ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 09 05 2020

-GOVERNO LIBERA 5 BILHÕES PARA FINANCIAMENTO DE EMPRESAS DE TURISMO

-MOISÉS DIZ QUE RESPIRADORES FORAM COMPRADOS SOB “DESESPERO” E SUGERE CERCEAMENTO À IMPRENSA

-BANDEIRANTE PRORROGA PRAZO PARA PAGAMENTO DO IPTU POR CAUSA DO PANDEMIA

-SÃO MIGUEL DO OESTE REGISTRA MAIS TRÊS CASOS E CHEGA A 10 PACIENTES COM COVID-19

-MUNICÍPIO VAI ANUNCIAR NOVAS REGRAS PARA ABERTURA DO COMÉRCIO NA SEMANA QUE VEM

-POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE ARMAS E PALANQUES DE MADEIRA NATIVA NA REGIÃO

-POLÍCIA PRENDE HOMEM DURANTE OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi seis graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A China afirmou nesta sexta-feira que apoia a criação, "após o fim da pandemia", de uma comissão liderada pela Organização Mundial da Saúde para avaliar "a resposta mundial" ao novo coronavírus. A declaração foi feita após a forte pressão internacional, sobretudo por parte dos Estados Unidos e da Austrália, a favor de uma investigação sobre o surgimento do patógeno na China. A revisão deverá acontecer de forma "aberta, transparente e inclusiva", segundo o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, MICHAEL RYAN, afirmou nesta sexta-feira que há um caminho para o fim da pandemia, mas que é preciso continuar vigilante e adotar mudanças no modo de viver até lá. As declarações foram dadas no dia em que se completam 40 anos da erradicação da varíola - uma das doenças mais mortais da humanidade - e as autoridades da OMS lembraram que a atuação conjunta dos países na época deve servir de exemplo na luta contra a Covid-19. RYAN comentou que é preciso que os países tenham solidariedade, transfiram recursos materiais e ajudem uns aos outros.

A Comissão Europeia propôs nesta sexta-feira aos países do bloco a prorrogação do fechamento da fronteira externa da União Europeia até 15 de junho, anunciou o executivo comunitário. A restrição das viagens "não essenciais" se aplica aos 27 países do bloco, exceto a Irlanda, assim como outros quatro países do espaço de livre circulação: Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega. A proibição não afeta moradores de longa duração na União Europeia, familiares de cidadãos europeus, diplomatas, médicos, enfermeiros, pesquisadores, especialistas no combate ao vírus, nem transportadores.

O governo federal publicou em edição do “Diário Oficial da União” desta sexta-feira uma medida provisória que libera cinco bilhões para o financiamento de empresas do turismo economicamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus. O texto, que já havia sido anunciado anteriormente, foi publicado na data em que é comemorado o Dia Nacional do Turismo e segue para análise do Congresso. O montante vai abastecer o Fundo Geral do Turismo, criado na década de 1970 para financiar a infraestrutura do setor no país. Segundo o Ministério do Turismo, a linha de crédito atenderá desde agências e locais de hospedagem até parques temáticos e centros de convenções.

Três ministros do governo, seis delegados e uma deputada federal serão ouvidos na próxima semana pela Polícia Federal em depoimentos relacionados ao inquérito que apura suposta tentativa de interferência do presidente JAIR BOLSONARO em investigações da PF, acusação feita pelo ex-ministro SÉRGIO MORO. Na terça-feira serão ouvidos no Palácio do Planalto os ministros WALTER BRAGA NETTO da Casa Civil, AUGUSTO HELENO do Gabinete de Segurança Institucional e LUIZ EDUARDO RAMOS da Secretaria de Governo. Na terça também será ouvida a deputada CARLA ZAMBELLI. Para segunda-feira, a Polícia Federal programou ouvir o depoimento do delegado ALEXANDRE RAMAGEM, que teve a nomeação para diretor-geral da instituição suspensa por determinação do Supremo Tribunal Federal.

O Brasil tem mais de 50 mil pessoas que já foram curadas da doença. A informação é do Ministério da Saúde. O governo também confirmou que o país acumula nove mil 897 mortes e 145 mil 328 casos confirmados de covid-19, desde o primeiro registro oficial da doença em fevereiro. Nesta sexta-feira foram registrados mais 751 óbitos causados pela doença, o maior número para o período de 24 horas. A taxa de letalidade, que é o percentual de mortes entre indivíduos doentes, permaneceu em seis vírgula oito por cento. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, por meio do painel nacional da doença. Dados das secretarias estaduais da saúde, no entanto, apontam que o país já superou a marca dos dez mil óbitos por Covid-19.

Os prefeitos da região de Concórdia, no Oeste catarinense, fizeram uma reunião no final da tarde desta sexta-feira para decidir novas ações de combate à Covid-19. Ao contrário da recomendação do governo estadual, os prefeitos decidiram manter o funcionamento do comércio. As medidas começam a valer na próxima terça-feira, por sete dias, até uma nova análise. No entanto, os municípios prometem que haverá mais fiscalização e os locais que têm movimento intenso - como bancos e mercados - terão que medir a temperatura dos clientes. Além disso, grandes empresas terão que reduzir 30 por cento do quadro de funcionários, como num sistema de rodízio.

Em uma transmissão ao vivo para um público selecionado de empresários reunidos pelo Lide Nacional, grupo de líderes empresariais criado pelo atual governador paulista JOÃO DÓRIA JR., CARLOS MOISES justificou as medidas que vêm sendo tomadas em Santa Catarina para enfrentar a pandemia do coronavírus e defendeu seu governo no episódio da polêmica compra de 200 respiradores por 33 milhões. Aos empresários reunidos virtualmente, MOISÉS admitiu que a operação foi realizada quando vivia momento de “verdadeiro desespero” com a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento de UTI no Estado e com o temor de que a importação de respiradores da China não fosse possível. MOISÉS também criticou a cobertura realizada pela imprensa catarinense ao caso, em tom de desabafo. Chegou a sugerir aos empresários que pressionassem os meios de comunicação usando a condição de anunciantes para garantir, nas palavras dele, “um recado muito claro de um jornalismo decente que tem que ser praticado, responsabilizar esses veículos”.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo considera inaceitável a tentativa do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, de cercear a liberdade de imprensa por meio da pressão econômica. A manifestação da entidade foi feita no final da tarde desta sexta-feira, por rede social, motivada por uma declaração do governador a um grupo de empresários. A Associação Catarinense de Imprensa também emitiu uma nota criticando a posição do governador. O documento diz que a ACAERT considera que esse tipo de manifestação demonstra, por parte do governante, um total desconhecimento do papel da imprensa, que tem a obrigação de divulgar toda e qualquer informação que for de interesse público e para o bem da sociedade. A entidade fecha a nota afirmando que a imprensa deve servir aos governados e não aos governantes.

O município de Bandeirante prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. A informação é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. De acordo com ele, inicialmente os vencimentos estavam programados para ocorrer nos meses de março, abril, maio e junho, porém foram atualizados. Conforme ele, a medida foi necessária, visto a pandemia causada pelo novo coronavírus. Segundo BIEGELMEIER, o objetivo principal é facilitar a vida da população nesse momento difícil enfrentado por todo o mundo.

Os novos vencimentos do IPTU de Bandeirante são para os meses de julho, agosto, setembro e outubro. O comentário é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. Ele destacou que os moradores do centro da cidade poderão optar pelo pagamento em cota única ou pelo parcelamento. Ele disse que a parcela em cota única tem vencimento para o dia 31 de julho com desconto de 10 por cento no valor total. Já o parcelamento pode ser feito em até três vezes, com vencimentos para os dias 10 de agosto, 10 de setembro e nove de outubro, porém sem desconto nessa modalidade.

A maioria dos contribuintes de Bandeirante acaba sempre efetuando o pagamento em apenas uma parcela visto o valor cobrado não ser muito alto. A afirmação é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. Ele também ressaltou que o índice de inadimplência no município é pequena. O prefeito citou ainda que apenas algumas pessoas que não moram em Bandeirante acabam atrasando os pagamentos, porém, a grande maioria acaba quitando os débitos com a Administração nos prazos estabelecidos.

As pessoas que já retiram os carnês do IPTU e ainda não efetuaram o pagamento do imposto devem procurar o setor de tributos da prefeitura e solicitar um novo boleto bancário. A explicação é do secretário de Administração e Fazenda da prefeitura de Bandeirante, EDER MARCON. Ele disse que aqueles que já realizaram o pagamento não precisam fazer essa nova retirada. Conforme ele, ao todo, Bandeirante possui mil 117 imóveis, sendo que desse total, 700 pessoas já retiram os carnês. MARCON lembrou ainda que o município espera arrecadar pouco mais de 40 mil reais com o Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria nas regionais Oeste e Extremo Oeste têm nova direção a partir desta semana. GEFERSON LUIZ DOS SANTOS assume no lugar de CLAUDEMIR JOSÉ BONATTO a direção das unidades que, no início deste ano, foram integradas e passaram a fazer parte de uma mesorregião com uma única estrutura de gestão. Entre os objetivos da nova gestão está a descentralização da gerência de tecnologia do SENAI e a construir um novo Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas em Chapecó. GEFERSON foi professor e diretor do Senai de São Miguel do Oeste. BONATTO, que estava no cargo de gerente executivo do Sesi-Senai na região assumirá a diretoria de educação e tecnologia do SESI e SENAI em Goiás.

A Secretaria de Agricultura vai realizar na próxima semana a entrega das autorizações do programa Sementes para Pastagens de Inverno e Cobertura. O documento para retirada das sementes vai acontecer entre segunda e quarta-feira em frente ao Centro Administrativo. De acordo com o secretário ANTÔNIO ORSO, serão atendidos agricultores que fizeram a inscrição antecipada. Ao todo, serão distribuídos mil 207 sacos de sementes de aveia preta, aveia branca, ervilhaca e avezém. Cada agricultor receberá no máximo quatro sacos de sementes. ORSO lembrou que este é mais um programa de incentivo econômico concedido aos agricultores que contribuem e incrementam o Movimento Econômico da Agricultura no município.

O trabalho de entrega das autorizações para retirada das sementes do programa desenvolvido pela secretaria de Agricultura vai seguir todas as normas de controle da Covid-19, a fim de evitar aglomerações. A informação é do secretário ANTONIO ORSO. Ele pediu que todos venham com tranquilidade, não esqueçam as máscaras e mantenham o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas. ORSO destacou que os agricultores que não retirarem as autorizações entre segunda e quarta na frente da prefeitura poderão solicitar o documento na secretaria de Agricultura.

Em torno de 400 kits de alimentos começaram a ser entregues nesta sexta-feira para alunos da rede municipal oriundos de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. A Comissão Emergencial de Alimentação, composta por servidores das Secretarias de Educação e de Assistência Social, decidiu pela entrega dos kits alimentação seguindo também, recomendação da primeira Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste. Segundo a Secretaria de Educação, as medidas foram adotadas a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos matriculados na rede pública municipal. Os kits foram organizados com base nas orientações das nutricionistas da Secretaria, assegurando que a oferta dos alimentos ocorra de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos.

A entrega dos kits de alimentos para alunos de famílias do Bolsa Família está ocorrendo nas escolas e creches de forma organizada, com horários agendados. A informação é da secretaria municipal de Educação. As datas e horários para a entrega dos alimentos foram organizadas de acordo com as possibilidades das famílias. O objetivo do cronograma é para evitar qualquer tipo de aglomeração e manter todos os cuidados nesta pandemia do Coronavírus. A entrega dos kits será realizada mensalmente e os produtos são adquiridos com recursos próprios do Município e, também, recursos do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste está adotando algumas medidas com relação à coleta seletiva de lixo do município em razão da pandemia do Coronavírus. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, a partir da próxima semana haverá uma classificação maior antes da recolha. Ele explicou que a preocupação é com a segurança e saúde dos coletores e seus familiares que, diariamente, entram em contato com todo e qualquer tipo de material descartado pelos moradores. Além disso, o espaço existente no galpão da Acomar comporta até duas cargas e os materiais coletados na cidade vão ficar um período de quarentena preventiva antes de serem manuseados na cooperativa. O objetivo é evitar a transmissão do Coronavírus.

Apesar das mudanças na forma de coleta e armazenagem dos materiais recicláveis, a coleta seletiva continuará com a mesma rota. O caminhão que faz o recolhimento do lixo seco vai passar uma vez em cada bairro de segunda a sábado e duas vezes no centro. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, reforçou ainda que é preciso haver uma separação mais detalhada por parte das famílias, com o cuidado de não misturar o lixo orgânico com o reciclável. Se o material estiver misturado, os coletores colocarão os materiais na lixeira, para que a TOS recolha ao passar no local.

Itapiranga confirmou mais dois casos de Covid-19 nesta sexta-feira. Os dois casos são de profissionais da Saúde. Em nota oficial, o município informa que o teste rápido aplicado nos profissionais deu positivo. Eles já estão fora do período de transmissão e isolamento. Segundo o município, os dois profissionais estão bem, sem sintomas clínicos e sem risco de contágio. Não houve disseminação do vírus para colegas de trabalho e isso mostra que as medidas de proteção adotadas tiveram resultado, na visão da secretaria de Saúde. O município fecha a nota reforçando a recomendação para a importância do isolamento social e o cumprimento das regras de prevenção.

Mais três pacientes de São Miguel do Oeste testaram positivo para Covid-19 nas últimas 24 horas. São dois homens, com idades de 22 e 35 anos, e uma mulher, de 24 anos. Eles apresentaram sintomas leves da doença e estão em isolamento domiciliar. Os exames deram positivo e os resultados foram divulgados no final da tarde de ontem. A partir desta sexta-feira, os Boletins diários divulgados pelo município não trarão mais o número de casos suspeitos, tendo em vista o início da realização dos testes rápidos, o que possibilita aos pacientes entrarem diretamente na lista de confirmados ou descartados.

O prefeito WILSON TREVISAN encerrou a semana com uma reunião sobre o coronavírus em São Miguel do Oeste. O município tem 10 casos confirmados da doença. Participaram do encontro de ontem os integrantes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise. Também foram convidados para a reunião os presidentes de Acismo e CDL, além de representantes de Acats e Fecomércio. O prefeito pediu aos empresários que, por meio das instituições que representam, ajudem o município a conscientizar o comércio e a população sobre a necessidade de serem tomados ainda mais cuidados para o combate ao avanço da Covid-19. Durante a reunião, também foi analisada a possibilidade de barreiras sanitárias nos acessos à cidade, mas a medida foi descartada por enquanto em razão da dificuldade em operacionalizar esse sistema preventivo.

O Comitê de crise do coronavírus deve emitir mais regras para o funcionamento do comércio na próxima semana. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, as medidas serão amplamente divulgadas pelo governo municipal no começo da semana. Ele reforçou a necessidade de um cuidado maior na observação das medidas de proteção, ainda mais agora que a cidade já tem 10 casos confirmados da nova doença. Os empresários que estiveram na reunião comerciais e industriais para que as determinações sejam cumpridas. A Acismo confirmou na noite de ontem que vai fazer uma campanha e colocar cartazes nas empresas com o reforço das orientações de prevenção aos empresários e clientes.

Após a confirmação de casos de Covid-19 em São Miguel do Oeste e outros municípios da região, a Polícia Militar intensificará a fiscalização para evitar aglomerações em locais públicos, principalmente em bares e evitar festas neste final de semana. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel JAILSON FRANZEN. Ele lembrou que a Polícia Militar realiza diariamente a fiscalização de comércios e já notificou estabelecimentos por descumprirem as normas de funcionamento para evitar o contágio da Covid-19. Nos locais públicos, como praças e parques, está autorizada somente a prática de atividade física individual.

Um carro foi completamente destruído em um incêndio na madrugada deste sábado. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das cinco horas na rua João Busatto, Bairro São Cristóvão. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram um Fox com placas do município já tomado pelas chamas. Foram gastos cerca de mil litros de água na ocorrência. Vizinhos que estavam no local informaram não saber de quem é o automóvel. Eles relataram que acordaram com o barulho das chamas que já estavam consumindo o veículo. Não houve feridos e o proprietário não foi localizado. As causas do incêndio não foram confirmadas.

A Polícia Ambiental apreendeu armas e palanques de madeira nativa nesta sexta-feira no interior do município de Paraíso. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização na fronteira contra a prática de caça e retirada de madeira nativa da Argentina. A guarnição da Polícia Ambiental localizou um acampamento às margens do rio Peperi-Guaçú, no interior do município de Paraíso, e apreendeu duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12 com sete munições e uma espingarda calibre 22 com 49 munições, além de dois apitos utilizados para atrair animais. Os Policiais Militares também localizaram na mesma área, o depósito de 30 palanques de madeira nativa, possivelmente oriundos da Argentina. Os responsáveis ainda não foram identificados.

A DIC, Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira, um homem durante uma operação para apurar o crime de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Os agentes entraram em um prédio no centro da cidade e encontraram o suspeito em um apartamento. Segundo a polícia, o homem investiu contra os policiais e tentou fugir. Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.