ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 09/03/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A agência de classificação Fitch rebaixou a nota da Rússia novamente nesta terça-feira. A decisão significa que o risco de um calote da dívida soberana do país é iminente. A Fitch, assim como as outras grandes agências de classificação, colocou no início de março a nota da dívida de longo prazo da Rússia para o status 'especulativo' ou 'lixo' diante do temor do risco de calote. A agência decidiu baixar a classificação novamente de "B" para "C", devido à evolução de eventos "que minaram a vontade da Rússia de pagar a dívida pública". Quanto menor essa nota, menos os credores confiam no país e menos chance ele terá de arrecadar dinheiro com taxas de juros razoáveis.

As Forças Armadas russas declararam um "regime de silêncio" e abriram corredores humanitários para a retirada segura de civis na Ucrânia. Segundo o Ministério de Defesa russo, a medida foi tomada na manhã desta quarta-feira. Conforme a pasta, corredores de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkov e Mariupol foram abertos. Cada cidade terá rotas de retirada separadas para as áreas de controle da Rússia e da Ucrânia, porém, algumas rotas ainda precisam ser decididas até a realização de discussões com o lado ucraniano. Desde cinco de março, a Rússia introduziu o "regime de silêncio" e abriu muitas vezes corredores humanitários para a retirada de civis.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta terça-feira que o país proibiu importações de petróleo e gás russos em meio à guerra na Ucrânia. BIDEN comentou que a decisão foi tomada somente pelos americanos, e que os aliados europeus não se uniram com o país. Até o momento, as sanções dos Estados Unidos e países europeus contra a Rússia focavam sobretudo no setor financeiro, como a retirada do país do sistema de transações internacionais SWIFT. Com o banimento do petróleo e o gás russo, as sanções chegam a um nível sem precedentes, com impactos globais no preço da gasolina e de outros combustíveis.

A produção industrial brasileira apresentou queda de dois vírgula quatro por cento no mês de janeiro, em relação a dezembro de 2021. O resultado elimina parte da expansão de dois virgula nove por cento registrada no mês anterior. Já na comparação com janeiro de 2021, houve recuo de sete vírgula dois por cento. Em doze meses, a indústria acumula alta de três vírgula um por cento. O recuo na atividade industrial na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 foi acompanhado por todas as quatro grandes categorias econômicas e por 20 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias e indústrias extrativas.

O governo federal publicou nesta quarta-feira uma medida que zera as alíquotas do PISPasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás de cozinha. A regra vale para o produto envasado em recipientes de até 13 quilos e destinado ao uso doméstico. O gás de cozinha ultrapassou os 100 reais em todas as regiões do país, de acordo com dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo. O preço mais elevado é encontrado no Centro-Oeste, com variação entre 109 e 140 reais.

O Senado Federal está analisando nesta quarta-feira, dois projetos que visam diminuir o preço dos combustíveis no Brasil. As matérias deveriam ter sido apreciadas pelos senadores antes do Carnaval, mas a votação foi adiada para hoje. Os dois projetos abordam tentativas de solucionar a escalada do preço dos combustíveis nas bombas. Uma das propostas já foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, e altera a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, diesel e etanol.

O texto estabelece que o imposto seja cobrado pelos estados com base no valor médio dos combustíveis em anos anteriores. Já a segunda proposta foi analisada apenas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aprovada pelo colegiado no fim do ano passado. O texto sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha com a instituição de um mecanismo de bandas de amortecimento da volatilidade do preço desses derivados.

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último ano afetaram quase 40 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 39 mil, 980 catarinenses foram prejudicados pelos estragos causados pelas tempestades desde o dia sete de março de 2021. O número representa uma média de 108 pessoas afetadas diariamente pelas chuvas intensas que aconteceram no Estado dentro do período analisado entre sete de março de 2021 a sete de março de 2022. O maior número foi em decorrência de granizo, sendo 32 mil, 834 catarinenses que sofreram algum prejuízo. Desses, três mil, 605 foram em Mafra, no Planalto Norte.

O decreto que desobriga o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo estadual deve ser publicado no próximo sábado. A medida vai fazer parte das ações de desativação da emergência sanitária no estado catarinense. O movimento leva em conta a pressão por parte de grupos que pedem o fim das máscaras e de municípios que têm emitido os próprios decretos, desobrigando o uso e contrariando a norma estadual. Na área técnica do governo o entendimento é de que o momento permite o avanço, mas a maneira como a liberação tem sido feita incomoda profissionais.

A maioria dos municípios de Santa Catarina não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 30 dias. Dos 295 municípios, ao menos 166 não registraram qualquer óbito em decorrência da doença. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o número é extremamente positivo e apresenta uma queda expressiva no número de mortes pela doença. Segundo o secretário estadual de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, uma das explicações é a alta taxa de vacinação, onde mais de 80 por cento dos catarinenses já foram imunizados. Ao todo, Santa Catarina já aplicou mais de 13 milhões e meio de imunizantes contra a Covid-19.

Campo Erê tem mais um caso suspeito de dengue. SAMARA RONCHI – Coordenadora da vigilância em saúde do município, relata que nesta semana são três casos já. A situação é preocupante disse a profissional, pois municípios vizinhos estão enfrentando sérios problemas e muitos casos positivos, alguns chegando a ser considerado epidemia de dengue, como é o caso de Romelândia e Maravilha. SAMARA faz novamente um apelo a população para que cuidem seus terrenos e também a rua. Nos últimos dias tem chovido bastante e com o calor intenso, as chances da proliferação do mosquito é muito grande.

Todos os bairros e centro de Campo Erê tem focos de dengue. Segundo a enfermeira SAMARA, os pacientes confirmados para dengue estão bem, um deles se encontra hospitalizado, mas o estado de saúde é estável. A enfermeira chama atenção para os cuidados e pede para que, ao apresentarem os sintomas, as pessoas procurem um médico. Cita febre alta, dor no corpo e atrás dos olhos, manchas pelo corpo, pode apresentar ainda dor abdominal, vômito e diarreia. Nos casos mais graves, a doença pode levar à hemorragia. SAMARA acrescenta que uma reunião vai discutir ações contra dengue. Agora, após a confirmação desses casos, toda a sociedade precisa estar engajada para controle da situação.

Menor de 12 anos não é obrigado a usar máscara. Conforme MARLA SUTIL – Secretária de Saúde de Santa Terezinha do Progresso, acima dessa faixa muda. Contudo, ela comenta que mais vale é a consciência da pessoa, especialmente quem apresenta sintomas de Covid. Ela entende que se todos agirem com responsabilidade, a retomada da normalidade será muito tranquila. A servidora considera uma grande incoerência as pessoas não usarem máscara numa aglomeração, enquanto nas escolas se fala em crianças precisarem utilizar o assessório. Os números da Covid são inexpressivos em Santa Terezinha. Somente 3 pessoas estão positivadas, mas tem gente aguardando para fazer o teste.

Ainda são válidas todas as orientações que todo mundo conhece para evitar Covid. Para a Secretária da Saúde de Santa Terezinha do Progresso, isso é essencial principalmente para quem tem contato com pessoas contaminadas ou que estejam sob suspeita de ter adquirido o vírus. MARLA SUTIL entende que com 2 anos de pandemia cada um deve saber cuidar de sí. Atualmente muito poucos pacientes estão precisando se internar. A saúde pública do município tem convênios com os hospitais das cidades de Maravilha, São Miguel do Oeste e Chapecó, dependendo da situação do paciente. MARLA destaca que Santa Terezinha começou com alguns atendimentos médicos especializados, que ainda não tinha.

Em Ação Civil, MP pede cancelamento de shows da Expobel 2022. O Ministério Público do Paraná, representado pelo Promotor de Justiça HUGO NAPOLE LEONA CUNHA, encaminhou ao Judiciário, Ação Civil Pública em caráter de urgência, pedindo a “vedação de realização de shows no evento Expobel 2022 e fiscalização efetiva quanto a não realização dos shows.” No mesmo pedido ele fixou multa diária de 200 mil para garantir a execução da medida. Na alegação do Promotor de Justiça durante os shows até agora realizados na feira, não foi observado o uso de máscara, ao mesmo tempo que se observa aglomeração de pessoas sem o respeito de distanciamento, medidas recomendadas para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

A Ação Civil Pública que é movida contra o Estado do Paraná, Município de Francisco Beltrão e Associação Comercial Empresarial de Francisco Beltrão, ainda tem anexada imagens feitas e divulgadas em redes sociais que mostram um grande número de pessoas reunidas da área de show. A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Francisco Beltrão, concedeu prazo de 24 horas para os citados se manifestarem referente ao pedido do MPPR. Assessorias de imprensa da Prefeitura de Francisco Beltrão e da Associação, não se manifestaram oficialmente, isso deve ocorrer no dia de hoje.

Liberado parte da emenda para asfalto nas ruas do Bairro Jardim Esperança. Na tarde de ontem o vice-prefeito de Campo Erê - JUCEMAR DE MELO, esteve no bairro acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores CLEVERSON DOS SANTOS e dos assessores do deputado MAURICIO ESKUDLARK e do senador JORGINHO MELO, para informar os moradores sobre a vinda de parte do recurso para o asfalto. ROQUINHO destaca que, são mais de 700 mil reais para conseguir asfaltar todas as ruas do bairro mais as calçadas padrão que é necessário no projeto.

Senador e deputado juntos conseguem mais da metade do valor para asfalto das ruas do Bairro Jardim Esperança. ROQUINHO, frisa que ainda vai faltar um valor e em conversa com a prefeita vem uma emenda de 200 mil do deputado FABIANO DA LUZ e mais uma contrapartida da prefeitura. O próximo passo agora, disse o vice-prefeito é a assinatura da ordem de serviço já com a empresa vencedora da licitação e o inicio dos trabalhos. O vice quer que a obra comece o mais rápido possível para atender a essa demanda, que é antiga, dos moradores.

Idosa cai dentro de casa e quebra a perna. Uma mulher de 72 anos sofreu uma queda na manhã de ontem, dentro do apartamento onde mora na Rua Londrina, bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão. Conforme informações, a idosa que mora sozinha teria subido em uma escada de alumínio e acabou sofrendo a queda, bateu a face em um criado mudo e ao tocar no piso fraturou a perna. Vizinhos ouviram os gritos, porém a porta de acesso estava chaveada. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou a abertura do apartamento, prestou os primeiros socorros e encaminhou a mulher para atendimento médico.

A Polícia Militar Rodoviária e a Receita Federal apreenderam 127 caixas de vinho, oriundo da Argentina, sem o devido desembaraço aduaneiro. Foi por volta das 2 horas de ontem, na SC 161, em Anchieta. Conforme a PMRv, durante operação Hórus, as equipes tentaram abordar um veículo FiatPálio, que se evadiu da guarnição. Após acompanhamento, o condutor abandonou o veículo em uma estrada vicinal. Ao realizar a vistoria no veículo, foram localizadas 127 caixas de vinho, totalizando aproximadamente 100 mil reais. Os bens apreendidos foram encaminhados para a Receita Federal para os procedimentos cabíveis.

Dois acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em São Lourenço do Oeste. O primeiro acidente ocorreu ocorrido às 13h15min, Bairro Santa Catarina. Uma colisão lateral envolvendo os veículos HONDACG150 TITAN, conduzido por um homem de 19 anos de idade, e o veículo VWGOLF, conduzido por um homem de 44 anos. O condutor da motocicleta foi conduzido a Unidade de pronto atendimento pelo Corpo de Bombeiros.

O segundo acidente ocorreu às 15h05min na Rua Rio de Janeiro 1028, bairro Santa Catarina em São Lourenço. Uma colisão lateral, envolvendo os veículos FIATUNO MILLE FIRE (JZL9H44), conduzidos por uma mulher de 25 anos de idade, e a motocicleta HONDACG 160 START conduzido por um homem de 27 anos de idade. O condutor da motocicleta foi conduzido ao Pronto Atendimento Municipal.

Quatro trabalhadores ficaram feridos após fortes rajadas de vento derrubarem o silo de uma empresa, na área industrial de Pinhalzinho. Conforme o Corpo de Bombeiros, o fato aconteceu no fim da tarde de ontem, durante o forte temporal que atingiu a região. Os bombeiros atenderam um homem, de 27 anos, natural do Paraguai que se queixava de dores na região dorsal na altura das costelas. Outro paraguaio, de 20 anos, não respondia verbalmente, apenas conseguia fazer sons. Ele tinha suspeita de fratura de joelho, suspeita de hemorragia interna e Traumatismo Crânio Encefálico.

Um homem, de 27 anos, relatava dores pelo corpo e escoriações. Outro homem, de 23 anos, relatou dores na lombar, mas não apresentava ferimentos e fraturas aparentes. Todos eles foram imobilizados e encaminhados ao hospital de Pinhalzinho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.