-BRASIL ASSUME PRESIDÊNCIA DO MERCOSUL E BOLSONARO DEFENDE FLEXIBILIZAÇÃO
-ESTADO VAI DISTRIBUIR DOSES EXTRAS PARA 78 CIDADES MAIS “ATRASADAS”
-SAÚDE REALIZA NESTE SÁBADO DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
-MUNICÍPIO REALIZA PROGRAMA GOVERNO ABERTO PARA TRAÇAR NOVOS PLANOS
-AGRICULTURA OFERECE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA PARA A CRIAÇÃO DE GADO DE CORTE
-ACCS DEFENDE MAIOR PARCERIA ENTRE SUINOCULTORES E AGROINDÚSTRIAS
-PRECARIEDADE DA RODOVIA LEVA MOTORISTAS A DIMINUÍREM VELOCIDADE
-DNIT ALERTA PARA DETONAÇÃO DE ROCHAS NA BR 163 NESTA SEXTA-FEIRA
-POLÍCIA CIVIL ESCLARECE CRIMES DE COMPARTILHAMENTO DE FOTOS ÍNTIMAS
-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CARRO
O tempo na região Extremo-Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de oito graus e a máxima deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
Ao menos 43 pessoas morreram, 30 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas em um incêndio em uma fábrica em Bangladesh. As chamas atingiram uma fábrica de alimentos e bebidas em Rupganj, perto da capital Daca, na tarde de ontem. Entre as dezenas de feridos estão trabalhadores que pularam pelas janelas para escapar do fogo, que continua ativo 24 horas depois.
Um avião de pequeno porte caiu perto de Orebro, na Suécia, nesta quinta-feira. De acordo com a polícia sueca, todos os nove ocupantes morreram no acidente. A aeronave levava o piloto e oito paraquedistas. O avião caiu logo ao decolar, ainda perto da pista do aeroporto de Orebro, e pegou fogo em seguida. As causas do acidente ainda estão sob investigação. O primeiro-ministro da Suécia, STEFAN LÖFVEN, que foi reconduzido ao cargo nesta semana lamentou o acidente.
O diretor da Polícia Nacional do Haiti disse nesta quinta-feira que ao menos 28 pessoas participaram do assassinato a tiros do presidente do país, JOVENEL MOISE, na madrugada da última quarta-feira. Desses, dois seriam cidadãos dos Estados Unidos com origem haitiana e 26 têm cidadania na Colômbia. A agência France Presse, citando o diretor de polícia, disse que dessas 28 pessoas, oito estão foragidas. Os outros 20 suspeitos estão presos ou já foram detidos pelas autoridades. Não há muitos detalhes sobre essas prisões.
As escolas de samba do Rio de Janeiro voltarão a desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2022. A confirmação foi feita ontem à tarde pela entidade que representa as agremiações. De acordo com ela, os desfiles do próximo ano devem acontecer com a presença de público nas arquibancadas do Sambódromo devido ao avanço da campanha de imunização no país. Para ser economicamente viável, o Carnaval na Sapucaí deve ter pelo menos 70 por cento de capacidade total.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca foi reduzido em cidades de ao menos cinco estados brasileiros. O Ministério da Saúde atualmente recomenda três meses, mas o prazo foi encurtado por gestores que buscam ampliar a proteção da população contra a variante delta do coronavírus. O ministério chegou a estudar a redução do prazo, mas reunião da Câmara Técnica manteve as 12 semanas. Já divulgaram a redução do intervalo os estados de Pernambuco, Acre, Ceará, Espírito Santo e Piauí. Alagoas e Sergipe fizeram mudanças pontuais. O estado de São Paulo também manifestou essa intenção, mas disse ainda depender de aval da Anvisa.
O Brasil assumiu nesta quinta-feira a presidência sazonal do Mercosul, bloco que reúne, além do Brasil, Uruguai, Argentina e o Paraguai. Uma cúpula dos chefes de Estados das quatro nações marcou a transferência da presidência da Argentina para o Brasil, que presidirá o bloco pelos próximos seis meses. O presidente JAIR BOLSONARO discursou durante a cerimônia. Ele criticou a gestão argentina, comandada pelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. BOLSONARO afirmou que os últimos seis meses não corresponderam às necessidades e expectativas do bloco. Ele defendeu, como tem feito nos últimos meses, a diminuição da tarifa externa comum no bloco e a possibilidade de que membros do Mercosul negociem acordos individuais.
A tarifa de pedágio no trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina vai sofrer o terceiro aumento em menos de um ano. A partir de amanhã a cobrança sobre carros passará de três reais e 90 centavos para quatro reais e 10 centavos. Para motos, o valor de um real com 95 centavos vai passar para dois reais e cinco centavos. O reajuste será aplicado nas quatro praças de pedágio catarinenses, sendo em Palhoça, Porto Belo, Araquari e Garuva, e também nas cabines de São José dos Pinhais, no Paraná.
As pequenas cidades catarinenses de Marema e Santiago do Sul estão próximas de vacinar todos os moradores com a primeira dose contra o coronavírus. Ambos os municípios iniciaram, até esta quinta-feira a imunização em mais de 70 por cento da população, o que os coloca em primeiro no ranking estadual em relação a primeira dose. Além delas, outras 87 cidades de Santa Catarina aparecem na lista com pelo menos uma aplicação em mais de 50 por cento da população. Dessas, três têm percentual superior a 66 por cento, sendo, Tigrinhos, Peritiba e São Cristóvão do Sul.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou que vai direcionar 43 vírgula quatro mil vacinas, das 140 mil que serão distribuídas nesta sexta-feira como doses extras para 78 municípios que ainda não chegaram ou ultrapassaram os 40 anos de idade no calendário por faixa etária. Na noite de ontem o governo recebeu do Ministério da Saúde 157 mil vacinas. Metade dos imunizantes da Coronavac ficarão retidas como segunda dose. As outras 140 mil, entre Pfizer e Coronavac, seguem imediatamente para a aplicação de primeira dose. As prefeituras também precisam destinar 30 por cento das vacinas para os trabalhadores da indústria, como definido em reunião com representantes das Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios no começo deste mês.
A Lei da Integração estabelece obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores e agroindústrias ou cooperativas. Esta lei está em vigor há cinco anos, mas sem ser colocada em prática na sua totalidade na suinocultura. A ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, anunciou que vai adotar todas as medidas previstas. Segundo o presidente da ACCS, o setor precisa de estabilidade. Para LOSIVANIO DE LORENZI, os mecanismos de transparência na relação contratual são fundamentais. Ele chama atenção para a importância da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração, a CADEC, parte fundamental para que, na prática, a lei seja cumprida em sua plenitude. O presidente da ACCS lembrou que os produtores são obrigados a seguir uma rigorosa legislação ambiental e várias leis na criação de suínos. A Lei da Integração é apontada como aliada para um cenário mais estável, pois além de fixar as bases para os contratos de integração entre a indústria e os produtores, estabelece critérios definidos pelas diferentes etapas da cadeia produtiva.
O presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI informou que as patrizes, creche e terminação novo cenário Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, estados que possuem integração consolidada. Reuniões na região Extremo-Oeste tem resultado positivo. DE LORENZI lembrou que tudo vem do meio rural e as empresas precisam entender isso para seguir com crescimento e garantia aos suinocultores que investem e necessitam de rentabilidade até para motivar a sucessão familiar. A dependência do mercado chinês gera preocupação na suinocultura. A China está se reestruturando rápido para recompor o plantel que foi sacrificado em virtude da Peste Suína Africana. Alto investimento torna o país um grande criador de suínos. O presidente alertou que o Brasil já teve uma grave crise com o fechamento das exportações para a Rússia. A dependência do mercado chinês é ainda maior. DE LORENZI questionou a constante expansão de granjas no Brasil. O presidente apontou a necessidade do mercado interno absorver até 40 por cento da nova produção de carne suína no Brasil.
A administração de Palma Sola oferece programa de assistência técnica para a criação de gado de corte. O secretário de Agricultura, JULIANO ZANDONÁ explicou que, levando em consideração o crescimento da atividade, o município está oferecendo aos produtores familiares que já criam gado para produção de carne, uma maneira de aumentar a eficiência da produção. A ação é uma parceria que a secretaria fez com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e Sindicato dos Produtores Rurais de Dionísio Cerqueira, que vão oferecer a assistência técnica. O mais recente levantamento indica que 27 famílias de Palma Sola têm gado de corte como principal atividade econômica. Por isso, o secretário deu ênfase ao incentivo à produção de carne no plano de governo. ZANDONÁ informou que o Senar tem previsão de começar as visitas em agosto. Até lá os agricultores podem ir até a secretaria fazer o seu cadastro. Ele destacou que o programa não tem nenhum custo para o produtor, porém, será necessário investir mais, resultando também num maior retorno da atividade.
A prefeitura e Câmara de Vereadores de Anchieta, estão realizando o programa Governo Aberto. O objetivo deste projeto já iniciado, é envolver a sociedade anchietense na definição de políticas públicas. Quem informou isso, foi o prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. De acordo com o prefeito, devido a crise sanitária, os encontros estão sendo reduzidos e envolvendo os conselhos municipais. Ao todo são 22 conselhos. Ele disse que nestas reuniões são debatidas sobre a Lei de Diretrizes, e qual é sua função dentro município, assim como o PPA, o Plano plurianual. CANCI destacou que depois de concluído, os planejamentos são encaminhados para a avaliação e votação da Casa legislativa. O programa Governo Aberto também irá envolver outras ações de transparência. IVAN lembrou que recentemente foi realizado uma live para debater, juntamente com a população, estas questões consideradas importantes. Tanto para a administração como para o legislativo.
O prefeito de Anchieta, IVAN CANCI destacou que hoje à noite, às 19 horas e 30 minutos haverá uma reunião com os conselhos de Trânsito e Turismo do município. Segundo o prefeito, neste encontro estará concedendo o Plano Diretor. Já no próximo dia 13, no mesmo horário, haverá um encontro na Câmara de Vereadores com todos os representantes de cada setor da sociedade. CANCI destacou que a intenção dos dois poderes é apresentar os planos até o final do mês de agosto. Mas antes de apresentar oficialmente a população, será realizada no mesmo mês uma última live debatendo sobre os planejamentos. Se aprovado pelo legislativo, as novas leis entram em vigor no próximo período.
A prefeitura de Anchieta por meio da secretaria de Saúde realizou nesta semana o mutirão de cirurgias de catarata e pterígio no Hospital de Iporã do Oeste. A catarata é uma doença que causa a perda parcial ou total da visão. Algumas pessoas ficam com a visão turva ou embaçada, diminuindo a visão noturna e causando hipersensibilidade à luz. A cirurgia de catarata é extremamente importante para que a pessoa acometida com essa doença recupere a visão e tenha melhor qualidade de vida. O pterígio é uma lesão benigna causada pelo crescimento da conjuntiva na área exposta do olho, do canto nasal do olho em direção à córnea. Os sintomas clínicos podem ser vermelhidão no olho, sensação de corpo estranho, dor, irritação, sensação de que algo está arranhando o olho. Já as complicações mais comuns são distorção visual porque o tecido atingiu a córnea, redução da acuidade visual e até acidentes domésticos devido à cobertura do eixo visual. Os moradores do município contemplados com a cirurgia fazem parte da fila de espera do Sistema Único de Saúde. Ao todo, foram realizadas 16 cirurgias.
Princesa começa a vacinar população a partir dos 35 anos. De acordo com a responsável pela Sala de Vacinas, DAIANA FLACH, a vacinação desse público já começou a ser feita hoje. Ela lembrou que amanhã haverá uma ação especial para aplicação de vacinas em Princesa. A unidade básica de saúde vai ficar aberta das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Será aplicada a vacina contra a covid-19 para pessoas a partir dos 35 anos e contempladas nos grupos já anunciados para receber o imunizante. Além disso, amanhã também serão aplicadas doses contra a Influenza, a vacina da gripe, para o público em geral. DAIANA ressaltou que as pessoas devem apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
A gripe pode levar a doenças mais sérias como pneumonia, bronquite, entre outras complicações. O alerta é da coordenadora da sala de vacinas da gerência regional de Saúde, DILA POSSATTI. Ela destacou que a região está com apenas 64 por cento do público-alvo imunizado. Ela citou que a situação é pior ainda é um município da área de abrangência não alcançou sequer 50 por cento da população. Em contrapartida, Descanso é o município com maior índice de cobertura, com 84 vírgula sete por cento. DILA esclareceu que os números em geral são baixos e comprova que os grupos não estão aproveitando a oportunidade de serem imunizados. É de extrema importância que a população respeite o intervalo de pelo menos 14 dias entre a vacina da gripe e o imunizante contra o coronavírus. DILA comentou que existem vacinas suficientes, faltando interesse da população em procurar o medicamento. A profissional reforçou que a vacinação termina amanhã para os grupos prioritários e a partir de semana que vem, caso haja ainda doses, o imunizante deve ser oferecido para todas as faixas etárias.
A secretaria de Saúde de SJCedro realiza amanhã o dia D de vacinação da Influenza para o público em geral. Quem informou foi a secretária da pasta, JUCELI SOLDÁ. Em entrevista para a Rádio Cedro, a secretária comentou que serão contemplados as pessoas dos grupos prioritários que ainda não receberam a injeção. Na cidade, os profissionais estarão disponibilizando a imunização no Centro de Idosos padre Romualdo Zimmer. O atendimento será entre as 8 horas e 14 horas e 30 minutos. Ela explicou ainda que a sala de Vacinas estará se deslocando até ao Distrito de Mariflor para realizar a etapa. Na localidade, das 8 às 10 horas. Já no Padre Réus, das 10 e 30 as 14 horas. JUCELI destacou que enquanto houver doses disponíveis, os profissionais estarão aplicando. Ela lembrou ainda que é preciso respeitar o período de 14 dias de intervalo entre as vacinas da Covid e Gripe. Até o momento foram atingidos 65 vírgula sete por cento do público-alvo.
Sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, a secretária de Saúde de SJCedro, JUCELI SOLDÁ informou que em caso de perdas ou esquecimento da carteirinha de vacinas, o setor estará fornecendo uma nova. Contudo, ela solicitou para que as pessoas não deixem de levar os documentos necessários no dia da imunização. Além disso, a secretária destacou que as profissionais da sala de vacinas estão verificando a caderneta de vacinas visando saber se há alguma faltando. JUCELI disse que na grande maioria, os homens têm deixado de buscar as injeções contra o tétano entre outras importantes.
As más condições da BR 163 tem diminuído drasticamente o registro de graves acidentes. Ao transitarem pela rodovia federal, a grande maioria dos condutores acabam reduzindo a velocidade para evitar danos no veículo, seja ele de grande ou pequeno porte. Quem afirmou isso foi o policial rodoviário federal do posto em Guaraciaba, DELMAR SARTORI. A falta de acostamento em diversos pontos da rodovia também dificulta o desvio de buracos. Sendo em muitos casos utilizar a pista contrária assim aumentando o risco de colisões frontais. Ele afirmou que seguidamente a PRF está em contato com o DNIT relatando os sérios problemas na pavimentação. Porém, ainda não há previsão de uma intervenção para tapa-buracos ao longo da rodovia federal. SARTORI destacou que os agentes flagram quase que diariamente veículos parados trocando um ou até dois pneus estourados devido à BR 163. Ele enfatizou a importância da conclusão da revitalização total da rodovia federal, sendo essa o corredor para escoamento da economia.
O policial rodoviário federal, DELMAR SARTORI disse que não têm notado a diminuição no fluxo de veículos. Pelo contrário, o tráfego de veículos pesados está se intensificando. Ele citou caminhões como carretas, bitrem e até rodotrem que estão transitando pela rodovia federal. No momento em que DELMAR estava cedendo entrevista a Rede Peperi, um intenso trânsito de veículos estava sendo registrado conforme ele mencionou. O policial rodoviário ainda comentou que alguns condutores acabam utilizando as vias estaduais possíveis no trajeto. Mas isso não diminuiu a quantidade expressiva de trânsito pela 163. A orientação é trafegar em baixa velocidade e evitar desviar de buracos para o lado esquerdo, assim evitando possíveis tragédias.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alerta aos usuários da BR 163, para os bloqueios de tráfego que podem ocorrer em função dos serviços de detonação de rochas no trecho, programado para hoje, 9 de julho, conforme cronograma. A atividade é executada em razão das obras para a adequação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos na rodovia. Hoje, a detonação acontece do quilômetro 104 ao quilômetro 106, em São José do Cedro, na região do Distrito Industrial, às 15 horas. Durante a execução dos trabalhos, equipes farão a sinalização e a orientação do trânsito. Serão adotadas medidas para minimizar o impacto na fluidez do trânsito, mediante a realização de pequenos desmontes, que poderão incorrer em interrupções pontuais e de curta duração. A rodovia ficará fechada por no mínimo uma hora nesse local. As detonações ocorrem na região do Parque Industrial na Linha São Domingos.
A situação extrema leva prefeitos a realizar tapa-buracos na BR 163. Em atitude inédita, prefeitos de cinco municípios do Extremo-Oeste decidiram realizar por conta própria uma operação tapa-buracos na rodovia. Em decorrência da precariedade da BR-163, os municípios de São Miguel, Guaraciaba, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira decidiram tomar uma atitude drástica, e realizar com seus próprios recursos uma operação tapa-buracos na rodovia federal, mesmo não sendo de sua responsabilidade. A decisão foi tomada conjuntamente pelos prefeitos dos cinco municípios, na manhã de hoje. Já na próxima semana, as administrações destes cinco municípios devem enviar às suas respectivas câmaras de vereadores, projetos de lei autorizando as obras dentro de seus limites. Em seguida, será solicitada a liberação do DNIT para execução das melhorias. O Prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON esteve na reunião e destacou que muitos munícipes têm procurado a prefeitura para que, como administração Pública, seja feita algo referente a isso.
A Polícia Militar de Guaraciaba, por volta das 21 horas, realizava operação de trânsito, na Rua do Comércio, centro de Guaraciaba. Na operação, foi realizada a abordagem de um Gol, que durante a consulta da documentação do veículo e do condutor no sistema. Foi constado que o mesmo tinha Mandado de Prisão Ativo em seu desfavor por inadimplência alimentícia expedido pela Comarca de São Miguel do Oeste. Diante do fato o homem foi preso, conduzido e entregue na Unidade de Prisão Avançada de São Miguel do Oeste.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste através da DPCAMI esclareceu ao menos dois crimes envolvendo o compartilhamento de imagens íntimas por meio do Facebook e Instagram. No primeiro caso um homem mantinha contato com um perfil feminino no Facebook. Eles realizavam a troca de imagens e vídeos íntimos até que a suposta mulher começou a ameaçar o homem. A Polícia Civil foi acionada e descobriu que o perfil feminino pertencia a um homem que era “amigo” da vítima. Já no segundo caso, uma mulher compartilhou fotografias intimas com um homem também no Facebook. Os “nudes” foram parar no Instagram e em investigação os policiais descobriram que as imagens foram divulgadas por uma “amiga” da vítima. A Polícia alerta para que as pessoas tomem cuidado ao enviar conteúdo sexual. A pena para a divulgação de imagem ou vídeo íntimo sem o consentimento da vítima é de reclusão de um a cinco anos.
Motociclista fica ferida em colisão frontal contra carro. O acidente de trânsito tipo colisão frontal envolvendo um veículo Fiesta e motocicleta, ambos emplacados em São José do Cedro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18 e 30 de ontem para se deslocar até a Rua João Busato, no Bairro São Cristóvão. Chegando ao local, os bombeiros encontraram a motociclista, uma mulher de 28 anos, ainda em meio a pista de rolamento, consciente e orientado, sinais vitais normais. Ela apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo e na região da clavícula, além de escoriações pelo corpo. Foi então realizada a retirada do capacete e imobilizada a vítima, sendo encaminhada para atendimento médico em São José do Cedro. O veículo era conduzido por um homem de 73 anos que não sofreu ferimentos. A cena ficou aos cuidados da Polícia Militar.