ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 09 04 2022

-PETROBRÁS REDUZ PREÇO DO BOTIJÃO DE GÁS DE COZINHA EM 5,58 POR CENTO

-SANTA CATARINA TEM QUASE 10 MIL CASOS E 21 CIDADES EM EPIDEMIA DE DENGUE

-ACISMO PEDE REINSTALAÇÃO DE SEMAFOROS EM TRÊS PONTOS DA CIDADE

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE SOBE PARA 200 E TREVISAN DECRETA EMERGÊNCIA

-SERVIDORES PROTESTAM CONTRA NOMEAÇÃO DO NOVO GERENTE DE SAÚDE

-SUSPEITO DE HOMICÍDIO EM PORTO ALEGRE É PRESO NO BAIRRO PROGRESSO

-HOMEM MORRE EM COLISÃO DE MOTO E CARRO NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 75 centavos. O euro está valendo cinco reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, anunciou, nesta sexta-feira, o envio de mais mísseis antitanques e antiaéreos à Ucrânia, após o ataque a uma estação de trem. Afirmando que os "crimes da Rússia na Ucrânia não ficariam impunes", JOHNSON anunciou a entrega de material militar no valor de 100 milhões de libras, incluindo mísseis antiaéreos Starstreak e outros 800 mísseis antitanques.Oataque de míssil contra a estação ferroviária da cidade ucraniana de Kramatorsk deixou 50 mortos, incluindo cinco crianças.

O primeiro turno da eleição presidencial vai acontecer neste domingo na França. Será o primeiro do pleito que tem o atual presidente EMMANUEL MACRON e MARINE LE PEN – que ficou em segundo lugar em 2017 – como os favoritos. Eles são os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto divulgados nesta semana. Uma pesquisa do instituto Elabe Opinion, divulgada pela TV BFM na sexta-feira aponta MACRON com 25 por cento e LE PEN com 24 por cento. A tendência é de que a eleição francesa tenha segundo turno no dia 24 de abril.

O Plenário da Corte Interamericana de Direitos Humanos emitiu nesta sexta-feira uma resolução na qual ordena ao Peru "se abster de implementar" uma sentença que permitiria a soltura do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, que cumpre desde 2009 pena de 25 anos. FUJIMORI, de 83 anos, é acusado pelos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, que deixaram 25 vítimas durante seu governo. Os massacres foram qualificados como crimes contra a humanidade por terem sido considerados homicídios com agravante, lesões graves e sequestro com agravante, segundo sentenças da Corte-IDH de 2001 e 2006.

O preço do gás de botijão ficou mais barato para as distribuidoras a partir deste sábado. Nesta sexta-feira, a Petrobras anunciou a redução do preço médio de venda do GLP, que passou de quatro reais e 48 centavos para quatro e 23 o quilo, o equivalente a 54 reais e 94 centavos por 13 quilos. Com isso, a redução média deve ser de três reais e 27 centavos por botijão, o equivalente a cinco vírgula 58 centavos. O botijão de 13 quilos custa 113 reais e 54 centavos em média no país, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP.

O senador LASIER MARTINS do Podemos gaúcho pediu a abertura de processo de impeachment contra o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, por crimes de responsabilidade. O senador lembrou que já foram protocolados 23 pedidos de impeachiment contra o magistrado no Senado. O último deles foi encaminhado pelo advogado PAULO CÉSAR RODRIGUES DE FARIA na semana passada. O parlamentar afirmou que o instrumento do impeachment existe justamente como processo de proteção democrática, como censura a ilegalidades cometidas por autoridades superiores no exercício dos Poderes da República. Para ele, o magistrado tem mostrado uma gestão polêmica e vem recebendo veementes protestos, por uma série de medidas arbitrárias, ao presidir o inquérito das fake news.

O Ministério da Economia informou que pretende encaminhar neste ano ao Congresso Nacional um projeto de lei que contempla uma autorização para publicar na internet o nome de todas as empresas que recebem benefícios fiscais do governo a fim de dar mais transparência a esses subsídios. De acordo com o ministério, há cerca de 450 bilhões de reais em benefícios fiscais previstos para 2022, valor superior a quatro por cento do PIB. A maior parte, 371 bilhões, se refere aos chamados "gastos tributários" — reduções de tributos concedidas com caráter "compensatório" ou "incentivador" para setores da economia e regiões do país. A proposta é parecida com a divulgação do nome das empresas que devem ao governo.

Com objetivo elevar a produtividade da micro e pequena empresa industrial catarinense em 15 por cento, o Senai e o Sebrae lançam o Programa Agiliza. O plano é atender 800 empresas no Estado, este ano. As primeiras regiões a conhecer o projeto serão as de Chapecó, dia 19, e de São Miguel do Oeste, dia 20 deste mês. Na primeira etapa, as empresas poderão participar gratuitamente. O Senai vai ministrar o conteúdo e o Sebrae vai subsidiar os custos. Entre os obstáculos das empresas que o programa vai ajudar a resolver estão melhoria de processos, formação de profissionais, gestão de indicadores e instalação de layout adequado para reduzir desperdícios. O presidente da Fiesc, MARIO CESAR DE AGUIAR, acredita que esse programa vai potencializar o desempenho das indústrias de pequeno porte.

O presidente da Assembleia Legislativa admitiu, em entrevista para uma rádio de Florianópolis, que os deputados estaduais se equivocaram em 2021 ao aprovar emendas que causaram o aumento do preço do leite nas gôndolas. Além disso, ele ainda falou que o objetivo é chegar a um acordo com o governo do Estado no começo da semana que vem. Depois disso, seria questão de dias para a votação de todos os projetos atuais que discutem ICMS na Alesc. Nesta semana, o governo do estado anunciou que vai encaminhar um novo projeto de lei reintroduzindo o leite longa vida na cesta básica, o que vai resultar na redução do índice de ICMS do produto para sete por cento.

Santa Catarina já tem 21 cidades em situação de epidemia para dengue, aumento de 31 por cento em uma semana. O boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da semana passada apontava 16 cidades nesta situação. Agora são 21. O Estado já notificou oito mortes da doença, sete delas em homens com mais de 40 anos. Outras nove ainda estão em investigação. Desde o início de 2022, foram identificados 25 mil 871 focos do mosquito em 210 cidades. O mesmo período do ano passado registrou 264 focos a menos, no entanto, em um menor número de municípios. O total de casos confirmados já é de nove mil 422 em Santa Catarina.

A venda de peixes em São Miguel do Oeste deve se intensificar ainda mais nos próximos dias no município. A projeção é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Conforme ele, a comercialização está ocorrendo desde o último dia dois de abril e como de costume, a procura maior deve ser nos dias que antecedem a Sexta-Feira Santa. Segundo ele, neste sábado a venda está ocorrendo na propriedade de ELVINO STEFFENS da Linha Alto Guamerim. Já na propriedade de PAULO SCHIMITZ a comercialização ocorre hoje e amanhã e no Pescado Vô Priori a venda será amanhã e na próxima quarta e quinta-feira.

Os consumidores também podem encontrar peixes na próxima quinta-feira na propriedade de AGOSTINHO LAUERMANN na Linha Barra do Guamerim. O lembrete é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele destacou que na próxima quarta e quinta-feira também haverá vendas na Feira Livre Municipal entre oito horas da manhã e sete horas da noite, sem fechar ao meio-dia. Ele pontuou que em todos esses locais poderão ser encontrados peixes das mais variadas espécies, além de peixes vivos, eviscerados, bem como, o tradicional filé de tilápia.

Os piscicultores de São Miguel do Oeste esperam vender nessa edição entre oito e 10 toneladas de peixes. O comentário é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele reforçou que a expectativa é que a procura seja intensa nos últimos dias da feira, e que o volume total de comercialização fique próximo ao registrado em 2021, quando na oportunidade foram vendidos mais de 11 toneladas de peixes, sendo que apenas na Feira Livre foram cerca de seis mil quilos. Há exemplo de edições anteriores neste ano também existe a venda independente em propriedades espalhadas pelo município, por isso, o volume total de vendas deve ser maior ainda que o projetado pelo setor da Agricultura.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste vai oferecer, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas apenas de forma online, até o dia dois de maio pela internet. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOZO, serão 30 vagas para os interessados no curso que acontecerá entre os meses de maio e dezembro. Ao todo, serão 160 horasaula. Para a inscrição, será necessária a apresentação de um documento oficial com foto.

A Acismo está pedindo a reinstalação de semáforos em três pontos da área urbana de São Miguel do Oeste. O oficio com a reivindicação foi encaminhado pela Associação Empresarial para o COTRASMO. De acordo com a entidade, os locais tem um trânsito intenso e a falta dos equipamentos geram perigo aos pedestres e motoristas, além de dificultar o acesso a alguns estabelecimentos comerciais. O pedido da Acismo é pela reativação dos semáforos no mesmos pontos que já funcionavam no passado, ou seja, na avenida Willy Barth, na Santos Dumont esquina com Itaberaba e na avenida Salgado Filho esquina com Oiapoque.

Em sessão ordinária realizada na noite desta sexta-feira, os vereadores mirins de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de indicações. Os pedidos, aprovados na sessão, dizem respeito a melhorias na infraestrutura da cidade e serão encaminhados à Secretaria Municipal de Urbanismo. A reunião mensal da Câmara Mirim também teve posse do suplente MAXUEL HENRIQUE DE QUADROS DIAS, estudante do IFSC, que ocupa a vaga deixada por JOSIEL DA SILVA BORGES. Ele prestou juramento no início da sessão e foi empossado como vereador mirim. A câmara mirim tem sessões mensais na primeira semana de cada mês.

Está em tramitação na câmara de vereadores um projeto de lei que dá nome a nova praça ecológica do bairro Agostini. O local está ainda está em obras e a proposta do vereador GICA BALDISSERA denomina o espaço como Praça La Salle Peperi. O vereador explicou que o Colégio La Salle Peperi comemorou 64 anos de história em

São Miguel do Oeste neste ano e foi um dos pioneiros no contexto da educação do município. GICA citou, na exposição de motivos do projeto, que a doação de grande parte do terreno para a construção do parque ecológico veio do Colégio. Dos oito terrenos desapropriados, seis eram de propriedade do La Salle Peperi. O projeto de lei deve ser votado nas próximas sessões.

O médico RICARDO MARTINS apresentou na quinta-feira, em sessão ordinária da Câmara de vereadores, o resultado da dissertação de Mestrado pela Unoesc em que relaciona a incidência de doenças diarreicas agudas com o índice de chuvas no município. O médico percebeu que após a ocorrência de fortes chuvas havia surtos de diarreia na cidade. Como a cidade não possui tratamento de esgoto e muitas pessoas utilizam águas de poços para consumo humano, o médico levantou a hipótese de que poderia haver relação entre a contaminação dos poços e os surtos de diarreias. De acordo com MARTINS, quatro mil e 500 unidades habitacionais no município usam poços para consumo de água, utilizando fontes subterrâneas. Ele explicou que o solo da região dá proteção inadequada ao aquífero, ou seja, permite a penetração dos resíduos da superfície, o que poderia gerar a contaminação dos moradores.

A pesquisa desenvolvida pelo médico RICARDO MARTINS relacionou as chuvas com os casos de diarreia, ou seja, quando chove de forma intensa ou prolongada, ocorre o transbordamento do esgoto das fossas, contaminando o solo e os aquíferos. Ao analisar as análises de águas feitas pelo serviço da Vigilância Sanitária e pelo laboratório da Unoesc, no período de 2016 a 2021, o médico confirmou que há uma correlação estatisticamente significativa até meados de 2018 entre pluviosidade e diarreia. Ele concluiu que a diarreia é endêmica em São Miguel, ou seja, que há surtos frequentes e que a cidade convive com casos de diarreia geralmente nos meses mais quentes do ano. As causas são a falta de tratamento de esgoto, atividade agropecuária intensa, solo basáltico e grande número de poços.

Guaraciaba registrou os dois primeiros casos de Zika vírus, transmitido pelo mosquito da Dengue. A secretária de Saúde DAIANE DORIGON, comentou que um destes confirmados foi diagnosticado em uma gestante. O município registra mais de 547 casos confirmados de Aedes aegypti apenas neste ano. Ela ainda relatou que demais pacientes tiveram dengue hemorrágica, sendo uma forma mais grave da doença. DAIANE afirmou que, além da unidade básica de saúde, o Hospital São Lucas também registra vários atendimentos voltados aos sintomas de contaminação por Dengue. O município de Guaraciaba emitiu o decreto de emergência devido à Dengue ainda no dia 22 de março.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou o decretou de situação de emergência por causa da dengue nesta sexta-feira. De acordo com o boletim atualizado divulgado ontem pela prefeitura, a cidade tem 201 casos confirmados da doença e outros 210 pacientes aguardam resultados de exames. A decisão pelo decreto foi embasada em orientação da Secretaria de Saúde e da Sala de Situação sobre a doença. A coordenadora da Sala de Situação, CINARA SAGGIORATTO, e o secretário de Saúde, ALFREDO SPIER, voltaram a pedir que a população auxilie na eliminação de lixo e água parada, que podem virar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O decreto de situação de emergência permite uma série de ações e mais agilidade na tomada de decisões a respeito das medidas para enfrentar a epidemia de dengue. Com o decreto em vigor, todos os órgãos municipais ficam autorizados a atuar sob a coordenação da Secretaria de Saúde em ações de combate à dengue. Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar estas ações e o desenvolvimento de campanhas de conscientização. Além disso, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à epidemia. Isso vai agilizar as ações para reduzir os focos do mosquito e evitar novos casos da doença.

Um grupo de servidores da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste publicou uma carta aberta de indignação contra a nomeação do novo gerente de saúde do extremo-oeste. O cargo agora é do ex-prefeito de Iporã do Oeste, LÚCIO MALMANN. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira. MALMANN vai ocupar o lugar da servidora ANDREIA LOPES que foi exonerada da função. A troca não foi bem aceita por um grupo de servidores que encaminhou uma carta ao governo reclamando que a nomeação foi apenas política, sem a observação de critérios técnicos que são fundamentais para setores com a saúde.

Os 30 servidores que assinaram o documento afirmam que desde 2019 a ocupação dos cargos de função gratificada se deu por servidores de carreira, mas agora, em ano eleitoral, está ocorrendo a indicação política. Eles citam que situação “é grave e que a Gerência de Saúde está servindo de “trampolim político” e cabide de emprego, desconsiderando a necessidade de que o gerente possua conhecimento e formação em saúde”. Segundo o documento, a indicação política para o cargo deixou os servidores locais abalados e desmotivados. Eles pediram a substituição política pela nomeação de um gerente com cargo efetivo e com formação na área da saúde. A Carta Aberta foi enviada ao Governador do Estado.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu uma nota nesta sexta-feira em resposta a carta aberta de um grupo de servidores da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste contra a nomeação do novo gerente de saúde do extremo-oeste. O governo citou que sempre esteve aberto ao diálogo com as suas estruturas, recebendo com surpresa o documento que contesta a nomeação do novo gerente, LUCIO MALMANN. A nota da secretaria de saúde cita que MALMANN possui graduação em administração e ampla experiência nos cargos de gestão pública, como prefeito e vereador de Iporã do Oeste, conselheiro fiscal da CASAN, secretário municipal de Planejamento e Saúde, gerente de desenvolvimento econômico, gerente de saúde. A pasta cita ainda que a lei complementar de 2019 que trata das nomeações foi alterada em 2021.

Um homem foi ferido a golpe de facas nesta sexta-feira em São José do Cedro. O fato aconteceu por volta das cinco e 45 da tarde na rua Santos Dumont. Os bombeiros foram chamados para atender um homem vítima de agressão. O homem, sem idade informada, foi encontrado na calçada com perfurações no tórax, nas mãos e um corte na cabeça. Ele estava consciente quando foi atendido pelos bombeiros. Feito o atendimento prévio no local, o homem foi levado ao hospital da cidade. Os detalhes da agressão não foram divulgados.

A Polícia Civil prendeu, no final da madrugada de sexta-feira, um homem suspeito de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. A operação que envolveu os Núcleos de Operações com Cães de São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste começou por volta das oito horas da noite de quinta e terminou as cinco horas madrugada de ontem. No decorrer das diligências, foram apreendidos 212 gramas de maconha e 86 gramas de substancia análoga a "skunk". No total, foram fiscalizados seis ônibus, a maioria tinha como origem a cidade de Foz do Iguaçu. Na ocasião, foram abordadas sete pessoas em atitudes suspeitas. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele foi detido e levado para a unidade prisional avançada.

Um homem suspeito de homicídio em Porto Alegre foi preso nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. A Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil prendeu o suspeito na noite de ontem. O homicídio ocorreu no dia 12 de novembro de 2021, no Bairro Sarandi, em Porto Alegre. Naquele dia, o autor saiu do veículo em que estava e efetuou diversos disparos na vítima, que se encontrava no interior de um veículo acionado por Uber. A investigação, realizada pela Delegacia de Polícia de Homicídios de Porto Alegre identificou o autor do homicídio e pediu a prisão preventiva. A Polícia Civil gaúcha apurou que o suspeito teria fugido para a cidade de São Miguel do Oeste e acionou a Polícia Civil local. Ontem, o suspeito foi localizado no Bairro Progresso. Ele foi detido e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Um homem de 53 anos morreu em um grave acidente na madrugada de hoje na avenida Willy Barth. ARTEMIO ZORZI estava dirigindo a moto NXR Bros, com placa de Barra Bonita, que colidiu contra um Peugeot de Blumenau. O acidente aconteceu por volta das quatro e 15 da madrugada no bairro São Sebastião. ARTEMIO ZORZI era morador da Linha Caçador em Barra Bonita e morreu na hora. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motociclista sofreu múltiplas fraturas e traumatismo craniano. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e ofereceu o teste do bafômetro para o motorista do Peugeot. O teste acusou embriaguez ao volante. O motorista foi preso e conduzido à delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.