-AUXÍLIO DE 600 REAIS A INFORMAIS COMEÇA A SER DEPOSITADO HOJE
-ESTADO REGISTRA MAIS DE 500 CASOS DE COVID-19 E MORTES SOBEM PARA 17
-ADVOGADO ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE CADASTRO E LIBERAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE RETOMA PARTE DOS ATENDIMENTOS NA PRÓXIMA SEMANA
-VEREADOR APRESENTA MOÇÃO QUE PEDE SUSPENSÃO DO REAJUSTE NA ENERGIA ELÉTRICA NO MEIO RURAL
-IECLB IRÁ TRANSMITIR PELA RÁDIO OESTE O CULTO DESTA SEXTA-FEIRA SANTA
-CASAL CONFESSA QUE CRIANÇA DE TRÊS ANOS MORREU APÓS AGRESSÃO
-QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS COM ARMA E 40 QUILOS DE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE
-EQUIPES TRABALHAM POR HORAS PARA RESTAURAR PREJUÍZOS CAUSADOS POR CAMINHÃO DESGOVERNADO
O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A mínima das últimas horas foi de oito graus e a máxima deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ...graus. Umidade
relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O ex-presidente dos Estados Unidos, BARACK OBAMA postou um tuítenesta quarta-feira, sinalizando que está pronto para reforçar o partido numa campanha que foi atropelada pela pandemia do novo coronavírus. Sem mencionar TRUMP, ele afirmou que não será possível relaxar as medidas de distanciamento social que trancam 97 por cento dos americanos em casa. OBAMA declarou que enquanto não houver sistema robusto de testes para detectar e monitorar a disseminação do novo coronavírus o isolamento deve ser mantido. De acordo com pesquisa publicada no site Politico, 52 por cento dos entrevistados acreditam que OBAMA seria um líder melhor do que TRUMP para gerir a pandemia.
As autoridades de Teerã anunciaram nesta quinta-feira, 117 mortes adicionais em decorrência do novo coronavírus. Com esse número, o balanço oficial da pandemia no Irã subiu para quatro mil 101 mortos. O país é um dos mais afetados pela Covid-19. Segundo o porta-voz do ministério da Saúde, KIANUCHE JAHANPUR, os últimos dados relatados mostram, porém, uma tendência de queda no número de novas infecções.
O saldo diário de mortes na Espanha devido ao coronavírus caiu nesta quinta-feira. O número registrou baixas após dois dias consecutivos de alta. Apesar dessa queda, o número total de mortes desde o início do surto já alcançou 15.238 pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou 683 óbitos nas últimas 24 horas, contra 757 no dia anterior. As novas infecções também caíram timidamente, mas ainda são maiores que o número diário de recuperados.
O governo federal publicou na noite desta quarta-feira uma medida provisória para isentar os consumidores de baixa renda do pagamento das contas de luz. A medida já havia sido anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO durante o pronunciamento em rede nacional. Segundo a MP, os consumidores terão desconto de cem por cento na tarifa entre primeiro de abril e 30 de junho. A isenção vai valer para unidades que consomem até 220 quilowatts-hora por mês. Ao todo, o governo vai destinar 900 milhões de reais para o pagamento das contas. Já os custos remanescentes serão pagos pela Conta de Desenvolvimento Energético.
Um dia após o início do cadastramento, mais de 26 milhões de pessoas já se inscreveram no programa de auxílio emergencial de 600 reais que começa a ser pago hoje. Foram mais de 217 milhões de acessos ao site do programa, 22 vírgula cinco milhões de downloads do aplicativo e três vírgula três milhões de ligações. O pagamento começa nesta quinta-feira para trabalhadores já inscritos no Cadastro Único e que têm conta no Banco do Brasil ou na Caixa. Quem não tem conta nesses bancos vai receber a primeira parcela na próxima terça-feira. Para quem recebe o Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário do programa. Já para os demais trabalhadores que se enquadram nas regras do benefício devem receber em até cinco dias úteis após o cadastro no site ou no aplicativo.
O auxílio emergencial de 600 reais que o governo federal disponibilizou para saque a partir de hoje já causou filas em cidades pelo país no início da manhã.Nas primeiras horas já foram registradas aglomerações tanto em unidades da Receita Federal para regularização de CPF quanto em locais para o saque. As aglomerações contrariam as recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício. Quem precisar regularizar o CPF deve efetuar o processo em casa através de site ou por aplicativo.
A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um edital para a instalação de um hospital de campanha com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Itajaí. A medida visa atender os pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira. As propostas de preços precisam ser enviadas até às três horas da tarde desta quinta-feira. O hospital ficará no pavilhão da Marejada.
Os pilotos voluntários do Aeroclube de Santa Catarina estão ajudando na distribuição de equipamentos e testes de Covid-19 pelo estado. Em uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, eles levam em aviões particulares luvas, máscaras, remédios e testes sem custo. A ação solidária começou ontem e as aeronaves decolaram da Grande Florianópolis com uma tonelada e meia de equipamentos de proteção individual e testes do coronavírus. Todos os equipamentos vão ser distribuídos em nove cidades catarinenses, sendo Chapecó, Xanxerê, Concórdia, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Videira, Rio do Sul, Mafra e Jaraguá do Sul.
O número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus subiu de 457 para 501 em Santa Catarina. A quantidade de mortes também aumentou de 15 para 17. Os dados foram divulgados pelo governo do Estado no final desta quarta-feira. A maior parte dos diagnosticados está em Florianópolis com 123 pacientes. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA voltou a reforçar o uso de máscaras e também a importância de continuar o isolamento social até o próximo domingo em todo o estado catarinense.
-ADVOGADO ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE CADASTRO E LIBERAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE RETOMA PARTE DOS ATENDIMENTOS NA PRÓXIMA SEMANA
-VEREADOR APRESENTA MOÇÃO QUE PEDE SUSPENSÃO DO REAJUSTE NA ENERGIA ELÉTRICA NO MEIO RURAL
-IECLB IRÁ TRANSMITIR PELA RÁDIO OESTE O CULTO DESTA SEXTA-FEIRA SANTA
Estação Meteorológica da Epagri é alvo de furto. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, o fato foi percebido quando os profissionais constataram que os dados estavam totalmente fora do padrão. Conforme ele, diante disso a equipe se deslocou até a estação e verificou o furto de vários fios de cobre. Segundo o gerente, essa é a primeira vez que um crime ocorre no local. Ele lamenta que este furto dos fios na estação meteorológica vai afetar grande parte da região Extremo Oeste. SIDINEI destacou que diante desse fato muitos municípios vão ficar sem informações importantes que eram coletadas através da estação localizada nas proximidades do Cetresmo como das chuvas, temperatura e umidade, dados que são usados nas pesquisas e pelos agricultores. O profissional ressaltou que até o momento não foi realizado o levantamento total das perdas, porém salientou que um Boletim de Ocorrência já foi confeccionado.
Regional da Epagri está em contato com a Ciram para verificar duas possibilidades de amenizar os danos causados por esse furto ocorrido no último final de semana. O gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON, revela que uma das opções é a instalação de outra estação meteorológica ou então a possibilidade de se manter conectado provisoriamente a antiga estação localizada nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun. Mesmo assim a regional ficará desabastecida de dados da estação meteorológica por no mínimo 30 dias. Conforme SIMON, caso se confirme um investimento em equipamentos novos, o local escolhido será nas proximidades do Cetresmo, onde passará a ter mais visibilidade. O gerente destacou porém que nesse novo local os dados coletados não serão tão precisos quanto os obtidos atualmente nas proximidades do aeroporto.
Decisão do governador de manter o comércio geral de portas fechadas não foi bem recebida por empresários. Conforme o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER o comércio esperava pela liberação das atividades já nesta quarta-feira. Ele faz parte do grupo econômico do coronavírus criado pelo governo para discutir o retorno das atividades econômicas. O presidente destaca que as entidades fizeram uma série de pedidos ao governador e o setor ficou surpreso com a falta de atendimento desses apelos. Para TAUFFER, o comércio varejista está sendo o mais afetado pela crise. Ele defende que os cuidados de prevenção sejam rigorosamente seguidos, mas, evitando a falência do pequeno empresário. O presidente disse que entende a posição do governo, mas, não concorda totalmente. Para ele, com a flexibilização de alguns setores os comerciantes se sentiram injustiçados, já que poderiam abrir, seguindo as mesmas recomendações. O presidente declarou que em breve haverá a pandemia da falência.
Comerciante está sufocado e não terá dinheiro para pagar os fornecedores e os salários dos trabalhadores. A afirmação é do presidente da FCDL. IVAN TAUFFER percebe que a maioria das pequenas empresas é familiares e não tem mais como arcar as despesas diante da falta de movimento e de receita. O presidente antecipou que existe uma possibilidade concreta de que os comerciantes não respeitem o novo decreto e, mesmo com a proibição, abram as portas antes de segunda-feira. Mas, pede calma dos empresários sobre as leis, evitando ainda mais dor de cabeça com a polícia e multas. Ele percebe que o fluxo e a aglomeração das pessoas estão ocorrendo, mesmo com o comércio de portas fechadas. TAUFFER cita que as pessoas estão frequentando supermercados, bancos e lotéricas e existe o risco de contágio nesses espaços. Na visão do presidente da FCDL, o comércio poderia abrir com equipes reduzidas ou horários limitados de funcionamento. O presidente explica que sem impostos o estado também poderá entrar em colapso.
Capacitação de professores contribui para eficiência de aulas a distância. A Secretaria de Estado da Educação implantou nesta semana e está executando planejamento e processo de ensino aprendizagem online. Devido a pandemia da Covid-19, professores e alunos permanecem em casa, porém conectados por meios eletrônicos e permitindo a sequencia do calendário escolar. Segundo o coordenador regional da educação, VILSON VON BORSTEL é preciso entender as dificuldades que ocorrem neste novo cenário. Lembra que foi elaborada plataforma para as aulas online e osprofessores receberam formação intensa para atuar com novas ferramentas. Para o coordenador, é normal alguns professores terem maior dificuldade/ VON BORSTEL comemora que os profissionais estão se ajudando neste processo gradativo na realidade presente no processo de formação dos alunos.
Desafio no novo sistema de ensino está nas séries iniciais. Crianças possuem maior dificuldade no aprendizado estando longe do professor. O coordenador regional da educação diz que neste caso necessita de maior acompanhamento dos familiares. VILSON VON BORSTEL faz um apelo para os pais que tiverem condições para acompanharem mais de perto a rotina escolar dos filhos seja no ensino fundamental ou médio. Cita ainda que os educadores precisam sair da zona de conforto e buscar formas de aperfeiçoar o processo ensino aprendizagem. VON BORSTEL chama atenção para a parceria com os correios para entrega de material impresso aos alunos que não possuem computador e acesso a internet. O coordenador regional da educação diz que este processo deve seguir por um tempo, pois não tem previsão para o retorno da normalidade das aulas presenciais.
Colégio padre Vendelino Seidel inicia entrega do material impresso para o ensino a distância aos alunos sem acesso a internet. Segundo o diretor do colégio estadual da sede, PEDRO GAUER, os alunos que tem acesso a internet, por celular, computador ou notebook, já estão recebendo o material pelos meios eletrônicos. Para os demais estudantes, o diretor explica que uma pessoa da família poderá vir até a escola retirar o material impresso. Ele esclarece que para os alunos do sexto ao novo ano e ensino médio este dia para retirada do material será nas quintas-feiras, das 14 ás 16 horas, iniciando hoje. Para o primeiro ao quinto ano a entrega já foi realizada na tarde de ontem, o que vai se repetir todas as quartas-feiras. Conforme o diretor, estão sendo mantidos os cuidados na entrega do material por parte dos profissionais, considerando que são poucos os alunos que precisam fazer a retirada do material impresso. Até o momento, o governo tem definido que as aulas estarão suspensas até dia 17 de abril.
São João do Oeste divulga tabela com novas datas de vencimentos das taxas municipais. O município prorrogou o vencimento de taxas, impostos e serviços ocorridos entre 17 de março a 19 de abril. Nesta quarta-feira foi definida a tabela com os novos vencimentos. Conforme a tabela, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, ISSQN, com vencimento inicial em 15 de abril foi prorrogado para 15 de outubro. O vencimento de 15 de maio foi prorrogado para 15 de novembro e o vencimento de 15 de junho foi prorrogado para 15 de dezembro. A taxa de consumo de água com vencimento em 20 de março poderá ser paga em cinco de junho, e o vencimento de 20 de abril foi adiado para seis de julho. As faturas que contem vencimento impresso nas datas de 20 de março e 20 de abril, poderão ser pagas, isentas dos juros, até cinco de junho e seis de julho. As faturas cujos vencimentos originais seriam 20 de maio e 20 de junho, serão emitidas já com novo vencimento no dia cinco de agosto e oito de setembro.
Advogado esclarece dúvidas sobre cadastro e liberação do auxílio emergencial. A Caixa Econômica Federal lançou na terça-feira o aplicativo para que trabalhadores informais possam solicitar o auxílio emergencial de 600 reais. O valor será pago em três parcelas. Conforme o advogado, AIRTON SEHN, para os beneficiários do Cadastro Único dos programas sociais do governo, a exemplo do Bolsa Família, o pagamento do auxílio será automático, junto com o benefício. O pagamento para estes beneficiários será liberado a partir de hoje, dia nove. Para os demais trabalhadores informais, o advogado explica que é necessário fazer o cadastro, e o pagamento da primeira parcela é liberado em cinco dias. SEHN destaca que o auxílio será pago para trabalhadores com 18 anos ou mais, que não tenham emprego e carteira assinada, que não recebam outro benefício do INSS, como pensão por morte e auxílio doença e a renda da família tem que ser inferior a três mil 135 reais. Caso a renda familiar for maior, terá direito o trabalhador com renda individual de até meio salário mínimo.
O auxílio emergencial será pago para trabalhadores autônomos e micro empreendedores individuais, mas conforme o advogado, algumas classes não se enquadram. AIRTON SEHN explica que na região não serão beneficiados até o momento os agricultores, que também podem ter sido prejudicados com a pandemia. Um projeto de lei já foi aprovado para inclusão dos agricultores, e agora tramita em regime de urgência na câmara dos deputados. O advogado ressalta que se aprovado o projeto serão contemplados também os agricultores familiares, pescadores, aquicultores, técnicos agrícolas e cooperados, além de taxistas, catadores de papel, agentes de turismo, artistas, garimpeiros, missionários, teólogos, trabalhadores do esporte e atletas. Todos estes serão beneficiados se o projeto for aprovado. SEHN comenta que na região os trabalhadores que se enquadram são pedreiros, faxineiras, diaristas e MEIs. Se a mulher for a única a ter renda na família, receberá o benefício duas vezes.
Em caso de dúvidas, sobre o direito ou não de receber o benefício, o advogado orienta os trabalhadores a ligarem no número 111. AIRTON SEHN esclarece que quem tem acesso a internet pode acessar o site da Caixa Econômica Federal, onde há todas as informações sobre o cadastro e o auxílio emergencial. De acordo com o advogado, para fazer o cadastro no site da Caixa Econômica, é necessário que o trabalhador tenha em mãos o número do CPF, a data de nascimento, o nome da mãe, e um telefone de celular para contato. Neste celular informado a Caixa Econômica irá mandar uma mensagem com um código, que deve ser registrado no cadastro. Outra opção é baixar o aplicativo, também pelo site da Caixa Econômica Federal. SEHN explica que o auxílio poderá ser sacado em cinco dias na Caixa ou no Banco do Brasil, e nos demais bancos o valor é liberado em alguns dias a mais. Mesmo assinando carteira após o cadastro, as três parcelas ficam asseguradas.
CAESP de Iporã do Oeste retoma atendimento das equipes técnica e administrativa na próxima semana. Conforme a diretora da CAESP Caminho de Luz de Iporã do Oeste, ELIANE BRUGNEROTTO, retomam os atendimentos os profissionais da equipe técnica, sendo a fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social, além da parte administrativa. ELIANE explica que ainda será definida a forma de atendimento, em reunião na segunda-feira com toda a equipe. Posteriormente serão comunicadas as famílias. A diretora do CAESP lembra que os professores permanecem com atividades a distancia com os alunos, com previsão da retomadas das atividades presenciais a partir do dia 13 de maio, seguindo o que define o decreto estadual e a Fundação Catarinense de Educação Especial. ELIANE reforça que hoje será feita a entrega na casa dos alunos de ovos de Páscoa que foram doados por um morador do município, mas sem manter contato físico com famílias e estudantes devido a pandemia.
Vereador de São João do Oeste apresenta moção que pede suspensão do reajuste na energia elétrica do meio rural. A moção foi apresentada em sessão extraordinária realizada nesta semana. A sessão não foi aberta ao público, e os vereadores mantiveram os cuidados de distanciamento devido à pandemia. Conforme o vereador, CORNÉLIO SCHNEIDER, a preocupação no momento não é somente com a pandemia do coronavírus, mas também a estiagem e a economia que afeta vários setores. Ele considera que este não é o momento de falar de reajuste na conta de luz, por isso será enviada ao governo do estado esta moção que pede a suspensão do aumento no valor que os agricultores pagam pela energia elétrica já a partir deste mês. CORNÉLIO SCHNEIDER cita que para produtores com gasto de mil quilowatts por mês, o reajuste seria de cerca de 100 reais a mais na conta de luz. O vereador considera que em um momento que a economia já está prejudicada, falar em reajustes só vai prejudicar a retomada do crescimento.
O vereador também demonstra preocupação com a venda e com os preços praticados no setor de laticínios. CORNÉLIO SCHNEIDER explica que o consumo dos lácteos, mesmo com as agroindústrias funcionando, vem registrando queda. Ele afirma que os agricultores também demonstram preocupação com possíveis quedas no peço pago pelo litro do leite e o aumento no custo de produção. SCHNEIDER considera que o governador deve ter maior atenção e consideração pelo setor agropecuário, que no momento é fundamental na manutenção da economia do estado. O vereador de São João do Oeste ressalta que na sessão desta semana o legislativo também aprovou alterações no Plano Diretor, com mais de 200 itens alterados e que já estão em vigor. SCHNEIDER também encaminhou um pedido ao executivo de que os recursos que serão economizados com o corte dos salários sirvam de auxílio aos agricultores e os trabalhadores do município afetados pelas restrições do decreto.
IECLB segue decreto do estado e culto da sexta-feira Santa será transmitido pela Rádio Oeste. O culto terá início a partir das nove horas, com transmissão pela Rádio Oeste FM. De acordo com o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, ADELAR APPELT, as celebrações iniciaram já no domingo de ramos. Nesta quinta-feira Santa é lembrado o lava pés, na sexta-feira Santa o anúncio da morte de Jesus e a celebração da Santa Ceia, o sábado de aleluia e o domingo da ressurreição. Conforme o pastor, nesta sexta-feira a IECLB fará a transmissão do culto pelas redes sociais da igreja e pela Rádio Oeste, já que não há possibilidade, devido à pandemia, de realizar o encontro presencial e aberto ao público. ADELAR APPELT destaca que o culto, com duração de cerca de 45 minutos, será organizado pelos três pastores da IECLB, com a contribuição de músico e equipe técnica da rádio.
O pastor da IECLB, ADELAR APPELT, ressalta que mesmo não sendo aberto ao público o culto segue o que tradicionalmente é feito pela igreja nesta data. Ele explica que o altar estará arrumado, com os paramentos, vela, cruz e bíblia. Já no domingo de Páscoa, encerramento da Semana Santa, o pastor destaca que também está sendo organizado um culto que será transmitido aos fieis direto da sede da paróquia em Mondaí. ADELAR APPELT diz que a IECLB adota e defende as medidas do isolamento social, como forma de prevenção ao coronavírus. Segundo o pastor, a igreja também acredita que assim como a vida e a criação em si tiveram início, vão chegar ao fim, o que não se define a um evento único, a exemplo da atual pandemia pela qual o mundo passa. ADELAR recomenda aos fieis para que aproveitem este tempo de reclusão para refletir sobre as ações de cada um na comunidade, consigo mesmo e os outros.
-CASAL CONFESSA QUE CRIANÇA DE TRÊS ANOS MORREU APÓS AGRESSÃO
-QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS COM ARMA E 40 QUILOS DE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE
-EQUIPES TRABALHAM POR HORAS PARA RESTAURAR PREJUÍZOS CAUSADOS POR CAMINHÃO DESGOVERNADO
Polícia prende quatro pessoas com arma e 40 quilos de drogas em Iporã do Oeste. Na noite desta quarta-feira, por volta das 21h30, em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba, GAECO de SMOeste, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste e Tático Ostensivo Rodoviário, foram abordados dois veículos suspeitos de estarem carregando produtos ilícitos. A abordagem ocorreu próximo ao trevo de acesso à Mondaí. Um dos veículos, com placa de Foz do Iguaçu, realizava o serviço de “batedor”, já o outro abordado, emplacado em Cianorte, Paraná, estava transportando 40 quilos de maconha. Foi solicitado apoio do Canil da Polícia Militar de SMOeste e durante a revista no veículo, foi localizada, escondida embaixo de um banco, uma espingarda calibre 12, com cano curto, tipo escopeta. Foram presas quatro pessoas, conduzidas à delegacia de SMOeste. Os veículos, a droga e a arma foram apreendidos e entregues a Polícia Civil.
Casal confessa que criança de três anos morreu após agressão. A mãe e o padrasto de ALEXANDER MARTIN FIGUEIREDO VASQUEZ, de três anos, confessaram que a criança morreu em decorrência de agressão física. A informação foi divulgada pelo delegado EMERSON FERREIRA. Ele lembra que inicialmente o casal apresentou a versão de que a morte teria sido causada por um acidente doméstico na residência, em Bom Jesus do Sul. Contudo, após serem confrontados com a necropsia, os dois confessaram crime. No domingo o casal levou a criança ao hospital de Dionísio Cerqueira alegando que a mesma havia caído. Após a constatação da morte, a criança foi encaminhada ao IML de SMOeste, onde o legista constatou hemorragia aguda, ruptura de fígado e de rim, traumatismo craniano, contusão em pulmão, hemorragia abdominal e outros vários hematomas. A mulher e o padrasto confirmaram que costumavam agredir a criança. O homem alegou que "perdia a cabeça" e desferia tapas e socos no menino. A mãe, por sua vez, agredia a criança com tapas e com vara.
O acusado contou que no dia do crime, por volta de meio-dia, se irritou porque viu a criança mexendo em venenos e a agrediu com vários socos. Após isso, a criança não ficou bem e desmaiou, quando tentaram socorro levando a vítima ao hospital. No entanto, já não apresentava os sinais vitais. Na tarde de quarta-feira a Polícia Civil e o Instituto de Criminalísticas estiveram na casa do casal para realização de perícia criminal. O delegado EMERSON FERREIRA diz que embora haja pequenas contradições nas versões da mãe e padrasto foi um crime brutal, de tamanha barbaridade. O casal está preso temporariamente pelo prazo de 30 dias. Após a conclusão das investigações, os dois ficarão à disposição da Justiça para responderem pelo crime.
Caminhão desgovernado causa diversos danos em postes, veículo e residência de Iporã do Oeste. O acidente na Avenida Gustavo Fetter foi registrado por volta das 12 horas e 30 minutos desta quarta-feira, em Iporã do Oeste. Segundo informações apuradas pela reportagem, como de costume, o motorista, de 50 anos, foi almoçar em sua casa e deixou o caminhão estacionado próximo a borracharia Goldmeier, as margens da avenida. A carreta estacionada começou a se movimentar descendo a avenida e causando diversos prejuízos em fios de alta tensão, cinco postes da rede elétrica e de telefonia. O veículo também atingiu um Ford Ka que estava estacionado em frente a Lojas Bom Sono. O carro foi arrastado pelo caminhão até uma residência próxima a empresa Pinhal Máquinas, onde a carreta parou na esquina. Parte frontal desta casa, a cerca e o pátio, foi danificada.
Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Celesc foram acionados para atender a ocorrência. Apesar dos estragos materiais elevados, ninguém se feriu. O trânsito teve que ser desviado da avenida. O caminhão estava carregado com 34 mil quilos de trigo. A carga seria levada para o Moinho Marx logo após o meio dia de ontem. O proprietário do caminhão, empresário de Iporã do Oeste, prestou auxílio para reparo dos danos. A carreta, placa de Iporã do Oeste, possui seguro. As causas do acidente serão apuradas. O caminhão foi retirado do local da ocorrência por volta das 19 horas e 30 minutos desta quarta-feira.
Celesc trabalha cerca de oito horas para restabelecer toda energia após acidente na avenida em Iporã do Oeste. Inicialmente a Celesc isolou apenas a parte afetada, onde havia os postes quebrados e os cabos rompidos, o que foi feito em menos de uma hora. Em alguns locais a energia foi restabelecida cerca de uma hora após o acidente. A parte alta da cidade e comunidades próximas ficaram sem luz até por volta das 18 horas. A Celesc encerrou os trabalhos por volta das 20 e 30, quando a energia foi restabelecida para todas as unidades consumidoras. As empresas de internet e telefonia aguardaram a colocação dos postes pela Celesc para assim iniciar o seu trabalho, que segue hoje. Foram empenhados no serviço quatro equipes de caminhão e três de caminhonetas, envolvendo cerca de 35 profissionais da Celesc e de empresas terceirizadas do órgão. Na manhã de hoje ainda estavam sem energia os postes de iluminação pública na região central do acidente, serviço que é de responsabilidade da empresa licitada pela prefeitura, e que trabalha no local.