ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 09/06/2023

GLOBO EM FOCO – 09/06/23

-PUXADO POR PLANOS DE SAUDE, IPCA SOBE ZERO VÍRGULA 23 POR CENTO EM MAIO

-SC TENTA CONTRATAR LEITOS INFANTIS DE UTI POR 90 DIAS PARA MINIMIZAR LOTAÇÃO

-ITAPIRANGA PREPARA ATIVIDADES DA SEMANA DO IMIGRANTE

-SJO REGISTRA AUMENTO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA

-ATIVIDADES DA USINA DE ASFALTO DO CONDER TERÃO INICIO SOMENTE EM SETEMBRO

-SECRETÁRIO CONTESTA RECLAMAÇÃO DE ATRASO EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-CRIANÇA PEDE SOCORRO AOS VIZINHOS E PAI É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

Centenas de incêndios florestais descontrolados atingiram o Canadá nesta quarta-feira, comprometendo infraestruturas, forçando pessoas a deixarem suas casas e criando uma nuvem de fumaça que cobriu algumas cidades da costa leste dos Estados Unidos, principalmente, em Nova York. Essa névoa espessa deixa o ar mais obscuro e torna a coloração do céu laranja. Segundo o Instituto Norueguês de Pesquisa Climática e Ambiental ela deve chegar ao país do norte europeu ainda nesta quinta. O estado dinamarquês da Groenlândia e a Islândia já registraram partículas dessa fumaça no ar.

Ministros da União Europeia chegaram a um consenso nesta quinta-feira sobre como compartilhar a responsabilidade pelo cuidado de imigrantes e refugiados, após 12 horas de negociações que levaram Itália e Grécia a assinarem o acordo que vinha escapando do bloco há quase uma década. Ministros de assuntos domésticos do bloco de 27 membros selaram o acordo, na expectativa de encerrar anos de divisão, desde 2015, quando mais de um milhão de pessoas - a maioria fugindo da guerra na Síria - chegaram à União Europeia pelo Mediterrâneo. De acordo com esta proposta, os países do bloco seriam obrigados a receber um determinado número de solicitantes de asilo que chegarem a outro país da UE sob pressão migratória.

A situação humanitária na Ucrânia após o colapso da barragem de Nova Kakhovka foi o tema da conversa entre o presidente francês, EMMANUEL MACRON, e o secretário-geral das Nações Unidas, ANTONIO GUTERRES. O Presidente francês mencionou que o Centro de Apoio e Crise em breve enviará um primeiro comboio de cerca de dez toneladas de equipamentos para atender às necessidades imediatas da população civil como saúde, higiene, purificação de água e cisternas portáteis. A massa de água que invadiu o sul da Ucrânia trouxe vários riscos à população local. Além disso, um grande número de minas terrestres foram arrastadas pela torrente e podem causar explosões.

A relatora do projeto de lei que institui um marco temporal para a demarcação de terras indígenas, senadora SORAYA THRONICKE do União Brasil estuda incluir no parecer a previsão de indenização a produtores rurais. A ideia é que produtores rurais que já perderam terras devido a demarcações sejam compensados com indenizações pelo governo federal. Não seriam indenizados somente pelas eventuais benfeitorias realizadas nelas, mas também pelo valor da terra nua, por exemplo. A intenção de SORAYA é que as indenizações sejam pagas em dinheiro ou por meio de permuta com outras áreas. A data-base da perda da terra que funcionaria como um marco para o pagamento também segue em discussão interna. O projeto que foi aprovado na câmara agora está no senado.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta sexta-feira, no plenário virtual, a decisão liminar que definiu o suplente que deve tomar posse no lugar do deputado federal cassado DELTAN DALLAGNOL do Podemos. A liminar foi concedida pelo ministro DIAS TOFFOLI nesta quarta. O ministro teve um entendimento diferente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Nas contas do TRE, o suplente deveria ser ITAMAR PAIM do PL. O tribunal entendeu que, como nenhum outro candidato do Podemos atingiu 10 por cento do quociente eleitoral, a vaga deveria ir para o PL. O Podemos recorreu ao Supremo para que a vaga permanecesse com o partido. Com a decisão de TOFFOLI, a vaga fica temporariamente com LUIZ CARLOS HAULY.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é considerado a inflação oficial do Brasil, subiu zero vírgula 23 por cento em maio em relação ao mês imediatamente anterior. A informação é do IBGE. No acumulado em 12 meses até aqui, o IPCA registra alta de três vírgula 94 por cento. Esse resultado representa uma desaceleração de zero vírgula 38 ponto percentual em relação a abril, quando a inflação avançou com mais força, a uma taxa mensal de zero vírgula 61 por cento e a uma taxa anual de quatro vírgula 18 por cento. A alta de maio foi puxada pelo grupo de Saúde e cuidados pessoais, com destaque para os planos de saúde, que tiveram alta de um vírgula 20 por cento no mês.

Santa Catarina chegou a 40 casos confirmados de chikungunya em 2023, segundo mostrou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense no boletim semanal das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Trata-se do maior número de registros em um mesmo ano no Estado nos últimos sete anos. Desde 2016, quando Santa Catarina havia confirmado 89 casos de chikungunya, o maior pico para a doença no Estado havia ocorrido em 2019, com 39 registros. No boletim anterior da Dive, com dados até 29 de maio, eram já sinalizadas 38 confirmações. O Estado ainda tem hoje 181 casos suspeitos e outros 280 descartados após exames. Entre as confirmações de chikungunya, 16 são autóctones, ou seja, são de pessoas infectadas em Santa Catarina.

O município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, é o único do Estado a ser selecionado para o Programa Destinos Turísticos Inteligentes, do Ministério do Turismo. A classificação final foi divulgada nesta semana. A maior cidade do Estado ficou em quinto lugar na classificação que escolheu dez municípios brasileiros para participarem do programa. Para a seleção, foram considerados alguns pré-requisitos, como desenvolvimento e a infraestrutura já existentes na cidade, principalmente nos eixos a serem trabalhados no programa, com acessibilidade, tecnologia e governança. Depois de passar por três etapas do programa, o município poderá buscar o selo definitivo de Destino Turístico Inteligente.

O governo de Santa Catarina publicou um edital para credenciar leitos de UTI pediátricos e neonatais já existentes para que sejam colocados a serviço do Sistema Único de Saúde por ao menos 90 dias. Nesta quinta-feira, sete dias após a abertura do chamado público, o Estado tinha quatro de sete regiões de saúde sem vagas para crianças, cenário de lotação que se estende desde maio. A contratação busca parcerias com os hospitais públicos e também os privados com ou sem fins lucrativos. As unidades terão até 30 de junho para manifestar interesse. Quem estiver habilitado ao acordo assinará contrato com validade inicial de três meses, que poderá ser prorrogado por mais 90 dias a depender da necessidade da Secretária da Saúde. O edital não define um número de leitos que poderão ser contratados.

Administração de São João do Oeste registra aumento considerável na prestação de serviços de engenharia e encaminhamentos de projetos e alvarás. De acordo com o prefeito, GENÉSIO ANTON, os avanços são os primeiros frutos da reforma administrativa implantada em maio do ano passado, após aprovação da Câmara de Vereadores. Ele destaca que alguns cargos foram extintos e outros criados, com realização de concurso público para preenchimento de vagas, especialmente nas áreas de engenharia e fiscalização. O prefeito de São João do Oeste menciona que isso refletiu numa maior agilidade de atendimento e aprovação das demandas dos munícipes, principalmente no que diz respeito aos projetos de engenharia. ANTON salienta que recentemente foi implantado um sistema de protocolo digital, onde o cidadão pode acompanhar a tramitação dos projetos de forma online.

O sistema de protocolo digital superou as expectativas, com mais de 100 encaminhamentos realizados desde março deste ano. A avaliação é do prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON. Conforme ele, no sistema o munícipe pode fiscalizar a tramitação de seus projetos e solicitar informações diretamente ao setor de engenharia, com base no número do protocolo gerado no momento do cadastro. Os principais projetos que tramitam são para construções novas, reformas, ampliações, emissão de alvarás e regularização hidro sanitária. ANTON cita que a regularização sanitária tem avançado de forma rápida no município, com forte apoio da administração para que os munícipes adequem seus sistemas de esgoto, de forma a evitar mau cheiro e vazamentos que podem incorrer em diversos transtornos.

A décima oitava Festa da Fruta foi aberta oficialmente em um evento com grande público na noite desta quinta-feira, em Mondaí. O ato oficial também contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais. Na oportunidade foi apresentado um histórico dos 50 anos da Exposição Feira e foi entregue oficialmente ao município, o título de “Capital Catarinense da Fruta” aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, JORGINHO MELLO. O prefeito VALDIR RUBERT e o presidente da CCO, GILMAR STUDT, enalteceram o trabalho de uma grande equipe nos preparativos para a Feira, que deve receber mais de 30 mil pessoas neste final de semana. Antes da abertura da Festa da Fruta, aconteceu uma reunião dos prefeitos da Ameosc com prestação de contas de 2022, deliberações do projeto Plantando Água e definições a respeito do Terceiro Congresso dos Municípios da Ameosc, que acontecerá em agosto.

Após o ato oficial de abertura, marcado por apresentações culturais no pavilhão central da área de lazer, os estandes começaram a receber os visitantes. A primeira noite da Festa da Fruta foi coroada com show gratuito do grupo Tchê Chaleira, na arena de eventos. Nesta sexta-feira terá o baile da melhor idade às 14h no pavilhão central, jantar italiano às 19h no centro de eventos e shows com bandas locais no pavilhão central, a partir das 19h30. A segunda noite da Festa da Fruta terá ainda show nacional com a banda de reggae Chimarruts, às 22h30, na arena de shows e baile com a Banda Pérola Negra no pavilhão central, a partir da 01h da madrugada. Já no sábado, os estandes serão abertos para visitação às 09h da manhã. Também terá palestras sobre bovinocultura de leite e intensa programação durante todo o dia. O ponto alto são os shows nacionais com Thaeme e Thiago e Munhoz e Mariano, a partir das 22h30 deste sábado.

São João do Oeste promoveu nesta semana três palestras educacionais, com participação de estudantes e público em geral. Eventos foram em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente. Diversas parcerias viabilizam diferentes ações no município. O Departamento do Meio Ambiente e Secretaria da Agricultura em parceria com a UNOESC e Secretaria Municipal da Educação, promoveram palestra com o professor JACKON PREUSS, Doutor em Biologia, Mestre em Ciências Ambientais, Pós Graduado em MBA-Gestão Ambiental. Também foram realizadas duas palestras promovidas pelo Fundo do Meio Ambiente com ADRIANO CANCI. O objetivo é reforçar a importância dos cuidados e preservação do Meio Ambiente para uma qualidade de vida cada vez melhor.

Semana do imigrante será promovida de 19 a 25 de junho em Itapiranga. Objetivo é a maior integração dos venezuelanos. O evento acontece em todo mundo e fortalece o trabalho das lideranças da Pastoral na luta pelos imigrantes. De acordo com CECÍLIA KUMMER, integrante da Pastoral do Imigrante da Diocese de Chapecó e professora do CEJA, Centro de Educação de Jovens e Adultos, a Semana do Imigrante é um momento forte de conscientização e de acolhida. Conforme a professora, o trabalho já está planejado há algumas semanas e contempla visitas a escolas municipais e estaduais, os quais atualmente possuem vários alunos estrangeiros. CECÍLIA KUMMER enfatiza que o objetivo da Semana do Imigrante é envolver e sensibilizar para um momento onde há dificuldade de entrosamento destes novos moradores. Ela cita que no 25 de junho, uma atividade será realizada na Praça do Imigrante em Itapiranga, seguindo até o pavilhão da igreja da Matriz com apresentações musicais, dança, canto e almoço ao meio dia oferecido a todos os interessados.

CECÍLIA KUMMER considera o momento importante pela necessidade de fazer a parada em uma semana específica para demonstrar empatia aos demais. Em Itapiranga, principalmente, existe a presença de um grande número de venezuelanos, que vieram em busca de uma vida melhor. A integrante da Pastoral do Imigrante da Diocese de Chapecó e professora do CEJA destaca que pelo registro, são de 1980 venezuelanos cadastrados no município, porém, muitos ainda não estão com a documentação regularizada, morando inclusive em Barra do Guarita e Basílio da Gama, no Rio Grande do Sul, mas que trabalham na JBS em Itapiranga. No total, estima-se um número aproximado de mais de três mil venezuelanos nesta região. O problema, conforme CECÍLIA KUMMER, é a questão documental destes imigrantes, que agora com ajuda da Polícia Federal deve ser solucionada. No final do mês de maio, diversas lideranças estiveram reunidas na prefeitura de Itapiranga para debater este assunto. O encontro contou com representantes da Polícia Federal, Associação Empresarial, JBS, poder legislativo, prefeito, secretários e representantes dos venezuelanos. O objetivo é a regularização para a obtenção da documentação brasileira.

CECÍLIA KUMMER chama a atenção que o município abriu as portas aos venezuelanos em dezembro de 2018. Em quatro anos e meio, várias situações foram ajustas, incluindo educação e saúde. A questão habitacional é considerada preocupante, de acordo com a professora. Pela crescente imigração, acredita-se que mais venezuelanos ainda estarão vindo a Itapiranga pela mão de obra disponível no município. CECÍLIA destaca ainda a dificuldade de compreensão da língua dos imigrantes e que envolve todo um trabalho de adaptação e cultura. De acordo com CECÍLIA KUMMER, é necessário empatia e entendimento deste grupo que deixam para trás seus sonhos e muitas vezes a família e amigos em busca de melhores condições de vida.

O Secretário de Indústria e Comércio de São João do Oeste contesta cobranças feitas em relação a iluminação pública no município. A prefeitura mantém o sistema na cidade, perímetros urbanos de Cristo Rei e Beato Roque e também em todos os centros comunitários. Conforme ELIAS SCHNEIDER são 942 pontos de iluminação pública na cidade e interior. Ele menciona que segue o impasse por parte do Conder sobre credenciamento de empresa para realização dos serviços de manutenção e também de novas instalações. São João do Oeste segue o caminho de outras prefeituras com a contratação individual de empresa para este trabalho, porém a demanda é grande e com isso algumas soluções demoram mais dias.

Sistema em parceria com o Conder reduz os custos aos municípios e permite maior agilidade na prestação de serviços. ELIAS SCHNEIDER comenta que os questionamentos feitos na câmara de vereador não se justifica diante do esforço do município em manter o bom funcionamento do sistema de iluminação pública. Conforme o Secretário de Indústria e Comércio, é preciso seguir os trâmites burocráticos de licitação, compra de materiais e contratação de equipe. De acordo com SCHNEIDER o custo é bastante elevado e cita como exemplo a instalação de um novo ponto de iluminação que atinge 700 reais entre material e mão de obra. O Secretário afirma que a expansão do perímetro urbano exige uma constante atenção na rede de iluminação pública.

Município elabora projeto para reduzir valor pago a Celesc. O Secretário de Indústria e Comércio menciona o repasse que é feito para a Celesc conforme o consumo por lâmpada. Segundo ELIAS SCHNEIDER, a atualização dos dados é necessário em virtude dos investimentos feitos na substituição da lâmpadas de vapor de sódio por sistema de led. Devido ao maior consumo, o custo é maior na rede com lâmpadas de sódios em comparação ao led. A atualização vai proporcionar economia ao município, que já possui mais de 50 por cento da iluminação em modelo de menos consumo. SCHNEIDER afirma que é necessário investimento constante para ter um sistema eficiente de iluminação pública.

Adiado o início dos trabalhos da usina de asfalto do Conder. Questões burocráticas atrasam planejamento do Consórcio. A previsão inicial de realizar pavimentações a partir do mês de junho não será possível de ser atingida. A Usina de Asfalto do Conder ainda está em fase de implantação e também será preciso formar a equipe de profissionais para viabilizar o projeto. A expectativa agora é de iniciar os trabalhos nos municípios da região, a partir de setembro. Conforme o Diretor do Programa Mais Asfalto do Conder, VOLMIR GIUMBELLI, nos próximos meses serão executados os projetos apresentados pelos municípios que fazem parte do programa. No momento ocorre os trâmites para a contratação de servidores que vão atuar nos trabalhos que serão prestados aos municípios.

Concurso público será realizado no dia 17 de junho, para na sequência ter a formação da equipe com operadores de máquinas, motoristas serviços gerais. Todos ainda terão que passar por treinamentos. Segundo GIUMBELLI, o Conder já possui engenheiro contratado e mais um servidor responsável pelo trabalho a campo. O Diretor reconhece que nem mesmo a usina está instalada devido a problemas que surgiram nos trabalhos de instalação. O Diretor do Programa Mais Asfalto do Conder, VOLMIR GIUMBELLI reconhece que a expectativa é muito grande por parte dos municípios e será preciso corresponder com trabalho eficiente. Ele salienta que a economia deve ser de até 40 por cento em comparação aos preços praticados atualmente pelas empresas que atuam na região.

Ações do Conder abrangem 29 municípios integrantes da Ameosc e Amerios. São três programas voltados ao Ambiental, licitação e o Mais Asfalto. Por decisão dos prefeitos dos municípios do Extremo Oeste, o Programa Mais Asfalto é destinado somente aos 19 integrantes da Ameosc. A prefeitura de Paraíso optou por não aderir ao programa. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, trabalha em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Oeste no projeto Mais Asfalto. Conforme o Diretor do Programa, VOLMIR GIUMBELLI, a estrutura da Usina de Asfalto está sendo concluída. Ele comenta ainda que os prefeitos estão ansiosos pelo início das atividades para agilizar pavimentações nas cidades.

Homem é preso por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Nesta quinta-feira, por volta das 19 horas, a guarnição da Polícia Militar, durante rondas, visualizou um homem andando na via, próximo a comunidade da Pedreira. O homem, ao avistar a guarnição, rapidamente colocou a mão no bolso, tentando tirar algum objeto. Após a abordagem, foi localizada uma peteca de cocaína em seu bolso. Indagado sobre a procedência da droga, ele relatou que comprou de uma pessoa que reside na comunidade. A guarnição, de posse das informações, se deslocou até o local e adentrou na comunidade, logrando êxito na busca pelo fornecedor da droga.

Ao ser abordado e confrontado sobre os entorpecentes, confirmou que vendeu uma bucha de cocaína e que possuía mais uma porção na residência. Com o auxílio do cão de faro, os policiais localizaram na casa três petecas de cocaína, uma porção maior de pedra, uma balança de precisão e 25 reais em dinheiro. Diante dos fatos, a Polícia Militar apreendeu o entorpecente e deu voz de prisão ao homem pelo tráfico de drogas, sendo este conduzido, junto com o comprador, até a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos cabíveis.

Criança pede socorro aos vizinhos e pai é preso por violência doméstica. Foi nesta quinta-feira, por volta das 22 horas, quando a Polícia Militar foi acionada para se deslocar até o bairro São Gotardo, pois havia uma criança pedindo socorro aos vizinhos, relatando que sua mãe estava sendo agredida pelo pai. Os gritos da mulher foram ouvidos por vários moradores, que ligaram para a PM pedindo auxílio. Imediatamente, a guarnição foi ao local e encontrou a criança que afirmou que sua mãe estava apanhando. A mulher foi encontrada no quarto, com pequenas lesões por todo o corpo. Já o agressor, que estava na residência, confessou as agressões, mas não detalhou a “motivação”. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.