ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 08 10 2021

-STF NEGA VOLTA DOS SHOWMICIOS EM CAMPANHAS ELEITORAIS NO PAÍS

-ALESC FARÁ OITO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA REVISAR CÓDIGO AMBIENTAL DE SC

-DECORAÇÃO ESPECIAL DE NATAL SERÁ LEVADA PARA AS RUAS NO MÊS QUE VEM

-VEREADORES APROVAM PEDIDO PARA ESTADO DESTINAR RECURSOS PARA REDES FEMININAS

-PREFEITO DIZ QUE PEC QUE AUMENTA REPASSE DO FPM É UMA CONQUISTA DOS MUNICÍPIOS

-CORPO ENCONTRADO EM VALA ROCHOSA É DE RAPAZ QUE ESTAVA DESAPARECIDO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ALICIAR MENORES PARA O TRÁFICO DE DROGAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Os jornalistas MARIA RESSA e DMITRY MURATOV ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Academia Real das Ciências da Suécia. A academia afirmou que RESSA e MURATOV receberam o Nobel da Paz "pela corajosa luta" nas Filipinas e na Rússia e que a liberdade de expressão "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura". Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus países e vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de seis milhões e 300 mil dólares. MURATOV é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados.

O governo da Argentina anunciou na terça-feira o fim do sistema de cotas de pessoas que podem entrar diariamente no país e a eliminação dos testes de antígenos pelos quais todos os passageiros devem passar ao aterrissar. As duas imposições limitavam o número de voos e o funcionamento das companhias aéreas, situação que deve mudar a partir do dia 19, à medida que a demanda por viagens a Buenos Aires aparecer. A restrição entrou em vigor em 25 de dezembro de 2020, impondo um limite diário de duas mil pessoas através de Buenos Aires, o único aeroporto habilitado para a entrada no país.

O Congresso americano estuda criar uma lei que pode barrar a importação pelos Estados Unidos de itens como soja, cacau, gado, borracha, óleo de palma, madeira e seus derivados de países com índices altos de desmatamento florestal se o produtor rural e o importador americano não comprovarem que as origens desses produtos ocorreram fora de áreas ilegalmente desmatadas. O projeto legislativo foi apresentado na última quarta é o mais abrangente marco legal no tema proposto nos Estados Unidos nos últimos anos. A medida pode atingir o Brasil que deverá se consolidar neste ano como o quarto maior exportador de carne bovina congelada aos Estados UnidosUA e atualmente já é o maior fornecedor de material bruto para fabricação de assentos de couro de automóveis. Esses seriam os mercados em maior risco.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 270 votos a 115, o projeto de lei que retoma a propaganda partidária no rádio e na TV. Extinta em 2017, a propaganda partidária tinha como objetivo divulgar, por exemplo, as ações das legendas. É diferente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários eleitorais gratuitos, nos anos em que há eleições, para a promoção de candidaturas. De autoria do Senado, a redação original propunha que as inserções fossem pagas com recursos públicos do Fundo Partidário, que receberia novos aportes da União para cobrir os gastos. Na Câmara, o relator, deputado ALTINEU CÔRTES, decidiu retomar o modelo existente antes da extinção, no qual as propagandas partidárias eram financiadas com compensações fiscais às emissoras que as veiculavam. Como o relatório aprovado é diferente do aprovado no Senado, o texto será submetido a nova análise dos senadores.

O Supremo Tribunal Federal autorizou nesta quinta-feira, por sete votos a três, a participação de artistas em eventos de arrecadação de recursos para candidatos nas eleições 2022. Também por maioria, com placar de oito votos a dois, o plenário negou o retorno dos chamados "showmícios" com participação não remunerada de artistas. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. A ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL, que defendem que as apresentações gratuitas devem ser liberadas e que a proibição fere a liberdade de expressão. A argumentação não foi aceita pelo STF. O processo eleitoral de 2022 começou na última quarta-feira, com a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas.

A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que prevê o retorno presencial ao trabalho de mulheres grávidas que estejam imunizadas contra a covid-19. Também poderão deixar o teletrabalho as gestantes que se recusarem a receber a vacina contra a doença, desde que assinado um termo de consentimento. O projeto recebeu 296 votos favoráveis e 121 contrários. A matéria altera a Lei que previa o afastamento das gestantes das atividades presenciais. Se a proposta passar pelo crivo do Senado e for sancionada pelo presidente da República, JAIR BOLSONARO, o empregador poderá optar por manter o regime de trabalho remoto.

O governador CARLOS MOISÉS autorizou a liberação de 21 milhões e 900 mil reais para instituições especializadas de ensino de 35 cidades da região oeste do estado. A formalização do repasse ocorreu durante uma solenidade no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Os investimentos fazem parte do programa SC Mais Inclusiva. Segundo o governo, já são mais de 200 milhões em projetos aprovados que estão sendo disponibilizados para todas as regiões. Entre as cidades beneficiados, 15 ficam no extremo-oeste. Juntas, elas vão receber cerca de oito milhões de reais. No extremo-oeste, o recurso será repassado para as Apaes. Os maiores valores são para as escolas especiais de Anchieta e Descanso: 700 mil reais para cada uma.

O governador CARLOS MOISÉS vai assinar um decreto que estabelece a distribuição de absorventes higiênicos a estudantes de baixa renda em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Administração autorizou a aquisição e a Casa Civil está tratando da publicação, prevista para os próximos dias. A licitação deve prever a compra de 600 mil absorventes pelo Estado. Além da distribuição de material de higiene, o decreto prevê palestras, ações de orientação e conscientização. O objetivo é combater a pobreza menstrual e evitar a evasão escolar, dois problemas que estão diretamente relacionados. A iniciativa do Estado coincide com o veto do presidente JAIR BOLSONARO à distribuição de absorventes pelo governo federal, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional.

A Comissão Mista da Assembleia Legislativa que trabalha pela revisão do Código Ambiental do Estado definiu novo cronograma, com prorrogação por mais 60 dias. Também estabeleceu as datas das oito audiências públicas que serão realizadas no Estado sobre o tema. A primeira audiência será em Chapecó dia 28 deste mês e no mesmo dia, será realizada em Concórdia. A última será em Florianópolis no dia 18 de novembro, na Alesc. O deputado VALDIR COBALCHINI, presidente da Comissão Mista, adiantou que a apresentação do relatório final será dia 23 de novembro. Junto, será apresentado o projeto de lei que vai tramitar nas comissões da Alesc e deverá ser votado ainda este ano. Ele citou que Santa Catarina foi um dos primeiros estados a elaborar e aprovar um Código Ambiental, mas que agora chegou o momento atualizar a lei.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir o contexto que envolve crianças e adolescentes no município. O programa de amanhã vai analisar o tema pelas perspectivas do acesso e das violações de direitos. O debate vai contar com a participação da presidente do conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, CLAUDIA VIZENTIN, da coordenadora do conselho tutelar, GENI DE OLIVEIRA e oficial de justiça da infância e juventude, JOCIELE SCARIOT. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre os 52 anos de fundação da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. O programa vai receber o presidente da Acismo DANIEL DE SOUZA. Ele vai fazer um resgate da história da entidade, avaliar a contribuição da associação para o desenvolvimento do município e o papel atual da Acismo. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA está agendada para as 11 e meia da manhã.

A proliferação da “Alface d´água” no rio das Flores foi provocada pela presença de nitrogênio nitrato e fósforo total na água. A informação é do comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. O resultado consta na análise feita pela Unoesc. O fenômeno mudou a paisagem entre os municípios de Bandeirante e Belmonte e vem chamando a atenção de moradores e dos órgãos ambientais. MINUSCOLI disse que não se sabe ao certo o causou a alteração que levo a proliferação das plantas. Ele citou ainda que a Companhia Energética do Rio das Flores foi procurada pela Polícia Militar e prestou todos os esclarecimentos. A empresa vai buscar a licença ambiental para realizar a remoção dos ‘Alfaces D’água’ do local.

Oito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira. Outras seis pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 85 moradores ainda estão com o vírus ativo. Dois estão internados no hospital e 83 estão em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, são sete internados na UTI e na enfermaria, apenas um. As taxas de ocupação são de 28 por cento na UTI e de seis por cento na enfermaria. Em relação a campanha de vacinação, hoje está sendo aplicada a segunda dose da Pfizer para os vacinados em 22, 29 e 30 de julho. Amanhã, será aplicada a segunda dose Pfizer para os vacinados em 31 de julho e 03 e 04 de agosto. A imunização acontece na Praça Walnir Bottaro Daniel, hoje até as quatro horas da tarde e amanhã até o meio dia.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de lei que trata da composição do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Combate ao Álcool e outras Drogas. A nova redação prevê que o conselho será integrado por um representantes de órgãos governamentais e das sociedade civil. São quatro cadeiras para órgãos do poder público: secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Polícia Militar. As entidades que não estão ligadas ao poder público tem cinco vagas que serão ocupadas pela Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, Ordem dos Advogados do Brasil, Unoesc, clubes de serviços e grupos familiares Al-Anon ou Alcoólicos Anônimos. O projeto também revogou o artigo que previa como sede do conselho a Secretaria de Ação Social.

Os vereadores aprovaram, na noite de ontem, uma moção para que o governo do estado inclua no Orçamento de 2022 repasses financeiros às redes femininas de combate ao câncer. A proposta é dos vereadores do MDB, CARLOS AGOSTINI e MOACIR FIORINI. Os vereadores destacaram a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas redes femininas há mais de 40 anos, prestando atendimento e promovendo à saúde da mulher, especialmente exames e consultas para as mulheres portadoras de câncer. Os vereadores citaram que as entidades enfrentam dificuldades financeiras e realizam atividades para a arrecadação de fundos. Por isso, de acordo com FIORINI e AGOSTINI, seria de extrema importância que o poder público assuma a responsabilidade de fazer repasses financeiros para contribuir na manutenção destas instituições.

Outra moção aprovada pelos vereadores na noite de ontem reivindica a implantação do serviço de radioterapia no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O pedido é da vereador LUCINE BISNFELD do PT. A vereadora explicou que a radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que tem como objetivo destruir ou impedir o crescimento das células tumorais por meio da aplicação de radiação, diretamente no tumor. Ela comentou que os pacientes de São Miguel do Oeste e da região são encaminhados para os municípios de Chapecó e Cascavel, o que causa um grande desconforto aos pacientes e familiares, uma vez que as viagens são cansativas e desgastantes. O pedido será enviado ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e ao secretário de saúde ANDRÉ MOTTA RIBEIRO.

A câmara de vereadores também aprovou, na sessão de ontem à noite, dois pedidos na área da educação. Uma indicação é de autoria de PAULO DRUMM do PSD. Ele solicita ao prefeito que estude a possibilidade de editar um projeto de lei para pagamento de remuneração mínima aos profissionais do magistério municipal, equiparando os salários da rede municipal com os do magistério estadual de Santa Catarina. A indicação foi aprovada por unamidade. Outro pedido é uma moção do vereador NINI SCHARNOSKI do PL. Ele solicitou uma extensão da Escola Cívico-Militar no Bairro Santa Rita. O vereador disse que o bairro fica isolado dos demais, que possui uma quantidade considerável de moradores e que a Escola Cívico-Militar "é um projeto que já deu certo". A moção foi aprovada por maioria, com voto contrário de TUDI BINSFELD e ausência de CRIS ZANATTA.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste está na reta final com os preparativos para o Natal 2021. A informação é do secretário, ELIAS ARAUJO. De acordo com ele, o trabalho está intenso, especialmente no barracão de Natal. Ele lembrou que houveram questões pontuais em relação aos materiais usados, visto o aumento expressivo nos preços. Segundo ele, por pouco o projeto para o final de ano não foi revisto e alguns enfeites retirados, porém, em conversa com a Administração houve um replanejamento e as ideias inicias foram mantidas pela secretaria.

As decorações de Natal em pontos tradicionais de São Miguel do Oeste serão mantidas nesse ano. A afirmação é do secretário, ELIAS ARAUJO. Conforme ele, os enfeites devem permanecer nas principais rótulas da cidade, além da decoração na Avenida Getúlio Vargas. Já em relação a praça Walnir Bottaro Daniel, ele explicou que nesta edição, os materiais que ficavam somente na área coberta serão colocados em toda a extensão da praça. O objetivo é fazer neste ano uma decoração mais ampla, valorizando todo o espaço da praça Walnir Bottaro Daniel.

A decoração na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel será somente na parte aérea nesta edição. O comentário é do secretário de Cultura de São Miguel do Oeste, ELIAS ARAUJO. Ele disse que também haverá um portal de boas-vindas. No restante do local, a ideia é colocar um espaço de brinquedo e uma praça de alimentação. Como de praxe, a decoração ficará exposta por 30 dias e nesse período haverá atividades festivas, religiosas e musicais, além de um espaço para alimentação. ELIAS ARAUJO adiantou que a abertura do Natal de São Miguel do Oeste deve ocorrer no dia quatro de dezembro, porém, a data ainda não está totalmente acertada.

A programação completa do Natal 2021 de São Miguel do Oeste deve ser divulgada em breve. A declaração é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. Ele pontuou que parcerias ainda estão sendo fechadas com a Câmara de Dirigentes Lojistas e Acismo. Ele confirmou que nesta edição haverá food truck na área coberta da praça central e o objetivo é priorizar o comércio local.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste pretende que a praça de alimentação funcione todos os dias na praça Walnir Bottaro Daniel. A expectativa é do secretário, ELIAS ARAUJO. Ele citou que também haverá o palco aberto especial de Natal com apresentações todos os domingos e eventualmente aos sábados. Ele garantiu que conversas estão sendo mantidas com os empresários da cidade e nas próximas semanas devem ser definidos os nomes quem vão participar com os food truck. ELIAS ARAUJO projetou uma grande movimentação de visitantes de São Miguel do Oeste e da região Extremo Oeste durante o mês de dezembro na praça Walnir Bottaro Daniel.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, a proposta de emenda constitucional que aumenta em um por cento o repasse de um por cento do FPM para os municípios no mês de setembro. O aumento será gradativo a partir de 2022. A proposta determina um acréscimo escalonado começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 chegando a um por cento a partir de 2025. A estimativa da câmara dos deputados é que o aumento do FPM em setembro vai injetar cerca de 80 bilhões adicionais nos cofres municipais em 2025. O presidente do consórcio de desenvolvimento da Ameosc, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a aprovação da PEC é uma vitória para os municípios da região.

De acordo com o prefeito de Guarujá do Sul, a PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro terá um impacto positivo para os cofres das prefeituras. CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER citou o exemplo do próprio município. Em julho, que já tem um por cento de repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios, a prefeitura de Guarujá do Sul teve um acréscimo de 360 mil reais no repasse. A expectativa é que esse valor adicional também seja repassado em setembro a partir do ano que vem. Ele disse que a medida vai auxiliar no desenvolvimento das cidades, na execução de políticas públicas, serviços e investimentos para melhorar a vida das pessoas. WESCHENFELDER lembrou que o FPM representa a maior parte da receita para a maioria dos municípios do extremo-oeste.

Apesar da PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro, a divisão dos recursos ainda é injusta com as prefeituras. Segundo o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Ameosc, CLAUDIO WESCHENFELDER, ainda é preciso avançar na discussão e elaboração de um novo pacto federativo com um percentual maior de recursos para os municípios. O prefeito disse que o desafio das entidades municipalistas, como a Ameosc, é buscar repasses extras do FPM em todos os meses do ano e não apenas em julho, setembro e dezembro como é atualmente.

O Corpo de Bombeiros atendeu dois acidentes de trânsito praticamente no mesmo horário no final da tarde desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O primeiro aconteceu por volta das seis horas na Avenida Willy Barth, proximidades da antiga Zappy Club. Foi uma colisão traseira envolvendo um carro e uma motocicleta. O condutor da moto foi atendido pelos socorristas e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos leves. O segundo acidente aconteceu cerca de cinco minutos depois na rua Waldemar Rangrab, Bairro Jardim Peperi. Um ciclista foi atropelado por um veículo. Ele foi atendido pelos bombeiros e encaminhado ao atendimento médico.

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso cumpriu, na tarde desta quinta-feira, mandados de busca e apreensão contra um homem suspeito de aliciar menores para comercializar drogas no Bairro Santa Rita. Os mandados judicias foram cumpridos em operação da Polícia Civil e da Polícia Militar. Durante as buscas, o cão Axel do Canil Setorial da PM localizou uma sacola plástica contendo 134 gramas de maconha. A droga estava em uma das três casas foram alvos da operação. Um homem foi preso e levado para a delegacia. A equipe policial da DPCAMI trabalha agora na conclusão da investigação com posterior encaminhamento do procedimento ao Poder Judiciário e Ministério Público.

O corpo de um rapaz que estava desaparecido foi localizado na tarde de ontem no interior de Princesa. A família de BRAIAN DE LARA, de 17 anos, comunicou o desaparecimento na terça-feira. Ontem, ele foi encontrado por volta das duas horas da tarde em uma vala profunda rochosa na Linha Sagrada Família. A motocicleta que o jovem conduzia também foi encontrada nas proximidades do corpo. Os profissionais das forças de segurança tiveram dificuldades para acessar o local. O corpo de BRAIAN foi encontrado por um familiar que acionou a Polícia. Outro familiar do rapaz informou ao portal da Peperi que os dois estavam trabalhando em uma propriedade rural quando o gado escapou e os dois foram atrás do animal. Em dado momento, BRAIAN se separou do cunhado e não foi mais encontrado. A suspeita é de que ele perdeu o controle da moto e caiu na ribanceira. A Polícia Civil vai investigar as causas da morte do rapaz.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.