-VETO A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DEVE SER VOTADO NA SEMANA QUE VEM
-DEPUTADOS DE SC TEM 40 PROJETOS PARA SEREM VOTADOS NA PRÓXIMA SEMANA
-NOVOS INVESTIMENTOS MARCAM O ANO DA CASAN EM IPORÃ DO OESTE
-SANTA HELENA TEVE REDUÇÃO NAS FILAS DE ESPERA POR CIRURGIAS NESTE ANO
-QUINTA EXPO SÃO JOÃO SERÁ ABERTA OFICIALMENTE NESTA SEXTA-FEIRA
-PROGRAMA DE INCENTIVO CONTEMPLA 31 EMPRESAS EM TUNÁPOLIS
-INCÊNDIO NA MADRUGADA DESTRÓI GALPÃO DE MADEIRA NO INTERIOR
-ADOLESCENTE É APREENDIDO POR FURTAR BICICLETA NO CENTRO DA CIDADE
O tempo apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 88 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
VOLODYMYR ZELENSKY, presidente da Ucrânia, vai participar da posse de JAVIER MILEI no dia 10 de dezembro, de acordo com o jornal “La Nación”, da Argentina. Depois da vitória de MILEI nas eleições argentinas, os dois chegaram a conversar por telefone. Na época, o ucraniano agradeceu “o claro apoio” à Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em 2022. Segundo o “La Nación”, os diplomatas ucranianos na Argentina não confirmaram a presença de MILEI no dia 10, mas isso seria uma questão de segurança. O presidente LULA não vai comparecer ao evento. No lugar dele, irá o ministro das Relações Exteriores, MAURO VIEIRA.
O Mercosul e a União Europeia divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira em que afirmam estar engajados na conclusão do acordo comercial. O acordo entre os dois grupo vem sendo costurado há mais de 20 anos. Em 2019, as partes chegaram a um texto, que passou a ser discutido em detalhes para encaminhar a aprovação final. Desde então, o processo tem passado por avanços e reveses. No fim de semana, durante a conferência do clima COP 28, em Dubai, o presidente da França, EMMANUEL MACRON, afirmou que seu país é contra o acordo. A declaração de MACRON esfriou as possibilidades de conclusão do acordo ainda este ano.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai fazer uma reunião para a nesta sexta-feira às cinco horas da tarde, horário de Brasília, para discutir a iniciativa da Venezuela para se apropriar do território de Essequibo que, hoje, pertence à Guiana. A reunião será uma conversa fechada, sem transmissão ou acesso de quem não é do Conselho de Segurança. No último domingo, a Venezuela fez um referendo para criar um estado dela em Essequibo. Metade dos eleitores votaram, e, entre esses, 95 por cento escolheram incorporar a região ao mapa venezuelano. O presidente NICOLÁS MADURO enviou um projeto de lei à Assembleia do país para executar o plano. Em resposta, o presidente da Guiana, IRFAAN ALI, afirmou que a “Venezuela declarou-se claramente uma nação fora da lei” e acionou o Conselho de Segurança da ONU contra a medida.
O Banco Central divulgou nesta quinta-feira que cerca de sete bilhões e 500 milhões de reais ainda estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber. Os dados são do mês de outubro. O sistema é um serviço do Banco Central no qual é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm algum dinheiro esquecido em banco, consórcio ou outra instituição. Segundo o BC, desse total, estão disponíveis seis bilhões de reais para 40 milhões de CPFs e um bilhão e meio para três milhões de CNPJs. De acordo com a instituição, 62 por cento dos resgastes devem ser de até 10 reais. Segundo o BC, o beneficiário com valores a receber em mais de uma faixa é contado mais de uma vez. Até outubro, cinco bilhões e 300 milhões de reais já tinham sido resgatados.
O Supremo Tribunal Federal começa a julgar nesta sexta-feira um conjunto de recursos contra a decisão da Corte que fixou critérios para a aplicação do piso salarial nacional da enfermagem. A análise será em sessão do plenário virtual que vai até 18 de dezembro. No formato, não há debate entre os ministros, que apresentam seus votos em um sistema eletrônico. São sete recursos, apresentados pelo Senado Federal, por órgãos de trabalhadores e de empresas e entidades do setor. Pela lei, os valores do piso são os seguintes: quatro mil 750 para enfermeiros; três mil 325 para técnicos de enfermagem e dois mil 375 para auxiliares de enfermagem. Em julho, o STF concluiu o julgamento sobre a validade do piso e estabeleceu uma série de condições para o pagamento.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, disse nesta quinta-feira, que os vetos ao projeto de lei da desoneração da folha de pagamento devem ser analisados na próxima quinta-feira, dia 14, em sessão do Congresso Nacional. A sessão ocorreria nesta quinta, mas foi adiada por causa da falta de acordo com os líderes partidários. Além do veto da desoneração, ainda estão na pauta outros vetos polêmicos, como o do marco temporal, o do arcabouço fiscal e o da lei que retoma o voto de qualidade do Carf, Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Segundo PACHECO, a busca por um acordo permanece, mas haverá um esforço concentrado nas próximas semanas para analisar todas as propostas pendentes da agenda econômica.
O ano ainda nem terminou e 2023 já é o ciclo com maior número de tornados confirmados em Santa Catarina desde 2020, segundo dados da Defesa Civil. Foram nove fenômenos até o início de dezembro, sendo seis deles somente no mês de novembro. A ocorrência maior dos registros neste ano e, principalmente, no mês passado não são coincidência, apontam os meteorologistas e especialistas do órgão. A combinação entre o fenômeno El Niño com a primavera, estação que ocorre entre setembro e dezembro no hemisfério Sul, elevaram as condições climáticas necessárias para a incidência dos fenômenos. A Defesa Civil de Santa Catarina contabiliza desde 2020 o número de tornados, sendo 18 desde então, com a metade somente neste ano e seis no primeiro ano da contagem.
A economia de Santa Catarina sentiu os impactos das catástrofes climáticas que causaram prejuízos a 70 por cento dos municípios catarinenses nos últimos dois meses. Em novembro, o Governo do Estado arrecadou três bilhões e 700 milhões de reais, o que corresponde a cinco por cento menos do que o registrado em outubro, quando a receita foi de três bilhões e 900 milhões. O desempenho menor na comparação entre outubro e novembro é atribuído à postergação do ICMS e também à queda na arrecadação do IPVA. Apesar do resultado menos expressivo na comparação com o último mês de outubro, a análise mostra que houve alta nominal de 14 por cento em relação a novembro do ano passado. Considerando a inflação acumulada, o estado registrou crescimento real de oito virgula oito por cento na receita do último mês.
O parlamento catarinense tem mais de 40 projetos de lei para discutir e votar antes do recesso legislativo. A última sessão deste ano deve ocorrer no dia 20, quarta-feira da semana que vem. Depois disso, os trabalhos recomeçam no início de fevereiro de 2024. Segundo levantamento da assessoria da Alesc, há pelo menos 38 projetos de lei e mais quatro vetos do governador para serem analisados até o fim do ano pelos deputados estaduais. Além das matérias do governo, há projetos também dos poderes, como o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, e iniciativas dos próprios parlamentares. Na pauta, destacam-se projetos como a redução da alíquota previdenciária de 14 por cento cobrada de servidores aposentados, o reajuste do auxílio-alimentação dos servidores, programas de recuperação de dívidas, programa de estímulo às micro e pequenas empresas, venda de imóveis do Estado e alterações na previdência do funcionalismo público estadual.
O parque de transmissão da Rádio Atalaia FM está praticamente concluído. A casa dos transmissores e a torre estão prontas, aguardando a próxima etapa da migração para a Frequência Modulada. Os setores internos da emissora também estão na fase final. Tudo está sendo modificado porque as transmissões em Frequência Modulada estéreo são muito diferentes das atuais, em Amplitude Modulada. Equipes de engenheiros e técnicos estão se esforçando para que o sinal FM entre no ar próximo do Natal. Eles admitem que está difícil de isso acontecer, mas não desistiram da ideia. A Atalaia FM vai proporcionar a mais alta qualidade na programação diária da emissora afiliada da Rede Peperi. A Atalaia FM será sintonizada no canal 106 vírgula 1.
O Projeto que amplia o bombeamento de água para abastecer a cidade de Santa Helena está concluído. A informação é do vice-prefeito do município, JOÃO ROBERTO PALUDO. De acordo com ele, todos os trabalhos e testes necessários para a captação de água do Rio Macaco Branco foram feitos, faltando apenas a inauguração oficial da obra. Ele destacou que por ser uma temporada com bastante chuva, a inauguração está sendo postergada para um momento mais oportuno. PALUDO explicou que através do projeto, será feito o bombeamento da água do Rio Macaco até um açude ao lado da Estação de Tratamento. Depois de tratada, a água será direcionada para a rede que abastece a cidade. Para as últimas semanas do ano de 2023, JOÃO ROBERTO PALUDO destacou que o foco será o fechamento das contas, porém, não deve haver diminuição no ritmo dos trabalhos públicos em Santa Helena.
Quinta edição do Pro Empresa contempla 31 empresas. Tunápolis é referência em programa de incentivo aos empresários. Está em vigor a quinta edição do Programa Pro Empresa. Nesta semana ocorreu a entrega de cartas de aptidão as empresas que solicitaram recursos nas instituições financeiras credenciadas. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, o Programa de Incentivo a Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços – Pro Empresa contempla 31 empresas, que fizeram solicitação de 325 mil reais. O Secretário lembrou que a empresa devolve o capital e o município paga os juros mensais, em um prazo máximo de 36 meses.
SÉRGIO EIDT informou que essas empresas geram mais de 200 empregos diretos e tiveram movimento financeiro nos últimos 12 meses superior a 32 milhões de reais. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo comentou que a Associação Empresarial solicitou a redução do período de carência que estava estipulado em 24 meses após a quitação do empréstimo anterior. Citou ainda que a liberação de recursos com os juros subsidiados gera oportunidade de novos investimentos pelas empresas e desta forma, contribui com a economia local. Segundo SÉRGIO EIDT, tudo que for possível comprar no município deve ter prioridade para as empresas contempladas no programa.
O programa Pro Empresa terá como agentes financeiros o Sicoob e o Sicredi, que vão disponibilizar recursos financeiros. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, informou que os empresários solicitaram essa linha de crédito. O Secretário admitiu que espera uma procura maior por parte dos empresários, pois os benefícios possibilitam investimentos sem necessidade de pagamento de juros. EIDT também destacou a aprovação por parte da Câmara de Vereadores dos ajustes feitos nos critérios para adesão ao programa. Conforme o Secretário, já existe solicitação para uma nova edição, no entanto, não existe previsão para o programa ser editado novamente.
Inicia hoje a quinta edição da Expo São João – Feira Agropecuária, Comercial, Industrial de São João do Oeste. O evento prossegue até segunda-feira, no Parque Poliesportivo do Município, com expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas. A Comissão Central Organizadora promoveu o concurso do slogan da feira, o qual teve mais de 90 inscritos. A frase escolhida para o slogan foi: Expo São João, da Terra ao Progresso. O Presidente da ACISJO, JOEL FOLLMANN, destacou a grande expectativa após cinco anos sem realização da Expo São João. Ele valorizou a parceria da Prefeitura, Associação Cultural Alemã de São João do Oeste e a Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste. FOLLMANN também enalteceu a importância dessa feira para o município, como oportunidade de negócios, entretenimento e vitrine para os agricultores, empresários e artistas do município e região.
O Presidente da EXPO, JOEL FOLLMANN, lembrou que a feira contará com quatro dias de muitas atividades como shows nacionais, regionais e locais, exposição de animais, palestras, apresentações culturais, praça de alimentação e espaço com brinquedos infláveis. FOLLMANN elogiou a equipe de trabalho que se empenhou para deixar tudo pronto para os expositores e visitantes. Salientou que o trabalho iniciou há mais de um ano para preparar um evento que seja um marco para São João do Oeste. JOEL FOLLMANN também chamou atenção para a distribuição dos estandes internos e externos para empresas e entidades exporem seus produtos e serviços. O Presidente da EXPO ainda ressaltou que apenas o show de sábado à noite com João Bosco e Vinícius terá cobrança de ingresso, sendo os demais dias de shows com ingresso gratuito. O acesso ao parque e visitação da feira, todos os dias, será livre e sem cobrança de ingressos.
O Prefeito GENÉSIO ANTON salientou que o envolvimento do município nesta exposição feira visa valorizar os diferentes setores da economia local. Segundo ele, será uma grande oportunidade para os empresários, empreendedores e agricultores do município que vão apresentar aos visitantes o que de melhor se produz no município de São João do Oeste. Segundo ANTON, a feira a feira também é uma grande vitrine para artistas e grupos culturais poderem estar levando sua arte e seu entretenimento ao público. Nos quatro dias da Expo terá apresentações musicais e culturais em todos os horários, no palco principal na arena de shows, como no palco alternativo na praça de alimentação.
Conforme o vice-presidente da Expo e Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER, os expositores realizam os ajustes finais nos estandes. A Abertura Oficial com pronunciamentos está marcada para às 19 horas e 15 minutos e logo em seguida terá abertura dos estandes, até as 22 horas. As atrações musicais desta sexta-feira serão Orquestra Clave de Sol e banda Alta Voltagem. De acordo com SCHNEIDER, foi preciso intenso trabalho e muita organização para superar as dificuldades provocadas pelas frequentes chuvas. Ele avaliou que São João do Oeste cumpriu com sua missão nos preparativos e aguarda um público expressivo na quinta Exposição Feira, Agropecuária, Comercial e Industrial.
A Casan realizou importantes investimentos para solucionar os problemas de abastecimento de água em Iporã do Oeste no decorrer deste ano. Conforme o chefe do escritório local, LUÍS MICKNA, foram instalados dois reservatórios novos, sendo um na parte alta e outro na parte baixa da cidade, ambos com capacidade para armazenar 250 mil litros de água. MICKNA destacou que também foram feitas outras melhorias pontuais nas redes de distribuição e que estão sendo programadas as obras necessárias para iniciar a captação de água do Rio Macaco, com instalação da estrutura em uma área de terra indenizada recentemente em Linha Pirapó.
LUÍS MICKNA destacou que como não há previsão de estiagem para os próximos meses, as obras estão sendo postergadas, já que não demandam muito tempo para serem executadas. O chefe do escritório local da Casan de Iporã do Oeste salientou que a estrutura em funcionamento atualmente está suprindo a demanda dos moradores, porém, estão sendo enfrentadas algumas dificuldades para solucionar problemas de vazamentos e outras situações pontuais, devido ao baixo efetivo de servidores. Outro fator que tem atrasado os reparos na rede são as chuvas frequentes que impedem o trabalho das máquinas. MICKNA lembrou que o atendimento presencial no escritório da Casan de Iporã do Oeste é feito somente à tarde, das 13h30 às 17h30. Quando o escritório estiver fechado, o contato deve ser feito por meio da central telefônica: 0800 643 0195, pelo aplicativo Casan SC ou ainda pelo site da companhia: casan.com.br.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena teve bons avanços na diminuição da fila de espera por cirurgias ortopédicas em 2023. De acordo com a Secretária, SUZANA MARIA FRIZON, os pacientes foram encaminhados para os hospitais de Iporã do Oeste e Itapiranga, onde os procedimentos foram realizados. Ela observou que todos os pacientes atendidos já estavam há um bom tempo na fila de espera e que alguns ainda aguardam atendimento, principalmente de alta complexidade, em Chapecó. SUZANA salientou que existe um sistema de regulação que gerencia a demanda por procedimentos em todo o Estado, o que acaba gerando filas de espera. Ela enalteceu que neste ano também foram realizados credenciamentos de ultrassom, consultas com cardiologista, ressonâncias magnéticas, atendimentos pediátricos com especialidade em neurologia, atendimentos com endocrinologista, reumatologista e também com oftalmologista.
SUZANA FRIZON destacou que a maioria dos atendimentos foram feitos em clínicas e hospitais da região Oeste, o que facilitou o deslocamento dos pacientes e viabilizou o retorno para casa no mesmo dia. Além dessa comodidade, a Secretária observou que isso favoreceu a diminuição dos custos com transportes. Em relação aos investimentos, ela enalteceu as melhorias feitas no acesso da Unidade Básica de Saúde da cidade para proporcionar maior conforto aos funcionários e munícipes. Ela destacou que os pacientes estão sendo orientados a não entrar mais pela garagem, já que esse espaço é exclusivo para os veículos da saúde. Os pacientes agora deve adentrar pela rampa de acesso, localizada entre a prefeitura e a garagem da Unidade de Saúde.
Sobre a farmácia básica da Unidade de Saúde, SUZANA FRIZON destacou que os medicamentos controlados só são fornecidos mediante apresentação de receita médica, que precisa ser renovada a cada dois meses. O atendimento para renovação é feito nas terças feiras pela manhã e a orientação é para que a renovação ocorra uma semana antes do vencimento para não prejudicar o atendimento de eventuais emergências médicas.
Um acidente de trânsito deixou um condutor ferido na BR 163, em Guaraciaba. A saída de pista seguida de capotamento ocorreu na rodovia na Linha Guataparema nesta quinta-feira, por volta das 11 e meia da manhã. Conforme o Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, que atendeu a ocorrência, o acidente envolveu um veículo Honda Civic, com placas Mercosul. Os bombeiros socorreram o condutor do carro, um homem de 29 anos. Ele apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo e queixava-se de dor nas costelas. Após os procedimentos pré-hospitalares, ele foi conduzido ao hospital de São José do Cedro para atendimento médico.
Um incêndio destruiu um galpão no interior de São José do Cedro. Foi nesta sexta-feira, às três horas da madrugada, na Linha Derrubada Baixa, no interior do município. Quando os Bombeiros chegaram no local, o incêndio já havia tomado o galpão de madeira por completo e com isso, foi acionado apoio da guarnição de Guaraciaba. Para a extinção do fogo e posterior rescaldo, os brigadistas trabalharam aproximadamente quatro horas. O proprietário relatou que havia cerca de 30 metros cúbicos de madeira dentro do galpão, além das máquinas que ele usava para trabalhos artesanais.
Um adolescente foi apreendido por furto em Iporã do Oeste. Foi por volta das três horas da tarde desta quinta-feira, na Avenida Gustavo Fetter, no centro da cidade. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência de furto de bicicleta, que teria ocorrido por volta das quatro horas e 30 minutos da madrugada de ontem. O solicitante relatou que havia deixado sua bicicleta motorizada no pátio de um Auto Posto e que ao retornar ao local após o trabalho, notou que ela havia sido furtada. Ele disse ainda que ao verificar as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, viu que a bicicleta havia sido levada por um homem, o qual é seu conhecido.
Diante das informações, a Polícia Militar foi até a residência do suspeito, onde a bicicleta motorizada foi localizada. A guarnição questionou a dona da casa e ela disse que a bicicleta havia sido trazida pelo seu filho de madrugada e que ele disse que havia feito um negócio. O suspeito, de 16 anos, afirmou que havia pegado a bicicleta em um posto da cidade. Questionado sobre o que faria com ela, o adolescente relatou que pretendia somente usá-la. Em seguida, ele foi apreendido e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Iporã do Oeste para os procedimentos cabíveis. Todos os procedimentos foram acompanhados pela mãe do adolescente.