De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente francês, EMMANUEL MACRON, declarou nesta terça-feira que vê rota a seguir para aliviar as tensões com a Rússia sobre a Ucrânia, mas que o caminho deverá custar meses de conversas. Ele conversou com o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, em Kiev, um dia depois de uma reunião de cinco horas no Kremlin com o chefe de Estado russo, VLADIMIR PUTIN. O líder francês expressou otimismo e disse que agora vê a "possibilidade" de as negociações envolvendo Moscou e Kiev sobre o conflito no leste do país avançarem e para "soluções práticas e concretas" visando diminuir as tensões entre a Rússia e o Ocidente.
O grupo farmacêutico americano Pfizer anunciou nesta terça-feira que em 2021 dobrou seu lucro líquido anual, que ficou em 22 bilhões de dólares, graças à venda de sua vacina anticovid, por um valor de 36 bilhões de dólares. Para 2022, a empresa prevê uma venda da vacina contra a Covid-19 desenvolvida com a BioNTech por 32 bilhões de dólares, assim como 22 bilhões de dólares por conceito da pílula antiviral destinada a tratar essa doença. O volume de negócios de 2021 aumentou 95 por cento e chegou a 81 bilhões de dólares.
Cientistas chineses anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de teste de coronavírus tão preciso quanto o PCR e que apresenta os resultados em quatro minutos. Os testes de PCR são considerados mais precisos e sensíveis para detectar o coronavírus, mas os resultados podem demorar algumas horas. Outros testes mais rápidos são menos confiáveis. Em um artigo revisado por especialistas e publicado na segunda-feira na Nature Biomedical Engineering, a equipe da universidade afirma que seu sensor, que usa microeletrônica, analisa o material genético da mostra sem a necessidade de passar pelo laboratório.
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, a fusão dos partidos DEM e PSL que passam, agora, a formar o partido União Brasil. O TSE deferiu o registro e o estatuto do novo partido. Com a decisão, o União Brasil poderá participar das eleições 2022 como uma sigla unificada. O número do partido será 44. Dirigentes do novo partido também já decidiram que o atual presidente do PSL Nacional, deputado LUCIANO BIVAR, deverá ser o presidente do União Brasil. Somados, os dois partidos compõem a maior bancada na Câmara dos Deputados: o DEM tem 26 deputados atualmente, e o PSL, 55. Com a fusão, no entanto, parte desses 81 parlamentares deve deixar o grupo e procurar nova filiação.
O ministro EDSON FACHIN, do STF, autorizou a concessão de liberdade condicional para o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA. Ele está preso desde 2017, quando foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Depois, ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Na ocasião, a PF encontrou um apartamento com 51 milhões de reais em espécie, em Salvador. As investigações apontaram que o dinheiro estava ligado ao ex-ministro e seria proveniente de desvios na Caixa Econômica Federal e em outros locais. Ele foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão, mas a pena foi reduzida em setembro, para 13 anos e quatro meses e agora teve a liberdade condicional autorizada pelo STF.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, disse nesta terça-feira que o plenário da Casa votará na semana que vem dois projetos de lei que buscam reduzir o preço dos combustíveis. Segundo ele, as matérias devem ser apreciadas na próxima terça-feira. Uma das propostas é a que foi aprovada pela Câmara, em outubro do ano passado, para alterar a forma como o ICMS incide sobre o preço da gasolina, do óleo diesel e do etanol hidratado. O outro projeto, aprovado em dezembro de 2021 pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, sugere a criação de um fundo de estabilização para conter a alta da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha, com a instituição de um mecanismo de "bandas" de amortecimento da volatilidade de preços desses derivados.
Santa Catarina registrou 33 mortes por afogamento desde o começo do verão, entre 18 de dezembro de 2021 e com dados atualizados até o último domingo. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Corpo de Bombeiros Militar e fazem parte do levantamento da Operação Veraneio. Em 31 dos casos de afogamento seguido de morte, as vítimas eram homens. Apenas duas mulheres morreram após se afogarem. Apenas três das mortes por afogamento aconteceram em locais com a presença de guarda-vidas. As outras 30 ocorreram em áreas descobertas, sem a presença de um profissional treinado para realizar o salvamento em caso de necessidade. Desde o começo da Operação Veraneio, foram realizados dois mil 124 resgates e salvamentos pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Desde 15 de janeiro, data em que a imunização do público infantil começou em Santa Catarina, 46 mil 241 crianças que têm de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa sete vírgula 19 por cento da população nessa faixa etária, que, de acordo com estimativa do IBGE 2020, é de 642 mil 800 crianças. De acordo com os dados mostrados no sistema do Estado, nesta terça-feira, Florianópolis é a cidade com maior número de doses contra o coronavírus aplicadas em crianças, são 12 mil 485 no total. Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde, Santa Catarina é o Estado da região Sul que menos vacinou esse público até o momento.
O governador CARLOS MOISÉS foi à Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, para a leitura da mensagem anual aos deputados estaduais. O ato marca o início dos trabalhos do Parlamento em Santa Catarina. Em seu discurso, de 15 minutos, o chefe do Executivo estadual destacou as iniciativas municipalistas, com a transferência de recursos para as prefeituras, e os investimentos feitos pelo Governo do Estado ao longo dos últimos anos. Segundo as informações repassadas pelo governador aos parlamentares, o montante transferido voluntariamente às cidades catarinenses desde 2019 alcançou três bilhões e meio de reais para investimentos diretos nos locais onde as pessoas vivem e trabalham.
Retorno das aulas de violão em Campo Erê já tem data definida. A informação é do diretor do departamento de cultura do município – NETINHO NORONHA. De acordo com ele, as pessoas que se matricularam para aprender o instrumento vão ter sua primeira aula no dia 22, agora de fevereiro, no centro de eventos de Campo Erê. O diretor de cultura acrescenta que ainda há vagas. Caso alguém não tenha se inscrito para as aulas de violão, e tem vontade de aprender como tocar esse instrumento, ainda dá tempo. As matrículas podem ser feitas qualquer dia da semana, no centro de eventos, entre sete e meia e 11 horas e 30 minutos durante a manhã, e à tarde o local fica disponível a partir das 13 e 15, até 17 horas e 15 minutos.
Departamento de Cultura de Campo Erê planeja oferecer mais cursos para a população. NETINHO NORONHA, responsável pelo setor no município, adianta que logo deve anunciar aulas de dança e coral adulto e infantil. Explica que o próximo passo é organizar a licitação para contratar professores para as oficinas, então abre as inscrições para os interessados em aprender. Mesmo com a pandemia impedindo reuniões de pessoas no ano passado, NETINHO comenta que as aulas de violão tiveram bons resultados. Ele se impressionou com os talentos do município, demonstrado nas aulas por alunos a partir dos sete anos. O diretor incentiva a todos que tem vontade de aprender, basta ter o instrumento que as aulas são gratuitas, todas as terças-feiras, a partir do dia 22.
Cedup Campo Erê aplica novo ensino médio com alterações. A diretora CLECI FINARDI explica que a nova proposta já está valendo para no primeiro ano, só que, por ser ensino profissionalizante, não será seguido o catálogo nacional, mas o Plano de Curso do Novo Ensino Médio. A maior preocupação nos 5 estabelecimentos agrícolas de Santa Catarina é continuar garantindo formação com qualidade. Por isso montaram um plano em conjunto, depois de muita discussão, mas que só durou 15 dias. Esse plano, conta CLECI, foi aprovado pelas autoridades estaduais. Muda basicamente a matriz curricular. Antes o curso do Cedup era concomitante. O aluno cursava o técnico e o ensino médio em separado.Agora é integral.
Depois de vários anos o Cedup Campo Erê fecha 3 turmas com média de 35 alunos cada. De acordo com a diretora, esse ano passa para 110 alunos. CLECI FINARDI acredita que o novo ensino médio contribuiu para aumentar o interesse dois novos estudantes. Acharam vantagem fazer o ensino profissionalizante no tempo em que só fariam o ensino regular. Diante desse aumento a escola já está com dificuldades de alojamento. O que facilita um pouco é a diminuição na regra de distanciamento. A escola agrícola de Campo Erê tem estudantes de mais de 30 municípios da região. Muitos deles ficam estudando o morando na escola o tempo todo. O Cedup funciona as 24 horas do dia por todos os dias.
Cedup está com dificuldades de pessoal e por isso a diretora vai pedir a Secretaria Estadual de Educação, mais profissionais. Conforme a diretora CLECI FINARDI, mesmo chamando todos os ACT’s – Admitidos em Caráter Temporário, vai faltar profissionais. O Cedup Campo Erê tem 50 aulas semanais, sendo 40 em salas de aula e 10 aulas de atividades práticas. Ela informa, de outra parte, que estuda com o corpo técnico a retomada das produções, até para voltar a vender para a comunidade.
Apesar do alto registro de casos ativos da Covid-19 diariamente em Palma Sola, a secretaria de Saúde descartou a reativação da ala específica para pessoas com sintomas similares ao vírus. A declaração é do secretário JULIANO ZANDONÁ. Ele comentou que os casos ativos atualmente não estão evoluindo para quadro grave da doença. Por causa disso, até então não há cogitação para reabertura do setor. A ala está fechada desde novembro passado. A decisão na época foi baseada na baixa procura pelo atendimento desde outubro. Atualmente as pessoas com suspeita de infecção, devem procurar a sala do seu ESF para realizar o atendimento.
A vacinação contra o coronavírus por parte da população também foi um importante peso para não cogitar a reativação da ala. ZANDONÁ comentou ainda que na última semana três pessoas tinham sido internadas por causa da Covid e dois pacientes já tiveram alta médica. Apenas um idoso, por ter outras doenças pré-existentes, segue no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Secretaria também contratou um profissional médico temporário para atender as demandas do posto de saúde durante o período de férias dos demais profissionais.
Outro assunto debatido em reunião pela secretaria de Saúde de Palma Sola foi o tempo de isolamento das pessoas infectadas ou com suspeita do vírus. Em Santa Catarina o tempo de isolamento é de sete dias, mas se o paciente testar negativo no quinto dia, poderá deixar o isolamento. Caso contrário, cumpre até o décimo dia. Conforme o secretário JULIANO ZANDONÁ, muitas empresas do município tem solicitado informações sobre isso.
Em Palma Sola, a saúde pública está seguindo a decisão do Ministério Público que prevê entre cinco e dez dias, dependendo do caso. O secretário disse também que o profissional médico define o período do isolamento conforme o quadro do paciente. Porém, JULIANO afirmou que o colegiado de saúde da Ameosc deve definir um período padrão para todos os municípios.
Parlamentar busca agilidade no trâmite do projeto que reajusta salário mínimo estadual. O deputado estadual FABIANO DA LUZ recebeu, nesta semana, líderes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos para tratar sobre o Projeto de Lei Complementar, que prevê o reajuste do salário mínimo estadual. A proposta foi enviada à Assembleia na última semana e tramita em regime de urgência. FABIANO é integrante da Comissão de Constituição e Justiça, principal grupo permanente da Assembleia que aprecia todas as propostas antes de serem enviadas para votação em Plenário.
O parlamentar se comprometeu com os sindicalistas agilizar a tramitação da medida. DA LUZ entende que o salário mínimo regional é um poderoso instrumento de geração de emprego e renda que melhora a situação do comércio local – mercados, padarias, lojas -, e amplia a arrecadação dos municípios. "A economia gira, todos ganham, ainda mais com o processo de empobrecimento sofrido pela classe trabalhadora nestes últimos anos, com a pandemia e a disparada dos preços dos alimentos, do gás de cozinha, da energia elétrica e da gasolina, a maior já registrada no Brasil, desde que se têm dados", afirmou o deputado FABIANO.
Conforme o texto do projeto, o reajuste a ser aplicado nas quatro faixas salariais será de 10,5 por cento. Na primeira, o salário passará de mil 281 para mil 416. Na segunda, o valor passará de mil 329 para mil 468. A terceira faixa salarial será reajustada de mil 404 para mil 551 e a quarta de mil 467 para mil 621. Na oportunidade, os sindicalistas solicitaram agilidade na apreciação da medida, que tramita em conjunto nas comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Homem acusado de atropelar 25 pessoas será submetido a júri popular. Hoje acontece no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão, o julgamento de WILSON LOPES, acusado de ter atropelado intencionalmente 25 pessoas. Segundo denúncia do Ministério Público, no dia 02 de outubro de 2016 por volta de 20 horas e 40 minutos, dezenas de pessoas estavam aglomeradas na praça central de Enéas Marques, que estava fechada para o tráfego de veículos para comemorar a reeleição do candidato a prefeito, quando WILSON, conduzindo um Vectra, realizou manobras perigosas (cavalo de pau) e foi repreendido por alguns participantes.
Ainda conforme a denúncia, neste momento ele conduziu o veículo em direção as pessoas que estavam no local atropelando cerca de 25 delas que sofreram ferimentos. Posteriormente ele foi detido pela Polícia Militar e submetido a teste de bafômetro que confirmou embriaguez ao volante. Diante dos fatos ele foi denunciado por tentativa de homicídio por 25 vezes e por isso irá ao Tribunal do Júri. A defesa recorreu tentando modificar os fatos para lesão corporal, porém a decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça. Ele aguarda em liberdade a decisão judicial.
Preso por importunação sexual foi autuado por estupro de vulnerável. Um homem foi preso na rodoviária municipal de Francisco Beltrão na segunda-feira, após ser denunciado por importunação sexual. Segundo a polícia, ele passou a mão no corpo de uma jovem que estava no mesmo ônibus do acusado, com itinerário São Paulo à Barracão. Na 19ª SDP a menor foi ouvida pela delegada TAÍS MELLO, deu a sua versão e posteriormente o acusado, que é morador no estado de São Paulo, foi ouvido.
Ele disse em depoimento que talvez tenha passado a mão na menor enquanto estava adormecido. A versão dele não convenceu a delegada que o autuou em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, que tem pena prevista de 08 a 15 anos de reclusão. A delegada disse que neste caso caracterizou estupro de vulnerável porque a adolescente estava dormindo quando foi atacada. O homem permanece preso em situação de flagrante.