-GOVERNO LIBERA 5 BILHÕES PARA FINANCIAMENTO DE EMPRESAS DE TURISMO
-MOISÉS DIZ QUE RESPIRADORES FORAM COMPRADOS SOB “DESESPERO” E SUGERE CERCEAMENTO À IMPRENSA
-DOIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE ITAPIRANGA CONFIRMADO COM COVID-19
-CARTÓRIO ELEITORAL PERMANECE DE PORTAS FECHADAS
-ITAPIRANGA ENCAMINHA CONCLUSÃO DE OBRAS NA CIDADE
-SÃO JOÃO DO OESTE TEM NOVAS METAS DIANTE DA QUEDA NA ARRECADAÇÃO
-POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE ARMAS DE FOGO E PALANQUES NATIVOS
-PRESO SUSPEITO DE MATAR COLEGA DE ESPOSA COM SETE FACADAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 21 graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A China afirmou nesta sexta-feira que apoia a criação, "após o fim da pandemia", de uma comissão liderada pela Organização Mundial da Saúde para avaliar "a resposta mundial" ao novo coronavírus. A declaração foi feita após a forte pressão internacional, sobretudo por parte dos Estados Unidos e da Austrália, a favor de uma investigação sobre o surgimento do patógeno na China. A revisão deverá acontecer de forma "aberta, transparente e inclusiva", segundo o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.
O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, MICHAEL RYAN, afirmou nesta sexta-feira que há um caminho para o fim da pandemia, mas que é preciso continuar vigilante e adotar mudanças no modo de viver até lá. As declarações foram dadas no dia em que se completam 40 anos da erradicação da varíola - uma das doenças mais mortais da humanidade - e as autoridades da OMS lembraram que a atuação conjunta dos países na época deve servir de exemplo na luta contra a Covid-19. RYAN comentou que é preciso que os países tenham solidariedade, transfiram recursos materiais e ajudem uns aos outros.
A Comissão Europeia propôs nesta sexta-feira aos países do bloco a prorrogação do fechamento da fronteira externa da União Europeia até 15 de junho, anunciou o executivo comunitário. A restrição das viagens "não essenciais" se aplica aos 27 países do bloco, exceto a Irlanda, assim como outros quatro países do espaço de livre circulação: Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega. A proibição não afeta moradores de longa duração na União Europeia, familiares de cidadãos europeus, diplomatas, médicos, enfermeiros, pesquisadores, especialistas no combate ao vírus, nem transportadores.
O governo federal publicou em edição do “Diário Oficial da União” desta sexta-feira uma medida provisória que libera cinco bilhões para o financiamento de empresas do turismo economicamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus. O texto, que já havia sido anunciado anteriormente, foi publicado na data em que é comemorado o Dia Nacional do Turismo e segue para análise do Congresso. O montante vai abastecer o Fundo Geral do Turismo, criado na década de 1970 para financiar a infraestrutura do setor no país. Segundo o Ministério do Turismo, a linha de crédito atenderá desde agências e locais de hospedagem até parques temáticos e centros de convenções.
Três ministros do governo, seis delegados e uma deputada federal serão ouvidos na próxima semana pela Polícia Federal em depoimentos relacionados ao inquérito que apura suposta tentativa de interferência do presidente JAIR BOLSONARO em investigações da PF, acusação feita pelo ex-ministro SÉRGIO MORO. Na terça-feira serão ouvidos no Palácio do Planalto os ministros WALTER BRAGA NETTO da Casa Civil, AUGUSTO HELENO do Gabinete de Segurança Institucional e LUIZ EDUARDO RAMOS da Secretaria de Governo. Na terça também será ouvida a deputada CARLA ZAMBELLI. Para segunda-feira, a Polícia Federal programou ouvir o depoimento do delegado ALEXANDRE RAMAGEM, que teve a nomeação para diretor-geral da instituição suspensa por determinação do Supremo Tribunal Federal.
O Brasil tem mais de 50 mil pessoas que já foram curadas da doença. A informação é do Ministério da Saúde. O governo também confirmou que o país acumula nove mil 897 mortes e 145 mil 328 casos confirmados de covid-19, desde o primeiro registro oficial da doença em fevereiro. Nesta sexta-feira foram registrados mais 751 óbitos causados pela doença, o maior número para o período de 24 horas. A taxa de letalidade, que é o percentual de mortes entre indivíduos doentes, permaneceu em seis vírgula oito por cento. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, por meio do painel nacional da doença. Dados das secretarias estaduais da saúde, no entanto, apontam que o país já superou a marca dos dez mil óbitos por Covid-19.
Os prefeitos da região de Concórdia, no Oeste catarinense, fizeram uma reunião no final da tarde desta sexta-feira para decidir novas ações de combate à Covid-19. Ao contrário da recomendação do governo estadual, os prefeitos decidiram manter o funcionamento do comércio. As medidas começam a valer na próxima terça-feira, por sete dias, até uma nova análise. No entanto, os municípios prometem que haverá mais fiscalização e os locais que têm movimento intenso - como bancos e mercados - terão que medir a temperatura dos clientes. Além disso, grandes empresas terão que reduzir 30 por cento do quadro de funcionários, como num sistema de rodízio.
Em uma transmissão ao vivo para um público selecionado de empresários reunidos pelo Lide Nacional, grupo de líderes empresariais criado pelo atual governador paulista JOÃO DÓRIA JR., CARLOS MOISES justificou as medidas que vêm sendo tomadas em Santa Catarina para enfrentar a pandemia do coronavírus e defendeu seu governo no episódio da polêmica compra de 200 respiradores por 33 milhões. Aos empresários reunidos virtualmente, MOISÉS admitiu que a operação foi realizada quando vivia momento de “verdadeiro desespero” com a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento de UTI no Estado e com o temor de que a importação de respiradores da China não fosse possível. MOISÉS também criticou a cobertura realizada pela imprensa catarinense ao caso, em tom de desabafo. Chegou a sugerir aos empresários que pressionassem os meios de comunicação usando a condição de anunciantes para garantir, nas palavras dele, “um recado muito claro de um jornalismo decente que tem que ser praticado, responsabilizar esses veículos”.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo considera inaceitável a tentativa do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, de cercear a liberdade de imprensa por meio da pressão econômica. A manifestação da entidade foi feita no final da tarde desta sexta-feira, por rede social, motivada por uma declaração do governador a um grupo de empresários. A Associação Catarinense de Imprensa também emitiu uma nota criticando a posição do governador. O documento diz que a ACAERT considera que esse tipo de manifestação demonstra, por parte do governante, um total desconhecimento do papel da imprensa, que tem a obrigação de divulgar toda e qualquer informação que for de interesse público e para o bem da sociedade. A entidade fecha a nota afirmando que a imprensa deve servir aos governados e não aos governantes.
Profissionais da saúde de Itapiranga confirmados com novo coronavírus. Ambos já estão recuperados e não apresentam mais sintomas da Covid-19. A secretaria da saúde de Itapiranga recebeu ontem a confirmação de mais dois casos no município com o novo coronavírus. Agora já são três confirmações em Itapiranga. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, os sintomas apareceram há mais de um mês, porém sem gravidade. A identificação ocorreu por meio do teste rápido que passou a ser aplicado recentemente. RAUBER elogia o empenho dos profissionais da saúde nas prevenções, garantindo que não ocorra transmissão para colegas e pacientes. O secretário ressalta que o município possui três casos confirmados em que os pacientes estão recuperados e sem qualquer sintoma.
São Miguel do Oeste já registra 10 casos de novo coronavírus. Mais três pacientes de São Miguel do Oeste testaram positivo para Covid-19 nas últimas 24 horas. São dois homens, com idades de 22 e 35 anos, e uma mulher, de 24 anos. Ambos apresentaram sintomas leves da doença, e estão em isolamento domiciliar. A partir desta sexta-feira, os Boletins diários não trarão mais o número de casos suspeitos, tendo em vista o início da realização dos testes rápidos, que possibilita aos pacientes entrarem diretamente na lista de confirmados ou descartados.
IBGE inicia pesquisa sobre impactos do Coronavírus. Começou nesta semana a coleta por telefone da PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, para quantificar as pessoas com sintomas de Covid-19 e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Cerca de dois mil agentes do IBGE já começaram a telefonar para 193 e 600 mil domicílios distribuídos em três 364 municípios de todos os estados do país. O trabalho também está ocorrendo na região. De acordo com o coordenador de sub área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR, a pesquisa será feita por telefone. Ele pediu que as pessoas atendam bem os recenseadores e repassem informações corretas para garantir a eficiência do levantamento.
Equipe local do IBGE vai fazer cerca de 350 entrevistas por mês durante o período da pandemia do coronavírus. A informação é do coordenador de sub área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. Ele revela que nesta semana, por exemplo, estão sendo realizadas 94 entrevistas nos 19 municípios. Ele destaca que a pesquisa terá dois núcleos centrais: um econômico e outro de saúde. O questionário será aplicado por telefone ou por outra forma de contato remoto. De acordo com o coordenador os recenseadores farão o primeiro contato com o morador por telefone e se a pessoa permitir, a entrevista pode ser feita por WhatsApp, por exemplo. Os dados serão tabulados sem a identificação do moradores e organizados para posterior divulgação. Como a realidade pode mudar de uma semana para a outra, a intenção é divulgar os resultados nas sextas-feiras. Os dados serão publicados nacionalmente e por região do país. Os números do estado de Santa Catarina serão liberados uma vez por mês.
Itapiranga possui obras em três estágios de desenvolvimento na cidade e interior. O diretor de engenharia, projetos e convênios, DOUGLAS THIEL afirma que está sendo mantido o cronograma de obras em fase de conclusão, já licitadas ou com projetos sendo finalizados. Ele aponta como fase de conclusão a obra da academia da saúde, na praça das bandeiras, no centro da cidade. Edificação ocorre com recursos próprios e do governo federal e está em fase conclusão para entrega no prazo de um mês. O investimento será de 250 mil reais e o local será destinado para fisioterapia e atividades físicas. Já a obra do ginásio do bairro Santa Tereza está concluída por parte da empresa faltando ajustes finais que são de responsabilidade do município. Melhorias na praça Nereu Ramos também foram finalizadas com a construção de banheiros, acessibilidade e melhorias na quadra de esportes.
Setor de transporte coletivo e de passageiros realiza manifestação para cobrar auxílio do estado devido à paralisação das atividades com a pandemia. A passeata pacífica foi realizada durante a manhã em Chapecó, com a participação de empresas de toda região Oeste. A sócia proprietária da empresa Jaime Tur, SANDRA MALDANER, explica que o objetivo foi expor as dificuldades que a categoria está tendo com a suspensão das atividades desde o início da pandemia. Ela considera que a classe dos transportadores está esquecida, com as atividades paralisadas há quase dois meses. SANDRA diz que mesmo não trabalhando os empresários do setor de transportes tem compromissos financeiros a arcar. Ela lembra que o setor de transporte coletivo e de passageiros foi o primeiro a parar, e ao que tudo indica, também será o último a retomar os trabalhos. SANDRA reforça que a única ajuda que a categoria teve foi à prorrogação de parcelas por 60 dias.
Cartório Eleitoral permanece de portas fechadas para o atendimento ao público e sem previsão de retorno. Nesta semana, no dia seis, encerrou o prazo para alterações no título de eleitor, como alistamento, transferência ou revisão do documento eleitoral. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, que abrange também Iporã do Oeste, BRUNO MARRONI, os serviços estão sendo prestados exclusivamente pela internet ou por telefone, em função das restrições impostas pela pandemia. O chefe do cartório eleitoral explica que eleitores de São João do Oeste e Tunápolis, onde a biometria era obrigatória, tiveram a inscrição cancelada. Com a situação da pandemia o TSE decidiu que mesmo assim estes eleitores podem votar, com o comprometimento que após as eleições a biometria seja realizada. Nos três últimos dias antes de vencer o prazo para alterações no título, o cartório recebeu 225 solicitações, principalmente para emissão de novos títulos.
Para os eleitores que não fizeram as alterações necessárias no título até dia seis de maio, o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga orienta que seja enviado um email para [email protected], para que a situação seja analisada. BRUNO MARRONI ressalta que se enquadram neste caso, por exemplo, as pessoas que precisam do título de eleitor para assumir um emprego. Como o cartório está fechado, pelo email o eleitor solicita uma declaração comprovando de que não foi possível a alteração necessária, o que será feito após as eleições. O chefe do cartório eleitoral destaca que para saber se o título está regular, suspenso ou cancelado, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral ou do Tribunal Superior Eleitoral, no item “serviços ao eleitor” na aba “situação eleitoral”.
Baixo volume nos reservatórios gera problemas no abastecimento em Tunápolis. De acordo com o prefeito, RENATO PAULATA, nos últimos dias o município tem registrado diversos problemas com o abastecimento de água, e em função do índice baixo de água nos reservatórios, nesta semana o problema foi mais sério. O prefeito explica que com o índice baixo acabou sendo transportada uma água não tão limpa, com lama, para a estação de tratamento. Desta forma, a qualidade da água ficou comprometida. PAULATA enfatiza que durante dois dias os funcionários se dedicaram de forma mais intensa para a limpeza dos filtros e da estação, e já nesta sexta-feira o tratamento da água voltou ao normal. O prefeito destaca que se faz muito importante o pedido a população para que contribua no consumo consciente, porque o problema desta semana foi ocasionado justamente pela falta de água nos reservatórios.
RENATO PAULATA lembra que para minimizar os prejuízos com o abastecimento está sendo feito o investimento na captação de água do rio Peperi Guaçu, com uma nova adutora. O prefeito afirma que o nível de água deste rio também é preocupante, considerando que em dois momentos a bomba acabou entupindo devido ao baixo volume. A nova rede deverá ser concluída em cerca de oito dias. PAULATA comenta que apesar do índice baixo, a água do Rio Peperi ainda é de maior qualidade do que em comparação a outros reservatórios, como açudes e lagoas, que hoje auxiliam no abastecimento. O prefeito ressalta que o município ainda está no aguardo da homologação do decreto de emergência pelo governo do Estado, emitido há mais de um mês, mas ainda não reconhecido apesar de todos os prejuízos que o município e os agricultores vem registrando com a estiagem.
DOUGLAS THIEL também chama atenção para fase final da estação de tratamento de esgoto com recursos da Funasa e implantação da última lago. A obra se arrasta há mais de seis anos e vai atender toda a demanda de tratamento de esgoto da cidade. O atraso da liberação de recursos do governo federal adiou a inauguração em quatro anos. Em fase inicial o diretor de engenharia, projetos e convênios, cita a revitalização da Avenida Uruguai. A empresa vencedora da licitação tem foco inicial na drenagem com a colocação de tubos e bocas de lobo, providenciando os materiais necessários. DOUGLAS THIEL cita ainda a pavimentação no loteamento São Cristóvão, em Santa Fé Alta com mais de um milhão de reais do município. O acesso ao bairro Portal do Sol com pavimentação e passeio público também está em fase inicial. Também ocorrem ajustes em obras no loteamento Friedrich com a colocação de paver.
Burocracias atrasa obras públicas. Em período de pandemia a situação é ainda mais critica. Itapiranga faz ajustes finais em alguns investimentos e também aguarda novos recursos. O diretor de engenharia, projetos e convênios, DOUGLAS THIEL cita a fase final da construção da escadaria rua Sete de Setembro ligando o centro da cidade com o bairro Rainha da Paz e também do almoxarifado central na garagem da prefeitura. THIEL lembra que está confirmada a troca da ponte de madeira em linha Maria Goretti com investimento de 160 mil reais. O município aguarda liberação para licitação de obras na ponte em linha Guabiroba e da rua coberta no centro da cidade . O diretor de engenharia admite preocupação com o tempo hábil para iniciar obras. São etapas burocráticas e que dificultam agilizar os encaminhamentos. Estudos topográficos para laudos exigidos pela Caixa Econômica Federal também atrasam obras.
Auxílio do Governo Federal não será suficiente para os municípios. O prefeito de São João do Oeste demonstra preocupação com a queda na arrecadação e dificuldades em manter investimentos previstos. FERNANDO BISIGO destaca que o auxílio do Governo Federal não vai compensar as perdas dos municípios. São João do Oeste deve receber aproximadamente 900 mil reais do programa que foi criado para reduzir problemas causados pela crise econômica. O recurso foi anunciado como socorro as prefeituras visando suprir parte das perdas que os municípios estão tendo em decorrência da pandemia da Covid-19. O prefeito salienta que este valor não repõe por completo a redução de receitas e ocorre uma distorção de que este recurso vai permitir sequência de vida normal na gestão municipal. De acordo com BISIGO este montante serve apenas como auxilio, sendo necessários vários ajustes por parte das prefeituras para garantir serviços essenciais.
São João do Oeste registra queda superior a 220 mil em um mês. O prefeito aponta dificuldade causada pela queda no FPM, que já é normal de maio até setembro e este ano o impacto será ainda maior. Em abril, o município já registrou redução de 216 mil reais. FERNANDO BISIGO observa ainda que a queda de receitas atinge o Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, além do FPM e ICMS. BISIGO afirma que é preciso rever contratos e investimentos e focar nas prioridades no atendimento emergencial a população. O prefeito lembra que faz dois meses que decretou emergências em decorrência da estiagem e até o momentos as despesas só aumentaram. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Defesa Civil auxiliam nos encaminhamentos para credenciamentos de auxílio aos produtores rurais. Dinheiro que estava reservado em conta da Defesa Civil não será suficiente e o município precisou rever pagamento de despesas com o transporte de água.
Município registra grande procura em novo programa de incentivo a empresas. São João do Oeste disponibilizou 500 mil reais para empresas com devolução em até 36 meses. O prefeito explica que o recurso pode ser usado como capital de giro dos empresários. FERNANDO BISIGO reconhece a anormalidade da situação atual. Mais de 25 empresas já estão credenciadas para obterem empréstimo. Os pedidos serão analisados por um conselho para avaliação de valores a serem liberados, pois vai depender do movimento econômico da empresa no ano de 2019. BISIGO garante que o município está adotando todas as medidas necessárias em diferentes setores com coerência nos trabalhos realizados e várias medidas de segurança no comércio e órgãos públicos. O prefeito destaca ainda que em período de crise ainda precisou responder denúncia que foi feita ao Ministério Público de que o decreto de doação de parte dos salários dos servidores seria inconstitucional. BISIGO informa que a denúncia indeferida e o processo arquivado. Salienta que a doação é voluntária e nenhum servidor público é obrigado a doar parte de seu salário.
Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo e palanques nativos. Em ação de fiscalização na fronteira contra a prática de caça e retirada de madeira nativa da Argentina, o Pelotão de Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, apreendeu nesta sexta-feira, em um acampamento às margens do rio Peperi-Guaçú, no interior do município de Paraiso, duas armas de fogo, sendo espingarda calibre 12 com sete munições e uma espingarda 22 com 49 munições, além de dois apitos utilizados para atrair animais. Os Policiais Militares também localizaram na mesma área, o depósito de 30 palanques de madeira nativa, possivelmente oriundos da República da Argentina. Os responsáveis ainda não foram identificados, sendo que as armas, os palanques e demais objetos foram apreendidos e adotadas as medidas legais previstas.
Policia Militar intensificará a fiscalização no final de semana. Após a confirmação de casos em São Miguel do Oeste e outros municípios da região, a Polícia Militar intensificará a fiscalização para evitar aglomerações em locais públicos, principalmente em bares e evitar festas no final de semana que se comemora o Dia das Mães. A Polícia Militar está fazendo diariamente a fiscalização de comércios e já notificou estabelecimentos por descumprirem as normas de funcionamento para evitar o contágio da Covid-19. Nos locais públicos como praças e parques está autorizado somente a prática de atividade física individual.
Carro é destruído por incêndio em São José do Cedro. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi chamado na manhã deste sábado, por volta das cinco horas, para atender um incêndio em veículo. A ocorrência foi registrada na rua João Busatto, Bairro São Cristóvão, em frente ao Cebem. Ao chegar no local foi constatado o incêndio em um Fox com placas do município, já tomado pelas chamas. Foram gastos cerca de mil litros de água para combate a rescaldo das chamas. Vizinhos que estavam no local informaram não saber de quem é o automóvel. Eles relataram que acordaram com o barulho das chamas que já estavam consumindo o veículo. Não houve feridos e o proprietário não foi localizado. A Polícia Militar também esteve no local para levantamento de informações e demais procedimentos.
Operação conjunta da Polícia Civil de SC e MG esclarece furto de carga. A Polícia Civil de Santa Catarina e de Minas Gerais, por meio das delegacias de Furtos e Roubos de Cargas dos dois estados, com o apoio da delegacia de Mondaí, deflagrou operação nesta quarta-feira, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, em decorrência de investigações realizadas em conjunto. O objetivo foi esclarecer a atuação de uma associação criminosa envolvida na subtração de cargas. Um dos integrantes do bando foi preso na cidade de Balneário Piçarras. No dia 27 de março a Polícia Civil de MG foi informada acerca de um suposto roubo de uma carga de pescados, cerca de 14,5 toneladas, avaliada em mais de 201 mil reais, que saiu de Itajaí com destino ao nordeste do país. Após trabalho investigativo, as Equipes de Investigação descobriram a fraude, e diante das provas o motorista confessou a prática criminosa.
Apurou-se após diligências nos dois estados, que a carga foi descarregada ainda na cidade de Itajaí, e o caminhão vazio, com aparato logístico do grupo criminoso, seguiu até o estado de Minas Gerais para concretizar o crime previamente acordado entre o motorista, o proprietário do caminhão e outros comparsas. Após representação da autoridade policial de MG, o juízo da comarca de Sete Lagoas, cidade mineira, decretou as medidas, as quais foram cumpridas nesta quarta-feira nas cidades de Balneário Piçarras e Mondaí. Os delegados destacam a importância da troca de informações entre os Policiais Civis dos dois estados, que foi fundamental para de forma rápida esclarecer o crime e responsabilizar criminalmente os autores, e esta interação é de suma importância para combater atividades criminosas que não respeitam fronteiras.
DIC de São Miguel do Oeste prende duas pessoas por tráfico de drogas. Na tarde de ontem a Polícia Civil cumpriu ordem de busca e apreensão, em razão de investigação policial voltada a apurar ponto de tráfico frequentado por usuários da “alta sociedade” de São Miguel do Oeste. As investigações perduraram por cerca de um mês e, na tarde de ontem, foi executada a ordem de busca. No local, apurou-se que o alvo principal conseguiu dispensar boa parte do entorpecente no banheiro, porém foi encontrada grande quantidade de dinheiro, notadamente decorrente do narcotráfico. Ainda, no decorrer das diligências, um dos agentes que foi abordado dentro do apartamento reagiu contra a diligência policial, tendo lesionado dois policiais. Com ele também foi encontrada uma quantia em dinheiro, bem como três porções consideráveis de cocaína. Os dois homens foram presos por tráfico de drogas e encaminhados a UPA. Um deles também foi preso por resistência e lesão corporal contra agentes de segurança pública.
Preso suspeito de matar colega de esposa com sete facadas em Pinhalzinho. A Polícia Civil de Pinhalzinho cumpriu na manhã de hoje mandado de prisão preventiva de um homem de 30 anos, investigado pelo homicídio cometido na manhã de sete de maio de 2019, nas proximidades do Mercado da Cooper, no centro de Pinhalzinho. Segundo as investigações, naquela manhã o suspeito foi à procura da vítima, um homem de 28 anos, no seu local de trabalho, onde ficou esperando na via pública. Assim que a vítima estacionou seu veículo, o suspeito foi até ele e entrou no mesmo carro. Dentro do automóvel, lhe desferiu inúmeros golpes de faca. De acordo com a médica do Hospital de Pinhalzinho que atendeu o agredido na ocasião, foram sete facadas, quatro no peito e três na região do pescoço. A vítima chegou ao hospital, conduzida pelos bombeiros, já sem sinais vitais.
O investigado praticou o crime porque desconfiava que sua esposa estava tendo um caso com um colega de trabalho. Diante das provas, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do investigado, a qual foi decretada após manifestação favorável do Ministério Público. Logo depois do assassinato, o autor fugiu. Várias foram as diligências realizadas para sua localização, inclusive em Palmitos e em Iraí, onde ele possui familiares. Nesta sexta-feira, o suspeito, orientado pela família e por seu advogado, resolveu se entregar, se apresentando espontaneamente ao Delegado. Ao ser interrogado, não quis se manifestar sobre o ocorrido. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha. O inquérito será concluído nos próximos dias.