-GUEDES DIZ QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL DEVE SER PRORROGADO POR DOIS OU TRÊS MESES
-VENDAS DO COMÉRCIO DE SC CRESCEM TRÊS POR CENTO EM ABRIL
-CAMPANHA DA UNOESC VAI COLETAR E RECUPERAR EQUIPAMENTOS ELETRONICOS
-VEREADORES APROVAM ALTERAÇÃO NO ESTATUTO DOS SERVIDORES
-FEDERALIZAÇÃO DA SC 163 NÃO DEVE OCORRER ANTES DE 2023
-PRE FLAGRA CAMINHÃO TRANSPORTANDO ÁGUA EM TANQUE DE COMBUSTÍVEL
-POLÍCIA MILITAR APRENDE DROGA E ARMA EM BAR DO MUNICÍPIO DE DESCANSO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O balanço do acidente ferroviário da segunda-feira em uma área remota no Sul do Paquistão, subiu para 63 vítimas fatais, anunciaram as autoridades locais. A tragédia aconteceu quando um trem descarrilou e em seguida foi atingido por outro que circulava no sentido contrário. O balanço divulgado na segunda-feira registrava 43 mortes. Entre as vítimas fatais estão um bebê de poucos meses e uma mulher de 81 anos. Durante a noite, as equipes de resgate continuaram retirando corpos dos vagões destruídos. As causas do acidente ainda não foram confirmadas.
A China aprovou a CoronaVac para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. O anuncio foi feito pelo diretor do laboratório Sinovac que desenvolveu a vacina. Com a autorização, o país passa a ser o primeiro do mundo a aprovar um imunizante contra a Covid para crianças. Ainda não se sabe quando as crianças vão começar a ser vacinadas. A Sinovac realizou um estudo clínico na população menor de idade que começou no início deste ano, com a conclusão dos ensaios clínicos de primeira e segunda fases.
A Organização Mundial da Saúde pediu, nesta segunda-feira, aos fabricantes de vacinas contra a Covid-19 que disponibilizem metade de sua produção de doses este ano para o dispositivo internacional Covax. Enquanto os países mais ricos acumulam vacinas rapidamente, o Covax, que fornece doses aos países pobres, quer garantir uma distribuição justa entre aqueles que podem pagar e aqueles que não podem, mas ainda não funciona a todo vapor. A OMS também pediu às empresas farmacêuticas que mostrassem solidariedade neste momento.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece, entre outros pontos, auxílio de até três mil e 500 para agricultores familiares em razão da pandemia. Com a aprovação, a proposta segue para o Senado. De acordo com o texto aprovado, o auxílio para agricultores familiares deve valer até 31 de dezembro de 2022. Durante a sessão, o governo orientou voto contrário à proposta, alegando falta de previsão orçamentária. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural. Pelo texto, o agricultor deve se comprometer a implementar um projeto de estruturação da unidade familiar. A União poderá transferir os seguintes valores aos beneficiários, em parcela única: dois mil e 500 reais por unidade familiar, três mil reais quando o benefício for destinado à mulher agricultora familiar e até três mil e 500
quando o projeto de estruturação contemplar implementação de fossas sépticas, cisternas ou outras tecnologias de acesso à água para consumo e produção de alimentos.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que a comissão especial da reforma administrativa será instalada até esta quarta-feira. A declaração foi dada em rede social, após reunião de líderes para discutir o cronograma da reforma. Ainda de acordo com o deputado, todos os partidos com representação na Câmara terão vaga na comissão. Pelas regras de distribuição do regimento interno, quatro legendas acabariam ficando fora do debate: PV, PSOL, Patriota e Cidadania. A comissão foi criada formalmente na última semana e será composta de 34 titulares e 34 suplentes. A instalação da comissão dá início oficial aos trabalhos, com eleição da presidência e do relator do colegiado.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, anunciou nesta terça-feira que o governo vai estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois ou três meses, até que, segundo ele, toda população adulta esteja vacinada no país. Com isso, o pagamento, que estava previsto para terminar em julho, pode ser ampliado até outubro. O ministro não detalhou os valores, mas, atualmente, o auxílio pago está entre 150 e 375 reais. Ele também não forneceu mais informações sobre o processo de reformulação do programa Bolsa Família, em estudo pela área econômica e pelo Ministério da Cidadania.
Os crimes violentos seguem em queda em Santa Catarina e com as menores taxas da série histórica. O Estado registrou do primeiro dia do ano até 31 de maio queda de 17 por cento do número de roubos, 10 e meio por cento de furtos e 21 por cento de homicídios. Foram 768 roubos, quatro mil 305 furtos e 74 homicídios a menos do que o mesmo período do ano passado. O boletim divulgado pelo governo ainda apresenta queda de 21 por cento no número de mortes violentas, que passou de 415 para 324. Já o total de feminicídios caiu 42 por cento neste ano.
O varejo de Santa Catarina fechou abril com alta de três por cento no volume de vendas frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal e, na comparação com o mesmo mês do ano passado, cresceu 15 por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE divulgada nesta terça-feira. No acumulado do primeiro quadrimestre, o Estado alcançou alta de quatro vírgula oito por cento e nos últimos 12 meses cresceu sete vírgula sete por cento. O resultado com ajuste foi o melhor desde julho do ano passado em Santa Catarina e reverte o resultado negativo de meio por cento no mês anterior. O Brasil fechou abril com crescimento de um vírgula oito por cento frente a março.
O plenário da Assembleia Legislativa vai votar a criação do auxílio emergencial para enfrentamento das consequências econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19. O fato foi definido após a aprovação da medida provisória que cria o programa “SC Mais Renda” pela Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento na manhã desta terça-feira. O texto define dois grupos para recebimento do auxílio. Um deles é formado pelas famílias identificadas na base estadual do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e o outro para trabalhadores e trabalhadoras que tenham perdido emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021. Ao total, serão pagas três parcelas de 300 reais para cada beneficiado.
O comerciante KEVIN PEREIRA foi escolhido nesta semana como presidente da Comissão Central Organizadora da Feira do município de Belmonte. A definição do nome do coordenadora geral do evento ocorreu na noite de segunda-feira durante a primeira reunião do grupo formado por representantes do comércio, poder público e setor agropecuário. Também ficou acertado que a organização de cada segmento da feira será tratada pelas subcomissões que farão os levantamentos das potencialidades, demandas, estrutura e demais questões que envolvem o evento. De acordo com KEVIN, o foco não deve ser somente em expor produtos, mas também a geração de conhecimento aos empresários e produtores, agregando possíveis eventos técnicos como palestras e treinamentos na feira.
A intenção da CCO é de que a feira de Belmonte, além de uma oportunidade para pequenas e grandes empresas ou produtores do município mostrarem suas potencialidades, seja também uma vitrine de tecnologias e processos produtivos inovadores. A afirmação é do presidente da comissão central, KEVIN PEREIRA. Ele citou que o ramo agropecuário é o que mais deve trazer novidades para o evento. O presidente da feira destacou que o município já detém muita tecnologia no campo e se destaca com um dos maiores produtores da região o que desperta o interesse das empresas do ramo em participar da exposição. Também nessa semana ficou definido que a escolha das soberanas da feira vai acontecer no mês de outubro. A feira será realizada em 2022.
A Defesa Civil Estadual atendeu um dos pedidos formulados pela administração municipal de Romelândia e entregou dois kits de auxílio ao transporte de água limpa para o consumo humano. Os kits são compostos por bomba e mangueiras e vão auxiliar o município que ainda sofre os efeitos da estiagem. Os reservatórios de água ainda estão aguardando liberação por parte da Defesa Civil para serem usados. Em nota, o município destacou que os equipamentos auxiliarão os agricultores neste momento delicado de estiagem. A prefeitura de Romelândia também confirmou uma emenda de cem mil reais do deputado estadual ISMAEL DOS SANTOS. O recurso deve ser aplicado na reforma da Unidade Básica de Saúde da Linha Rosário. O valor da emenda estará nos cofres públicos até o mês de agosto.
Os cursos de Ciência da Computação e Agronomia da Unoesc vão realizar, nos próximos sábados, uma campanha de recolhimento de equipamentos eletrônicos. A ação será realizada, das nove da manhã ao meio dia e entre uma e cinco da tarde em frente a Unoesc São Miguel do Oeste. Durante os dois próximos sábados serão recolhidos dispositivos de áudio e vídeo, computadores e componentes, consoles, games, telefones e smartphones. Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, ROBERSON JÚNIOR FERNANDES ALVES, os equipamentos serão avaliados, testados e recuperados pelos acadêmicos. Depois disso, os aparelhos serão doados para instituições da região. Ele citou que, além de beneficiar o meio ambiente com o destino adequado do lixo eletrônico, os acadêmicos vão desenvolver a parte pratica do que aprendem no curso.
As pessoas que levarem equipamentos eletrônicos que não usam mais para a Unoesc vão receber uma muda de planta medicinal. Segundo a coordenadora do curso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, CLAUDIA KLEIN, as mudas foram produzidas por funcionários e acadêmicos bolsistas do curso. Ela explicou que a ação é uma forma de aproximar os estudante e professores da comunidade regional, além de apoiarmos ações voltadas à sustentabilidade. O coordenador do curso de Ciência da Computação, ROBERSON JÚNIOR FERNANDES ALVES, reforçou que a campanha também serve para consolidar os valores dos estudantes como cidadãos. Ele disse que a iniciativa enaltece questões como empatia, desenvolvimento da liderança e a responsabilidade tanto com o meio ambiente, quanto com o próximo.
Estão abertas desde o começo deste mês as inscrições para o curso básico de atendimento a emergências do Corpo de Bombeiros Militar. A informação é do tenente do décimo segundo batalhão com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON CROIDS. De acordo com ele, essa será a primeira edição online desse curso. Conforme ele, em edições anteriores o projeto era desenvolvido de forma presencial, porém, devido a pandemia da Covid-19 precisou ser ajustado, afim de evitar aglomeração e um possível contágio da doença nos participantes.
O curso básico de atendimento a emergência tem como objetivo principal repassar informações básicas de como proceder em situações de emergência. A explicação é do tenente do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON CROIDS. Segundo ele, esse curso é um dos pré-requisitos para aqueles que desejam se tornar um bombeiro comunitário. Ele destacou que outra finalidade com esse projeto é divulgar informações para toda a comunidade regional.
Quem realizar esse curso poderá atuar como agente comunitário de proteção civil ou como brigadista voluntário. O comentário é do tenente do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON CROIDS. Ele disse que o curso fornece certificado e habilitação para atuar nessas duas áreas. Ele esclareceu que as inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto através do site, ensinovirtual.cbm.sc.gov.br. CROIDS salientou que a duração do curso é de três meses e a única exigência é possuir idade superior a 16 anos. Após a inscrição o aluno poderá acessar o curso de qualquer lugar e a qualquer momento.
Quarenta e três pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Outras 28 pessoas entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos é de 273. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, um óbito provocado pelo coronavírus de um idoso 68 anos de São Miguel do Oeste. A ocupação é de 24 pacientes confirmados na UTI. O Hospital tem apenas um leito de terapia intensivo disponível. Na enfermaria, são oito casos confirmados e taxa de ocupação de cem por cento. No Pronto Socorro, um paciente aguarda leito de enfermaria.
Os vereadores aprovaram, na noite de ontem, duas proposições sobre a biblioteca pública de São Miguel do Oeste. ELÓI BORTOLOTTI e PAULO DRUMM, ambos do PSD, indicaram a prefeitura que promova a reestruturação da Biblioteca José de Alencar, com a contratação de profissionais. Os autores justificam o pedido com o argumento que a biblioteca tem como objetivo "preservar a cultura local, proporcionar o desenvolvimento intelectual e disseminar o conhecimento” e precisa de mais pessoas para esses serviços. Já a vereadora MARIA TEREZA CAPRA do PT apresentou requerimento de informação questionando por que o espaço tem somente uma funcionária efetiva para atendimento. Ela também quer saber o que o administração pretende fazer para resolver a falta de servidores na biblioteca.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, vereadores de São Miguel do Oeste também apresentaram uma série de proposições sugerindo obras e serviços públicos. Os pedidos serão encaminhados às autoridades competentes. Entre os pedidos estão a instalação de protetores nas árvores já plantadas nos canteiros centrais ao longo da Willy Barth e no passeio próximo ao RCMec e serviços de tapa buracos e instalação de redutor de velocidade no centro da cidade. Os vereadores também pediram a construção de calçamento em diversas ruas dos bairros. A próxima sessão da câmara está marcada para amanhã, as sete hora da noite.
A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei Complementar que altera o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. O novo texto prevê que não serão descontadas e nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário de entrada e saída do serviço não excedentes a cinco minutos em cada registro. A matéria prevê que as horas extras serão realizadas em regime de compensação, podendo ser pagas em dinheiro quando autorizado pela chefia imediata. Uma emenda dos vereadores PAULO DRUMM e ELÓI BORTOLOTTI prevê que a reposição das horas extras deve ocorrer em um prazo máximo de 12 meses após a execução do horário adicional. A emenda e o projeto foram aprovados por maioria, com abstenção de CRIS ZANATTA e MARIA TEREZA CAPRA.
Os vereadores também aprovaram, em segundo turno, dois projetos de lei na sessão remota realizada na noite de ontem. Um deles declara de utilidade pública a Associação de Pais e Professores do Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar. Já o Projeto de Lei Complementar que prevê formas digitais de citações, intimações e demais notificações para contribuintes. A lei prevê que isso pode ser feito por meio eletrônico, como e-mail, protocolo oficial do município ou aplicativos de comunicação. As alterações entram em vigor no prazo de 90 dias e que neste período o município deverá efetuar campanhas de divulgação e orientação sobre essas novas modalidades. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de MARIA TEREZA CAPRA e abstenção de CRIS ZANATTA.
A situação das rodovias da região ultrapassa o limite da indignação. A afirmação é da deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. Ela fez o desabafo ao ser questionada sobre o estado crítico de conservação da SC 163, trecho entre Iporã do Oeste e Itapiranga. LUCIANE afirmou que praticamente todos os 15 deputados da Bancada do Oeste já fizeram diversos apelos aos governos e que nada de solução mais impactante ocorreu. A deputada destacou que o que ainda impede o investimento de recursos federais nessa parte da rodovia é que ela ainda não foi oficialmente federalizada. Na opinião da deputada LUCIANE CARMINATTI, é possívelremanejar valores para esse trecho, pois há recursos de receita crescente. Ela disse que os deputados vão trabalhar para buscar uma solução para esse problema.
O governo do estado já está discutindo as questões legais para repassar os cem milhões de reais dos cofres catarinenses para aplicação nas obras da BR 163. A afirmação é do secretário de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o governo estadual e o Dnit estão conversando sobre a formalização do convenio para o repasse dos valores. VIEIRA acredita que os detalhes desse processo serão acertados em cerca de 40 dias. Ele citou que essa é uma parte burocrática, mas necessária em nome da boa aplicação dos recursos públicos. O secretário comentou que embora o Dnit tenha relatado dificuldades em viabilizar esse convenio, o Estado está dialogando muito para resolver essas questões e injetar os cem milhões de reais para acelerar as obras na BR 163.
O secretário estadual de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, disse, nesta terça-feira no Peperi Entrevista que o processo de federalização da SC 163 não deve ser concluído tão cedo. De acordo com ele, o Estado fez tudo o que era de responsabilidade dele para entregar o controle da rodovia para o governo federal. VIEIRA explicou que a União já disse que não tem condições de receber a rodovia que liga São Miguel do Oeste a Itapiranga neste momento.
Com o anúncio do desinteresse da União em federalizar a SC 163, o governo do estado vai trabalhar na elaboração de um projeto completo para revitalizar a rodovia. Segundo o secretário THIAGO VIEIRA, o governo também vai buscar o apoio da bancada do oeste na Alesc e dos deputados federais para construir uma alternativa para resolver esse problema. O secretário reconhece os problemas da estrada e disse que o governo já está fazendo os serviços de manutenção e de tapa buracos para melhorar as condições de tráfego na rodovia. No programa de ontem, VIEIRA também confirmou o repasse de recursos do estado para a implantação da usina de asfalto. Ele disse que o governo e a Ameosc vão definir um plano de trabalho para acertar a forma de repasse e os valores que a região vai receber.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste flagrou um caminhão tanque transportando agua para consumo animais de forma irregular nesta terça-feira. O veículo foi abordado em uma barreita na SC-163. De acordo com a PRE, o tanque do caminhão é destinado ao transporte de combustíveis. O veículo estava carregado com água para consumo animal. Após o levantamento de dados, a guarnição da Polícia Rodoviária acionou as Vigilâncias Sanitárias e fiscais da ANTT, Agencia Nacional de Transportes Terrestres. O veículo foi retido para perícia e lavrado boletim de ocorrência por crime ambiental.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas e apreensão de arma de fogo na BR 282 em um estabelecimento comercial em Descanso. A guarnição da PM fez um operação no local e abordou os frequentadores. Com um dos clientes foi localizada uma bucha de Cocaína. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendida a droga. Posteriormente, os policiais encontraram um revólver Calibre .22 com duas munições intactas. A arma estava ao lado de uma janela, perto do homem flagrado com cocaína. A arma foi apreendida e um homem foi preso.