ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/06/2021

-GUEDES DIZ QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL DEVE SER PRORROGADO POR DOIS OU TRÊS MESES

-VENDAS DO COMÉRCIO DE SC CRESCEM TRÊS POR CENTO EM ABRIL

-PREFEITURA INICIA COBRANÇA DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIAS

-PRIMEIRA OU ÚNICA PARCELA DO IPTU VENCE NA PRÓXIMA SEMANA

-PERDAS COM A ESTIAGEM PODEM CHEGAR A 30 MILHÕES DE REAIS

-MUNICÍPIO REGISTRA DÉFICIT DE 50% DE CHUVA NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS

-PRODUTORES SERÃO BENEFICIADOS COM OS PROGRAMAS DA AGRICULTURA

-SAÚDE REALIZA HOJE MAIS UMA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

-POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGA E ARMA DE FOGO E UM HOMEM É PRESO

-POLÍCIA AMBIENTAL DEVE INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO PARA COIBIR CAÇAS

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O balanço do acidente ferroviário da segunda-feira em uma área remota no Sul do Paquistão, subiu para 63 vítimas fatais, anunciaram as autoridades locais. A tragédia aconteceu quando um trem descarrilou e em seguida foi atingido por outro que circulava no sentido contrário. O balanço divulgado na segunda-feira registrava 43 mortes. Entre as vítimas fatais estão um bebê de poucos meses e uma mulher de 81 anos. Durante a noite, as equipes de resgate continuaram retirando corpos dos vagões destruídos. As causas do acidente ainda não foram confirmadas.

A China aprovou a CoronaVac para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. O anuncio foi feito pelo diretor do laboratório Sinovac que desenvolveu a vacina. Com a autorização, o país passa a ser o primeiro do mundo a aprovar um imunizante contra a Covid para crianças. Ainda não se sabe quando as crianças vão começar a ser vacinadas. A Sinovac realizou um estudo clínico na população menor de idade que começou no início deste ano, com a conclusão dos ensaios clínicos de primeira e segunda fases.

A Organização Mundial da Saúde pediu, nesta segunda-feira, aos fabricantes de vacinas contra a Covid-19 que disponibilizem metade de sua produção de doses este ano para o dispositivo internacional Covax. Enquanto os países mais ricos acumulam vacinas rapidamente, o Covax, que fornece doses aos países pobres, quer garantir uma distribuição justa entre aqueles que podem pagar e aqueles que não podem, mas ainda não funciona a todo vapor. A OMS também pediu às empresas farmacêuticas que mostrassem solidariedade neste momento.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece, entre outros pontos, auxílio de até três mil e 500 para agricultores familiares em razão da pandemia. Com a aprovação, a proposta segue para o Senado. De acordo com o texto aprovado, o auxílio para agricultores familiares deve valer até 31 de dezembro de 2022. Durante a sessão, o governo orientou voto contrário à proposta, alegando falta de previsão orçamentária. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural. Pelo texto, o agricultor deve se comprometer a implementar um projeto de estruturação da unidade familiar. A União poderá transferir os seguintes valores aos beneficiários, em parcela única: dois mil e 500 reais por unidade familiar, três mil reais quando o benefício for destinado à mulher agricultora familiar e até três mil e 500 quando o projeto de estruturação contemplar implementação de fossas sépticas, cisternas ou outras tecnologias de acesso à água para consumo e produção de alimentos.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que a comissão especial da reforma administrativa será instalada até esta quarta-feira. A declaração foi dada em rede social, após reunião de líderes para discutir o cronograma da reforma. Ainda de acordo com o deputado, todos os partidos com representação na Câmara terão vaga na comissão. Pelas regras de distribuição do regimento interno, quatro legendas acabariam ficando fora do debate: PV, PSOL, Patriota e Cidadania. A comissão foi criada formalmente na última semana e será composta de 34 titulares e 34 suplentes. A instalação da comissão dá início oficial aos trabalhos, com eleição da presidência e do relator do colegiado.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, anunciou nesta terça-feira que o governo vai estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois ou três meses, até que, segundo ele, toda população adulta esteja vacinada no país. Com isso, o pagamento, que estava previsto para terminar em julho, pode ser ampliado até outubro. O ministro não detalhou os valores, mas, atualmente, o auxílio pago está entre 150 e 375 reais. Ele também não forneceu mais informações sobre o processo de reformulação do programa Bolsa Família, em estudo pela área econômica e pelo Ministério da Cidadania.

Os crimes violentos seguem em queda em Santa Catarina e com as menores taxas da série histórica. O Estado registrou do primeiro dia do ano até 31 de maio queda de 17 por cento do número de roubos, 10 e meio por cento de furtos e 21 por cento de homicídios. Foram 768 roubos, quatro mil 305 furtos e 74 homicídios a menos do que o mesmo período do ano passado. O boletim divulgado pelo governo ainda apresenta queda de 21 por cento no número de mortes violentas, que passou de 415 para 324. Já o total de feminicídios caiu 42 por cento neste ano.

O varejo de Santa Catarina fechou abril com alta de três por cento no volume de vendas frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal e, na comparação com o mesmo mês do ano passado, cresceu 15 por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE divulgada nesta terça-feira. No acumulado do primeiro quadrimestre, o Estado alcançou alta de quatro vírgula oito por cento e nos últimos 12 meses cresceu sete vírgula sete por cento. O resultado com ajuste foi o melhor desde julho do ano passado em Santa Catarina e reverte o resultado negativo de meio por cento no mês anterior. O Brasil fechou abril com crescimento de um vírgula oito por cento frente a março.

O plenário da Assembleia Legislativa vai votar a criação do auxílio emergencial para enfrentamento das consequências econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19. O fato foi definido após a aprovação da medida provisória que cria o programa “SC Mais Renda” pela Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento na manhã desta terça-feira. O texto define dois grupos para recebimento do auxílio. Um deles é formado pelas famílias identificadas na base estadual do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e o outro para trabalhadores e trabalhadoras que tenham perdido emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021. Ao total, serão pagas três parcelas de 300 reais para cada beneficiado.

A Associação Hospitalar de Cedro registrou ontem quatro nascimentos de meninas na unidade. A informação é da administradora do Hospital, MONICA DE TOLEDO. Conforme ela, são três meninas de SJCedro e uma de Princesa. Todas elas nasceram de cesáreas. A administradora disse que não há registros que informam algo parecido nos últimos anos.

Ameosc supera a marca de 20 mil pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia. As informações estão no boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Associação. O Extremo-Oeste chega a 20 mil 502 pessoas que foram positivadas para a doença. Segundo este boletim, mais de 18 mil já estão declarados curados. SMOeste é o município com o maior registro de casos, com cinco mil e 199 casos, seguido de Itapiranga com duas mil 466. O terceiro município com o maior registro é Dionísio Cerqueira com mil 820 pessoas infectadas. Já Guaraciaba está em quarto lugar com mil 683 casos e em quinto está SJCedro com mil 601 casos confirmados desde o início da pandemia. A Ameosc registra 257 mortes causadas pela doença. 66 pessoas estão internadas devido a Covid. O boletim foi atualizado na última segunda-feira às 18 horas.

Já o número de casos ativos, os municípios da região atualizaram as informações na tarde de ontem. Conforme o boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela secretaria de Saúde de Guaraciaba, são 122 pessoas com o vírus ativo. Em Anchieta 111 casos estão ativos. Já Palma Sola, segundo o último boletim, são 38 infectados ativos. Em Guarujá do Sul são 47 ativos que devem seguir os protocolos da Saúde. A secretaria de Princesa também atualizou seu boletim e informou que 38 pessoas estão com o coronavírus ativo. Já SJCedro, 138 pessoas estão infectadas. Em 24 horas o município confirmou mais 17 novos casos.

A secretaria de Saúde inicia hoje a terceira etapa de vacinação contra a Influenza em Princesa. A confirmação é da responsável pela sala de Vacinas, DAIANA FLACH. Já foram realizadas duas etapas de vacinação. A primeira delas beneficiou às gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e às crianças de seis meses até menores de seis anos. Na segunda etapa idosos e professores. E hoje começa a terceira etapa da imunização, sendo que agora serão vacinados os profissionais de forças de salvamento, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, pessoas com deficiências e que apresentam comorbidades. DAIANA disse que ainda há pessoas, incluídas nas duas primeiras etapas, que não tomaram a vacina contra a Influenza. Ela comentou que é importante lembrar que a abertura de novos grupos, tanto na campanha da Gripe quanto na da Covid-19, não impede que os públicos de fases anteriores continuem se vacinando.

A prefeitura de Guaraciaba alterou a forma de fornecer os carnês de IPTU neste ano. Diferentemente de ano anteriores, as guias foram disponibilizadas apenas pelo site, desta forma evitando aglomeração na prefeitura. Para quem não disponibiliza de equipamentos para impressão dos boletos, podem estar buscando o setor responsável e solicitar a emissão do carnê. A primeira parcela vence na próxima quarta-feira, dia 16. Serão mais duas parcelas que vencerão nos meses seguintes. Os detalhes são do fiscal de Tributos da prefeitura, FELIPE BRUSTOLIN. Conforme ele, as pessoas que farão a emissão dos carnês devem aguardar 15 minutos para que o registro dos boletos seja feito. O fiscal destacou que as guias são pagáveis em qualquer banco, inclusive pelos aplicativos no celular.

O fiscal de Tributos, FELIPE BRUSTOLIN, informou que o município espera receber aproximadamente 800 mil reais sem contar a taxa da recolha de lixo. Segundo ele, serão cerca de meio milhão de reais que o município deve receber, representando 70 por cento do total de carnês. O restante, sendo 250 mil reais deve optar pelo parcelamento. BRUSTOLIN destacou que a inadimplência neste ano deve ficar em cinco por cento.

A prefeitura de Princesa decretou situação de emergência no último dia 28 devido à falta de água no município. Esta situação vem sendo registrada desde meados de 2019. A informação é do coordenador de Defesa Civil de Princesa, SILVIO DA SILVEIRA. Conforme ele, a falta de água é tanto para animais como para o consumo humano. O coordenador explicou que segundo o relatório emitido pela Epagri do município relatando a estimativa de perda na lavoura, como na atividade leiteira, a comissão da Defesa Civil esteve reunida e sugeriu a administração a decretação de situação de emergência. E a partir disso, a prefeitura realizou um novo decreto 914 de 28 de maio decretando situação de emergência devido a estiagem. Com o decreto, a Defesa Civil do município inicia a preparação dos documentos para que seja homologado junto a Defesa Civil do Estado.

O município está atendendo mais de 40 pontos que solicitam transporte de água para consumo humano e animal. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Princesa, SILVIO DA SILVEIRA, essa quantidade abrange mais de 60 famílias. Além do transporte de água, as secretarias de Obras e Agricultura trabalham na abertura e limpeza de bebedouros para tentar oferecer um suporte para aos produtores. SILVEIRA explicou que, conforme o levantamento de perdas realizado pela Epagri, as perdas podem chegar a 55 por cento do milho como para grãos ou silagem. Já para a cultura da soja são previstos perda de 16 por cento do total. E no feijão, a estimativa é de que o município perca de 37 por cento. No fumo a perda no rendimento final poderá chegar a 23 por cento e na atividade leiteira 30 por cento com tendência de aumento nos próximos meses. O total de perdas poderá chegar a 30 milhões de reais.

O Sintraf de Anchieta está em processo de eleição da nova diretoria. Seguindo o estatuto do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, o atual presidente, VENTURA WOLF, comentou que a pandemia está trazendo dificuldades para a escolha da nova diretoria. No momento, marcar reuniões nas comunidades é mais difícil devido ao momento vivenciado. Ele organizou uma chapa para concorrer e por enquanto é a única em Anchieta. Mas ele disse que qualquer sócio que esteja em dia com o Sindicato pode formar uma chapa e participar da eleição neste ano.

Os produtores de Anchieta serão beneficiados com os programas da secretaria de Agricultura referente ao mês de maio de 2021. Serão 65 agricultores beneficiados superando o total 37 mil reais. Estes benefícios já estão disponíveis para consulta pública através do Programa de Incentivo Direito – PID - e pelo Programa Infraestrutura Produtiva – PROINFRA. Nesta relação constam os agricultores que fizeram seu pedido entre primeiro e 31 de maio, efetuaram a renovação do bloco de produtor rural no prazo estabelecido e atenderam todos os demais requisitos exigidos pelo programa. Por meio do PID serão beneficiados 45 agricultores, totalizando o valor de cerca de 30 mil reais. Já o PROINFRA vai beneficiar neste mês, 20 agricultores, totalizando o valor de cinco mil e 600. A lista está disponível para consulta pública no site eletrônico da prefeitura municipal e na secretaria de Agricultura.

A falta de chuva regular vem ocorrendo nos últimos seis anos e se acentuou nos últimos dois anos. Anchieta registra um déficit de 50 por cento de precipitação nestes dois últimos anos. A informação é do prefeito, do município, IVAN CANCI. Conforme ele, são mil e 500 litros de água aproximadamente a menos por metro quadrado. O prefeito disse que a situação é preocupante devido ao baixo volume de chuva registrado nos últimos tempos. Para ele, se nos próximos anos esta situação continuar a região poderá se tornar semiárida. E devido isso, CANCI lembrou que o governo Estadual propôs programas via fundo de desenvolvimento rural. Estes programas irão oferecer financiamentos subsidiados para os agricultores com objetivo de investir em estruturas de armazenamento de água em suas propriedades. IVAN disse aguardar que esta ajuda do Estado auxilie os agricultores a diminuírem os prejuízos.

O prefeito de Anchieta, IVAN CANCI, disse que nestes dias de chuva o município registrou cerca de 40 milímetros. De acordo com ele, essa quantidade ajuda na pastagem e nas culturas. Mas ele destacou que este volume não é suficiente para penetrar o solo. A Alesc aprovou os dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que viabilizam a liberação de 100 milhões de reais para o enfrentamento a estiagem enfrentada pelo Estado. São 70 milhões para a construção de cisternas nas propriedades rurais e 30 milhões para a preservação das nascentes.

As obras de asfaltamento e sinalização de faixas e placas em SJCedro já estão concluídas e os próximos passos é o pagamento para empresa pelos serviços prestados. Os detalhes são do engenheiro da prefeitura, MARIEL PERIN. Conforme ele, desta obra são de recursos próprios do município sem a busca de financiamentos. O engenheiro citou as Ruas João Busato, Hermínio Conte e o Loteamento Alta Colina. PERIN lembrou que a partir deste momento haverá a contribuição de melhorias por parte dos beneficiados com os trabalhos. Além disso, ele citou mais uma obra no município. MARIEL explicou que do trecho saindo do município chegando até a Linha Santo Inácio, próximo ao clube da localidade. O investimento com pedras irregulares é de aproximadamente um milhão de reais. Conforme o engenheiro, esse trecho aproximado de quatro quilômetros. O processo está em fase de aprovação.

Conselho Municipal de Trânsito de SJCedro lança campanha do “Estacionamento Compartilhado”. O Comtran de SJCedro, composto por integrantes da administração, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicatos, associações e demais entidades, tem feito encontros mensais para apresentar sugestões visando a melhoria e segurança no trânsito municipal. A campanha do Estacionamento Compartilhado tem objetivo de gerar mais vagas de estacionamento em locais com movimento intenso, principalmente em horário comercial. O presidente do Conselho, EDIMILSON DALMAGRO, afirmou que serão inicialmente 14 locais que receberão placas indicando vagas de estacionamento compartilhado. Ele esclareceu que os motoristas terão 30 minutos para permanecer no local. O objetivo é que por meio da divulgação haja o uso consciente.

O presidente do Comtran em SJCedro, EDIMILSON DALMAGRO, também lembrou que as farmácias possuem placas diferenciadas, mas, que não estão regulamentadas por meio do Código Nacional de Trânsito. A intenção foi também contemplar estes locais que necessitam destes estacionamentos livres. Os locais escolhidos foram todas as farmácias do município, além de uma vaga em frente ao Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Cresol e Prefeitura. O presidente afirmou que a campanha foi aprovada por unanimidade pelos membros do Comtran e também pelos empresários destes estabelecimentos, que já tiveram a ideia apresentada. Conforme ele, caso a iniciativa tenha os efeitos positivos esperados poderá ocorrer a ampliação. Neste sábado, irá ocorrer um pedágio informativo sobre a campanha do Estacionamento Compartilhado e, na sequência, a implantação das placas.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas e apreensão de arma de fogo na BR 282 por volta das 23 horas e 20 minutos em um estabelecimento comercial, em Descanso. Foi realizada abordagem no local e abordados os frequentadores, sendo que com um homem foi localizado uma bucha de Cocaína. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendida a droga. Posteriormente foi realizadas buscas no local e localizado uma arma de fogo, revólver Calibre .22 com duas munições intactas, que estava ao lado de uma janela, na qual no início da abordagem um homem estava no local. A arma foi apreendida e um homem foi preso.

Polícia Militar Ambiental deve intensificar fiscalização para coibir caças na região. Há um mês no comando do pelotão da PMA na região Extremo-Oeste, o primeiro-tenente e comandante, ALCENIR MINUSCOLI avaliou positivamente esse período frente ao órgão. Ele comentou que já está ciente do modo de trabalho e também das ações desenvolvidas pela equipe nos municípios da região. Ele lembrou que toda atuação da PMA é baseada em procedimentos padrão, onde cada pelotão tem autonomia para desenvolver algumas ações específicas na área de abrangência. ALCENIR MINUSCOLI afirmou que o crime mais comum atendido atualmente pelo Pelotão da Polícia Militar Ambiental é referente à caça na região Extremo-Oeste. De acordo com ele, devido a essa questão, a ideia dos profissionais é focar nesse quesito para coibir essa prática nos municípios de abrangência. Conforme ele, é de extrema importância também a ajuda da população para evitar esse tipo de crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.