-SENADO DISCUTE PROJETOS PARA REDUZIR PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
-MAIORIA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NÃO REGISTRAM MORTES POR COVID-19 HÁ UM MÊS
-ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SMOESTE ESTÁ PRATICAMENTE NORMALIZADO
-PROJETO PREVÊ QUE RECEITAS MÉDICAS SEJAM DIGITADAS OU COM ESCRITAS LEGÍVEIS
-TREVISAN APRESENTA PROJETOS PARA OS PRIMEIROS 10 MILHÕES DO PLANO MIL
-TENTATIVA DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA JOVEM MOVIMENTA PM
-CAMINHÃO SAI DA PISTA E TOMBA NA BR-163 EM SÃO JOSÉ DO CEDRO
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A agência de classificação Fitch rebaixou a nota da Rússia novamente nesta terça-feira. A decisão significa que o risco de um calote da dívida soberana do país é iminente. A Fitch, assim como as outras grandes agências de classificação, colocou no início de março a nota da dívida de longo prazo da Rússia para o status 'especulativo' ou 'lixo' diante do temor do risco de calote. A agência decidiu baixar a classificação novamente de "B" para "C", devido à evolução de eventos "que minaram a vontade da Rússia de pagar a dívida pública". Quanto menor essa nota, menos os credores confiam no país e menos chance ele terá de arrecadar dinheiro com taxas de juros razoáveis.
As Forças Armadas russas declararam um "regime de silêncio" e abriram corredores humanitários para a retirada segura de civis na Ucrânia. Segundo o Ministério de Defesa russo, a medida foi tomada na manhã desta quarta-feira. Conforme a pasta, corredores de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkov e Mariupol foram abertos. Cada cidade terá rotas de retirada separadas para as áreas de controle da Rússia e da Ucrânia, porém, algumas rotas ainda precisam ser decididas até a realização de discussões com o lado ucraniano. Desde cinco de março, a Rússia introduziu o "regime de silêncio" e abriu muitas vezes corredores humanitários para a retirada de civis.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta terça-feira que o país proibiu importações de petróleo e gás russos em meio à guerra na Ucrânia. BIDEN comentou que a decisão foi tomada somente pelos americanos, e que os aliados europeus não se uniram com o país. Até o momento, as sanções dos Estados Unidos e países europeus contra a Rússia focavam sobretudo no setor financeiro, como a retirada do país do sistema de transações internacionais SWIFT. Com o banimento do petróleo e o gás russo, as sanções chegam a um nível sem precedentes, com impactos globais no preço da gasolina e de outros combustíveis.
A produção industrial brasileira apresentou queda de dois vírgula quatro por cento no mês de janeiro, em relação a dezembro de 2021. O resultado elimina parte da expansão de dois virgula nove por cento registrada no mês anterior. Já na comparação com janeiro de 2021, houve recuo de sete vírgula dois por cento. Em doze meses, a indústria acumula alta de três vírgula um por cento. O recuo na atividade industrial na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 foi acompanhado por todas as quatro grandes categorias econômicas e por 20 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias e indústrias extrativas.
O governo federal publicou nesta quarta-feira uma medida que zera as alíquotas do PISPasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás de cozinha. A regra vale para o produto envasado em recipientes de até 13 quilos e destinado ao uso doméstico. O gás de cozinha ultrapassou os 100 reais em todas as regiões do país, de acordo com dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo. O preço mais elevado é encontrado no Centro-Oeste, com variação entre 109 e 140 reais.
O Senado Federal está analisando nesta quarta-feira, dois projetos que visam diminuir o preço dos combustíveis no Brasil. As matérias deveriam ter sido apreciadas pelos senadores antes do Carnaval, mas a votação foi adiada para hoje. Os dois projetos abordam tentativas de solucionar a escalada do preço dos combustíveis nas bombas. Uma das propostas já foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, e altera a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, diesel e etanol. O texto estabelece que o imposto seja cobrado pelos estados com base no valor médio dos combustíveis em anos anteriores. Já a segunda proposta foi analisada apenas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aprovada pelo colegiado no fim do ano passado. O texto sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha com a instituição de um mecanismo de bandas de amortecimento da volatilidade do preço desses derivados.
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último ano afetaram quase 40 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 39 mil, 980 catarinenses foram prejudicados pelos estragos causados pelas tempestades desde o dia sete de março de 2021. O número representa uma média de 108 pessoas afetadas diariamente pelas chuvas intensas que aconteceram no Estado dentro do período analisado entre sete de março de 2021 a sete de março de 2022. O maior número foi em decorrência de granizo, sendo 32 mil, 834 catarinenses que sofreram algum prejuízo. Desses, três mil, 605 foram em Mafra, no Planalto Norte.
O decreto que desobriga o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo estadual deve ser publicado no próximo sábado. A medida vai fazer parte das ações de desativação da emergência sanitária no estado catarinense. O movimento leva em conta a pressão por parte de grupos que pedem o fim das máscaras e de municípios que têm emitido os próprios decretos, desobrigando o uso e contrariando a norma estadual. Na área técnica do governo o entendimento é de que o momento permite o avanço, mas a maneira como a liberação tem sido feita incomoda profissionais.
A maioria dos municípios de Santa Catarina não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 30 dias. Dos 295 municípios, ao menos 166 não registraram qualquer óbito em decorrência da doença. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o número é extremamente positivo e apresenta uma queda expressiva no número de mortes pela doença. Segundo o secretário estadual de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, uma das explicações é a alta taxa de vacinação, onde mais de 80 por cento dos catarinenses já foram imunizados. Ao todo, Santa Catarina já aplicou mais de 13 milhões e meio de imunizantes contra a Covid-19.
O objeto brilhante visto no céu da região Extremo Oeste catarinense no começo da manhã de ontem trata-se do fenômeno conhecido como “reentrada de lixo espacial”. A cena pôde ser vista por moradores de Barra Bonita, Bandeirante, São Miguel do Oeste e demais cidades próximas, além de Chapecó, Pinhalzinho, Itapiranga e Monte Castelo. Segundo pesquisadores, a reentrada de lixo espacial é considerada normal, porém, a visualização a olho nu raramente acontece em Santa Catarina.
Existem milhares de satélites espalhados ao redor da Terra e com o passar do tempo, muitos acabam ficando inativos. Conforme pesquisadores, após esse procedimento, muitos acabam sendo atraídos para o planeta. De acordo com eles, quando esse objeto entra em contato com a atmosfera, ocorre um atrito e um aumento considerável da temperatura, formando rastros de fogo no céu, como os vistos na manhã de ontem por várias pessoas. As fotos e vídeos desse fenômeno feitos por internautas e ouvintes da Peperi podem ser encontradas nas redes sociais do Portal Peperi na internet.
A reportagem da Peperi recebeu na manhã desta quarta-feira, diversas reclamações sobre acúmulos de lixo em vários pontos da cidade. Algumas pessoas chegaram a pensar que os caminhões que fazem a recolha estavam estragados. Em contato com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, o jornalismo foi informado que o acumulo vem ocorrendo visto o descuido de parte da população na hora de descartar o lixo. Ele pontuou que caso os materiais estejam nas lixeiras incorretas, a empresa não fará a recolha imediatamente, ocasionando um certo acumulo. DIAS reforçou que descarte deve ocorrer de forma correta, visando evitar transtornos para a comunidade local.
A Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste divulgou na tarde de ontem a lista de aprovados no Processo Seletivo do programa Protetor Ambiental. Os aprovados vão poder participar de atividades diversas ao longo deste ano no município. Vão participar desta edição, 26 adolescentes, sendo 14 meninos e 12 meninas. A relação completa dos aprovados no processo seletivo da PMA de São Miguel do Oeste pode ser conferida na página “Polícia Militar Ambiental Fronteira” no facebook da própria instituição.
A Acismo informou nesta terça-feira que a partir da próxima semana vão passar a valer os novos valores do “Giro Acismo”. As novas taxas vão entrar em vigor no próximo dia 15 deste mês. Conforme a associação, o programa consiste em linhas de crédito exclusivas para os associados da entidade, além de sócios das cooperativas de crédito de São Miguel do Oeste que integram o Núcleo de Cooperativas da associação. Conforme o coordenador do núcleo de crédito, MARCOS BATAGLIN, as novas taxas serão de um vírgula seis por cento ao mês, sendo parcela fixa e que poderá ser parcelada em até dois anos.
Os associados da Acismo também podem usufruir de uma outra opção de taxa com um tempo maior para pagamento. O comentário é do coordenador do núcleo de crédito, MARCOS BATAGLIN. Ele disse que outra modalidade é com a taxa de zero vírgula 75 por cento ao mês com correção monetária de acordo com a taxa SelicCDI. De acordo com ele, nessa modalidade, os associados terão até 36 meses para pagamento. Segundo ele, o capital de giro visa atender empresas de todos os portes, incluindo MEI’s com valores máximo de 100 mil reais por CNPJ. BATAGLIN frisou que o programa existe desde o ano passado e já beneficiou mais de 50 empresas associadas.
O município de São Miguel do Oeste registrou nesta terça-feira mais 20 novos casos de Covid-19. Outros 14 moradores entraram para a lista de recuperados da doença. Ao todo, 10 mil, 139 pessoas já contraíram a doença no município e nove mil, 995 se recuperam. Já o número de óbitos em dois anos de pandemia é de 87. Nesta quarta-feira, 57 moradores estão com o vírus ativo. Em relação ao número de internações no Hospital Regional, são cinco pessoas confirmadas com a doença e um caso suspeito na UTI Covid. Já a Enfermaria Covid não possui nenhuma internação em decorrência do vírus no começo desta quarta-feira.
O município de São Miguel do Oeste recebeu a confirmação na manhã de ontem que vai receber 800 mil reais para investir na infraestrutura. A informação foi repassada ao governo municipal através da assessoria do deputado estadual, VALDIR COBALCHINI do MDB. Conforme eles, o valor é oriundo de uma emenda parlamentar e já havia sido informada há alguns dias ao município. O ato de confirmação ocorreu no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN e contou com a presença dos vereadores do MDB, MOACIR FIORINI e CARLOS AGOSTINI, da assessora, SILVIA KUHN e do líder partidário, GELSON BASSO, além do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Segundo TREVISAN, o montante será destinado para obras de asfaltamento na Rua Alessandra Tonet, no bairro Salete.
As chuvas constantes que vem caindo sobre a região Extremo Oeste de Santa Catarina aos poucos vão amenizando os prejuízos causados pela estiagem. As mudanças já são percebidas mesmo que de forma tímida na agricultura e também no abastecimento de água. Em São Miguel do Oeste o abastecimento está praticamente normalizado. De acordo com o chefe da agência local da Casan, VITOR DE GOUVEIA, a vasão de água aumentou consideravelmente quando comparado com meses anteriores. Conforme ele, os níveis dos reservatórios dos Rios Camboim e das Flores também já apresentam melhoras significativas com as últimas chuvas.
O abastecimento de São Miguel do Oeste ocorreu praticamente de forma plena na última semana. A afirmação é do chefe da agência local da Casan, VITOR DE GOUVEIA. Segundo ele, a vazão de água foi de 100 por cento e por alguns dias, os caminhões pipas foram dispensados. Ele destacou que nesta semana a situação já é um pouco diferente e os níveis de água para captação já sofreram uma leve baixa. Questionado sobre as reclamações de falta de água, VITOR DE GOUVEIA pontuou que os índices estão dentro da média pela empresa, não apresentando dessa forma, situações graves ou fora do controle.
O consumo médio de água nas últimas semanas em São Miguel do Oeste não sofreu muitas alterações quando comparado aos últimos meses. O comentário é do chefe da agência local da Casan, VITOR DE GOUVEIA. Ele disse que houve apenas um pequeno aumento em relação a utilização de água para lavação de calçadas, paredes e automóveis. Ele frisou que o consumo é maior nas sextas e sábados, quando as faxinas são normalmente feitas. VITOR DE GOUVEIA enalteceu ainda a parceria da população nos cuidados com a água e com medidas alternativas, como por exemplo, a captação de água da chuva e reutilização da água da máquina de lavar para a limpeza de calçadas.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na noite desta terça-feira mais uma sessão ordinária. Além de projetos diversos, a reunião foi marcada por diversas homenagens pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Uma moção de aplauso de autoria de todos os vereadores parabenizaram e homenagearam todas as mulheres pela passagem do seu dia. Na oportunidade, cada vereador pôde indicar uma mulher ou entidade para receber uma cópia da moção e uma lembrança.
Foi aprovado na noite de ontem em primeiro turno pelos vereadores de São Miguel do Oeste o projeto que dispõem da regulamentação, instalação e funcionamento de espaços coworking, business center e escritórios virtuais no município. A matéria que é de autoria do vereador RAVIER CENTENARO do PSD, regulamenta a prestação desse tipo de serviço, permitindo dessa forma que as empresas e empreendedores possam ocupar o mesmo imóvel para desenvolver suas atividades. O projeto prevê ainda que as empresas administradoras permitirão a cessão do endereço para registro nos órgãos competentes, além de prestar serviços de assessoramento, planejamento empresarial, entre outros. O texto também cita obrigações diversas.
O projeto que visa regulamentar os espaços coworking é fundamental e visa vários objetivos. A afirmação é do vereador e autor do projeto, RAVIER CENTENARO. Ele citou a retirada da informalidade de pequenos e microempreendedores, além de abrir oportunidades para profissionais liberais, facilitando dessa forma a abertura ou endereço comercial de novas empresas. Ele lembrou que nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, houve uma forte mudança na forma de trabalho, passando do presencial para o remoto. RAVIER destacou ainda que diante dessa nova realidade, os empreendedores também buscam soluções e alternativas para o desenvolvimento do trabalho, aliado ao melhor custobenefício de cada empresa.
Foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria do vereador, VANIRTO CONRAD do PDT, para que as receitas médicas em São Miguel do Oeste sejam digitadas ou escritas manualmente, porém, em letra de forma. A medida abrange todas as clínicas, hospitais, consultórios médicos e odontológicos, sejam eles, públicos ou privados. Conforme a norma, as receitas terão que constar informações completas da unidade de saúde, além do nome completo do paciente e nome do medicamento, além da forma de uso correto. O texto prevê ainda que as farmácias e drogarias não poderão mais aceitar receitas com letras ilegíveis ou fora dos padrões.
O projeto aprovado na noite de ontem cita ainda advertência e multa de 200 ou 400 reais em caso de reincidência, ficando a fiscalização a cargo do Procon de São Miguel do Oeste. Para o autor do projeto, vereador, VANIRTO CONRAD, a prescrição legível dos medicamentos é requisito fundamental para viabilizar o acesso à saúde e à assistência farmacêutica, além de proporcionar uma segurança e uma precisão para médicos, pacientes e farmacêuticos. A matéria foi aprovada em primeiro turno e vai passar por uma segunda votação. Caso aprovada novamente, será enviada para sanção do prefeito WILSON TREVISAN.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN esteve no começo desta semana em Florianópolis onde manteve audiências com o secretário estadual da Fazenda, PAULO ELI, e com o secretário estadual da Casa Civil, ERON GIORDANI. Na oportunidade, TREVISAN apresentou os primeiros projetos do município para o Plano “Mil”, com 10 milhões em investimentos na infraestrutura rural, ampliação do Parque de Exposições Rineu Gransotto e Habitação. No total, o município deve ser contemplado com 41 milhões de reais por meio deste programa. Já nesta quarta-feira, WILSON TREVISAN está em deslocamento para Brasília, onde possui agenda na Secretaria Nacional de Aviação Civil. Ele também vai manter audiências com parlamentares, em busca de recursos para a Saúde de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar atendeu na noite desta terça-feira uma ocorrência de tentativa de importunação sexual. O fato foi registrado no município de Santa Helena. No local, uma adolescente estava retornando da aula quando percebeu que um veículo furgão vinha em sua direção no sentido contrário. Ela relatou que o motorista começou a fazer “tchauzinho” e “jogar beijos”. A jovem contou ainda que o veículo fez o retorno e parou para oferecer lhe oferecer carona, ficando insistindo para que ela aceitasse. A adolescente disse que o homem só desistiu quando outra pessoa se aproximou. Diante dos fatos, o veículo foi encontrado no centro da cidade e o condutor reconhecido pela vítima e pela testemunha. Além do motorista, outro homem estava no interior do veículo. Ambos negaram os fatos. Diante da situação, todos foram conduzidos para a delegacia.
Uma saída de pista, seguida de capotamento foi registrada no começo da tarde de ontem na BR-163. O acidente foi em São José do Cedro e envolveu um caminhão câmara fria que estava carregado com frangos. O veículo era conduzido por um homem de 24 anos que não teve ferimentos. Ele contou para o Portal Peperi que seguia sentido São Miguel do Oeste quando acabou perdendo o controle, saindo da pista e tombando parcialmente sobre a via. Parte da carga acabou ficando sobre a rodovia. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou todos os levantamentos. Os danos materiais foram de grande monta.