-MINISTRO DO STF DETERMINA ABERTURA DE CPI DA PANDEMIA NO SENADO
-SC RECEBE LOTE PARA COMEÇAR A VACINAR PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA
-BANCADA DO OESTE VAI BUSCAR APOIO FINANCEIRO PARA O HOSPITAL REGIONAL
-BAIXA NOS RESERVATÓRIOS FAZ CASAN CONTINUAR COM RODÍZIO NO ABASTECIMENTO
-SMOESTE JÁ RECEBEU MAIS DE OITO MIL DOSES DA VACINA CONTRA COVID-19
-PM FLAGRA TRÊS PESSOAS COM COVID DESCUMPRINDO ISOLAMENTO NA REGIÃO
-GRUPO É PRESO EM CARRO DE SMOESTE APÓS FURTAREM LOJA DE ROUPAS EM SC
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A quantidade de migrantes detidos na fronteira sul dos Estados Unidos aumentou 71 por cento em março em comparação com o mês anterior, para mais de 172 mil pessoas. É o maior número em 15 anos, e houve um forte aumento de menores não acompanhados, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira. O número de menores não acompanhados registrou um aumento de 100 por cento em um mês, ao somar mais de 18 mil crianças, de acordo com os dados da Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, 60 por cento dos migrantes que chegaram nos Estados Unidos, cerca de 104 mil pessoas, foram expulsos.
O presidente americano JOE BIDEN anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas de controle contra o que ele classificou como uma "epidemia de violência com armas de fogo" nos Estados Unidos. Antes de apresentar uma série de ordens executivas, o presidente democrata também classificou a violência armada no país como uma "crise de saúde pública" que onera os cofres públicos em cerca de 280 bilhões de dólares por ano. Entre as medidas está o incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou que vai prorrogar as atuais medidas contra a Covid-19 até o final de abril. Entre as restrições estão a suspensão das aulas presenciais e de shows públicos. Com a decisão, o governo resiste às pressões de diversos setores para impor restrições mais severas. As medidas anunciadas em 23 de março, inicialmente em vigor até o dia 12 deste mês, vão ser estendidas até 30 de abril. O anúncio foi feito após reunião de LACALLE POU com a comissão de especialistas que assessoram o governo sobre a pandemia.
O Senado aprovou nesta quinta-feira por 75 votos a zero, em dois turnos, uma proposta de Emenda à Constituição que concede isenção tributária, por três anos, a vacinas contra a Covid. A regra também deve ser estendida aos insumos de produção das doses. A proposta será, agora, enviada para análise da Câmara. Ao fim da tramitação, se aprovada, a PEC é promulgada pelo próprio Congresso Nacional e entra em vigor passar pela sanção presidencial. Se o texto for promulgado, mesmo os impostos que já incidem sobre as doses não poderão mais ser cobrados. O governo federal, os estados e os municípios também ficam proibidos de criar nova tributação sobre as vacinas.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta quinta-feira, que o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO , instaure a “CPI da Pandemia”, que vai apurar ações e eventuais omissões do governo JAIR BOLSONARO no combate à pandemia. A decisão atende a pedido formulado pelos senadores ALESSANDRO VIEIRA do Cidadania do Sergipe e JORGE KAJURU do Cidadania de Goiás. Eles questionam a inércia de PACHECO em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro. O presidente do Senado afirmou que vai instalar a CPIcomo determinou o ministro BAROSSO, mas avaliou que a decisão foi "equivocada" e que a comissão poderá ser usada como "palanque político" para as eleições de 2022.
Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19. Os dois votos contrários a esse entendimentos foram dos ministros NUNES MARQUES e DIAS TOFFOLI. Os ministros do Supremo julgaram uma ação do PSD. O partido pedia a derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas. O julgamento foi marcado para esta semana pelo presidente do STF, LUIZ FUX, após decisões conflitantes sobre o mesmo tema dos ministros NUNES MARQUES e GILMAR MENDES.
A Defensoria Pública de Santa Catarina enviou ao governo estadual um ofício recomendando a reserva de vacinas contra a Covid-19 para a população idosa e com deficiência dentro do sistema prisional. Em documento assinado na terça-feira, o órgão afirmou que ao menos 376 pessoas privadas de liberdade estão aptas à vacinação no estado. Segundo o órgão, o governo catarinense pode ser responsabilizado por possíveis mortes de idosos com coronavírus dentro de presídios por causa da demora na vacinação desse público. Pelos planos nacional e estadual de imunização, essa população está incluída nas fases iniciais.
As próximas restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estão sendo debatidas pelo governo do Estado nesta sexta-feira. Uma reunião extraordinária do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi convocada para as nove horas, com o objetivo de analisar os decretos em vigor, que são válidos até as seis horas de segunda-feira. Respeitando uma decisão judicial, o governo de Santa Catarina precisa levar ao COES todos os debates sobre os decretos da pandemia. Formado por representantes de órgãos técnicos e entidades da área da saúde, o grupo estratégico tem reuniões semanais às terças, mas recebeu a convocação extraordinária para esta sexta.
Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira um novo lote com 144 mil e 700 vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75 mil e 500 são da Astrazeneca e 69 mil e 200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. A Secretaria de Estado da Saúde também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia como trabalhadores envolvidos no atendimento eou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19 enas ações de vigilância das medidas de distanciamento social.
O programa Retrato Falado deste sábado será retomado com entrevistas inéditas. Neste primeiro programa da temporada de 2021, o entrevistado será o aposentado, ARQUEMIMO GIACOMELLI. Ele já morou em Barra Bonita e reside atualmente no bairro São Sebastião. ARQUEMIMO veio da cidade gaúcha de Osório quando tinha apenas sete anos. No programa de amanhã, ele vai relembrar a vinda para à região Extremo Oeste de Santa Catarina e demais histórias envolvendo a família. O Retrato Falado começa às 10 horas da manhã aqui na Peperi FM.
O presidente da Câmara de Vereadores de Barra Bonita, NEIR MITTMANN concedeu entrevista para a Peperi nesta semana e destacou as ações realizadas no legislativo nesses primeiros quatro meses de 2021. De acordo com ele, até o momento, os trabalhos estão ocorrendo de forma tranquila entre os nove vereadores. Segundo ele, o executivo já encaminhou oito projetos para análise e votação, sendo que todos foram aprovados.Conforme NEIR, isso mostra o entrosamento e também a forma de trabalho séria existente na Câmara de Vereadores de Barra Bonita.
Os oito projetos aprovados neste ano pelos vereadores de Barra Bonita foram das mais diversas áreas do setor público. A informação é do presidente do legislativo, NEIR MITTMANN. Entre os documentos, ele citou o projeto que autoriza o município a realizar a manutenção da SC-492 entre Barra Bonita e São Miguel do Oeste, sobre a participação no Conder, e outros relacionados à Educação. Outro projeto aprovado foi relativo às indústrias, baixando a concessão de 20 para 10 anos. Nesse caso, NEIR explicou que em casos de investimentos superiores a um milhão e meio de reais as empresas terão concessões de 15 anos no município.
Os vereadores também aprovaram um projeto de regularização dos lotes urbanos comprados pela Administração. A afirmação é do presidente da Câmara de Barra Bonita, NEIR MITTMANN. Ele destacou que outro projeto aprovado trata do aumento salarial de cinco vírgula dois por cento dos servidores públicos municipais, além da aprovação de um convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. O vereador comentou ainda que neste ano foram feitas 14 indicações, sendo uma delas solicitando ao município a realização de um estudo para a possível instalação referente a energia solar, entre outras. NEIR lembrou que as sessões acontecem sempre às terças-feiras às seis e meia da tarde na Câmara de Vereadores, sempre respeitando as normas de Saúde.
A Câmara de Vereadores aprovou quatro projetos de lei durante a sessão ordinária desta quinta-feira. Dois deles foram aprovados em primeiro turno e dois em segundo turno. Em segunda votação, os vereadores aprovaram a proposta de criação do "Balcão Municipal de Empregos". Assim como no primeiro turno, a matéria teve sete votos favoráveis e seis contrários. Mais uma vez, a questão foi desempatada pelo presidente da casa, VANIRTO CONRADT que votou a favor do projeto. Já o Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do projeto "Minha Rua Mais Bonita" foi aprovado por maioria, com quatro votos contrários, uma abstenção e sete votos a favor. Os projetos seguem agora para sanção do prefeito WILSON TREVISAN.
Os vereadores aprovaram ontem a noite uma indicação e um requerimento de informações sobre o retorno do atendimento presencial nas creches do município. A indicação, do vereador do MDB MOACIR FIORINI pede que a secretaria de Educação retorne urgentemente com as atividades normais das creches. O vereador aponta que o longo período em que as unidades estão inativas tem causado transtorno aos pais. Já a vereadora MARIA TEREZA CAPRA solicitou informações sobre o planejamento de reabertura das creches, se o ano letivo com atendimento presencial nas unidades está programado para iniciar entre os dias 26 de abril e três de maio e que ações estão sendo tomadas para garantir o cumprimento das medidas sanitárias. Os dois documentos serão enviados ao prefeito e a secretária de Educação.
A reabertura das creches municipais está prevista para acontecer entre a última semana de abril e a primeira semana de maio. A projeção para a retomada do atendimento presencial nas unidades foi confirmado ainda na semana passada, depois de uma reunião entre a secretaria de Educação e o Movimento Pais pela Educação. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOSO, as creches vão atender as crianças em apenas um turno para aumentar o número de alunos e evitar as aglomerações em sala de aula. Além disso, as ações previstas no plano de contingencia serão implantadas em todas as unidades. Em entrevista recente para a Peperi, ela comentou que o retorno vai ocorrer com a segurança sanitária que o momento exige.
A bancada do Oeste, formada por deputados estaduais da região, firmou um compromisso com Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. Em reunião realizada na última quarta-feira, os parlamentares também frisaram que irão em busca de apoio financeiro para a instituição. Na oportunidade, os deputados lembraram que durante a pandemia causada pela Covid-19, o Hospital passou por falta de profissionais, medicamentos e teve um aumento considerável nas despesas, além de ter reorganizado o atendimento aos pacientes que procuravam a unidade diariamente.
A bancada do Oeste vai conversar com a Secretaria de Estado de Saúde para garantir um apoio financeiro adicional no contrato de repasse mensal ao Instituto Santé, instituição que administra o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. A afirmação é do coordenador da bancada, FABIANO DA LUZ. Ele destacou que apesar do governo estadual estar antecipando as parcelas do repasse mensal, o Hospital precisa de um auxilio extra para continuar mantendo as atividades sem atrasar pagamentos. O diretor da unidade hospitalar, RODRIGO LOPES, também participou da reunião e disse que o prejuízo mensal na unidade é de um milhão e meio de reais e por isso essa ajuda por parte dos deputados é bem-vinda.
Os níveis dos rios e reservatórios usados pela Casan para abastecer a cidade estão em níveis muito baixos e por isso a empresa precisa manter o sistema de rodízio de fornecimento de água para os moradores. A afirmação é do chefe da agencia local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o volume de chuvas registrado neste ano é insuficiente para garantir a captação na quantidade necessária para o abastecimento normal. MELLO citou que apesar das dificuldades, as pessoas estão recebendo água. Ele destacou que sem o rodízio, muitas famílias ficaram sem o produto por um período muito maior de tempo. Atualmente, a Casan capta água no rio Cambuim, rio das Flores e na estação do bairro Progresso.
O poço profundo do aquífero Guarani na Linha Gramadinho, mais uma vez, não está sendo usado para a captação de agua e abastecimento da cidade. O local foi tratado pela empresa, durante muito tempo, como a solução para garantir o fornecimento de água para a população. O chefe da agencia local da Casan, EDNILSON MELLO não admitiu que o poço profundo foi uma grande frustração, mas a empresa não conseguiu explorar o potencial do reservatório. Ele disse que a bomba do poço profundo apresentou um novo defeito e a captação de água, mais uma vez, foi suspensa. MELLO comentou que agora a Casan está apostando na nova adutora do rio das Flores para garantir a quantidade de água necessária para abastecer a cidade.
O projeto da nova adutora que vai trazer água do rio das Flores até a estação de tratamento da Casan no bairro Estrela terá vasão suficiente para São Miguel do Oeste e parte da cidade de Guaraciaba. A projeção é do chefe da agencia local, EDNILSON MELLO disse que o projeto está em fase final de elaboração. A projeção da empresa é que a nova adutora esteja operando até junho do ano que vem. MELLO disse que o sistema vai ampliar consideravelmente a capacidade de fornecimento de água no município.
O chefe da agencia local da Casan também explicou a medida adotada pela empresa que captar água do rio das Flores em Paraíso com um caminhão pipa e levar o produto até o ponto de captação no rio Cambuim, na linha Gramadinho. Nesta semana, muitos ouvintes questionaram porque a empresa não leva a água diretamente para a estação de tratamento do bairro Estrela. MELLO disse que essa é uma questão de logística e não interfere em nada o resultado final. Ele explicou que levar agua do rio das Flores para o rio Cambuim aumenta a vasão da estação de captação da Linha Gramadinho. Ele reforçou que é mais fácil fazer dessa forma e que não há nenhuma diferença para os moradores que vão receber a água da mesma.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso zerou a fila de espera de pacientes aguardando leitos de UTI. Ontem, foram feitas duas transferências de pacientes com covid-19 de Iporã do Oeste e São Lourenço do Oeste, ambos para a cidade de origem. Nenhuma pessoa aguarda leitos de UTI na unidade. No entanto, a ocupação permanece em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 14 confirmados. Do total de 39 pessoas internadas no hospital, oito são moradores de São Miguel do Oeste. No município, 18 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira. Outras 32 pessoas entraram para a lista de recuperados. 117 moradores ainda estão com o vírus ativo.
O município recebeu, desde o mês de fevereiro, oito mil 262 doses de vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada no final da tarde de ontem pela secretaria municipal de saúde. Desse total, apenas um frasco se perdeu durante o transporte do imunizante para São Miguel do Oeste. O município recebeu seis mil 392 doses da CoronavacButantan e mil 870 da OxfordAstrazeneca. Qualquer irregularidade a respeito das aplicações pode ser denunciada à Ouvidoria do Município, pelo telefone 3631-2025. Ontem, o estado recebeu mais um lote com 144 mil doses da vacina e a previsão é de que o município também receba mais uma quantitativo ainda hoje. Ainda não há informações sobre quantas a cidade vai receber.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, sete mil e 400 pessoas foram imunizadas contra a doença. Cinco mil 661 receberam pelo menos uma dose do imunizante. Mil 739 moradores completaram o ciclo e tomaram as duas doses necessárias para garantir a eficácia do medicamento. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, não houve registros expressivos de efeitos colaterais ou sintomas diferentes daquels já previstos na bula do imunizante. O município está seguindo o roteiro estabelecido pelo plano nacional de imunização que prevê quatro etapas. São Miguel ainda está na primeira etapa. Já foram vacinados cinco mil e 47 idosos e dois mil 353 trabalhadores da saúde.
A secretaria de saúde retomou hoje o trabalho de aplicação da segunda dose da vacina contra a covid em idosos que foram imunizados no dia 19 de março. Hoje pela manhã, a segunda dose foi aplicada em pessoas com idades de 73 e 74 anos. Na parte da tarde, será a vez de idosos de 72 anos. A imunização começa a uma e vai até as quatro da tarde na praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com a secretaria de Saúde, para receber a segunda dose, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da data da primeira dose.
Três pessoas diagnosticadas com Covid-19 foram flagradas descumprindo o isolamento domiciliar em dois municípios da região. Os fatos foram em São Miguel do Oeste e Barra Bonita. Em São Miguel do Oeste, durante fiscalização, os policiais constataram que uma família residente no bairro Estrela não estava cumprindo o isolamento. Das três pessoas que deveriam estar em casa, apenas uma estava de fato. O isolamento da família acaba apenas na próxima terça-feira. Já em Barra Bonita, um homem também descumpriu o isolamento e estava trabalhando em São Miguel do Oeste. Em ambos os casos foi confeccionado boletim de ocorrência e os mesmos vão responder pelo descumprimento.
A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta semana na BR-280, em Rio Negrinho, dois homens e uma mulher que haviam acabado de furtar uma loja de roupas em Mafra. O grupo estava em um Peugeot207 de São Miguel do Oeste. Os três ocupantes usavam tornozeleira eletrônica e estavam cumprindo medidas socioeducativas, impostas pela Justiça do Paraná, pelo crime de furto. No interior do veículo foram encontradas quatro jaquetas contendo a etiqueta do estabelecimento comercial. O motorista de 45 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Ele, sua esposa de 28 anos e o passageiro de 31 anos foram levados à Delegacia de Polícia em Rio Negrinho onde vão responder, novamente, pelo crime de furto.