ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-02-2022 Quarta-Feira

-SENADO VAI VOTAR PROJETOS SOBRE COMBUSTÍVEIS NA PRÓXIMA SEMANA

-46 MIL CRIANÇAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA A COVID EM SANTA CATARINA

-EPAGRI NÃO ESTÁ MAIS RECEBENDO DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO PROGRAMA RECONSTRÓI SC

-TÉCNICA DE ENFERMAGEM REFORÇA IMPORTÂNCIA DA TERCEIRA DOSE PARA MANTER IMUNIDADE CONTRA COVID

-ANO LETIVO COMEÇA COM MUDANÇAS NO TRANSPORTE ESCOLAR

-FALTA DE PROFESSORES ACTs LEVA ESCOLA A ALTERAR AULAS

-COM A COMPETÊNCIA DAS APPs AOS MUNICÍPIOS, ACISJO PEDE URGÊNCIA NA CRIAÇÃO DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

-JANEIRO TEVE O MAIOR NÚMERO DE FEMINICÍDIOS DESDE 2015

-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÃO SOBRE ATROPELAMENTO DE CRIANÇAS EM ITAPIRANGA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a32graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.


O presidente francês, EMMANUEL MACRON, declarou nesta terça-feira que vê rota a seguir para aliviar as tensões com a Rússia sobre a Ucrânia, mas que o caminho deverá custar meses de conversas. Ele conversou com o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, em Kiev, um dia depois de uma reunião de cinco horas no Kremlin com o chefe de Estado russo, VLADIMIR PUTIN. O líder francês expressou otimismo e disse que agora vê a "possibilidade" de as negociações envolvendo Moscou e Kiev sobre o conflito no leste do país avançarem e para "soluções práticas e concretas" visando diminuir as tensões entre a Rússia e o Ocidente.


O grupo farmacêutico americano Pfizer anunciou nesta terça-feira que em 2021 dobrou seu lucro líquido anual, que ficou em 22 bilhões de dólares, graças à venda de sua vacina anticovid, por um valor de 36 bilhões de dólares. Para 2022, a empresa prevê uma venda da vacina contra a Covid-19 desenvolvida com a BioNTech por 32 bilhões de dólares, assim como 22 bilhões de dólares por conceito da pílula antiviral destinada a tratar essa doença. O volume de negócios de 2021 aumentou 95 por cento e chegou a 81 bilhões de dólares.


Cientistas chineses anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de teste de coronavírus tão preciso quanto o PCR e que apresenta os resultados em quatro minutos. Os testes de PCR são considerados mais precisos e sensíveis para detectar o coronavírus, mas os resultados podem demorar algumas horas. Outros testes mais rápidos são menos confiáveis. Em um artigo revisado por especialistas e publicado na segunda-feira na Nature Biomedical Engineering, a equipe da universidade afirma que seu sensor, que usa microeletrônica, analisa o material genético da mostra sem a necessidade de passar pelo laboratório.


O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, a fusão dos partidos DEM e PSL que passam, agora, a formar o partido União Brasil. O TSE deferiu o registro e o estatuto do novo partido. Com a decisão, o União Brasil poderá participar das eleições 2022 como uma sigla unificada. O número do partido será 44. Dirigentes do novo partido também já decidiram que o atual presidente do PSL Nacional, deputado LUCIANO BIVAR, deverá ser o presidente do União Brasil. Somados, os dois partidos compõem a maior bancada na Câmara dos Deputados: o DEM tem 26 deputados atualmente, e o PSL, 55. Com a fusão, no entanto, parte desses 81 parlamentares deve deixar o grupo e procurar nova filiação.


O ministro EDSON FACHIN, do STF, autorizou a concessão de liberdade condicional para o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA. Ele está preso desde 2017, quando foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Depois, ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Na ocasião, a PF encontrou um apartamento com 51 milhões de reais em espécie, em Salvador. As investigações apontaram que o dinheiro estava ligado ao ex-ministro e seria proveniente de desvios na Caixa Econômica Federal e em outros locais. Ele foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão, mas a pena foi reduzida em setembro, para 13 anos e quatro meses e agora teve a liberdade condicional autorizada pelo STF.


O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, disse nesta terça-feira que o plenário da Casa votará na semana que vem dois projetos de lei que buscam reduzir o preço dos combustíveis. Segundo ele, as matérias devem ser apreciadas na próxima terça-feira. Uma das propostas é a que foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, para alterar a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, do óleo diesel e do etanol hidratado. O outro projeto, aprovado em dezembro de 2021 pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha, com a instituição de um mecanismo de "bandas" de amortecimento da volatilidade de preços desses derivados.


Santa Catarina registrou 33 mortes por afogamento desde o começo do verão, entre 18 de dezembro de 2021 e com dados atualizados até o último domingo. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Corpo de Bombeiros Militar e fazem parte do levantamento da Operação Veraneio. Em 31 dos casos de afogamento seguido de morte, as vítimas eram homens. Apenas duas mulheres morreram após se afogarem. Apenas três das mortes por afogamento aconteceram em locais com a presença de guarda-vidas. As outras 30 ocorreram em áreas descobertas, sem a presença de um profissional treinado para realizar o salvamento em caso de necessidade. Desde o começo da Operação Veraneio, foram realizados dois mil 124 resgates e salvamentos pelo Corpo de Bombeiros Militar.


Desde 15 de janeiro, data em que a imunização do público infantil começou em Santa Catarina, 46 mil 241 crianças que têm de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa sete vírgula 19 por cento da população nessa faixa etária, que, de acordo com estimativa do IBGE 2020, é de 642 mil 800 crianças. De acordo com os dados mostrados no sistema do Estado, nesta terça-feira, Florianópolis é a cidade com maior número de doses contra o coronavírus aplicadas em crianças, são 12 mil 485 no total. Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde, Santa Catarina é o Estado da região Sul que menos vacinou esse público até o momento.


O governador CARLOS MOISÉS foi à Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, para a leitura da mensagem anual aos deputados estaduais. O ato marca o início dos trabalhos do Parlamento em Santa Catarina. Em seu discurso, de 15 minutos, o chefe do Executivo estadual destacou as iniciativas municipalistas, com a transferência de recursos para as prefeituras, e os investimentos feitos pelo Governo do Estado ao longo dos últimos anos. Segundo as informações repassadas pelo governador aos parlamentares, o montante transferido voluntariamente às cidades catarinenses desde 2019 alcançou três bilhões e meio de reais para investimentos diretos nos locais onde as pessoas vivem e trabalham.


-EPAGRI NÃO ESTÁ MAIS RECEBENDO DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO PROGRAMA RECONSTRÓI SC

-TÉCNICA DE ENFERMAGEM REFORÇA IMPORTÂNCIA DA TERCEIRA DOSE PARA MANTER IMUNIDADE CONTRA COVID

-PRÓXIMA ETAPA DE VACINAÇÃO EM IPORÃ DO OESTE SERÁ AMANHÃ

-ANO LETIVO COMEÇA COM MUDANÇAS NO TRANSPORTE ESCOLAR

-FALTA DE PROFESSORES ACTS LEVA ESCOLA A ALTERAR AULAS

- COM A COMPETÊNCIA DAS APPs AOS MUNICÍPIOS, ACISJO PEDE URGÊNCIA NA CRIAÇÃO DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL


A Epagri de Iporã do Oeste não está mais recebendo documentação referente ao Programa Reconstrói Santa Catarina, do governo do estado. Conforme o extensionista rural ALEISSON LUEDKE, a orientação veio da Gerência Regional da Epagri, de SMO, nessa segunda-feira. O programa, que se tratava de um auxílio emergencial para amenizar danos da estiagem, recebeu documentação de 218 agricultores de Iporã do Oeste para realizar o posterior encaminhamento das propostas. LUEDKE salienta que a maioria dos produtores rurais solicitou o limite de 10 mil reais ofertado pelo governo estadual, com objetivo de adquirir insumos para suas lavouras ou pastagens. Até o momento, nenhum produtor que fez o encaminhamento foi contemplado, pois a Epagri ainda está na fase de elaboração de projetos, para posterior encaminhamento à Secretaria de Agricultura do estado. Nessa pasta haverá um trâmite de aprovação do projeto, antes de retornar ao escritório local para o agricultor assinar, junto com os avalistas.


Segundo o extensionista da Epagri de Iporã do Oeste, a solicitação do estado para não aceitar novos cadastros no programa foi recebida com surpresa no escritório local. Ainda na última semana havia muitos produtores procurando a Epagri. ALEISSON LUEDKE comenta que o órgão local gostaria de encaminhar para um número muito maior de famílias, pois a estimativa é de que poderiam ser atendidos cerca de 600 a 700 famílias ao longo do ano, o que agora não será mais possível. O extensionista orienta que pelo menos até uma segunda ordem do governo do estado, liberando novos cadastros no programa, os produtores não precisam organizar documentação, pois a Epagri não tem condições de receber mais propostas. A dinâmica de atendimento no escritório de Iporã do Oestesegue a mesma que foi definida recentemente, atendendo a população na parte da manhã e prosseguindo encaminhamento dos projetos e documentações já realizadas para o Programa Reconstrói.


São João do Oeste anuncia dois milhões de reais em auxílio aos produtores rurais. O Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH garante que os recursos já estão disponíveis e serão aplicados com agilidade como forma de contribuir em ações importantes. Foram anunciados novos programas e alterações em incentivos que já eram concedidos aos produtores rurais do município. Para abertura de fontes de água, o município paga 50 por cento do valor da hora máquina e já contemplou 55 famílias, em pouco mais de um mês. O programa foi implantado a partir do dia primeiro de janeiro para viabilizar investimentos no interior. RECH lembra que algumas ações não foram possíveis no ano passado em virtude de lei federal que limitava investimentos públicos durante a pandemia.


O Bônus Agrícola, que havia dobrado de valor no ano passado, teve novo reajuste considerável com mais 280 mil reais, totalizando um milhão de reais com distribuição baseada no movimento econômico de cada propriedade. O secretário da Agricultura de São João do Oeste reforça que a liberação vai ocorrer nos próximos dias, pois são recursos próprios e já disponíveis. O cronograma de pagamento foi antecipado, com previsão de ser concluído até 15 de março para os produtores que apresentarem a prestação de contas do bloco de notas. ROGÉRIO RECH afirma que o programa vai contemplar mil famílias de forma bastante democrática e justa em contribuição direta neste momento de dificuldade no setor agrícola.


A novidade nos anúncios do governo de São João do Oeste para o setor agrícola fica por conta de um programa de incentivo ao armazenamento de água. Recursos serão disponibilizados aos moradores dos perímetros rural e urbano, com orçamento de um milhão de reais. De acordo com o Secretário da Agricultura, a parte operacional com as questões técnica está sendo detalhada para enviar o projeto a câmara de vereadores. ROGÉRIO RECH confia na aprovação em regime de urgência para os recursos chegarem a população afetada pela estiagem. Ele observa que o programa é inédito e visa solucionar o problema da falta de água no município evitando transtornos em períodos de estiagem prolongada.


Iporã do Oeste já vacinou cerca de 400 crianças contra o Coronavírus. A informação é da técnica de enfermagem e responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT. Ainda nessa terça-feira houve mais uma etapa de vacinação com a chamada dose pediátrica, que foi aplicada em crianças a partir de sete anos. A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste contabiliza 750 crianças e até o momento já foram realizadas duas campanhas de vacinação, que iniciou na última sexta-feira. A responsável da sala de vacinas manifesta satisfação com a procura, com mais da metade das crianças do município já vacinadas. KARIN comenta que apesar de existirem muitas notícias falsas questionando a eficiência da vacina, o município não tem enfrentado problemas em relação a isso, e a população busca se imunizar.


Crianças vacinadas estão apresentando apenas dor no local da injeção. Conforme a responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, em contato com os pais que levaram as crianças para a vacinação foi constatado que tiveram apenas dor no local da aplicação, um efeito considerado normal e que consta na própria bula da vacina. Não há relatos deefeitos como dor de cabeça ou no corpo. A técnica de enfermagem explica que os números que constam no site da prefeitura, de que sete mil 556 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, sete mil e 98 com a segunda e mil 1184 com a de reforço, estão desatualizados. Na realidade, o município já vacinou cerca de cinco mil pessoas com a terceira dose. O motivo dos números estarem desatualizados, segundo KARIN, é que muitos profissionais da saúde estavam de férias, por isso não foi possível lançar logo no sistema, restando portanto um acúmulo de cerca de três mil doses aplicadas para digitação. Ela reforça que a prioridade da Saúde agora é prosseguir a imunização das pessoas contra Covid.


Com em torno de duas mil pessoas ainda com a terceira dose pendente, a responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, ressalta que é comprovado que com o passar dos meses a imunidade da pessoa cai, e por isso é necessário fazer aplicação de reforço. Para quem ainda não recebeu a terceira dose, KARIN lembra que haverá um grande mutirão no município. A Secretaria de Saúde ainda está avaliando datas para esse mutirão com a terceira dose. Segundo KARIN BLATT, o secretário de Saúde, VALTUIR MARCO DAL BOSCO, inclusive emitiu ofício solicitando um grande número de doses de reforço, que poderiam atender praticamente toda população com esse imunizante pendente. A próxima etapa de vacinação com a terceira dose em Iporã do Oeste é nessa sexta-feira. Serão vacinadas pessoas que receberam a segunda dose até o dia 29 de setembro. A aplicação será das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h, no Centro Público de Convivência. As pessoas a serem contempladas deverão trazer cartão de vacinas e CPF.


A segunda chamada de professores ACTs na regional da Educação de Itapiranga foi concluída ontem. A lista tem por base o teste seletivo dos professores temporários da Secretaria de Estado da Educação. Todo o sistema é virtual visando preencher as 130 vagas disponíveis nos cinco municípios de abrangência. Vários Educandários enfrentam dificuldades para preencher as vagas disponíveis. Conforme o Integrador Educacional, DOUGLAS FRANZEN, as contratações temporárias são necessárias na educação básica, ensino fundamental, ensino médio e na educação especial para segundo professor. Profissionais para auxiliar individualmente alunos com alguma necessidade especial, são cada vez mais necessários em sala de aula.


O Integrador lembra que são 15 escolas e com isso tem muito espaço para os profissionais da educação, sendo que algumas vagas ficam em aberto, especialmente em disciplinas que exigem especializações. DOUGLAS FRANZEN avalia que a valorização dos professores tornou o cargo ainda mais atrativo. Ele cita como exemplo que a Secretaria de Estado da Educação estabeleceu para 40 horas semanais, o valor mínimo de cinco mil reais, em uma política de incentivo salarial. Destaca ainda que esta condição motivou professores de outras regiões do Brasil procuraram Santa Catarina para realização de teste seletivo.


Ano letivo começa com mudanças no transporte escolar. A informação é do fiscal de contratos da Secretaria de Educação de Iporã do Oeste, DANILO BRAND. De acordo com ele, o dia de hoje está marcado pelo início das aulas e do transporte escolar para os alunos do CIEF, CIER e da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel. Os alunos desses educandários terão pequenas alterações no transporte. Hoje também haverá reunião com os pais de alunos do Pré-Escolar Os Peixinhos e da EMEI, com início do transporte para esses alunos apenas amanhã. BRAND frisa que boa parte dos trajetos já foi licitada, com algumas mudanças previstas principalmente nos trajetos da cidade, com a divisão em duas partes. O fiscal detalha que um trajeto vai começar na Linha Aparecida e vem em direção ao centro e outro vai começar no trevo em direção ao centro, por outro local.


DANILO BRAND informa que quem venceu a licitação para esse novo trajeto foi o empresário JAIME MALDANER e reforça que os pais podem entrar em contato com ele para maiores informações. Ele pede ainda para que os alunos estejam nas paradas um pouco mais cedo nesses primeiros dias, para que a pasta possa adaptar os horários em conjunto com a empresa. Ao longo do ano, esse roteiro pode sofrer alterações conforme a necessidade das famílias. Sobre o trajeto até a Linha Laranjeira e Iratim, o fiscal informa que não houve empresa interessada no primeiro pregão, sendo que o município está atendendo as localidades nesse início do ano letivo até que haja uma definição. Ele lembra aos estudantes destas duas localidades, que amanhã quinta-feira, excepcionalmente, não haverá o transporte escolar nessas duas comunidades.


Os ônibus do transporte escolar contarão com aparelho GPS, que devem ser instalados até o fim do mês. De acordo com o fiscal de contratos da Secretaria de Educação de Iporã do Oeste, DANILO BRAND, o objetivo era de que os itens já estivessem instalados nos veículos, porém, não houve tempo hábil por conta de algumas questões burocráticas. O kit Covid também segue presente nos ônibus neste ano, com aplicação de álcool em gel para todos os alunos e medição de temperatura em casos específicos. Segundo o fiscal, também será necessário o uso de máscara para que os alunos possam acessar o transporte escolar.


Falta de professores ACTs leva escola a alterar aulas. Conforme o diretor da Escola de Educação Básica São Lourenço, do interior de Iporã do Oeste, WAGNER FERRARI, o educandário começou o ano letivo com quadro incompleto de professores. Ele comenta que essa não é uma realidade exclusiva da escola de Linha São Lourenço, mas de várias escolas da regional da educação. Um dos motivos da falta de professores é a não disponibilidade de profissionais em todas as áreas de ensino. Segundo FERRARI, muitas disciplinas são implantadas agora devido aos projetos desenvolvidas pelas escolas, como é o caso da pedagogia da alternância na escola de São Lourenço, o que gera insegurança nos candidatos. O diretor lembra que o processo de escolha é eletrônico e quando o candidato assinala uma opção ele é obrigado a assumir a vaga escolhida, pois do contrário pode causar o cancelamento da sua participação em outras escolas.


Diante da dificuldade em contratar professores, a escola do interior de Iporã do Oeste adotou algumas alternativas, como a divisão dos alunos. Conforme WAGNER FERRARI, a escola dispõe de três níveis de ensino, do primeiro ao quinto ano, do sexto ao nono ano e ainda do ensino médio. Existem três dias de atividades na semana com o quadro de profissionais disponíveis. Nessa quarta-feira, na parte da manhã, as aulas são somente para alunos do primeiro ao quinto ano, com atividades de acolhimento e recepção. Já na quinta-feira a escola de São Lourenço recebe alunos do sexto ao nono ano, para explicara nova modalidade de trabalho na pedagogia da alternância. Já os alunos dos anos iniciais, do primeiro ao quinto e novo ensino médio ficam em casa, e à tarde não haverá nenhuma atividade na escola. Por fim na sexta-feira as aulas são para alunos do ensino médio.


O diretor da Escola São Lourenço, WAGNER FERRARI, frisa que já iniciou a segunda chamada de professores ACTs e a expectativa é de que até o final da semana haverá o resultado dos candidatos que escolheram as vagas. As demais vagas que sobrarem deverão ser preenchidas em chamadas subsequentes, de modo a completar o quadro de professores o mais rápido possível e atender os alunos dentro do normal. Mesmo com o quadro docente incompleto, FERRARI sinaliza que a escola está preparada para receber os alunos a partir de hoje, com bastante trabalho. O diretor pede para que as famílias tenham compreensão, pois a contratação de professores não depende da escola, mas da Secretaria de Estado da Educação.


ACISJO emite nota enaltecendo sanção presidencial de alteração ao código florestal. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, JOEL FOLLMANN, na semana passada após uma reunião com a diretoria da entidade, ficou decidido pela publicação de uma nota enaltecendo a decisão recente do presidente, JAIR BOLSONARO, de permitir aos municípios legislar sobre as áreas de preservação permanente, levando em conta as suas próprias particularidades. A nota foi entregue ao poder Executivo e ao Legislativo para que tenham conhecimento sobre o assunto. JOEL destaca que a Lei Federal segue existindo, porém, agora dando mais poder de decisão aos municípios.


O objetivo, segundo JOEL FOLLMANN, é de sensibilizar os poderes municipais para a diminuição das áreas de preservação, fazendo com que aumentem as áreas permitidas para construção. A associação entende que é preciso tratar do assunto com urgência, aprovando uma legislação municipal para dar segurança jurídica e base legal aos investidores para que eles possam construir e atender a falta de salas comerciais e espaços residenciais na cidade de São João do Oeste. O assunto foi encaminhado para debate já na primeira sessão ordinária de 2022 do poder legislativo na noite de ontem.


-JANEIRO TEVE O MAIOR NÚMERO DE FEMINICÍDIOS DESDE 2015

-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÃO SOBRE ATROPELAMENTO DE CRIANÇAS EM ITAPIRANGA


Dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina mostram que o último mês teve o maior registro de mortes de mulheres no início de um ano desde que a qualificadora do feminicídio foi criada, em 2015. Ao comparar o mesmo período em relação ao ano passado, houve um crescimento de 300%, passando de dois para oito casos. Os crimes ocorreram em oito cidades diferentes, sendo que três delas ficam no Oeste. Para a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Santa Catarina, PATRÍCIA ZIMMERMANN D'ÁVILA, a subnotificação dos casos de violência contra a mulher pode ser o fator que contribuiu para o aumento nos números.


De acordo com PATRÍCIA, as mulheres vêm sofrendo violência e algumas não denunciam seus agressores por medo ou dependência. Isso faz com que a denúncia não exista e, com isso, ocorra o agravamento, que faz a mulher perder a vida. A delegada complementa ainda que a importância da denúncia fica mais evidente ao comparar a situação de Santa Catarina no último ano. Para ela, quando a vítima percebe a situação de violência e faz a notificação, a polícia oferece todas as medidas de intervenção e essa violência geralmente não termina em feminicídio.


A coordenadora, PATRÍCIA ZIMMERMANN D'ÁVILA, afirma que a violência contra a mulher e o feminicídio são crimes que estão longe de serem totalmente erradicados na sociedade, principalmente pelo machismo que continua enraizado nas famílias. Ela acredita que além das mulheres pedirem ajuda, a educação dos meninos para que não sejam violentos, e das meninas para que não aceitem relacionamentos abusivos, são fundamentais para diminuir os números no Estado.


A vereadora suspeita de participar da morte de um idoso de 63 anos em Tigrinhos, no Oeste de Santa Catarina, segue presa. Juliana Pereira de Oliveira e o namorado teriam cometido o crime após, supostamente, uma briga com a vítima por conta do aluguel. O caso ocorreu na última sexta-feira por volta das 14h. De acordo com o delegado Rodrigo Moura, o idoso morava com a esposa em uma casa no interior do município, que seria de Juliana, há cerca de três anos. Porém, há seis meses um atrito teria iniciado entre a locatária e a vítima. Segundo a polícia, a vereadora estava agindo com o objetivo de expulsar o casal do imóvel, devido a uma divergência por conta do pagamento do aluguel. Após tentar tirar várias vezes o casal do local, ela, então, teria ido com dois homens até a casa do idoso na última sexta-feira.


Ao chegar ao local, segundo a polícia, houve uma discussão, momento em que o namorado da vereadora teria atirado contra o idoso, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Ao menos três disparos o acertaram na perna, no abdômen e no rosto e o nome da vítima não foi divulgado. Após o crime, a vereadora e o namorado foram presos em flagrante e encaminhados para o Presídio em Chapecó. De acordo com a Justiça, durante o fim de semana, a prisão preventiva dos dois foi decretada e o processo segue em sigilo. O advogado de defesa da vereadora, MARCELO DE MAMAN FURTADO informou que só irá se manifestar sobre o caso após a conclusão do inquérito. Atualmente, Juliana cumpria o primeiro mandato como vereadora em Tigrinhos. A Câmara Municipal ainda não se manifestou.


Uma motorista perdeu o controle do carro e caiu em ribanceira no interior de Itapiranga. A saída de pista e descida em ribanceira de mais de 20 metros ocorreu na ITG 070, o asfalto da fronteira, em Linha Laranjeira, por volta das 12h15 desta terça-feira. A motorista, uma jovem de 18 anos, relatou aos bombeiros que o Ford Ka apresentou problemas mecânicos e ela acabou saindo da pista, próximo à campeira, local da realização de rodeios. A vítima teve leves ferimentos e ainda relatou dores lombares, foi socorrida pelos bombeiros e conduzida ao hospital Sagrada Família.


A investigação da Polícia Civil de Itapiranga concluiu que vítimas de atropelamento atravessavam na faixa de segurança. O atropelamento ocorreu na Rua do Comércio, centro de Itapiranga, no dia cinco de janeiro. Uma menina de oito anos e um menino de 13 anos, estavam atravessando a rua pela faixa de segurança. O acidente de trânsito ocorreu depois que as vítimas saíram de uma sorveteria localizada próximo da sua residência. Faltando pouco para terminarem de passar a faixa de pedestres foram colhidos pelo taxista que no momento transportava dois passageiros ao hospital da cidade. As vítimas foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico. A Polícia Militar realizou o teste do bafômetro no motorista e comprovou que não havia ingerido bebida alcoólica. O Inquérito Policial foi encaminhado ao Ministério Público.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.