, porte e posse de arma branca, desacato, roubo e furto em comércio, em residência e em veículo. Ele já esteve preso nas unidades prisionais de Xanxerê e Concórdia. Após os trâmites legais, o preso foi conduzido ao Presídio Regional de Xanxerê, onde permanece à disposição da justiça.
Outro homem foi preso por tentativa de homicídio por volta das 20h15 de sábado, em SMO. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na Rua Sete de Setembro, bairro Salete. Um homem com ferimento causado por faca na região torácica deu entrada no atendimento médico da cidade e relatou que a agressão ocorreu durante discussão com o irmão. A vítima informou à polícia que estava na residência do irmão, o qual havia bebido bastante, e após discussão em frente à residência, entrou na casa, pegou uma faca e o atingiu próximo ao coração. A guarnição da PM se deslocou até o local do fato e deu voz de prisão ao suspeito do crime, além de ouvir testemunhas. A faca foi localizada e apreendida.
Já na tarde de ontem um homem foi preso por ameaçar os pais, em Descanso. Por volta das 13h30, a Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência de perturbação da tranquilidade e lesão corporal. No local a guarnição conversou com o proprietário da residência, o qual relatou que o filho dele, que estava sob efeito de álcool, estava lhe perturbando e xingando com palavrões, a manhã toda. Em determinado momento, o pai teria perdido o controle e agredido fisicamente seu filho, sendo que a briga foi contida por outro filho. No momento nenhum dos envolvidos desejou representar. Mais tarde, por volta das 16h30, a guarnição foi novamente acionada, pois o autor da perturbação inicial, agora estava ameaçando a família, inclusive proferia ameaças de morte contra a própria mãe. O homem foi localizado no porão da residência, sentado sobre a cama. Após revista e buscas, foram localizados embaixo do lençol, os objetos usados nas ameaças: duas facas, sendo que uma delas tinha cerca de 20 cm de lâmina. Foi dada voz de prisão ao autor, conduzindo-o à Delegacia de Polícia.