-PETROBRÁS REDUZ PREÇO DO GÁS DE COZINHA EM 9,7% PARA DISTRIBUIDORAS
-SC ATINGE A MARCA DE 11 BILHÕES DE DÓLARES EM EXPORTAÇÕES EM 2022
-VEREADORES DE IPORÃ DO OESTE PARTICIPAM DE CONGRESSO EM FLORIANÓPOLIS
-SANTA HELENA INICIA TRANSPORTE DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO DA CIDADE
-DEFASAGEM NA ALFABETIZAÇÃO GERA ATENÇÃO ESPECIAL NAS SÉRIES INICIAIS
-INTEGRADOR EDUCACIONAL APONTA AVANÇOS NA QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO
-POLICIAIS EFETUAM DUAS PRISÕES EM ITAPIRANGA
-VIZINHOS ENCONTRAM CORPO EM DECOMPOSIÇÃO DENTRO DE RESIDÊNCIA
O tempo é de sol com algumas nuvens em Iporã do Oesste. A previsão para as próximas horas é sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
A China anunciou nesta quarta-feira um afrouxamento nacional das rígidas restrições adotadas pelas autoridades no combate à covid-19. A política de tolerância zero do governo chinês afetou a segunda maior economia do mundo e desencadeou raros protestos contra o Partido Comunista. As novas regras representam um alívio significativo da política de "covid zero" do presidente XI JINPING, um curso que perdurou ao longo dos quase três anos de pandemia e cujas medidas severas permaneciam ativas muito depois de o resto do mundo ter abdicado delas e aprendido a conviver com o coronavírus. No entanto, o governo chinês não abandonou por completo as restrições de viagens e testes em massa.
O ex-presidente do Peru, PEDRO CASTILLO foi preso e levado para uma base policial localizada no leste de Lima após ser destituído por tentativa de dissolver o parlamento. Ele deve permanecer detido por até 15 dias, sob investigação. Nesta quarta-feira, o presidente fez uma transmissão pública para anunciar a dissolução do Congresso e convocar novas eleições, em resposta ao último pedido de impeachment que sofreu. Durante o anúncio de dissolução do Congresso, CASTILLO afirmou que iria instituir um governo de exceção, declarando estado de emergência. O Parlamento ignorou a dissolução e se reuniu para aprovar o pedido de impeachment do presidente que foi preso horas depois.
A Suprema Corte do Peru classificou a atitude do presidente PEDRO CASTILLO como golpe de Estado e determinou que a vice, DINA BOLUARTE, assuma a Presidência. O Congresso também convocou DINA BOLUARTE para ser empossada como presidente, ainda nesta quarta. Em uma rede social, ela escreveu que PEDRO CASTILLO rompeu a ordem constitucional. O presidente foi preso momentos depois, enquanto se preparava para deixar o Palácio do Governo. O Ministério Público do Peru anunciou que vai tomar ações legais após os decretos do presidente do Peru, que mandou fechar o Congresso. Os procuradores afirmaram que o presidente tentou dar um golpe de Estado e que nenhuma autoridade pode se colocar acima da Constituição.
Um dia após baixar os preços da gasolina e do diesel às distribuidoras, a Petrobras também reduziu o Gás Liquefeito de Petróleo, o gás de cozinha, a partir desta quinta-feira. O valor por quilo terá uma redução de nove vírgula sete por cento. Segundo a empresa, para o botijão de 13 quilos, o impacto será de quatro reais e 55 centavos, com o preço médio às distribuidoras a 42 reais e quatro centavos. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis mostram que o botijão de 13 quilos é encontrado no país a uma média de 109 reais e 85 centavos. A última redução da Petrobras no Gás de Cozinha havia acontecido no dia 16 de novembro.
O Copom do Banco Central decidiu nesta quarta-feira pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13 vírgula 75 por cento ao ano. Em comunicado, o Comitê justifica sua decisão, que foi unânime entre os membros presentes na reunião, citando “incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais adicionais”. A justificativa passa ainda pela desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada. Assim como nas decisões anteriores, pesou também o cenário inflacionário e perspectivas econômicas domésticas. Esta é a terceira vez seguida que o Comitê decide pela estabilidade da taxa, após uma sequência de 12 altas, iniciada em março de 2021.
A PEC da Transição, também chamada de PEC do Estouro, foi aprovada em dois turnos no Senado na noite desta quarta-feira. No primeiro turno, foi por 64 votos a 16. Eram necessários 49 votos para a aprovação. No segundo turno, o placar foi de 64 a 13. Apenas o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO que comandou a sessão, não votou no primeiro turno. No segundo, ele e mais três senadores não votaram. A PEC é a alternativa defendida pela equipe do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, para continuar a pagar 600 reais por mês de Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, a partir de janeiro. Isso porque o texto aumenta o teto de gastos do governo e possibilita despesas que não estavam previstas no Orçamento de 2023. A PEC agora vai para a votação na câmara dos deputados.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, do Republicanos, escolheu o advogado JOÃO EDUARDO DE NADAL para o preenchimento do cargo de desembargador na regra do quinto constitucional, em vaga destinada a membros da advocacia. Em sessão realizada nesta quarta-feira, o pleno do Tribunal de Justiça havia decidido pelos nomes dos advogados JOÃO EDUARDO DE NADAL, FABIO JEREMIAS DE SOUZA e CAROLINA SENA VIEIRA. Os três receberam a maioria dos votos dos desembargadores presentes na sessão. Os nomes foram selecionados com base na lista sêxtupla definida em votação pela OAB e coube ao governador escolher um deles para ser desembargador no TJ.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira, 11 proposições de origem parlamentar, que ainda vão precisar passar pela votação da Redação Final antes de seguir para análise do governador. Das matérias aprovadas, duas estão relacionadas à agricultura. Uma, de autoria do deputado JOSÉ MILTON SCHEFFER do PP cria uma política de incentivo ao consumo de carne suína. Entre os objetivos da matéria o estímulo à inclusão do alimento nas escolas e valorizar o trabalho dos suinocultores catarinenses. A outra matéria, de autoria do deputado VALDIR COBALCHINI, institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. A matéria visa instituir uma política de combate aos crimes rurais, estabelecendo mecanismos para o enfrentamento à criminalidade específica nas áreas rurais, bem como a atuação cooperativa dos órgãos de segurança para o desempenho das funções de segurança pública nas zonas localizadas em áreas de maior registro por crimes em área rural.
Santa Catarina bateu recorde de exportações em 2022, atingindo um total de 11 bilhões e cem milhões de dólares entre janeiro a novembro, o maior valor da série histórica, iniciada em 1997. Os dados do balanço econômico catarinense foram divulgados pela Federação das Indústrias do Estado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira. A média mensal de exportação em 2022 foi de um bilhão de dólares, com isso, a expectativa é atingir cerca de 12 bilhões de dólares até o final do ano, quando for contabilizado o total de dezembro. Entre os produtos exportados, o destaque deste ano foi para o crescimento de 26 por cento na exportação de produtos intensivos em tecnologia. As carnes de aves e suínos seguem entre os produtos mais exportados do Estado e representaram 15 e 11 por cento do total de exportações, respectivamente.
Os funcionários da TORC, empreiteira responsável pelas obras de recuperação da BR-163, vão entrar em férias coletivas no dia 17 deste mês, com retorno previsto para dois de janeiro. Nas últimas semanas, os motoristas puderam notar uma desaceleração dos serviços na rodovia federal, entre São José do Cedro e Guaraciaba. Contudo, eles estão empenhados nos trabalhos de ligação das placas de concreto ao longo da rodovia. Outra parte da equipe se concentra para preenchimento das placas. A pavimentação da pista também está sendo executada. Até agora, a empreiteira conseguiu pavimentar 23 quilômetros e meio. Para 2023, a empresa tem recursos em caixa para trabalhar até o final de fevereiro e caso novos valores não sejam empenhados, a empresa vai deixar a obra. Desde o início foram aplicados mais de 103 milhões, dos quais 87 milhões e 400 mil reais são oriundos do governo de Santa Catarina.
Educação de Belmonte encaminha encerramento do ano letivo. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, DAIANA VILLA, as aulas na rede municipal de ensino terminam nesta sexta-feira, nove de dezembro. Nessa data também será realizada a formatura dos alunos do pré-escolar. A entrega dos boletins será no próximo dia 12, quando também terá o Natal das Crianças a partir das 09h, na praça da cidade. A Secretária salienta que todos os alunos de até 11 anos irão participar da programação que terá a presença do Papai Noel, música ao vivo, lanches e entrega de presentes. DAIANA VILLA agradece a todos os profissionais da Educação, alunos e familiares pelo excelente ano letivo que está findando, com bons resultados alcançados na Educação. No ano letivo de 2023, as aulas vão começar no dia nove de fevereiro na rede municipal de ensino de Belmonte.
Santa Helena realiza formatura de alunos do pré-escolar. Evento ocorreu na noite desta quarta-feira com participação de autoridades, familiares, profissionais da educação e população em geral. Conforme a Secretária de Educação do Município, LAÍS TELOEKEN, a formatura não significa o encerramento de um ciclo, mas o começo de um novo, cheio de desafios. Ela destaca que os padrinhos e familiares precisam ser incentivadores para que as crianças sigam cultivando os seus sonhos e os tornem realidade no futuro, através da educação. LAÍS destaca que no decorrer deste ano também foi desenvolvido um Projeto de incentivo à leitura e escrita, com várias ações. Uma das principais ações será a noite de autógrafos que ocorrerá nesta quinta-feira, quando os alunos vão autografar os livros que escreveram em sala de aula, junto com os professores.
Através do Projeto, também foram construídas casinhas literárias em três pontos da cidade. A Secretária de Educação de Santa Helena salienta que nesses locais estão disponíveis diversos livros para leitura das crianças e demais interessados. LAÍS TELOEKEN avalia que essas ações mostram o valor dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante todo o ano, pois eles tem a percepção de que alguém vai ler os livros que eles próprios escreveram, a partir de muitos estudos em sala de aula. A atividade de autógrafos dos livros na noite desta quinta-feira vai ocorrer a partir das 19h.
Defasagem na alfabetização gera atenção especial nas séries iniciais. A Secretária da Educação de Tunápolis, NAISSA SCHAURICH, destaca que o ano letivo 2022 está chegando ao final ainda com grande preocupação para compensar problemas em aulas remotas. As atividades encerram no município no dia 14, próxima quarta-feira. A Secretária diz que a retomada no pós pandemia em 2022 foi um passo fundamental, porém, ainda com dificuldade nas aprendizagens. NAISSA cita que o município fortaleceu o apoio pedagógico, mas ainda existe um longo caminho a percorrer para preencher as lacunas provocadas por dois anos de aulas com diversas restrições. A Secretária afirma que as maiores demandas e defasagens estão na alfabetização dos alunos do primeiro e segundo ano.
Conforme NAISSA SCHAURICH, o município vai manter para o próximo ano, uma equipe pedagógica empenhada com psicóloga, fonoaudióloga e orientador educacional para concluir o processo de alfabetização, conforme estabelece o plano de educação. A Secretaria Municipal da Educação de Tunápolis trabalha com creche, educação infantil e ensino fundamental até o quinto ano. De acordo com NAISSA SCHAURICH, nesta semana estão ocorrendo os conselhos de classe em um momento importante no ano. Na próxima semana terá a entrega de avaliação e atividades diferenciadas marcando o fim de um ciclo para muitos alunos. A volta das aulas em 2023 será no dia oito de fevereiro.
Integrador Educacional aponta avanços na qualidade do ensino médio na região. A Coordenadoria Regional de Educação possui parcerias com as secretarias municipais e atende todas as escolas da rede estadual de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. O Integrador da Coordenadoria Regional de Educação, ELÓI TESSING destaca avanços constatados com os novos métodos no ensino médio que foram implantados como pioneirismo. Ele é otimista para as trilhas de aprofundamento, uma das prioridades do novo ensino médio e que terão foco especial em 2023. O sistema está no terceiro ano de implantação nas 10 escolas do projeto piloto da Regional de Educação. TESSING destaca ainda os competentes eletivos, projeto de vida e segunda língua estrangeira que contribuem para avanços na qualidade de ensino.
O Integrador Educacional lembra que o projeto foi elaborado em 2017 e implantado em 2020 e já apresenta indicadores positivos com índices consistentes de qualidade de ensino. ELÓI TESSING salienta que a Regional de Educação conquistou as três primeiras colocações no Ideb entre as escolas do ensino médio de Santa Catarina. Outra escola da região ficou em oitavo lugar. O Integrador defende a ampliação do tempo na escola com formação integral visando curso técnico ou graduações. Segundo ele este modelo de ensino faz diferença positiva de gera boa expectativa. ELÓI TESSING aponta atualização na área das tecnologias e benefícios com abrangência em todas as áreas do conhecimento. Segundo o Integrador, o laboratório vai facilitar o trabalho dos professores e proporcionar um ganho significativo aos alunos.
Extensionistas Rurais desempenham importante papel para a evolução da agricultura e agronegócio. A afirmação é do Engenheiro Agrônomo e Extensionista da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE. Ele lembra que o dia do Extensionista Rural foi celebrado em seis de dezembro, sendo que a profissão surgiu no Brasil por volta de 1950 com o objetivo de levar conhecimento, tecnologias e evolução para a agricultura, principalmente no sul do país. LUEDKE salienta que por volta de 1960 ocorreu um salto na agricultura com a “Revolução Verde”, através da adoção de novas tecnologias, adubos químicos e calcário, que trouxeram grande evolução para o meio rural. Cita também a presença forte do cooperativismo e associativismo em Santa Catarina, que realizam papel importante de apoio a essas iniciativas. Observa ainda a evolução da suinocultura e avicultura na região Oeste, que contam com grande envolvimento da Extensão Rural.
ALEISSON LUEDKE frisa que as empresas de Extensão Pública, como a Epagri em Santa Catarina, mantém o acompanhamento constante do mercado, com forte apoio à cadeia produtiva do leite e de grãos e também levando novos conhecimentos para o meio rural. O Engenheiro Agrônomo destaca que os Extensionistas precisam estar em constante atualização para acompanhar repassar as novidades para os agricultores. Cita que atualmente já estão sendo empregados drones e robótica nos processos de produção agrícola, que significam um grande avanço tecnológico no campo. A Epagri conta com mil e 700 colaboradores em Santa Catarina, dos quais 660 são Extensionistas Rurais com formação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
ALEISSON LUEDKE enaltece que também é prestado o serviço de Extensão Social com profissionais formados em Nutrição, Pedagogia e equipes multiprofissionais, com base na produção sustentável e com foco nas questões produtivas, econômicas, sociais e ambientais. O Agrônomo destaca que o diferencial dos profissionais de Extensão é que eles possuem olhar abrangente para o planejamento, encaminhamento de projetos e execução das políticas públicas promovidas pelos Poderes Públicos, em busca do desenvolvimento rural.
Vereadores de Iporã do Oeste participam de congresso estadual em Florianópolis. Evento ocorre nesta semana e é promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina. De acordo com a presidente do Legislativo Municipal, vereadora IRMÍ ROHR SCHNEIDERS, apenas um vereador e três servidores da Câmara não viajaram para participar do evento. Ela considera que o congresso é importante para a capacitação dos Edis, em busca de manter a Câmara de Iporã do Oeste como destaque pelo bom trabalho que desempenha. IRMÍ salienta que os vereadores também estão aproveitando a viagem para fazer contatos em busca de recursos para suprir os anseios da população.
O retorno dos vereadores para Iporã do Oeste será na noite desta sexta-feira. A presidente do Legislativo Municipal, vereadora IRMÍ ROHR SCHNEIDERS, salienta que os trabalhos na Câmara prosseguirão na próxima semana, com discussão de importantes Projetos que estão tramitando na casa. Neste ano serão realizadas mais duas Sessões Ordinárias, com possibilidade de convocação de Sessões Extraordinárias para que todas as propostas apresentadas sejam discutidas ainda neste ano. IRMÍ SCHNEIDERS destaca que a Câmara também vai realizar uma Audiência Pública para apresentar de forma transparente tudo o que foi realizado pelo Legislativo, sob sua presidência, em 2022.
Santa Helena inicia transporte de água para consumo humano na cidade. A escassez de chuva voltou a causar preocupação e transtornos no município. Conforme o vice-prefeito, JOÃO ROBERTO PALUDO, já está sendo feito o transporte de água para o consumo humano na cidade há mais de cinco dias, devido à escassez do liquido na Estação de Tratamento. PALUDO afirma que as chuvas irregulares são insuficientes para manter o nível, sendo necessário fazer a captação complementar de água no Rio Macaco Branco para tratamento e distribuição aos moradores. O vice-prefeito observa que atualmente o volume de água captada e transportada com caminhão pipa gira em torno de 80 mil litros por dia.
A falta de água se deve ao maior consumo no período de calor e a baixa vazão das fontes com as chuvas irregulares das últimas semanas. A observação é do vice-prefeito de Santa Helena, JOÃO ROBERTO PALUDO. Ele orienta que a população economize água e comunique os responsáveis em caso de vazamentos na rede, visando evitar desperdícios. PALUDO salienta que o município trabalhou na instalação de cisternas e abertura de açudes neste ano, após a estiagem severa registrada no fim de 2021 e nos primeiros meses de 2022. Ele acredita em impactos menores em caso de uma nova estiagem prolongada, graças aos investimentos feitos para reservação de água. Até o momento não há pedidos para o transporte de água para as propriedades e granjas no interior.
BETO PALUDO espera que as chuvas normalizem nos próximos dias. O vice-prefeito de Santa Helena afirma que os custos são elevados quando há necessidade de transportar água com caminhões pipa da prefeitura ou terceirizados. Ele cita ainda que está sendo feita a adequação de um projeto existente há vários para bombeamento de água no Rio Macaco Branco. JOÃO ROBERTO PALUDO frisa que o Projeto possui muitas irregularidades que impedem o avanço das obras. Ele espera que os impasses com a tubulação e rede de energia elétrica sejam solucionados o mais rápido possível para que possa efetivamente ser feito o bombeamento do liquido para Tratamento na Estação de Água da cidade.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que a BR 163 terá dois pontos de interrupção total do tráfego na tarde desta quinta-feira. As operações são necessárias para a sequência das obras de restauração e adequação de capacidade da rodovia. Uma das operações começou ao meio-dia em Guaraciaba, próximo à rotatória de acesso a Anchieta. A detonação de rochas deve durar duas horas nesse local. Também está ocorrendo interrupção do tráfego para movimentação da máquina pavimentadora, próximo ao cemitério da Linha Santo Antônio, em São José do Cedro. Esse trabalho deve seguir até às 13h. Os trechos estão sinalizados para maior segurança dos trabalhadores e motoristas.
Policiais efetuam duas prisões em Itapiranga. A Polícia Civil prendeu um homem, de 30 anos, por descumprimento de medida protetiva de urgência por duas vezes. A prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira, na cidade de Itapiranga. A vítima possui Medida Protetiva de Urgência desde o dia 14 de novembro, com ciência do ex-companheiro. No dia 25 de novembro, a mulher registrou um Boletim de Ocorrência relatando o descumprimento da decisão judicial, sendo instaurado Inquérito Policial para apuração dos fatos. No dia 30, a vítima, em pânico, novamente declarou outro descumprimento da Medida Protetiva, com registro de novos Boletins de Ocorrência por dano e perseguição.
A equipe da Polícia Civil concluiu a investigação e representou pela prisão preventiva do autor. Com o parecer favorável do Ministério Público, o Poder Judiciário da Comarca de Itapiranga decretou a prisão, que foi realizada na tarde desta quarta-feira. O homem foi conduzido à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Já por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão, na Rua São José, no centro da cidade de Itapiranga. O mandado de prisão de um homem, de 35 anos, ocorreu pelo descumprimento de prestação alimentícia. Após a prisão, o homem foi conduzido a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Vizinhos encontram corpo em decomposição dentro de residência em Mondaí. Foi na tarde desta quarta-feira, por volta das 13h30. Segundo informações da Polícia Militar de Mondaí, o corpo de um homem foi encontrado no Bairro Antas, após os vizinhos sentirem um cheiro forte que vinha da casa onde ele morava sozinho. A Polícia Militar informou que não foi possível afirmar as causas da morte, pois já havia deformação devido à decomposição corporal. As Polícias Civil e Cientifica foram acionadas para recolher o corpo, que foi encaminhado ao IML para realização dos exames que vão determinar a causa da morte. A Polícia Científica confirmou na manhã desta quinta-feira, que o corpo é de um homem identificado como OSMAR SOARES MACHADO, de 55 anos. O fato está sendo investigado pelas autoridades policiais, a fim de esclarecer se houve algum crime.