-FACHIN ANULA CONDENAÇOES DE LULA. PROCURADORIA VAI RECORRER DA DECISÃO
-PM FAZ 15 MIL FISCALIZAÇÕES E 44 INTERDIÇÕES E DOIS FINAIS DE SEMANA
-AULAS EM MONDAÍ RETORNAM DE MANEIRA PRESENCIAL
-PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR
-POLÍCIA AMBIENTAL ORIENTA SOBRE MANUTENÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO
-ASSOCIAÇÃO ORGANIZA ATRAÇÕES VIRTUAIS PARA FORTALECER CULTURA GERMÂNICA
-CAMINHONEIRO QUE ATROPELOU CASAL EM MOTOCICLETA É INDICIADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
-HOMENS SÃO PRESOS AO TENTAR FUGIR DA POLÍCIA NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 84centavos. O euro está valendo seis reais e 94 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Dois manifestantes pró-democracia morreram nesta segunda-feira em Mianmar, onde bancos, estabelecimentos comerciais e fábricas permaneceram fechados após a convocação dos sindicatos para reforçar a greve e asfixiar a economia, uma forma de pressionar a Junta militar. Funcionários públicos, agricultores e trabalhadores do setor privado se uniram aos ativistas nas manifestações pró-democracia em todo o país. Mais de 50 manifestantes morreram desde o golpe de Estado que derrubou o governo de Mianmar.
Os estudantes ingleses voltaram às aulas nesta segunda-feira, como parte do levantamento gradual das restrições impostas em janeiro para combater a pandemia de Covid-19. Este confinamento, o terceiro, foi mais difícil que o anterior e tinha como objetivo interromper a propagação de uma variante do coronavírus mais contagiosa, detectada em Kent.Os primeiros a voltar às aulas foram as crianças de entre cinco e 11 anos. Depois delas, foi a vez dos estudantes de ensino fundamental e médio. Os alunos de ensino médio são aconselhados a usar máscaras. Além disso, terão que fazer um teste de covid-19 duas vezes por semana.
O juiz que preside a audiência contra o DEREK CHAUVIN, o policial acusado nos Estados Unidos pela morte de GEORGE FLOYD, adiou o início do processo, que deveria começar nesta segunda-feira com a seleção do júri. A morte de FLOYD foi o motivo de uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos e no mundo. O magistrado atrasou o início do julgamento ao menos até terça-feira atendendo a um pedido da acusação. Um outro tribunal examina se é possível acusar CHAUVIN de assassinato em terceiro grau e os promotores querem aguardar essa decisão antes de começar a seleção do júri.
-FACHIN ANULA CONDENAÇOES DE LULA. PROCURADORIA VAI RECORRER DA DECISÃO
A Procuradoria-Geral da República vai ingressar com recurso contra a decisão do ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, que anulou as condenações do ex-presidente LULA pela Justiça Federal no Paraná. A subprocuradora-geral da República LINDÔRA ARAÚJO já analisa o caso. O recurso será analisado pelo plenário do STF. Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, FACHIN declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar quatro ações: as do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e duas ações relacionadas ao Instituto Lula. Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal. Com isso, LULA se torna elegível outra vez.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que acredita que o povo brasileiro não quer ter o ex-presidente LULA como candidato em 2022. O chefe do executivo também pontuou que podem até existir suposições sobre o caso envolvendo o sítio de Atibaia e o triplex no Guarujá, mas que a gestão do petista no comando do país foi “catastrófica”. BOLSONARO insinuou que o ministro do Supremo Tribunal Federal, EDSON FACHIN, decidiu anular as condenações de LULA por possuir “uma forte ligação com o PT”. O presidente comentou que “todo mundo foi surpreendido pela decisão” e reforçou críticas ao PT.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil deve ter até o fim de março entre 25 e 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. É o quarto prazo diferente dado pelo ministério ou pelo ministro. Em fevereiro, a previsão era ter 46 milhões de doses até o final de março; depois, a estimativa foi reduzida para 38 milhões de doses. No sábado, o número caiu para 30 milhões. Nesta segunda, PAZUELLO explicou os ajustes na previsão e afirmou que o laboratório Serum, da Índia, vem atrasando a entrega. Também nesta segunda, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou o início da produção em larga escala, em solo brasileiro, da vacina de Oxford/AstraZeneca.
-PM FAZ 15 MIL FISCALIZAÇÕES E 44 INTERDIÇÕES E DOIS FINAIS DE SEMANA
Santa Catarina encerrou fevereiro com 633 milhões de dólares em exportações, 29 vírgula sete por cento mais do que o mês anterior e com queda de cinco e meio por cento na comparação com o mesmo período de 2020. O principal destino foi o mercado dos Estados Unidos, onde se destacaram as vendas de partes de motores de veículos e produtos de madeira, colaborando mais para receita total de 122 milhões e 600 mil dólares naquele mercado. As importações alcançaram um bilhão 881 milhões de dólares e a principal origem foi a China, com 784 milhões. Apesar do avanço de outros setores, as carnes continuam como principais produtos da pauta de exportações catarinenses.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, voltou a defender a manutenção das atividades econômicas no Estado, mesmo com o aumento de casos e internações por causa da Covid-19. Em entrevista para uma rede de televisão, o dirigente defendeu que um novo fechamento de empresas poderia ter consequências como o desemprego e a falência de empresas. O presidente da Fiesc defendeu que não seria nos locais de trabalho que está ocorrendo a maior parte da contaminação por coronavírus, e sim nos eventos sociais, e destacou que as indústrias estão adotando protocolos de segurança.
Em dois fins de semana de fiscalização reforçada, para o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19, as forças de segurança pública de Santa Catarina contabilizam 15 mil 389 fiscalizações e 44 interdições. No último fim de semana, houve flagrantes de desrespeito às regras e tiros contra a Polícia Militar, durante a fiscalização de uma festa no Oeste do estado, uma das regiões mais impactadas pela doença. De acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no segundo fim de semana de fiscalização reforçada para o cumprimento das medidas estabelecidas pelo decreto mil 172, foi registrado um incremento de 41 vírgula oito por cento no número de fiscalizações. Além de atuar em fiscalizações e ações com as demais forças de segurança pública, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta a população para a prevenção da Covid-19 nos municípios catarinenses.
-AULAS EM MONDAÍ RETORNAM DE MANEIRA PRESENCIAL
-PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR
-POLÍCIA AMBIENTAL ORIENTA SOBRE MANUTENÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO
-ASSOCIAÇÃO ORGANIZA ATRAÇÕES VIRTUAIS PARA FORTALECER CULTURA GERMÂNICA
Epagri orienta sobre amostragem do solo e aplicação de calcário. Conforme o extensionista rural da Epagri de SJO, JORGE SCHROEDER, a procura de calcário aumentou no município nos últimos anos, o que demanda uma amostragem antecipada para os agricultores que precisam aplicar o produto. SCHROEDER observa que os produtores da região estão sempre investindo e para ter um maior valor na lavoura, precisam ficar atentos quanto à qualidade do solo. O programa de distribuição de calcário contribui para o produtor rural manter a correção do solo em dia, com um custo relativamente baixo. De acordo com o extensionista da Epagri, o programa disponibiliza 1.200 toneladas de cota, com possibilidade de obter mais calcário conforme a necessidade.
JORGE SCHROEDER enfatiza que a partir de mais amostras sendo feitas, também aumenta a demanda de calcário. Em 2020, por exemplo, 89 produtores foram atendidos em SJO, com 1.930 toneladas de calcário distribuídas. Esse aumento vem ocorrendo desde os anos anteriores, quando eram distribuídos em torno de 700 toneladas, ou seja, no ano passado a quantidade adquirida pelos produtores representa quase o triplo em relação a anos anteriores. O extensionista alerta que é fundamental ao produtor fazer uma amostragem correta, pois do contrário, não é possível interpretar se a lavoura necessita realmente de calcário ou demanda atenção quanto a outros produtos, como adubo. Às vezes, conforme SCHROEDER, o problema pode estar relacionado à fertilidade e os níveis de fósforo e potássio.
SCHROEDER pontua que algumas propriedades já podem aplicar calcário agora, para abril, ou entre agosto e outubro. Se deixar para o segundo semestre do ano, porém, fica mais difícil ao agricultor obter o calcário. O extensionista da Epagri de SJO salienta que muitas áreas, apesar de vários anos de aplicação de calcário, ainda necessitam do produto. Para tanto, o programa da Epagri também oferece incentivo para fazer a amostragem do solo. Como o produtor conhece a área dele, deve acompanhar a coleta na lavoura. SCHROEDER orienta os produtores a procurarem a Epagri ou outro técnico em caso de dúvida na amostragem, para conseguirem obter melhor resultado na produção.
Prefeitura de São João do Oeste quer municipalizar trecho da SC 496 que está dentro da cidade. Objetivo é evitar problemas com grande número de construções que estão em faixa de domínio do Deinfra. A situação é curiosa e chama atenção por nunca ter sido mencionado em qualquer projeto de pavimentação asfáltica ou melhorias feitas na via. A SC 496 é o acesso principal da cidade de São João do Oeste até a SC163 na comunidade de Beato Roque. O problema está na origem da rodovia que cruza todo o centro da cidade, em área denominada de Rua Santa Cruz. O prefeito GENÉSIO ANTON informa que na semana passada entregou oficio na sede do Deinfra em Florianópolis pedindo para o governo do estado repassar este trecho ao município. Ele observa que é apenas uma questão burocrática, pois o Deinfra não tem interesse em manter a rodovia em perímetro urbano na cidade de São João do Oeste.
O prefeito considera que os dois primeiros meses de seu governo foram afetados pelas restrições as pandemia, principalmente nos encaminhamentos para obras que demandam maior volume de recursos. Segundo GENÉSIO ANTON, a prioridade absoluta é com a saúde que recebe atenção especial e maior quantidade de recursos para atender a demanda gerada pelo novo Coronavírus e também para especialidades que nem são de responsabilidade do município. GENÉSIO ANTON afirma que tudo está sendo feito para manter um rigoroso protocolo de prevenção e por isso o município ainda mantém as aulas no sistema remoto. Avaliações diárias são feitas para os alunos voltarem a sala de aula somente quando foi seguro para os estudantes e professores.
Aulas em Mondaí retornam de maneira presencial. A informação é da secretária de Educação, SANDRA REGINA SCHUH. Os estudantes de toda rede de ensino, municipal, estadual e particular retornaram ao ensino presencial no início de março, dentro dos devidos protocolos de segurança relativos à pandemia do Covid-19. Conforme a secretária, o retorno presencial foi definido na última semana de fevereiro e funcionará em sistema híbrido, ou seja, numa semana os alunos ficam em casa e na outra na escola. Na primeira semana, os alunos do Grupo A tiveram aulas no educandário e agora os estudantes da segunda turma, o Grupo B, têm acesso ao ensino presencial. Nestas primeiras semanas, SANDRA verifica que as aulas transcorreram com muita tranquilidade e segurança e todo quadro de professores e servidores da escola demonstra a satisfação em receber os alunos depois de quase um ano de ensino à distância.
A secretária admite a possibilidade de encontrar dificuldades nas aulas presenciais, devido ao risco iminente do coronavírus. Até o momento, no entanto, não houve registro de casos de professores ou alunos infectados na escola. SANDRA reforça que a escola mantém contato direto com a secretaria de Saúde. Quando alguém da família dos estudantes positiva, a unidade de Saúde encaminha os nomes para a escola, de forma discreta, e um profissional do educandário observa se o estudante desta família está frequentando o local. A secretária afirma que as famílias podem ficar seguras e detalha os protocolos de combate ao coronavírus na Educação. Uso de álcool em gel e tapetes sanitizantes nas salas. Transporte escolar com somente 50% da capacidade de lotação do ônibus e os motoristas aferem a temperatura da criança na entrada. No ônibus, os alunos usam álcool em gel e o transporte é higienizado com álcool líquido no final do trajeto.
SANDRA SCHUH enfatiza que o retorno presencial surgiu da necessidade de atender às reivindicações das famílias. Duas consultas foram feitas com os pais ou responsáveis, em janeiro e também em fevereiro, e a maioria deles liberou os filhos à escola. Dos 1.846 alunos matriculados nas três redes de ensino, 62 por cento optaram pelo ensino presencial. A secretária reitera que os pais têm toda liberdade para escolher se querem manter os filhos em casa ou deixar ir ao educandário. No caso dos estudantes que permanecem em casa, a escolas disponibilizam apostilas quinzenais e ministram aulas de maneira virtual, pelo “Google Sala de Aula”.
De acordo com a secretária, um dos fatores mais surpreendentes é que os alunos não tiram a máscara, com raras exceções. Já no portão da escola, é usado termômetro para aferir a temperatura, eles usam o álcool em gel e sabem onde sentar na sala. SANDRA acrescenta que os próprios alunos chamam a atenção do colega para sentar apenas nas cadeiras demarcadas e avalia que eles têm uma consciência que muitos adultos não têm ou não querem colocar em prática.
Prefeitura amplia atendimento de estação de tratamento de água no interior. De acordo com o secretário de Agricultura de Mondaí, JULIANO DETTENBORN DE OLIVEIRA, a ampliação da estação de tratamento de água na Linha Ervas iniciou recentemente. Além desta localidade, nove famílias também serão atendidas na comunidade de Taipa Baixa, junto com a parte de Nova República, que pertence à Taipa. Conforme o secretário, a água da estação de tratamento de Linha Ervas é captada do Rio Uruguai e a ampliação visa atender as pessoas que não dispõe de água potável na rede. JULIANO DE OLIVEIRA salienta que o município de Mondaí confere apoio total à comunidade para atender na parte da água. Acrescenta que existem comissões em todas as localidades para que a administração possa trabalhar junto com elas e atender as demandas da melhor maneira possível.
OLIVEIRA destaca que na região entre Linha Catres e Taipa Baixa ocorreu recolha de lixo em fevereiro. Na segunda quinzena de março, estes trabalhos prosseguem na região de Laju e Antas. O secretário de Agricultura explica que a recolha abrange máquinas velhas de lavar roupa, ferragens, telas, lonas de silos, entre outros materiais parecidos, e lixo em geral. O caminhão, fornecido pela empresa que ganhou a licitação, só passa nas estradas gerais, portanto o munícipe deverá levar os materiais nestes pontos para a coleta. Servidores da prefeitura auxiliam na recolha. Quanto aos trabalhos da Secretaria de Agricultura, JULIANO DE OLIVEIRA reitera que a pasta prossegue com os mesmos programas da administração anterior.
Polícia Ambiental orienta sobre manutenção de animais silvestres em cativeiro. Um cativeiro ilegal com nove aves nativas foi apreendido pela Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste na última sexta-feira, em Mondaí. Frente a esta situação, de acordo com o sargento da Polícia Ambiental, comandante EVERTON RONCAGLIO, relata que foi emitido auto de infração ambiental, com uma multa de 500 reais por cada animal. Além disso, o responsável foi intimado a responder a um processo criminal. Segundo o comandante, fatos dessa natureza não são constantes, porém acontecem nos diversos municípios de atuação da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste. Neste sentido, o comandante alerta sobre cuidados que precisam ser tomados para evitar este tipo de prática.
RONCAGLIO pontua que a legislação proíbe qualquer ato de caça, captura, transporte, cativeiro ou comércio de animais nativos, sejam aves ou qualquer outra espécie. O comandante ressalta que existe uma exceção para criar aves nativas em cativeiro. Elas precisam ser adquiridas de algum criador, enquadrado na categoria de pessoas que criam para comercializar. RONCAGLIO acrescenta que o criador profissional ainda precisa ter um documento que comprova esta condição. Mesmo que seja profissional, segundo o comandante, o criador não consegue regularizar qualquer animal capturado na natureza, pois a lei proíbe. Ele alerta que o ideal seria não ter qualquer tipo de animal em cativeiro, ainda que não seja nativo, porém existem casos que são regulamentados, como os que são comercializados em agropecuárias e lojas afins. Para manter estes animais em cativeiro, existe ainda uma procedência, com a devida regularização, na qual o animal tem estilo de vida específico. Como exemplo, cita a calopsita e o canário belga. EVERTON RONCAGLIO solicita para a população tomar os cuidados para não gerar qualquer tipo de transtorno.
Associação organiza atrações virtuais para fortalecer cultura germânica. Diante do cenário de calamidade pública na região em decorrência da pandemia do coronavírus, eventos tradicionais em todos os municípios foram cancelados no último ano e a perspectiva não é diferente para 2021. De acordo com o presidente da Associação Cultural Alemã de São João do Oeste (ACASJO), PEDRO LOTTERMANN, o Festioeste, festival de música nativista que reúne artistas de toda região e até de outras partes do País, precisou ser cancelado novamente neste ano. Como o festival sempre ocorre em maio, segundo LOTTERMANN, em condições normais, neste momento já deveria ter acontecido a reunião da comissão organizadora e a contratação da banda.
Outra programação, esta a mais tradicional da cultura germânica de SJO, é a Semana Alemã, que ocorre em julho, e neste ano também deverá ser cancelada. O presidente da ACASJO reitera que por maior que seja o avanço da vacinação do Covid-19, o público tradicional deste tipo de eventos é mais jovem e que, portanto, certamente ainda não terá sido imunizado até a data em que seria o evento. A alternativa da ACASJO, já utilizada no ano passado, é fazer atrações de forma remota. Em julho de 2020, por exemplo, a associação organizou uma live para realizar a Semana Alemã de forma virtual, com apresentação de músicas da Orquestra Clave de Sol e da Banda do Município. Além disso, também foi transmitida, por meio da live nas redes sociais, a gravação da última apresentação que o grupo de danças folclóricas germânicas LIEBE ZUM TANZ, do município. A apresentação aconteceu na cidade de Coqueiros do Sul-RS, no dia 14 de março do ano passado, dias antes do decreto de pandemia.
Por conta das restrições causadas pelo Covid-19, as danças folclóricas e outras atrações culturais, como o canto coral, ficaram impossibilitadas, devido à necessidade de contato. Por outro lado, as inscrições para aulas de música estão abertas. LOTTERMANN enaltece que no último ano, inclusive, a Orquestra Clave de Sol promoveu eventos virtuais. O presidente da ACASJO destaca o trabalho do maestro HENRIQUE DREBEL, que organizou estas lives para a população apreciar as músicas de casa. A Associação Cultural Alemã também adquiriu equipamentos modernos de vídeo e áudio para facilitar a transmissão nas redes sociais. PEDRO LOTTERMANN acrescenta que a associação assinou termo de fomento com a nova administração municipal, que já está repassando recursos para as orquestras de música.
Ainda que não seja possível fazer ensaios de dança neste momento, o presidente da ACASJO manifesta a preocupação de que os membros continuem no grupo folclórico, para que ele possa prosseguir as atividades após a pandemia. Segundo LOTTERMANN, a associação assinou termo de fomento com a nova administração municipal, que já está repassando recursos para as orquestras de música. O presidente destaca que a ACASJO foi criada na década de 1990 e hoje ela facilita a contratação de professores de qualidade para as aulas de música e a orquestra. Hoje todas as atrações organizadas pelo município com relação à cultura de SJO contam com o envolvimento da associação. PEDRO LOTTERMANN revela que foi infectado pelo Covid-19 e pede para todos se cuidarem, com uso de máscara e álcool em gel. Ele aproveita para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, e reconhece que se não fosse o envolvimento delas, a cultura germânica não seria a mesma.
-CAMINHONEIRO QUE ATROPELOU CASAL EM MOTOCICLETA É INDICIADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
-HOMENS SÃO PRESOS AO TENTAR FUGIR DA POLÍCIA NA REGIÃO
Caminhoneiro que atropelou casal em motocicleta é indiciado por tentativa de homicídio. O motorista de caminhão que atropelou um casal em uma motocicleta no sábado, na BR-101, no litoral catarinense, foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado. Segundo a Polícia Civil, ele estava sob efeito de drogas e dentro do caminhão foi encontrado uma porção de cocaína. Uma das vítimas, uma mulher de 47 anos, segue internada em estado grave no Hospital MARIETA KONDER BORNHAUSEN, em Itajaí. SANDRA APARECIDA PEREIRA, que está hospitalizada, e ANDERSON ANTÔNIO PEREIRA, 49 anos, voltavam de um passeio de moto por Campo Alegre quando foram atingidos pelo caminhão. Segundo MÁRCIO PEREIRA, primo de ANDERSON, os dois estavam “curtindo um sonho” com a motocicleta adquirida há quase dois meses.
De acordo com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão seguiu sem prestar socorro após a colisão com a traseira da motocicleta. ANDERSON ficou pendurado na cabine do caminhão por 32 quilômetros após o acidente. A esposa dele, que estava na traseira da moto, ficou caída na pista. O caminhão só parou próximo ao Morro do Boi, em Balneário Camboriú, no quilômetro 125 da rodovia. A moto ficou engatada no para-choque do caminhão. De acordo com o delegado UILIAM SOARES DA SILVA, o homem apresentava sinais de uso de drogas. Um teste de bafômetro deu negativo para o consumo de álcool.
Homens são presos ao tentar fugir da polícia na região. A Polícia Militar de Mondaí foi informada por volta das 21h desta segunda-feira, que estaria acontecendo uma briga em residência na Rua JOÃO MARIA PIAÇA, no Bairro Bela Vista, em Mondaí. Na chegada da guarnição ao local, um homem saiu correndo da residência. A polícia solicitou que a porta de acesso fosse aberta e em determinado momento apareceu um homem na entrada de um dos quartos, munido de arma de fogo na cintura. Apesar da orientação para ele não tocar na arma, ele não acatou a ordem da guarnição e tirou a arma da cintura, o que obrigou a polícia a solicitar apoio. Outro homem saiu correndo no sentido à capoeira e após a reivindicação dos policiais, mais dois homens saíram da casa, entre eles, o homem que portava a arma.
Com apoio da guarnição de Iporã do Oeste, do Pelotão de Patrulhamento Tático e do CANIL, foram efetuados trabalhos de busca, utilizando os cães. Eles encontraram um revólver calibre 32, escondido num barranco. Dentro da residência foi localizado um grama de cocaína e quatro munições de calibre 32. Durante as buscas, três homens foram encontrados e presos pela Polícia Militar. A droga, as munições e as armas também foram apreendidas. Já o homem que estava armado dispensou o revólver e está foragido. Conforme a Polícia Militar de Mondaí, a briga teria ocorrido por conta de dívidas na comercialização de drogas.