-STF NEGA VOLTA DOS SHOWMICIOS EM CAMPANHAS ELEITORAIS NO PAÍS
-ALESC FARÁ OITO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA REVISAR CÓDIGO AMBIENTAL DE SC
-FENÔMENO ALFACE D'ÁGUA CHEGA AO RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA
-GOVERNO ANUNCIA MAIS DE TRÊS MILHÕES DE REAIS PARA A SC 283
-CAMINHOS DA FÉ SERVE DE EXEMPLO PARA O TURISMO RURAL NA REGIÃO
-EXPO SÃO JOÃO É TRANSFERIDA PARA 2023
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS COM ADOLESCENTES
-ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os jornalistas MARIA RESSA e DMITRY MURATOV ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Academia Real das Ciências da Suécia. A academia afirmou que RESSA e MURATOV receberam o Nobel da Paz "pela corajosa luta" nas Filipinas e na Rússia e que a liberdade de expressão "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura". Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus países e vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de seis milhões e 300 mil dólares. MURATOV é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados.
O governo da Argentina anunciou na terça-feira o fim do sistema de cotas de pessoas que podem entrar diariamente no país e a eliminação dos testes de antígenos pelos quais todos os passageiros devem passar ao aterrissar. As duas imposições limitavam o número de voos e o funcionamento das companhias aéreas, situação que deve mudar a partir do dia 19, à medida que a demanda por viagens a Buenos Aires aparecer. A restrição entrou em vigor em 25 de dezembro de 2020, impondo um limite diário de duas mil pessoas através de Buenos Aires, o único aeroporto habilitado para a entrada no país.
O Congresso americano estuda criar uma lei que pode barrar a importação pelos Estados Unidos de itens como soja, cacau, gado, borracha, óleo de palma, madeira e seus derivados de países com índices altos de desmatamento florestal se o produtor rural e o importador americano não comprovarem que as origens desses produtos ocorreram fora de áreas ilegalmente desmatadas. O projeto legislativo foi apresentado na última quarta é o mais abrangente marco legal no tema proposto nos Estados Unidos nos últimos anos. A medida pode atingir o Brasil que deverá se consolidar neste ano como o quarto maior exportador de carne bovina congelada aos Estados UnidosUA e atualmente já é o maior fornecedor de material bruto para fabricação de assentos de couro de automóveis. Esses seriam os mercados em maior risco.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 270 votos a 115, o projeto de lei que retoma a propaganda partidária no rádio e na TV. Extinta em 2017, a propaganda partidária tinha como objetivo divulgar, por exemplo, as ações das legendas. É diferente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários eleitorais gratuitos, nos anos em que há eleições, para a promoção de candidaturas. De autoria do Senado, a redação original propunha que as inserções fossem pagas com recursos públicos do Fundo Partidário, que receberia novos aportes da União para cobrir os gastos. Na Câmara, o relator, deputado ALTINEU CÔRTES, decidiu retomar o modelo existente antes da extinção, no qual as propagandas partidárias eram financiadas com compensações fiscais às emissoras que as veiculavam. Como o relatório aprovado é diferente do aprovado no Senado, o texto será submetido a nova análise dos senadores.
O Supremo Tribunal Federal autorizou nesta quinta-feira, por sete votos a três, a participação de artistas em eventos de arrecadação de recursos para candidatos nas eleições 2022. Também por maioria, com placar de oito votos a dois, o plenário negou o retorno dos chamados "showmícios" com participação não remunerada de artistas. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. A ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL, que defendem que as apresentações gratuitas devem ser liberadas e que a proibição fere a liberdade de expressão. A argumentação não foi aceita pelo STF. O processo eleitoral de 2022 começou na última quarta-feira, com a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas.
A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que prevê o retorno presencial ao trabalho de mulheres grávidas que estejam imunizadas contra a covid-19. Também poderão deixar o teletrabalho as gestantes que se recusarem a receber a vacina contra a doença, desde que assinado um termo de consentimento. O projeto recebeu 296 votos favoráveis e 121 contrários. A matéria altera a Lei que previa o afastamento das gestantes das atividades presenciais. Se a proposta passar pelo crivo do Senado e for sancionada pelo presidente da República, JAIR BOLSONARO, o empregador poderá optar por manter o regime de trabalho remoto.
O governador CARLOS MOISÉS autorizou a liberação de 21 milhões e 900 mil reais para instituições especializadas de ensino de 35 cidades da região oeste do estado. A formalização do repasse ocorreu durante uma solenidade no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Os investimentos fazem parte do programa SC Mais Inclusiva. Segundo o governo, já são mais de 200 milhões em projetos aprovados que estão sendo disponibilizados para todas as regiões. Entre as cidades beneficiados, 15 ficam no extremo-oeste. Juntas, elas vão receber cerca de oito milhões de reais. No extremo-oeste, o recurso será repassado para as Apaes. Os maiores valores são para as escolas especiais de Anchieta e Descanso: 700 mil reais para cada uma.
O governador CARLOS MOISÉS vai assinar um decreto que estabelece a distribuição de absorventes higiênicos a estudantes de baixa renda em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Administração autorizou a aquisição e a Casa Civil está tratando da publicação, prevista para os próximos dias. A licitação deve prever a compra de 600 mil absorventes pelo Estado. Além da distribuição de material de higiene, o decreto prevê palestras, ações de orientação e conscientização. O objetivo é combater a pobreza menstrual e evitar a evasão escolar, dois problemas que estão diretamente relacionados. A iniciativa do Estado coincide com o veto do presidente JAIR BOLSONARO à distribuição de absorventes pelo governo federal, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional.
A Comissão Mista da Assembleia Legislativa que trabalha pela revisão do Código Ambiental do Estado definiu novo cronograma, com prorrogação por mais 60 dias. Também estabeleceu as datas das oito audiências públicas que serão realizadas no Estado sobre o tema. A primeira audiência será em Chapecó dia 28 deste mês e no mesmo dia, será realizada em Concórdia. A última será em Florianópolis no dia 18 de novembro, na Alesc. O deputado VALDIR COBALCHINI, presidente da Comissão Mista, adiantou que a apresentação do relatório final será dia 23 de novembro. Junto, será apresentado o projeto de lei que vai tramitar nas comissões da Alesc e deverá ser votado ainda este ano. Ele citou que Santa Catarina foi um dos primeiros estados a elaborar e aprovar um Código Ambiental, mas que agora chegou o momento atualizar a lei.
A reportagem da Rede Peperi registrou na manhã desta sexta-feira, no Marco das Três Fronteiras, em Linha Aparecida, interior de Itapiranga, a chegada do fenômeno Alface d'água ou Marrequinha d'água. Na última quarta-feira, a Peperi registrou o fenômeno no Rio das Flores, divisa entre Bandeirante e Belmonte, que ficou coberto e mudou totalmente a paisagem. O Rio das Flores é afluente do Rio Peperi, que desemboca no Rio Uruguai em Itapiranga. O fenômeno chega dispersado com as corredeiras mas em grande quantidade. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental no Extremo-oeste, Tenente ALCENIR MINUSCOLI, a presença deste fenômeno já é de conhecimento da ambiental e que uma análise da água já foi feita para descobrir a possível causa.
Segundo o Tenente e comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI, a situação chegou ao conhecimento da companhia no dia 25 de agosto, quando a prefeitura de Bandeirante, através do Conselho do Meio Ambiente, relataram a presença da planta, Alface D’Água no Rio das Flores. Após receber as informações, a guarnição se deslocou até o local, fez a coleta de uma amostra da água que passou por uma análise, que foi feita pela UNOESC. O comandante contou a Peperi que após o trabalho de análise, ficou constatado a presença de Nitrogênio Nitrato e Fósforo Total, que fez com que acontecesse a proliferação desta planta no rio.
Sobre a origem do problema, o tenente relatou que ainda não se sabe o que causou a alteração, porém pode ser da suinocultura ou até mesmo da própria hidrelétrica, mas as investigações seguem, a fim de descobrir o causador. Vários moradores ribeirinhos ao Rio Peperi relatam preocupação com o fenômeno da Alface D’Água. Os vegetais não causam problema para a pesca, pois o período é de Piracema, com várias restrições aos pescadores.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, a proposta de emenda constitucional que aumenta em um por cento o repasse de um por cento do FPM para os municípios no mês de setembro. O aumento será gradativo a partir de 2022. A proposta determina um acréscimo escalonado começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 chegando a um por cento a partir de 2025. A estimativa da câmara dos deputados é que o aumento do FPM em setembro vai injetar cerca de 80 bilhões adicionais nos cofres municipais em 2025. O presidente do consórcio de desenvolvimento da Ameosc, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a aprovação da PEC é uma vitória para os municípios da região.
De acordo com o prefeito de Guarujá do Sul, a PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro terá um impacto positivo para os cofres das prefeituras. CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER citou o exemplo do próprio município. Em julho, que já tem um por cento de repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios, a prefeitura de Guarujá do Sul teve um acréscimo de 360 mil reais no repasse. A expectativa é que esse valor adicional também seja repassado em setembro a partir do ano que vem. Ele disse que a medida vai auxiliar no desenvolvimento das cidades, na execução de políticas públicas, serviços e investimentos para melhorar a vida das pessoas. WESCHENFELDER lembrou que o FPM representa a maior parte da receita para a maioria dos municípios do Extremo-Oeste.
Apesar da PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro, a divisão dos recursos ainda é injusta com as prefeituras. Segundo o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Ameosc, CLAUDIO WESCHENFELDER, ainda é preciso avançar na discussão e elaboração de um novo pacto federativo com um percentual maior de recursos para os municípios. O prefeito disse que o desafio das entidades municipalistas, como a Ameosc, é buscar repasses extras do FPM em todos os meses do ano e não apenas em julho, setembro e dezembro como é atualmente.
A partir de uma campanha do Ministério da Saúde, para multivacinação especialmente de crianças e adolescentes, Tunápolis está organizando um Dia D para essas aplicações. Conforme a secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, a campanha já está em andamento desde o dia primeiro de outubro, mas o município vai realizar um Dia D para estimular a procura das vacinas, no outro sábado, 16 de outubro. ROSELI explica que em função da pandemia, algumas famílias tiveram receio em se dirigir à sala de vacinas, e é justamente para resgatar esse público que está acontecendo a campanha de multivacinação, que vai se estender até 29 de outubro. A secretária de Saúde de Tunápolis detalha que no dia 16 serão feitas todas as vacinas que estão contempladas no calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente, que vão desde a poliomielite, tétano, até algum outro imunizante atrasado que faz parte do calendário.
Os menores deverão vir acompanhados por responsável para receber a aplicação, na sala de vacinas da unidade de saúde. No caso das crianças e adolescentes que não puderem vir no dia 16, elas deverão fazer agendamento para outra data e trazer a caderneta de vacinas. A secretária de Saúde de Tunápolis lembra que os menores de 15 anos geralmente são um público que tem alguma vacina em atraso, levando em consideração também que nos últimos anos entraram muitas novas no calendário. Nesse sentido, reforça a importância de comparecerem à sala de vacinas e conferir a caderneta, para logo aplicar as que estiverem pendentes. A estimativa é de que torno de 500 a 600 crianças e adolescentes procurem o posto de saúde para verificar a situação das vacinas.
ROSELI BONAVIGO comenta que neste ano a sala de vacinas está bem movimentada, pois ainda existe a vacinação estratégica da Covid-19, com as pessoas fazendo a primeira, segunda ou a dose de reforço. Ela também enaltece a eficiência da vacinação. Os casos de Coronavírus aumentaram nas últimas semanas em Tunápolis, chegando a 15 ativos e 41 estão sendo monitorados, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na tarde de ontem. Segundo ROSELI, todos esses casos são leves, mas ainda assim preocupam, por isso ressalta a importância de manter os cuidados. O município já registrou oito mortes causadas por Covid. A vacinação avança em Tunápolis. São quatro mil pessoas com a primeira dose, três mil e 600 com a segunda dose.
O Governo de Santa Catarina lançou edital de licitação para a elaboração do Projeto de pavimentação asfáltica, no trecho da SC-283, de Itapiranga a Mondaí. O projeto está orçado em três milhões e 400 mil reais e visa agilizar investimentos do governo estadual na Estrada Beira Rio. Atualmente a manutenção é feita pelas prefeituras. Segundo o prefeito ALEXANDRE RIBAS, logo após a eleição do ano passado, ainda em novembro, ele esteve em Florianópolis na companhia do prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Ele iniciaram uma mobilização com osecretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA para investimentos em pavimentação da SC 283. A pauta é defendida pela comunidade, lideranças da região e a Bancada do Oeste.
Na Alesc, o deputado FABIANO DA LUZ, também defendeu investimentos nesta rodovia em audiência com o secretário THIAGO VIEIRA, para tratar sobre o tema. ALEXANDRE RIBAS considera que esta é mais uma conquista obtida com o governador CARLOS MOISÉS. São 54 quilômetros de estrada de chão entre Itapiranga e Mondaí que fazem parte do sonho de gerações e que agora está se tornando realidade. RIBAS reconhece que o projeto é a primeira parte, porém essencial para manter a mobilização dos prefeitos de Mondaí e Itapiranga, vereadores, lideranças e a Bancada do Oeste.
Projeto Caminhos da Fé, em São Paulo é baseado em um trajeto percorrido por peregrinos desde a Idade Média, o Caminho de Santiago está localizado entre a Espanha e a França, e com ramificações em Portugal. Conforme o gerente da empresa Natur Ciclotuismo, VANDUIR DETERS, são várias ramificações no interior de Minas Gerais e São Paulo com destino final o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Durante todos os meses do ano, romeiros, peregrinos e pessoas aventureiras fazem este caminho para agradecer uma graça alcançada ou diferentes razões. O percurso inclui diversas cidades históricas, que possuem atrações em qualquer época do ano.
VANDUIR DETERS vai pedalar por cinco dias em um percurso de 350 quilômetros, na companhia de um amigo ciclista de Curitiba./Este destaca a dificuldade devido à elevação com sete serras em trajeto de estrada de chão. Um dos objetivo é buscar alternativas para o cicloturismo nos municípios da região da Ameosc. VANDUIR DETERS afirma que a pandemia despertou interesse no turismo rural. Muitas pessoas evitam o turismo de massa com grandes aglomerações. Avalia que a região também está mais estruturada para o turismo rural e ainda possui muito espaço para evoluir e atrair visitantes. DETES chama atenção que que existe a função do poder público e função da iniciativa privada. As prefeituras podem criar programas para auxiliar o turismo, melhorar acessos e firmar parcerias na capacitação para atendimento no meio rural. Já o investimento depende do proprietário das áreas com atrações turísticas.
Expo São João é transferida para 2023. Neste caso prevaleceu a vontade do Governo Municipal. Inicialmente a ACISJO, Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste defendia a manutenção da Feira a cada quatro anos, com o evento sendo realizado em 2022. As definições ocorreram em reunião na noite de quarta-feira entre a diretoria da ACISJOe representantes do executivo municipal. Conforme o presidente da Associação, JOEL FOLLMANN, foram apontadas as necessidades de organização e planejamento para realização da Expo São João. Ele destaca que a prefeitura apresentou algumas dificuldades e situações que motivaram a ACISJO concordar em transferir a Feira para dezembro de 2023.
Em contrapartida os empresários querem prioridade para demandas que foram apresentados no ano passado por meio do programa Voz Única. JOEL FOLLMANN, diz que é preciso aproveitar o momento em que o governo estadual possui recursos disponíveis para investimentos em infraestrutura. Ressalta que a Associação está de acordo que este momento realmente precisa ser aproveitado com foco em projetos e mobilização para que obras importantes e necessárias possam ser realizadas no município. JOEL FOLLMANN aceitou o argumento de que é preciso priorizar esforços na busca por recursos e consequentemente, em 2022 acompanhar e realizar as obras.
Entre os pedidos da ACISJO para o Governo Municipal está a adequação das calçadas para o novo modelo municipal, contemplando acessibilidade e embelezamento da cidade. JOEL FOLLMANN também chama atenção para necessidade de revitalização do asfalto de acesso a São João do Oeste, a rodovia SC 493, incluindo pontos com pista dupla. A Associação Comercial também pede um foco especial no urbanismo em torno da rodovia e no próprio centro da cidade. FOLLMANN também lembra que o município possui outras obras e projetos em andamento, como o caso da captação de água. Ele destaca que existe esse compromisso do atual governo em buscar e realizar importantes obras. O presidente da ACISJO, diz que os investimentos vão transformar São João do Oeste e será possível apresentar um local ainda melhor aos turistas que já frequentam anualmente a cidade e especificamente aos visitantes da Feira.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste prendeu ontem um suspeito de tráfico de drogas. O crime de tráfico de drogas envolvia adolescentes. Durante ações foi localizada e apreendida maconha na residência de um investigado maior de idade, suspeito de aliciar adolescentes para a comercialização de drogas no município. O investigado foi preso em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas, que prevê pena de cinco a 15 anos de reclusão. O trabalho contou com o apoio de Policiais Civis da DIC e integrantes da Operação Hórus, além do Canil da Polícia Militar de São Miguel do Oeste.
A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira,em todo o Brasil, a Operação Nossa Senhora Aparecida 2021, que se estende até terça-feira. Apesar dos grandes eventos conhecidos como “Festas de Outubro” não acontecerem novamente este ano devido à pandemia, já há flexibilização estadual permitindo eventos menores, onde deve haver consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, o combate à embriaguez será uma das prioridades neste período. Também preocupa a previsão de tempo instável e, consequentemente, pista molhada durante boa parte do feriadão, o que trará mais dificuldades ao motorista. As rodovias com maior aumento na circulação de veículos serão a BR 101 e as BRs 282, 470 e 280 nos trechos que dão acesso às praias. O maior fluxo é esperado para sexta-feira dia 08 à noite e para dia 12, à tarde e noite.
Bombeiros atendem dois acidentes praticamente no mesmo horário. Foi no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O primeiro acintente aconteceu às 18 horas e seis minutos na Avenida Willy Barth, proximidades da antiga Zappy Club. Foi uma colisão traseira envolvendo um carro e uma motocicleta. O condutor da moto foi atendido pelos socorristas e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para a lavratura do Boletim de ocorrências. O segundo acidente aconteceu às 18 horas e 11 minutos na Rua Waldemar Rangrab, Bairro Jardim Peperi. Um ciclista foi atropelado. Ele foi atendido e encaminhado ao atendimento médico. A Polícia Militar foi acionada e realizou o levantamento do acidente.
Encontrado corpo de jovem de Princesa que estava desaparecido. Foi encontrado por volta das 14 horas de ontem, o corpo de Braian de Lara. Ele foi achado em uma vala profunda rochosa na Linha Sagrada Família, no interior de Princesa. O corpo é do jovem argentino de 17 anos que estava desaparecido desde terça-feira. A motocicleta que o jovem conduzia também foi encontrada próximo ao corpo, entre as rochas. Os profissionais ainda tiveram dificuldades para acessar o local onde ele estava por se tratar de uma ribanceira. O jovem foi encontrado sem vida por um familiar, que depois de encontrar um corpo em uma vala e suspeitar que se tratava de seu cunhado, acionou a Polícia para apurar os fatos.
A Polícia Militar informou que a causa da morte é um acidente que o jovem acabou sofrendo. Um familiar de Braian relatou que ambos estavam trabalhando, quando um gado escapou e os dois foram atrás do animal, onde em determinado momento Braian se separou do cunhado e seguiu sozinho pela estrada. Provavelmente o jovem perdeu o controle da moto e caiu na ribanceira, bateu a cabeça contra uma rocha e morreu. O IGP foi acionado e esteve no local para recolha do corpo.