ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 09/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.

Ao menos 43 pessoas morreram, 30 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas em um incêndio em uma fábrica em Bangladesh. As chamas atingiram uma fábrica de alimentos e bebidas em Rupganj, perto da capital Daca, na tarde de ontem. Entre as dezenas de feridos estão trabalhadores que pularam pelas janelas para escapar do fogo, que continua ativo 24 horas depois.

Um avião de pequeno porte caiu perto de Orebro, na Suécia, nesta quinta-feira. De acordo com a polícia sueca, todos os nove ocupantes morreram no acidente. A aeronave levava o piloto e oito paraquedistas. O avião caiu logo ao decolar, ainda perto da pista do aeroporto de Orebro, e pegou fogo em seguida. As causas do acidente ainda estão sob investigação. O primeiro-ministro da Suécia, STEFAN LÖFVEN, que foi reconduzido ao cargo nesta semana lamentou o acidente.

O diretor da Polícia Nacional do Haiti disse nesta quinta-feira que ao menos 28 pessoas participaram do assassinato a tiros do presidente do país, JOVENEL MOISE, na madrugada da última quarta-feira. Desses, dois seriam cidadãos dos Estados Unidos com origem haitiana e 26 têm cidadania na Colômbia. A agência France Presse, citando o diretor de polícia, disse que dessas 28 pessoas, oito estão foragidas. Os outros 20 suspeitos estão presos ou já foram detidos pelas autoridades. Não há muitos detalhes sobre essas prisões.

As escolas de samba do Rio de Janeiro voltarão a desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2022. A confirmação foi feita ontem à tarde pela entidade que representa as agremiações. De acordo com ela, os desfiles do próximo ano devem acontecer com a presença de público nas arquibancadas do Sambódromo devido ao avanço da campanha de imunização no país. Para ser economicamente viável, o Carnaval na Sapucaí deve ter pelo menos 70 por cento de capacidade total.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca foi reduzido em cidades de ao menos cinco estados brasileiros. O Ministério da Saúde atualmente recomenda três meses, mas o prazo foi encurtado por gestores que buscam ampliar a proteção da população contra a variante delta do coronavírus. O ministério chegou a estudar a redução do prazo, mas reunião da Câmara Técnica manteve as 12 semanas. Já divulgaram a redução do intervalo os estados de Pernambuco, Acre, Ceará, Espírito Santo e Piauí. Alagoas e Sergipe fizeram mudanças pontuais. O estado de São Paulo também manifestou essa intenção, mas disse ainda depender de aval da Anvisa.

O Brasil assumiu nesta quinta-feira a presidência sazonal do Mercosul, bloco que reúne, além do Brasil, Uruguai, Argentina e o Paraguai. Uma cúpula dos chefes de Estados das quatro nações marcou a transferência da presidência da Argentina para o Brasil, que presidirá o bloco pelos próximos seis meses. O presidente JAIR BOLSONARO discursou durante a cerimônia. Ele criticou a gestão argentina, comandada pelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. BOLSONARO afirmou que os últimos seis meses não corresponderam às necessidades e expectativas do bloco. Ele defendeu, como tem feito nos últimos meses, a diminuição da tarifa externa comum no bloco e a possibilidade de que membros do Mercosul negociem acordos individuais.

A tarifa de pedágio no trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina vai sofrer o terceiro aumento em menos de um ano. A partir de amanhã a cobrança sobre carros passará de três reais e 90 centavos para quatro reais e 10 centavos. Para motos, o valor de um real com 95 centavos vai passar para dois reais e cinco centavos. O reajuste será aplicado nas quatro praças de pedágio catarinenses, sendo em Palhoça, Porto Belo, Araquari e Garuva, e também nas cabines de São José dos Pinhais, no Paraná.

As pequenas cidades catarinenses de Marema e Santiago do Sul estão próximas de vacinar todos os moradores com a primeira dose contra o coronavírus. Ambos os municípios iniciaram, até esta quinta-feira a imunização em mais de 70 por cento da população, o que os coloca em primeiro no ranking estadual em relação a primeira dose. Além delas, outras 87 cidades de Santa Catarina aparecem na lista com pelo menos uma aplicação em mais de 50 por cento da população. Dessas, três têm percentual superior a 66 por cento, sendo, Tigrinhos, Peritiba e São Cristóvão do Sul.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou que vai direcionar 43 vírgula quatro mil vacinas, das 140 mil que serão distribuídas nesta sexta-feira como doses extras para 78 municípios que ainda não chegaram ou ultrapassaram os 40 anos de idade no calendário por faixa etária. Na noite de ontem o governo recebeu do Ministério da Saúde 157 mil vacinas.Metade dos imunizantes da Coronavac ficarão retidas como segunda dose. As outras 140 mil, entre Pfizer e Coronavac, seguem imediatamente para a aplicação de primeira dose. As prefeituras também precisam destinar 30 por cento das vacinas para os trabalhadores da indústria, como definido em reunião com representantes das Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios no começo deste mês.

Administração de Palma Sola oferece programa de assistência técnica para a criação de gado de corte. O secretário de agricultura - JULIANO ZANDONÁ explica que, pensando no crescimento da atividade, está oferecendo aos produtores familiares de Palma Sola, que já criam gado para produção de carne, uma maneira de aumentar a eficiência da produção. A ação é uma parceria que a Secretaria fez com Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e Sindicato dos Produtores Rurais de Dionísio Cerqueira, que vão oferecer a assistência técnica. SONORA

Levantamento indica que 27 famílias de Palma Sola tem gado de corte como principal atividade econômica. Por isso, o secretário de agricultura deu ênfase ao incentivo à produção de carne no plano de governo. JULIANO ZANDONÁ informa que o Senar tem previsão de começar as visitas em agosto. Até lá os agricultores podem ir até a Secretaria fazer o seu cadastro. Destaca que o programa não tem nenhum custo para o produtor, porém, segundo ZANDONÁ, a partir do momento que o produtor começar a trabalhar mais a atividade, poderá ser necessário investir mais, resultando também num maior retorno da atividade.

Além de reformar casas, prefeitura investe nas estradas dos bairros. JUCEMAR DE MELLO – vice-prefeito e responsável pela Secretaria da Cidade de Campo Erê, anuncia que a principal avenida do bairro Cohab – Juarez Mendes de Andrade, já recebeu melhorias. Seguindo o planejamento da Secretaria, logo, mais ruas devem ser cascalhadas, compactadas e receber calçamento, além de limpeza em sarjetas e valetas, pensando no bem-estar das famílias. ROQUINHO anuncia que três ruas da Cohab já foram cadastradas para serem beneficiadas pela licitação de cascalhamento que vai acontecer no bairro.

Maior parte das ruas da Cohab vai receber calçamento. De acordo com o vice-prefeito e responsável pela Secretaria da Cidade - JUCEMAR DE MELLO apenas uma rua do bairro ainda não tem calçamento planejado para logo. Segundo o vice, o recurso para as estradas da Cohab foram prometidos pela deputada CARMEN ZANOTTO, e logo devem chegar a Campo Erê. Na Vila Feliz, o investimento é com recursos próprios do município. Conforme ROQUE, esse é um retorno dos impostos pagos à prefeitura, que se tornam obras. Destaca que o serviço está começando pela Cohab e Vila Feliz, mas deve atingir todos os bairros da cidade.

A prefeitura e Câmara de Vereadores de Anchieta, estão realizando o programa Governo Aberto. O objetivo deste projeto já iniciado, é envolver a sociedade anchietense na definição de políticas públicas. Quem informou isso, foi o prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. De acordo com o prefeito, devido a crise sanitária, os encontros estão sendo reduzidos e envolvendo os conselhos municipais. Ao todo são 22 conselhos.

Ele disse que nestas reuniões são debatidas sobre a Lei de Diretrizes, e qual é sua função dentro município, assim como o PPA, o Plano plurianual. CANCI destacou que depois de concluído, os planejamentos são encaminhados para a avaliação e votação da Casa legislativa. O programa Governo Aberto também irá envolver outras ações de transparência. IVAN lembrou que recentemente foi realizado uma live para debater, juntamente com a população, estas questões consideradas importantes. Tanto para a administração como para o legislativo.

O prefeito de Anchieta, IVAN CANCI destacou que hoje à noite, às 19 horas e 30 minutos haverá uma reunião com os conselhos de Trânsito e Turismo do município. Segundo o prefeito, neste encontro estará concedendo o Plano Diretor. Já no próximo dia 13, no mesmo horário, haverá um encontro na Câmara de Vereadores com todos os representantes de cada setor da sociedade. CANCI destacou que a intenção dos dois poderes é apresentar os planos até o final do mês de agosto.Mas antes de apresentar oficialmente a população, será realizada no mesmo mês uma última live debatendo sobre os planejamentos. Se aprovado pelo legislativo, as novas leis entram em vigor no próximo período.

Prefeita quer toda população engajada no projeto “Viva O Seu Município”. Ele foi criado para Campo Erê comemorar 63 anos de emancipação. Nesse sentido ROZANE MOREIRA enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores. A ideia é convidar cada morador a cuidar da calçada em frente aonde mora. Pela proposta, quem construir a calçada no modelo padrão, vai ganhar 40 por cento de desconto no IPTU do ano seguinte. Essa mesma medida será tomada nas imediações da prefeitura, para servir de exemplo aos cidadãos.

LUCIANE CARMINATTI esteve em Campo Erê entregando oficialmente Van Refrigerada para educação. A entrega oficial aconteceu na tarde de ontem em frente a prefeitura municipal. A prefeita ROZANE MOREIRA havia feito esse pedido ainda quando era vereadora e a deputada batalhou e conseguiu viabilizar recursos para aquisição do veículo. Ele vai ser utilizado para transporte da merenda escolar. Isso vai dar mais qualidade com a conservação dos alimentos que chegam nas escolas. Foram 150 mil reais oriundos da deputada LUCIANE.

Parlamentar votou pela aprovação de transferência de recursos às cidades atingidas pela estiagem. O deputado estadual FABIANO DA LUZ, votou pela aprovação do PL 2342021, do governo do Estado, que dispõe sobre a transferência de recursos em caráter emergencial às cidades atingidas pela estiagem no ano de 2020 no estado de Santa Catarina, na Comissão de Constituição e Justiça. De acordo com o deputado, se virar lei, sete municípios devem ser beneficiados: Bom Jesus do Oeste, Ipuaçu, Palmitos, Romelândia, Saltinho, Serra Alta e Sul Brasil.

O parlamentar explicou que a medida garante que as prefeituras continuem recebendo as verbas. Isso, esclarece FABIANO DA LUZ, mesmo depois que os decretos de calamidade pública ou de emergência editados em 2020 para a situação da estiagem não estejam mais vigentes.

Nova lei do trânsito tem várias alterações. Conforme o sargento FELIPE ANDRETTA – da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, uma das principais é a validade da CNH, levando em conta a idade do motorista. Agora, quem tem menos de 50 anos, só precisará renovar sua carteira depois de 10 anos. A validade do documento passa a ser pela metade, cinco anos, para quem tem de 50 a 70 anos. Com 71 anos para mais, a renovação da CNH deve ser feita a cada três anos. Isso tudo passa a valer a partir da renovação. O militar dá um exemplo: quem tem 50 anos e a CNH vence em 2023, vai renovar a carteira em 10 anos.

A suspenção da Carteira Nacional de Habilitação. De acordo com sargento FELIPE ANDRETTA, isso pode acontecer quando o motorista atingir 20 pontos em multas, no caso de ter cometido duas ou mais infrações gravíssimas. Será aberto processo de recolhimento da carteira, quando são somados 30 pontos, no caso de uma infração gravíssima. Também se abre um processo quando o condutor soma 40 pontos, com qualquer tipo de infração. Antes, o Detran abria processo de suspenção da carteira quando eram somados 20 pontos de infrações. Agora vai de acordo com a gravidade da situação.

O que diz a nova lei de trânsito para motorista profissional. Conforme o sargento FELIPE ANDRETTA, da Polícia Rodoviária de São Lourenço, a suspenção do direito de dirigir será imposta quando o infrator atingir o limite de pontos, independente da natureza da infração. Porém, quando o motorista profissional atingir 30 pontos de infração, pode fazer um curso de reciclagem e zerar todos os pontos somados, ficando livre do processo de suspenção da CNH. Uma das inovações na lei do trânsito é a CNH online. ANDRETTA observa que muitos motoristas estão se adequando, no aplicativo. Isso, contudo, não tira a importância de se levar a CNH de papel no veículo.

ROCAM prende suspeito de tráfico de droga. A equipe do 21º BPM, em patrulhamento na Rua Tucano, bairro Padre Ulrico, na tarde de ontem, em Francisco Beltrão, avistou um homem em frente a uma residência. Ao perceber a presença da viatura, ele correu para dentro de casa e jogou alguns objetos num barranco nos fundos do terreno. Ao ser abordado ele confessou que havia arremessado três pedras pequenas e uma grande de crack. Com apoio das equipes RPA e Canil, foram feitas buscas e encontradas as três pedras pequenas, mas devido à dificuldade pôr o terreno ser muito íngreme, a outra pedra não foi localizada. O envolvido e a droga foram entregues na 19ª SDP.

Ciclista é atropelado no centro de São Lourenço do Oeste. Por volta das 13 horas e 15 minutos de ontem, o corpo de bombeiros foi chamado para atender um acidente de transito na Rua Coronel Bertaso, entre um carro e uma Bicicleta. chegando no local, o ciclista estava sentado na rodovia, com dores na testa, nuca e braço. Ele foi imobilizado com colar cervical, e levado em maca rígida para a UPA 24 horas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.