O balanço do acidente ferroviário da segunda-feira em uma área remota no Sul do Paquistão, subiu para 63 vítimas fatais, anunciaram as autoridades locais. A tragédia aconteceu quando um trem descarrilou e em seguida foi atingido por outro que circulava no sentido contrário. O balanço divulgado na segunda-feira registrava 43 mortes. Entre as vítimas fatais estão um bebê de poucos meses e uma mulher de 81 anos. Durante a noite, as equipes de resgate continuaram retirando corpos dos vagões destruídos. As causas do acidente ainda não foram confirmadas.
A China aprovou a CoronaVac para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. O anuncio foi feito pelo diretor do laboratório Sinovac que desenvolveu a vacina. Com a autorização, o país passa a ser o primeiro do mundo a aprovar um imunizante contra a Covid para crianças. Ainda não se sabe quando as crianças vão começar a ser vacinadas. A Sinovac realizou um estudo clínico na população menor de idade que começou no início deste ano, com a conclusão dos ensaios clínicos de primeira e segunda fases.
A Organização Mundial da Saúde pediu, nesta segunda-feira, aos fabricantes de vacinas contra a Covid-19 que disponibilizem metade de sua produção de doses este ano para o dispositivo internacional Covax. Enquanto os países mais ricos acumulam vacinas rapidamente, o Covax, que fornece doses aos países pobres, quer garantir uma distribuição justa entre aqueles que podem pagar e aqueles que não podem, mas ainda não funciona a todo vapor. A OMS também pediu às empresas farmacêuticas que mostrassem solidariedade neste momento.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece, entre outros pontos, auxílio de até três mil e 500 para agricultores familiares em razão da pandemia. Com a aprovação, a proposta segue para o Senado. De acordo com o texto aprovado, o auxílio para agricultores familiares deve valer até 31 de dezembro de 2022. Durante a sessão, o governo orientou voto contrário à proposta, alegando falta de previsão orçamentária. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural. Pelo texto, o agricultor deve se comprometer a implementar um projeto de estruturação da unidade familiar.
A União poderá transferir os seguintes valores aos beneficiários, em parcela única: dois mil e 500 reais por unidade familiar, três mil reais quando o benefício for destinado à mulher agricultora familiar e até três mil e 500 quando o projeto de estruturação contemplar implementação de fossas sépticas, cisternas ou outras tecnologias de acesso à água para consumo e produção de alimentos.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que a comissão especial da reforma administrativa será instalada até esta quarta-feira. A declaração foi dada em rede social, após reunião de líderes para discutir o cronograma da reforma. Ainda de acordo com o deputado, todos os partidos com representação na Câmara terão vaga na comissão. Pelas regras de distribuição do regimento interno, quatro legendas acabariam ficando fora do debate: PV, PSOL, Patriota e Cidadania. A comissão foi criada formalmente na última semana e será composta de 34 titulares e 34 suplentes. A instalação da comissão dá início oficial aos trabalhos, com eleição da presidência e do relator do colegiado.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, anunciou nesta terça-feira que o governo vai estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois ou três meses, até que, segundo ele, toda população adulta esteja vacinada no país. Com isso, o pagamento, que estava previsto para terminar em julho, pode ser ampliado até outubro. O ministro não detalhou os valores, mas, atualmente, o auxílio pago está entre 150 e 375 reais. Ele também não forneceu mais informações sobre o processo de reformulação do programa Bolsa Família, em estudo pela área econômica e pelo Ministério da Cidadania.
Os crimes violentos seguem em queda em Santa Catarina e com as menores taxas da série histórica. O Estado registrou do primeiro dia do ano até 31 de maio queda de 17 por cento do número de roubos, 10 e meio por cento de furtos e 21 por cento de homicídios. Foram 768 roubos, quatro mil 305 furtos e 74 homicídios a menos do que o mesmo período do ano passado. O boletim divulgado pelo governo ainda apresenta queda de 21 por cento no número de mortes violentas, que passou de 415 para 324. Já o total de feminicídios caiu 42 por cento neste ano.
O varejo de Santa Catarina fechou abril com alta de três por cento no volume de vendas frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal e, na comparação com o mesmo mês do ano passado, cresceu 15 por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE divulgada nesta terça-feira. No acumulado do primeiro quadrimestre, o Estado alcançou alta de quatro vírgula oito por cento e nos últimos 12 meses cresceu sete vírgula sete por cento. O resultado com ajuste foi o melhor desde julho do ano passado em Santa Catarina e reverte o resultado negativo de meio por cento no mês anterior. O Brasil fechou abril com crescimento de um vírgula oito por cento frente a março.
O plenário da Assembleia Legislativa vai votar a criação do auxílio emergencial para enfrentamento das consequências econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19. O fato foi definido após a aprovação da medida provisória que cria o programa “SC Mais Renda” pela Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento na manhã desta terça-feira. O texto define dois grupos para recebimento do auxílio. Um deles é formado pelas famílias identificadas na base estadual do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e o outro para trabalhadores e trabalhadoras que tenham perdido emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021. Ao total, serão pagas três parcelas de 300 reais para cada beneficiado.
Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço completa 38 anos. A data foi domingo, mas todos ainda estão em clima de comemoração. DENI BOITO é o atual presidente e o vigésimo da história da entidade. Conforme ele, a ACISLO foi protagonista de importantes conquistas da cidade. Segundo o dirigente, independente de quem passou na direção, o trabalho sempre foi focado no desenvolvimento dos empresários e na preservação do associativismo. DENI diz que os lojistas, de modo geral, vão vencendo a pandemia, na continuidade do trabalho de cada um. Mas tem setor, inevitavelmente sofrendo muito, principalmente os envolvidos com bares, restaurantes e organizadores de evento.
As empresas precisam ter saúde para se manter, aguardando que tudo isso passe. O comentário é do presidente da ACISLO. Quando DENI BOITO assumiu a Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço do Oeste, ela tinha 470 associados. Hoje tem quase 540. Ele explica que a entidade cresceu porque é trabalhado forte o associativismo e os benefícios que a associação oferece. A mensalidade varia de acordo com o orçamento de cada empresa. BOITO defende a ideia de que o poder público e o setor privado tem que caminhar lado a lado. ACISLO participa de vários conselhos municipais de São Lourenço como de Trânsito e Desenvolvimento Econômico. A cidade tem mais de mil e 200 CNPJ ativos.
Apae é beneficiada com recursos do Programa Comunidade Forte. A informação é da diretora da escola especial de Lourenço do Oeste – JUCELEI SERPA. Segundo ela, além da Apae a Associação Atlética Lageado também foi beneficiada com o convênio para receber recursos do Programa Comunidade Forte, do governo municipal de São Lourenço do Oeste. De acordo com a diretora, cada entidade vai receber 50 mil reais. A Apae usará os recursos para manutenção dos serviços. Segundo JUCELEI SERPA, o dinheiro também servirá para melhorar aspectos sociais, culturais, intelectuais e efetivos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Transtorno do Aspecto Autista e atraso no desenvolvimento psicomotor.
Programa Comunidade Forte tem ajudado diversas entidades ao longo dos últimos anos. RAFAEL CALEFFI, prefeito de São Lourenço do Oeste, frisa que todas as entidades e comunidades beneficiadas até hoje com o programa se encaixaram nos critérios estabelecidos em lei. No caso das comunidades, objetivo continua sendo manter as famílias unidas e ativas em suas localidades, participando ativamente de ações que visem o constante desenvolvimento comunitário.
Sintraf de Anchieta está em processo de eleição. Seguindo o estatuto do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, o atual presidente - VENTURA WOLF, comenta que a pandemia está trazendo dificuldades para a escolha da nova diretoria. No momento marca reuniões nas comunidades, pois precisa encontrar delegados que representem cada uma, e há casos em que as restrições impedem que o encontro aconteça. De acordo com ele, como trabalha a anos no Sintraf, organizou uma chapa para concorrer, que por enquanto é a única em Anchieta. Porém, qualquer sócio que esteja em dia com o Sindicato pode formar uma chapa e participar da eleição.
Trabalhos na Secretaria de Infraestrutura de Saltinho seguem em ritmo acelerado. De acordo com o responsável pela pasta - VALDI CHRISTMANN, o seu departamento tem várias obras e melhorias em andamento. A chuva dos últimos dias desacelerou um pouco os trabalhos, porém os servidores não pararam, focando no que era possível fazer com o solo molhado. O secretário lembra que assumiu a pasta com vários equipamentos estragados, mas aos poucos, e com o empenho da equipe, o maquinário foi consertado, e está conseguindo dar qualidade e agilidade aos serviços.
Escoamento da produção agrícola depende da qualidade das estradas. O secretário de infraestrutura - VALDI CHRISTMANN, dá bastante foco no trabalho nas estradas. Ele destaca que uma boa rota para transportar o produto é parte muito importante da escala de produção, que em Saltinho é na maioria líquida ou viva. Ainda em relação ao escoamento da produção, a Secretaria trabalha arrumando acessos a propriedades, principalmente com cascalhamento. Comenta que em alguns lugares observam a necessidade e fazem, mas na maioria das vezes é o produtor que entra em contato e solicita o trabalho.
Falta de chuva regular vem ocorrendo nos últimos seis anos e se acentuou nos últimos dois. Anchieta registra um déficit de 50 por cento de precipitação nestes dois últimos anos. A informação é do prefeito IVAN CANCI. Conforme ele, são mil e 500 litros de água aproximadamente a menos por metro quadrado. O chefe do executivo disse que a situação é preocupante devido ao baixo volume de chuva registrado nos últimos tempos. Para ele, se nos próximos anos a situação continuar, a região poderá se tornar semiárida.
Governo Estadual propôs programas via fundo de desenvolvimento rural. Estes programas irão oferecer financiamentos subsidiados para os agricultores com objetivo de investir em estruturas de armazenamento de água em suas propriedades. O prefeito IVAN CANCI disse que aguarda que essa ajuda do Estado auxilie os agricultores a diminuírem os prejuízos
O prefeito de Anchieta, IVAN CANCI, disse que nestes dias de chuva o município registrou cerca de 40 milímetros. De acordo com ele, essa quantidade ajuda na pastagem e nas culturas. Mas ele destacou que este volume não é suficiente para penetrar o solo. A Alesc aprovou os dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que viabilizam a liberação de 100 milhões de reais para o enfrentamento a estiagem enfrentada pelo Estado. São 70 milhões para a construção de cisternas nas propriedades rurais e 30 milhões para a preservação das nascentes.
Dívidas antigas podem ser renegociadas na prefeitura de Campo Erê. A prefeita ROZANE MOREIRA explica que se trata de um programa de recuperação fiscal chamado REFIS. A Administração Municipal encaminhou projeto de lei para a Câmara, que foi aprovado e em maio regulamentado, possibilitando parcelamento para facilitar para os contribuintes devedores. Quem está pendente com o fisco municipal antes de dezembro do ano passado deve se dirigir ao setor de tributo da prefeitura para renegociar seus compromissos. Já o IPTU desse ano, agora, pode ser parcelado normalmente. De uma forma ou de outra as pessoas precisam pagar suas dívidas.
Prefeitura é obrigada por lei cobrar todas as dívidas pendentes dos contribuintes. A prefeita de Campo Erê diz que não gostaria de ver ninguém sendo chamado no fórum, por isso faz um apelo para que todos os que devem seus impostos como IPTU, por exemplo, se dirijam ao Setor de Tributo para renegociar. Se a conta for paga em um ano, não será cobrada multa nem juro. ROZANE MOREIRA garante que todo imposto cobrado será transformado em ações e obras para o benefício da própria população.
Polícia Militar inicia Operação Escola Segura em São Lourenço do Oeste. A PM está intensificando as medidas de segurança preventiva nas escolas públicas e privadas, localizadas nos 54 municípios de abrangência da quarta Região de Polícia Militar. A Operação Escola Segura começou a ser realizada nas unidades de ensino de São Lourenço na semana passada, e será finalizada juntamente com o encerramento do ano letivo 2021.
O objetivo da operação é dar mais visibilidade as atividades de polícia ostensiva, inibir a ação de eventuais autores de delitos e agir para restaurar a sensação de segurança nos ambientes escolares. O comandante da PM no município - VILMAR ROSA, explica que a execução dessa ação será por meio de visitas preventivas, observando as particularidades de cada unidade de ensino. ROSA ressalta que está analisando a segurança das escolas e a existência de câmeras de monitoramento. O primeiro contato é através da Secretaria de Educação e depois com a direção de cada unidade de ensino.
Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, não está funcionando este ano em razão da pandemia da Covid-19. O major VILMAR ROSA, disse que o secretário de Educação de São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI, está muito contente com essa parceria. É muito importante à ação entre Secretaria de Educação e Polícia Militar no combate ao crime.
Homem é detido por embriaguez após se envolver em acidente de trânsito. Na noite de ontem por volta das 19 horas e 20 minutos, foi registrado um acidente de trânsito no bairro Cristo Rei, envolvendo um HondaCivic e uma motocicleta Honda CG150. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o condutor da motocicleta que teria sofrido escoriações, porém ele recusou atendimento. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e constatou que o condutor da motocicleta apresentava visíveis sinais de embriaguez. Segundo a PM, ele confirmou ter ingerido bebida alcóolica, porém recusou a realizar o teste de etilômetro. O homem de 46 anos foi detido e encaminhado a Subdivisão de Polícia.
Homem fica em estado grave ao ser esfaqueado em Francisco Beltrão. O crime foi na casa da ex-mulher do agressor, na Rua Aurélio Buarque de Holanda, bairro Novo Mundo, na tarde de ontem. Quando ele chegou no local, a mulher estava conversando com dois homens que teriam vindo de Pato Branco. O ex-marido esfaqueou um deles e fugiu a pé. O SAMU socorreu a vítima, que sofreu ferimentos graves, e o encaminhou ao Hospital Regional. A Polícia Militar mobilizou as equipes, porém o homem fugiu para o mato e não foi localizado.