-SENADO APROVA PROJETO PARA VOLTA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DE VEÍCULOS
-SANTA CATARINA ULTRAPASSA A MARCA DE 150 MORTES POR DENGUE NESTE ANO
-MUNICÍPIO ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BÔNUS AGRÍCOLA ATÉ O FINAL DO MÊS
-DUAS EMPRESAS MANIFESTAM INTERESSE EM SE INSTALAR NA AREA DA LINHA APARECIDA
-RITMO DE NOVOS CASOS CAI, MAS MUNICÍPIO CHEGA A 980 REGISTROS DE DENGUE
-MOTORISTA SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM BARRANCO NA BR 282
-AGRICULTOR FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE TRATOR EM PROPRIEDADE RURAL
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
O presidente da Coreia do Sul, YOON SUK YEOL, afirmou nesta quinta-feira que pretende criar um novo ministério para reverter a queda na taxa de natalidade no país, ameaçado por uma crise demográfica. O governo investiu bilhões de dólares para incentivar o aumento da taxa de natalidade, mas em 2023 o país registrou apenas 230 mil nascimentos, o menor número desde o início da série estatística em 1970. A taxa de fecundidade -- o número de filhos que se espera que uma mulher deve ter -- caiu para zero virgula 72.O resultado deixa a Coreia do Sul como o país com a menor taxa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Os Estados Unidos interromperam na semana passada o envio de bombas a Israel depois que o país não apresentou resposta às "preocupações" de Washington sobre seus planos de invadir Rafah, no sul de Gaza. O presidente JOE BIDEN afirmou que bombas que os americanos forneceram a Israel foram usadas para matar civis. Ele falou também que Israel não terá apoio dos Estados se entrar em centros populosos, uma menção à invasão a Rafah, no sul da Faixa de Gaza. As forças israelenses fizeram uma pequena operação militar na cidade na terça-feira, mesmo com os pedidos dos americanos para que não entrassem, e pode ser que voltem a entrar na cidade.
A principal agência de ajuda humanitária da ONU em Gaza estima que cerca de 79 mil pessoas fugiram da cidade de Rafah, no sul, desde segunda-feira, à medida que se expande uma ofensiva israelense na cidade. Os palestinos em partes do leste de Rafah foram instruídos a evacuar na segunda-feira pelos militares israelenses, que lançavam uma ofensiva na cidade. Desde então, o ataque de Israel em Rafah expandiu-se de ataques aéreos para operações terrestres, como mostram imagens de satélite. Nesta quarta, as Forças de Defesa de Israel divulgaram imagens da incursão terrestre em Rafah, cidade considerada o último refúgio de mais de um milhão de palestinos na guerra contra grupo terrorista o Hamas.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa Selic em zero vírgula 25 ponto percentual, de 10 vírgula 75 ao ano para 10 e meio por cento ao ano. Este foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. No início do ciclo de cortes, a Selic estava em 13 vírgula 75 por cento ao ano. Desde então, o comitê vinha reduzindo a Selic no mesmo ritmo: meio ponto percentual a cada encontro. Com a decisão desta quarta, de cortar a Selic para 10 e meio por cento, o BC mudou esse ritmo. Mesmo assim, a taxa chegou ao menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em nove vírgula 25 por cento ao ano.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que determina a volta da cobrança do seguro para cobrir indenizações a vítimas de acidentes de trânsito, conhecido anteriormente como DPVAT. Foram 41 votos favoráveis ao texto, o mínimo necessário. A proposta segue para a sanção do presidente LULA e, após esta etapa, vira lei. O pagamento, que acontecerá uma vez ao ano, será obrigatório para os donos de carros e motos. O valor da taxa e a data do primeiro pagamento ainda não foram definidos, mas o líder do governo no Senado, JAQUES WAGNER, afirmou que a equipe econômica estima uma tarifa entre 50 e 60 reais, a partir de 2025. A cobrança do DPVAT foi extinta durante o governo do presidente JAIR BOLSONARO.
Subiu para 107 o número de pessoas que morreram em função das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Conforme o boletim da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira, há ainda 136 pessoas desaparecidas e 374 feridos. No total, mais de um milhão e 400 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 164 mil 583 mil estão desalojadas e 67 mil 542 mil foram levadas a abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 425 relataram problemas relacionados ao temporal. Além disso, uma morte está em investigação. Segundo estimativas da Fiergs, os 336 municípios que tiveram a calamidade pública decretada, representam 87 por cento dos empregos industriais da região.
Os aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna devem receber 58 voos extras por semana para atender o Rio Grande do Sul no transporte de pessoas e de cargas. O estado gaúcho sofre com enchentes desde a última semana, e já contabiliza 100 mortes em função dos temporais. A medida foi anunciada pela secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias nesta quarta-feira e vem como alternativa para manter Porto Alegre e a região metropolitana conectada com o restante do Brasil. As operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas até pelo menos 30 de maio, já que o terminal ficou completamente alagado. A Secretaria Nacional do Consumidor pediu à Anac a flexibilização das normas para o transporte aéreo de passageiros como a remarcação de passagens sem custo, no prazo de um ano, e reembolso total sem pagamento de taxas.
Santa Catarina ultrapassou nesta quarta-feira a marca de 150 mortes por dengue em 2024, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Estado de Saúde. Os 151 óbitos contabilizados nas primeiras 14 semanas deste ano já superam em 53 por cento a quantidade total de 98 mortes registradas em 2023. A maioria das mortes ocorreu em Itajaí com 27 casos, Joinville com 24, Blumenau com 22 e Florianópolis que teve 10 óbitos. Outras 50 mortes seguem em investigação. Neste ano, foram registradas 337 mil 346 notificações de dengue em Santa Catarina. Desses, 245 mil e 73 foram considerados casos prováveis, 17 mil 923 foram inconclusivos e 92 mil 273 foram descartados. Na comparação com o mesmo período de 2023, o aumento é de 222 por cento no número de casos prováveis.
Os professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina decidiram, em assembleia na tarde desta quarta-feira, suspender a greve, que já durava 15 dias. Essa interrupção no movimento será de 60 dias. Nesse período, a categoria espera que o governo do estado apresente nova proposta. A decisão de suspensão da greve foi feita durante assembleia em Florianópolis. Em nota, o Sinte informou que vai estar na mesa de negociação e nesse período vai buscar uma proposta do governo para garantir reajuste e descompactação da tabela salarial. O governo de Santa Catarina havia apresentado proposta na quart, com antecipação do aumento do vale-alimentação para 25 por dia em novembro de 2024; aplicação de um terço da hora-atividade a partir de 2025; e lançamento de edital de concurso público da educação em junho de 2024, com chamamento dos aprovados a partir de 2025.
Foi encontrado o corpo do itapiranguense que desapareceu nas águas do rio Pardinho no último dia 30. CARLOS WOLFART é uma das 100 pessoas que morreram em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. Ele era morador da comunidade de Dourado e estava em Sinimbu para um casamento de um familiar. No dia 30 de abril, ele tentou deixar o local onde estava e acabou surpreendido pela enchente. O corpo de CARLOS foi encontrado a aproximadamente cinco quilômetros de distância do local que havia sido levado. A previsão de liberação do corpo para o traslado é de dois dias, mas a família tenta agilizar o processo. O corpo está no IML de Santa Cruz do Sul e o reconhecimento já foi realizado por familiares.
Um grupo de moradores de São Miguel do Oeste está organizando um grupo de voluntários para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. De acordo com HENRIQUE BRASIL, o objetivo é organizar as pessoas que tem interesse em ajudar as famílias de Encantado ou Roca Salles. Ele disse que um pequeno grupo deve se deslocar para fazer o reconhecimento da região afetada e, posteriormente, ir em um número maior de voluntários para ir até o Rio Grande do Sul. O grupo vai atuar no apoio as famílias de todas as formas. HENRIQUE disse que a ajuda será braçal. O telefone para participar do grupo é 9 9200-2754 ou instagram @brasilhenrique.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, anunciou nesta semana, o início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Linha Bela União e Jardim de Infância Estrelinha, da Linha Bela União. A unidade escolar receberá um investimento de 142 mil e o início das obras está previsto para a próxima semana. Conforme o projeto, serão realizadas adequações de acessibilidade nas salas de aulas, acessos a sanitários, pintura, execução de pergolado e troca de esquadrias e demais serviços e materiais. Serão ampliados 65 metros quadrados e o total da obra de cerca de 326 metros quadrados. O prazo de execução da obra é de 90 dias.
A Associação de Apicultores de Iporã do Oeste, em parceria com a prefeitura municipal e a EPAGRI, vai realizar no próximo dia 22 de maio, o Seminário Regional de Apicultura. O evento vai acontecer no Centro de Múltiplo Uso de Iporã do Oeste, com início às oito e meia. A primeira palestra será sobre “Produção de Própolis, uma oportunidade na apicultura”, ministrada pelo professor ERNESTO BREYER. A programação terá sequência na parte da tarde, com palestra sobre “Aproveitamento e cuidados na produção de cera”, com CLEOMAR LIEBERT da Casa do Apicultor, e “Extração do mel, os Caminhos para a qualidade do produto final”, ministrada por MIRCON FRUHAUF, da EPAGRI. O evento vai até as três e meia da tarde e as vagas são limitadas.
Os interessados em participar do Seminário de Apicultura devem realizar a inscrição no escritório local da EPAGRI de cada município. Conforme o Gerente Regional da EPAGRI, SIDINEI SIMON, o evento será um momento muito importante para discutir a atividade que têm ganhado uma importância muito grande na região, tanto para consumo próprio, como fonte de renda e preservação da natureza. Ele destacou que a qualidade do mel catarinense é muito reconhecida, porém há uma dificuldade na composição de preços e valores pagos aos apicultores. O Gerente Regional frisou o mel catarinense recebeu é considerado um dos melhores do mundo e a região vem produzindo com uma qualidade cada vez maior.
A Apae de São Miguel do Oeste vai realizar, no sábado da semana que vem, dia 18, o tradicional Risoto no Tacho. O evento está programado para o salão do bairro São Sebastião a partir do meio-dia. Os ingressos podem ser adquiridos na Apae ou com o integrantes da escola especial. O valor é de 35 reais. Para alunos e crianças o preço é de 15 reais. O objetivo da ação é arrecadar recursos para completar o orçamento e fazer frente as despesas da Apae no decorrer do ano. De acordo com a diretora social da escola, CLAUDINARA OLIBONI, a procura pelos ingressos é grande e a comunidade, mais uma vez, vai ajudar a escola.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, entregou, nesta quarta-feira, uma Ordem de Serviço para a ampliação e adequação de um espaço para instalação de uma nova cozinha na Escola Emma Balke. A obra está orçada em 238 mil reais. O ambiente onde está a cozinha atualmente será transformado em uma área de apoio pedagógico. Além disso, o município está executando as obras de adequação da parte inferior da nova ala da Creche Tio Patinhas, no bairro São Jorge. O espaço será dividido em dois setores, com um investimento de 192 mil. Um deles, será destinado para a Secretaria de Educação, e o outro, será utilizado como almoxarifado de insumos e materiais diversos da Secretaria de Saúde, com a exceção de medicamentos.
A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste abriu o período de inscrições para a terceira edição do Programa Bônus Agrícola. O prazo vai até o dia 31 deste mês. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem protocolar o pedido na Prefeitura ou por meio do site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br, direcionando para Bônus Fiscal Agrícola. Esta será a terceira edição do programa e os valores do Bônus serão pagos de acordo com o Movimento Econômico das notas emitidas no ano de 2022. O secretário de Agricultura, NILO BEDIN ressaltou que é importante que todos os produtores que emitiram notas eletrônicas neste período, apresentem o relatório da movimentação até o mês de agosto. Ele também orientou as pessoas a não deixarem a inscrição para os últimos dias.
O programa Bônus Agrícola beneficia os agricultores e também as empresas do comércio no município. O comentário é do secretário de Agricultura, NILO BEDIN. Ele explicou que, em um primeiro momento, o formato valoriza as famílias rurais que poderão investir os recursos onde mais necessitam nas propriedades e atividades. Além disso, o comércio local também ganha na medida em os valores poderão ser investidos para compras em mais de 60 estabelecimentos credenciados, no próprio município, nos mais diversos ramos de atividade. O pagamento do programa Bônus Agrícola será efetuado a partir da segunda quinzena de Outubro e em Novembro, e a utilização dos valores deverá ser feita no mesmo período. Os valores não usados serão estornados à Municipalidade.
O seminário para instalação do Fórum de Desenvolvimento Regional está confirmado para o dia 16 de junho. A informação é do presidente da Associação dos Municípios do Extremo-oeste, WILSON TREVISAN. O evento está confirmado para acontecer na Unoesc com a participação de cerca de 180 lideranças regionais. Durante o dia serão instaladas as 10 Câmaras setoriais que vão discutir as prioridades de cada segmento para inclusão no plano do Fórum. O evento também terá uma palestra sore desenvolvimento regional com o diretor financeiro do Sebrae, ANACLETO ORTIGARA. TREVISAN reforçou que o objetivo do Fórum é concluir a elaboração de um documento com as prioridades da região até o final deste ano.
O prefeito WILSON TREVISAN explicou, no Peperi Entrevista desta quarta-feira, os motivos que levaram o município a solicitar autorização para a câmara de vereadores para vender um terreno na linha Aparecida que estava destinado para a abertura de uma área industrial. Ele disse que a lei não permite mais que o município faça doação de imóveis como forma de incentivo as empresas. TREVISAN explicou que a forma correta é a venda, por meio de licitação, na modalidade de concorrência pública, com alguns incentivos, como por exemplo, valor mínimo de 50 por cento do valor da avaliação. O projeto foi aprovado em primeira votação na última terça-feira e deve sofrer uma nova votação na noite de hoje.
O projeto que trata da alienação do imóvel da Linha Aparecida estabelece os critérios e a forma como se dará a venda e prazo de pagamento das parcelas. Além disso, o projeto estabelece que os recursos provindos da alienação serão revertidos ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para fomento e incentivo de novos parques, condomínios e distritos industriais. Outro ponto é o que impede que a empresa que adquirir o terreno só pode vender o imóvel depois de 10 anos do início das atividades. Além disso, a proposta prevê algumas obrigações para quem adquirir o imóvel, sob pena de rescisão. O prefeito WILSON TREVISAN disse no Peperi Entrevista que duas empresas manifestaram interesse em aquirir a área e que o imóvel também pode ser usado para um projeto da Ameosc.
O ritmo de registro de novos casos de dengue caiu nos últimos sete dias em São Miguel do Oeste. O boletim epidemiológico divulgado ontem aponta que foram confirmados 79 casos na última semana, menos da metade do total de registros do período anterior. Com isso, o total de casos de dengue subiu para 980. Desde o começo do ano foram identificados mil 585 casos suspeitos. 571 foram descartados. Outros 34 moradores com os sintomas da doença aguardam o resultado dos exames de laboratório.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste apreendeu, nesta quarta-feira, uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria estava em um Gol que furou o bloqueio policial na SC 282 por volta das dez horas da noite. O motorista não obedeceu a ordem de parada e seguiu em fuga em direção ao trevo com a BR-158. O homem abandonou o veículo e entrou em um matagal. O carro estava carregado com 15 mil maços de cigarros. O condutor não foi localizado. O veículo e a carga foram removidos e entregues à Receita Federal.
Um homem ficou ferido em um acidente envolvendo um trator na linha Liso Baixo, interior de Guaraciaba, nesta quarta-feira. O acidente por volta da uma hora da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trator tombou e o condutor ficou preso embaixo do maquinário. Ele foi resgatado por populares. Quando os bombeiros chegaram no local, o homem estava sentado no banco traseiro de uma caminhonete. Ele apresentava um corte na cabeça, além de fraturas no ombro e tórax. O homem foi imobilizado e conduzido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Uma mulher foi parar em cima do capô de um carro em um acidente na avenida Willy Barth. A colisão envolveu um carro e uma moto no Bairro Progresso por volta da uma hora da tarde desta quarta-feira. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, encontrou a motociclista em cima do capô do veículo. Ela apresentava escoriações e ferimentos em uma das pernas. Após os primeiros socorros, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional. A condutora do veículo não se feriu.
Um motociclista sofreu um acidente depois de se enroscar em fios de fibra ótica nesta quarta-feira na avenida Willy Barth. O acidente aconteceu por volta do meio-dia no Bairro Progresso. A vítima relatou que seguia em direção ao Bairro São Gotardo quando acabou se enroscando em alguns fios de fibra ótica que estavam pendurados sobre a via. Ele disse que conseguiu se proteger com um dos braços para que os fios não pegassem no pescoço. Mesmo assim o motociclista sofreu uma queda e teve o braço lesionado. Ele acionou a Polícia Rodoviária Federal para o registro da ocorrência.
Um acidente envolvendo uma carreta deixou um homem ferido na noite de ontem na BR 282. O condutor do veículo perdeu o controle da direção saiu da pista e colidiu contra um barranco. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas. O motorista da carreta relatou dores no peito e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao hospital regional Terezinha Gaio Basso.