-STF NEGA VOLTA DOS SHOWMICIOS EM CAMPANHAS ELEITORAIS NO PAÍS
-ALESC FARÁ OITO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA REVISAR CÓDIGO AMBIENTAL DE SC
-EMPRESAS MOVELEIRAS ENFRENTAM DIFICULDADES NA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA
-REFORMAS E AMPLIAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DEVEM INICIAR NESTE MÊS
-EPAGRI REALIZA CAPACITAÇÃO DE APICULTORES SOBRE MANUSEIO DE COLMEIAS
-DIREÇÃO ESPORTIVA DEFINE DATA DO PRIMEIRO CAMPEONATO SUÍÇO
-SALA DE VACINAS REALIZA MAIS UMA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID
-ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS VOLTA A CRESCER
-CORPO ENCONTRADO É DO JOVEM DE PRINCESA QUE ESTAVA DESAPARECIDO
-HOMEM É PRESO SUSPEITO DE UTILIZAR MENORES PARA TRAFICAR DROGAS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os jornalistas MARIA RESSA e DMITRY MURATOV ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Academia Real das Ciências da Suécia. A academia afirmou que RESSA e MURATOV receberam o Nobel da Paz "pela corajosa luta" nas Filipinas e na Rússia e que a liberdade de expressão "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura". Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus países e vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de seis milhões e 300 mil dólares. MURATOV é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados.
O governo da Argentina anunciou na terça-feira o fim do sistema de cotas de pessoas que podem entrar diariamente no país e a eliminação dos testes de antígenos pelos quais todos os passageiros devem passar ao aterrissar. As duas imposições limitavam o número de voos e o funcionamento das companhias aéreas, situação que deve mudar a partir do dia 19, à medida que a demanda por viagens a Buenos Aires aparecer. A restrição entrou em vigor em 25 de dezembro de 2020, impondo um limite diário de duas mil pessoas através de Buenos Aires, o único aeroporto habilitado para a entrada no país.
O Congresso americano estuda criar uma lei que pode barrar a importação pelos Estados Unidos de itens como soja, cacau, gado, borracha, óleo de palma, madeira e seus derivados de países com índices altos de desmatamento florestal se o produtor rural e o importador americano não comprovarem que as origens desses produtos ocorreram fora de áreas ilegalmente desmatadas. O projeto legislativo foi apresentado na última quarta é o mais abrangente marco legal no tema proposto nos Estados Unidos nos últimos anos. A medida pode atingir o Brasil que deverá se consolidar neste ano como o quarto maior exportador de carne bovina congelada aos Estados UnidosUA e atualmente já é o maior fornecedor de material bruto para fabricação de assentos de couro de automóveis. Esses seriam os mercados em maior risco.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 270 votos a 115, o projeto de lei que retoma a propaganda partidária no rádio e na TV. Extinta em 2017, a propaganda partidária tinha como objetivo divulgar, por exemplo, as ações das legendas. É diferente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários eleitorais gratuitos, nos anos em que há eleições, para a promoção de candidaturas. De autoria do Senado, a redação original propunha que as inserções fossem pagas com recursos públicos do Fundo Partidário, que receberia novos aportes da União para cobrir os gastos. Na Câmara, o relator, deputado ALTINEU CÔRTES, decidiu retomar o modelo existente antes da extinção, no qual as propagandas partidárias eram financiadas com compensações fiscais às emissoras que as veiculavam. Como o relatório aprovado é diferente do aprovado no Senado, o texto será submetido a nova análise dos senadores.
O Supremo Tribunal Federal autorizou nesta quinta-feira, por sete votos a três, a participação de artistas em eventos de arrecadação de recursos para candidatos nas eleições 2022. Também por maioria, com placar de oito votos a dois, o plenário negou o retorno dos chamados "showmícios" com participação não remunerada de artistas. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. A ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL, que defendem que as apresentações gratuitas devem ser liberadas e que a proibição fere a liberdade de expressão. A argumentação não foi aceita pelo STF. O processo eleitoral de 2022 começou na última quarta-feira, com a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas.
A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que prevê o retorno presencial ao trabalho de mulheres grávidas que estejam imunizadas contra a covid-19. Também poderão deixar o teletrabalho as gestantes que se recusarem a receber a vacina contra a doença, desde que assinado um termo de consentimento. O projeto recebeu 296 votos favoráveis e 121 contrários. A matéria altera a Lei que previa o afastamento das gestantes das atividades presenciais. Se a proposta passar pelo crivo do Senado e for sancionada pelo presidente da República, JAIR BOLSONARO, o empregador poderá optar por manter o regime de trabalho remoto.
O governador CARLOS MOISÉS autorizou a liberação de 21 milhões e 900 mil reais para instituições especializadas de ensino de 35 cidades da região oeste do estado. A formalização do repasse ocorreu durante uma solenidade no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Os investimentos fazem parte do programa SC Mais Inclusiva. Segundo o governo, já são mais de 200 milhões em projetos aprovados que estão sendo disponibilizados para todas as regiões. Entre as cidades beneficiados, 15 ficam no extremo-oeste. Juntas, elas vão receber cerca de oito milhões de reais. No extremo-oeste, o recurso será repassado para as Apaes. Os maiores valores são para as escolas especiais de Anchieta e Descanso: 700 mil reais para cada uma.
O governador CARLOS MOISÉS vai assinar um decreto que estabelece a distribuição de absorventes higiênicos a estudantes de baixa renda em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Administração autorizou a aquisição e a Casa Civil está tratando da publicação, prevista para os próximos dias. A licitação deve prever a compra de 600 mil absorventes pelo Estado. Além da distribuição de material de higiene, o decreto prevê palestras, ações de orientação e conscientização. O objetivo é combater a pobreza menstrual e evitar a evasão escolar, dois problemas que estão diretamente relacionados. A iniciativa do Estado coincide com o veto do presidente JAIR BOLSONARO à distribuição de absorventes pelo governo federal, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional.
A Comissão Mista da Assembleia Legislativa que trabalha pela revisão do Código Ambiental do Estado definiu novo cronograma, com prorrogação por mais 60 dias. Também estabeleceu as datas das oito audiências públicas que serão realizadas no Estado sobre o tema. A primeira audiência será em Chapecó dia 28 deste mês e no mesmo dia, será realizada em Concórdia. A última será em Florianópolis no dia 18 de novembro, na Alesc. O deputado VALDIR COBALCHINI, presidente da Comissão Mista, adiantou que a apresentação do relatório final será dia 23 de novembro. Junto, será apresentado o projeto de lei que vai tramitar nas comissões da Alesc e deverá ser votado ainda este ano. Ele citou que Santa Catarina foi um dos primeiros estados a elaborar e aprovar um Código Ambiental, mas que agora chegou o momento atualizar a lei.
Em reunião, a secretaria de Educação de SJCedro decidiu a programação da semana da criança. As atividades envolvem todas as unidades escolares do município, mas cada uma deve planejar um cronograma. A coordenadora pedagógica, SANDRA KUNZLER disse que as ações acontecem nesta semana e também na próxima, dependendo de cada escola. A pedagoga explicou que algumas unidades estarão fazendo passeios pelo município e brincadeiras diversas com as crianças. Este é o mês bastante aguardado pelos pequenos devido às atividades alusivas. Porém, SANDRA lembrou que as brincadeiras neste ano não contará com brinquedos infláveis. Ela também destacou que no próximo dia quinze será comemorado o dia do professor.
A Escola Renascer do município de Princesa recebe investimentos que ultrapassam 300 mil reais. Ao todo serão investidos cerca de 338 mil e deste montante 38 mil reais é de recursos próprios. Conforme a secretária de Educação, ANGÉLICA NÓS, os investimentos devem contemplar a ampliação da quadra esportiva da unidade, acessibilidade e construção de novos banheiros. Segundo a secretária, também serão realizadas melhorias externas, reforma da sala dos professores e pintura do prédio.
A Epagri do município de Palma Sola esteve realizando um curso de meliponicultura no último mês. Segundo o extensionista da Epagri, MARCOS FURLAN, a capacitação contou com a participação de apicultores de outros municípios da região. Ele disse que foram realizadas capacitações teóricas e também práticas divididas em meio período cada trabalho. O extensionista destacou que diversos assuntos foram abordados no curso para auxiliar os produtores a desenvolverem melhor as atividades. Ao todo 16 apicultores estiveram participando da capacitação com atividades em uma propriedade dentro da cidade de Palma Sola. FURLAN destacou que, por se tratar de abelhas sem ferrão, proporcionam a criação das mesmas próximo a residências. Ele ainda destacou que as abelhas são fundamentais para polinização das flores. O curso foi ministrado pelo extensionista da Epagri de Princesa, LEANDRO HUBNER. MARCOS também comentou que ontem foi realizada mais uma etapa do curso.
A Epagri também desenvolveu outras ações durante os últimos meses. O extensionista da Epagri, MARCOS FURLAN comentou que neste ano foram mais de 80 projetos solicitados para possibilitar a instalação de sistema de captação de água da chuva. Contudo, alguns deles não foram atendidos por não haver verbas suficientes para atender a demanda. Esta minoria deve buscar novamente os recursos no próximo ano. FURLAN destacou que os agricultores beneficiados ficaram contentes com a instalação dos sistemas, desta forma auxiliando os serviços na propriedade. Ele destacou que os programas liberados pelo governo estadual também foram fundamentais para ajudar as famílias do campo. Ao todo foram liberados mais de um milhão 800 mil reais em projetos.
O setor moveleiro em SJCedro tem registrado boa movimentação de vendas. A afirmação é do empresário, MARCIANO BARATO. Conforme ele, estes dez meses do ano tem sido bastante produtivo com aumento nas vendas de móveis e com boa expectativa para os próximos meses. Para a empresa dele, o ramo principal de distribuição são as indústrias de produção de cerveja em todo o país. BARATO também destacou sobre a falta de mão de obra com ou sem experiência para o ramo. Ele disse que o déficit de trabalhadores chega a trinta profissionais nas empresas no município, com isso, a venda de móveis acaba sofrendo impacto com a desaceleração da produção com objetivo de atender os clientes e não deixar nenhum desassistido. Além disso, a falta de matéria-prima no mercado também é realidade para os moveleiros. O MDF tem sido um dos materiais em falta. MARCIANO também disse que a empresa está se recuperando gradativamente depois de alguns meses da pandemia no município.
Os casos ativos da Covid-19 na região têm diminuído significativamente em grande parte dos municípios. Guaraciaba é o único município com alto número de casos ativos, chegando a 31. Guarujá do Sul apenas uma pessoa. Anchieta duas estão em recuperação. Princesa e SJCedro seguem sem confirmações.
A secretaria de Saúde de SJCedro realiza na tarde de hoje a aplicação da segunda dose contra a Covid-19. Ao todo são 37 pessoas que podem procurar pelo atendimento. A informação é da técnica em enfermagem, SILENE LUNKES. Também há outras 100 pessoas com as vacinas da Pfizer em atraso podem buscar a vacinação. Conforme ela, o atendimento ocorre a partir das 13 horas e 30 minutos até as 16 horas. A profissional explicou que o setor está enfrentando problemas com a falta de doses da Fiocruz devido a falta de envio por parte do Ministério da Saúde. Os frascos estão sendo encaminhados de forma fracionada. SILENE solicitou para que as pessoas consultem os comprovantes de vacinação para ver em qual data devem receber a segunda dose.
O CEMAS de SJCedro tem registrado aumento na busca por fisioterapias e a lista de espera voltou a crescer. Para a fisioterapeuta, FRANCIELI CASAGRANDA, a queda de casos ativos da Covid-19 pode ser dos principais fatores para esta expressiva alta de atendimentos. Ela destacou que a busca pelos serviços praticamente dobraram nas últimas semanas. Até então a principal busca era de pessoas que precisavam se recuperar das sequelas deixadas pelo coronavírus. E grande parte dos pacientes com Covid estão melhorando com os serviços. A fisioterapeuta ainda citou que os casos crônicos como desgastem nos ossos, artrite e artrose são as principais doenças atendidas no setor.
A direção do setor esportivo de SJCedro deve retomar as competições de suíço agora neste mês. Segundo o diretor, GERALDO WILLY, o campeonato está programado para iniciar a partir do dia 16. O estádio do Ipiranga deve sediar a realização do campeonato. No primeiro momento, a direção está avaliando a realização do campeonato em nos dois lados do campo, sendo intercalados para preservar o gramado. O diretor comentou que o planejamento foi possível devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19. GERALDO destacou que serão 33 clubes participantes, sendo feminino, veterano e livre. As chaves dos jogos serão definidas nos próximos dias. O diretor comentou ainda que os dias da realização do campeonato também estão sendo definidos, mas adiantou que os jogos podem acontecer aos sábado à tarde e domingos pela manhã. A intenção é finalizar o campeonato suíço antes do final de ano.
Obras de reformas e melhorias na Igreja Matriz de SJCedro devem iniciar nos próximos quinze dias. A informação é da coordenadora da Matriz, ODETE ALBA. As obras foram debatidas na reunião mensal do Conselho Paroquial. Conforme a coordenadora, as obras vão desde manutenção de paredes até nova pintura da Igreja. Ela informou que serão investidos cerca de 20 mil reais nas obras com objetivo de melhorar a estrutura e dar mais beleza ao templo. ODETE também disse que será realizada a ampliação da sala do sacrário. A coordenadora destacou ainda que a campanha de arrecadação de fundos está em andamento com urnas espalhadas pelo comércio da cidade. Na reunião, também foi debatido sobre a ordenação do padre, DIEGO IZOTON, com expectativa de participação expressiva dos fiéis. O próximo encontro do Conselho ocorre no dia 16 de novembro.
A Apae de SJCedro recebeu a confirmação de recursos do governo estadual para realização de reformas da escola. A presidente do educandário, MARILEI BROETTO disse que a direção solicitou em torno de 400 mil reais, mas foi contemplada com 450 mil reais. Ela disse que o governo estadual solicitou a unidade quanto seria necessário para realizar os serviços de manutenção, com isso, a direção pediu o montante. Conforme a presidente, os recursos destinados foram calculados pela necessidade de cada escola especial. MARILEI lembrou que a direção esteve estudando a solicitação de verbas aos deputados estaduais, porém, seria necessário no mínimo três projetos separados para solicitar os recursos. Ela explicou que as verbas poderão ser utilizadas na conclusão de ampliação de salas devido a demanda de alunos que tem aumentado. A unidade tem passado por melhorias nos últimos meses. MARILEI destacou ainda que o avanço das tecnologias e novas formas de ensinamentos precisam do auxílio de equipamentos novos na unidade.
Outros dois valores também estão sendo buscados através de emendas parlamentares. Conforme a presidente, MARILEI BROETTO os deputados, FABIANO DA LUZ e MARCOS VIEIRA, estarão destinando emendas para a escola especial. Ela disse que as verbas do deputado FABIANO, a direção deve investir na aquisição de equipamentos. Já do parlamentar VIEIRA, a presidente disse que a intenção é possibilitar a reforma no sistema de emergência da Apae, como também a compra de um elevador para a piscina do educandário especial. MARILEI destacou ainda que outras verbas do SC Mais Inclusiva, por meio do governo do estado.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, a proposta de emenda constitucional que aumenta em um por cento o repasses de um por cento do FPM para os municípios no mês de setembro. O aumento será gradativo a partir de 2022. A proposta determina um acréscimo escalonado começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 chegando a um por cento a partir de 2025. A estimativa da câmara é que o aumento do FPM em setembro vai injetar cerca de 80 bilhões adicionais nos cofres municipais em 2025. De acordo com o presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Ameosc, CLAUDIO WESCHENFELDER, a PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro terá um impacto positivo para os cofres das prefeituras. CLAUDIO citou o exemplo do próprio município. Em julho, que já tem um por cento de repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios, a prefeitura de Guarujá teve um acréscimo de 360 mil reais no repasse. A expectativa é que esse valor adicional também seja repassado em setembro a partir do ano que vem.
A medida vai auxiliar no desenvolvimento das cidades, na execução de políticas públicas, serviços e investimentos para melhorar a vida das pessoas. O prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER lembrou que o FPM representa a maior parte da receita para a maioria dos municípios do extremo-oeste. Apesar da PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro, a divisão dos recursos ainda é injusta com as prefeituras. Segundo o prefeito, ainda é preciso avançar na discussão e elaboração de um novo pacto federativo com um percentual maior de recursos para os municípios. O prefeito disse que o desafio das entidades municipalistas, como a Ameosc, é buscar repasses extras do FPM em todos os meses do ano e não apenas em julho, setembro e dezembro como é atualmente.
A PRF inicia nesta sexta-feira, em todo o Brasil, a Operação Nossa Senhora Aparecida 2021, que se estende até terça-feira, dia 12. Apesar dos grandes eventos conhecidos como “Festas de Outubro” não acontecerem novamente este ano devido à pandemia, já há flexibilização estadual permitindo eventos menores, onde deve haver consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, o combate à embriaguez será uma das prioridades neste período. Também preocupa a previsão de tempo instável e, consequentemente, pista molhada durante boa parte do feriadão, o que trará mais dificuldades ao motorista. As rodovias com maior aumento na circulação de veículos serão a BR 101 e as BRs 282, 470 e 280 nos trechos que dão acesso às praias. O objetivo principal da PRF é prevenir condutas que aumentam o risco de ocorrências graves ou que piorem as lesões das vítimas, como ultrapassagem indevida, consome de álcool e falta de equipamentos de segurança.
O Corpo de Bombeiros atendeu dois acidentes de trânsito praticamente no mesmo horário no final da tarde de ontem em São Miguel. O primeiro aconteceu às seis horas e seis minutos na Avenida Willy Barth nas proximidades da antiga Zappy Club. Foi uma colisão traseira envolvendo um carro e uma motocicleta. O condutor da moto foi atendido pelos socorristas e encaminhado ao Hospital Regional com ferimentos. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para a lavratura do Boletim de ocorrências. O segundo acidente aconteceu as seis horas e onze minutos na Rua Waldemar Rangrab, Bairro Jardim Peperi. No local foi constatado que um ciclista teria sido atropelado. Ele foi atendido e encaminhado ao atendimento médico. A Polícia Militar foi acionada e realizou o levantamento do acidente.
A Polícia Civil, através da DPCAMI, cumpriu na tarde de ontem, mandados de busca e apreensão em desfavor de um homem, suspeito de aliciar menores para comercializar drogas no Bairro Santa Rita em São Miguel. De acordo com a Polícia Civil, durante as buscas o cão Axel do Canil Setorial do 11º Batalhão localizou em uma das três residências uma sacola plástica contendo 134 gramas de maconha. Diante dos fatos o homem recebeu voz de prisão. Ainda de acordo com a PC, agora a equipe policial da DPCAMI trabalha na conclusão da investigação com posterior encaminhamento do procedimento ao Poder Judiciário e Ministério Público.
O corpo encontrado na tarde de ontem, por volta das duas horas, era de BRAIAN DE LARA. Ele foi achado em uma vala profunda rochosa na Linha Sagrada Família, no interior de Princesa. O corpo encontrado bateu com as características do jovem argentino, de 17 anos de idade, que estava desaparecido desde terça-feira. A motocicleta que o jovem conduzia também foi encontrada próximo ao corpo de BRAIAN, entre as rochas. O jovem sem vida foi encontrado por um familiar que, depois de encontrar o corpo em uma vala e suspeitar que se tratava de seu cunhado, acionou a Polícia para apurar os fatos. A PM ainda informou que a causa da morte se deve a um acidente que o jovem acabou sofrendo. Para Rádio Cedro, o familiar de BRAIAN relatou que ambos estavam trabalhando, quando um gado escapou e os dois foram atrás do animal, onde em certo momento ele se separou do cunhado e seguiu sozinho pela estrada e onde, provavelmente perdeu o controle da moto e caiu na ribanceira, bateu a cabeça contra uma rocha e morreu. A Polícia Civil investiga o caso.