ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-01-2023 Segunda-Feira

-APÓS ATAQUES, IBANEIS É AFASTADO E MORAES QUER ACABAR COM MANIFESTAÇÕES

-EM PRIMEIRA VIAGEM, JORGINHO ANUNCIA 5 MILHÕES E MEIO DE REAIS PARA O MEIO-OESTE

-CIEF DE IPORÃ DO OESTE RECEBE MELHORIAS NO PERÍODO DE FÉRIAS

-MAIS DE 23 MIL PESSOAS VISITARAM A FACIBEL NO FINAL DE SEMANA

-PRESIDENTE DA ACCS DESTACA MOMENTO DIFÍCIL NA CRIAÇÃO DE SUÍNOS

-HORTALIÇAS PRODUZIDAS NO VIVEIRO DE DESCANSO SÃO DOADAS AO HOSPITAL

-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA

-MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO INTERIOR


O tempo apresenta-se com predomínio do sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável, podendo ocorrer pancadas de chuva isoladas na região. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a segunda semana de 2023 cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois centavos.


Líderes políticos internacionais usaram as redes sociais para criticar a invasão ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal neste domingo, em Brasília. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, escreveu que condena o atentado à democracia e apoia à transferência pacífica de poder no Brasil. O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, escreveu que a democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto popular. Já o presidente da França, EMAMANUEL MACRON, escreveu que a vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada. Todos esses líderes também prestaram apoio ao presidente do Brasil, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

Dezenas de outros líderes mundiais também repudiaram os atos ocorridos ontem no Brasil. A primeira-ministra da Itália, GIORGIA MELONI, escreveu que os fatos ocorridos no Brasil não podem deixar o restante do mundo indiferente. O chanceler alemão, OLAF SCHOLZ, também repudiou os atos e o primeiro-ministro do Reino Unido, RISHI SUNAK, condenou a tentativa de minar a transferência pacífica de poder e a vontade democrática do povo brasileiro. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, condenou o ataque às instituições brasileiras. Os presidentes do México, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Venezuela, Espanha, Canadá, Cuba, Honduras e demais autoridades de outros países, também manifestaram repúdio aos atos cometidos em Brasília.

A invasão de Brasília por milhares de pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto foi destaque da imprensa internacional nesta segunda-feira. O tema foi o principal destaque nas capas de praticamente todos os grandes veículos internacionais de imprensa, como o The New York Times, Wall Street Journal, Financial Times, Economist, El País, entre outros. O jornal espanhol El País publicou um editorial intitulado "Ataque à Democracia no Brasil" em que opina que "LULA terá que impor a lei e punir sem atenuantes os culpados da agressão". Já o El País citou o ex-presidente, JAIR BOLSONARO.

Milhares de pessoas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto neste domingo. A ação ocorreu após o grupo entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes estavam com pedaços de paus e pedras. Policiais militares tentaram conter os manifestantes com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Polícia Legislativa caiu no espelho d'água do Congresso. Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Ao menos 300 pessoas foram presas em flagrante pelos atos cometidos neste domingo.

O presidente LULA assinou, neste domingo, um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal. A medida está prevista para durar até o dia 31 de janeiro e o interventor será o secretário-executivo do Ministério da Justiça, RICARDO CAPELLI. No decreto, LULA diz que o objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos. LULA também disse que os terroristas envolvidos no ataque à democracia neste domingo devem ter "punição exemplar". À noite, LULA foi à Brasília e visitou os locais depredados. Ele se encontrou com ministros do Supremo Tribunal Federal e garantiu que todos os responsáveis serão punidos.

O governador do Distrito Federal, IBANEIS ROCHA, ficará 90 dias afastado do cargo. Em decisão publicada na madrugada desta segunda-feira, o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, citou o descaso e a omissão por parte do governador e do então secretário de Segurança do DF, ANDERSON TORRES, que foi exonerado ontem. O chefe do Executivo local e o secretário de Segurança exonerado, também serão incluídos no inquérito que investiga os atos. A vice de IBANEIS, CELINA LEÃO, vai assumir o comando do Executivo local nesse período. ALEXANDRE DE MORAES determinou ainda, a desocupação total do acampamento em frente ao Quartel do Exército, na área central de Brasília, em até 24 horas. Os que insistirem, poderão ser presos em flagrante e enquadrados em pelo menos sete crimes diferentes.

O litro da gasolina comum subiu ao preço médio de cinco reais e 24 centavos em Santa Catarina na primeira semana de 2023. O valor foi identificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil, que realizou pesquisa de valores junto a 168 postos de combustíveis no Estado. O número representou alta de dois vírgula nove por cento em relação à última semana de dezembro, quando estava em cinco reais e nove centavos. Esse é ainda o valor mais caro desde a semana encerrada em 28 de agosto, ocasião em que o litro da gasolina comum foi vendido, em média, a cinco reais e 30 centavos nos postos de Santa Catarina. O preço do etanol também subiu um vírgula três por cento e do diesel quatro por cento. Já o preço do gás de cozinha subiu menos de meio por cento em Santa Catarina.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, se manifestou na noite deste domingo, a respeito dos atos que resultaram na invasão e no vandalismo vistos ao longo da tarde de ontem nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Alvorada e Supremo Tribunal Federal. Em nota, JORGINHO declarou que o momento exige cautela e que é preciso trabalhar pelo país, de olho nos valores que acreditamos e defendemos, mas jamais com uso da violência. Ele citou ainda que é preciso lembrar os comportamentos que tanto criticamos e agir diferente, afinal, manifestações são legítimas quando são pacíficas.

O governador, JORGINHO MELLO, anunciou o repasse de mais de cinco milhões e meio de reais para obras e investimentos em cidades do Meio Oeste de Santa Catarina. O anúncio foi feito neste sábado, na primeira viagem oficial como chefe do executivo de Santa Catarina. De acordo com a assessoria do governo, a verba é oriunda de emendas que o político teve acesso quando ainda era senador. O anúncio do repasse de verbas estaduais e federais para a região ocorreu em Herval d’Oeste e beneficia também o município de Joaçaba. Segundo a assessoria de JORGINHO MELLO, alguns dos valores já foram pagos na semana passada.

Com um novo formato, participação de pouco mais de 80 expositores, shows gratuitos todas as noites e rodeio country, a Feira da Agropecuária, Comércio e Indústria de Belmonte bateu recordes e marcou a abertura do capítulo dos 31 anos do município. Nos três dias de exposição, as mais de 23 mil pessoas que passaram pelo complexo, prestigiaram shows artísticos e de humor gratuitos, diversidade de segmentos expositores, ambientes interativos e ampla Praça de Alimentação. Outro destaque foi a adrenalina do Rodeio Duelo de Gigantes, montado em uma arena anexa. Com estacionamento e ingresso gratuitos, a Facibel 2023 registrou um dos maiores públicos da história e fez renascer o projeto da periodicidade do evento.

As presidentes da Comissão Central Organizadora da Facibel, CLEIDIANE MISTURA e AMANDA PISONI, avaliaram a Feira como espetacular, superando todas as expectativas do público e da organização. O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, e o vice-prefeito, CLEONIR PITON, que também estiveram à frente das atividades, destacaram que tudo só foi possível devido ao empenho da equipe da CCO e dos servidores públicos, que trabalharam duro para realizar o evento. Agora, a Comissão fará uma reunião mais ampla para o balanço do evento, apresentação de relatórios e para iniciar o planejamento da próxima edição, que deve ocorrer em 2025. Nesta segunda-feira é feriado em Belmonte. O município comemora hoje, 31 anos de emancipação político-administrativa.

O município de Santa Helena também comemora hoje, 31 anos de emancipação político-administrativa. Desmembrado de Descanso, Santa Helena foi colonizada por gaúchos descendentes de imigrantes italianos e alemães que tinham como objetivo enriquecer com a extração de madeira. As famílias colonizadoras chegaram em 1943 e deram ao local o nome de Santa Helena por causa da imagem da Santa. Em setembro de 1962 foi fundado o distrito de Santa Helena e a emancipação ocorreu em 1992. Atualmente, Santa Helena tem grande produção de milho, leite e é forte na suinocultura, além de outras variedades. Conforme o Prefeito BLÁSIO HICKMANN, Santa Helena é destaque na oferta de empregos, com muitos trabalhadores vindo diariamente de outras cidades para trabalhar nas fábricas instaladas no município.

Como marco dos 31 anos de Santa Helena, foi inaugurado nesta segunda-feira, um letreiro turístico no trevo das bandeiras. O letreiro foi oferecido pelo Sicredi. A cooperativa de crédito está se instalando na cidade de Santa Helena e conforme o gerente, LEANDRO ARNT, a doação marca a chegada da cooperativa no município. O ato inaugural do letreiro turístico contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, gerente e colaboradores do Sicredi, secretários municipais, servidores e população. Em virtude do aniversário do município, hoje é feriado em Santa Helena.

Presidente da Associação de Criadores de Suínos destaca momento difícil na atividade. Conforme o presidente da ACCS, LOSIVÂNIO DE LORENZI, a situação atual é de calamidade. Ele lembra que muitos produtores encerraram as atividades com suínos devido ao baixo preço pago, se comparado ao valor dos insumos. Ele informa que o valor médio pago ao produtor é de cinco reais e 87 centavos com custo da produção chegando a sete reais e 64 centavos. LORENZI cita que se fizer a análise por animal criado, um suíno de 115 quilos ultrapassa o valor de 200 reais de prejuízo. Dessa forma, ele ressalta a inviabilidade do negócio, onde é preciso pagar para produzir.

O presidente da ACCS informa que a perspectiva de aumento nas exportações anima um pouco o setor. Por outro lado, cita países como a China e Hong Kong que deixaram de comprar grande parte do produto brasileiro ao longo de 2022. DE LORENZI lembra que na China, algumas doenças afetaram o rebanho, o que fez as exportações do Brasil aumentarem muito em 2020 para aquele país. Ele lamenta que a China, por ser um país muito fechado, não divulga seus dados, o que afeta o Brasil. O presidente informa que a perspectiva era de que até 2025 não haveria problemas para o agronegócio brasileiro, o que não se confirmou, pois o principal comprador, a China, reestabeleceu e ampliou a sua produção interna. Ele menciona que o país começou a se recuperar e cancelar gradativamente a compra de carne do Brasil ainda em 2021.

O presidente da ACCS, LOSIVÂNIO DE LORENZI, destaca que Santa Catarina se beneficia do perfil sanitário do rebanho e que isso foi impactante para manter as exportações aos demais países. Mesmo assim, ele cita que o déficit de 14 mil toneladas na exportação forma uma sobrecarga de carne no mercado interno. Outro ponto que LORENZI aponta é que o novo Governo Federal tomou ações equivocadas já no início do ano, relativas ao agronegócio. Ele cita como fatores negativos o alto número de ministérios criados, revogações de ações e a extinção da Secretaria de Relações Internacionais, que fazia a ponte de negócios do Brasil com outros países. LORENZI lamenta a situação e lembra que nos últimos anos foram batidos recordes de exportação da carne produzida no país.

Presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina destaca expectativas para 2023. O novo presidente da entidade e prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, concedeu entrevista para a Rede Peperi na última quinta-feira. De acordo com ele, os 19 municípios associados vão continuar buscando, em conjunto, as melhorias necessárias para a região. RUBERT enalteceu que uma reunião de planejamento está marcada para o final deste mês e na oportunidade, os trabalhos que serão executados ao longo deste ano estarão em pauta. Segundo o prefeito, alguns encaminhamentos serão da nova diretoria e outros da antiga, que encerrou o mandato na semana passada.

Entre as decisões já tomadas e que serão seguidas pela nova diretoria, o novo presidente da Ameosc citou a realização do terceiro seminário de turismo, que vai ocorrer no final de março. VALDIR RUBERT pontuou ainda as competições esportivas entre os municípios e a realização do terceiro congresso dos municípios. Ele destacou que uma das demandas que devem ser abordadas com o novo governador, JORGINHO MELLO, é em relação as rodovias estaduais que passam pelo Extremo Oeste. RUBERT salientou que a Ameosc também pretende abrir diálogo com outras associações de municípios catarinenses, visando um fortalecimento nos pedidos feitos ao novo governo estadual.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina também vai buscar diálogo com o Governo Federal. A garantia é do novo presidente da entidade, VALDIR RUBERT. Ele ressaltou que a situação das BRs que passam pela região também serão motivo de conversas constantes. Ele lembrou ainda do projeto e construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando dessa forma, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e da união dos dois estados nesse sentido. Para VALDIR RUBERT, o trabalho em conjunto visa somar mais esforços para que as demandas sejam atendidas o mais breve possível, beneficiando dessa forma, toda a região. O novo presidente da Ameosc também quer ampliar o setor da Saúde na região Extremo Oeste. VALDIR RUBERT declarou que essa também é uma demanda fundamental e que estará em pauta na primeira conversa que a associação realizar com o novo governador de Santa Catarina.

Hortaliças produzidas no viveiro de Descanso são entregues ao Hospital da cidade. A doação foi feita pela Secretaria de Agricultura do município na última quinta-feira. De acordo com o Secretário de Agricultura de Descanso, ROBSON ZAPANNI, os produtos foram cultivados no viveiro municipal que recebeu muitos investimentos nos últimos dois anos, permitindo ampliar significativamente a produção. ZAPANNI explica que as hortaliças cultivadas no viveiro geralmente são destinadas para a alimentação escolar, porém, devido ao período de férias, a pasta decidiu fazer a doação para o Hospital. O Secretário ressalta que a produção continuará sendo entregue ao Hospital nas próximas semanas, conforme a demanda da Unidade de Saúde.

A produção no viveiro municipal é de responsabilidade de um Técnico Agrícola contratado pelo Município. A observação é do Secretário de Agricultura de Descanso, ROBSON ZAPANNI. De acordo com ele, a produção ocorre de forma totalmente orgânica, sem uso de adubos químicos ou agrotóxicos. Para 2023, o objetivo é de aumentar ainda mais a produção de hortaliças e mudas nativas, visando auxiliar a população e as entidades do município. ZAPANNI enaltece que no ano passado foram doadas mais de dez mil mudas nativas, frutíferas e de eucalipto produzidas no viveiro de Descanso. Ele enaltece que o objetivo maior é de restaurar as matas ciliares em pontos degradados, contemplando também a proteção das fontes de água existentes em todo o município.

CIEF de Iporã do Oeste passa por melhorias durante o período de férias. De acordo com a diretora do Centro Integrado de Ensino Fundamental, RAQUEL WANDSCHER, as obras estão sendo custeadas pela municipalidade e pela Associação de Pais e Professores. O objetivo é de garantir um espaço adequado para o recebimento dos alunos no novo ano letivo, a partir de fevereiro. Ela cita que o principal destaque são as melhorias na acessibilidade, que é considerada uma obra grande, visto que deve contemplar vários espaços do educandário. Segundo RAQUEL, a empresa vencedora da licitação possui cinco meses de prazo para concluir os trabalhos. A expectativa inicial era de que a maior parte dos trabalhos ocorresse no período de férias, porém, alguns imprevistos impediram o início das obras no período esperado.

Obras de acessibilidade devem iniciar nesta semana. De acordo com a diretora do Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste, RAQUEL WANDSCHER, no primeiro momento foram feitos alguns reparos menores na estrutura da Escola. Segundo a diretora, já ocorreu conversa com o engenheiro responsável pelas obras de acessibilidade para que seja feito o trabalho interno no primeiro momento, para evitar transtornos no momento do retorno dos alunos para a Escola. Ela salienta que o engenheiro se comprometeu em atender o pedido da direção, efetuando primeiro as intervenções internas para as obras de acessibilidade.

RAQUEL WANDSCHER salienta que dentre as adequações na estrutura da escola estão a construção de um banheiro para cadeirantes na ala inferior, melhorias nas janelas da secretaria e do refeitório, modificações nas rampas para atender a legislação e a retirada de diversos degraus existentes por todo o educandário. Ela pontua que essas situações foram notificadas pelo Ministério Público há alguns anos e agora a Escola precisa resolvê-las.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida. O acidente de trânsito ocorreu na tarde de sábado, na Waldemar Ramgrab, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, foi uma colisão envolvendo uma moto Sundown e um carro Fiat Strada. A colisão deixou a pessoa que conduzia a moto com ferimentos generalizados. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima até o Hospital Regional. A dinâmica do acidente não foi divulgada.

Condutor foge após colidir carro em poste. O acidente foi registrado no começo da manhã deste domingo, na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a ocorrência foi por volta das 05h40 da manhã. Logo após colidir no poste, o condutor e o passageiro abandonaram o carro. O Corpo de Bombeiros esteve presente no local, assim como a equipe da CELESC que realizou o trabalho de substituição do poste danificado.

Um homem, de 43 anos, foi preso por volta das 21h15 deste domingo, por descumprir uma Medida Protetiva de Urgência, em Itapiranga. A Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de discussão entre um homem e uma mulher no centro da cidade. O homem estava dentro da residência de sua ex companheira. Em consulta no sistema do Poder Judiciário, a Polícia constatou que o homem estava impedido de se aproximar da mulher. Com isso, ele foi preso por descumprir a Medida Protetiva, prevista na Lei Maria da Penha. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Uma paciente, de 64 anos, vítima de um mal súbito, teve que ser transferida de helicóptero para o Hospital Regional de Xanxerê na manhã desta segunda-feira. A idosa, moradora da Linha Dourado, no interior de Itapiranga, sofreu um mal súbito na madrugada e foi levada inicialmente ao Hospital Sagrada Família. Devido a necessidade de tratamento especializado de urgência, o Serviço Aero Policial de Fronteira e o Serviço de Atendimento e Resgate Aero médico precisaram ser acionados. A equipe da Unidade de Suporte Avançado do SAMU de São Miguel do Oeste realizou o transporte da paciente até o campo da Associação JBS, onde o helicóptero decolou rumo ao Hospital de Xanxerê, com acompanhamento de um médico e enfermeiro. A equipe explicou para a reportagem do Portal Peperi que o transporte com a ambulância levaria aproximadamente três horas e meia. Com o helicóptero, o tempo foi reduzido para meia hora.

Motociclista morre em acidente no interior. Foi na tarde deste domingo, por volta das 17h, em Iraceminha. O fato ocorreu na Linha Nova Ibarama envolvendo uma motocicleta Honda NXR 150 Bros e uma camioneta Amarok. No acidente, o condutor da motocicleta não resistiu e morreu. A filha dele, de apenas cinco anos, sofreu ferimentos e foi conduzida ao Hospital por populares. Conforme a Polícia Militar, os dois estavam sem capacete no momento da colisão. Já o motorista da camionete foi conduzido ao Hospital de Mondaí, aparentemente com ferimentos leves. Ambos os veículos foram recolhidos para o Pátio da Delegacia de Iraceminha. A ocorrência teve o atendimento da Polícia Militar de Iraceminha, com apoio da guarnição de Mondaí. O acidente também contou com o atendimento dos Bombeiros de Mondaí.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.