-MUSK CHAMA MORAES DE “DITADOR” E DIZ QUE MINISTRO TEM “LULA NA COLEIRA”
-GOVERNADOR ENTREGA BALANÇO GERAL DE 2023 PARA O PRESIDENTE DO TCE
-OFICINAS DE MÚSICA DO INDACI TERÃO NOVO ESPAÇO EM IPORÃ DO OESTE
-CIDADE EMPREENDEDORA E SALA DO EMPREENDEDOR SERÃO LANÇADOS DIA 15
-AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO AUTUA OITO EMPRESAS IRREGULARES NA REGIÃO
-SÃO JOÃO DO OESTE TRABALHA NOS PREPARATIVOS PARA MAIS UM FESTIOESTE
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEIS
-CRIANÇA PRENSA DEDOS EM CILINDRO DE PÃO E É SOCORRIDA PELOS BOMBEIROS
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.
Março de 2024 foi o mais quente já registrado, de acordo com relatório divulgado pelo observatório europeu Copernicus nesta segunda-feira. Esse é o décimo mês consecutivo de recorde de calor, segundo os cientistas. Em tese, cada um dos últimos 10 meses foi classificado como o mais quente da história, na comparação com cada mês correspondente dos anos anteriores. O Copernicus informou que o período entre abril de 2023 e março de 2024 foi considerado os 12 meses mais quentes do planeta, com temperatura um virgula 58 graus acima da média da era pré-industrial, no século 19.
Num comunicado publicado nesta terça-feira, o grupo radical islâmico Hamas disse que o último acordo proposto por Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza não atende às exigências. O Hamas disse que recebeu a proposta por mediadores egípcios, catarianos e americanos. Embora o Hamas tenha dito que aprecia o esforço, o grupo disse que Israel “continua teimoso e não respondeu a nenhuma das exigências do povo e da resistência”. Das 253 pessoas que o Hamas capturou em 7 de outubro, 133 reféns permanecem presos. Os negociadores falaram que cerca de 40 seriam libertos na primeira fase de um possível acordo.
O ex-vice-presidente do Equador preso na última sexta-feira após a polícia invadir a embaixada do México em Quito, foi internado no Hospital Naval de Guayaquil nesta segunda. JORGE GLAS teria passado mal após se negar a comer alimentos do serviço penitenciário, segundo o governo equatoriano. Segundo o serviço penitenciário do país, o estado de saúde do ex-vice-presidente é “estável” e ele “permanecerá em observação nas próximas horas”, antes de retornar ao presídio. A invasão da sede diplomática levou o México a romper relações com o Equador. No domingo, todo o corpo diplomático mexicano e seus familiares voltaram para o país.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu em um ano nove mil e 400 denúncias, o que resulta numa média quase 26 por dia, e investiga dois mil e 800 casos de ameaça a escolas em todo o país. Os dados são de um levantamento que aponta para a apreensão e prisão de 400 suspeitos envolvidos em atos e ameaças a instituições de ensino. A iniciativa foi criada em abril do ano passado, chamada Operação Escola Segura, e desde então foi contabilizado 12 tentativas de ataques em todo o Brasil. Desde 2023, a pasta registrou três mil e 400 boletins de ocorrência e conduziu mil e 600 pessoas às delegacias. Também foram cumpridos 381 mandados de busca e apreensão contra suspeitos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deve concluir nesta terça-feira o julgamento sobre a cassação do mandato do senador SERGIO MORO do União do Paraná. O julgamento começa às duas da tarde. A análise entra em sua quarta sessão, após ser interrompida por uma série de pedidos de vista, que são solicitações de mais tempo para avaliação do caso. Até o momento, há três votos contra para rejeitar a cassação e absolver MORO. Falta um voto favorável ao senador para livrá-lo da condenação. O senador é alvo de ações que o acusam de abuso de poder econômico na eleição de 2022. Na última sessão, os desembargadores CLÁUDIA CRISTINA CRISTOFANI e GUILHERME FREDERICO HERNANDES DENZ votaram para rejeitar o pedido de cassação de MORO.
Desde sábado, o empresário sul-africano ELON MUSK tem utilizado a sua rede social, o X, para tecer críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, após a exigência da suspensão de alguns perfis na rede. Após comentários afirmando que o ministro deveria "renunciar ou sofrer um impeachment" e pedir um "debate aberto" sobre o assunto, em sua última publicação na noite da segunda-feira, MUSK se referiu a MORAES como "ditador do Brasil" e afirmou que o juiz do Supremo possui "Lula na coleira". O embate começou no sábado, após o STF exigir a suspensão de contas na plataforma do bilionário. Em resposta a uma publicação de MORAES, MUSK sugeriu que os bloqueios de perfis de investigados por atos antidemocráticos eram "censura" e sugeriu que não mais cumpriria determinações judiciais do gênero, pois "princípios são mais importantes do que o lucro".
Uma operação que apreendeu aves e répteis de um grupo suspeito de tráfico de animais silvestres, na última quinta-feira em Joinville, acendeu um alerta nas autoridades de Santa Catarina quanto a crimes deste meio. Em 2024, as apreensões de animais silvestres já somam 40 por cento a mais que no mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, são 109 apreensões de animais silvestres no primeiro trimestre deste ano. Em 2023, foram 78 no mesmo período. Já em todo o ano passado, foram 231 apreensões. A polícia já sabe que as quadrilhas que vendem animais silvestres costumam ser maiores e atuam em conjunto a partir de cidades e até estados diferentes.
A alta do número de casos de dengue somada à Covid-19 e outras doenças respiratórias, como a gripe, tem agravado a situação em UPAs e hospitais de Santa Catarina. A última atualização no painel de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na noite de domingo indicava ocupação de 91 virgula 72 por cento dos leitos no Estado. Atualmente, dos mil 304 leitos ativos, mil 196 estão ocupados, deixando somente 108 leitos disponíveis. A situação é mais crítica na Grande Florianópolis, que tem 98 por cento de ocupação dos leitos. Em seguida, o Meio Oeste e Serra catarinense têm o cenário mais preocupante, com 95 por cento dos leitos ocupados. O Grande Oeste tem 90 por cento de ocupação dos leitos de UTI no momento.
O governador JORGINHO MELLO e o secretário da Fazenda CLEVERSON SIEWERT entregaram ao Tribunal de Contas de Santa Catarina nesta segunda-feira, o Balanço Geral de 2023. É o primeiro balanço com números que dizem respeito à atual gestão. Prevista em lei, a publicação detalha a gestão orçamentária e financeira do Governo de Santa Catarina no ano passado. Santa Catarina encerrou 2023 com receita líquida de 45 bilhões e milhões de reais, superando o previsto na Lei Orçamentária Anual aprovada na Assembleia Legislativa. O estado também cumpriu a aplicação dos mínimos constitucionais em Educação e em Saúde. A despesa total do Poder Executivo em 2023, foi de 36 bilhões e 800 milhões de reais, o que corresponde à redução de dois virgula sete por cento em relação ao ano de 2022. Houve a economia de um bilhão de reais no último ano.
Uma ação coordenada pelo Ministério Público resultou em oito empresas autuadas por irregularidades em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Uma força tarefa na semana passada realizou fiscalização em estabelecimentos comerciais nos três municípios da Comarca de Itapiranga. O objetivo foi conferir a qualidade dos alimentos de origem animal e também das instalações, conforme estabelece a legislação para este tipo de comércio. Os trabalhos ocorreram em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste em mercados, açougues, padarias e outros segmentos do ramo alimentício. Conforme o Promotor de Justiça da Comarca, TIAGO FERRAZ, foram constadas diversas irregularidades nas ações para proteção do consumidor. As penalidades dependem do grau de irregularidade que foi constatado.
O Promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga comenta que o Ministério Publico possui o Programa de Segurança Alimentar de Produtos de Origem Animal. Este trabalho conta com o apoio da Vigilância Sanitária, Cidasc e outros órgãos que atuam na fiscalização para combater irregularidades no comércio de alimentos de origem animal. Segundo o Promotor de Justiça, TIAGO FERRAZ, são identificadas situações mais simples como a presença de produtos vencidos, que se tornam impróprios para o consumo, até casos mais complexos, que incluem problemas de higiene inadequada e construções que não atendem as normas sanitárias.
De acordo com TIAGO FERRAZ, cada irregularidade leva uma medida adequada à situação que foi constatada pelos profissionais. Vai desde uma advertência até a interdição, dependendo das irregularidades. Nestes casos, o estabelecimento precisa fazer os ajustes e solicitar a realização de uma nova vistoria dos órgãos competentes. O Promotor de Justiça comenta que a liberação depende do prazo para as adequações e disponibilidade dos órgãos para fazer a nova fiscalização. Em Itapiranga foram cinco estabelecimentos fiscalizados, sendo quatro autuados. Em São João do Oeste, sete estabelecimentos foram fiscalizados e dois autuados. Em Tunápolis, seis estabelecimentos foram fiscalizados e dois autuados.
O departamento de cultura de São João do Oeste está trabalhando nos preparativos para mais uma edição do tradicional Festioeste. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio. De acordo com o diretor de cultura de São João do Oeste, TONICO WOLFART, os interessados em se apresentar no Festival da Canção podem se inscrever no site oficial do Município até o dia 15 de maio. Menciona que a procura já é expressiva por parte de calouros de toda a região, que devem se apresentar na programação cultural que sempre movimenta São João do Oeste. WOLFART salienta que neste ano serão duas categorias, sendo canto sertanejo e nativista e canto popular e internacional. O critério para se inscrever é ter idade mínima de 14 anos. O Festioeste é organizado pela ACASJO – Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, com apoio do departamento de cultura.
Na sexta-feira, dia 24 de maio, o Festioeste terá início às 20h com a etapa classificatória. Nesta noite, 12 calouros de cada categoria serão classificados para a etapa final, que ocorrerá no sábado, dia 25, a partir das 21h. O diretor de cultura de São João do Oeste, TONICO WOLFART, destaca que no sábado haverá uma premiação em dinheiro para todos os calouros e definição dos vencedores em cada categoria. Explica que a premiação do Festioeste novamente terá um expressivo valor em dinheiro, sendo que o primeiro lugar em cada categoria receberá dois mil reais, o segundo lugar receberá mil e 500 reais, o terceiro lugar receberá mil reais e assim sucessivamente, até o décimo segundo colocado. Além do valor em dinheiro, os seis melhores colocados em cada categoria também receberão um troféu.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi lembrado nesta segunda-feira, 08 de abril. De acordo com a coordenadora de grupos da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste, ÁGDA ANDRES, é importante falar sobre os meios de prevenção ao câncer, pois anualmente são registrados mais de 14 milhões de casos e mais de oito milhões de pessoas morrem vítimas da doença em todo o mundo. Ela salienta que medidas prevenção e detecção precoce podem diminuir a alta taxa de mortalidade dos cânceres. ÁGDA menciona que um dos objetivos da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva, evitando exposição aos fatores de risco e com a adoção de um modo de vida mais saudável. Por outro lado, a prevenção secundária visa detectar e tratar as doenças pré-malignas, como aquelas causadas pelo vírus HPV, pólipos da parede do intestino ou os cânceres assintomáticos em estágio inicial.
O câncer ocorre quando existe um crescimento anormal e descontrolado de algum dos grupos de células do corpo humano, que formam um tumor. De acordo com a coordenadora de grupos da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste, ÁGDA ANDRES, cerca de 85 a 90 por cento dos casos de câncer são causados por fatores ambientais como o uso de cigarro, álcool e exposição solar desprotegida. Além desses, outros fatores menos clássicos também são apontados como causas de alguns tipos de câncer. No caso da região sul do Brasil, grande parte dos casos de câncer de esôfago são causados pelo hábito cultural de ingerir bebidas quentes como o chimarrão e também pelo consumo excessivo de carnes vermelhas, que neste caso, favorece o desenvolvimento de câncer colo retal.
O Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer no triênio de 2023 a 2025. A estimativa é do INCA – Instituto Nacional do Câncer. De acordo com a coordenadora de grupos da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste, ÁGDA ANDRES, só em Santa Catarina são estimados cerca de 40 mil novos casos de câncer em 2024, dos quais, quatro mil e 500 casos são especificamente da capital Florianópolis. No caso da região, ÁGDA menciona que prevalecem os cânceres de mama e de próstata com o maior número de casos registrados. Ela orienta que as principais medidas para evitar o câncer é não fumar, evitar o consumo descontrolado de bebidas alcoólicas, manter um peso saudável, praticar atividades físicas, manter uma dieta alimentar rica em frutas, legumes e grãos integrais, bem como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h.
O departamento de cultura da Prefeitura de Iporã do Oeste mantém diversos grupos culturais em funcionamento. De acordo com a diretora de cultura, LUCIANE KIST, as principais atividades são desenvolvidas por meio do INDACI – Instituto Desportivo, Assistencial e Cultural de Iporã do Oeste, com oficinas de música em diversas categorias. Ela menciona que essas atividades impulsionam e mantém vivas as diferentes culturas e tradições presentes no município. LUCIANE salienta que a grande novidade para os próximos dias é a mudança do local das aulas de música, que ocorriam na Rua Coberta e agora serão levadas para um novo espaço, em anexo ao complexo esportivo da cidade. A diretora de cultura destaca que a expectativa é concluir a mudança ainda nesta semana.
Outra atividade importante que já está sendo trabalhada pelo setor de cultura de Iporã do Oeste é o aniversário de 35 anos de emancipação político-administrativa do Município. A diretora de cultura, LUCIANE KIST, destaca que os preparativos sempre iniciam com antecedência, através de uma comissão que vai definir toda a programação alusiva à data especial. Ela ressalta que tão logo forem definidos, todos os detalhes serão amplamente divulgados para a população.
O Programa Cidade Empreendedora será lançado oficialmente em um ato solene no dia 15 de abril, às 10h, na Prefeitura de Iporã do Oeste. Na oportunidade também será apresentada a nova Sala do Empreendedor. De acordo com o responsável pela Sala do Empreendedor, GUSTAVO ELGER, o Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo é integrar a gestão pública com as empresas do município, estimulando o desenvolvimento e a economia local. Ele explica que através do Programa Cidade Empreendedora é disponibilizada a Sala do Empreendedor, que está instalada próximo ao gabinete do prefeito, na Prefeitura Municipal.
O objetivo da Sala do Empreendedor é facilitar o dia-a-dia do cidadão empreendedor do município, auxiliando no esclarecimento de dúvidas e em diversos processos que envolvem o empreendedorismo, como regularizações diversas e emissões de notas fiscais. O responsável, GUSTAVO ELGER, enaltece que os empreendedores podem entrar em contato por telefone ou comparecer pessoalmente na Sala do Empreender para obter o auxílio que necessitam. Ele explica que o funcionamento do Cidade Empreendedora se dá por meio de eixos estratégicos que visam impulsionar a economia local com foco na gestão municipal, desburocratização, compras públicas e educação empreendedora. Cada eixo possui programas específicos que devem ser executados para fomentar o desenvolvimento local.
GUSTAVO ELGER pontua que até o momento já foi realizado um desses programas na área agrícola em Iporã do Oeste, com o Empretec Rural. Agora está sendo formada uma turma para realização do Programa Negócio Certo Rural, com acompanhamento profissional do Sebrae. ELGER lembra que o Negócio Certo Rural ainda possui vagas disponíveis e que os interessados devem se inscrever por telefone, pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo ou na Sala do Empreendedor, junto à Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste.
A primeira edição da Operação Minerva de 2024 terminou com números expressivos e um prejuízo considerável para o crime na região de fronteira. A ação foi organizada pelo 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira e teve como foco principal, a segurança e proteção do comércio e dos moradores da região. A iniciativa ocorreu entre os dias 1º e 6 de abril e fez parte também da Operação Fronteiras e Divisas Seguras, com resultados gerais de mais de 10 mil e 500 policiais militares empregados nas ações em duas mil e 700 viaturas, abordando mais de 49 mil e 500 pessoas. Em Santa Catarina e no Paraná foram abordadas e identificadas 4 mil e 500 pessoas, das quais 45 foram presas em flagrante e mais de 6 mil e 400 veículos foram fiscalizados. Também foram apreendidos 364 quilos de drogas e recuperados 11 veículos furtados ou roubados, apreendidos 277 mil maços de cigarro, 114 munições e sete armas de fogo.
De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira, o prejuízo ao crime somou três milhões, 722 mil 549 reais em razão das apreensões de drogas, dinheiro em espécie, armas e produtos de descaminho e contrabando. Participam da operação a Polícia Militar de Santa Catarina, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Civil do Paraná, Receita Federal, Cidasc, Unidades de Combate do Exército Brasileiro, Policia da Argentina, Gendarmeria Nacional Argentina, Prefeitura Naval Argentina e Polícia Nacional do Uruguai.
A Polícia Militar resgatou na tarde desta segunda-feira, uma mulher que estava sendo mantida em cárcere privado em Dionísio Cerqueira. Os agentes foram alertados sobre a situação e ao chegarem no local, confirmaram o cárcere, libertando a vítima, cuja idade não foi revelada. Três homens e uma parente da mulher foram detidos em flagrante na residência, onde foram encontradas armas e uma quantidade de maconha durante uma busca com o auxílio de um cão farejador. Não foram divulgados maiores detalhes sobre o caso, incluindo o motivo pelo qual a vítima estava sendo mantida presa.
Um veículo furtado no fim de semana foi localizado ontem, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência de furto na rua Joaquim Nabuco, no bairro São Jorge, na tarde do último domingo. O veículo é um GM Corsa branco, com placas de São Miguel. Na tarde desta segunda-feira, a guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência onde um veículo estaria capotado em uma cerâmica, no bairro Progresso. Chegando no local, os policiais confirmaram que o veículo capotado era o mesmo que havia sido furtado no dia anterior. A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência e acionou o guincho para remover o veículo do local.
A Polícia Civil de Palmitos prendeu em flagrante um suspeito de tentativa de roubo a um posto de combustíveis. O crime ocorreu por volta do meio-dia desta segunda-feira e após serem acionados, os investigadores iniciaram as diligências para identificar o autor. Por volta das 13h30, o suspeito foi localizado próximo a outro posto de combustíveis, na mesma cidade. Ao avistar a viatura, ele tentou fugir, porém, foi capturado pelos policiais civis. Durante a abordagem, os agentes verificaram que o homem possuía um mandado de prisão em aberto, expedido pelo Juízo de Chapecó, devido a uma condenação anterior, a uma pena de 12 anos e seis meses de prisão. Após o auto de prisão em flagrante, o suspeito foi encaminhado à penitenciária de Chapecó, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Militar apreendeu uma pequena quantidade de cocaína nesta segunda-feira, durante abordagem a um veículo, em Linha Beato Roque, no interior de São João do Oeste. A ação teve apoio de policiais militares de Iporã do Oeste. De acordo com a PM, o condutor foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado registrado em seu desfavor. Não foram revelados maiores detalhes sobre a ocorrência.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu uma criança vítima de acidente doméstico, em Linha São Vendelino, no interior do município, por volta das 08h desta terça-feira. A criança de cinco anos estava em pé e amparada pela mãe, com os dedos da mão esquerda prensados em um cilindro elétrico de fazer pão. Inicialmente os socorristas tranquilizaram a criança e depois avaliaram o melhor método para a retirada dos três dedos prensados nos cilindros do aparelho. Para o trabalho, a guarnição usou uma ferramenta hidráulica do tipo tesoura, utilizada também em resgates veiculares, com a qual fez o corte de um dos cilindros para criar um espaço e liberar os dedos da menina. Ela apresentava trauma nos dedos polegar e indicador da mão esquerda e após avaliação no local, foi encaminhada para atendimento no Hospital Nossa Senhora das Mercês.