De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os seres humanos são responsáveis por um aumento de um vírgula zero sete graus na temperatura do planeta, de acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas publicado nesta segunda-feira. É a primeira vez que o IPCC, um órgão da Organização das Nações Unidas, quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. A conclusão é um dos pontos do documento que também aponta que as mudanças recentes no clima não têm precedentes ao longo de séculos e que todas as regiões do globo já são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocadas pelo aquecimento global.
A França exige, a partir de hoje, o passaporte sanitário em vários estabelecimentos e transportes de longas distâncias. Esta é uma medida para tentar controlar a pandemia da Covid-19. A partir desta segunda-feira será necessário apresentar um comprovante de vacinação, teste negativo ou documento que comprove a recuperação da doença em bares, restaurantes, cinemas, teatros, hospitais, assim como para viagens longas de avião, trem ou ônibus. O presidente francês, EMMANUEL MACRON, propôs essa medida assim como a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para os profissionais da saúde com o objetivo de acelerar a campanha de imunização.
Milhares de argentinos saíram às ruas de Buenos Aires, capital do país, neste sábado em protesto contra a falta de empregos e a pobreza. O país sofre com a crise econômica há anos, mas a situação foi agravada durante a pandemia da Covid-19. Organizações de desempregados e grupos de esquerda encabeçaram o protesto que começou em uma igreja do oeste da capital argentina e terminou na Praça de Maio, em frente à sede do governo. A taxa de desemprego na Argentina é de dez vírgula dois por cento.
Com a estimativa de que a inflação deste ano bata sete por cento, o reajuste do salário mínimo para 2022 poderá ser o maior em seis anos, mas sem aumento real. Caso esse índice se confirme, o piso poderá passar dos atuais mil e cem para mil 177, aumento de 77 reais.O reajuste do mínimo é realizado todos os anos baseado no INPC. O governo federal deverá encaminhar ao Congresso Nacional até o fim de agosto o Projeto de Lei Orçamentária Anual com a atualização da previsão de inflação e do reajuste do salário mínimo. A LDO aprovada em julho, previa o valor de mil 147.
O governo federal prorrogou até 31 de dezembro de 2022 o processo simplificado para análise de pedidos de refúgio de venezuelanos. Até junho, mais de 50 mil imigrantes da Venezuela foram reconhecidos como refugiados, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A extensão do prazo, que venceria no final deste mês, foi aprovada na última quinta-feira pelo Comitê Nacional para os Refugiados. De acordo com o secretário Nacional de Justiça, VICENTE SANTINI, cerca de 73 mil pedidos de refúgio de venezuelanos ainda devem ser analisados.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, vai se reunir os líderes de partidos nesta segunda-feira e pretende votar a PEC do voto impresso já na terça-feira. Na sexta-feira, a comissão especial da Câmara que discute a PEC do voto impresso aprovou o relatório que recomenda a rejeição e o arquivamento da matéria. O placar foi de 22 votos a 11. Na quinta, a mesma comissão havia rejeitado, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado FILIPE BARROS. Agora, o parecer contrário acompanhará a PEC do voto impresso no momento da votação em plenário.
Santa Catarina recebeu entre sexta-feira e sábado, quatro novas remessas de vacinas contra a Covid-19, totalizando 291 mil 510 novas doses para a vacinação da população catarinense. Na sexta, chegaram ao estado 78 mil e 500 doses da AstraZeneca, 132 mil 210 doses da Pfizer e três mil e 300 doses da vacina Janssen. Neste sábado, chegou mais uma remessa com 77 mil e 500 doses da AstraZeneca. Do total recebido, 183 mil 970 doses serão destinadas à aplicação da primeira dose. As demais vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual. A distribuição das doses para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde de Santa Catarina começou no sábado e continua nesta segunda-feira.
Santa Catarina confirmou mais 544 casos e oito mortes por Covid-19 neste domingo. Ao todo, são um milhão 123 mil 885 casos e 18 mil 178 mortes desde o início da pandemia no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Dos confirmados, 11 mil 646 permanecem ativos, ou seja, ainda podem transmitir o vírus. O número é o menor desde 27 de outubro de 2020. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que ao menos 18 cidades não tenham casos ativos. A regional de saúde com maior número proporcionalmente à população é o Oeste, com 265 para cada 100 mil habitantes. taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS está em 71 por cento.
Do início do ano até o dia 31 de julho, Santa Catarina registrou a triste marca de 22 feminicídios. Apesar do elevado número de casos de assassinatos de mulheres cometidos devido ao fato de elas serem mulheres ou em decorrência da violência doméstica, o dado representa uma queda de 29 por cento em relação aos sete primeiros meses de 2020. A tendência de queda se mantém desde o ano passado. Em 2019 foram 35 casos de feminicídio, em 2020 31 casos e, agora, 22. Quanto à violência doméstica, Santa Catarina registrou em 2021, 37 mil 459 casos contra 35 mil 644 do mesmo período de 2020. O aumento foi de cinco por cento.
Programa Comunidade Forte repassa mais 370 mil para entidades. A entrega foi feita pela Secretaria de Relações Institucionais do município de São Lourenço do Oeste. Dessa vez três entidades foram beneficiadas. Os documentos foram assinados na sexta-feira, no gabinete da prefeitura. As beneficiadas são Associação Comunitária de Santo Antônio, com 100 mil reais, Clube de Mães Cristo Rei, com 40 mil, e Clube Recreativo Vasco da Gama, com 230 mil reais. O prefeito RAFAEL CALEFFI, disse que esses recursos vão ajudar bastante as entidades, que ficaram todo esse tempo de pandemia parados.
Conforme os projetos, a Associação Comunitária de Santo Antônio utilizará o valor para ampliação da churrasqueira e casa de carnes. Já o Clube de Mães Cristo Rei poderá concluir a obra iniciada em 2019. O Clube Recreativo Vasco da Gama investirá os recursos na revitalização da arquibancada e do alambrado. Prefeito de São Lourenço do Oeste, RAFAEL CALEFFI lembra que o Programa Comunidade Forte foi criado como objetivo de fortalecer as entidades. “Essas organizações ajudam a fortalecer a união da comunidade e ganham mais representatividade”, concluiu o prefeito
Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Campo Erê. O gestor público - MATHEUS KUHN palestrou no encontro, falando sobre o tema da conferência, que é: Assistência social, direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social. Conforme ele, o tema é muito importante, principalmente na questão da garantia de direitos. O encontro está acontecendo em todas as cidades do Brasil, fazendo um levantamento de quais as maiores necessidades locais. Depois, o que foi debatido é levado ao Estado, e então estendido ao Governo Federal
Mutirão reduz fila de espera por consultas de ortopedia na saúde pública de Palma Sola. A informação é da secretária DÉBORA PREVEDELLO. De acordo com ela, a Secretaria de Saúde, está investindo cada vez mais no atendimento das especialidades em saúde. recentemente foi realizado o mutirão de oftalmologia e também de ortopedia. Segundo a secretária, foram atendidos nesta oportunidade 20 pacientes. Ela explicou que foram priorizados pacientes já agendados e que aguardavam na fila de espera do Sistema de Regulação- Sisreg.
Médico especialista em ortopedia e traumatologia estará atendendo através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal uma vez por mês, ou conforme a demanda do município. DÉBORA enfatiza que neste primeiro momento foi realizada consulta, os casos mais complexos foram encaminhados para tratamento ou cirurgia. Muitos pacientes aguardavam na fila de espera do SUS, para agilizar, firmamos um convênio para poder executar pelo município esses atendimentos e dar uma resposta mais rápida aos nossos pacientes”, ressaltou a secretária de saúde.
Prioridade da Secretaria é a saúde dos palmassolenses e o atendimento, mais rápido possível, dos pacientes. DÉBORA PREVEDELLO, entende que é desumano as pessoas ter de esperar por tanto tempo na fila, mas enfatiza que a realidade do sistema de saúde é diferente, já que é grande a demanda. A ideia é cada vez mais oferecer um atendimento ágil para a população, do básico ao atendimento especializado, por isso, juntamente com a administração municipal, a saúde pública está investindo nos mutirões, para dar um suspiro nas filas e alívio àquele que aguarda por atendimento
Campo Erê tem grande redução no número de casos positivos de coronavírus. Conforme a responsável pela saúde pública no município – ROSALVA BOLIGON, mesmo que tenha diminuído a quantidade de pessoas com o vírus ativo, a recomendação continua a mesma: todos devem seguir se cuidando, usando máscara e álcool gel. Destaca que essa diminuição no número de casos, é importante para o combate da pandemia, com menos pessoas contaminadas, os profissionais da saúde podem trabalhar em outras ações da saúde. Comenta que foram encaminhados testes para o laboratório LACEN, buscando apurar a presença da nova variante no município.
Imunização contra Covid só é completa após a aplicação da segunda dose. A secretária de saúde de Campo Erê – ROSALVA BOLIGON, comenta que muitas pessoas têm deixado de se vacinar, principalmente a segunda aplicação. Destaca que a imunização está acelerada, com pessoas de 28 anos já recebendo o imunizante. De acordo com ROSALVA, além da preocupação com a possível presença da nova variante, o município já está registrando casos de pessoas se infectando pela segunda vez. Conforme ela, mesmo após se curar da doença, os cuidados continuam sendo necessários, pois a resistência ao vírus dura só um tempo.
Saúde pública de São Bernardino instala sistema informatizado para melhor atender a população. O responsável pelo departamento do município - ALCEU NEGRI, explica que a mudança ajuda a organizar o setor, além de ser transparente e esclarecer as dúvidas da população. Conforme ele, no início da pandemia havia comentários que cada caso confirmado e morte por coronavírus, o município recebia um determinado valor. Esclarece que com o sistema isso foi desmentido, e acrescenta que com o novo programa Previne Brasil, ainda se perde dinheiro a cada nova contaminação por coronavírus.
Questão econômica é tema de grande debate na saúde pública. Conforme o secretário em São Bernardino – ALCEU NEGRI, após as tentativas do governo de cortar o SUS, os envolvidos com a saúde pública estão sendo pressionados, com uma alta carga de trabalho e impossibilitados de contratar novos funcionários. De acordo com NEGRI, uma ação que ajuda a diminuir gastos é o uso de plantas medicinais pelo SUS. Salienta que foi viajar para conhecer um projeto que mostra os benefícios das técnicas naturais, e ficou bastante animado. O secretário acrescenta que nesse ano recebeu várias solicitações de pessoas querendo transferência para receber atendimento no posto de São Bernardino.
Na primeira sessão da Câmara de Campo Erê do segundo semestre, todos os projetos foram aprovados. Quem informa é o presidente JOSÉ ATÍLIO BOARETO. Conforme ele, esse trabalho do legislativo tem sido costumeiro. Na sessão ordinária dessa semana, foi aprovado o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Outro é a criação do Conselho Municipal do Turismo. Até agora o município não tinha a entidade preparada para receber recursos da Secretaria de Turismo.
Outro projeto que passou na primeira sessão da Câmara de Campo Erê, do segundo semestre, foi o que incentiva pavimentação asfáltica no pátio ou na entrada de empresas e instituições do município. O presidente JOSÉ ATÍLIO BOARETO destaca que a massa asfáltica pode ser adquirida através do Consórcio Intermunicipal, que deixa os valores bem mais em conta. Outra aprovação importante foi a proposta que autoriza área de terra para extração de cascalho, por até quatro anos, ou pelo menos até terminar essa gestão. Para ser aprovado esse projeto teve até uma sessão extra.
Mulher é presa transportando cerca de 40 quilos de maconha. A equipe ROTAM e CANIL do 3º Batalhão de Polícia Militar de Pato Branco, abordou na rodovia PR-280, um ônibus interestadual. Durante as buscas, foram encontradas duas malas contendo vários tabletes de maconha, que pesaram pouco menos de 40 quilos. A mulher que estava com as malas foi presa em flagrante por tráfico de droga, sendo encaminhada apara a 5ª Subdivisão de Polícia, juntamente com a droga apreendida.
Incêndio em terreno baldio mobiliza Corpo de Bombeiros. Foi na tarde deste sábado, num terreno baldio na esquina da Rua Dorival Brandão, bairro Copahmar em Marmeleiro. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão também foi chamado devido a intensidade do fogo. A queima começou numa vegetação, atingiu uma pilha de madeiras e estava se propagando para uma casa ao lado do terreno, mas com ação de populares e do Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado. Não foi possível apurar a causa do incêndio.
Carro vai parar na canaleta da estrada entre São Lourenço e Campo Erê. Por volta das 21 horas e 50 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a uma saída de pista, na SC 305, próximo ao clube de campo bela vista. No local, a Guarnição se deparou com um Astra com placas de São Lourenço do Oeste, caído na canaleta da pista. A caroneira, de 30 anos necessitou atendimento, apresentando corte no rosto e suspeita de fratura no nariz. Após os primeiros atendimentos, ela foi levada para a UPA 24 horas. O motorista, de 39 anos, não se feriu.
Duas pessoas ficam feridas em capotamento na SC-157. Um Palio de São Lourenço do Oeste capotou por volta das 17 horas e 50 minutos deste sábado, em São Lourenço. Segundo os bombeiros, os ocupantes do carro, de 24 e 30 anos, tiveram apenas lesões leves e foram levados até a UPA 24 horas.