ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-02-2021 Terça-Feira

-CÂMARA DEVE VOTAR ENTRE HOJE E AMANHÃ PROJETO DE AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL

-MOISÉS DÁ POSSE A BULIGON COMO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO

-DIRETOR DE URBANISMO DE IPORÃ DO OESTE PEDE ATENÇÃO SOBRE RECOLHA DE GALHOS E ENTULHOS

-EPAGRI DE DESCANSO REGISTRA PROCURA POR INVESTIMENTOS EM ENERGIA RENOVÁVEL

-CONSELHO DE JOVENS EMPREENDEDORES ESTIMULA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS ENTRE ASSOCIADOS

-SAÚDE DE SÃO JOÃO DO OESTE NORMALIZA ATENDIMENTO MÉDICO

-ESTADO DE SAÚDE DE FAMÍLIA QUE CAIU COM VEÍCULO NO RIO URUGUAI É GRAVE

-HOMEM QUE MANTINHA MULHER EM CÁRCERE PRIVADO É PRESO PELA PM


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 15graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo nesta terça-feira contra os manifestantes que protestavam contra o golpe de Estado militar em várias cidades de Mianmar. Na capital, as forças de segurança atiraram para o alto como advertência e depois usaram balas de borracha contra os manifestantes. Milhares de manifestantes saíram novamente às ruas de Mianmar nesta terça-feira, desafiando os militares, que na segunda-feira proibiram as reuniões com mais de cinco pessoas.


O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais do Equador continua indefinido na noite desta segunda-feira. Já se sabe que haverá segundo turno e que o economista ANDRÉS ARAUZ, apoiado pelo ex-presidente RAFAEL CORREA, terminou em primeiro lugar e estará na votação de 11 de abril. No entanto, ainda não está definido quem ficou na segunda colocação. o líder indigenista YAKU PÉREZ está zero vírgula três pontos percentuais à frente do ex-banqueiro GUILLERMO LASSO. A contagem dos votos, segundo a agência France Presse, foi atrasada pela necessidade de revisão de 13 por cento das atas devido a inconsistências, como a falta de assinaturas dos membros das mesas eleitorais.


Começa nesta terça-feira o julgamento do segundo impeachment de DONALD TRUMP no Senado americano. Único presidente na história dos Estados Unidos a ser condenado duas vezes pela Câmara, ele agora é acusado de incitar à violência que resultou na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso, em seis de janeiro. Apesar de seu mandato já ter sido concluído, os senadores, caso decidam condená-lo, podem optar por retirar seus direitos políticos, o que impediria que ele volte a se candidatar no futuro. Nesta terça, os oito promotores do impeachment iniciarão a exposição oral de seus argumentos, etapa que pode durar até três dias.


A Câmara dos Deputados deve votar entre hoje e amanhã o projeto que prevê autonomia para o Banco Central. O tema é discutido desde 1991, e o projeto em análise na Câmara já foi aprovado pelo Senado. Segundo o relator, SILVIO COSTA FILHO, o parecer já foi chancelado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, e pelo próprio presidente do BC, ROBERTO CAMPOS NETO. Entre outros pontos, a proposta define que haverá mandato de quatro anos para o presidente e os diretores do Banco Central e que o mandato deles não coincidirá com o mandato do presidente da República. COSTA FILHO disse que aprovação de um projeto sobre o tema no Brasil seria um sinal ao mercado que daria mais credibilidade ao país.


O presidente JAIR BOLSONARO e o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, comentaram nesta segunda-feira, os debates sobre uma possível retomada do auxílio emergencial. BOLSONARO disse estar "negociando" o tema com ministros, e PACHECO afirmou ver "expectativa positiva" de um anúncio ainda nesta semana. Os políticos não entraram em detalhes sobre o formato em estudo para o novo ciclo de benefícios e não citaram valores ou número de beneficiários.Após a reunião com PACHECO a última quinta, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que a retomada do auxílio emergencial poderia atender a metade dos beneficiários que receberam o pagamento em 2020.


O ministro do Supremo Tribunal Federal, RICARDO LEWANDOWSKI determinou nesta segunda-feira que o governo defina uma ordem de preferência, entre os grupos prioritários, para orientar a vacinação contra a Covid-19. Segundo o ministro, essa ordem deve seguir critérios-científicos, e a divulgação tem de ser feita em até cinco dias após o governo ser notificado. O Plano Nacional de Vacinação atualizado em janeiro afirma que 77 milhões de pessoas pertencem aos grupos prioritários, incluindo idosos e médicos que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Mas, segundo LEWANDOWSKI, não está claro qual desses grupos deveria ser atendido primeiro, em um cenário no qual as vacinas ainda são escassas no país.


LUCIANO JOSÉ BULIGON é o novo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O governador Carlos Moisés deu posse ao novo titular da pasta, na tarde desta segunda-feira, em ato no gabinete do Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. CARLOS MOISÉS afirmou que BULIGON tem a qualificação necessária para continuar o bom trabalho que já vem sendo apresentado pela secretaria e acrescentar ações e programas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de Santa Catarina. BULIGON, ex-prefeito de Chapecó empenhou trabalho e lealdade à frente dos desafios e projetos da secretaria.


O salário mínimo regional de Santa Catarina deverá ter um aumento médio de cinco vírgula 45 por cento em 2021. O reajuste é fruto de um acordo entre as federações patronais e os representantes das entidades de trabalhadores do Estado. Com isso, as quatro faixas do mínimo catarinense irão variar entre mil 281 e mil 467. O resultado do acordo entre as entidades foi apresentado ao governador CARLOS MOISÉS na tarde desta segunda-feira. Agora, o Governo vai encaminhar um projeto de lei à Alesc para oficializar o processo.Segundo o governador, o projeto deverá ser enviado em regime de urgência ao parlamento, com um pedido para que não haja modificações, a fim de acelerar o processo.


A meta do Governo do Estado é que até o fim desta semana todos os idosos com mais de 90 anos estejam vacinados. A imunização conta com as doses que chegaram no fim de semana, enviadas pelo Ministério da Saúde. São cerca de 27 mil pessoas nesse que é o primeiro grupo por faixa etária a receber a vacina em Santa Catarina. A maioria das cidades começará a aplicar as doses nesta terça ou quarta-feira, enquanto segue com o esquema de vacinação dos profissionais de saúde, o que deixa o prazo curto para cumprir a meta. O superintendente da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, EDUARDO MACÁRIO, disse que os municípios têm condições de fazer as aplicações com velocidade, incluindo ações como imunização e sistema drive-thru e porta a porta. A organização fica a cargo de cada município.


-DIRETOR DE URBANISMO DE IPORÃ DO OESTE PEDE ATENÇÃO SOBRE RECOLHA DE GALHOS E ENTULHOS

-EPAGRI DE DESCANSO REGISTRA PROCURA POR INVESTIMENTOS EM ENERGIA RENOVÁVEL

-CONSELHO DE JOVENS EMPREENDEDORES ESTIMULA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS ENTRE ASSOCIADOS

-SAÚDE DE SÃO JOÃO DO OESTE NORMALIZA ATENDIMENTO MÉDICO


Sala do Empreendedor de Descanso auxilia na emissão de MEIs. A informação é da responsável pela Sala do Empreendedor de Descanso, REGIANE RODRIGUES. Devido à indefinição do reajuste do salário mínimo para este ano, a emissão das mensalidades para o registro de Microempreendedor Individual (MEI) é liberada a cada mês. Esta emissão, segundo REGIANE, pode ser obtida na Sala do Empreendedor de Descanso, que retornou ao atendimento neste mês, após as férias da servidora responsável, em janeiro.


REGIANE enfatiza que retornou ao atendimento na sala com alta demanda, devido à impressão das MEIs. Ela comenta que muitos microempreendedores têm dificuldade para entrar no site para baixar a emissão do MEI, e a maioria também não tem impressora. Por isso recomenda que procurem a Sala do Empreendedor, anexo à prefeitura, onde a responsável baixa as guias e imprime. Conforme REGIANE, a parcela das MEIs sempre vence no dia 20 de cada mês, com exceção de fevereiro, quando o vencimento será no dia 22, justamente por causa do reajuste do salário mínimo. Ela explica que dependendo do serviço ou da empresa, o valor pode variar de 48 a 60 reais, correspondente a cinco por cento do valor do salário mínimo.


REGIANE reitera que cada emissão é válida para um único microempreendedor individual, e não considera empregados. No caso de empregados, a responsável pela Sala do Empreendedor detalha que o MEI deve procurar um contador, pois compete diretamente à Previdência Social. REGIANE destaca que nas primeiras semanas de atendimento também recebeu pessoas que buscavam se informar sobre como deveriam proceder para se tornar MEI. Uma das razões que estimulam o registro de MEI são os altos valores dos impostos. Segundo a responsável pela Sala do Empreendedor de Descanso, outros microempreendedores procuram o local para fazer a declaração anual do MEI, que precisa ser providenciada até o dia 30 de maio. Esta declaração, de acordo com REGIANE, é efetuada com base nos serviços feitos pelo microempreendedor individual. Ela aponta que os MEIs não precisam emitir nota fiscal para todos os serviços, mas devem declarar quanto faturaram em 2020 e este valor não pode passar de 81 mil reais. REGIANE acrescenta que o preenchimento de dados para esta declaração é gratuito.


Diretor de Urbanismo de Iporã do Oeste pede atenção sobre recolha de galhos e entulhos. SÍRIO ASSMANN, diretor de Urbanismo de Iporã do Oeste, lembra que a recolha de galhos no município é realizada a cada segunda-feira e a recolha de entulhos ocorre nas terças-feiras. Para a execução destes serviços, a prefeitura dispõe de um caminhão e uma retroescavadeira. O diretor de Urbanismo alerta que os móveis não se enquadram como entulhos, portanto não serão recolhidos. ASSMANN reitera que assim que for definido um lugar específico para destinar móveis, será marcado um dia para esta recolha, que será repetida a cada mês.


SÍRIO ASSMANN assumiu o cargo de diretor de Urbanismo no dia 25 de janeiro e lamenta que a cidade estava abandonada em relação à limpeza. Como o diretor dispõe de apenas um servidor geral para auxiliar nos serviços, ele mesmo ajudou a fazer as roçadas entre a Cooper A1 e o trevo, no período de uma semana. Agora os trabalhos seguem na rua Pinhal. O diretor de Urbanismo de Iporã do Oeste destaca que vários asfaltamentos serão efetuados no governo de ADÉLIO e VALMOR, conforme prometido na campanha eleitoral. Antes disso, porém, reitera que será feita a limpeza da cidade. ASSMANN já atuou na mesma função no governo ADÉLIO e CÉLIO, e reitera que naquele mandato foram concluídos 50 quilômetros quadrados de asfaltamento e também de calçamento.


Epagri de Descanso registra procura por investimentos em energia renovável. A informação é do extensionista rural do escritório local de Descanso, ZOLMIR FRIZZO. Segundo ele, os investimentos contam com subsídios do governo do Estado via PRONAF. O valor do subsídio é de até 40 mil reais, com linha de juros de 2,5 por cento ao ano. FRIZZO explica que um dos motivos que viabilizou o subsídio é a amenização da estiagem, que possibilitou a aplicação de investimentos em outras frentes. Em 2020, os financiamentos na mesma linha do PRONAF também ficaram comprometidos por causa da pandemia.


De acordo com FRIZZO, as empresas que comercializam placas fotovoltaicas conseguiram adequar seus financiamentos ao código FINAME MDA, um requisito para a validação do subsídio. Agora o desafio da Epagri, segundo o extensionista, é procurar empresas que se enquadram neste financiamento, para que os agricultores possam investir na energia fotovoltaica. FRIZZO avalia que o investimento é viável para os agricultores da região. Para propriedades que trabalham na atividade leiteira e que gastam até mil reais em energia elétrica ao mês, segundo FRIZZO, a colocação de placas solares custaria entre 40 mil a 60 mil reais, um investimento próximo ao valor do subsídio. Ele cita o exemplo de uma família em São Valentim, que gastava 800 reais ao mês em energia elétrica. A partir da instalação das placas solares, pagam taxa inferior a 100 reais.


ZOLMIR FRIZZO estima que o retorno da instalação do projeto é de cinco anos, enquanto a garantia das placas é de até 25 anos, além de ser uma geração de energia limpa. Conforme FRIZZO, a tendência é de que o custo de energia elétrica aumente, o que também motiva o investimento. Ele solicita ao produtor rural procurar a Epagri para fazer um estudo de caso. A localização e a estrutura da propriedade, segundo o extensionista, são fatores que precisam ser considerados para a instalação.


Conselho de Jovens Empreendedores estimula geração de negócios entre associados. Segundo BRUNO SALDÍVIA, presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores do Estado de Santa Catarina (CEJESC), a geração de negócios entre jovens empreendedores integrados à entidade é a principal meta do ano. SALDÍVIA enaltece que em 2021 foi criada uma diretoria de negócios, composta por quatro integrantes, entre eles, uma representante do Extremo Oeste. O presidente explica que a iniciativa surgiu a partir do aumento da digitalização e a possibilidade de fazer reuniões on-line. Estas ferramentas, conforme SALDÍVIA, permitem que os negócios também aconteçam por meios digitais e alcancem clientes mais distantes.


O presidente do CEJESC enaltece que ao todo 15 projetos maiores serão desenvolvidos em 2021. De acordo com BRUNO SALDÍVIA, as ações foram definidas em duas reuniões na última semana. A primeira delas contou com 75 coordenadores de jovens empreendedores do estado. SALDÍVIA frisa que outra reunião ocorreu em janeiro, para planejar as ações do ano junto com integrantes dos conselhos. A diretoria da CEJESC, conforme SALDÍVIA, é formada por 50 integrantes envolvidos em 15 projetos grandes, além das vice-presidências de 12 regionais distribuídas pelo estado.


O Conselho de Jovens Empreendedores conta com 20 anos de atuação e, nas palavras do presidente SALDÍVIA, convida outros jovens a se associarem. BRUNO SALDÍVIA avalia que o ano de 2020 foi positivo. Apesar das perdas em alguns setores, pontua que a maioria das empresas conseguiu obter lucros e novas linhas de negócios. Ele acrescenta que o CEJESC proporciona a troca de experiências e o acesso a novos mercados.


Saúde de São João do Oeste normaliza atendimento médico. A informação é do secretário de Saúde, MAURO BARELLA. Segundo ele, o município ficou sem médicos no posto de saúde no mês de janeiro. Uma profissional não pôde atender por licença gestante, enquanto os outros dois médicos foram afastados temporariamente por sintomas de Covid-19. Um deles testou positivo para o vírus. Agora o município voltou a ter médicos à disposição. Além dos que atendem no posto de saúde, há dois que trabalham no hospital.


MAURO BARELLA pontua que além dos médicos, alguns técnicos de enfermagem, agentes de saúde e outros profissionais da linha de frente da Saúde ficaram temporariamente afastados por Covid. Todos eles retornaram do isolamento e trabalham normalmente. BARELLA reitera que inclusive uma médica foi contratada por 30 dias, até 04 de fevereiro, para suprir a demanda dos médicos que ficaram afastados por Covid. Ele espera que com a imunização destes profissionais, pessoas com outros problemas de saúde, como diabéticos e hipertensos, também possam recebem maior atenção.


BARELLA destaca que o município está preparado em relação à entrega de medicamentos na farmácia.Um fator que preocupa, de acordo com o secretário, é o custo dos insumos. O material necessário para um teste de Covid, por exemplo, custa entre 30 a 35 reais, mas já chegou a custar 200 reais, segundo BARELLA.


Já as vacinas para o coronavírus, conforme BARELLA, vieram em pequena quantidade. Até o momento, São João do Oeste recebeu 35 doses da Coronavac, 35 da Fiocruz e outras 35 doses da Coronavac para a segunda aplicação, um montante muito pequeno. Com a alta dos insumos, MAURO BARELLA admite que é difícil proporcionar exames de ressonância magnética via SUS, por exemplo, que também demandam custo elevado. O secretário de Saúde enfatiza ainda que na última semana o município recebeu dois carros Fiat Gran Siena Zero KM, para a área da Assistência Social, por meio de emenda parlamentar. Um desses veículos, segundo BARELLA, será destinado ao CRAS e o outro para a APAE. Ele agradece aos vereadores, deputados federais e senadores, que colaboraram na aquisição.


MAURO BARELLA destaca que o município de São João do Oeste também irá trabalhar com cirurgias de média e alta complexidade, já neste ano. Inclusive haverá exames e cirurgias no hospital do município, para os quais serão contratados novos profissionais. Ele acrescenta que 25 pacientes do município serão encaminhados para cirurgia ortopédica em Abelardo Luz, com recursos do município. O trabalho com cirurgias, segundo BARELLA, irá prosseguir conforme os recursos disponíveis.


-ESTADO DE SAÚDE DE FAMÍLIA QUE CAIU COM VEÍCULO NO RIO URUGUAI É GRAVE

-HOMEM QUE MANTINHA MULHER EM CÁRCERE PRIVADO É PRESO PELA PM


Polícia Ambiental apreende mais de mil metros de redes no Rio Uruguai em Mondaí. No final de semana, a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, realizou uma operação com o propósito de coibir a prática da pesca predatória após o período de defeso. Durante patrulhamento no Rio Uruguai, na região de Mondaí, foram apreendidos diversos materiais de uso proibido, entre eles, 12 esperas e 23 redes de malhas diversas, totalizando mil, 220 metros de redes. Foram devolvidos ao rio inúmeros peixes que estavam presos nas redes. A Polícia Militar Ambiental informa que, muito embora tenha se encerrado o período da piracema, para realizar a pesca é necessária as devidas licenças de pesca amadora ou profissional, respeitar os locais permitidos de pesca e utilizar material adequado para a prática. O uso de redes em rios é apenas permitido para pescadores profissionais desde que respeitado as exigências da legislação.


Motorista embriagado é preso dirigindo Fusca sem volante em São Miguel do Oeste. Um homem embriagado foi flagrado no final de semana dirigindo um Fusca sem volante no Centro de São Miguel do Oeste. Ele foi abordado pela Polícia Militar na Rua 15 de novembro. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição realizava rondas quando avistou o carro transitando com os faróis apagados. Além disso, o veículo por pouco não colidiu em uma motocicleta. O condutor foi abordado e informou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Ele também exalava odor etílico e realizou o teste do bafômetro que apontou álcool em seu organismo. Em vistoria veicular, os policiais constataram que o Fusca estava com os pneus lisos e não possuía volante. O homem foi preso em flagrante por embriaguez e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.


Homem morre em grave acidente na SC-160 em Pinhalzinho. A vítima fatal do acidente que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 08, foi identificada como Eduardo Brutscher de 26 anos. Ele é natural de São Carlos e atualmente residia em Modelo. O grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 07h45min, na SC-160, divisa entre Pinhalzinho e Saudades. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu uma VW/Parati com placa de Saudades e uma Toyota/Hilux com placa de Tupanciretã, RS.


Segundo os bombeiros, o condutor da Hilux, que não foi identificado, estava consciente e orientado, apresentava ferimentos médios. Ele foi conduzido ao Hospital de Saudades para atendimento médico. De acordo com os bombeiros, a outra vítima que conduzia a Parati, apresentava politraumatismo e já estava morta. Ainda de acordo com os bombeiros, a vítima fatal não estava encarcerada. O corpo foi retirado do veículo e deixado aos cuidados da Polícia Militar de Pinhalzinho.


Estado de saúde de família que caiu com veículo no Rio Uruguai é grave. Conforme informações do Hospital de Itapiranga, o estado de saúde das três vítimas que estavam em um veículo que caiu no Rio Uruguai na manhã desta segunda-feira, é considerado grave. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 9 horas desta segunda-feira, para atender uma mulher de 32 anos, um homem de 33 e ainda um recém-nascido de apenas sete dias. A família reside no Basílio da Gama, Tio Grande do Sul. O condutor teria perdido o controle do veículo e caído no rio. Populares quebraram o vidro e auxiliaram na retirada das vítimas. Um barco de travessia fez o transporte até o porto da barca de Itapiranga, de onde os bombeiros conduziram as vítimas até o Hospital.


Conforme as informações do Hospital de Itapiranga, a mulher foi a primeira a ser transferida para o Hospital de São Miguel do Oeste devido o grave estado de saúde. O homem foi transferido horas depois. Já a criança apresentou piora ao longo do dia, e a equipe médica do hospital optou por transferir a criança por volta das 18 horas ao Hospital da Unimed em Chapecó. O quadro de saúde da família inspira cuidados.


Homem que mantinha mulher em cárcere privado é preso pela PM. A Polícia Militar atendeu ocorrência de lesão corporal grave, sequestro, cárcere privado e Ameaça na Rua Laju, Bairro Morada do Sol, em Mondaí/SC, na manhã desta segunda-feira, 08. A Guarnição foi acionada, via Central Regional de Emergência de São Miguel do Oeste, para deslocar até o local, onde havia uma mulher que teria sido agredida (vítima de violência doméstica). Ao chegar no local a guarnição encontrou a mulher nas proximidades do endereço, bastante assustada e muito lesionada.


A mulher afirmou que ao chegar em sua casa no sábado, 06, foi agredida por seu companheiro, o qual passou a lhe agredir com socos, chutes, estrangulamento e inclusive facadas no rosto e em sua mão. Informou que desde sábado foi mantida em cárcere privado na residência, sendo impedida de sair de casa, mesmo com as lesões. Na manhã de segunda-feira, quando o homem saiu de casa, por volta das 07 horas, a vítima conseguiu fugir e chamar a polícia. A Polícia Militar realizou rondas pela cidade, ocasião em que encontrou e prendeu o homem.


A vítima foi conduzida até o Hospital de Mondaí para atendimento médico e exames. Em razão de suas diversas lesões, dentre elas, corte de parte de seu dedo polegar, restou inviável a realização de sutura. Em razão do tempo decorrido desde o fato até a sua chegada no hospital, o estado de infecção já estava avançado. A mulher foi encaminhada para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, devido à constatação de fratura no pé. A Polícia Civil esteve presente no local, oportunidade em que acionou o Instituto Geral de Perícias para se deslocar até o local, a fim de investigar o lugar em que a vítima teria sido mantida em cárcere privado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.