-MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANUNCIA DESBLOQUEIO DE VERBAS PARA UNIVERSIDADES
-VACINAÇÃO CONTRA HPV ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA ENTRE MENINOS EM SC
-VICE-PREFEITO ACOMPANHA TRABALHOS NO INTERIOR DE SANTA HELENA
-MORADORES DE BELMONTE RELATAM PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-PROJETO DE HORTA ESCOLAR ENVOLVE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-PROGRAMAÇÃO DA FACIBEL SERÁ LANÇADA NA PRÓXIMA SEMANA
-OPERAÇÃO FESTAS DE OUTUBRO É REALIZADA NAS RODOVIAS DA REGIÃO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA CASAL FERIDO NO INTERIOR DE SJO
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou nesta sexta-feira que o exército de seu país reconquistou cerca de dois mil quilômetros quadrados de território em sua última contraofensiva, lançada no fim de setembro. Essas eram regiões que haviam sido ocupadas pelas forças russas no começo da guerra. Em discurso publicado nas redes sociais, o presidente disse que apenas nesta semana, os soldados libertaram 776 quilômetros quadrados de território no leste da Ucrania e 29 cidades, incluindo seis na província de Luhansk.
As autoridades ucranianas encontraram uma vala comum na cidade recentemente libertada de Lyman, no leste do país. A agência de notícias Ukrinform publicou um texto em que afirma que o túmulo tinha 180 corpos. A informação é atribuída a um dirigente da polícia. Tropas ucranianas libertaram Lyman do controle russo no último sábado. Em setembro, os ucranianos descobriram uma vala comum com 440 mortos perto de Izium. Alguns dos corpos estavam com as mãos amarradas. Outros mostravam sinais de terem sofrido violência.
O prefeito da cidade de Nova York, ERIC ADAMS, declarou estado de emergência nesta sexta-feira, em resposta aos milhares de imigrantes latino-americanos que têm chegado à cidade nos últimos meses, a partir da fronteira sul dos Estados Unidos. Eles estão sobrecarregando o sistema de abrigos para sem-teto na metrópole. Nova York prevê gastar um bilhão de dólares para administrar o fluxo desses requerentes de asilo. Mais de 17 mil pessoas chegaram a Nova York desde abril. Uma média de cinco ou seis ônibus chegam a cada dia, desde o início de setembro.
O preço médio da gasolina caiu pela décima quinta semana consecutiva nos postos de combustíveis do país. O litro passou de quatro reais e 81 centavos para quatro e 79, queda de zero vírgula 41 por cento, segundo o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, realizado entre os dias dois e sete de outubro, e divulgado nesta sexta-feira. O valor é o menor desde janeiro de 2021. O diesel também recuou zero vírgula seis por cento, com o valor médio passando de seis e 56 para seis e 52 o litro. Já o etanol registrou leve alta e passou de três e 37 para três e 40. O gás de cozinha também caiu um vírgula três por cento e passou de 112 reais e 13 centavos para 110 e 62.
A tarifa social de energia, programa que dá desconto na conta de luz de famílias de baixa renda, ganhou cerca de dois milhões de beneficiários ao longo deste ano, quando entrou em vigor o cadastro automático. O número é inferior à projeção inicial da Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável pela administração do programa, que imaginava a inclusão de mais de 11 milhões de famílias. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pelo diretor-geral da Aneel, SANDOVAL DE ARAÚJO FEITOSA NETO. Dados da Aneel mostram que, em dezembro de 2021, quando o cadastro automático ainda não estava em vigor, o número de beneficiários da tarifa social era de 12 milhões e 700 mil. Desde março, o número varia entre 14 milhões e 14 milhões e 800 mil.
O ministro da Educação, VICTOR GODOY, publicou um vídeo nesta sexta-feira, afirmando que as universidades, institutos federais e a Capes terão recursos desbloqueados. Na última sexta-feira, o Ministério da Economia determinou que o Ministério da Educação bloqueasse dois bilhões e 400 milhões de reais, com a promessa de que o valor voltará a ser liberado em dezembro. Em Santa Catarina, a UFSC e o IFSC tiveram cinco milhões bloqueados com o novo contingenciamento do governo federal. O ministro informou que o limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e para a Capes.
De volta à rotina do mandato, o governador CARLOS MOISÉS decidiu que vai embarcar para o Egito no início de novembro para participar da COP27, a conferência do clima, que discutirá os novos compromissos globais para redução dos impactos das mudanças climáticas. No ano passado MOISÉS esteve na Escócia, na COP26, quando o foco das discussões foi a transição energética. Desta vez, o assunto principal é a criação de um mecanismo de financiamento de perdas e danos. Os debates são entre os países e lideranças globais, mas os governadores assumiram os próprios compromissos e acordos em discussões paralelas. Os debates interessam especialmente a Santa Catarina devido às usinas termoelétricas a carvão.
Candidato a deputado estadual nas Eleições 2022, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO está de volta à secretaria de Estado de Saúde. Até o final de março deste ano, ele era secretário da pasta. No entanto, desta vez RIBEIRO vai ocupar outro cargo: superintendente dos Hospitais Públicos. A nomeação feita pelo governador CARLOS MOISÉS foi efetivada na quinta-feira. LUCIANO BULLIGON, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico, foi nomeado nesta quinta-feira como assessor especial na Casa Civil. RENÊ MENESES, ex-presidente da Santur também não foi eleito para a Alesc e voltou como assessor especial.
A vacinação contra o HPV entre meninos de nove a 14 anos está abaixo da média de 80 por cento em Santa Catarina. De acordo com o Ministério da Saúde, enquanto 79 vírgula 76 por cento das meninas já tomaram a primeira dose, entre os garotos a parcela imunizada é de 63 vírgula 63 por cento. Os quatro tipos mais frequentes da doença, que são prevenidos pela vacinação, podem causar verrugas ou até mesmo câncer. Para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos, a vacinação é recomendada no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. As meninas que estão com o esquema completo são 63 vírgula 59 por cento em Santa Catarina, enquanto apenas 45 vírgula 97 por cento dos meninos tomaram a segunda dose.
Comissão Organizadora realiza reunião para definir novos detalhes da FACIBEL 2023. A informação é da representante do setor do comércio de Belmonte, CLEIDIANE MISTURA. Conforme ela, a reunião realizada na quarta-feira contou com a participação de representantes de todas as empresas expositoras para tratar sobre o regulamento interno, horários e programação da feira. Também foram discutidas as demandas dos expositores quanto a necessidade de estrutura física e reserva de estandes. CLEIDIANE salienta que na oportunidade os empresários foram incentivados a buscar parcerias com seus fornecedores para realizar uma grande exposição, com diversidade de produtos.
CLEIDIANE MISTURA salienta que a partir da reunião ficou definida a programação e os horários da feira, que serão divulgados a partir da próxima semana. A FACIBEL - Feira da Agropecuária, Comércio e Indústria de Belmonte vai ocorrer nos dias seis, sete e oito de janeiro de 2023, junto com as comemorações do aniversário do município. CLEIDIANE destaca que os próximos meses serão de intenso trabalho para preparação dos espaços e divulgação do evento. Ela observa que muitas etapas já foram concluídas, porém, o trabalho agora será intensificado com foco nos meios de comunicação, banners, redes sociais e panfletagem. Ela antecipa que uma ampla estrutura estará à disposição dos visitantes na FACIBEL 2023.
AEST promove campanha de adesão ao Cartão Útil Natal. De acordo com a agente comercial da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, SIRIANE DRESCHLER, o cartão pré-pago Útil Natal é destinado para as empresas que desejam presentear seus colaboradores neste fim de ano. Ela explica que o pré-requisito para fazer a adesão é ser associado da AEST. O cartão não possui custos administrativos e o empresário define o valor que deseja presentar o colaborador. Ela ressalta que também está ocorrendo o credenciamento dos estabelecimentos interessados em aceitar o Cartão Útil Natal como forma de pagamento, desde que as empresas também sejam associados da entidade.
SIRIANE DRESCHLER salienta que o Cartão Útil é uma forma moderna e menos burocrática para os empresários valorizarem os trabalhadores. Ela observa que com ele não há necessidade da compra e conferência de itens da forma que ocorre quando a premiação é feita com cestas de produtos, por exemplo. Além disso, o presenteado poderá usar o valor para comprar algo que lhe for mais pertinente. A agente comercial da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis informa que os interessados podem procurar a entidade para aderirem ao cartão Útil Natal. Em caso de dúvidas, os empresários podem entrar em contato por telefone ou WhatsApp, através do número: 3632-1564.
Projeto de Horta Escolar envolve alunos do Ensino Fundamental. Atividade é realizada com o sexto ano da Escola de Linha Lajú, interior de Mondaí. Conforme a professora de ciências, CHARLENE COPINI, o objetivo é de conscientizar os alunos para a necessidade de cuidados com o meio ambiente e fazer com que eles conheçam os ciclos alimentares com semeadura, cultivo, cuidados com as plantas e colheita dos alimentos. Dentro do Projeto também são trabalhados aspectos relacionados às práticas da boa alimentação, com foco na utilização de adubação orgânica. A professora salienta que o objetivo é de tornar a horta auto sustentável e futuramente vender a produção para gerar um retorno financeiro, que será utilizado em prol dos alunos e para a compra de sementes e mudas de hortaliças.
CHARLENE COPINI destaca que o trabalho para a criação da horta começa na sala de aula. Cita a abordagem de vários conteúdos teóricos sobre aeração, adubação, nutrição, fotossíntese e outros detalhes de cada planta. Depois ocorre o trabalho prático na horta com a preparação dos canteiros para o plantio. Conforme a professora, foi criada uma composteira caseira para aproveitamento dos restos da merenda escolar como forma de adubação orgânica. Após a preparação do solo, ocorre a semeadura e plantio das hortaliças com sementes e mudas adquiridas pela APP da escola. Após a venda da primeira colheita, a horta deverá se tornar auto sustentável e os próprios alunos poderão comprar novas sementes e mudas para a sequência do Projeto.
A segunda Edição da Expo Construir está sendo realizada neste sábado e domingo em Iporã do Oeste. O evento é promovido pelo Núcleo da Construção Civil, com apoio da ACIIO - Associação do Comércio e Indústria. De acordo com o coordenador do Núcleo, TIAGO BERWANGER, a exposição setorial tem como tema: “O mercado da construção em um só lugar” e acontece no pavilhão católico do município. O intuito da Expo Construir é de mostrar o potencial do setor e de todas as empresas da construção civil de Iporã do Oeste. BERWANGER salienta que neste ano a exposição conta com a participação de 20 empresas envolvendo engenheiros, arquitetos, projetistas, indústria de móveis, materiais de construção, materiais elétricos, tintas, acabamentos, decoração, imobiliárias, bancos e cooperativas de crédito.
Conforme o coordenador, essa é uma ótima oportunidade de negócios para quem está pensando em construir, reformar ou ampliar. Os atrativos serão os acabamentos, decoração e automação residencial. Além de ótimas oportunidades de negócio, a exposição também serve como momento de lazer para a população, que pode visitar os estandes no pavilhão católico. A entrada é gratuita e a praça de alimentação conta com excelente estrutura para atender bem os visitantes. Hoje o atendimento será até às 19h e no domingo, será das 09h às 17h, sem intervalo ao meio dia. TIAGO BERWANGER pontua que o objetivo do Núcleo da Construção Civil, vinculado à ACIIO-CDL, é de tornar o evento permanente e anual, sempre buscando melhorias e crescimento no número de expositores, visitantes e negócios.
Moradores de Belmonte relatam problemas no abastecimento de água. Conforme informado pelos ouvintes ao departamento de jornalismo da Rádio Oeste, as torneiras amanheceram com água turva e com baixa vazão na manhã de ontem. A reportagem procurou a Casan para apurar o que ocasionou os problemas relatados. Conforme o chefe do escritório municipal de Descanso, RICARDO LENZ, a interrupção do abastecimento aconteceu devido a danificação de equipamentos pelas descargas elétricas durante o temporal da madrugada desta sexta-feira. Ele destaca que a manutenção dos equipamentos iniciou imediatamente, visando solucionar a falta de água. LENZ explica que devido à baixa pressão houve suspensão do material sedimentado, que provocou uma coloração turva da água nas residências.
RICARDO LENZ salienta que a Casan busca solucionar os problemas no menor tempo possível. Conforme o chefe do escritório municipal de Descanso, a população e as prefeituras são parceiras no relato de problemas em diversos pontos, pois os funcionários não conseguem verificar toda a extensão da rede em busca de vazamentos ou outros problemas. LENZ informa que em caso de necessidade, a população pode abrir um protocolo de atendimento através do aplicativo ou site da Casan, bem como através do telefone: 3623-0375. Atualmente a Casan está instalando uma nova adutora de água tratada e uma nova rede de distribuição com cerca de 17 quilômetros no município de Descanso.
Vice-prefeito de Santa Helena acompanha trabalhos no interior do município. O foco principal foi nas localidades de Linha Liberdade e Aparecida, que vão promover festas comunitárias nos próximos dias. JOÃO ROBERTO PALUDO salienta que o Departamento de Transportes e Obras efetuou melhorias com cascalhamento nos arredores dos salões comunitários, principalmente na Linha Aparecida, que necessitava de maior atenção. Também foi feito o patrolamento das estradas gerais para que as comunidades possam receber bem os visitantes nos eventos deste domingo e também no feriado da próxima quarta-feira. O vice-prefeito avalia que todos os trabalhos estão fluindo bem no decorrer deste ano, apesar dos períodos prolongados de chuva. Com a proximidade do fim do ano, ele informa que restam poucas estradas para serem melhoradas no interior do município e essa atenção será dispensada nos próximos meses.
JOÃO ROBERTO PALUDO enfatiza que o objetivo é de deixar todas as estradas em boas condições até o início de janeiro para que os servidores possam tirar férias. Em relação ao parque de máquinas, o vice-prefeito destaca que o município conta com duas patrolas, porém, uma delas está em manutenção e tem causado atrasos no avanço dos trabalhos. Por outro lado, neste ano foram recebidas uma retroescavadeira e um caminhão novos que já estão sendo empregados no dia a dia dos trabalhos do DTO. O vice-prefeito salienta que o objetivo da administração de Santa Helena para os primeiros meses de 2023 é concluir o processo burocrático e efetivar a compra de uma patrola nova para o DTO.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste iniciou às 08h deste sábado, a Operação Festas de Outubro. As ações também serão desenvolvidas entre os dias 14 e 16 de outubro e no dia 06 de novembro. A fiscalização será intensificada na Rodovia SC-163 de Iporã do Oeste a Itapiranga e na Rodovia SC 496, de Descanso a Tunápolis. O objetivo é de evitar acidentes de trânsito com condutores que ingeriram bebidas alcoólicas. Durante os dias de operação serão empregadas aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como Drones, que auxiliam no policiamento preventivo e na identificação de condutores que estejam colocando em perigo os demais usuários da rodovia. A Polícia Militar Rodoviária alerta que a embriaguez ao volante foi a principal infração de trânsito responsável pelos 24 óbitos registrados em acidentes de trânsito no ano de 2021.
O empresário de São Miguel do Oeste que foi atropelado na calçada de uma empresa na Avenida Willy Barth, no dia 13 de setembro, teve a perna parcialmente amputada devido à gravidade dos ferimentos. A informação foi confirmada ao Portal Peperi pela esposa da vítima. Ela contou que foram várias tentativas para salvar a perna, mas não foi possível devido a possibilidade da infecção piorar o quadro do paciente. A cirurgia foi realizada na cidade de Chapecó. Ela também contou que o empresário está muito abalado com a situação e que a vida de todos já mudou e vai mudar completamente devido a amputação. A família agradece as diversas mensagens de apoio que tem recebido.
Um homem, sem sinais de violência, foi encontrado morto em uma residência no interior de São Miguel do Oeste. Conforme a Polícia Militar, a ocorrência de encontro de cadáver foi registrada na comunidade conhecida como Pedreira, por volta das 18h desta sexta-feira. De acordo com a família, o homem morava sozinho no local. Quando familiares foram até a casa, encontraram o homem sem vida em frente ao sofá. Segundo a família, ele possuía histórico de alcoolismo. A Polícia Civil foi acionada, realizou os levantamentos e em seguida liberou o corpo para a família.
Um grave acidente foi registrado por volta das 06h30 deste sábado, na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu um Santana com placas de Coronel Freitas e uma Strada emplacada em São Miguel. Segundo o motorista da Strada, ele seguia no sentido ao centro, quando o Santana invadiu sua preferencial. Com o impacto, o Santana quase se partiu ao meio. Apesar da grave colisão, os condutores não tiveram ferimentos. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado e fez todo o atendimento e limpeza de pista no local. A Polícia Rodoviária Federal também foi chamada e fez todos os levantamentos da ocorrência. Moradores e motoristas novamente cobraram o melhoramento da sinalização na Willy Barth, bem como a recolocação de semáforos no local, a fim de organizar o trânsito e evitar que novos acidentes aconteçam.
Uma colisão entre carro e moto deixou um casal ferido no interior de São João do Oeste. O acidente foi registrado por volta das 19 horas desta sexta-feira, na SC 163, em Beato Roque. A colisão envolveu um veículo Voyage, placas Mercosul, conduzido por um idoso de 71 anos, e uma motocicleta XTZ de Mondaí, com dois ocupantes. A moto fazia o sentido Itapiranga a Mondaí e o carro fazia o sentido contrário. A colisão ocorreu quando o veículo foi acessar a entrada do Clube de Beato Roque. O condutor e a caroneira da moto sofreram ferimentos. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu a mulher, de 20 anos, que sofreu ferimentos no joelho direito. O condutor, de 24 anos, foi atendido pelo SAMU, com suspeita de fratura na perna esquerda. Ambos foram conduzidos para o Hospital de São João do Oeste. O condutor do Voyage não se feriu. A Polícia Militar Rodoviária também esteve presente na ocorrência para os levantamentos necessários.