ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 09/08/2021

GLOBO EM FOCO – 09/08/21

-LIRA PREVÊ VOTAÇÃO DA PEC DO VOTO IMPRESSO EM PLENÁRIO NESTA TERÇA

-NÚMERO DE FEMINICÍDIOS TEM QUEDA DE 30 POR CENTO NESTE ANO NO ESTADO

-INSS VAI CONVOCAR BENEFICIÁRIOS PARA REVISÃO DE PERÍCIA

-CASA FAMILIAR RURAL INTENSIFICA ESTÁGIOS NA REGIÃO

-ITAPIRANGA CONCLUI CAPACITAÇÃO EM PROJETOS TURÍSTICOS

-SAÚDE VAI IDENTIFICAR FALTOSOS EM CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID

-JOVEM FICA FERIDO EM COLISÃO DE MOTOCICLETA EM CARRO

-UM HOMEM FOI PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Os seres humanos são responsáveis por um aumento de um vírgula zero sete graus na temperatura do planeta, de acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas publicado nesta segunda-feira. É a primeira vez que o IPCC, um órgão da Organização das Nações Unidas, quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. A conclusão é um dos pontos do documento que também aponta que as mudanças recentes no clima não têm precedentes ao longo de séculos e que todas as regiões do globo já são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocadas pelo aquecimento global.


A França exige, a partir de hoje, o passaporte sanitário em vários estabelecimentos e transportes de longas distâncias. Esta é uma medida para tentar controlar a pandemia da Covid-19. A partir desta segunda-feira será necessário apresentar um comprovante de vacinação, teste negativo ou documento que comprove a recuperação da doença em bares, restaurantes, cinemas, teatros, hospitais, assim como para viagens longas de avião, trem ou ônibus. O presidente francês, EMMANUEL MACRON, propôs essa medida assim como a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para os profissionais da saúde com o objetivo de acelerar a campanha de imunização.


Milhares de argentinos saíram às ruas de Buenos Aires, capital do país, neste sábado em protesto contra a falta de empregos e a pobreza. O país sofre com a crise econômica há anos, mas a situação foi agravada durante a pandemia da Covid-19. Organizações de desempregados e grupos de esquerda encabeçaram o protesto que começou em uma igreja do oeste da capital argentina e terminou na Praça de Maio, em frente à sede do governo. A taxa de desemprego na Argentina é de dez vírgula dois por cento.

Com a estimativa de que a inflação deste ano bata sete por cento, o reajuste do salário mínimo para 2022 poderá ser o maior em seis anos, mas sem aumento real. Caso esse índice se confirme, o piso poderá passar dos atuais mil e cem para mil 177, aumento de 77 reais. O reajuste do mínimo é realizado todos os anos baseado no INPC. O governo federal deverá encaminhar ao Congresso Nacional até o fim de agosto o Projeto de Lei Orçamentária Anual com a atualização da previsão de inflação e do reajuste do salário mínimo. A LDO aprovada em julho, previa o valor de mil 147.


O governo federal prorrogou até 31 de dezembro de 2022 o processo simplificado para análise de pedidos de refúgio de venezuelanos. Até junho, mais de 50 mil imigrantes da Venezuela foram reconhecidos como refugiados, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A extensão do prazo, que venceria no final deste mês, foi aprovada na última quinta-feira pelo Comitê Nacional para os Refugiados. De acordo com o secretário Nacional de Justiça, VICENTE SANTINI, cerca de 73 mil pedidos de refúgio de venezuelanos ainda devem ser analisados.


O presidente da Câmara, Arthur Lira, vai se reunir os líderes de partidos nesta segunda-feira e pretende votar a PEC do voto impresso já na terça-feira. Na sexta-feira, a comissão especial da Câmara que discute a PEC do voto impresso aprovou o relatório que recomenda a rejeição e o arquivamento da matéria. O placar foi de 22 votos a 11. Na quinta, a mesma comissão havia rejeitado, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado FILIPE BARROS. Agora, o parecer contrário acompanhará a PEC do voto impresso no momento da votação em plenário.

Santa Catarina recebeu entre sexta-feira e sábado, quatro novas remessas de vacinas contra a Covid-19, totalizando 291 mil 510 novas doses para a vacinação da população catarinense. Na sexta, chegaram ao estado 78 mil e 500 doses da AstraZeneca, 132 mil 210 doses da Pfizer e três mil e 300 doses da vacina Janssen. Neste sábado, chegou mais uma remessa com 77 mil e 500 doses da AstraZeneca. Do total recebido, 183 mil 970 doses serão destinadas à aplicação da primeira dose. As demais vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual. A distribuição das doses para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde de Santa Catarina começou no sábado e continua nesta segunda-feira.


Santa Catarina confirmou mais 544 casos e oito mortes por Covid-19 neste domingo. Ao todo, são um milhão 123 mil 885 casos e 18 mil 178 mortes desde o início da pandemia no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Dos confirmados, 11 mil 646 permanecem ativos, ou seja, ainda podem transmitir o vírus. O número é o menor desde 27 de outubro de 2020. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que ao menos 18 cidades não tenham casos ativos. A regional de saúde com maior número proporcionalmente à população é o Oeste, com 265 para cada 100 mil habitantes. taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS está em 71 por cento.


Do início do ano até o dia 31 de julho, Santa Catarina registrou a triste marca de 22 feminicídios. Apesar do elevado número de casos de assassinatos de mulheres cometidos devido ao fato de elas serem mulheres ou em decorrência da violência doméstica, o dado representa uma queda de 29 por cento em relação aos sete primeiros meses de 2020. A tendência de queda se mantém desde o ano passado. Em 2019 foram 35 casos de feminicídio, em 2020 31 casos e, agora, 22. Quanto à violência doméstica, Santa Catarina registrou em 2021, 37 mil 459 casos contra 35 mil 644 do mesmo período de 2020. O aumento foi de cinco por cento.

Escola São Vicente estabelece metas para o segundo semestre. Educandário quer aproveitar situação mais tranquila para envolver alunos e familiares. Segundo a diretora, NEIVA KUMMER, o tradicional almoço no Salão Paroquial será substituído por venda de pizzas. Será feito parceria com o comércio local para entrega de pizzas, no dia 11 de setembro, um sábado. A diretora explica que o lucro será revertido para o Centro de Memórias São Vicente, que foi implantado em 2018 nas comemorações de 80 anos de atividades da escola. NEIVA afirma que são necessários investimentos no Centro de Memórias para viabilizar um espaço adequado com artefatos, objetos, documentos, fotografias e móveis antigos.

A escola possui exposição desde a primeira carteira utilizada no educandário. Objetivo é realizar melhorias na organização do Centro de Memórias e promover abertura para visitação a partir de outubro. Segundo a diretora, NEIVA KUMMER, está sendo trabalhado em uma organização dentro das normas para exposições oferecendo condições adequadas aos visitantes. Ressalta que serão aceitas doações temporárias para exposições de vários itens. NEIVA cita ainda que já está disponível galerias de fotos desde 1938, quadros com formandos, histórico do Moleque Bom de Bola e diferentes situações que compõe a história de 83 anos da escola São Vicente.

Entrega de boletins aos alunos do ensino fundamental e médio será nesta semana. Direção e professores da Escola São Vicente preparam recepção a comunidade escolar para entrega dos boletins do primeiro semestre. A diretora NEIVA KUMMER relata que a situação é gratificante no aprendizado dos alunos neste ano. A escola segue no modelos de grupos A e B, intercalando tempo casa, tempo escola. Segundo a diretora, o rendimento evoluiu bastante e nesta quinta-feira, dia 12, será feita a entrega dos boletins para os alunos e familiares. NEIVA KUMMER informa que a escola organizou equipes em três turnos até às 20 horas para viabilizar a presença dos pais no educandário. Atualmente a São Vicente possui 570 alunos.

INSS vai convocar beneficiários para revisão de perícia. O Ministério do Trabalho e Previdência publicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, uma portaria que disciplina os procedimentos de operacionalização dos processos de revisão de benefícios previdenciários por incapacidade de longa duração. De acordo com a portaria, a convocação para a revisão será feita por meio de envio de carta com aviso de recebimento digital, pela Direção Central do INSS, para o endereço que consta no cadastro do benefício. Após receber a carta, o beneficiário terá prazo de 30 dias para agendar a perícia médica no site do INSS, na opção Agendar Perícia, ou pelo telefone 135, onde é possível ser auxiliado pela Central de Teleatendimento.

Caso a convocação não seja atendida, o benefício será suspenso. E, caso o agendamento não seja feito no prazo de até 60 dias da suspensão, o benefício poderá cessar de forma definitiva. A portaria detalha procedimentos a serem adotados nos casos em que o atendimento não possa ser feito devido a eventuais indisponibilidades das agências de Previdência Social por motivos como falha ou inoperância no sistema, falta de energia elétrica, quedas no sinal de rede e como, nesses casos, a remarcação deverá ser feita.

Conforme a professora orientadora de estágio, KARINE BABICK, todos os estudantes da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, desenvolvem estágio em agosto e alguns continuam em setembro. As horas variam conforme a turma em que se encontram, no primeiro, segundo ou terceiro ano do Ensino Médio da escola agrícola. KARINE frisa que para o primeiro ano os estágios são direcionados para a área técnica agrícola, dentro de propriedades rurais da microrregião, que desenvolvem atividades com aves, suínos ou bovinos. Alunos do segundo ano do Ensino Médio também estão fazendo estágio em propriedades rurais da região. Já no caso dos alunos do terceiro ano, a maioria está fazendo estágio em empresas, cooperativas, supervisionados por agrônomos, veterinários ou proprietários rurais que trabalham em nível empresarial e que também possuem formação técnica na área agrícola.

KARINE BABICK salienta que o diferencial da Casa Familiar é que em todos os anos são realizados estágios obrigatórios, somando 360 horas. Para alunos do primeiro ano, o período de estágio é reduzido em 60 horas, por duas semanas com seis horas diárias de estágio. No caso dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, o estágio é um pouco mais prolongado, de 120 horas, com oito horas por dia durante três semanas. Já os alunos do terceiro ano têm estágio com duração de 180 horas, com oito horas diárias que se estendem até o mês de setembro. A partir do dia 16 de agosto os estudantes do primeiro ano já retornam à escola. No dia 23 será a vez dos estudantes do segundo voltarem e a partir da segunda semana de setembro, estudantes do terceiro ano retornam para a escola. A professora orientadora de estágio destaca a importância da parte prática, para confrontar com o aprendizado obtido na teoria.

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itapiranga comemora o resultado positivo do Curso Básico de Condutores de Turismo. ALEXANDRE SIQUEIRA, diz que o momento é oportuno, pois diversas atividades estão sendo retomadas e a capacitação é fundamental para receber os visitantes. O secretário aponta o aumento na vacinação e redução nos casos de Covid como bom indicativo para o setor ganhar novo fôlego. O preparo é aponta do como fundamental para atender bem os turistas e a capacitação deve ser permanente, pois amplia a capacidade dos empreendedores oferecerem atrações. SIQUEIRA lembra que foram 22 participantes no curso que teve 40 horas de capacitação teórica e prática.

O secretário também chama atenção para a consultoria na área de turismo eu está sendo oferecida em parceria com o Sebrae. ALEXANDRE SIQUEIRA cita que o trabalho ocorre de forma individual nos empreendimentos com objetivo de desenvolver as individualidades de cada local. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo cita que a capacitação é destinada para quem tiver no início das atividades e também empreendimentos já consolidados. Conforme ALEXANDRE SIQUEIRA, o foco está no atendimento e marketing. O secretário afirma que estão aumentando os roteiros turísticos, pois empresas estão apostando no setor e criando parcerias com produtores rurais.

Combate a Covid necessita de maior contribuição das pessoas. A secretária da Saúde de Itapiranga, enfermeira CLAIR HEINEN, é otimista com os avanços no combate a Covid no município. Ela ainda faz ressaltas importantes para cuidados necessários. Na reunião do Comitê de Crise na semana passada foram avaliadas várias situações. Entres os destaques está a aprovação para o retorno das aulas 100% presencial a partir de hoje, do primeiro ao nono ano em todas as escolas da rede municipal de ensino. Conforme a secretária, a normalidade está sendo retomada em vários atendimentos na saúde. A população já possui acesso a consultas, cirurgias eletivas e tratamentos especializados fora do município. Serviços retornam de forma lenta e com medidas seguras, incluindo procedimentos nas áreas de otorrino e ortopedia.

CLAIR HEINEN alerta que ainda não é o momento decomportamentos de negligencia. Ela lamenta que entre 500 e mil pessoas acima de 18 anos deixaram de comparecer para a primeira dose da vacina contra Covid. O municípios fez campanhas especiais e disponibilizou várias opções para a imunização, porém nem todos colaboraram. CLAIR informa que a secretaria da Saúde de Itapiranga ainda possui disponibilidade de vacinas e será feito um pente fino com as agentes comunitárias de saúde para identificar as pessoas que estão deixando de comparecer para a imunização que está sendo oferecida para todas as pessoas acima de 18 anos.

O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu ocorrência de incêndio numa área de aproximadamente 64 hectares na comunidade de Sanga Forte, por volta das 19h deste domingo. Utilizando linha direta, abafadores e batedores, os bombeiros combateram o incêndio. Simultaneamente, equipe de trabalhadores de uma empresa efetuaram corte de árvores e realização de aceiro, restringindo o incêndio a uma área de aproximadamente três hectares. Após três horas de combate, as chamas foram controladas, sendo posteriormente realizado o rescaldo, que demorou mais uma hora. Foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água no combate.

Em São Miguel do Oeste, uma casa de madeira e um depósito, também de madeira, de aproximadamente foram totalmente consumidos por incêndio por volta das 14 horas de sábado. Segundo constatação dos bombeiros, a válvula de segurança de um botijão de GLP rompeu e vazou o gás, o que ocasionou o incêndio. Foram gastos aproximadamente nove mil litros de água para combate e rescaldo. O proprietário foi atendido por ter queimado o pé, mas não quis ser conduzido ao hospital. A guarnição dos bombeiros permaneceu no local por aproximadamente uma hora e meia para atender a ocorrência.

Um homem foi preso por tentativa de homicídio por volta das 20 horas e 15 minutos de sábado, em SMO. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na Rua Sete de Setembro, bairro Salete. Um homem com ferimento causado por faca na região torácica deu entrada no atendimento médico da cidade e relatou que a agressão ocorreu durante discussão com o irmão. A vítima informou à polícia que estava na residência do irmão, o qual havia bebido bastante, e após discussão em frente à residência, entrou na casa, pegou uma faca e o atingiu próximo ao coração. A guarnição da PM se deslocou até o local do fato e deu voz de prisão ao suspeito do crime, além de ouvir testemunhas. A faca foi localizada e apreendida.

A Polícia Militar também atendeu ocorrência de violência doméstica no início da madrugada deste domingo, em São Miguel do Oeste. O fato envolveu um casal, no qual o homem apresentava dois cortes na perna esquerda e foi conduzido para atendimento médico, e após para a Delegacia de Polícia Civil. A mulher informou que agrediu o homem para se defender de agressões, enquanto o homem deu outra versão, dizendo que foi agredido pela mulher enquanto tomava banho. Havia sangue no chão da casa, em frente à porta do banheiro. As partes foram conduzidas para esclarecimentos.

Casal fica ferido em colisão entre camionete e motocicleta. A colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido no cruzamento das ruas Amazonas e Pernambuco, no Bairro Andreatta em São Miguel do Oeste na noite deste domingo. De acordo com a PM, o casal transitava pela Rua Amazonas quando a camionete cortou a frente causando a colisão. O Casal sofreu ferimentos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Este foi o quarto acidente envolvendo motocicleta no município somente neste domingo.

Jovem fica ferido em colisão de motocicleta em carro na BR-163. Um jovem sofreu escoriações generalizadas após bater a motocicleta na traseira de um carro, na BR-163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. O acidente foi registrado por volta das 14 horas e 30 minutos deste domingo, na Linha Bela Vista das Flores. De acordo com a PRF, o Sandero placas de São Miguel do Oeste e a motocicleta Honda/CBX 250 faziam mesmo sentido de direção, quando o condutor da motocicleta colidiu na traseira do veículo. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu o jovem e o encaminhou ao Hospital São Lucas para avaliação médica. A PRF realizou os levantamentos e elaborou o Boletim de Ocorrências. No carro ninguém se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.