-STF DÁ PRAZO PARA CÂMARA EXPLICAR RITO DE VOTAÇÃO DA PEC DOS PRECATÓRIOS
-ESTADO AMPLIA NÚMERO DE REGIÕES EM RISCO MODERADO PARA COVID-19
-CIDASC REALIZA FÓRUM VIRTUAL SOBRE A FEBRE AFTOSA AMANHÃ
-CRESCE O NÚMERO DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS NÃO SOLICITADOS
-REFORMA E AMPLIAÇÃO DE CRECHE NÃO É ENTREGUE DENTRO DO PRAZO
-FALTA DE MÃO DE OBRA FAZ EMPRESAS ELEVAR SALÁRIO NA REGIÃO
-QUARTEL DOS BOMBEIROS RECEBE R$ 21 MIL EM NOVOS EQUIPAMENTOS
-NOVA FORMA DE PARTICIPAR DO NATAL DA SORTE GERA DÚVIDAS EM EMPRESÁRIOS
-CASAL BRIGA POR DIVISÃO DE BENS E UM ACABA PRESO NO INTERIOR
-IDOSO QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO MORTO EM RIO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens com possibilidade de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A explosão de um petroleiro em Serra Leoa, no oeste da África, deixou 98 mortos e dezenas de feridos neste sábado, segundo a agência de notícias americana Associated Press. Um vídeo feito com um drone mostra a destruição causada pelo incêndio que ocorreu depois que um veículo atingiu o petroleiro. A Associated Press fala em um ônibus; já a rede britânica de televisão BBC afirma que se tratava de um caminhão-tanque. Segundo um funcionário de um hospital, cerca de 30 vítimas gravemente queimadas não devem sobreviver.
Um incêndio atingiu um hospital no oeste da Índia, neste sábado, deixando 11 mortos. Todos eram pacientes com coronavírus, tinham mais de 60 anos e recebiam tratamento para a doença. Segundo o ministro da saúde, 17 pacientes com Covid-19 estavam recebendo tratamento na UTI e 11 morreram. Ele disse que o incêndio começou devido a um curto-circuito. A enfermaria do hospital havia sido construída recentemente para pacientes com coronavírus. O ministro-chefe do estado onde fica o hospital ordenou uma investigação sobre o incêndio e as condições de segurança da unidade, localizado a 250 quilômetros da capital Mumbai.
Após 20 meses de restrições, os Estados Unidos reabriram as fronteiras terrestres e a aéreas para viajantes vacinados contra covid-19 nesta segunda-feira. Para os viajantes que chegam de avião, as autoridades sanitárias solicitarão, além do certificado de vacinação e do teste negativo para Covid feito nos três dias anteriores à partida, o estabelecimento pelas companhias aéreas de um sistema de rastreamento de contatos. Para a rota terrestre, as restrições serão suspensas em duas etapas. A partir de segunda-feira, as pessoas que chegarem ao país por motivos considerados não essenciais, como família ou turismo, poderão cruzar a fronteira do Canadá ou do México, desde que estejam vacinadas.
Os saques nas cadernetas de poupança superaram os depósitos em sete bilhões 430 milhões de reais em outubro deste ano. De acordo com o Banco Central, os depósitos na modalidade de investimentos somaram 278 bilhões no mês passado. Já as retiradas de recursos totalizaram 285 bilhões 509 milhões no período. Esse foi o terceiro mês seguido com saída líquida de recursos, segundo a série histórica do Banco Central. Em setembro, sete bilhões 719 milhões também deixaram as poupanças. A saída de recursos da poupança acontece em um momento de alta da inflação. A prévia do IPCA acelerou a alta para um vírgula 20 por cento em outubro.
Os segurados convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, após pente-fino para identificar possíveis irregularidades no pagamento de benefícios, têm até a quinta-feira para agendar perícia médica. Dos 95 mil que devem passar pelo procedimento para manter o benefício por incapacidade temporária, apenas 10 mil já marcaram a perícia. Outros 85 mil podem perder o benefício. Segundo o INSS, quem não agendar a perícia no prazo terá o benefício suspenso. Esse grupo é formado por beneficiários que não foram localizados no endereço que consta na base de dados do INSS ou deixaram de marcar o exame após receber a notificação. A relação dos segurados foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro.
A ministra do Supremo Tribunal Federal, ROSA WEBER, definiu neste domingo um prazo de 24 horas para que a Mesa Diretora da Câmara e o presidente da Casa, ARTHUR LIRA, se manifestem sobre o mandado de segurança protocolado pelo ex-presidente da Câmara RODRIGO MAIA que questiona o rito de votação da PEC dos Precatórios. O prazo começa a contar assim que LIRA e a Câmara forem notificados, o que só deve acontecer nesta segunda e a resposta não é obrigatória. ROSA WEBER deve aguardar o posicionamento da Câmara para decidir se atende o pedido de MAIA para suspender a tramitação da PEC. No mandado de segurança, MAIA afirma que "o processo de aprovação ignorou por completo a Constituição e normas regimentais, numa sequência de graves violações ao devido processo legal legislativo". A votação em segundo turno está marcada para as nove horas da manhã desta terça-feira.
A prefeitura de Bombinhas está cobrando os turistas que entraram no município e não pagaram a Taxa de Preservação Ambiental. Ao longo dos últimos meses, o município enviou 227 mil 438 cartas aos devedores do pedágio. São proprietários de veículos que entraram na cidade entre novembro de 2016 e janeiro de 2021, e não pagaram a taxa. Esse modelo de execução de débitos começou a ser adotado este ano. O passivo total ultrapassava 19 milhões, o equivalente ao orçamento do Fundo Municipal de Educação de Bombinhas em 2021, mas com o envio das cartas de cobrança, o município já conseguiu recuperar três milhões e 800 mil reais. Quem recebe a carta tem 30 dias para efetuar o pagamento ou contestar a notificação. Caso contrário, será inscrito na dívida ativa do município e terá os dados protestados.
A comissão mista criada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para propor a revisão do Código Estadual do Meio Ambiente retoma nesta semana as audiências públicas presenciais para colher sugestões de atualização da legislação ambiental catarinense. Na quinta-feira, a audiência será em Rio do Sul, no auditório do Unidavi. No mesmo dia, o evento ocorre em Joinville. Na sexta-feira, Içara receberá a audiência pública da comissão mista. O ciclo de encontros regionais foi iniciado na semana passada, com audiências em Chapecó, Concórdia, Rio das Antas e Lages. Segundo o presidente da comissão mista, deputado VALDIR COBALCHINI, o público que compareceu aos eventos confirma a necessidade de revisão do código ambiental. O ciclo de encontros será encerrado no dia 18 de novembro, com a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
O mapa de risco da Covid-19 em Santa Catarina, divulgado neste sábado, indica que 12 regiões estão no nível moderado na cor azul. É o melhor resultado do Estado desde que o governo começou a elaborar a matriz de risco da pandemia. Na última atualização, mais quatro regiões passaram ao moderado, enquanto cinco estão no risco potencial alto na cor amarela, entre elas o extremo-oeste. É a quinta semana consecutiva de redução das taxas de transmissão e do registro de casos graves e mortes por coronavírus por todo o Estado. Segundo a Secretaria de Saúde, o principal fator para esse quadro positivo é o avanço da vacinação. Seis em cada dez pessoas estão vacinadas em Santa Catarina.
Aconteceu neste final de semana a Copa Oestina de Veloterra na sede campeira em São José do Cedro. Ontem o evento iniciou às oito horas com a primeira bateria da competição às 11 horas, retomando às 13 depois do intervalo de almoço. A competição envolveu mais de 300 competidores neste final de semana. Mais de mil ingressos foram comercializados antecipadamente com expectativa de receber pessoas de toda região para prestigiar a Copa Oestina de Veloterra, um dos primeiros grandes eventos incentivados e patrocinados pela prefeitura de São José do Cedro. Toda a arrecadação com a venda de ingressos na hora será destinado ao hospital da cidade. Já aqueles vendidos antecipadamente serão para custeio da Copa. O primeiro colocado deve receber uma quantia de sete mil reais. O evento ocorreu no parque Balduíno Schneider na sede campeira em São José do Cedro.
Os proprietários de terrenos que não podem ser construídos também podem solicitar a isenção da Progressividade 2022 em São José do Cedro. A informação é da fiscal de Tributos, ELIZANDRA SANTIN. Conforme ela, o período para este pedido segue até o último dia útil de dezembro. A fiscal destacou que os donos destes lotes devem apresentar documentações necessárias para comprovar que o local não pode receber construção. Apesar disso, ela relatou que apesar da isenção o proprietário deve manter o lote limpo e organizado. A fiscal destacou que as pessoas podem acessar o site do Fly e anexar os dados como matrícula atualizada do imóvel, croqui com a imagem cartográfica, planta com a localização do lote.
O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba recebeu na última semana três conjuntos de Equipamento de Proteção Respiratória. Segundo o comandante do quartel, RICARDO LUDWIG, os equipamentos totalizaram um investimento de aproximadamente 21 mil reais, sendo recursos provenientes das taxas da área técnica, como vistorias de funcionamento, habite-se e análise de projetos. Os equipamentos adquiridos serão usados em substituição aos equipamentos existentes que estão com vida útil encerrando, cerca de 15 anos. Ele ressaltou que os equipamentos novos são dotados de capuz para resgate de vítimas, instrumento que a unidade de Guaraciaba ainda não possuía e que pode ser importante para salvar vidas. Conforme o sargento os equipamentos são de suma importância para atendimento de ocorrência de incêndios e locais confinados, possibilitando ação rápida de salvamento de vidas e patrimônio, além de dar segurança e preservar a vida do Bombeiro.
A colheita do pêssego deve iniciar nesta semana no interior do município de São José do Cedro. O produtor de caqui e pêssego ENI VENDRAMIN relatou que devido às geadas tardias neste ano e depois da floração do pêssego, a propriedade deve registrar menor quantidade na colheita nesta safra. Já aquela fruta que permaneceram no pessegueiro, ele disse que durante os próximos dias deve estar começando a colheita. O produtor também destacou que sobre os químicos utilizados para controle de pragas nas plantações. Ele explicou que certos produtos acabam prejudicando ainda mais na quantidade de frutos e somados com as perdas registradas neste ano, o agricultor pode sofrer perdas expressivas. Para ele o uso de alguns produtos não deveria ser utilizado nas plantações, como por exemplo, o 2.4D. VENDRADIN salientou que as empresas compradoras dos frutos deveriam incentivar o desuso do produto ou até usá-lo dentro da quantidade correta.
Já na plantação de caqui, o produtor relatou que tem feito algumas ações para evitar uma maior perda. ENI VENDRAMIN disse que tem utilizado maior quantidade de adubo para possibilitar a floração do fruto. O produtor a tem aplicado três vezes o adubo para conseguir recuperar a plantação, e segundo ele, isso tem auxiliado. Porém, ENI relatou que não sabe se haverá a recuperação total dos frutos, sendo que em alguns anos a colheita foi positiva, já no ano seguinte teve perdas.
A Cidasc está organizando o quarto Fórum sobre a prevenção de Febre Aftosa em Santa Catarina. A informação é do coordenador estadual do programa, ODY GONÇALVES. Conforme ele, o fórum será realizado amanhã a partir das novas horas de forma virtual em todas as plataformas da empresa. O coordenador explicou que este evento vai ocorrer de forma simultânea com o décimo simpósio Brasil Sul de bovinocultura de leite. Ele salientou que a participação é gratuita, mas deve ser realizada a inscrição para possibilitar a disponibilização do link. O estado catarinense é reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação. Por isso, o fórum vai abordar as mudanças no cenário estadual na aquisição do certificado. GONÇALVES comentou que também serão abordadas as ações que Santa Catarina tem feito para a manutenção deste cenário, sendo que o estado está há mais de 14 anos nesta condição. Como também será abordada a possibilidade de ingressar de bovinos de outros estados do país que obtiveram o mesmo certificado.
Esta edição do Fórum sobre a prevenção de Febre Aftosa irá tratar sobre os impactos que Santa Catarina terá com a ingressão de dois novos estados vizinhos com área livre de febre aftosa sem vacinação. O coordenador estadual do programa, ODY GONÇALVES relatou que o estado catarinense pode sofrer com alguns impactos negativos por isso. O coordenador destacou que também será discutido rapidamente com o público sobre a notificação da peste suína nas américas. Tendo em vista que o objetivo é enfatizar sobre os cuidados que os suinocultores devem ter por causa desta peste. O convite é para que todos participem deste fórum estadual.
A unidade do Procon em São José do Cedro ainda registra golpes de empréstimos consignados. A afirmação é da coordenadora SILVANA LAZZARI. Ela relatou que neste ano foram realizados diversos atendimentos referente ao caso no município. A coordenadora explicou que os aposentados buscam questionar sobre os valores mesmo depois de não contratá-los, como também pediram o cancelamento dos valores. Ela disse que dentro do período de 30 dias ainda é possível fazer os processos de cancelamento mais fácil, após isso fica mais burocrático por envolver as financeiras. Em caso de cobranças atípicas em contratos firmados pelo próprio contratado também pode buscar o auxílio do Procon que fará análise do empréstimo. Caso algo de irregular for verificado, o Procon deve buscar a solução do problema. As cobranças adicionais de contas telefônicas ou aumento no valor do plano sem ter sido solicitado pelo contratante. Neste ano, segundo ela houve uma expressiva alta de atendimentos e na maioria dos casos o Procon conseguiu solucionar.
Implantação do novo formato da promoção Natal da Sorte em São José do Cedro gerou dúvidas nos consumidores e proprietários de estabelecimentos no município. Diferente de anos anteriores, em 2021 não haverá a tradicional cartelinha para preenchimentos de dados pessoas para concorrer aos prêmios. O objetivo desta mudança, segundo o presidente da CDL DIOGO LOCATELLI, foi trazer economia com a emissão de cartelas e facilitar ao consumidor na hora de participar dos sorteios. Esta nova forma é necessário preencher apenas uma única vez os dados, e depois apenas escanear o código usando o celular. O presidente destacou que os empresários também tiveram bastante dúvidas sobre como proceder, por isso, a CDL tem prestado auxílio aos proprietários visando sanar as dúvidas do novo jeito de participar das promoções e sorteio de final de ano.
O presidente da CDL em São José do Cedro garantiu a segurança do sistema ao gerar os códigos automaticamente na própria instituição. DIOGO LOCATELLI explicou que este sistema é o mesmo usado para sorteios de loterias. Para ele, com as novas inovações tecnológicas vivenciadas a CDL também necessitou evoluir para desburocratizar e envolver um maior número de pessoas. Ele destacou que a Associação está definindo a forma que ocorrerá o sorteio dos prêmios neste ano, sendo que em anos anteriores os sorteios eram realizados na praça. Já em 2020 o sorteio ocorreu por meio das redes sociais da CDL e da Rádio Cedro. Por isso, o presidente destacou que é esperado o cenário de pandemia para adotar medidas para o sorteio de deste ano. Sendo que a partir deste ano não há mais cartelas, mas um sistema que carrega os códigos de cada consumidor.
O banco de empregos na prefeitura de São José do Cedro tem registrado alta demanda de vagas de empregos. A informação é da secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ. A instalação deste banco foi devido às solicitações feitas pela empresa responsável pelas obras na BR 163. Ela explicou que a prefeitura realiza apenas o intermediário, sendo que o acerto de valores e horários é feito entre empregado e empregador. Atualmente o banco de empregos possui cerca de 76 vagas em aberto. Na avaliação dela, as empresas estão tendo dificuldade de encontrar mão de obra e, por isso, os interessados de municípios da região podem buscar a prefeitura do município cedrense para se candidatar a uma destas vagas. Os ramos são diversos, sendo em empresas moveleiras, construção civil, empresas especializadas em instalação elétrica ou hidráulica, além de frigoríficos. O difícil está sendo encontrar trabalhadores compatíveis com as vagas, sendo que o perfil das pessoas que solicitam emprego são qualificadas em determinadas áreas.
A secretária de Planejamento também relatou que algumas empresas com déficit de funcionários possuem compromissos para cumprir devido aos incentivos dados pelo município. KELLY FIGUEIRÓ comentou que a município cedrense solicita que as empresa mantenha um número de funcionários por causa do incentivo, sendo esta uma forma de aumentar o movimento econômico de São José do Cedro. Porém, mesmo com aumento no número de vagas, as empresas estão encontrando dificuldade de cumprir com os compromissos feitos com a prefeitura. KELLY também destacou que houve a valorização salarial devido a esta falta de empregados.
Na última semana, os alunos do quinto ano do colégio Renascer de Princesa participaram de um aprendizado intitulado “O destino do lixo que você produz”. Para conciliar teoria e prática, a escola convidou a extensionista da Epagri GRAZIELA SCHNOOR. Em sala de aula a profissional falou sobre as campanhas de recolha de lixo desenvolvidas anualmente no município e a importância destas ações. No horto da escola, a extensionista demonstrou na prática como produzir o adubo através da compostagem de materiais orgânicos. Para a Diretora do educandário NEILA HAMMES, o colégio tem se tornado uma referência em ações ambientais com grupo ambiental, a recolha de sementes na natureza com produção própria de mudas de árvores nativas e frutíferas, o horto medicinal, a recolha do óleo de cozinha, panfletagens, o espaço próprio de reflorestamento no entorno da escola e os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Há cerca de três meses começaram as obras de reforma e ampliação na creche Nossa Senhora Aparecida de São José do Cedro. Conforme a diretora, ANDRÉIA LAND, as obras estão causando pequenos transtornos na creche, porém, estes serviços visam melhorar o ambiente da unidade. Ela relatou que durante este período houve alguns imprevistos que tardaram a entrega da obra. Para a diretora os trabalhos poderiam estar um pouco mais avançados, mas devido alguns dias de chuva causou atraso no andamento das obras. Ela explicou que a creche possui cinco salas de aulas e três delas já estão com os serviços concluídos. Ela acredita que dentro de dois meses a reforma e ampliação da creche deve ser entregue. A diretora salientou que a unidade contará com a ampliação da sala dos professores, depósito, a lavanderia e novo banheiro. ANDRÉIA também comentou que a unidade já está no período para as rematrículas com objetivo de voltar com o atendimento integral no ano que vem.
A Polícia Militar Ambiental, por meio de sua unidade de São Miguel do Oeste, realizou o resgate de um animal silvestre popularmente conhecido como tamanduá-mirim em Dionísio Cerqueira. O mamífero foi entregue à Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, pelo Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Ambiental, ele teria sido atacado por cães em área urbana. O tamanduá-mirim foi entregue aos cuidados do hospital veterinário da Unoesc, onde receberá o tratamento devido para sua ampla recuperação.
A Polícia Militar de Itapiranga registrou duas ocorrências de ameaça neste final de semana. A primeira foi por volta das 13 horas e 30 minutos de sábado, na Linha Santa Fé Baixa. O boletim de ocorrência foi registrado por um homem que compareceu à sede da PM e relatou ter sido vítima de ameaça de morte. Enquanto estava ausente, outro homem, portando um facão, foi até a sua residência com o intuito de intimidar a sua família. Quando o proprietário chegou a casa, a esposa relatou a ameaça. A segunda ocorrência foi registrada por volta das 3 horas e 30 minutos da madrugada de ontem, na Rua Santa Tereza Baixo, onde ocorreu uma briga. A companheira da vítima relatou que seu filho retornou da casa de sua namorada no Rio Grande do Sul e arrombou a porta da residência e do quarto do casal, desferindo golpes de facão contra o homem. A companheira da vítima tentou intervir e foi empurrada pelo filho, causando um hematoma no braço e um corte no dedo. Conforme ela, o filho é usuário de drogas e estava embriagado.
A ocorrência de injúria e perseguição no âmbito da Lei Maria da Penha foi registrada pela Polícia Militar às 12 horas de sábado, na Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga. Populares acionaram a polícia através do pedido de ajuda de uma mulher, a qual relatou que seu marido a teria injuriado com várias palavras de baixo calão. O motivo, segundo ela, é de que o casal estaria se divorciando e precisavam dividir a propriedade. Por outro lado, o marido da vítima afirmou à polícia que jamais agrediu fisicamente a esposa e disse que só queria resolver o acerto da propriedade. O homem já possui outros boletins de ocorrências com a mesma situação. A guarnição registrou a ocorrência como crime de perseguição. Ele foi preso e ambos encaminhados à delegacia para as devidas providências.
O corpo do homem de 60 anos que estava desaparecido desde quinta-feira foi encontrado na manhã deste domingo no rio das Flores, interior de Paraíso. O idoso, que é morador de São Miguel do Oeste, foi condenado, na semana passada, a 20 anos de prisão por estupro de vulnerável. Como a decisão judicial é recente, ele ainda não havia sido preso. No sábado, familiares encontraram roupas e objetos do idoso na ponte sobre o Rio das Flores na linha Três Passos. Depois de cinco horas de buscas, os bombeiros encontraram o corpo do idoso a cerca de cinco quilômetros de ponto onde a guarnição estava trabalhando. As circunstancias da morte serão apuradas pela Polícia Civil.