ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/03/2022

-SENADO DISCUTE PROJETOS PARA REDUZIR PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

-MAIORIA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO NÃO REGISTRAM MORTES POR COVID HÁ UM MÊS

-COSUMIDORES COMEÇAM RECEBER AS NOVAS FATURAS DE ÁGUA DO SEMAE

-COORDENADORIA DEVE LICITAR NOVA EMPRESA PARA LIMPEZA DE RODOVIAS

-PREFEITO CUMPRE AGENDA EM FLORIANÓPOLIS EM BUSCA DE CONVÊNIOS

-REAJUSTE SALARIAL DE PROFESSORES SERÁ A CRITÉRIO DE FORMAÇÃO

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VOLTA COM OS CURSOS DE ROBÓTICA

-SALA DO EMPREENDEDOR SERÁ LANÇADA EM FEIRA MUNICIPAL

-CAMINHÃO CARREGADO DE FRANGO SAI DA PISTA E TOMBA NA BR-163

-TEMPORAL DESTELHA PARCIALMENTE CASAS EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A agência de classificação Fitch rebaixou a nota da Rússia novamente nesta terça-feira. A decisão significa que o risco de um calote da dívida soberana do país é iminente. A Fitch, assim como as outras grandes agências de classificação, colocou no início de março a nota da dívida de longo prazo da Rússia para o status 'especulativo' ou 'lixo' diante do temor do risco de calote. A agência decidiu baixar a classificação novamente de "B" para "C", devido à evolução de eventos "que minaram a vontade da Rússia de pagar a dívida pública". Quanto menor essa nota, menos os credores confiam no país e menos chance ele terá de arrecadar dinheiro com taxas de juros razoáveis.

As Forças Armadas russas declararam um "regime de silêncio" e abriram corredores humanitários para a retirada segura de civis na Ucrânia. Segundo o Ministério de Defesa russo, a medida foi tomada na manhã desta quarta-feira. Conforme a pasta, corredores de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkov e Mariupol foram abertos. Cada cidade terá rotas de retirada separadas para as áreas de controle da Rússia e da Ucrânia, porém, algumas rotas ainda precisam ser decididas até a realização de discussões com o lado ucraniano. Desde cinco de março, a Rússia introduziu o "regime de silêncio" e abriu muitas vezes corredores humanitários para a retirada de civis.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta terça-feira que o país proibiu importações de petróleo e gás russos em meio à guerra na Ucrânia. BIDEN comentou que a decisão foi tomada somente pelos americanos, e que os aliados europeus não se uniram com o país. Até o momento, as sanções dos Estados Unidos e países europeus contra a Rússia focavam sobretudo no setor financeiro, como a retirada do país do sistema de transações internacionais SWIFT. Com o banimento do petróleo e o gás russo, as sanções chegam a um nível sem precedentes, com impactos globais no preço da gasolina e de outros combustíveis.

A produção industrial brasileira apresentou queda de dois vírgula quatro por cento no mês de janeiro, em relação a dezembro de 2021. O resultado elimina parte da expansão de dois virgula nove por cento registrada no mês anterior. Já na comparação com janeiro de 2021, houve recuo de sete vírgula dois por cento. Em doze meses, a indústria acumula alta de três vírgula um por cento. O recuo na atividade industrial na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 foi acompanhado por todas as quatro grandes categorias econômicas e por 20 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências negativas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias e indústrias extrativas.

O governo federal publicou nesta quarta-feira uma medida que zera as alíquotas do PISPasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás de cozinha. A regra vale para o produto envasado em recipientes de até 13 quilos e destinado ao uso doméstico. O gás de cozinha ultrapassou os 100 reais em todas as regiões do país, de acordo com dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo. O preço mais elevado é encontrado no Centro-Oeste, com variação entre 109 e 140 reais.

O Senado Federal está analisando nesta quarta-feira, dois projetos que visam diminuir o preço dos combustíveis no Brasil. As matérias deveriam ter sido apreciadas pelos senadores antes do Carnaval, mas a votação foi adiada para hoje. Os dois projetos abordam tentativas de solucionar a escalada do preço dos combustíveis nas bombas. Uma das propostas já foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, e altera a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, diesel e etanol. O texto estabelece que o imposto seja cobrado pelos estados com base no valor médio dos combustíveis em anos anteriores. Já a segunda proposta foi analisada apenas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aprovada pelo colegiado no fim do ano passado. O texto sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha com a instituição de um mecanismo de bandas de amortecimento da volatilidade do preço desses derivados.

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último ano afetaram quase 40 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 39 mil, 980 catarinenses foram prejudicados pelos estragos causados pelas tempestades desde o dia sete de março de 2021. O número representa uma média de 108 pessoas afetadas diariamente pelas chuvas intensas que aconteceram no Estado dentro do período analisado entre sete de março de 2021 a sete de março de 2022. O maior número foi em decorrência de granizo, sendo 32 mil, 834 catarinenses que sofreram algum prejuízo. Desses, três mil, 605 foram em Mafra, no Planalto Norte.

O decreto que desobriga o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo estadual deve ser publicado no próximo sábado. A medida vai fazer parte das ações de desativação da emergência sanitária no estado catarinense. O movimento leva em conta a pressão por parte de grupos que pedem o fim das máscaras e de municípios que têm emitido os próprios decretos, desobrigando o uso e contrariando a norma estadual. Na área técnica do governo o entendimento é de que o momento permite o avanço, mas a maneira como a liberação tem sido feita incomoda profissionais.

A maioria dos municípios de Santa Catarina não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 30 dias. Dos 295 municípios, ao menos 166 não registraram qualquer óbito em decorrência da doença. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o número é extremamente positivo e apresenta uma queda expressiva no número de mortes pela doença. Segundo o secretário estadual de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, uma das explicações é a alta taxa de vacinação, onde mais de 80 por cento dos catarinenses já foram imunizados. Ao todo, Santa Catarina já aplicou mais de 13 milhões e meio de imunizantes contra a Covid-19.

A administração de São José do Cedro, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, está organizando o evento “Mulheres que Inspiram” para sexta-feira, às 19 horas e 30 minutos, no Centro de Idosos. Na oportunidade haverá uma roda de conversa com algumas convidadas que residem no município e que é destaque em vários segmentos. Serão de cinco a dez mulheres que atuam no comércio, na agricultura, estudantes, desportistas, entre outras. A intenção é apresentar a trajetória destas mulheres que convivem na sociedade e que enfrentaram alguns desafios para alcançarem seu espaço. O objetivo é também um espaço de acolhimento com perguntas e respostas. Após estas trocas de experiências haverá um coffee break. Haverá espaço para aproximadamente de 100 a 150 convidadas, tendo em vista a capacidade do local e as regras sanitárias.

Quase um mês após retomar as atividades do Paif, a avaliação do Cras de São José do Cedro é bastante positiva com a participação dos integrantes. Mesmo durante a suspensão das atividades, as famílias foram atendidas pela equipe de forma particular. A declaração é da psicóloga SILVIA NARDI. Segundo ela, todas as atividades foram desenvolvidas no mês passado com os cinco grupos que formam o Paif. Para este mês de março, estes encontros voltam a acontecer novamente visando trabalhar questões específicas com cada grupo. Ela destacou ainda que o vínculo com a equipe de profissionais não foi afetada mesmo depois do período de interrupção. SILVIA comentou ainda que agora neste mês a equipe vai trabalhar com a oficina do chocolate, tendo em vista a aproximação da Páscoa. Com isso, envolvendo os integrantes de cada família atendida pelo Paif.

A diretoria do Hospital São Lucas de Guaraciaba realizou uma assembleia na última semana para debater as próximas ações da unidade. Entre elas, a gestão da atual diretoria pelos próximos dois anos. Conforme a presidente CLEUSA PASINATO, como não houve outra equipe que requeresse o cargo, a atual diretoria segue na gestão do hospital. Com esta equipe, ela afirmou que foi possível realizar diversos investimentos como a restauração das calçadas externas, substituição de toda rede de esgoto sanitário, gerador próprio de energia e a instalação da policlínica, sendo este um dos mais importantes investimentos. Parte deste investimento, a presidente comentou que foi com recursos da unidade hospitalar, assim como de verbas destinadas pelo setor público de Guaraciaba. Para ela, estas melhorias trazem reconhecimento regional para o Hospital São Lucas. Sendo que, desta maneira, o atendimento é prestado aos pacientes do próprio município, assim como de fora.

O Hospital São Lucas deve receber novos investimentos pelos próximos meses em Guaraciaba. Entre eles, a presidente CLEUSA PASINATO, comentou a pavimentação das ruas no entorno da unidade hospitalar. Este é um investimento que vem sendo avaliado pela diretoria e prefeitura de Guaraciaba.

Com objetivo de fomentar a economia local, incentivar o consumo dos pequenos negócios e fortalecer as empresas de Guarujá do Sul será realizado nos dias 19 e 20 de março a primeira Feceg, no CTG Aconchego Gaúcho. A realização é da administração e da secretaria de Indústria e Comércio. Participarão aproximadamente 50 expositores de vários setores econômicos do município. Toda a estrutura do evento foi disponibilizada gratuitamente pelo Poder Público, mediante investimentos de aproximadamente 60 mil reais. O horário de visitação será das oito às 22 horas no sábado, dia 19, e das oito às 21 horas no domingo, dia 20. O público terá entrada franca. Além da exposição e comercialização, o secretário da Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER, comentou que o público terá à disposição o parque infantil, com 12 brinquedos infláveis, e poderá apreciar o espaço de shows com artistas locais e banda regional. A ideia é tornar a Feceg um evento tradicional no município.

No primeiro dia da feira, sábado, 19, às nove horas, acontecerá o lançamento do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento em Guarujá do Sul. Em parceria, serão executadas diversas ações voltadas ao desenvolvimento territorial até dezembro de 2022 com base em cinco pilares: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, comentou que a intenção é disponibilizar suporte para que os pequenos negócios locais possam se desenvolver e se tornar cada vez mais competitivos. Também será disponibilizado horas mensais de consultorias para o aprimoramento da gestão empresarial ou para ampliar a capacidade produtiva das empresas. Um serviço de referência para o atendimento das demandas do setor empresarial, processos internos para abertura de novas empresas e fomentar o empreendedorismo.

Estruturação do processo de Indicação Geográfica, ações de mercado e fomento ao empreendedorismo criativo são as três ações estratégicas prioritárias previstas na parceria formalizada nesta semana em Anchieta para milhos crioulos. A partir de agora inicia o projeto para conquista do selo de Indicação Geográfica para o território de produção de grãos, que pretende preservar as tradições dessa cultura gastronômica, proteger a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos e promover essas variedades. Como também acessar mais e melhores mercados estimulando também um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto. Estão previstas várias ações que serão executadas nos próximos dois anos como comprovação da reputação e da produção na região, fortalecimento da governança, delimitação oficial da área abrangida, definição dos mecanismos de controle, festivais gastronômicos e, por fim, o pedido de registro junto ao INPI.

Anchieta será o primeiro município da região Oeste de Santa Catarina a trabalhar com a Indicação Geográfica. De acordo com o gerente regional do Sebrae UDO TRENNEPOHL, a Indicação Geográfica utilizará esse nicho de mercado da bioeconomia para promover o território de produção do milho crioulo de Anchieta a partir de estratégias de mercado. A intenção é dar visibilidade para essa base produtiva, principalmente porque cada vez mais o consumidor busca por alimentos saudáveis e orgânicos. TRENNEPOHL comentou que toda a atuação será voltada a agregar valor e reconhecimento, tanto ao produto quanto aos agricultores familiares envolvidos. O propósito é evidenciar as qualidades e as características vinculadas ao meio geográfico, que podem garantir mercados especiais e um aumento da oferta do milho e derivados à própria comunidade. Desta maneira, fortalecendo também a identidade territorial.

Aulas de robótica voltam a ser realizadas pela secretaria de Educação de Guaraciaba nesta quinta-feira. Os participantes são alunos que trabalhavam com este aprendizado no ano passado. A informação é da secretária SANDRA GASPERIN. As aulas acontecem na sala Maker, ao lado da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, equipada para este tipo de atividade. Estão previstas aulas de manhã das sete e 30 às 11 horas e 30 minutos e à tarde das 13 e 15min às 17 horas e 15 minutos. Conforme ela, neste primeiro momento não foi aberta novas vagas para atender outros estudantes. Ao todo são duas turmas compostas de 20 alunos aproximadamente. Para dar continuidade ao aprendizado, a secretaria manteve o mesmo professor que ministrava as aulas durante 2021. Na avaliação da secretária, manter o mesmo instrutor é de extrema importância em qualquer matéria, principalmente, na robótica. Novas vagas devem ser abertas no decorrer deste ano.

O ano de 2022 começou com cursos e treinamentos de capacitação para todos os professores da rede municipal de São José do Cedro. Aconteceu o treinamento de primeiros socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros do município. O treinamento foi realizado para os professores do ensino fundamental um e dois e da educação infantil. No mês de abril ocorrerá a instrução para os professores e monitores das creches municipais. De acordo com a secretária de Educação, SANDRA KUNZLER, o objetivo dessas formações é a capacitação dos professores em diversas demandas, apresentadas no ambiente escolar. Desde o início do ano letivo estamos desenvolvendo formação para o magistério municipal, com o intuito de aprimorar o uso das ferramentas tecnológicas e da plataforma própria do sistema de ensino. Como também o aprimoramento das práticas de educação, alinhando com a base nacional comum curricular e avaliação diagnóstica. Essas atividades são realizadas com profissionais da área de psicologia, educadores do Aprende Brasil e os Bombeiros Militares.

A prefeitura do município de Princesa está concluindo a negociação com sindicato e professores sobre o reajuste salarial dos profissionais. A declaração é do prefeito EDILSON VOLKWEIS. Conforme ele, esta negociação foi bastante complexa pelo fato de se tratar de um reequilíbrio emitido por meio de portaria. O que, segundo o chefe de executivo, este critério adotado pelo governo Federal não existe mais se for avaliado as atuais leis. Ele afirmou ainda que este anúncio levaria a uma briga judicial, contudo não era essa a intenção da administração de Princesa. Portanto, a equipe esteve conversando com a categoria para chegar a um acordo que pudesse beneficiar ambos os lados. O prefeito relatou que esperava uma pressão por parte da classe e sindicatos para conceder o novo valor devido a perspectiva na categoria. Porém, o reajuste salarial vai exigir novas contrapartidas por parte dos professores após um novo estatuto trabalhado pela administração. VOLKWEIS afirmou que esta proposta visa evitar um colapso financeiro na educação de Princesa.

A administração de Princesa propôs, num primeiro momento, um reajuste salarial que variasse entre 18 e 36 por cento. O reajuste anunciado pelo governo ficou em 33 por cento. O prefeito EDILSON VOLKWEIS, explicou ainda que estava em pauta o reequilíbrio salarial de sete por cento a cada pós-graduação que o profissional tivesse. Desta maneira, possibilitaria melhorar a forma de ensino que cada profissional desenvolvesse com os alunos. Mas foi necessário refazer uma nova proposta por parte da administração, assim abrangendo mais servidores da educação. O prefeito comentou que, além de conceder um reajuste salarial de pouco mais de dez por cento aos servidores, a administração vai conceder mais três por cento chegando a 14 por cento. Para os professores do magistério foi feito algumas alterações na estrutura de carreira que não vai beneficiar a todos, inclusive aqueles que não possuem graduação. Mas o graduado terá um reajuste de 21 por cento, com bônus ao segundo pós-graduação. O projeto necessita ir a plenário para votação.

O prefeito de São José do Cedro viajou para Florianópolis para uma série de compromissos junto aos órgãos do Estado para assinatura de parcerias. Uma das agendas visa à assinatura de um termo de doação de uma escavadeira hidráulica junto à superintendência do Mapa. Outros compromissos serão na Casa Civil, na secretaria da Agricultura e na Defesa Civil para solicitar auxílios para enfrentamento da estiagem. JOÃO DE ANDRADE lembrou que São José do Cedro possui dezenas de famílias que estão sofrendo com a falta de água e com os impactos da seca. O prefeito também participa de uma audiência na secretaria de Estado da Infraestrutura com o deputado MAURO DE NADAL, onde um dos assuntos em pauta é a liberação necessária para continuação dos loteamentos Santa Rita três e quatro. Haverá ainda reuniões para buscar mais informações sobre o enquadramento no Plano 1000 que está contemplado os municípios com valores de acordo com a estimativa populacional.

Na última sessão da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, a administração esteve usando a tribuna para sanar as dúvidas dos vereadores no que diz respeito à emissão de faturas de água. Conforme o secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, os impasses atravessados pela empresa se deve a implantação do novo sistema de gestão pública da prefeitura, secretaria e do Semae. Moradores buscaram o escritório para relatar cobrança equivocada por parte da empresa. Devido ao problema, o Semae necessitou fazer a leitura baseada na média de consumo dos últimos seis meses para emitir a fatura durante este período de instabilidade. O problema não está 100 por cento resolvidos, mas ele garantiu que a municipalidade. A autarquia tem sido o único problema da prefeitura no que se refere ao funcionamento do novo sistema de gestão pública, conforme o secretário. Desta maneira, ele avaliava que este sistema desburocratizou os serviços. DALMAGRO informou que dentre as perguntas por parte dos vereadores estava sobre qual seria o motivo da implantação do sistema.

O novo sistema foi necessário ser implantado devido ao atraso que o município se encontrava com o antigo gerenciador. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, disse que as dúvidas dos presentes na Casa puderam ser sanadas durante este encontro. Ele destacou ainda que a administração não teve a liberação do legislativo para realizar uma apresentação em slides visando demonstrar de forma efetiva aos presentes as reais motivações da troca de sistema. O secretário destacou que cerca de dois por cento dos mais de quatro mil hidrômetros apresentaram problemas. EDIMILSON comentou ainda que durante esta semana os consumidores têm recebido as faturas regularizadas. O Semae vai seguir à disposição para esclarecer dúvidas dos moradores.

As obras de recuperação da BR-163 se concentram na divisa dos municípios de São José do Cedro e de Guarujá do Sul. Os trabalhos da empresa responsável pela ampliação da capacidade estão concentrados em ambos os sentidos do tráfego. A reportagem da Rádio Cedro esteve conferindo a recuperação no trecho entre São José do Cedro e Guarujá do Sul, onde foi possível notar uma grande movimentação de funcionários e máquinas na pista. Atualmente a empresa executa serviços de construção e pavimentação de vias marginais ao longo da rodovia federal. A execução destas vias é um passo importante para garantir a trafegabilidade dos veículos para os trabalhos na pista principal, a BR-163. Em virtude de o local apresentar problemas na rodovia federal, com buracos, profissionais do DNIT estavam realizando uma operação ao longo do trecho. Contudo, partes da pista continuam em condições precárias de qualidade assim como de sinalização que em determinados pontos não há nenhuma faixa pintada.

A coordenadoria regional de São Miguel do Oeste, através da secretaria de Estado de Infraestrutura, lançou um novo edital para contratação de uma empresa para manutenção das rodovias estaduais do extremo-oeste. Em entrevista para a Rádio Cedro, o coordenador ELISEU BILIBIO, comentou que os processos estão em fase de conclusão e a nova empreiteira deve receber a ordem de serviços dentro de alguns dias. Ele comentou que a coordenadoria tem dado atenção específica para esta rodovia que liga São José do Cedro e o município de Princesa. O coordenador destacou que a qualidade deste trecho vai melhorar por completo com a recuperação total. Enquanto isso, a secretaria de Estado de Infraestrutura está realizando operações emergenciais com objetivo de deixar a via o mais trafegável possível. Por isso, BILIBIO pede que a população e motoristas que usam a rodovia diariamente compreendam o atual trabalho da regional na solução do problema. A obra de recuperação total já possui 15 milhões de reais garantidos pelo Estado de Santa Catarina.

Sobre a roçada das margens da rodovia entre São José do Cedro e Princesa, a coordenadoria regional de São Miguel do Oeste tem enfrentado algumas resistências. O coordenador ELISEU BILIBIO, afirmou que o contrato para este tipo de serviço está praticamente encerrado. Mas ele garantiu que a coordenadoria já está trabalhando num novo contrato que engloba novos itens e mais bem elaborado. A ideia é atender todas as rodovias estaduais com mais agilidade possível. Entretanto, a solicitação atual é que a população e figuras públicas da região, que cobraram a limpeza, aguardem mais alguns dias enquanto o novo contrato está sendo montado. ELISEU comentou também que o projeto de restauração da rodovia já está em mãos da coordenadoria. Mas algumas correções estão sendo feitas por causa das construções ao longo do trecho que vai necessitar de adequações. O coordenador afirmou ainda que depois do projeto final ser finalizado com todas as alterações, o mesmo deve ser apresentado para a população dos municípios.

Um caminhão câmara fria carregado com frango acabou saindo da pista e tombando às margens da BR-163 em São José do Cedro no início da tarde de ontem, por volta das 13 horas e 30 minutos. A Rádio Cedro apurou no local que o motorista, 24 anos, não teve ferimentos, sendo apenas danos materiais no caminhão. A carga seria levada para o município de Porto Alegre. Como consequência do tombamento, parte da carga caiu na via periférica. Para nossa reportagem, o motorista relatou que perdeu o controle do veículo, não conseguiu evitar, saiu da pista e tombou. Ele fazia sentido Guarujá do Sul-São Miguel do Oeste. A PRF foi acionada para levantamento da ocorrência.

Os bombeiros foram chamados para se deslocaram para até a Linha Indiozinho, interior do município de Guaraciaba, para atendimento de ocorrências relacionadas a destelhamento e queda de arvores em via pública devido ao forte temporal registrado na tarde de ontem no extremo-oeste. Também foram atendidas uma ocorrência de queda de árvore na BR-163 e uma na Barra do Guaraciaba. Em São José do Cedro, segundo levantado pela Rádio Cedro, quatro casas teriam sido destelhadas, na região do antigo lixão. Para a nossa reportagem, um dos moradores afirmou que se tratava de um mini tornado que causou estragos. Um das casas teve o telhado parcialmente arrancado pelos fortes ventos. Os bombeiros de São José do Cedro atenderam duas ocorrências de casas atingidas. Cerca de 20 metros de lona foram distribuídos. Não houve feridos nesta ocorrência. A Defesa Civil do Estado alertou para ondas de calor combinado com umidade pode provocar novos temporais isolados de chuvas no extremo-oeste entre à tarde e à noite de hoje.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.