SHOW DE BOLA - NACIONAL – 090121 - NILSON RISSO
Começa hoje a 29º rodada do campeonato Brasileiro. Às 19 horas joga Sport e Palmeiras, e Coritiba e Athletico Paranaense. E às 21 horas, Fortaleza e Grêmio. Domingo às 16 horas tem: Flamengo e Ceará, e São Paulo e Santos. Às 18 horas e 15 minutos: Inter e Goiás, e Atlético de Goiás e Bahia. E as 20 e 30 joga Vasco e Botafogo. Na segunda-feira, às 20 horas confronto entre Bragantino e Atlético Mineiro. O jogo entre Corinthians e Fluminense que faz parte da rodada, vai ficar para o dia 13 às 21 horas e 30 minutos.
Encerra hoje a 33º rodada do campeonato Brasileiro série B. Às 19 horas confronto entre América Mineiro e Vitoria. E às 21 horas confronto Botafogo e Chapecoense.
Se o Palmeiras for à final da Libertadores, seu apertado calendário ficará ainda mais crítico. Uma possibilidade grande, já que o time venceu o River Plate por 3 a 0 no primeiro jogo da semifinal e tem ótima vantagem para confirmar a vaga na próxima terça-feira, no Allianz Parque. Caso isso ocorra, a decisão tem data: 30 de janeiro à tarde, no Maracanã, três dias depois de um compromisso à noite contra o Vasco, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. Por causa dessa proximidade, houve alteração no horário do jogo contra a equipe carioca, permitindo que sejam respeitadas 72 horas de intervalo para a partida seguinte. Além de alterar rodadas do Brasileirão, a entidade pode se ver obrigada a adiar as finais da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio, que seriam nas primeiras semanas de fevereiro, caso a equipe de Abel Ferreira seja campeã da Libertadores e vá ao Mundial de Clubes, que será disputado no mesmo período.
O desejo do técnico Renato Portaluppi e da direção de continuar com lateral Orejuela segue indefinido, mas o Grêmio se mostra chateado com a quebra do acordo pré-estabelecido com o Cruzeiro para manter o colombiano no clube e considera muito difícil a concretização do negócio. O vice de futebol, Paulo Luz, descartou, neste momento, retomar as conversas para adquirir os direitos econômicos do lateral. Após a vitória sobre o Bahia, Renato Portaluppi demonstrou o interesse em permanecer com o colombiano. Porém, lamentou o rompimento do que havia sido acordado anteriormente com os mineiros. O treinador também elogiou o jovem Vanderson, que marcou gol contra os baianos e vem se destacando desde o primeiro jogo entre os profissionais. Portaluppi demonstrou preocupações com as câimbras que ele apresentou nas oportunidades que iniciou como titular e revelou que pretende ver com o departamento médico qual a solução para que ele possa contar com o jogador os 90 minutos. O Grêmio joga neste sábado as 21 horas contra o Fortaleza, no Castelão, pela 29ª rodada do Brasileirão.
De olho na luta pela liderança, o Internacional recebe o Goiás neste domingo, no Estádio Beira-Rio, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18 horas e 15 minutos. Ainda sonhando em chegar a liderança, o Internacional está em segundo lugar depois de vencer o Ceará na quinta pela 28ª rodada do Brasileirão. Com a vitória, a equipe chegou a 50 pontos, ficando a seis do líder São Paulo. Por outro lado, o Goiás precisa da vitória para se manter vivo na luta contra o rebaixamento. Atualmente, a equipe ocupa apenas a 18º posição da tabela, com 26 pontos. Em seu último duelo pelo Campeonato Brasileiro, realizado no dia 27 de dezembro, o Internacional bateu, fora de casa, o Bahia pelo placar de 2 a 1. Já o Goiás vem de uma importante vitória, também fora de casa, contra o Coritiba por 2 a 1, com destaque para o veterano Rafael Moura, autor de um dos gols.
O Fortaleza anunciou no inicio da semana que 10 atletas testaram positivo para Covid-19 nos testes obrigatórios que antecederam o jogo contra o Sport. Todos estão em isolamento e sob os cuidados do departamento médico. O clube destacou ainda que 21 jogadores seguem à disposição da comissão técnica. O Fortaleza pega o Grêmio neste sábado, às 21 horas, no estádio do Castelão pela 29º rodada. Na 30ª rodada, o adversário é o Inter, mas aqueles que estiverem recuperados poderão ser utilizados, pois o protocolo exige um período mínimo de 10 dias para a volta aos gramados. Na quarta-feira, a derrota do Fortaleza para o Sport, por 1 a 0, motivou a direção do clube cearense demitir o técnico Marcelo Chamusca. Os trabalhos preparatórios para o jogo contra o Grêmio foram comandados pelo auxiliar técnico Léo Porto que deve estar á beira do gramado neste sábado. Já, o Grêmio tem a volta do lateral direito Victor Ferraz, que está recuperado do desconforto muscular que o impediu de jogar as semifinais da Copa do Brasil.
O técnico Abel Braga tem mais problemas para escalar o Inter neste domingo. Apesar da vitória por 2 a 0 sobre o Ceará na última quinta, o técnico deixou o Castelão com duas baixas e uma dúvida. Yuri Alberto e Edenilson levaram o terceiro cartão amarelo e desfalcam o Inter neste domingo diante do Goiás. Yuri e Edenilson estavam entre os nove colorados pendurados com dois cartões amarelos. Aos 16 minutos do segundo tempo, Yuri acabou punido por falta em Samuel Xavier. Edenilson foi advertido já nos acréscimos, aos 51, ao derrubar Lima antes de invadir a área. Já, Marcelo Lomba precisou sair aos 42 após uma trombada com Rodrigo Moledo. Ele está sendo reavaliado pelo departamento médico, que já tem Danilo Fernandes, com uma contratura muscular na região lombar, e Uendel, com edema na coxa esquerda. Por outro lado, Abelão contará com o retorno de Thiago Galhardo. O artilheiro do Brasileirão com 16 gols ficou fora do jogo da quinta-feira porque estava suspenso.
O Avaí anunciou Marco Aurélio Cunha como o novo executivo de futebol. De acordo com o comunicado oficial do clube, o dirigente foi convidado para o cargo através do presidente Francisco Battistotti, que tinha deixado claro que faria mudanças internas. Apesar da contratação, o departamento de futebol azurra permanece com Marquinhos Santos e Diogo Fernandes. A dupla foi responsável pela montagem do elenco que está na disputa da Série B do Brasileiro e também recebeu bastante críticas pelo desempenho do time. Mesmo com seis jogos pela frente, o Leão da Ilha precisa vencer todos para subir. Aos 66 anos, Marco Aurélio Cunha é médico e está no futebol há mais de 30 anos. Será a segunda passagem do profissional pela Ressacada. No fim da década de 1990, ele esteve no clube em outra função. Marco Aurélio Cunha chega a Florianópolis na segunda-feira, quando terá um primeiro encontro com os demais membros do departamento de futebol azurra e vai iniciar o trabalho.
A vaga na Série B do Brasileiro está bem próxima do Brusque. O time precisa de uma vitória nos dois últimos jogos do quadrangular final da Série C, e o lateral-esquerdo Airton sabe que o Quadricolor precisa aproveitar o bom momento vivido com cinco jogos sem perder para carimbar de vez a vaga já na segunda-feira, contra o Ituano, no Augusto Bauer. Airton está há três temporadas no Brusque. No período, ele fez 96 jogos e conquistou quatro títulos. A partida contra o Ituano na segunda-feira será às 20 horas. Caso o Quadricolor não consiga o resultado positivo, uma nova oportunidade para subir será pelo último confronto do quadrangular, que será no dia 17, contra o Santa Cruz, no Arruda.
Uma vitória separa o Marcílio Dias da vaga na Série C do Brasileiro de 2021. Ciente da proximidade, o meia Adriano Paulista espera o time calmo e cirúrgico diante do Altos do Piauí neste domingo, às 15 e 45, no jogo decisivo pelas quartas de final da Série D. Na ida, em Itajaí, os times ficaram no empate por 1 a 1. Adriano Paulista quer um Marcílio Dias mais ligado e concentrado para evitar deslizes como o que ocorreu em Itajaí. No jogo de ida, o Marinheiro vencia até os 44 minutos do segundo tempo, mas após uma desatenção defensiva permitiu o gol de empate ao Altos. O regulamento da Série D não prevê gol fora de casa como critério de desempate. Por isso, em caso de nova igualdade, em Altos, a decisão do acesso será nos pênaltis. O classificado à semifinal ainda segue na disputa pelo título da competição.
O Próspera de Criciúma acertou a renovação com Paulo Baier para 2021. Depois de finalizar as tratativas na temporada passada, o técnico permanece na equipe após a conquista da Série B do Campeonato Catarinense. No último dia de 2020, o Time da Raça comunicou a saída de Paulo Baier após o fim das tratativas. O principal empecilho para a negociação era a parte financeira do clube, mas que foi ajustada de acordo com o diretor do Próspera, Nei Rama. O treinador dará sequência a sua segunda passagem pela equipe. Em 2018, na terceira divisão do estadual, Paulo Baier comandou a equipe no título da competição, o primeiro dele como técnico. A estreia do Próspera na Série A do Campeonato Catarinense será contra o Joinville, fora de casa, e está marcada para o dia 24 de fevereiro, às 20 e 30.
Paulinho Moccelin foi reintegrado ao elenco da Chapecoense depois de ter sido afastado por participar de uma festa sem fazer o uso de máscara, mas mesmo assim não enfrentará o Botafogo de São Paulo, neste sábado às 21 horas, pela 33ª rodada da Série B. O atacante ficou de fora da lista de relacionados e não viajou para Ribeirão Preto. Além dele, o lateral-esquerdo Rafael Santos também ficou fora. Ele era a única opção da posição, pois Roberto está suspenso pelo terceiro amarelo, e Alan Ruschel e Busanello estão no Departamento Médico. A novidade é o lateral-direito Ezequiel, recuperado de lesão. O time terá ao menos duas mudanças para encarar o vice-lanterna. Na lateral esquerda, Matheus Ribeiro jogará improvisado. Ezequiel assume a vaga pela direita. No setor ofensivo, Denner aparece no meio-campo, e Aylon deve atuar mais avançado. A Provável escalação da Chapecoense tem: João Ricardo; Ezequiel, Felipe Santana, Derlan e Matheus Ribeiro; Willian Oliveira, Anderson Leite e Denner; Aylon, Mike e Anselmo Ramon.
O Pato futsal está se organizando para disputar a Liga nacional de futsal desse ano de forma diferente. A equipe de Pato Futsal não conseguiu nenhum título nesta temporada atípica com a pandemia do coronavírus, que prejudicou a equipe financeiramente e com a saída de vários jogadores. A vaga para o Pato deve ser aluga pelo Clube Atlético Patobranquense que tem uma nova diretoria e adquiriu a vaga do São Caetano de São Paulo para a Liga Nacional. O presidente do Atlético Valmir Tartari informou que vão transferir a para o Atlético e depois a intenção é alugar a vaga para o Pato Futsal dar continuidade na sua trajetória vencedora. Ele informou que deverão se reunir nos próximos dias com o presidente do Pato Futsal, Luiz Sérgio Lavarda, para tratar sobre o assunto.
O Pato futsal anunciou no final do ano passado a contratação do técnico Paulo Cardoso, que é bicampeão paranaense, bicampeão catarinense, heptacampeão mineiro e campeão da Taça Brasil de Clubes. A contratação de jogadores para a próxima temporada deverá ocorrer assim que houver a definição do aluguel da vaga para o Pato Futsal dar continuidade na disputa da Liga Nacional e outras competições, como o Campeonato Paranaense.
O técnico Rafael Andrade, que já trabalhou no Clube Esportivo União de Francisco Beltrão, foi recontratado para 2021. Ele vai comandar o União no campeonato paranaense de futebol da segunda divisão. Conforme nota expedida à imprensa pelo clube, em breve Rafael Andrade estará em Francisco Beltrão para iniciar os treinos. O Campeonato Paranaense segunda divisão deve ter inicio em abril ou maio. O técnico prometeu em entrevista coletiva um time guerreiro para buscar o acesso a primeira divisão do ano que vem.
O Marreco futsal de Francisco Beltrão anunciou nesta semana mais um contratado para 2021. Foi confirmada pela diretoria a contratação de Diego Passamani o Beto. O fixo de 22 anos é natural de Jaraguá do Sul e tem passagens por varias equipes de destaque. O Marreco ainda no ano passado anunciou renovação de contrato com o técnico Serginho Bigode. Renovou contratos com: os goleiros Melão e Carlos, o ala Lolatto, o fixo Amadeu, o pivô Capa, o Ala Ceará, o Pivô Gui Reis, e o ala-esquerdo canhoto. Foram contratados: fixo Silva que vem do Atlântico de Erechim, o ala pivô Giovane que vem do Siqueira Campos, o goleiro Ale Falconi que vem do Umuarama, e o ala-esquerdo Café, que tem passagens por Joinville, Atlântico, Corinthians, e Campo Mourão. O Marreco futsal de Francisco Beltrão vai disputar no ano a Liga Nacional, Taça Brasil e Paranaense série ouro.
O Azuriz futebol clube se prepara para receber parte dos atletas e comissão técnica contratada para o Campeonato Paranaense primeira divisão. A apresentação está marcada para domingo ás 15 horas. Segundo, o vice-presidente do Azuriz o grupo de funcionários voltou ontem ás atividades. A diretoria contratou o técnico Fabiano Daitx que treinou o Glória de Vacaria em 2020, o preparador de goleiros Guilherme Roxo com passagem pelo Internacional, Lico preparador físico, e Cesar analista de desempenho.
Devem se apresentar no domingo, os atletas que tiveram contrato renovado: o goleiro Léo Lopes, Stefano, Marcelo que são atletas locais. Do elenco de 2020: Resende, Dida, Bôzel, Natan, Giba, Patrike, Marcos Almeida, e Samuel. Foram contratados para esse ano: João Paulo artilheiro do Brasileiro série D pelo ABC, e o lateral Ranier que jogou a Copa do Brasil pelo Cuiabá do Mato Grosso. O Azuriz também tem acerto com um atleta do Remo que disputa a série C, um do Náutico que joga a série B, e a Chapecoense deve emprestar entre um e 3 atletas para a disputa do Paranaense. O Azuriz Pato vai estrear no dia 28 de fevereiro, em Ponta Grossa, diante do Operário. Já o primeiro jogo em casa será no dia 6 ou 7 de março, contra o FC Cascavel.
Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma
ótima tarde e até lá.