-SENADO DISCUTE PROJETOS PARA REDUZIR PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
-MAIORIA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NÃO REGISTRAM MORTES POR COVID-19 HÁ UM MÊS
-DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA EXIGE CUIDADOS
-LASSBERG CONQUISTA DUAS MEDALHAS DE OURO EM CONCURSO NACIONAL
-PREFEITO DE TUNÁPOLIS RELATA CONQUISTAS COM EMENDAS PARLAMENTARES
-PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ITAPIRANGA É TEMA DE PALESTRA EM ESCOLA
-PM REGISTRA OCORRÊNCIA DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
-TEMPORAIS REGISTRAM DANOS EM VÁRIAS CIDADES
O Tempo em Itapiranga apresenta-se . A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A agência de classificação Fitch rebaixou a nota da Rússia novamente nesta terça-feira. A decisão significa que o risco de um calote da dívida soberana do país é iminente. A Fitch, assim como as outras grandes agências de classificação, colocou no início de março a nota da dívida de longo prazo da Rússia para o status 'especulativo' ou 'lixo' diante do temor do risco de calote. A agência decidiu baixar a classificação novamente de "B" para "C", devido à evolução de eventos "que minaram a vontade da Rússia de pagar a dívida pública". Quanto menor essa nota, menos os credores confiam no país e menos chance ele terá de arrecadar dinheiro com taxas de juros razoáveis.
As Forças Armadas russas declararam um "regime de silêncio" e abriram corredores humanitários para a retirada segura de civis na Ucrânia. Segundo o Ministério de Defesa russo, a medida foi tomada na manhã desta quarta-feira. Conforme a pasta, corredores de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkov e Mariupol foram abertos. Cada cidade terá rotas de retirada separadas para as áreas de controle da Rússia e da Ucrânia, porém, algumas rotas ainda precisam ser decididas até a realização de discussões com o lado ucraniano. Desde cinco de março, a Rússia introduziu o "regime de silêncio" e abriu muitas vezes corredores humanitários para a retirada de civis.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta terça-feira que o país proibiu importações de petróleo e gás russos em meio à guerra na Ucrânia. BIDEN comentou que a decisão foi tomada somente pelos americanos, e que os aliados europeus não se uniram com o país. Até o momento, as sanções dos Estados Unidos e países europeus contra a Rússia focavam sobretudo no setor financeiro, como a retirada do país do sistema de transações internacionais SWIFT. Com o banimento do petróleo e o gás russo, as sanções chegam a um nível sem precedentes, com impactos globais no preço da gasolina e de outros combustíveis.
A produção industrial brasileira apresentou queda de dois vírgula quatro por cento no mês de janeiro, em relação a dezembro de 2021. O resultado elimina parte da expansão de dois virgula nove por cento registrada no mês anterior. Já na comparação com janeiro de 2021, houve recuo de sete vírgula dois por cento. Em doze meses, a indústria acumula alta de três vírgula um por cento. O recuo na atividade industrial na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 foi acompanhado por todas as quatro grandes categorias econômicas e por 20 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias e indústrias extrativas.
O governo federal publicou nesta quarta-feira uma medida que zera as alíquotas do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás de cozinha. A regra vale para o produto envasado em recipientes de até 13 quilos e destinado ao uso doméstico. O gás de cozinha ultrapassou os 100 reais em todas as regiões do país, de acordo com dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo. O preço mais elevado é encontrado no Centro-Oeste, com variação entre 109 e 140 reais.
O Senado Federal está analisando nesta quarta-feira, dois projetos que visam diminuir o preço dos combustíveis no Brasil. As matérias deveriam ter sido apreciadas pelos senadores antes do Carnaval, mas a votação foi adiada para hoje. Os dois projetos abordam tentativas de solucionar a escalada do preço dos combustíveis nas bombas. Uma das propostas já foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, e altera a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, diesel e etanol. O texto estabelece que o imposto seja cobrado pelos estados com base no valor médio dos combustíveis em anos anteriores. Já a segunda proposta foi analisada apenas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aprovada pelo colegiado no fim do ano passado. O texto sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha com a instituição de um mecanismo de bandas de amortecimento da volatilidade do preço desses derivados.
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último ano afetaram quase 40 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 39 mil, 980 catarinenses foram prejudicados pelos estragos causados pelas tempestades desde o dia sete de março de 2021. O número representa uma média de 108 pessoas afetadas diariamente pelas chuvas intensas que aconteceram no Estado dentro do período analisado entre sete de março de 2021 a sete de março de 2022. O maior número foi em decorrência de granizo, sendo 32 mil, 834 catarinenses que sofreram algum prejuízo. Desses, três mil, 605 foram em Mafra, no Planalto Norte.
O decreto que desobriga o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo estadual deve ser publicado no próximo sábado. A medida vai fazer parte das ações de desativação da emergência sanitária no estado catarinense. O movimento leva em conta a pressão por parte de grupos que pedem o fim das máscaras e de municípios que têm emitido os próprios decretos, desobrigando o uso e contrariando a norma estadual. Na área técnica do governo o entendimento é de que o momento permite o avanço, mas a maneira como a liberação tem sido feita incomoda profissionais.
A maioria dos municípios de Santa Catarina não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 30 dias. Dos 295 municípios, ao menos 166 não registraram qualquer óbito em decorrência da doença. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o número é extremamente positivo e apresenta uma queda expressiva no número de mortes pela doença. Segundo o secretário estadual de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, uma das explicações é a alta taxa de vacinação, onde mais de 80 por cento dos catarinenses já foram imunizados. Ao todo, Santa Catarina já aplicou mais de 13 milhões e meio de imunizantes contra a Covid-19.
Cervejaria Lassberg conquista duas medalhas de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. Um dos mais importantes concursos do mundo premiou com o primeiro lugar as cervejas Vienna e Saison produzidas em Itapiranga. Conforme o sócio proprietário Lassberg, DANIEL ROSOLEN, a cervejaria do Berço Nacional da Oktoberfest está agregando valor e criatividade às receitas, garantindo a qualidade e procedência. ROSOLEN reforça que foi um momento muito especial na noite desta terça-feira, em Blumenau, motivo de grande orgulho para a cervejaria e para Itapiranga pelas relevantes conquistas. O Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, conta com jurados de diversos países e configura como principal evento mundial neste seguimento.
Conforme o sócio proprietário da Lassberg, DANIEL ROSOLEN, a cervejaria de Itapiranga participou com 15 estilos de cerveja. Ressalta que os jurados não recebem nenhum rotulo, apenas degustam o produto para avaliar a qualidade garantindo total imparcialidade na avaliação. Vienna e Saison da Lassberg alcançaram o prêmio máximo no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. Para ROSOLEN esta conquistas refletem o compromisso da Lassberg com a qualidade, inovação e compromisso com os consumidores. Ele informa que a Lassberg está conquistando seu espaço entre as cervejas mais nobres e também expandindo o mercado para diferentes regiões de Santa Catarina e estados vizinhos.
São João do Oeste recebe novos equipamentos para serviços na agricultura. Entrega faz parte de um programa que contempla vários municípios da região com recursos de emendas parlamentares. Equipamento entregues em São João do Oeste foram indicação do senador DÁRIO BERGER. De acordo com o Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, o município terá bom uso na Patrulha Mecanizada. São diversos equipamentos disponíveis para serem utilizados em diferentes atividades agropecuárias. O secretário cita o incremento de distribuidores de esterco, roçadeira articulada, distribuidores de calcários e adubo orgânico e três perfuradores de solo. Equipamentos estão disponíveis para empréstimo aos produtores rurais.
O Secretário da Agricultura de São João do Oeste explica que a Patrulha Mecanizada passou por ajustes. Atualmente os equipamentos ficam centralizados na garagem da prefeitura onde ocorre a manutenção preventiva. ROGÉRIO RECH explica que a retirada dos equipamentos é supervisionada e a devolução também precisa de vistoria para garantir a utilização adequada. Segundo o Secretário da Agricultura, quando for constatado desgaste natural de uso, a prefeitura banca a reposição das peças e manutenção. Caso o problema ocorra por imperícia no uso dos equipamentos, o agricultor também precisa contribuir na manutenção.
Sistema foi alterado visando ampliar a vida útil dos equipamentos que são emprestados aos agricultores. O Secretário da Agricultura de São João do Oeste afirma que a conservação é supervisionada por servidores públicos e isso te proporcionado vida útil bem maior. De acordo com ROGÉRIO RECH, em anos anteriores ocorreu a doação dos equipamentos para grupos formados no interior. Um dos problemas constatados foi a falta de clareza da responsabilidade para a manutenção. Muitas vezes os equipamentos eram devolvidos já sem condições de serem usados. RECH garante que no sistema atual, a conservação é maior e a utilidade aos produtores rurais é mais eficiente.
Definida a empresa que vai concluir as obras de revitalização da Avenida Uruguai. A modalidade de Concorrência visa a execução das etapas dois, três e quatro do projeto de revitalização das Avenidas Uruguai e John Kennedy, a partir da rua Padre Teodoro Treis. A sessão de julgamento aconteceu na manhã desta quarta-feira. O valor da proposta foi de 12 milhões e 400 mil reais. O prefeito ALEXANDRE RIBAS, comemora o êxito na realização da licitação. RIBAS disse que logo após os trâmites burocráticos o processo licitatório, será emitida a ordem de serviço para o início das obras. Conforme o prefeito, os recursos são provenientes do convênio firmado com o Governo do Estado, por meio secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.
Pavimentação da RB 163 segue em ritmo lento. Os trabalhos da empresa responsável pela ampliação da capacidade estão concentrados na divisa dos municípios de São José do Cedro e Guarujá do Sul. A reportagem da Rede Peperi esteve conferindo a recuperação no trecho entre São José do Cedro e Guarujá do Sul, onde foi possível notar uma grande movimentação de funcionários e máquinas na pista. Em virtude do local apresentar problemas na pista principal, com buracos, profissionais do DNIT estiveram realizando tapa buracos.
Declaração do Imposto de Rende exige atenção especial para evitar transtornos. Período para preenchimento dos dados já está liberado. O Coordenador do Núcleo dos Contadores da Assemit, VICENTE ROYER chama atenção para alguns cuidados necessários na Declaração do Imposto de Renda. Ele observa que não existe grande novidade em relação ao anos anteriores, apenas o prazo um pouco menor. Normalmente inicia em primeiro de março, porém em 2022, a Receita Federal liberou o programa para preenchimento Declaração do Imposto de Renda somente a partir do dia sete. O prazo encerra em 29 de abril. Os valores continuam os mesmos com necessidade de declaração com rendimento acima de 28 mil reais por ano ou com impactos provocados por venda de imóveis ou veículos.
VICENTE ROYER alerta que este é um detalhe importante, pois com a grande elevação dos preços dos veículos necessita de uma atenção especial. A pessoas continuam negociando seus veículos e isso pode gerar imposto de renda devido ao ganho de capital. Valor acima de 35 mil reais resulta em recolhimento de imposto. Outra observação feita pelo Coordenador do Núcleo dos Contadores da Associação Empresarial de Itapiranga é com os agricultores. Quem tiver faturamento acima de 142 mil reais, é obrigado a fazer a declaração. Isso não necessariamente precisa fazer o pagamento do imposto, porém o preenchimento dos dados é obrigatório. Bens acima de 300 mil reais também exigem declaração. ROYER admite que as pessoas podem evitar o pagamento de um profissional da área, mas com risco de gerar alguma irregularidade com um custo ainda maior.
Renovação do parque de máquinas frota de veículos supera expectativa em Tunápolis. O prefeito, MARINO FREY, é otimista com a contribuição que tem recebido nas emendas parlamentares. Recursos extras permitem investimentos significativos no município, principalmente na compra de máquinas e veículos com recursos do governo estadual. Ele aponta grande fluxo de recursos de vários deputados e elogia a contribuição dos vereadores de diferentes partidos. O prefeito chama atenção que os vereadores estão atuando como parceiros do município e isso soma valores para o bem da população. Segundo FREY, os recursos não são para o prefeito ou para a prefeitura e sim para a população que é contemplada com serviços e obras para melhorar a qualidade de vida em Tunápolis.
Segundo MARINO FRREY, em pouco mais de 14 meses de governo já foi possível fazer renovação de boa parte da frota de veículos, máquinas e equipamentos. O impacto é altamente positivos nos serviços prestados pelas Secretárias da Saúde, Educação e Transportes e Obras. MARINO FREY relata que recursos de emendas parlamentares e valores próprios do município resultam em várias aquisições. O prefeito de Tunápolis também aponta contribuição com o município por meio dos programas do governo do estado via Epagri para contemplar os produtores rurais. MARINO FREY projeta um cenário bem diferente para as próximas estiagens, pois está ocorrendo uma estruturação das propriedades agrícolas para autonomia no abastecimento de água.
Região é destaque em bens culturais. Preocupação é com a falta de preservação de bens históricos. Responsável pelo CEOM, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, MIRIAN CARBONERA destaca a importância da região para registros arqueológicos. Pesquisas e estudos visam identificar objetos e conscientizar os moradores da importância da preservação. Objetivo do trabalho é identificar e preservar acervos arqueológicos, documentais e bibliográficos, além de estimular pesquisa, com enfoque na região Oeste de Santa Catarina. MIRIM esteve esta semana em Itapiranga para uma palestra aos alunos da escola São Vicente. Ela afirma que o CEOM tem se configurado numa das principais instituições de pesquisa e difusão do patrimônio histórico no estado de Santa Catarina por atuar de forma sistemática há quase 30 anos.
Em Itapiranga o desafio é recadastrar o patrimônio arqueológico, pois a exploração e dados são dos anos 60 quando foram mapeados 70 pontos. MIRIAN CARBONERA também é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e destaca que em 2019, o governo federal solicitou atualização dos dados. Por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi realizado estudo para a localização exata dos pontos arqueológicos identificados nos anos de 1960 em Itapiranga. Mais de 70 famílias foram visitadas em diferentes comunidade do interior do município. A coordenadora do CEOM lamenta que mais de 50 por cento destes bens se perderam e o restante está bastante alterado e impactados com risco grande de desaparecerem.
Professora e pesquisadora recomenda parcerias e envolvimento comunitário. Segundo MIRIAN CARBONERA, são necessárias ações com iniciativas da comunidade. Ela assegura que a preservação de questões históricas depende do interesse do poder público e participação direta da comunidade. MIRIAM cita ainda pesquisa com apoio da FAPESC que visa a reconstituição ambiental e da população. Ela enaltece o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina e outras instituições que apoiam projetos de pesquisas e estudos. MIRIAN CARBONERA é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e responsável pelo CEOM tem se dedicado para entender melhor os primeiros povoadores dessa área e sua antiguidade.
PM registra ocorrência de importunação sexual em Santa Helena. Uma adolescente, que estava retornando da aula registrou um boletim de ocorrência pois o motorista de um veículo furgão que vinha no sentido contrário, realizou importunação contra a vítima jogando beijos. Em determinada rua o motorista fez o retorno e lhe ofereceu carona e permaneceu na insistência até que uma pessoa viu a situação e veio lhe ajudar. O veículo foi encontrado no centro da cidade e o condutor foi reconhecido pela vítima e testemunha. Além do motorista havia mais um homem no veículo e ambos negaram os fatos. A Polícia Militar conduziu as pessoas para a delegacia para esclarecimentos.
Os temporais registrados nesta terça-feira no Oeste de Santa Catarina causaram estragos em diversas cidades. Em Pinhalzinho, quatro pessoas ficaram feridas após caírem de uma altura de cerca de 30 metros por volta das 17 horas./Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas trabalhavam em uma estrutura que desabou por causa do vendaval. Um guindaste realizava os serviços de colocação de estrutura metálica em uma cooperativa no momento do acidente. As vítimas estavam presas com cintos de segurança quando o vendaval atingiu a região e a estrutura veio a colapso, causando a queda dos trabalhadores e da estrutura.
Em São José do Cedro, duas casas foram atingidas pelos ventos fortes registrados na tarde de ontem. Uma casa teve o sistema de placas solares arrancado. O vento levou as folhas de amianto a cerca de 100 metros da casa. No momento do destelhamento, não haviam pessoas em casa, e os móveis foram molhados com a chuva. Os Bombeiros foram acionados e entregaram cerca de 20 metros de lona aos proprietários para cobrir a residência.
Um caminhão câmara fria carregado com frango acabou saindo da pista e tombando às margens da BR-163 em São José do Cedro no início da tarde de ontem. Foi por volta das 13h30min. A Peperi apurou no local que o motorista, 24 anos, não teve ferimentos. A carga seria levada para o município de Porto Alegre/RS. Como consequência do tombamento, parte da carga caiu na via periférica. O motorista relatou que perdeu o controle do veículo, saiu da pista e tombou. Ele fazia sentido Guarujá do Sul/São Miguel do Oeste. A PRF foi acionada para o levantamento da ocorrência.
As vítimas foram identificadas como quatro homens, sendo dois de 27 anos, um de 20 anos e um de 23 anos. Dois deles eram de nacionalidade paraguaia Os dois homens de 27 anos foram atendidos conscientes e orientados. Um deles queixava-se de dores na costela enquanto o outro apresentava dores e ferimentos na cabeça. Ambos foram levados ao Pronto Socorro de Pinhalzinho. A vítima de 20 anos não respondia verbalmente, havia suspeita de fratura de fêmur, suspeita de hemorragia interna e traumatismo craniano. Ele foi inicialmente levado ao Pronto Socorro de Pinhalzinho e, em seguida, transferido ao Hospital Regional do Oeste em Chapecó. Já o homem de 23 anos não apresentava ferimentos e fraturas aparentes, mas também foi levado ao Pronto Socorro de Pinhalzinho.