ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 09/06/2021

GLOBO EM FOCO – 09/06/21

-GUEDES DIZ QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL DEVE SER PRORROGADO POR DOIS OU TRÊS MESES

-VENDAS DO COMÉRCIO DE SC CRESCEM TRÊS POR CENTO EM ABRIL

-FALTA DE CHUVA SE REPETE NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

-ITAPIRANGA AUMENTA QUANTIDADE DE FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

-SECRETÁRIO DE ESTADO NÃO TEM PROJEÇÃO PARA FEDERALIZAR A 163

-MUNICÍPIO INVESTE EM INFRAESTRUTURA DO GOVERNO DO ESTADO

-HOMEM É PRESO POR POSSE DE ARMA DE FOGO

-PM DE ITAPIRANGA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO NO INTERIOR

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O balanço do acidente ferroviário da segunda-feira em uma área remota no Sul do Paquistão, subiu para 63 vítimas fatais, anunciaram as autoridades locais. A tragédia aconteceu quando um trem descarrilou e em seguida foi atingido por outro que circulava no sentido contrário. O balanço divulgado na segunda-feira registrava 43 mortes. Entre as vítimas fatais estão um bebê de poucos meses e uma mulher de 81 anos. Durante a noite, as equipes de resgate continuaram retirando corpos dos vagões destruídos. As causas do acidente ainda não foram confirmadas.


A China aprovou a CoronaVac para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. O anuncio foi feito pelo diretor do laboratório Sinovac que desenvolveu a vacina. Com a autorização, o país passa a ser o primeiro do mundo a aprovar um imunizante contra a Covid para crianças. Ainda não se sabe quando as crianças vão começar a ser vacinadas. A Sinovac realizou um estudo clínico na população menor de idade que começou no início deste ano, com a conclusão dos ensaios clínicos de primeira e segunda fases.


A Organização Mundial da Saúde pediu, nesta segunda-feira, aos fabricantes de vacinas contra a Covid-19 que disponibilizem metade de sua produção de doses este ano para o dispositivo internacional Covax. Enquanto os países mais ricos acumulam vacinas rapidamente, o Covax, que fornece doses aos países pobres, quer garantir uma distribuição justa entre aqueles que podem pagar e aqueles que não podem, mas ainda não funciona a todo vapor. A OMS também pediu às empresas farmacêuticas que mostrassem solidariedade neste momento.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece, entre outros pontos, auxílio de até três mil e 500 para agricultores familiares em razão da pandemia. Com a aprovação, a proposta segue para o Senado. De acordo com o texto aprovado, o auxílio para agricultores familiares deve valer até 31 de dezembro de 2022. Durante a sessão, o governo orientou voto contrário à proposta, alegando falta de previsão orçamentária. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural. Pelo texto, o agricultor deve se comprometer a implementar um projeto de estruturação da unidade familiar. A União poderá transferir os seguintes valores aos beneficiários, em parcela única: dois mil e 500 reais por unidade familiar, três mil reais quando o benefício for destinado à mulher agricultora familiar e até três mil e 500 quando o projeto de estruturação contemplar implementação de fossas sépticas, cisternas ou outras tecnologias de acesso à água para consumo e produção de alimentos.


O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que a comissão especial da reforma administrativa será instalada até esta quarta-feira. A declaração foi dada em rede social, após reunião de líderes para discutir o cronograma da reforma. Ainda de acordo com o deputado, todos os partidos com representação na Câmara terão vaga na comissão. Pelas regras de distribuição do regimento interno, quatro legendas acabariam ficando fora do debate: PV, PSOL, Patriota e Cidadania. A comissão foi criada formalmente na última semana e será composta de 34 titulares e 34 suplentes. A instalação da comissão dá início oficial aos trabalhos, com eleição da presidência e do relator do colegiado.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, anunciou nesta terça-feira que o governo vai estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois ou três meses, até que, segundo ele, toda população adulta esteja vacinada no país. Com isso, o pagamento, que estava previsto para terminar em julho, pode ser ampliado até outubro. O ministro não detalhou os valores, mas, atualmente, o auxílio pago está entre 150 e 375 reais. Ele também não forneceu mais informações sobre o processo de reformulação do programa Bolsa Família, em estudo pela área econômica e pelo Ministério da Cidadania.

Os crimes violentos seguem em queda em Santa Catarina e com as menores taxas da série histórica. O Estado registrou do primeiro dia do ano até 31 de maio queda de 17 por cento do número de roubos, 10 e meio por cento de furtos e 21 por cento de homicídios. Foram 768 roubos, quatro mil 305 furtos e 74 homicídios a menos do que o mesmo período do ano passado. O boletim divulgado pelo governo ainda apresenta queda de 21 por cento no número de mortes violentas, que passou de 415 para 324. Já o total de feminicídios caiu 42 por cento neste ano.


O varejo de Santa Catarina fechou abril com alta de três por cento no volume de vendas frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal e, na comparação com o mesmo mês do ano passado, cresceu 15 por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE divulgada nesta terça-feira. No acumulado do primeiro quadrimestre, o Estado alcançou alta de quatro vírgula oito por cento e nos últimos 12 meses cresceu sete vírgula sete por cento. O resultado com ajuste foi o melhor desde julho do ano passado em Santa Catarina e reverte o resultado negativo de meio por cento no mês anterior. O Brasil fechou abril com crescimento de um vírgula oito por cento frente a março.


O plenário da Assembleia Legislativa vai votar a criação do auxílio emergencial para enfrentamento das consequências econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19. O fato foi definido após a aprovação da medida provisória que cria o programa “SC Mais Renda” pela Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento na manhã desta terça-feira. O texto define dois grupos para recebimento do auxílio. Um deles é formado pelas famílias identificadas na base estadual do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e o outro para trabalhadores e trabalhadoras que tenham perdido emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021. Ao total, serão pagas três parcelas de 300 reais para cada beneficiado.

Região apresenta queda acentuada no volume de chuva. Nos últimos quatro anos ocorre um processo de estiagem na média anual. A informação é do aposentado WOLFGANG JOHANNES LENGERT, de linha Presidente Becker, interior de Itapiranga. Ele possui uma estação meteorológica usada como referência por RONALDO COUTINHO. LENGERT apresenta dados sobre chuva e temperatura diária há 85 anos. O armazenamento destes dados é uma herança da família. O Homem do Tempo, como é conhecido, destaca que a partir de 2018, o volume de chuva vem caindo de maneira significativa. Em 2021 o problema persiste. Até o momento foram registrados 688 milímetros, longe de atingir a média histórica de quase dois mil milímetros por ano.

Em janeiro choveu 350 milímetros, em fevereiro apenas 25, março subiu para 135 milímetros, em abril, a média já caiu para 36 e em maio, foram 71 milímetros de chuva, mesmo volume registrado até o momento em junho na região. WOLFGANG JOHANNES LENGERT informa que em 2018 choveu o equivalente a mil 844 milímetros, maior volume dos últimos anos. As informações sobre temperaturas mínima e máxima a cada dia e volume de chuva são anotadas pela família desde 1935. Atualmente conta com termômetros modernos e uma Estação Meteorológica. As informações também já resultaram em um livro, publicado em 2019.

Itapiranga segue como único município da região da Ameosc a superar um bilhão de reais no Movimento Econômico Geral. A liderança está mantida entre os 19 municípios do Extremo Oeste. Em 2020 Itapiranga registrou mais de 44 por cento de crescimento da sua economia. De acordo com o diretor do Movimento Econômico da Ameosc, JACSON SONAGLIO, foi concluído o trabalho do ano base 2020, analisados em 2021 e com retorno de impostos em 2022. Itapiranga atingiu a marca de um bilhão 296 milhões de reais que serve de referência de rateio de ICMS que é o recurso que entra no caixa dos municípios. Tunápolis registrou 33 por cento de crescimento. Já São João do Oeste teve números mais modestos com 20 por cento.

No movimento econômico geral da Ameosc o crescimento foi de 29 por cento, enquanto o estado registrou índice de 15 por cento. De acordo com SONAGLIO, em um comparativo dos últimos anos, a região vem crescendo regularmente. O diretor destaca que o comércio foi o setor que mais sofreu o impacto com a pandemia e registrou números mais modestos. JACSON SONAGLIO observa ainda que na indústria, o retorno dos investimentos feitos é mais lento e pode levar até cinco ou seis anos. Já no setor agropecuário o retorno é mais rápido. Em média, dois anos após um investimento significativo, já ocorre aumento na arrecadação do município.

O museu de SJO está aberto ao público desde a terceira semana de abril. A informação é da responsável SIMONE BRAUN. Agora já são duas semanas que as escolas do município procuram o local para agendar visita dos alunos, dentro das medidas de segurança em relação à Covid-19. SIMONE enfatiza que os professores estão trazendo os alunos para conhecer o acervo disponível e também para divulgarem em casa o que o museu de SJO tem a oferecer. Na última semana o museu recebeu alunos do Ensino Fundamental. Agora os estudantes das escolas estaduais comparecem ao museu. Conforme a responsável do local, é uma alegria receber os alunos, pois já houve situações em que eles vieram com a escola e dias depois trouxeram os pais. Isto vem ocorrendo principalmente com os alunos menores, que conforme SIMONE BRAUN, fazem questão de que os pais vejam aquilo que conheceram no museu.

SIMONE comenta que no geral o movimento no museu está baixo. A principal procura é dos munícipes de SJO, que vêm na cidade e quando encontram o museu aberto aproveitam para passar. A responsável cita o Centro de Atendimento ao Turista, que funciona junto ao local e está sob a responsabilidade dela. SIMONE convida os munícipes a conhecerem o museu e lembra que os turistas que passam por SJO também são bem vindos. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. SIMONE BRAUN lembra que nas segundas-feiras não está aberto ao público, pois neste dia ocorrem reuniões e visitas a outros museus para trocar ideias e aperfeiçoar a exposição e o atendimento.

Polícia Militar Ambiental deve intensificar fiscalização para coibir caças na região. Há um mês no comando do pelotão da Polícia Militar Ambiental na região Extremo Oeste de Santa Catarina, o primeiro-tenente e comandante, ALCENIR MINUSCOLI avaliou positivamente esse período frente ao órgão. Em entrevista para a Peperi, ele comentou que já está ciente do modo de trabalho e também das ações desenvolvidas pela equipe nos municípios da região. Ele lembrou que toda atuação da PMA é baseada em procedimentos padrão, onde cada pelotão tem autonomia para desenvolver algumas ações específicas na área de abrangência.

ALCENIR MINUSCOLI afirmou que o crime mais comum atendido atualmente pelo Pelotão da Polícia Militar Ambiental é referente à caça na região Extremo Oeste de Santa Catarina. De acordo com ele, devido a essa questão, a ideia dos profissionais é focar nesse quesito para coibir essa prática nos municípios de abrangência. Conforme ele, é de extrema importância também a ajuda da população para evitar esse tipo de crime. MINUSCOLI orientou que as pessoas devem ligar para o 190 ou então para a PMA./O número é o 3631-3730.

Itapiranga amplia volume de frutas e verduras na alimentação escolar. A informação é da responsável técnica pelo programa de alimentação escolar de Itapiranga, nutricionista, CLAUDIA STEFANELLO. Ela ressalta que as refeições estão sendo servidas de acordo com resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os alunos frequentam a escola em turno único e ainda de forma intercalada uma semana em casa e uma semana na escola. Nas escolas é servido apenas uma refeição por dia, já nas creches são duas vezes. A nutricionista chama atenção que o açúcar, mel e adoçante estão proibidos para crianças com idade inferior a três anos. Os demais alunos recebem proporção limitada por mês. Os cuidados também estão no Plano de Contingência, respeitando o distanciamento, uso de álcool em gel e máscara, que é retirada somente durante a refeição.

CLÁUDIA STEFANELLO valoriza os produtos que são servidos da Agricultura Familiar, com qualidade no leite, filé de tilápia, ovos, milho verde, arroz, feijão, farrinha de milho e batata doce. Também são oferecidas frutas, legumes e verduras como laranja, bergamota, banana, maça, alface e tomate. A nutricionista da secretaria da educação de Itapiranga chama atenção que a rede municipal de ensino fornece diariamente mil e 400 refeições. O investimento neste ano é superior a 200 mil reais em alimentação escolar. A equipe enfrentou algumas dificuldades no início do ano devido as mudanças de hábitos alimentares no período que ficaram em casa.

O Governo de Santa Catarina não deve fazer investimentos significativos na SC 163 nos próximos dois anos. Não existe nem ao menos projeto para as melhorias no trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga. As declarações do Secretário Estadual da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, não animam a região em questões de investimentos em rodovias. O secretário culpa o impasse na federalização da rodovia para justificar o descaso que ocorre. THIAGO VIEIRA afirma que existia a previsão de SC 163 ser federalizada, porém, a falta de recursos do governo federal para investimento em asfalto impossibilitou a transferência da rodovia. O secretário diz que este impasse provocou um atraso na manutenção, pois a SC 163, nem faz parte dos projetos para pavimentações . Ele concedeu entrevista a Rádio Itapiranga e também participou de videoconferência com o prefeito ALEXANDRE RIBAS para explicar a falta de investimentos.

O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina é favorável no investimento em usina de asfalto. THIAGO VIEIRA salienta que apoia o pedido dos prefeitos da região da Ameosc que solicitaram recursos para concluir a usina de asfalto. O governo confirmou liberação de verbas e ainda abriu debate para os municípios realizarem a manutenção. VIEIRA avalia que a parceria visando a manutenção de rodovias estaduais ainda está mais distante de acontecer. Ele diz que a região assumir a manutenção é viável por meio de convênio com o estado, porém, com vários encaminhamentos ainda pendentes. Segundo THIAGO VIEIRA, o governo do estado deve liberar mais de cinco milhões de reais para cada usina de asfalto. No momento cinco projetos estão em desenvolvimento em Santa Catarina.

Serviço de tapa buracos é considerado relevante pelo secretário estadual de Infraestrutura. THIAGO VIEIRA diz que o governo do estado tem dado atenção em ações paliativas, como tapa buracos no trecho da SC 163 de Itapiranga a Iporã do Oeste. Na semana passada, um manifesto de usuários da SC 163 pediu mais investimento, respeito a vida e ao Extremo Oeste. Com a indefinição sobre a federalização da rodovia, os usuários são os prejudicados. THIAGO VIEIRA reconhece que o problema não é falta de dinheiro, pois o governo do estado vai investir 100 milhões de reais em rodovias federais. O Extremo Oeste segue sem projeto e sem investimento em pavimentação asfáltica.

O município de Itapiranga tem iniciativas próprias para evitar um caos ainda maior em infraestrutura de responsabilidade do Governo Estadual. Conforme o secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos de Itapiranga, ARTÊMIO SCALON, são necessários investimentos próprios para compensar o descaso estadual. Um exemplo é a manutenção da SC 283 de Itapiranga a Mondaí. O trecho de 28 quilômetros é mantido pela Secretaria de Transportes e Obras do município sem nenhuma contrapartida do Departamento Estadual de Infraestrutura. O convênio serve apenas para autorizar o município interferir em uma rodovia estadual. SCALON destaca que a interdição da ponte na comunidade de linha Chapéu gerou mais um problema, em outra estrutura do governo estadual e que não recebe a devida atenção.

Para agilizar a obra, o município fez três orçamentos de valor da madeira a ser usada e três orçamentos de mão de obra. Esta documentação deve ser entregue ainda hoje na regional do da secretaria de Infraestrutura em São Miguel do Oeste. O objetivo é dispensar a licitação para permitir melhorias na ponte e liberação do trânsito. ARTÊMIO SCALON explica que o município também aguarda autorização do Deinfra para colocar materiais na margem da SC 163, próximo a cidade de Itapiranga para futura construção de uma ciclovia. A burocracias do governo do estado dificulta até mesmo boas ações que são pretendidas pela prefeitura.

A ponte interditada na SC 283 em linha Chapéu não tem prazo para ser liberada. O engenheiro de infraetstura da regional de São Miguel do Oeste, RAFAEL CHAVES visitou o local para conferir a interdição que foi feita pelos Bombeiros. O local segue proibido para o trânsito e aguarda obras para uma solução paliativa. O secretario de Administração, ARTÊMIO SCALON lembra que já foram anunciadas emendas parlamentares, porém o recurso ainda é insuficiente para uma solução definitiva na ponte em linha Chapéu.

Polícia Rodoviária flagra crime ambiental em caminhão que transitava pela SC 163. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste abordou ontem um caminhão que transportava água para uso animal em seus tanques. Os tanques são destinados a transporte de combustíveis. Após levantamento de dados, foi acionada a vigilância sanitária e fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Os veículos foram retidos para perícia e lavrado boletim de ocorrência por crime ambiental.

Encontrado morto criminoso resgatado por comparsas em ação que resultou na morte de Agente Penitenciário natural de Descanso Conforme o portal GZH de Porto Alegre, o detento resgatado por comparsas na ação que resultou na morte do agente da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) CLÓVIS ROMAN, 54 anos, natural de Descanso em Caxias do Sul , foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 9, em Porto Alegre. GUILHERME FERNADO MENDONÇA HUFFestava escondido em um apartamento na Avenida Independência, no Centro de Porto Alegre. A informação inicial repassada pelas autoridades de segurança é de que ele teria dado um tiro contra si mesmo quando as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais e do setor de inteligência da Brigada Militar chegaram ao local. Outros dois suspeitos foram presos na mesma ação no apartamento. As autoridades ainda procuram outro suspeito em outra área da cidade./Conforme o site Agora no Vale, HUFF respondia a processo por tráfico internacional de drogas. Era integrante de facção com base no Vale do Sinos e atuava no Litoral Norte e no sul de Santa Catarina. Devido à ligação com SC, sua defesa já havia pedido transferência para o Presídio Regional de Araranguá.

Entenda o caso que resultou na morte do Descansense. O servidor da Susepe, CLÓVIS ANTONIO ROMAN de 54 anos natural do município de Descanso, foi morto por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira,7, dentro da Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte, em Caxias do Sul. Conforme a Brigada Militar, o agente participava da escolta de um preso, quando comparsas do criminoso invadiram o local atirando. O agente morreu no local e outro colega, de 42 anos, foi baleado. Dois funcionários da UPA, também ficaram feridos. O preso GUILHERME FERNADO MENDONÇA HUFF que foi resgatado por comparsas, estava na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul. Segundo a polícia, ele havia sido preso na região de Osório e transferido para Caxias em março deste ano. O corpo do agente penitenciário Clóvis Antônio Roman foi sepultado na Linha Leste interior de Descanso.

Um homem foi preso por posse de arma de fogo por volta das 23 horas de ontem, em Descanso. A Polícia Militar abordou frequentadores de um estabelecimento comercial às margens da BR 282, e encontrou um homem com uma bucha de cocaína no local. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendida a droga. Posteriormente foram realizadas novas buscas no local e a polícia localizou um revólver calibre 22, com duas munições intactas. A arma de fogo estava ao lado de uma janela, na qual havia um homem no início da abordagem. A arma foi apreendida e o homem foi preso.

Polícia Militar de Itapiranga cumpre mandado de prisão. Foi por volta das oito horas de hoje, na comunidade de Sede Capela. Os policiais militares de Itapiranga cumpriram uma ordem judicial para prisão de um homem de 40 anos de idade. A sentença definitiva é para o sistema semiaberto. O caso iniciou há seis anos devido a desacato e ameaças contra policiais. O homem não reagiu a prisão e foi conduzido a Unidade Prisional Avança de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.