ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-04-2021 Sexta-feira

-MINISTRO DO STF DETERMINA ABERTURA DE CPI DA PANDEMIA NO SENADO

-SC RECEBE LOTE PARA COMEÇAR A VACINAR PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA

-BELMONTE FLEXIBILIZA PRÁTICA DE ESPORTES EM BARES

-TUNÁPOLIS VACINA 17 POR CENTO DA POPULAÇÃO CONTRA COVID-19

-SJO REAPROVEITA MADEIRA NA FABRICAÇÃO DE BANCOS

-PREFEITO DE IPORÃ DO OESTE AVALIA 100 PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

-DOIS HOMENS E UMA MULHER SÃO PRESOS EM CARRO DA REGIÃO APÓS FURTAREM LOJA DE ROUPAS

-FACÇÃO CRIMINOSA É CONDENADA A 143 ANOS DE PRISÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31graus. A mínima das últimas horas foi de 16graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58centavos. O euro está valendo seis reais e 64centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A quantidade de migrantes detidos na fronteira sul dos Estados Unidos aumentou 71 por cento em março em comparação com o mês anterior, para mais de 172 mil pessoas. É o maior número em 15 anos, e houve um forte aumento de menores não acompanhados, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira. O número de menores não acompanhados registrou um aumento de 100 por cento em um mês, ao somar mais de 18 mil crianças, de acordo com os dados da Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, 60 por cento dos migrantes que chegaram nos Estados Unidos, cerca de 104 mil pessoas, foram expulsos.


O presidente americano JOE BIDEN anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas de controle contra o que ele classificou como uma "epidemia de violência com armas de fogo" nos Estados Unidos. Antes de apresentar uma série de ordens executivas, o presidente democrata também classificou a violência armada no país como uma "crise de saúde pública" que onera os cofres públicos em cerca de 280 bilhões de dólares por ano. Entre as medidas está o incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros.


O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou que vai prorrogar as atuais medidas contra a Covid-19 até o final de abril. Entre as restrições estão a suspensão das aulas presenciais e de shows públicos. Com a decisão, o governo resiste às pressões de diversos setores para impor restrições mais severas. As medidas anunciadas em 23 de março, inicialmente em vigor até o dia 12 deste mês, vão ser estendidas até 30 de abril. O anúncio foi feito após reunião de LACALLE POU com a comissão de especialistas que assessoram o governo sobre a pandemia.



O Senado aprovou nesta quinta-feira por 75 votos a zero, em dois turnos, uma proposta de Emenda à Constituição que concede isenção tributária, por três anos, a vacinas contra a Covid. A regra também deve ser estendida aos insumos de produção das doses. A proposta será, agora, enviada para análise da Câmara. Ao fim da tramitação, se aprovada, a PEC é promulgada pelo próprio Congresso Nacional e entra em vigor passar pela sanção presidencial. Se o texto for promulgado, mesmo os impostos que já incidem sobre as doses não poderão mais ser cobrados. O governo federal, os estados e os municípios também ficam proibidos de criar nova tributação sobre as vacinas.


O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta quinta-feira, que o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO , instaure a “CPI da Pandemia”, que vai apurar ações e eventuais omissões do governo JAIR BOLSONARO no combate à pandemia. A decisão atende a pedido formulado pelos senadores ALESSANDRO VIEIRA do Cidadania do Sergipe e JORGE KAJURU do Cidadania de Goiás. Eles questionam a inércia de PACHECO em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro. O presidente do Senado afirmou que vai instalar a CPIcomo determinou o ministro BAROSSO, mas avaliou que a decisão foi "equivocada" e que a comissão poderá ser usada como "palanque político" para as eleições de 2022.


Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19. Os dois votos contrários a esse entendimentos foram dos ministros NUNES MARQUES e DIAS TOFFOLI. Os ministros do Supremo julgaram uma ação do PSD. O partido pedia a derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas. O julgamento foi marcado para esta semana pelo presidente do STF, LUIZ FUX, após decisões conflitantes sobre o mesmo tema dos ministros NUNES MARQUES e GILMAR MENDES.


A Defensoria Pública de Santa Catarina enviou ao governo estadual um ofício recomendando a reserva de vacinas contra a Covid-19 para a população idosa e com deficiência dentro do sistema prisional. Em documento assinado na terça-feira, o órgão afirmou que ao menos 376 pessoas privadas de liberdade estão aptas à vacinação no estado. Segundo o órgão, o governo catarinense pode ser responsabilizado por possíveis mortes de idosos com coronavírus dentro de presídios por causa da demora na vacinação desse público. Pelos planos nacional e estadual de imunização, essa população está incluída nas fases iniciais.


As próximas restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estão sendo debatidas pelo governo do Estado nesta sexta-feira. Uma reunião extraordinária do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi convocada para as nove horas, com o objetivo de analisar os decretos em vigor, que são válidos até as seis horas de segunda-feira. Respeitando uma decisão judicial, o governo de Santa Catarina precisa levar ao COES todos os debates sobre os decretos da pandemia. Formado por representantes de órgãos técnicos e entidades da área da saúde, o grupo estratégico tem reuniões semanais às terças, mas recebeu a convocação extraordinária para esta sexta.


Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira um novo lote com 144 mil e 700 vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75 mil e 500 são da Astrazeneca e 69 mil e 200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. A Secretaria de Estado da Saúde também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia como trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19 enas ações de vigilância das medidas de distanciamento social.


-CASA FAMILIAR INCREMENTA CICLO DE VISITAS DE ESTUDOS NAS PROPRIEDADES RURAIS

-BELMONTE FLEXIBILIZA PRÁTICA DE ESPORTES EM BARES

-TUNÁPOLIS VACINA 17 POR CENTO DA POPULAÇÃO CONTRA COVID-19

-SJO REAPROVEITA MADEIRA NA FABRICAÇÃO DE BANCOS

-PREFEITO DE IPORÃ DO OESTE AVALIA 100 PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO


EMEI Criança Feliz adia entrega de lasanhas. A entrega de lasanhas na Escola Municipal de Ensino Infantil Criança Feliz, de Iporã do Oeste, marcada para hoje e amanhã, foi adiada. O tradicional almoço da Família EMEI foi substituído neste ano por delivery de lasanhas, em função da pandemia. Em virtude do grande número de pedidos, mais de 500, não foi possível atender a demanda de produção, e a entrega das lasanhas, com quatro sabores, será realizada no próximo final de semana. Na sexta-feira, dia 16, a entrega será das 17h30 às 19h30, e no sábado, das 9h30 às 12h30. A venda de fichas já foi encerrada. O evento é organizado com intuito de arrecadar recursos para a escola.


O início de trabalho da gestão pública de Tunápolis tem sido de investimento em infraestrutura esportiva na cidade e três comunidades do interior. Os valores já atingem dois milhões de reais em obras que já estão sendo executadas e projetos que serão colocados em prática. O secretário da Administração, Finanças e Planejamento, JACKSON SCHERER, destaca a licitação realizada ainda no ano passado com investimento de 770 mil reais, no Centro de Eventos na comunidade de Pitangueira. Será um espaço para pratica de esportes e outras programações da comunidade. Já em linha Fátima, estão sendo realizadas ampliações de espaços de cozinha e copa, além de novos banheiros, com valor total de 180 mil reais. SCHERER cita ainda aquisição de área de terra para construção de campo de futebol para a comunidade de São Pedro. O campo que era utilizado fica distante do centro comunitário e por estar em área de preservação não pode receber investimentos.


O município recebeu do Ministério da Cidadania 334 mil reais para revitalização do Centro Esportivo na cidade. Serão necessários mais 200 mil reais da prefeitura para implantar campo de futebol sete, quadras de tênis e de vôlei de areia, além de pista atlética em um completo centro esportivo e de recreação. O secretário da Administração, Finanças e Planejamento, reconhece que é preciso reorganizar planejamento das ações do poder público. JACKSON SCHERER diz que a economia de recursos próprios visa solucionar questões pontuais com investimentos da prefeitura. Foram feitas avaliações de áreas próximas à cidade, para a compra de espaço para o novo campo de futebol que foi destruído com a revitalização do Centro Esportivo. JACKSON SCHERER, diz que a nova área adquirida visa ainda contemplar projeto de habitação e projeto turístico.


Prefeitura de Tunápolis vai investir em ampliação da creche e local para depósito de materiais. A creche que foi inaugurada no final de 2020, já vai sofrer alterações para contemplar todas as fases da educação infantil. Objetivo é construir mais duas salas de aulas, além de outros espaços. O secretário de Administração, JACKSON SCHERER observa que o município necessita de um local para centralizar o depósito de materiais que são comprados em maior quantidade para diferentes setores. O secretário chama atenção para o planejamento sobre os investimentos em todas as áreas. Já foram encaminhados projetos para compra de máquinas. Objetivo é reduzir custo de manutenção e agilizar serviços no interior para atender a demanda que existe em estradas e acessos a propriedades, além dos novos programas que estão sendo implantados.


Município reorganiza Programa de Regularização Fiscal. De acordo com o secretário de Administração de Iporã do Oeste, ERVINO HENKEL, o Programa Catarinense de Regularização Fiscal (PREFIS), já havia sido executado pelo município e agora está novamente em discussão. Ele visa conscientizar os contribuintes que estão inadimplentes com os cofres públicos, referente a impostos, taxas e tributos. Por meio do PREFIS, os contribuintes terão oportunidade de fazer parcelamento desse débito, junto à prefeitura, em número maior de parcelas, e assim regularizar a situação. HENKEL enfatiza que o projeto de lei está em execução e deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores nas próximas semanas. O prefeito e os secretários estão conferindo as últimas questões para em seguida enviar ao Legislativo.


A partir da aprovação na Câmara, a nova lei será sancionada e os contribuintes poderão procurar o setor de Tributos para fazer o requerimento, dentro das normas e critérios estabelecidos. Ainda que o município disponibilize o Programa de Regularização Fiscal, segundo HENKEL, a inadimplência sempre vai existir. Hoje em torno de 400 mil reais estão judicializados em Iporã do Oeste, ou seja, que está em dívida ativa, em cartório. O secretário avalia que é um valor significativo, por isso ressalta a importância de o município oferecer oportunidades para os contribuintes regularizarem as dívidas. Por meio do PREFIS, o contribuinte tem melhores condições para fazer o pagamento. À medida que diminui o número de parcelas, os juros também diminuem, inclusive com a possibilidade de isenção total sobre o débito.


Meses de fevereiro e março de 2021 estão entre os menos chuvosos dos últimos dez anos. A constatação é de VIANEI SCHÜTZ, morador de SJO que faz registros pluviométricos desde 2012. Segundo SCHÜTZ, o mês mais recente terminou com 104 milímetros de chuva no local onde ele mora, próximo a Laticínios São João, em direção à Linha Beato Roque. Se comparado com os últimos anos, apenas em 2012, 2015 e 2020 choveu menos em março. Já no mês de fevereiro do ano novo foram registrados apenas 75 milímetros, a menor precipitação desde 2012. VIANEI SCHÜTZ começou os registros por curiosidade própria e para disponibilizar dados concretos que pudessem ser utilizados como base em conversas com amigos. Ele dispõe de pluviômetro, pelo qual faz acompanhamento das chuvas e anota em caderno, com a soma total dos milímetros registrados em cada mês e ano.


SCHÜTZ reitera que no último ano choveu pouco, com um total de mil 747 milímetros. Esta quantidade fica 670 milímetros abaixo da média anual. O jovem comenta que muitas pessoas pedem informações sobre os registros de chuva. Ele inclusive mantém contato diário com o meteorologista PITER SCHEURER, de Guatambu, município vizinho de Chapecó, que ajuda no levantamento de dados pluviométricos. As anotações de VIANEI SCHÜTZ já ajudaram o município a adotar medidas em relação à estiagem. No ano passado, por exemplo, o prefeito solicitou relatório dos últimos 12 meses para decretar situação de emergência. SCHÜTZ salienta que está estudando há vários anos para fazer outros registros climáticos, inclusive recebe material para isso, com acompanhamento de meteorologista. Acrescenta que pretende negociar com a Defesa Civil para obter verba e adquirir aparelhos meteorológicos, que segundo ele, são muito caros.


Casa Familiar Esperança incrementa ciclo de visitas de estudos nas propriedades rurais. De acordo com o coordenador do curso da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, ÉLIO KUHN, nesta semana encerra o roteiro de visitas dos alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, em propriedades do município. Para esta atividade a campo ser realizada, a escola segue rigorosamente o cronograma do PLANCON EDU, do estado. KUHN detalha que o primeiro ano discute sobre sucessão familiar, que é um dos principais focos do trabalho da escola. Alunos do segundo ano fizeram estudos na pecuária de leite, com visita à propriedade ALTEVOGT, e na tarde de ontem ainda houve visita de estudos na propriedade de VALDECIR LORENZETTI, na Linha Taquara, para conhecer a cultura da soja.


Na próxima semana a turma do primeiro ano ainda vai visitar a propriedade, para executar projetos leiteiros e outros pontos inerentes ao curso. Em cada ciclo de visitas, segundo KUHN, uma cultura diferente é atendida. O coordenador do curso enaltece que em torno de 80 a 90 por cento dos alunos da escola agrícola ficam nas propriedades dos pais, o que demonstra o êxito do ensino no estímulo à sucessão familiar. Os professores também visitam pais e alunos, com intuito de trocar ideias que possam incentivar o processo de transição das propriedades nas famílias.


O município de Belmonte flexibilizou a prática de esportes em bares. As novas regras estão no decreto publicado nesta semana pelo prefeito JAIR GIUMBELI. Ele explica que a liberação atende ao pedido das comunidades, bares e lanchonetes, que sentem os impactos econômicos da pandemia. A partir de agora é permitido praticar 48, bocha e sinuca. Outros esportes, como futebol e cartas, permanecem proibidos. O prefeito reitera que as pessoas devem continuar as medidas de proteção à Covid-19 para praticar estes esportes, como uso de álcool em gel, máscara e distanciamento social. Os estabelecimentos devem respeitar ocupação de 25 por cento da capacidade.


Município já vacinou 17 por cento da população contra Covid-19. Nesta semana, Tunápolis atendeu pessoas da faixa etária de 66 e 67 anos com a vacina contra o coronavírus. Com mais este grupo que recebeu a primeira dose, o município alcançou o montante de 873 pessoas vacinadas, o que representa 17 por cento da população tunapolitana. Destas, 170 já receberam a segunda dose. A secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, salienta que conforme chegam as vacinas é montada uma logística para aplicar as doses o mais breve possível. Uma equipe alternativa é mobilizada com intuito de evitar aglomeração de pessoas no local de vacinação. À medida que chegam as segundas doses, a população também já é convocada para receber a aplicação.


ROSELI reitera que as doses são aplicadas conforme orientação do estado e já vêm direcionadas com a quantidade necessária para atender público específico. As pessoas são chamadas à vacinação pelos agentes de saúde e também por anúncio nos meios de comunicação. O site da prefeitura disponibiliza os dados da campanha, com o número de doses que foram aplicadas e as pessoas que receberam a primeira ou segunda dose, para ser o mais transparente possível. Segundo a secretária, caso a pessoa não queira receber a aplicação ou não possa vir, é chamado o próximo da fila. Assim que vier novo lote, a equipe de Saúde entra em contato novamente com aquela pessoa. Um dos fatores que impedem de receber a vacina, por exemplo, é quando a pessoa está infectada com o vírus. Nestes casos, deverá aguardar até se recuperar, mesmo que esteja isolada em casa.


A secretária avalia que a campanha recebe adesão positiva e as pessoas realmente aguardam a vez delas para serem imunizadas, embora com grande expectativa. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, Tunápolis registrou 998 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Doze pacientes estão com o vírus ativo e 22 pessoas que tiveram contato com infectados ou que apresentam sintomas seguem monitoradas pela vigilância sanitária. Quatro munícipes estão hospitalizados com coronavírus, dos quais um internado na UTI. ROSELI frisa que os casos estão diminuindo gradualmente, porém a gravidade é maior, o que é constatado pelo aumento no número de pessoas hospitalizadas na região. A secretária também verifica que a grande maioria das pessoas segue os decretos estaduais e se mostra preocupada com a situação da pandemia.


Município reaproveita madeira na fabricação de bancos. Conforme o engenheiro agrônomo de SJO, PEDRO HEBERLE, o viveiro municipal dispõe de oficina na qual são feitas atividades como confecção de bancos para serem usados em praças e ambientes públicos. Estes bancos provém de dois tipos de materiais: o primeiro, de madeira reciclada, veio da demolição e reforma das escolas de Beato Roque e Vale Pio, respectivamente. O outro material é obtido de madeira de lei, principalmente de eucalipto. HEBERLE lembra que a oficina do viveiro serve como centro de triagem de materiais que provém de serviços públicos e que podem ser reaproveitados. Admite que o setor público enfrenta dificuldades para estas atividades, do ponto de vista legal, pois muitas vezes precisa contratar ou licitar certos tipos de serviços. Em SJO, observa que a estrutura de oficinas e o interesse de pessoas e profissionais contribui para este trabalho. Um exemplo são as placas de identificação no interior, de madeira de reflorestamento, assim como os abrigos de passageiros, boxes para lixo e outras iniciativas que melhoram o aspecto visual e incrementam o turismo no município.


Revitalização de áreas urbanas e rurais marcam 100 primeiros dias de governo. Na avaliação do prefeito de Iporã do Oeste, os secretários que foram definidos para compor a administração estão fazendo um bom trabalho e deverão ser mantidos. Ele explica que a escolha se baseou principalmente em critérios técnicos, ao invés de políticos. Os membros da administração fazem reunião em quase todas as semanas, embora com menos pessoas para evitar aglomeração. O objetivo é discutir as ações que serão tomadas pela prefeitura, com base no plano de governo e sob coordenação do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, WILSON MALLMANN. MARX lembra que neste início de governo o município está se empenhando para resolver algumas situações que ficaram pendentes da administração anterior.


Uma delas é em relação às escolas. Conforme o prefeito, no Pré-Escolar Os Peixinhos falta apenas a colocação da grama sintética. Já na EMEI Criança Feliz estão sendo finalizados alguns reparos, assim como no CIEF e na escola da Linha Esperança, onde inclusive os estudantes já frequentam o educandário. ADÉLIO MARX enfatiza que também existe pendência na conclusão do espaço da praça ao lado do Loteamento GIEHL. No local falta a conclusão dos banheiros e colocação de grades. Estas melhorias estão sendo licitadas, para então o município finalizar os serviços. Quanto às ruas com calçamento, segundo MARX, um problema é o inço que cresce. O município chegou a contratar máquina terceirizada para fazer limpeza e recolha do inço, com duas peças que podem ser adaptadas para fazer o serviço.


Já no que se refere à parte agrícola do município, o prefeito reitera que todos os programas que existiam na administração anterior foram mantidos. Um avanço efetuado pelo município foi a instituição da lei que permite ao município cascalhar acessos às propriedades. O patrolamento das estradas prossegue normalmente e o município está quase concluindo o primeiro roteiro de recuperação das estradas. MARX ressalta que falta somente uma parte na região das linhas Vorá, Vitória e Iratim. A equipe de Obras está dividida, ou seja, uma parte trabalha na região de Esperança e outra nas comunidades de Monte Maria, Macucozinho e entornos.


O prefeito destaca que Iporã do Oeste também buscou recursos em nível municipal e federal. O montante de 450 mil reais está garantido através de duas emendas de deputados estaduais. Outros recursos foram enviados por deputados federais, para as áreas de saúde e agricultura. MARX salienta que Iporã do Oeste trabalha ainda com projetos para obter mais valores. Na próxima semana, o município pretende visitar os deputados, especialmente da região, e buscar a destinação de emendas o mais rápido possível.


-DOIS HOMENS E UMA MULHER SÃO PRESOS EM CARRO DA REGIÃO APÓS FURTAREM LOJA DE ROUPAS

-FACÇÃO CRIMINOSA É CONDENADA A 143 ANOS DE PRISÃO


Homem abordado com posse de drogas é intimado a comparecer ao Fórum. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas na Rua Itaberaba, centro de São Miguel do Oeste, por volta do meio dia desta quinta-feira. A guarnição realizava patrulhamento ostensivo nas proximidades do local, quando abordou um homem. Em busca pessoal, foi encontrado no bolso da calça dele uma carteira de cigarro e dentro desta, um cigarro de maconha. Foi lavrado boletim de ocorrência e o homem deverá comparecer ao Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste.


Dois homens e uma mulher são presos em carro de SMO após furtarem loja de roupas. Policiais rodoviários federais prenderam dois homens e uma mulher na quarta-feira, na BR-280, em Rio Negrinho, no Paraná. Eles haviam acabado de furtar uma loja de roupas em Mafra. Durante abordagem de um Peugeot/207, com placas de São Miguel do Oeste, os policiais perceberam que todos os três ocupantes usavam tornozeleira eletrônica. Eles cumpriam medidas socioeducativas, impostas pela Justiça do Paraná, pelo crime de furto. Dentro do carro foram encontradas quatro jaquetas da marca Adidas, ainda com a etiqueta do estabelecimento comercial. Um representante da loja da etiqueta foi avisado pela PRF e então percebeu o sumiço das peças, que estavam em posse dos envolvidos. O motorista, de 45 anos, não possuía carteira de habilitação. Ele, a esposa de 28 anos, e o passageiro, de 31, foram levados à Delegacia de Polícia em Rio Negrinho onde vão responder, novamente, pelo crime de furto.


Facção criminosa é condenada a 143 anos de prisão. Uma investigac?a?o iniciada pela Delegacia de Poli?cia de Palmitos em janeiro de 2020 resultou na condenac?a?o de oito membros de uma facc?a?o criminosa do Rio Grande do Sul. Ela distribui?a e comercializava drogas ili?citas em Iraí, Palmitos e cidades do oeste de Santa Catarina. Após deflagradas as Operações Peacemaker e Game Over, restou comprovado que tais indivi?duos eram responsa?veis por grande parte da droga distribui?da na regia?o, conhecida como cocaína peruana. Os criminosos ainda usaram uma adolescente para a pra?tica dos crimes. Os oito indivi?duos foram denunciados pelo Ministério Público estadual e condenados pelo Poder Judiciário por 143 anos de prisão, pela pra?tica de crimes de tra?fico de drogas, associac?a?o para o tra?fico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Um investigado, que chefiava a organização em Iraí/RS, foi condenado a 43 anos de prisão. Outro investigado, que chefiava a distribuição em Palmitos, foi condenado a 33 anos. Cinco deles ja? esta?o presos preventivamente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.