ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/04/2020

-AUXÍLIO DE 600 REAIS A INFORMAIS COMEÇA A SER DEPOSITADO HOJE

-ESTADO REGISTRA MAIS DE 500 CASOS DE COVID-19 E MORTES SOBEM PARA 17

-ESCOLAS FAZEM ENTREGA DE ATIVIDADES IMPRESSAS AOS ALUNOS HOJE
-LEVANTAMENTO DE INFESTAÇÃO APONTA 20 FOCOS DA DENGUE EM PRINCESA
-COMÉRCIO ESPERA LIBERAÇÃO PARA REABERTURA TOTAL NA SEGUNDA-FEIRA
-PRODUTORES DE LEITE NÃO TERÃO AUMENTO ESPERADO NO PAGAMENTO DO MÊS
-FURTO EM ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DEIXA REGIÃO SEM DADOS CLIMÁTICOS
-SJCEDRO RECEBE 750 TONELADAS DE CALCÁRIO PARA ATENDER PROPRIEDADES
-OPERAÇÃO PRENDE QUATRO PESSOAS COM ARMA E 40 QUILOS DE DROGAS
-CASAL CONFESSA QUE CRIANÇA DE TRÊS ANOS MORREU APÓS AGRESSÃO

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A mínima das últimas horas foi de oito graus e a máxima deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O ex-presidente dos Estados Unidos, BARACK OBAMA postou um tuíte nesta quarta-feira, sinalizando que está pronto para reforçar o partido numa campanha que foi atropelada pela pandemia do novo coronavírus. Sem mencionar TRUMP, ele afirmou que não será possível relaxar as medidas de distanciamento social que trancam 97 por cento dos americanos em casa. OBAMA declarou que enquanto não houver sistema robusto de testes para detectar e monitorar a disseminação do novo coronavírus o isolamento deve ser mantido. De acordo com pesquisa publicada no site Político, 52 por cento dos entrevistados acreditam que OBAMA seria um líder melhor do que TRUMP para gerir a pandemia.

As autoridades de Teerã anunciaram nesta quinta-feira, 117 mortes adicionais em decorrência do novo coronavírus. Com esse número, o balanço oficial da pandemia no Irã subiu para quatro mil 101 mortos. O país é um dos mais afetados pela Covid-19. Segundo o porta-voz do ministério da Saúde, KIANUCHE JAHANPUR, os últimos dados relatados mostram, porém, uma tendência de queda no número de novas infecções.

O saldo diário de mortes na Espanha devido ao coronavírus caiu nesta quinta-feira. O número registrou baixas após dois dias consecutivos de alta. Apesar dessa queda, o número total de mortes desde o início do surto já alcançou 15.238 pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou 683 óbitos nas últimas 24 horas, contra 757 no dia anterior. As novas infecções também caíram timidamente, mas ainda são maiores que o número diário de recuperados.

O governo federal publicou na noite desta quarta-feira uma medida provisória para isentar os consumidores de baixa renda do pagamento das contas de luz. A medida já havia sido anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO durante o pronunciamento em rede nacional. Segundo a MP, os consumidores terão desconto de cem por cento na tarifa entre primeiro de abril e 30 de junho. A isenção vai valer para unidades que consomem até 220 quilowatts-hora por mês. Ao todo, o governo vai destinar 900 milhões de reais para o pagamento das contas. Já os custos remanescentes serão pagos pela Conta de Desenvolvimento Energético.

Um dia após o início do cadastramento, mais de 26 milhões de pessoas já se inscreveram no programa de auxílio emergencial de 600 reais que começa a ser pago hoje. Foram mais de 217 milhões de acessos ao site do programa, 22 vírgula cinco milhões de downloads do aplicativo e três vírgula três milhões de ligações. O pagamento começa nesta quinta-feira para trabalhadores já inscritos no Cadastro Único e que têm conta no Banco do Brasil ou na Caixa. Quem não tem conta nesses bancos vai receber a primeira parcela na próxima terça-feira. Para quem recebe o Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário do programa. Já para os demais trabalhadores que se enquadram nas regras do benefício devem receber em até cinco dias úteis após o cadastro no site ou no aplicativo.

O auxílio emergencial de 600 reais que o governo federal disponibilizou para saque a partir de hoje já causou filas em cidades pelo país no início da manhã. Nas primeiras horas já foram registradas aglomerações tanto em unidades da Receita Federal para regularização de CPF quanto em locais para o saque. As aglomerações contrariam as recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício. Quem precisar regularizar o CPF deve efetuar o processo em casa através de site ou por aplicativo.

A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um edital para a instalação de um hospital de campanha com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Itajaí. A medida visa atender os pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira. As propostas de preços precisam ser enviadas até às três horas da tarde desta quinta-feira. O hospital ficará no pavilhão da Marejada.

Os pilotos voluntários do Aeroclube de Santa Catarina estão ajudando na distribuição de equipamentos e testes de Covid-19 pelo estado. Em uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, eles levam em aviões particulares luvas, máscaras, remédios e testes sem custo. A ação solidária começou ontem e as aeronaves decolaram da Grande Florianópolis com uma tonelada e meia de equipamentos de proteção individual e testes do coronavírus. Todos os equipamentos vão ser distribuídos em nove cidades catarinenses, sendo Chapecó, Xanxerê, Concórdia, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Videira, Rio do Sul, Mafra e Jaraguá do Sul.

O número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus subiu de 457 para 501 em Santa Catarina. A quantidade de mortes também aumentou de 15 para 17. Os dados foram divulgados pelo governo do Estado no final desta quarta-feira. A maior parte dos diagnosticados está em Florianópolis com 123 pacientes. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA voltou a reforçar o uso de máscaras e também a importância de continuar o isolamento social até o próximo domingo em todo o estado catarinense.

Escola de Mariflor de SJCedro organiza atividades que serão repassadas para aos alunos durante suspensão das aulas presenciais. Conforme a diretora da escola estadual Osni Medeiros Régis, EDIMARA PONTIM, o trabalho tem sido minucioso pela equipe de professores que estará usando ferramentas tecnológicas para começar a transmissão dos conteúdos que seriam repassados em sala de aula, seguindo livros e planejamento. Ela explica que haverá suporte das famílias e também dos educadores sanando dúvidas e ajudando nessa etapa que é diferente para todo mundo. os estudantes receberão atividades, distribuídas em datas e horas agendadas, com um prazo para a devolução. A escola fez um levantamento que apontou que cerca de cinco famílias apenas não tem acesso a internet e por isso também poderão ser retirados os materiais impressos. Ela ressalta que ninguém sairá prejudicado, pois o objetivo é justamente o oposto, de achar formar de manter as crianças e jovens ocupados através da aprendizagem.

Escolas municipais de SJCedro entregam materiais impressos para acompanhamento das aulas à distância. No núcleo Santo Isidoro a entrega de materiais para aulas à distância acontece hoje, até as 14 horas, sem fechar agora, ao meio dia. Conforme a diretora, MIRIAN SPIRONELLO são cerca de cem alunos que pertencem a rede municipal que devem receber materiais impressos para serem feitos nos próximos dias. Da mesma forma, adireção do Cebem São Cristóvão e Grupo Escolar Tancredo de Almeida Neves também informa que a entrega das atividade acontece hoje até as 15 horas. A diretora, ELIANE FOPPA lembra que somente poderão fazer a retirada os pais ou parentes próximos e as pessoas idosas não deverão ir até as unidades escolares.

Arcanjo do Corpo de Bombeiros faz transporte de EPI’s e Cloroquina. A aeronave Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, realizou nesta quarta-feira o transporte de Equipamentos de proteção individual e também do medicamento para órgãos de saúde em São Miguel do Oeste. Chegando ao Aeroporto Municipal Hélio Wassun, os bombeiros foram recepcionados por profissionais da saúde, que realizaram a retirada dos equipamentos.

Gestantes não são consideradas grupo de risco quanto à transmissão do Covid-19. A informação é do médico em SJCedro, RENATO MOCELINI. Ele explica que as mulheres grávidas estão no mesmo grupo que sua faixa etária, diferente do caso da H1N1 onde esse público estava incluído como de risco maior para contágio pela doença. O médico explica que existem estudos Chineses e do Reino Unido sobre o tema, sobre as gestantes serem ou não mais suscetíveis ao vírus. Ele informa que até o momento não existem dados sobre a contaminação passar de mãe para filho no parto e nem mesmo no aleitamento materno. O médico lembra que o contágio ocorre frequentemente pelas vias respiratórias e por isso a sugestão é usar máscaras para evitar a transmissão aos familiares. Ele explica que medidas simples, como colocar a mão ou lenço no rosto ao tossir e espirrar já ameniza a possibilidade de passar a doença. O médico salienta que muitas pessoas terão o vírus, mas sem sintomas, e o problema maior está em transmitir as pessoas com risco maior, neste caso, idosos e pessoas com outras doenças crônicas.

Princesa registra 20 focos do mosquito da Dengue e teme também a confirmação de casos da doença. Conforme a Agente de Endemias, ANGELITA KRAEMER em março foi feito o Levantamento de Infestação pelo Mosquito transmissor de dengue, Zica, febre amarela e Chikungunya que serve para nortear as ações feitas pela equipe. Ela ressalta que o trabalho não para com vistoria de casas, comércio, repartições públicas e o cemitério. Este serviço visa acabar com recipientes com acumulo de água e que também são criadouros do inseto. A agente observa que mesmo com informações, conscientização, as pessoas insistem em descuidar. Ela comenta que o levantamento melhorou, mas, isso se deve a falta de chuva que gerou menor proliferação. Ainda assim, a quantidade de focos aumentou de 14 até março do ano passado e 20 no mesmo período desde ano. ANGELITA KRAEMER observou que os proprietários de terrenos baldios e famílias que não tem seguido as orientações da vigilância têm recebido notificações e poderão ser multadas.

Cresce procura de peixes devido a semana santa. O produtor na linha São Domingos em SJCedro, JUAREZ ZANATTA afirma que a pandemia também afetou o setor, mas, ainda assim, existe um acréscimo nas vendas e muita procura desde terça-feira. Ele trabalha com pacu, carpa capim, carpa húngara e a cabeça grande. O produtor que já chegou a vender 1.200 quilos de peixes segue fazendo a venda ainda nesta quinta-feira diretamente no local, para evitar aglomeração. O preço é dez reais o quilo. Lembra que outros agricultores também se organizam com antecedência para o período é que o mais rentável na questão do consumo da carne branca. ZANATTA faz a despesca a cada dois anos.

Produtores de leite não terão grande alta no pagamento deste mês. É o que projeta o presidente da Coopacep, MÁRCIO TSCHEDEL. Conforme ele, a cooperativa de SJCedro que trabalha na entrega coletiva do leite costuma se reunir no final de cada mês com as três empresas que fazem a compra conjunta do produto para definição dos preços. No entanto, devido as restrições neste período, não houve encontro presencial para o debate e por isso ainda não se sabe qual será o preço, mas, a expectativa é manter o valor do litro do mês passado ou pequena alta. O presidente salienta que nas reuniões é possível pressionar os laticínios sobre a remuneração, oferecendo argumentos sobre a alta nos custos de produção, aumento do consumo e menor volume devido a estiagem, buscando a maior valorização. MÁRCIO percebe que a pandemia não deve atingir a cadeia leiteira, já que o consumo maior é interno e aumentou com as pessoas em casa. A previsão dos agricultores era um valor mais atrativo acompanhando a alta do leite nas indústrias e mercados, porém, isso não deve ocorrer.

O leite está desvalorizado até mesmo em comparação ao preço da água. O veterinário da mesma cooperativa, MÁRCIO GOZZI também compara o valor do produto a outros que tem subido nos últimos tempos. Cita a água de 500 mls que custa um terço do litro do leite, o qual demanda de investimentos na cadeia produtiva e ainda possui várias etapas até chegar ao consumidor. Ele ainda analisa que outros mantimentos estão encarecendo nos mercados, porém, não repercutem tanto como o leite e os derivados como queijo e manteiga. O profissional explica que entre o produtor e o consumidor final há empresas que fazem o intermédio e em alguma destas etapas o lucro está ficando. O veterinário lamenta que os produtores não receberam o aumento que já está refletindo nas prateleiras principalmente do leite em caixinha.

Estação Meteorológica da Epagri é alvo de furto. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, o fato foi percebido quando os profissionais constataram que os dados estavam totalmente fora do padrão. Conforme ele, diante disso a equipe se deslocou até a estação e verificou o furto de vários fios de cobre. Segundo o gerente, essa é a primeira vez que um crime ocorre no local. Ele lamenta que este furto dos fios na estação meteorológica vai afetar grande parte da região Extremo Oeste. SIDINEI destacou que diante desse fato muitos municípios vão ficar sem informações importantes que eram coletadas através da estação localizada nas proximidades do Cetresmo como das chuvas, temperatura, umidade que são usados nas pesquisas e pelos agricultores. O profissional ressaltou que até o momento não foi realizado o levantamento total das perdas, porém salientou que um Boletim de Ocorrência já foi confeccionado.

Regional da Epagri está em contato com a Ciram para verificar duas possibilidades de amenizar os danos causados por esse furto ocorrido no último final de semana. O comentário é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele revela que uma das opções é a instalação de outra estação meteorológica ou então a possibilidade de se manter conectado provisoriamente a antiga estação localizada nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun. Mesmo assim a regional ficará desabastecida de dados da estação meteorológica por no mínimo 30 dias. Conforme SIMON, caso se confirme um investimento em equipamentos novos, o local escolhido será nas proximidades do Cetresmo, onde passará a ter mais visibilidade. O gerente destacou porém que nesse novo local os dados coletados não serão tão precisos quanto os obtidos atualmente nas proximidades do aeroporto.

SJCedro recebe 750 toneladas de calcário por meio do Programa Terra Boa. A informação é do Secretário interino da Agricultura DOUGLAS PATEL.De acordo com ele, os trabalhos na Secretaria continuam conforme um planejamento feito anteriormente e nos próximos dias, a Secretaria em parceria com a Cooper Alfa e Epagri, farão a distribuição d do produto. Aproximadamente 50 propriedades serão atendidas. Ele destaca que essas propriedades passaram por uma análise de solo com o objetivo de quantificar o necessário em cada uma delas. O secretário explica que a aplicação do calcário, chamada de calagem, é a etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, além da neutralização do alumínio que é um elemento tóxico para as plantas. DOUGLAS lembra que o calcário tem a função de corrigir o pH do solo para um desenvolvimento satisfatório de diversas culturas.

Decisão do governador de prorrogar o decreto da quarentena e de manter o comércio geral de portas fechadas até segunda-feira não foi bem recebida por empresários. Conforme o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER o comércio esperava pela liberação das atividades já nesta quarta-feira. Ele faz parte do grupo econômico do coronavírus criado pelo governo para discutir o retorno das atividades econômicas em Santa Catarina. O presidente destaca que as entidades fizeram uma série de pedidos ao governador e o setor ficou surpreso com a falta de atendimento desses apelos. Para TAUFFER, o comércio varejista está sendo o segmento mais afetado pela crise. Ele defende que os cuidados de prevenção sejam rigorosamente seguidos, mas, evitando a falência do pequeno empresário. O presidente disse que entende a posição do governo, mas, não concorda totalmente. TAUFFER entende que com a flexibilização de alguns setores os comerciantes se sentiram injustiçados, já que poderiam abrir, seguindo as mesmas recomendações. O presidente declarou que em breve haverá a pandemia da falência.

Comerciante está sufocado e não terá dinheiro para pagar os fornecedores e os salários dos trabalhadores. A afirmação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele percebe que a maioria das pequenas empresas é familiares e não tem mais como arcar as despesas diante da falta de movimento e de receita. O presidente antecipou que existe uma possibilidade concreta de que os comerciantes não respeitem o novo decreto e, mesmo com a proibição, abram as portas antes de segunda-feira. Mas, pede calma dos empresários sobre as leis, evitando ainda mais dor de cabeça com a polícia e multas. Ele percebeu que o fluxo e a aglomeração das pessoas estão ocorrendo, mesmo com o comércio de portas fechadas. TAUFFER citou que as pessoas estão frequentando supermercados, bancos e lotéricas e existe o risco de contágio nesses espaços. Na visão do presidente da FCDL, o comércio poderia abrir com equipes reduzidas ou com horários limitados de funcionamento, mas teria que abrir assim como outros setores. O presidente explicou que sem impostos o estado também poderá entrar num colapso.

Semae de SJCedro anuncia medidas de auxílio às pessoas com dificuldade em quitar a fatura. O diretor do setor de águas em SJCedro, JUNIOR KUNZ lembra que a administração já anunciou a prorrogação de vários impostos e documentos. Ele explica que o Comitê de Crise definiu ainda que não haverá corte no fornecimento de água por falta de pagamento. Além disso, aquelas faturas referentes aos meses de Abril e Maio, caso não sejam pagas, não terão multa. O diretor esclareceu que o departamento não pode isentar ou oferecer nenhum tipo de subsidio, incorrendo em renúncia de receita.

Comitê do Simples Nacional aprova prorrogação dos tributos dos Estados e Municípios. Segundo o prefeito de SJCedro, PLINIO DE CASTRO, a decisão se deu em função dos impactos da pandemia da Covid-19. Sendo assim, as datas de vencimento dos tributos do Simples Nacional ficam prorrogadas. Com isso o: IRPJ, IPI, CSLL, COFINS e PISPASEP com apuração nos meses de março, abril e maio, terão seus vencimentos prorrogados para outubro, novembro e dezembro. Já o ICMS e o ISSQN com períodos de apuração nos meses de março, abril e maio, terão os novos vencimentos para julho, agosto e setembro. Conforme o prefeito, quando houve a prorrogação anterior muitos empresários solicitaram também para que a prorrogação fosse ampliada para o Imposto Sobre Serviço. Ele destaca que essa resolução atende muitos segmentos e por isso o município revogou o decreto feito no dia 26 de março. A intenção agora é contemplar mais estes impostos. CASTRO afirma que são medidas que amenizam a situação difícil que vivem os empresários.

Caminhão desgovernado causa diversos danos em postes, veículo e residência. O acidente na Avenida Gustavo Fetter foi registrado por volta das 12h30 de ontem em Iporã do Oeste. O motorista, de 50 anos, foi almoçar em sua casa e deixou o veículo estacionado, mas em seguida a carreta começou a se movimentar descendo a avenida e causando diversos prejuízos em fios de alta tensão, postes da rede elétrica e de telefonia. O veículo também atingiu um Ford Ka que estava estacionado. O carro foi arrastado pelo caminhão até uma residência próxima a empresa Pinhal Máquinas, onde a carreta parou na esquina. Parte frontal desta casa, cerca e pátio, foi danificada. Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Celesc foram acionados para atender a ocorrência. Apesar dos estragos materiais elevados, ninguém se feriu. A cidade ficou cerca de meia hora sem energia elétrica, até ser restabelecida pela Celesc. A área foi isolada para os trabalhos da Celesc e a retirada do caminhão, carregado com 34 mil quilos de trigo. O proprietário do caminhão prestou auxílio nos danos.

Polícia prende quatro pessoas com arma e 40 quilos de drogas. Na noite desta quarta-feira, por volta das 21h30, em uma ação conjunta da PRF de

Guaraciaba, GAECO de SMOeste, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária e Tático Rodoviário, foram abordados dois veículos suspeitos de estarem carregando produtos ilícitos. A abordagem ocorreu próximo ao trevo de acesso à Mondaí. Um dos veículos realizava o serviço de “batedor”, já o outro abordado estava transportando 40 quilos de maconha. O carro usado como batedor tem placa de Foz do Iguaçu, e o veículo onde foi encontrada a arma e as drogas está emplacado em Cianorte, também Paraná. Foi solicitado apoio do Canil da PM de SMOeste e durante a revista no veículo, foi localizada, escondida embaixo de um banco, uma espingarda calibre 12, com cano curto, tipo escopeta. Foram presas quatro pessoas, conduzidas à delegacia de São Miguel do Oeste. Os veículos, a droga e a arma foram apreendidos e entregues a Polícia Civil.

Casal confessa que criança de três anos morreu após agressão. A mãe e o padrasto de ALEXANDER VASQUEZ, de três anos, confessaram que a criança morreu em decorrência de agressão física. A informação foi divulgada pelo delegado EMERSON FERREIRA. Ele lembra que inicialmente o casal apresentou a versão de que a morte teria sido causada por um acidente doméstico na residência, em Bom Jesus do Sul. Contudo, após serem confrontados com a necropsia, ambos confessaram crime. No domingo, o casal levou a criança ao hospital de Dionísio Cerqueira alegando que a mesma havia caído. Após a constatação da morte, a criança foi encaminhada ao IML de São Miguel do Oeste, onde o legista constatou hemorragia aguda, ruptura de fígado e de rim, traumatismo craniano, contusão em pulmão, hemorragia abdominal e outros vários hematomas. A mulher e o padrasto confirmaram que costumavam agredir a criança. PAULO ALVES alegou que "perdia a cabeça" e desferia tapas e socos no menino. A mãe, FERNANDA VASQUEZ por sua vez, agredia a criança com tapas e com vara.

Criança foi agredida brutalmente por estar brincando com veneno. De acordo com o delegado, EMERSON FERREIRA, em depoimento o acusado PAULO ALVES contou que no dia do crime, por volta de meio-dia, se irritou porque viu a criança mexendo em venenos e a agrediu com vários socos. Após isso, a criança não ficou bem e desmaiou. Ao tentar reanimar ALEXANDER ele teria caído novamente no banheiro, agravando quadro. Em seguida eles tentaram socorrer a criança levando a vítima ao hospital. No entanto, já não apresentava os sinais vitais. Na tarde de ontem a Polícia Civil e o Instituto de Criminalísticas estiveram na casa do casal para realização de perícia criminal. Conforme o delegado, embora haja pequenas contradições nas versões não há dúvida sobre o homicídio. O casal encontra-se preso temporariamente pelo prazo de 30 dias. Após a conclusão das investigações, os dois ficarão à disposição da Justiça para responderem pelo crime de homicídio qualificado pela tortura sofrida pela vítima.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.