ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 09/01/23

-MORAES DECIDE AFASTAR O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL

-EM PRIMEIRA VIAGEM, JORGINHO ANUNCIA R$ 5,5 MILHÕES PARA O MEIO-OESTE

-ATIVIDADES GRUPAIS DO PAIF RETOMAM A PARTIR DO MÊS QUE VEM

-NOVO PLANO DIRETOR NÃO DEVE SER VOTADO NESTA LEGISLATURA

-AMEOSC ESTUDA FORMAS DE AMPLIAR ATENDIMENTO NO SETOR DA SAÚDE

-PREFEITURA CONTRATA MÃO DE OBRA PARA SERVIÇOS NA ÁREA CENTRAL

-PAGAMENTO DO PROGRAMA AGRÍCOLA DEVE INICIAR EM FEVEREIRO

-SINTE REFAZ RECOLHA DE ASSINATURAS PARA DERRUBADA DOS 14%

-MOTORISTA FOGE APÓS COLIDIR CARRO CONTRA POSTE DE LUZ

-BATIDA ENTRE CARRO E MOTO DEIXA AO MENOS UM FERIDO

O tempo no Extremo-Oeste é bom. A previsão é de condições parcialmente nubladas, podendo ocorrer pancadas isoladas de chuva na região. A mínima desta manhã foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a segunda semana de 2023 cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois centavos.

Líderes políticos internacionais usaram as redes sociais para criticar a invasão ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal neste domingo em Brasília. O presidente dos Estados Unidos JOE BIDEN escreveu que condena o atentado à democracia e apoia à transferência pacífica de poder no Brasil. O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ escreveu que a democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto popular. Já o presidente da França, EMAMANUEL MACRON escreveu que a vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada. Todos esses líderes também prestaram apoio ao presidente do Brasil, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

Dezenas de outros líderes mundiais também repudiaram os atos ocorridos ontem no Brasil. A primeira-ministra da Itália, GIORGIA MELONI escreveu que os fatos ocorridos no Brasil não podem deixar o restante do mundo indiferente. O chanceler alemão, OLAF SCHOLZ também repudiou os atos e o primeiro-ministro do Reino Unido, RISHI SUNAK condenou a tentativa de minar a transferência pacífica de poder e a vontade democrática do povo brasileiros. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES condenou o ataque às instituições brasileiras. Os presidentes do México, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Venezuela, Espanha, Canadá, Cuba, Honduras e demais autoridades de outros países também manifestaram repúdio aos atos cometidos em Brasília.

A invasão de Brasília por milhares de pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto foi destaque da imprensa internacional nesta segunda-feira. O tema foi o principal destaque nas capas de praticamente todos os grandes veículos internacionais de imprensa, como New York Times, Wall Street Journal, Financial Times, Economist e El País, entre outros. O jornal espanhol El País publicou um editorial intitulado "Ataque à Democracia no Brasil" em que opina que "LULA terá que impor a lei e punir sem atenuantes os culpados da agressão". Já o El País citou o ex-presidente BOLSONARO.

Milhares de pessoas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto neste domingo. A ação ocorreu após o grupo entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes estavam com pedaços de paus e pedras. Policiais militares tentaram conter os manifestantes com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Polícia Legislativa caiu no espelho d'água do Congresso. Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Ao menos 300 pessoas foram presas em flagrante pelos atos cometidos neste domingo.

O presidente LULA assinou neste domingo um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal. A medida está prevista para durar até o dia 31 de janeiro e o interventor será o secretário-executivo do Ministério da Justiça, RICARDO CAPELLI. No decreto, LULA diz que o objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos. LULA também disse que os terroristas envolvidos no ataque à democracia neste domingo devem ter "punição exemplar". À noite, LULA foi à Brasília e visitou os locais depredados. Ele se encontrou com ministros do Supremo Tribunal Federal e garantiu que todos os responsáveis serão punidos.

O governador do Distrito Federal, IBANEIS ROCHA, ficará 90 dias afastado do cargo. Em decisão publicada na madrugada desta segunda-feira, o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal citou o descaso e a omissão por parte do governadore do então secretário de Segurança do DF, ANDERSON TORRES, que foi exonerado ontem. O chefe do Executivo local e o secretário de Segurança exonerado também serão incluídos no inquérito que investiga os atos. A vice de IBANEIS, CELINA LEÃO vai assumir o comando do Executivo local nesse período. ALEXANDRE DE MORAES, determinou ainda a desocupação total do acampamento em frente ao Quartel do Exército, na área central de Brasília, em até 24 horas. Os que insistirem, poderão ser presos em flagrante e enquadrados em pelo menos sete crimes diferentes.

O litro da gasolina comum subiu ao preço médio de cinco reais e 24 centavos em Santa Catarina na primeira semana de 2023. O valor foi identificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil que realizou pesquisa de valores junto a 168 postos de combustíveis no Estado. O número representou alta de dois vírgula nove por cento em relação à última semana de dezembro, quando estava em cinco reais e nove centavos. Esse é ainda o valor mais caro desde a semana encerrada em 28 de agosto, ocasião em que o litro da gasolina comum foi vendido, em média, a cinco reais e 30 centavos nos postos de Santa Catarina. O preço do etanol também subiu um vírgula três por cento e do diesel quatro por cento. Já o preço do gás de cozinha subiu menos de meio por cento em Santa Catarina.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO se manifestou na noite deste domingo a respeito dos atos que resultaram na invasão e no vandalismo vistos ao longo da tarde de ontem nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Alvorada e Supremo Tribunal Federal. Em nota, JORGINHO declarou que o momento exige cautela e que é preciso trabalhar pelo país, de olho nos valores que acreditamos e defendemos, mas jamais com uso da violência. Ele citou ainda que é preciso lembrar os comportamentos que tanto criticamos e agir diferente, afinal, manifestações são legítimas quando são pacíficas.

O governador JORGINHO MELLO anunciou o repasse de mais de cinco milhões e meio de reais para obras e investimentos em cidades do Meio-Oeste de Santa Catarina. O anúncio foi feito neste sábado na primeira viagem oficial como chefe do executivo de Santa Catarina. De acordo com a assessoria do governo, a verba é oriunda de emendas que o político teve acesso quando ainda era senador. O anúncio do repasse de verbas estaduais e federais para a região ocorreu em Herval d’Oeste e beneficia também o município de Joaçaba. Segundo a assessoria de JORGINHO MELLO, alguns dos valores já foram pagos na semana passada ainda.

O Sinte de Santa Catarina está refazendo o processo de recolha de assinaturas que pede a derrubada dos 14 por cento descontados da folha do professor aposentado. A informação é do secretário de Formação, ALDOIR KRAEMER. Dois pontos irregulares foram constatados pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, e solicitaram que o sindicato refaça a coleta das assinaturas. Conforme o secretário, em determinados casos uma pessoa assinou mais do que uma vez seu nome no abaixo-assinado e outras pessoas não possuem seu Título de Eleitor em Santa Catarina – algo exigido para fazer parte deste protesto. Em razão destas duas situações, o sindicato está refazendo a coleta de 15 mil assinaturas para reencaminhar à Assembleia Legislativa e ao TCU o novo pedido para derrubada do desconto dos aposentados. A ideia é fazer isso antes do começo das sessões na Alesc, ou seja, até fevereiro deste ano. O abaixo-assinado já está acontecendo e os responsáveis por cada regional devem adotar cautela para evitar os mesmos problemas.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, se comprometeu em rever a situação dos 14 por cento descontados dos aposentados. Entretanto, não garantiu que vai extinguir estes descontos da folha de pagamento. O secretário de Formação do Sinte ALDOIR KRAEMER, falou para a Rádio Cedro que o sindicato estadual já marcou uma audiência com o governador para discutir sobre este e demais pautas importantes. Também será solicitado o Piso Nacional do Magistério e a Descompactação da Tabela Salarial, bem como novos Concursos Públicos. Quanto ao reajuste, é solicitado que o governo catarinense aplique os novos valores em toda a tabela, ou seja, na carreira do magistério catarinense. Assim que o ano letivo começar, o Conselho Deliberativo da entidade vai reunir seus integrantes para debater temas importantes visando evoluir os trabalhos. O melhoramento do vale-alimentação dos profissionais de educação é o quarto ponto a ser discutido entre o sindicato e governo. O reequilíbrio não ocorre há 10 anos.

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Catarina – FETRAF, vai começar em fevereiro um roteiro de encontros nas oito microrregiões espalhadas pelo Estado. A informação é do coordenador JANDIR SELZLER. O roteiro faz parte de um cronograma definido pela federação para discutir a eleição da nova direção estadual da entidade, bem como as direções dos sindicatos em cada município catarinense. A eleição acontece apenas no segundo semestre, mas é preciso discutir as ações sobre tal trabalho. O atual coordenador falou que nos dias de hoje 620 famílias são acompanhadas diretamente por 25 técnicos da Fetraf. Isso faz parte de um projeto para garantir a redução dos custos, elaborar um planejamento e promover a qualidade das sementes cultivadas nas lavouras. No Extremo-Oeste, municípios como Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Guarujá do Sul, Princesa, Guaraciaba e São José do Cedro possuem famílias acompanhadas por tais técnicos. Em razão disso, ainda será feito um seminário para debater sobre os próximos meses.

A Fetraf de Santa Catarina, com a mudança de governo, vai intensificar as cobranças em relação à implantação de políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, na agricultura familiar. O coordenador JANDIR SELZLER, falou que esta política necessita voltar a funcionar no Estado para garantir o melhor desempenho da atividade. Com a reativação do Ministério de Desenvolvimento Agrário, a política de ATER deve ser integrada para avançar nos investimentos dentro da propriedade rural. Um dos objetivos é garantir renda ao agricultor para que ele permaneça no campo. Quanto ao Estado catarinense, o coordenador salientou que o governo atual também precisa elaborar políticas importantes para agricultura, visto que boa parte da arrecadação estadual provém deste setor que teve imensos prejuízos em anos passados. Segundo ele, a atividade responde por 33 por cento da arrecadação de Santa Catarina, tornando-o o setor entre os responsáveis por manter o Estado em funcionamento.

O programa Boa Agricultura Cedrense terá quase dois milhões de reais em bônus para o segundo ciclo em São José do Cedro. Os valores também aumentaram para este ano, sendo o mínimo de 550 e o teto de três mil e 500 reais. Os detalhes são do vice-prefeito ELMAR HENTZ. Ao todo, um milhão e 848 mil reais devem ser empenhados no bônus agrícola para bonificar os trabalhadores rurais. Para este segundo ciclo foi excluído o pagamento dos serviços de silagem, sendo esses valores remanejados para o bônus. Na avaliação dele o agricultor terá a liberdade de escolher o prestador e o valor em relação à silagem, e poderá ainda usar o bônus para pagar os trabalhos. O bônus também poderá ser gasto em casas agropecuárias, lojas de materiais de construção, postos de combustíveis, mecânicas agrícolas – desde que sejam credenciadas. O prazo para credenciamento das empresas encerra neste dia 20. Cada produtor, para ser beneficiado, precisa ter um movimento econômico acima de dois mil. O pagamento dos bônus começa em fevereiro.

O poder público de São José do Cedro implantou este bônus agrícola, intitulado de Boa Agricultura Cedrense, para beneficiar os agricultores que destacavam a nota de produtor rural. Isso fez com que 136 agricultores a mais se enquadrassem e estão aptos a receber valores neste segundo ciclo. O vice-prefeito ELMAR HENTZ, falou que o primeiro ciclo foi um grande aprendizado para a secretaria de Agricultura e, para melhorar, foram executadas algumas modificações. A decisão de apenas pagar o bônus veio da demanda dos agricultores que, no primeiro ciclo, fizeram mais uso dos valores do que de horas-máquinas. HENTZ ainda explicou que no passado foram aplicados ao menos 976 mil reais para serviços de confecção de silagem, equivalente a 195 agricultores. Já o bônus agrícola beneficiou 726 agricultores com investimentos de 622 mil reais. Em virtude disso, foi efetuada a mudança para beneficiar o maior número de agricultores em 2023.

A administração de Anchieta realizou, na última semana, mudança de secretariado. O então diretor de Infraestrutura, CLAUDECIR VIEIRA, assumiu a secretaria de Cidade, Indústria e Comércio. Ela falou para a Rádio Cedro que o executivo fez o convite para assumir uma secretaria, o qual foi aceito por ele. VILMAR PIOVESANI estava no comando do setor até então, mas foi remanejado para a secretaria de Turismo. Segundo o secretário, este setor é responsável por cuidar da organização e embelezamento da cidade, bem como trabalhos que envolvem as áreas industrial e comercial. Os trabalhos serão desempenhados em conjunto com a secretaria de Turismo. A visão do novo secretário é desempenhar o desenvolvimento de Anchieta. Desde que assumiu, esteve à frente das primeiras ações que vão marcar o começo de ano. Entre elas, está a repintura das faixas de sinalização de trânsito de ruas e avenidas de Anchieta. A empresa começa os serviços ainda esta semana e por isso é solicitado que os motoristas redobrem atenção.

Os trabalhos na secretaria de Cidade, Indústria e Comércio de Anchieta ainda vão contemplar a recuperação dos meios-fios da área central. O secretário CLAUDECIR VIEIRA, falou que a mão de obra já está contratada para tal feito. A Rua Mato Grosso está entre os principais pontos para ser recuperado. Posterior a isso, será executada a pintura das calçadas com cores padrão. O calçadão também será beneficiado. A ideia, conforme o secretário, é terminar este serviço ainda em fevereiro. O poder público também busca recuperar o muro localizado na Rua Mato Grosso, no entanto, o processo de licitação ainda precisa ser encaminhado. Ainda deve ser licitada obras para a construção de um novo campinho com grama sintética na praça. Serão aplicados ao menos 100 mil reais paraa recuperação do parquinho. A praça de Anchieta já passa por revitalização. VIEIRA salientou que a secretaria de Turismo também está envolvida nestes serviços em razão das melhorias para fomentar ainda mais o turismo de Anchieta.

Os 19 municípios associados à Ameosc vão continuar buscando, em conjunto, as melhorias necessárias para a região Extremo-Oeste. A declaração é do novo presidente da entidade e prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Conforme ele, uma reunião de planejamento está marcada para o final deste mês e na oportunidade, os trabalhos que serão executados ao longo deste ano estarão em pauta. Alguns encaminhamentos serão da nova diretoria e outros da antiga que encerrou o mandato na semana passada. Entre as decisões já tomadas e que serão seguidas pela nova diretoria, está à realização do terceiro seminário de turismo que vai ocorrer no final de março. RUBERT destacou que uma das demandas que devem ser abordadas com o novo governador JORGINHO MELLO é em relação às rodovias estaduais que passam pelo Extremo-Oeste. Ele salientou que a Ameosc também pretende abrir diálogo com outras associações de municípios catarinenses visando um fortalecimento nos pedidos feitos ao novo governo estadual.

A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, também vai buscar diálogo com o governo federal. A garantia é do presidente, VALDIR RUBERT. A situação das BRs que passam pela região também são motivos de conversas constantes. Ele ainda lembrou do projeto e construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando dessa forma, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e da união dos estados nesse sentido. Para ele o trabalho em conjunto visa somar mais esforços para que as demandas sejam atendidas o mais breve possível, beneficiando, dessa forma, toda a região Extremo-Oeste catarinense. RUBERT também quer ampliar o setor da Saúde na região e declarou que essa também é uma demanda fundamental e que estará em pauta na primeira conversa que a associação quer realizar com o governador, JORGINHO MELLO. O objetivo é evitar deslocamentos para Florianópolis e disponibilizar os atendimentos em São Miguel do Oeste ou no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alerta para sistema de Pare e Siga em tempo integral na BR-163 a partir desta segunda-feira. A ação, que deve durar sete dias, acontece em São José do Cedro e em Guarujá do Sul. A operação é necessária para a continuidade das obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Durante este período, os trechos vão operar em meia pista, com alternância de sentidos, e aberturas a cada 20 minutos. As equipes do DNIT realizam no local serviços de selagem de juntas, recuperação de placas e aplicação manual de pavimento rígido. Em caso de chuva, a programação pode sofrer alteração.

O novo Plano Diretor de São José do Cedro vai necessitar avançar em sua elaboração este ano. Desde 2014, o plano não saiu do papel e ficou engavetado até a atual legislatura que até tentou promover avanços, mas foi impedida por lei. O conjunto de lei foi devolvido pela Câmara à Prefeitura ainda no final do ano passado para reiniciar o debate. O vereador FERNANDO WILL, falou que o planejamento precisa avançar, mas acredita que não deve ser aprovado ainda nesta legislatura pelos vereadores. Cidades como Palma Sola e Guarujá do Sul estão antecipadas, inclusive Palma Sola o projeto já foi para votação na Câmara. O Plano Diretor é o segundo conjunto de leis mais importante de um município, visto que o mesmo impõe regras e diretrizes para que uma área urbana possa ser desenvolvida de forma ordenada. O vereador destacou que o Legislativo vai precisar participar ativamente na elaboração do novo plano. Em anos anteriores o legislativo se envolvia pouquíssimo, no entanto, esta atual tem a obrigação de participar.

Um dos pontos importantes de um novo Plano Diretor é quanto às estradas rurais de São José do Cedro. Este plano fixa metragens mínimas para possibilitar futuras ampliações das estradas para atender o fluxo de caminhões, inclusive as vias atuais geram problemas pela pequena largura ou de baixa qualidade, dificultando o trânsito no meio rural. O vereador FERNANDO WILL, ainda falou que o planejamento elaborado em 2014 já fixava uma determinada largura das estradas, bem como notificação aos proprietários para afastar as cercas das beiras de estradas em razão da faixa de domínio público. Muitos agricultores resistem em recuar as cercas. O vereador destacou que muitas vezes é necessário se indispor com alguns para achar uma solução que beneficie a todos igualmente. Ele acredita que não é preciso refazer o trabalho do zero, mas podem ser aproveitadas muitas coisas do Plano Diretor não aprovado. WILL também destacou que muitos apontamentos foram feitos para adaptar as regras.

O programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, que foi ao ar no último sábado, recebeu o vereador VOLNEI GOSSLER. A Câmara está em período de recesso, retomando os atendimentos apenas no próximo mês. Enquanto isso, o vereador falou dos feitos concretizados em 2022 e aqueles que ainda precisam sair do papel este ano. Ele destacou a compra de uma nova ambulância por parte do poder público, mas que ainda falta ser entregue ao município. Na avaliação dele, essa indicação foi feita durante as sessões em razão da necessidade de renovar os veículos da saúde. Atualmente são duas ambulâncias, no entanto, elas estão bastantes rodadas e por isso necessitam da renovação. O vereador ainda citou a indicação sobre a hospedagem de pacientes em Florianópolis. Com isso, a municipalidade arca com os custos de hospedagem na capital. Entre aquelas ainda não atendidas, o vereador falou que busca trabalhar para colocá-los em prática em Guarujá do Sul.

VOLNEI GOSSLER, vereador de Guarujá do Sul, também comentou sobre o empenho de um distribuidor que deverá ser entregue dentro dos próximos meses. A ideia é empenhar aos agricultores de Guarujá visando aumentar a eficiência dos serviços do setor agrícola. Ele acredita que a entrega do distribuidor de adubo líquido capaz de armazenar seis mil litros deve ser empenhado ao município já nestes primeiros meses do ano. Conforme ele, o pedido foi feito a um deputado e aguarda apenas o processo de licitação para a aquisição do maquinário. VOLNEI lembrou que o município aguarda liberação de recursos para aplicar em asfaltamento, bem como verbas para calçamento.

O deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, que participou do Cedro Entrevista na última semana, falou que mesmo em recesso está recebendo diversos pedidos por parte das administrações municipais. Entre algumas das demandas que lhe chamou a atenção foi o pedido de recursos por parte do hospital de Guarujá do Sul. A unidade enfrenta diversas dificuldades e necessita de verbas através dos deputados. Em razão disso, a direção hospitalar buscou contato com o deputado para que empenhe recursos ao município visando atender as demandas do hospital. A ideia é buscar formas de garantir recursos para os municípios de Santa Catarina, dentre eles, Guarujá do Sul, assim que a Alesc voltar ao trabalho.

As atividades grupais do PAIF retornam apenas em fevereiro, mas os atendimentos particularizados continuam sendo efetuados pelo setor social de São José do Cedro. A informação é do assistente Social do Cras EDSON FINGER. Pouco mais de 100 famílias são atendidas pelo setor e participam das atividades entre fevereiro e dezembro de cada ano. Os encontros acontecem nas quintas nas comunidades rurais e nas terças-feiras acontece na cidade. O assistente Social salientou que mensalmente são debatidos diversos assuntos com as participantes visando fortalecer o conhecimento das participantes. FINGER destacou a importância dos serviços sociais prestados aos públicos em São José do Cedro. Para este ano, em relação às crianças, o setor social deve implantar novas oficinas.

A Polícia Militar atendeu ocorrência de Furto no município de São Miguel do Oeste. A situação aconteceu ontem pela manhã no Bairro São Luiz, onde fez contato com a vítima, o qual relatou que deixou sua motocicleta estacionada na garagem do prédio. No entanto, na manhã de ontem foi novamente até a garagem do prédio e percebeu que sua motocicleta foi furtada. Restou apenas o miolo da ignição da motocicleta que foi arrancado do painel e teve a fiação cortada. Diante disso, foram registrados os fatos, orientado a vítima e liberada no local. Na sequência realizada rondas pela região a fim de encontrar as motos, mas sem êxito.

Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida, na tarde de sábado, na Waldemar Ramgrab, em São Miguel do Oeste. Segundo a PM, foi uma colisão envolvendo uma moto Sundown com placa de São Miguel e uma Strada. A colisão deixou o motociclista com ferimentos generalizados. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima até o Hospital Regional. A dinâmica do acidente não foi divulgada.

Um motorista fugiu depois que colidiu o carro em que dirigia contra um poste de energia elétrica. A situação acontecer no começo da manhã de ontem, na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PRF, a ocorrência foi às cinco e 40 da manhã e logo após colidir no poste, o condutor e também o passageiro, abandonaram o carro. O Corpo de Bombeiros também esteve presente no local, bem como a equipe da CELESC que realiza o trabalho de substituição do poste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.