-PUXADA PELOS ALIMENTOS, INFLAÇÃO TEM ALTA PELO QUARTO MÊS SEGUIDO
-ARRECADAÇÃO ESTADUAL TEM QUEDA DE 4,4 POR CENTO NO PRIMEIOR MÊS DO ANO
-VEREADOR RELATA INVESTIMENTOS EM OBRAS
-POR FALTA DE FUNCIONÁRIO INSS SUSPENDE ATENDIMENTO EM ITAPIRANGA
-SÃO JOÃO DO OESTE AGUARDA EMPRESA LOCAL PARA RECOLHA DE CARCAÇAS
-PROFISSIONAL DO SAMU É MORDIDA POR CÃO DURANTE ATENDIMENTO
-ADOLESCENTE É APREENDIDO POR TRÁFICO DE DROGAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens e pancadas de chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 40 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
As temperaturas abaixo de zero agravam a situação dos sobreviventes e dificultam o trabalho das equipes de emergência na Turquia e Síria. O balanço do terremoto de segunda-feira superou 16 mil mortes. São 12 mil 873 na Turquia e outras três mil 162 na Síria. Mais de 72 horas após o terremoto, as autoridades temem um aumento dramático do número de vítimas fatais devido ao elevado número de pessoas que continuam presas nos escombros. O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, reconheceu que houve problemas com a resposta inicial ao desastre, mas afirma que as operações de resgate já foram normalizadas.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, desembarcou nesta quinta-feira em Bruxelas para participar de uma reunião de cúpula de líderes da União Europeia. Ele insiste no pedido urgente de caças para enfrentar a Rússia. A agenda de ZELENSKY inclui um discurso no Parlamento Europeu antes da reunião com os governantes da Uniao Europeia. A declaração final da reunião de cúpula deve contar a posição dos líderes europeus em apoiar a independência, soberania e à integridade do território da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas.
Os incêndios florestais na região centro-sul do Chile, que já deixaram 24 mortos até agora, destruíram centenas de casas e deixaram milhares de feridos. Nesta quarta-feira, o fogo ganhou força e se espalhou por novas áreas. Os incêndios já afetaram uma área de 294 mil e 58 hectares. Cerca de duas mil180 pessoas ficaram feridas e mil 180 casas foram destruídas. O governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira equipada para combater incêndios, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais, em um pacote de ajuda que pode chegar a três milhões e meio de reais.
O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, disse nesta quarta-feira que o governo federal aprofundará o debate sobre a política de preços da Petrobras nas próximas semanas. Ele pontuou que o governo ainda não definiu nenhuma mudança na atual forma de precificar os produtos da empresa e que a discussão será feita "com muita cautela". O governo federal já afirmou que não iria manter o preço da gasolina "dolarizado". Atualmente, a Petrobras define os preços dos combustíveis refinados levando em consideração o preço cobrado pelo petróleo no mercado internacional. O ministro defendeu um debate amplo sobre a adoção da paridade de preços nos valores cobrados pela Petrobras nos combustíveis.
Nove deputados da oposição questionaram, nesta terça-feira, a indicação do ex-senador JEAN PAUL PRATES para a presidência da Petrobras. Eles argumentam que PRATES tem ligações com, ao menos, duas empresas que atuam no setor de óleo, gás e petróleo. De acordo com a denúncia, ele é sócio de duas empresas que atuam no setor. O ex-senador petista foi indicado pelo presidente LULA para o cargo. O conselho de administração da empresa aprovou, por unanimidade, em 26 de janeiro, a nomeação de PRATES para presidente da companhia. Agora, o nome do indicado precisa ser validado pela assembleia geral de acionistas.
O IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - considerado a inflação oficial do país, variou zero vírgula 53 por cento em janeiro. Trata-se do quarto mês seguido de alta, segundo o IBGE. No entanto, em relação a dezembro, houve desaceleração. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de cinco vírgula 77 por cento, que também reduziu em relação ao avanço de cinco virgula 79 por cento dos 12 meses anteriores. Em janeiro de 2022, a variação havia sido de zero vírgula 54 por cento. O maior impacto no mês veio de Alimentação e bebidas com alta de zero vírgula 59 por cento. Na sequência, veio o grupo Transportes, com alta de zero vírgula 55 por cento.
Santa Catarina já contabiliza 142 casos confirmados de dengue e 727 permanecem em investigação. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina e consideram os números de primeiro de janeiro a 4 de fevereiro deste ano. O número é 12 por cento menor do que na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram confirmados 162 casos de dengue no estado. Do total de casos confirmados até o momento, 91 são com transmissão dentro do estado distribuídos em 15 municípios de Santa Catarina. Foram identificados sete mil 787 focos do mosquito Aedes aegypti em 171 municípios, uma redução de 15 por cento em relação a 2022.
Os 16 deputados federais e os três senadores de Santa Catarina, se reuniram na tarde desta quarta-feira, em um dos plenários da Câmara, para assinar a ata que oficializou a divisão da emenda que o grupo tem direito para atender as demandas do Estado. Além disso, também ficou definido que a coordenadora do Fórum dos Parlamentares de Santa Catarina é a deputada CAROLINE DE TONI. A emenda de bancada, no valor de 284 milhões, já estava definida desde dezembro. No entanto, a bancada ainda não havia assinado a ata da reunião, documento necessário para o empenho do recurso. Além desse valor, cada parlamentar tem direito a emenda individual. Os deputados vão ter 32 milhões e os senadores 59 milhões. A metade do valor deve ser destinado para a saúde, o restante, os parlamentares definem o que querem atender.
Santa Catarina arrecadou três bilhões e 600 milhões entre primeiro e 31 de janeiro de 2023. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo governo do Estado. Na prática, considerando a inflação de cinco vírgula nove do IPCA, houve queda real de quatro vírgula quatro por cento na receita neste início de ano. Os cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda não levam em consideração o impacto dos decretos do final de 2021 que postergaram o recolhimento de ICMS dos combustíveis e da energia elétrica para o início de 2022. Sem o dinheiro extra dos impostos, Santa Catarina arrecadou agora praticamente os mesmos três bilhões e 600 milhões de reais de janeiro de 2022.
Legislativo de Itapiranga possui vários projetos em pauta após primeira sessão ordinária do ano. O vereador LUIS CARLOS STEFFENON aponta tramitações importantes para as próximas semanas. Ele menciona a necessidade dos vereadores acompanharem obras importantes que estão projetadas para este ano e cobrarem agilidade nos serviços. STEFFENON lembra que no final de 2022, o Legislativo devolveu 270 mil reais para o governo municipal e fez indicação para investimentos na nova oficina e garagem da prefeitura. O vereador salienta que a obra é de grande importância e já está em processo de licitação. A atual instalação não é seguiras para o trabalho dos servidores da Secretaria de Transportes e Obras.
O Vereador também chama atenção para investimentos no prédio da rodoviária e entorno, incluindo a praça dos Imigrantes. STEFFENON lembra que a obra já foi mencionada várias vezes com foco na criança do Centro da Cidadania. O local já é sede da Secretaria de Desenv9lvimento Econômico e Turismo, incluindo a Sala do Empreendedor. Novos serviços públicos devem ser prestados neste espaço. LUIS CARLOS STEFFENONN, demonstra preocupação com as atividades com os idosos. Devido ter recebido diversas reclamações, o vereador solicitou explicações por parte do Conselho do Idoso que tem participação direta na elaboração das ações que ocorrem durante o ano.
Mais de trezentas empresas irão expor seus produtos e serviços no Itaipu Rural Show. Quem informa é o assessor da Cooperitaipu – DIOGO FERRONATO. A cooperativa está nos ajustes finais para a realização da maior exposição do agronegócio de Santa Catarina, em Pinhalzinho, de 15 a 18. A estimativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem o evento. O Itaipu Rural Show é uma vitrine das novas tecnologias e vai se destacar também pela troca de conhecimento, com mais de 60 palestras e minicursos que estão programados. Os visitantes encontrarão as últimas novidades e tecnologias nas áreas da agricultura, bovinocultura de leite, máquinas, equipamentos agrícolas, nutrição e medicamentos.
No Itaipu Show haverá 34 empresas de sementes, adubos e defensivos demonstrando seu mix de produtos. Conforme o assessor DIOGO FERRONATO, equipe técnica da Cooperitaipu vai apresentar as ações realizadas e os resultados dos cultivares e trabalhos realizados com diferentes culturas. Na linha de máquinas, equipamentos e veículos haverá grande variedade de marcas, com mais de 60 empresas do ramo. Para o setor leiteiro serão cerca de 45 expositores. Na área de suínos 20 expositores irão mostrar produtos e serviços, assim como 20 expositores no setor de aves. Entre empresas de nutrição e medicamentos, energia, alimentação, agência bancárias e cooperativas de crédito e de segmentos diversos são mais de 80 expositores.
A cada edição do Itaipu Rural Show, inovações são introduzidas, buscando sempre colocar produtos e serviços que serão essenciais para o dia a dia do produtor. De acordo com o assessor DIOGO FERRONATO, a Cooperitaipu terá Loja Agropecuária, Loja de Departamentos e Loja de Implementos e Máquinas Agrícolas completas com ampla quantidade de produtos com promoções especiais durante o evento. O maior evento do agronegócio do Estado será realizado no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, quilômetro 580, BR-282, em Pinhalzinho.
Por falta de funcionário INSS suspende atendimento em Itapiranga. Município possui convênio também com São João do Oeste. O atendimento do INSS em Itapiranga foi interrompido e deve ser retomado somente no final de março. O Secretário de Administração ARTÊMIO SCALONexplica os motivos para o atraso na retomada do atendimento neste ano. De acordo com ele o contrato com o INSS para o convênio do PREV Cidade exige que a Administração Municipal mantenha um funcionário efetivo no posto do INSS de Itapiranga. O servidor que prestava este atendimento pediu exoneração do cargo em virtude de aposentadoria. SCALON cita que será preciso treinar outro funcionário para estar habilitado a este atendimento.
O INSS também mantém um profissional no PREV Cidade de Itapiranga, que ainda atende segurados do município de São João do Oeste. Além da sala, o Município arca com despesas das contas de telefone, internet e material de expediente e limpeza do PREV Cidade. O Município de São João do Oeste, auxilia financeiramente para a manutenção do órgão. ARTÊMIO SCALON considera que o posto de atendimento é fundamental, pois evita diversas viagens da população local para a agência de São Miguel do Oeste. Ele assegura a continuidade dos serviços. O Secretário de Administração observa que o atendimento ocorre principalmente para pessoas que não possuem fácil acesso a meios eletrônicos, que são usados para serviços do INSS.
São João do Oeste aguarda sistema local para recolha de carcaças. Empresa de Lajeado Grande, no Meio Oeste Catarinense anunciou que terá a primeira fábrica do Brasil de processamento de animais mortos. As carcaças recolhidas e processadas serão transformadas em fertilizante orgânico e também em matéria-prima para biocombustíveis. ROGÉRIO RECH é Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste e Coordenador do Colegiado de Secretários Municipais da Agricultura da Ameosc. Ele destaca que o projeto em Lajeado Grande se torna inviável pela distância e por isso os municípios da microrregião aguardam por um projeto que está em implantação.
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste cita que o Conder Ambiental tem dado atenção especial para agilizar a liberação de licenças. ROGÉRIO RECH reconhece os entraves causados pela burocracia e não estabelece data para o início de recolha de carcaça de animais. Ele é otimista para a conclusão do empreendimento ainda este ano. Segundo RECH, os investidos ainda analisam a implantação do projeto em São João do Oeste ou município vizinho. Conforme o Secretário, municípios do Paraná já possuem sistema aprovados na transformação de carcaças de suínos e bovinos em fertilizantes e biogás. Este modelo será implantado para atender a demanda dos municípios da região.
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste afirma que sistema atual é totalmente inadequado. ROGÉRIO RECH destaca que enterrar animais mortos causa poluição e ainda exige a disponibilidade de retroescavadeira, caminhão para o transporte da máquina e operador. Cita ainda que em alguns municípios não existe este serviço público e o produtor rural possui um custo elevado para enterrar os animais mortos, além de já ter perdido o parte de seu capital. RECH considera que é preciso uma solução definitiva para este problema ambiental e isso está próximo de acontecer na região.
Profissional do SAMU é mordida por cão durante atendimento de mulher armada com faca em Maravilha. Uma técnica em enfermagem da equipe do SAMU de Maravilha foi atacada por um cachorro durante atendimento na tarde desta quarta-feira, no bairro Padre Antônio. Ela foi mordida pelo animal próximo ao tornozelo. A equipe do SAMU estava no local para atender uma mulher, de 47 anos, em surto psicótico por volta de 16 horas. A paciente estava com uma faca e recusava o atendimento, além de ameaçar soltar o cachorro contra a equipe de atendimento. Após tentativa de diálogo, a mulher soltou o cachorro, que atacou uma técnica de enfermagem. A profissional teve ferimento e precisou ser encaminhada ao Hospital. A Polícia Militar foi acionada. A profissional do SAMU foi atendida no hospital com suspeita de rompimento de tendão.
Dois veículos são destruídos por incêndio em Mondaí. A primeira ocorrência foi por volta das 14 horas e 45 minutos desta quarta-feira em Alto Mondaizinho, no interior do município. A guarnição do Corpo de Bombeiros encontrou um veículo Ford/KA com todo o interior e o compartimento do motor tomados pelas chamas. Foi feito o combate, rescaldo e demais procedimentos para que o fogo não reiniciasse. O veículo que era ocupado por três pessoas ficou totalmente destruído e ninguém ficou ferido. O segundo incêndio ocorreu por volta das 17h na Linha Sanga Forte e atingiu uma retroescavadeira que trabalhava em uma propriedade. A máquina marca JCB também ficou totalmente destruída pelo fogo. O operador e proprietário informou que as chamas iniciaram repentinamente no compartimento do motor e se espalharam rapidamente. Apesar do susto, ele não teve ferimentos.
Corpo de bombeiros de Itapiranga atua no combate a incêndio em lavoura de milho. Foi por volta das 14 horas e 20 minutos de ontem em linha Bourscheidt, interior de Itapiranga. As chamas consumiram aproximadamente um hectare de vegetação e palha de milho. Um morador colocou fogo em entulhos e perdeu o controle das chamas. Na chegada dos bombeiros o fogo já estava sendo combatido com uso de um trator e grade aradora. Os bombeiros atuaram por aproximadamente uma hora para eliminar as chamas e realizar o rescaldo da área. Por volta das 15 horas, os bombeiros de Iporã do Oeste também combateram incêndio em lavoura de milho já colhida. As chamas atingiram apenas a palhada.
Agentes das Delegacias de Polícia de Míraguaí e Tenente Portela prenderam no amanhecer desta quinta-feira um homem foragido do sistema penitenciário. O criminoso de 43 anos foragido do sistema prisional, reside na localidade de Linha da Paz, em Tenente Portela. Segundo o delegado de Polícia, BRUNO DE PAULA, para o sucesso na prisão, os agentes ingressaram no mato existente nos fundos da residência do foragido, de modo a chegar na casa sem despertar a sua atenção. O Homem já havia sido preso pela Polícia Civil no dia 30 de Dezembro último, mas fugiu do presídio de Três Passos no último dia 26 de janeiro, enquanto tomava sol no pátio interno. O foragido possui condenações por crimes contra o patrimônio e estupro com morte na cidade de Três Passos, e está sendo investigado pela prática de furtos na localidade de Linha da Paz, onde foi preso. Foram apreendidos na sua residência objetos de pelo menos três furtos ocorridos na localidade.
Operação Maserati II do GAECO combate facção criminosa paulista em Santa Catarina. Na manhã desta quinta-feira, o GAECO, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado deflagrou a Operação Maserati II contra uma organização criminosa paulista que visa ampliar sua atuação no crime de tráfico de drogas em Santa Catarina. A ação acontece em São Miguel do Oeste e outras cidades da região. Participam cerca de 330 agentes de segurança de diversos órgãos, que estão cumprindo 164 mandados judiciais, sendo 93 mandados de busca e apreensão e 71 mandados de prisão preventiva em 10 estados da federação. Participam da operação todos os grupos regionais do GAECO.
Polícia Civil e Polícia Militar apreendem adolescente envolvido com o tráfico de drogas e infrações contra o patrimônio. Na tarde desta quarta-feira, Policiais Civis da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, com apoio do CANIL da Polícia Civil e Pelotão de Patrulhamento Tático da PM, cumpriram Mandado de Busca e apreensão domiciliar, bem como de apreensão de um adolescente de 15 anos. Após ter sido flagrado em outras oportunidades com drogas e na posse de objetos furtados, foram instaurados procedimentos de Apuração de Atos Infracionais e, demonstrando-se a reiteração dos atos. O Poder Judiciário deferiu a internação provisória de 45 dias, para apuração judicial. Durante a buscas foram encontradas mais porções de droga. O adolescente foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório.