-SENADO DISCUTE PROJETOS PARA REDUZIR PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
-MAIORIA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NÃO REGISTRA MORTES POR COVID HÁ UM MÊS
-LIONS CLUBE REALIZA CAMPANHA EM PROL DO HOSPITAL DO CÂNCER INFANTIL
-LEGISLATIVO DE IPORÃ DO OESTE INAUGURA GALERIA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES
-MÉDICO EXPLICA SINTOMAS E CUIDADOS PARA A RECUPERAÇÃO DA DENGUE
-REGIONAL DA SAÚDE PROMETE APLICAÇÃO DE FUMACÊ AINDA NESTA SEMANA EM IPORÃ DO OESTE
-TEMPORAIS CAUSAM ESTRAGOS E DEIXAM TRABALHADORES FERIDOS NA REGIÃO
-ADOLESCENTE SOFRE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL EM SANTA HELENA
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A agência de classificação Fitch rebaixou a nota da Rússia novamente nesta terça-feira. A decisão significa que o risco de um calote da dívida soberana do país é iminente. A Fitch, assim como as outras grandes agências de classificação, colocou no início de março a nota da dívida de longo prazo da Rússia para o status 'especulativo' ou 'lixo' diante do temor do risco de calote. A agência decidiu baixar a classificação novamente de "B" para "C", devido à evolução de eventos "que minaram a vontade da Rússia de pagar a dívida pública". Quanto menor essa nota, menos os credores confiam no país e menos chance ele terá de arrecadar dinheiro com taxas de juros razoáveis.
As Forças Armadas russas declararam um "regime de silêncio" e abriram corredores humanitários para a retirada segura de civis na Ucrânia.Segundo o Ministério de Defesa russo, a medida foi tomada na manhã desta quarta-feira. Conforme a pasta, corredores de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkov e Mariupol foram abertos. Cada cidade terá rotas de retirada separadas para as áreas de controle da Rússia e da Ucrânia, porém, algumas rotas ainda precisam ser decididas até a realização de discussões com o lado ucraniano. Desde cinco de março, a Rússia introduziu o "regime de silêncio" e abriu muitas vezes corredores humanitários para a retirada de civis.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta terça-feira que o país proibiu importações de petróleo e gás russos em meio à guerra na Ucrânia. BIDEN comentou que a decisão foi tomada somente pelos americanos, e que os aliados europeus não se uniram com o país. Até o momento, as sanções dos Estados Unidos e países europeus contra a Rússia focavam, sobretudo no setor financeiro, como a retirada do país do sistema de transações internacionais SWIFT.Com o banimento do petróleo e o gás russo, as sanções chegam a um nível sem precedentes, com impactos globais no preço da gasolina e de outros combustíveis.
A produção industrial brasileira apresentou queda de dois vírgula quatro por cento no mês de janeiro, em relação a dezembro de 2021. O resultado elimina parte da expansão de dois virgula nove por cento registrada no mês anterior. Já na comparação com janeiro de 2021, houve recuo de sete vírgula dois por cento. Em doze meses, a indústria acumula alta de três vírgula um por cento. O recuo na atividade industrial na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 foi acompanhado por todas as quatro grandes categorias econômicas e por 20 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias e indústrias extrativas.
O governo federal publicou nesta quarta-feira uma medida que zera as alíquotas do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás de cozinha.A regra vale para o produto envazado em recipientes de até 13 quilos e destinado ao uso doméstico. O gás de cozinha ultrapassou os 100 reais em todas as regiões do país, de acordo com dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo. O preço mais elevado é encontrado no Centro-Oeste, com variação entre 109 e 140 reais.
O Senado Federal está analisando nesta quarta-feira, dois projetos que visam diminuir o preço dos combustíveis no Brasil. As matérias deveriam ter sido apreciadas pelos senadores antes do Carnaval, mas a votação foi adiada para hoje. Os dois projetos abordam tentativas de solucionar a escalada do preço dos combustíveis nas bombas. Uma das propostas já foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, e altera a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, diesel e etanol. O texto estabelece que o imposto seja cobrado pelos estados com base no valor médio dos combustíveis em anos anteriores. Já a segunda proposta foi analisada apenas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aprovada pelo colegiado no fim do ano passado. O texto sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha com a instituição de um mecanismo de bandas de amortecimento da volatilidade do preço desses derivados.
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último ano afetaram quase 40 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 39 mil, 980 catarinenses foram prejudicados pelos estragos causados pelas tempestades desde o dia sete de março de 2021. O número representa uma média de 108 pessoas afetadas diariamente pelas chuvas intensas que aconteceram no Estado dentro do período analisado entre sete de março de 2021 a sete de março de 2022. O maior número foi em decorrência de granizo, sendo 32 mil, 834 catarinenses que sofreram algum prejuízo. Desses, três mil, 605 foram em Mafra, no Planalto Norte.
O decreto que desobriga o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo estadual deve ser publicado no próximo sábado. A medida vai fazer parte das ações de desativação da emergência sanitária no estado catarinense. O movimento leva em conta a pressão por parte de grupos que pedem o fim das máscaras e de municípios que têm emitido os próprios decretos, desobrigando o uso e contrariando a norma estadual. Na área técnica do governo o entendimento é de que o momento permite o avanço, mas a maneira como a liberação tem sido feita incomoda os profissionais.
A maioria dos municípios de Santa Catarina não registrounenhuma morte por Covid-19 nos últimos 30 dias.Dos 295 municípios, ao menos 166 não registraram qualquer óbito em decorrência da doença. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o número é extremamente positivo e apresenta uma queda expressiva no número de mortes pela doença. Segundo o secretário estadual de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, uma das explicações é a alta taxa de vacinação, onde mais de 80 por cento dos catarinenses já foram imunizados. Ao todo, Santa Catarina já aplicou mais de 13 milhões e meio de imunizantes contra a Covid-19.
-SÃO JOÃO DO OESTE RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA SERVIÇOS NA AGRICULTURA
-LIONS CLUBE REALIZA CAMPANHA EM PROL DO HOSPITAL DO CÂNCER INFANTIL
-LEGISLATIVO DE IPORÃ DO OESTE INAUGURA GALERIA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES
-MÉDICO EXPLICA SINTOMAS E CUIDADOS PARA A RECUPERAÇÃO DA DENGUE
-REGIONAL DA SAÚDE PROMETE APLICAÇÃO DE FUMACÊ AINDA NESTA SEMANA EM IPORÃ DO OESTE
São João do Oeste recebe novos equipamentos para serviços na agricultura. Entrega faz parte de um programa que contempla vários municípios da região com recursos de emendas parlamentares. Equipamento entregues em São João do Oeste foram indicação do senador DÁRIO BERGER. De acordo com o Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, o município terá bom uso na Patrulha Mecanizada. São diversos equipamentos disponíveis para serem utilizados em diferentes atividades agropecuárias. O secretário cita o incremento de distribuidores de esterco, roçadeira articulada, distribuidores de calcários e adubo orgânico e três perfuradores de solo. Equipamentos estão disponíveis para empréstimo aos produtores rurais.
O Secretário da Agricultura de São João do Oeste explica que a Patrulha Mecanizada passou por ajustes. Atualmente os equipamentos ficam centralizados na garagem da prefeitura onde ocorre a manutenção preventiva. ROGÉRIO RECH explica que a retirada dos equipamentos é supervisionada e a devolução também precisa de vistoria para garantir a utilização adequada. Segundo o Secretário da Agricultura, quando for constatado desgaste natural de uso, a prefeitura banca a reposição das peças e manutenção. Caso o problema ocorra por imperícia no uso dos equipamentos, o agricultor também precisa contribuir na manutenção.
Sistema foi alterado visando ampliar a vida útil dos equipamentos que são emprestados aos agricultores. O Secretário da Agricultura de São João do Oeste afirma que a conservação é supervisionada por servidores públicos e isso te proporcionado vida útil bem maior. De acordo com ROGÉRIO RECH, em anos anteriores ocorreu a doação dos equipamentos para grupos formados no interior. Um dos problemas constatados foi a falta de clareza da responsabilidade para a manutenção. Muitas vezes os equipamentos eram devolvidos já sem condições de serem usados. RECH garante que no sistema atual, a conservação é maior e a utilidade aos produtores rurais é mais eficiente.
Renovação do parque de máquinas e frota de veículos supera expectativa em Tunápolis. O prefeito, MARINO FREY, é otimista com a contribuição que tem recebido nas emendas parlamentares. Recursos extras permitem investimentos significativos no município, principalmente na compra de máquinas e veículos com recursos do governo estadual. Ele aponta grande fluxo de recursos de vários deputados e elogia a contribuição dos vereadores de diferentes partidos. O prefeito chama atenção que os vereadores estão atuando como parceiros do município e isso soma valores para o bem da população. Segundo FREY, os recursos não são para o prefeito ou para a prefeitura e sim para a população que é contemplada com serviços e obras para melhorar a qualidade de vida em Tunápolis.
Segundo MARINO FREY, em pouco mais de 14 meses de governo já foi possível fazer renovação de boa parte da frota de veículos, máquinas e equipamentos. O impacto é altamente positivos nos serviços prestados pelas Secretárias da Saúde, Educação e Transportes e Obras. MARINO FREY relata que recursos de emendas parlamentares e valores próprios do município resultam em várias aquisições. O prefeito de Tunápolis também aponta contribuição com o município por meio dos programas do governo do estado via Epagri para contemplar os produtores rurais. MARINO FREY projeta um cenário bem diferente para as próximas estiagens, pois está ocorrendo uma estruturação das propriedades agrícolas para autonomia no abastecimento de água.
O município de Belmonte retoma nessa semana os encontros com os grupos de idosos. De acordo com a Assessora de Cultura, AMANDA PISONI, em conversas desde o início do ano com os presidentes dos grupos, juntamente com a Administração Municipal e a equipe de saúde, chegou-se a um consenso pela retomada das atividades neste mês de março. AMANDA destaca que já nesta semana haverá encontro com o grupo da sede e a partir da semana que vem, também serão realizadas atividades com os grupos das comunidades do interior, seguindo um calendário pré-definido. De acordo com a Assessora de Cultura, cada grupo terá um encontro mensal. Ao longo do ano também serão realizadas algumas programações especiais envolvendo todos os idosos do município.
Belmonte possui atualmente cerca de 180 idosos participantes e nas últimas semanas foi feito um roteiro de visita aos idosos que ainda não participam dos encontros, com o objetivo de convidá-los a se integrarem a algum grupo. AMANDA PISONI observa que as atividades ficaram suspensas por quase dois anos e destaca a importância da retomada das brincadeiras e da convivência em sociedade, fazendo com que os idosos se sintam valorizados, fortalecendo vínculos de amizade, bem como a saúde física e mental, que são de suma importância. Para a retomada segura dos encontros, a Assessora de Cultura destaca que algumas regras foram definidas, como a exigência da apresentação da carteira de vacina com as três doses e outros cuidados, como o uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.
Lions Clube de Iporã do Oeste realiza campanha em prol do Hospital do Câncer Infantil. De acordo com o presidente da entidade, FERNANDO BIESDORF, a campanha é realizada em parceria com o Distrito LD-8 e tem o objetivo de arrecadar donativos para o Hospital do Câncer Infantil de Chapecó, que é referência em oncologia em todo o grande Oeste de Santa Catarina. BIESDORF destaca que o câncer infantil é uma das cinco causas globais que recebem atenção do clube de serviço, através de campanhas de arrecadação de donativos. O tema desse ano é “Conecte seu coração ao Hospital de Oncologia Infantil de Chapecó”. O presidente do Lions Clube de Iporã do Oeste destaca que estão sendo arrecadados itens como água mineral sem gás de 500 ml, água de côco, sucos de caixinha, gelatinas e todos os tipos de fraldas descartáveis.
FERNANDO BIESDORF lembra que esses donativos são de grande importância para as crianças que estão sendo atendidas pelo Hospital Infantil. As pessoas interessadas em colaborar com a campanha em prol do Hospital do Câncer Infantil podem realizar suas doações na Cooper A1, Supermercado Real, Supermercado Avenida, Acácia Supermercados, Mercado Jundiá, Farmácia Bem-Estar, no Restaurante Fogão de Lenha e também nas escolas Padre Vendelino Seidel, CIEF e Escola Os Peixinhos. FERNANDO BIESDORF lembra que o Lions Clube de Iporã do Oeste realiza cerca de oito campanhas por ano, que abrangem várias áreas, como o meio ambiente e as campanhas de diabetes e de visão.
O Clube de Serviço de Iporã do Oeste também possui um projeto permanente de banco ortopédico, pelo qual são disponibilizadas cadeiras de rodas e de banho na forma de empréstimo para a população que necessita desses itens. De acordo com FERNANDO BIESDORF, quando o beneficiado não precisa mais dos equipamentos, ele devolve para o Lions, que em seguida destina para outras pessoas. O Lions Clube de Iporã do Oeste também está desenvolvendo uma ação entre amigos para arrecadar recursos e aumentar o banco de materiais ortopédicos, pois hoje a demanda é maior do que a oferta de equipamentos. BIESDORF destaca que a ação entre amigos está sendo vendida pelos integrantes do Lions e qualquer valor será bem-vindo para que o Clube possa ajudar cada vez mais pessoas que necessitam de materiais ortopédicos no município.
A Sessão Solene do Legislativo de Iporã do Oeste realizada na noite desta terça-feira teve a inauguração da galeria 08 de março em homenagem às mulheres. De acordo com o vereador e autor do Projeto, PAULO MARX, o objetivo é de valorizar todas as mulheres da sociedade, em especial as mulheres que assumiram o papel da vereança no município ao longo da história. Ele acredita que é preciso estimular a participação feminina em todos os setores da sociedade, enaltecendo a importância da diversidade de ideias. Para ele, as mulheres possuem grande capacidade de liderança, no entanto, a participação delas ainda é pequena, principalmente na política. PAULO MARX destaca que o projeto se baseou na Assembleia Legislativa, que também possui uma galeria especial em homenagem às deputadas.
O vereador de Iporã do Oeste, PAULO MARX, ressalta que todas as sessões do Legislativo são abertas a participação popular, respeitando as regras de prevenção ao coronavírus. Os encontros são realizados todas as terças-feiras, a partir das 19h na sala das sessões na Rua Boa Vista.
Os municípios do Extremo Oeste vivem uma situação complicada com o crescimento desenfreado dos casos de dengue. O médico da Unidade de Saúde de Descanso, JOSEMIR WERLANG, observa que a população esperava tempos de alívio com a diminuição dos casos de Covid-19, no entanto, os problemas seguem graves na área de saúde pública com a dengue aumentando o número de pessoas doentes na região. O profissional destaca que é preciso ficar em alerta aos sintomas, que são a febre alta e persistente de até três dias, dores musculares, nas costas, pernas, cansaço e fraqueza nos olhos, náuseas, vômitos, perda de apetite e moleza no corpo.
Segundo o profissional da saúde, todo o paciente com suspeita ou diagnóstico de dengue precisa adotar cuidados na questão de controle da febre, repouso e com o risco de retransmissão da doença, fazendo o uso de repelente, para que o mosquito não pique a pessoa já contaminada e se torne um vetor ativo, aumentando a cadeia de infecção ao picar novas pessoas. Também é importante manter a hidratação do paciente com a ingestão de muito líquido para aliviar os sintomas, visto que não existe um tratamento específico para curar a doença. JOSEMIR WERLANG alerta também para a dengue hemorrágica, que é a evolução da doença para um caso grave, onde vão surgir outros sintomas, como manchas avermelhadas pelo corpo, hematomas, presença de sangue na urina, fezes e vômito, além da queda na pressão arterial com mal estar e desmaios.
O profissional de Descanso chama a atenção da população para que adotem os cuidados básicos que os agentes comunitários de saúde estão repassando, como evitar a água acumulada em caixas destampadas, com o lixo que possa acumular água e até com algumas espécies de plantas e flores. Outro cuidado fundamental na avaliação do médico, é o uso de repelente por parte de todas as pessoas, pois ele é importante para evitar picadas do mosquito Aedes Aegypti e assim quebrar a cadeia de transmissão da doença.
Regional da Saúde promete aplicação de fumacê ainda nessa semana em Iporã do Oeste. Sem confirmar oficialmente, a bióloga DANIELA VINHA de São Miguel do Oeste, disse à reportagem da Rádio Oeste que o processo deverá ocorrer no final da tarde de sexta-feira. A aplicação que não ocorreu na segunda-feira se faz necessária diante do expressivo número de dengue em nosso município. Segundo o Secretário de Saúde de Iporã do Oeste, VALTUIR MARCO DAL BOSCO, somente na manhã de hoje, trinta novos casos suspeitos foram registrados. Para o secretário, os sintomas indicam que todos deverão ser confirmados, no entanto, somente o exame dará o diagnóstico preciso. Conforme DAL BOSCO, a estimativa é de que já são mais de cem casos de dengue em Iporã do Oeste. Na tarde de hoje será realizada uma reunião com a Regional de Saúde para que sejam intensificadas as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
-TEMPORAIS CAUSAM ESTRAGOS E DEIXAM TRABALHADORES FERIDOS NA REGIÃO
-ADOLESCENTE SOFRE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL EM SANTA HELENA
Duas casas foram danificadas pelos ventos fortes registrados na tarde de ontem, por volta das 15 horas. A região atingida fica na saída para Guaraciaba, próximo ao Bairro São Luiz. Conforme as informações, uma das casas teve o sistema de placas solares e parte do telhado arrancado com o vendaval. No momento do destelhamento, não havia pessoas em casa, e os móveis ficaram danificados com a chuva. Outra casa próxima também teve problemas no telhado, causados pelos fortes ventos. Os Bombeiros foram acionados e entregaram cerca de 20 metros de lona aos proprietários para cobrir a residência. Por causa do temporal na região, o Bairro São Luiz ficou cerca de 3 horas sem energia elétrica.
O vendaval que atingiu Pinhalzinho no final da tarde de ontem deixou quatro trabalhadores feridos após o desabamento de um silo. Em estado gravíssimo foi atendido um jovem de 21 anos de nacionalidade Venezuelana. Ele foi transferido pela Equipe do SAER/SARA até Chapecó onde ficou internado no Hospital Regional do Oeste. As outras três vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital de Pinhalzinho. A chuva acompanhada de fortes ventos derrubou árvores, destelhou residências e causou diversos transtornos na cidade. Além de Pinhalzinho, o município de Saudades também teve residências afetadas pelos fortes ventos.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de importunação sexual no final da tarde de ontem em Santa Helena. No local uma adolescente que estava retornando da aula relatou que o motorista de um veículo furgão que vinha no sentido contrário, começou a fazer gestos e jogar beijos para ela. O motorista ainda fez o retorno, ofereceu carona para a jovem e permaneceu na insistência até que uma pessoa viu a situação e ajudou a adolescente. O veículo foi encontrado no centro da cidade e o condutor foi reconhecido pela vítima e pela testemunha. Além do motorista, havia mais um homem no veículo e ambos negaram os fatos. A Polícia Militar conduziu as partes para a delegacia de Polícia para esclarecimentos.