ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 09 01 2021

-FIOCRUZ E BUTANTAN PEDEM À ANVISA USO EMERGENCIAL DE VACINAS

-SECRETÁRIO DE SAÚDE DIZ QUE VACINAÇÃO CONTRA A COVID COMEÇA EM FEVEREIRO

-MUNICÍPIOS ALERTAM AGRICULTORES PARA PRAZO FINAL DE RENOVAÇAO DO BLOCO

-NÚMERO DE ARGENTINOS QUE CRUZAM A FRONTEIRA DESPENCA NA REGIÃO

-PAIS TERÃO QUE AUTORIZAR POR ESCRITO PARTICIPAÇÃO DOS FILHOS EM AULAS PRESENCIAIS

-HOMEM É DETIDO POR AMEAÇAR EX-COMPANHEIRA E VAI PARA A CADEIA

-ACUSADO DE CRIMES SEXUAIS CONTRA MENOR É CONDENADO A 50 ANOS DE PRISÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A China garantiu neste sábado que está finalizando os preparativos para receber a missão da Organização Mundial da Saúde que investigará em Wuhan a origem da Covid-19. A afirmação das autoridades chinesas ocorreu depois de o diretor-geral da OMS, TEDROS ADHANOM, ter afirmado que estava "muito decepcionado" com Pequim por não ter finalizado as permissões necessárias para a chegada da equipe de especialistas da organização a Wuhan. Hoje, a China garantiu que permitirá uma equipe de 10 pessoas.

A economia dos Estados Unidos perdeu empregos em dezembro pela primeira vez desde abril, afetada por restrições de mobilidade e o fechamento de comércios para combater o agravamento da pandemia de coronavírus. Um total de 140 mil empregos nos EUA foram perdidos em dezembro, de acordo com números divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira, uma perspectiva muito pior do que a prevista pelos analistas, que estimavam a criação de 112 mil empregos.

A taxa de desemprego ficou em seis vírgula sete por cento.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta sexta-feira que não participará da posse de JOE BIDEN no cargo em 20 de janeiro. O país tem uma tradição em que os presidentes que deixam o cargo participam da cerimônia de posse do sucessor. Quando TRUMP assumiu a Casa Branca, em 2017, BARACK OBAMA compareceu ao evento e cumprimentou o republicano. Neste sábado, BIDEN comentou que o fato de TRUMP não comparecer na cerimônia é ‘uma coisa boa”.

A Defensoria Pública da União pediu à Justiça o adiamento das provas do Enem marcadas para 17 e 24 de janeiro na versão impressa. A princípio, o exame seria feito em novembro, mas a data foi alterada devido à pandemia. O Enem 2020 tem cinco milhões 780 mil candidatos confirmados. A versão digital será realizada em 31 de janeiro e sete de fevereiro. A Defensoria alega que "não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos de COVID-19". O órgão cita ainda que não há “clareza sobre as providências adotadas para evitar-se a contaminação dos participantes da prova”.

O presidente JAIR BOLSONARO enviou carta nesta sexta-feira ao primeiro-ministro da Índia, NARENDRA MODI, pedindo a antecipação "com a possível urgência" do envio para o Brasil de dois milhões de doses de vacina contra a Covid da empresa AstraZeneca e da Universidade de Oxford produzidas pelo laboratório indiano Serum. BOLSONARO escreveu que o objetivo do pedido é permitir a "imediata implementação" do programa brasileiro de imunização. Em nota, a Presidência informou que a carta foi enviada "com o intuito de ampliar e agilizar a disponibilização de vacinas confiáveis e eficazes ao Brasil".

A Fundação Oswaldo Cruz entregou nesta sexta-feira à Anvisa o pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O pedido vale para dois milhões de doses, que devem ser importadas do laboratório Serum, sediado na Índia. Segundo a Anvisa, o prazo para a análise do pedido de uso emergencial é de dez dias. Mais cedo, também nesta sexta, Anvisa recebeu o pedido para uso emergencial da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A venda de automóveis novos em Santa Catarina caiu 23 vírgula 23 por cento em 2020. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave-SC, foram 88 mil 780 unidades emplacadas no Estado no último ano, contra 115 mil 728 em 2019. O levantamento da entidade mostra que todas as categorias de veículos tiveram retração nas vendas. Entre os comerciais leves, a diminuição foi de 21 por cento. Motos com menos 13, caminhões menos 10 e ônibus com menos nove por cento também tiveram queda na comparação com 2019. A boa notícia é que o setor terminou 2020 em alta, com quatro resultados seguidos, a partir de setembro, de vendas superiores ao mês anterior.

Os órgãos sanitários e de segurança pública do estado realizaram cerca de 13 mil fiscalizações no período entre o Natal e o réveillon, incluindo as relacionadas à prevenção ao contágio da Covid-19, perturbação de sossego e averiguações de denúncias. O dado corresponde ao período entre 18 de dezembro e 3 de janeiro. Somente a Polícia Militar realizou 72 interdições e 101 autuações de estabelecimentos e pessoas que não respeitaram as regras para evitar o contágio pelo coronavírus. Nesta semana, o Ministério Público cobrou do Estado um relatório sobre o trabalho de fiscalização nas festas de Natal e Ano Novo.

O secretário estadual de saúde, ANDRÉ MOTTA, afirmou nesta sexta-feira que a vacinação contra a Covid-19 irá começar até a primeira semana de fevereiro em Santa Catarina. A expectativa é receber as primeiras doses do imunizante ainda este mês. O secretário de Saúde destacou também que Santa Catarina possui um estoque de insumos garantido para a aplicação da primeira dose da vacina em todos os catarinenses que integram os chamados grupos prioritários. O governo catarinense afirmou que a intenção é vacinar dois milhões 802 mil 639 pessoas do grupo prioritário "em um primeiro momento" da imunização. A campanha terá quatro fases começando por trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, idosos que vivem em asilos e indígenas.

O Hospital Casa Vitta anunciou nesta semana um investimento de 12 milhões de reais na reforma e ampliação da unidade. O projeto contempla a edificação de cinco novos pavimentos. Dois andares vão ser destinados para a instalação de 30 novos leitos de internação, além de dois pavimentos reserva para uma futura implantação de uma UTI. O investimento inicial previsto é de 12 milhões com recursos já liberados pelo Sicoob São Miguel na modalidade de financiamento. No total, o empreendimento conta investimento na ordem de 25 milhões de reais. As obras estão sendo executadas pela empresa Conak de São Miguel do Oeste e devem ser entregues no prazo de 23 meses.

O Pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste divulgou, nesta semana, o relatório das ações desenvolvidas no ano passado. A corporação, que atua em 32 municípios da região, realizou um total de 855 atendimentos na área ambiental, praticamente o mesmo ao número de 2019. Foram 147 procedimentos de crimes ambientais e 157 processos de fiscalização ambiental, gerando um valor de dois milhões 308 mil reais em autuações administrativas. A principal ocorrência foi o desmatamento com um total de um milhão 313 mil metros quadrados de área afetada. A quantidade é 25 por cento menor do que a destruída em 2019. Outro dado importante foi a apreensão de mais de quatro mil e 600 metros de rede pesca ilegal.

A área de mata degradada no Extremo Oeste em 2020 foi muito maior do que o espaço recuperado pela Polícia Militar Ambiental. No ano passado, a área recuperada foi de pouco mais de 12 hectares enquanto que a área destruída foi de cerca de 130 hectares, dez vezes mais do que o total recuperado. O comandante da Polícia Militar Ambiental, capitão EVERTON RONCÁGLIO esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que a diferença é muito grande, mas fez uma ressalva: o número da área recuperada é somente do que a Polícia Militar Ambiental conseguiu por meio de processo administrativo. Existem ainda processos com recursos que vão para o Conselho Estadual de Meio Ambiente de Florianópolis, sem contar os casos em que a recuperação da área ocorre via judicial.

Os agricultores dos municípios da região têm até o final deste mês para realizar a renovação dos blocos de produtor rural. A informação é da secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Barra Bonita, CRISTINA LAUTHART. De acordo com ela, a data é padrão e sempre ocorre no mês de janeiro. Conforme ela, é de extrema importância que os produtores fiquem atentos e respeitem esse prazo. Segundo CRISTINA, as notas faltantes do ano anterior são carimbadas e ficam valendo até o fechamento do bloco de cada produtor.

O município de Barra Bonita possui atualmente 450 blocos ativos e a expectativa é que a grande maioria seja renovada. A afirmação é da secretária CRISTINA LAUTHART. Ela ressaltou que a renovação deve ser realizada de segunda a sexta-feira entre sete e meia e 11 e meia da manhã e entre uma e cinco horas da tarde na própria secretaria localizada na Rua Três de Maio, no antigo silo. Ela revelou que a maioria já está procurando o setor para realizar o procedimento antes do prazo final. CRISTINA lembrou que a renovação é de extrema importância pois é por meio desse processo que os agricultores recebem incentivos. Além disso, a emissão das notas aumenta o movimento econômico do município.

Além da renovação dos blocos de produtor, a secretaria de Agricultura de Barra Bonita está colocando em dia o serviço de silagem. O comentário é da secretária responsável pelo setor, CRISTINA LAUTHART. Ela disse que a equipe está atuando para atender as demandas existentes no município. Ela citou que assumiu a pasta com serviços atrasados na silagem e o objetivo é colocar essa questão em ordem. CRISTINA frisou que as chuvas também atrapalharam o andamento dos trabalhos. A secretária pediu paciência dos agricultores nesses primeiros dias de governo e estimou que em breve os serviços serão normalizados.

São Miguel do Oeste tem cerca de mil e 400 blocos de produtor ativos. A informação é do responsável pelo movimento econômico do município, PLAUDENIR MALMANN. Ele disse que o prazo para os agricultores prestarem contas e renovar os blocos para o exercício 2021 termina no final deste mês MALMANN explicou que o setor de blocos da prefeitura se organizou para atender os agricultores sem aglomeração de pessoas nesta reta final do prazo. Ele comentou que muitos produtores entregam as notas durante o ano, a cada dois ou três meses, e isso evita a correria de ultima hora. Dessa forma, a previsão é de um movimento tranquilo, sem formação de filas no setor de blocos durante este mês.

A agricultura é responsável por 17 por cento do movimento econômico total de São Miguel do Oeste e a emissão da nota do produtor rural é muito importante para o incremento desse valor. O comentário é do responsável pelo movimento econômico do município, PLAUDENIR MALMANN. De acordo com ele, a emissão da nota também amplia o acesso do agricultor aos programas de incentivo da prefeitura. A concessão de horas maquina, por exemplo, varia conforme o movimento econômico das famílias. Além disso, esse número tem reflexos diretos porque impacta no índice percentual de retorno do ICMS do estado ao município. MALMANN disse que, de forma geral, os agricultores tem consciência disso e destacam as notas de acordo com a movimentação na propriedade.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso confirmou mais um óbito relacionado ao coronavírus nesta sexta-feira. A paciente é um idosa de 80 anos do município de Guarujá do Sul. Desde o início da pandemia foram 84 mortes na unidade. A taxa de ocupação até ontem era de 83 por cento com 15 leitos de UTI ocupados. Na enfermaria, são nove internados e taxa de ocupação de 56 por cento. Em São Miguel do Oeste, 44 pessoas foram diagnosticadas com covid nesta sexta-feira. Outros 45 pacientes se recuperaram da doença. 335 pessoas ainda estão com o vírus ativo no município.

O número de turistas argentinos que chegaram a Santa Catarina pela região extremo-oeste despencou nesta temporada. De acordo com dados da Polícia Federal, o ingresso de argentinos por Dionisio Cerqueira foi muito pequeno entre o Natal e o réveillon. A PF identificou a entrada de 89 veículos estrangeiros entre o último 23 de dezembro e 4 de janeiro. Nesse mesmo período, entre 2019 e 2020, foram cinco mil 180 registros. Já no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, apenas 203 argentinos chegaram ao estado. No ano anterior, seis mil 821 visitantes do país vizinho chegaram a Santa Catarina.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o Senar não deixou de oferecer cursos de formação para os produtores rurais em Santa Catarina. O comentário é do superintendente da entidade no estado, GILMAR ZANLUCHI. Ele participou do Peperi Entrevista desta sexta-feira e disse que o Senar teve que se adaptar a essa nova realidade para garantir o acesso dos produtores a qualificação rural. ZANLUCHI comentou que o planejamento de cursos para 2020 teve que ser revisto e as ações previstas para o ano foram reduzidas em cerca de 30 por cento. O que aumentou, de acordo com ele, foi a procura por assistência técnica. Para este ano, o objetivo é manter o volume de cursos dentro da normas de segurança sanitária. Ele citou que o Senar está preparado para aumentar os serviços desde que exista demanda por parte do produtor.

Os cursos de qualificação do Senar, em parceria com os sindicatos rurais, serão retomados a partir da próxima segunda-feira. A informação é do superintendente da entidade no estado, GILMAR ZANLUCHI. Neste mês, serão 13 cursos rápidos em oito municípios do extremo oeste. ZANLUCHI informou que em todo o Estado, serão 125 capacitações no mês para mais de quatro mil pessoas. Os cursos são nas áreas de artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. As qualificações também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No extremo oeste, o destaque é para treinamentos sobre Produção Caseira de Pães e Biscoitos, Artesanato de Costura em Tecidos, Cultivo de Plantas Medicinais e Criação de Abelha Rainha.

Além dos cursos de qualificação nas comunidades rurais, o Senar está montando as turmas do curso superior nas áreas de gestão em agronegócio. O entidade tem quatro polos regional da Faculdade CNA em Santa Catarina, um deles em São Miguel do Oeste. Os cursos, integralmente on-line, são de Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Processos Gerenciais. A inscrição pode ser feita no sindicato dos produtores rurais até o dia 24 de fevereiro. De acordo com o superintendente do Senar, GILMAR ZANLUCHI comentou que o agro é o principal propulsor da economia brasileira, o que aumenta a importância de ampliar a qualificação dos produtores.

O ano letivo nas escolas da rede pública estadual vai ocorrer de forma híbrida neste ano. De acordo com a coordenadora regional de Educação, ELIANE GALIAZZI, a secretaria estadual de educação confirmou que as aulas começam no dia 18 do mês que vem no sistema que o estado chama de “Tempo Escola” e “Tempo Casa”. Ela participou do Peperi Entrevista de quinta-feira e comentou que as escolas da região vão se organizar a partir dessas definições. ELIANE explicou que os alunos vão intercalar aulas presencias com atividades remotas.

A participação dos alunos nas aulas presenciais não será obrigatória nas escolas da rede estadual no ano letivo de 2021. A observação é da coordenadora regional de Educação, ELIANE GALIAZZI. Ela disse que a decisão de mandar os filhos para a escola será tomada pelos pais e a secretaria vai respeitar a posição das famílias. Além disso, professores e alunos que integram os grupos de riscos vão permanecer em casa, apenas com atividades remotas. ELIANE explicou que o objetivo é oferecer o modelo presencial para todas as turmas, mas não ao mesmo tempo. Os pais que vão mandar os filhos para a escola devem assinar um termo de autorização a partir do dia três de fevereiro. Esse documento deve ser renovação da cada duas semanas e pode ser modificado pelos pais a qualquer tempo. ELIANE disse que o modelo híbrido será adotado, pelo menos, até o final do primeiro semestre.

Os alunos voltam para a escola a partir do dia 18, mas para os professores, o ano letivo vai começar mais cedo. De acordo com a coordenadora regional de Educação, ELIANE GALIAZZI, as equipes da educação voltam ao trabalho no dia três de fevereiro. Ela comentou que a semana de preparação pedagógica neste ano será um pouco diferente, já que os professores terão um desafio adicional em razão da adaptação curricular nesse contexto de pandemia. ELIANE explicou que as aulas devem contemplar alguns conteúdos do ano anterior em uma espécie de transição para o currículo deste ano. Ela reforçou que o objetivo é que os docentes usem o período para planejar a integração curricular entre 2020 e 2021.

A primeira sessão do ano está marcada para a próxima segunda-feira. A reunião foi convocada pelo presidente da casa, VANIRTO CONRADT para a apreciação de quatro projetos de lei encaminhados pelo poder executivo. Um deles prevê a ampliação do incentivo de horas máquina de 50 para 200 horas. A proposta vai permitir o auxílio para empreendimentos rurais de maior impacto na geração de emprego e renda. A sessão está marcada para as dez horas da manhã de segunda. A segunda votação vai ocorrer no mesmo dia, as duas horas da tarde. A previsão da câmara é que os projetos, se forem aprovados, sejam encaminhados para sanção do prefeito na segunda a tarde ou terça de manhã.

Um homem, acusado de crimes sexuais na região, foi condenado a pena de mais de 50 anos de prisão. A investigação foi conduzida pela Polícia Federal, em conjunto com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, a DPCAMI de São Miguel do Oeste. Ainda em junho deste ano foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O suspeito foi indiciado pelos crimes de estupro de vulnerável, produção de vídeos envolvendo conteúdo pornográfico com adolescente, transmissão e distribuição de fotografias e vídeos com cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo crianças e adolescentes. O crime contra o adolescente foi cometido por um próprio familiar. A polícia também apreendeu material pornográfico com o investigado que depois foi denunciado pelo Ministério Público. Ontem, a polícia confirmou que o homem foi condenado a 50 anos de prisão.

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira, um homem de 45 anos por violência doméstica. De acordo com a delegacia de proteção a criança, adolescente, mulher e idoso, ele tem antecedentes policiais pela prática de violência contra outras mulheres e foi localizado escondido na casa da atual companheira. Segundo a polícia, ele foi preso pelos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência contra sua ex-companheira. O homem foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.