ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta - feira 08 09 2023

-NÚMERO DE MORTES PROVOCADAS POR ENCHENTES NO RS SOBE PARA 41

-CASAN DETERMINA PRAZO PARA VISTORIAR MAIS DE MIL RESERVATÓRIOS DE ÁGUA EM SC

-BANDEIRANTE INTENSIFICA PREPARATIVOS PARA A FACIBAND QUE COMEÇA DIA 22

-PROJETO AUTORIZA MUNICÍPIO A INVESTIR EM ESPAÇO PARA INCUBADORA DE NEGÓCIOS NA UNOESC

-PRODUTORES PODEM FECHAR DIVISAS PARA IMPEDIR ENTRADA DE LEITE IMPORTADO EM SC

-FIOS DE ELETRICIDADE SOLTOS NA WILLY BARTH PROVOCAM ACIDENTE COM MOTOCICLETA

-HOMEM É PRESO POR AGREDIR E OBRIGAR COMPANHEIRA A COMPRAR DROGAS PARA ELE

O tempo está fechado, com céu encoberto. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com possibilidade com chuva. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

O número de casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79 por cento nas últimas três décadas. O dado foi divulgado em estudo publicado na revista científica "BMJ Oncology" nesta semana. O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e de uma Universidade da China, analisou dados de 29 tipos de câncer em 204 países e regiões, incluindo o Brasil. De acordo com os dados, em 2019 foram registrados um total de três milhões 260 mil de novos casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos. Já em 1990, essa taxa estava próxima de um milhão e 800 mil casos. Mais de um milhão de pessoas com menos de 50 anos morreram de câncer em 2019, um aumento de quase 28 por cento em relação a 1990.

O primeiro-ministro indiano, NARENDRA MODI, disse nesta quinta-feira que os líderes do fórum do G20 deveriam apoiar os países em desenvolvimento na luta contra a mudança climática com mais dinheiro e tecnologia. A Índia presidirá a cúpula do grupo das 20 maiores economias do mundo neste final de semana, em Nova Délhi. A nível global, os países ricos ainda não cumpriram a sua promessa de fornecer aos países pobres 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático. O G20 é composto por 19 países e pela União Europeia, que representam 85 por cento da riqueza global e emitem uma quantidade semelhante de emissões de carbono.

O Departamento de Polícia da Pensilvânia, nos Estados Unidos, aumentou, nesta quinta-feira, para 20 mil dólares, o equivalente a 99 mil reais, a recompensa por informações que levem até DANILO CAVALCANTE, brasileiro que fugiu de um presídio na cidade de Chester, em 31 de agosto. Inicialmente, o valor era de 10 mil dólares. As autoridades afirmam que ele está no perímetro das rotas 926 e 52. O Ministério Público da cidade definiu DANILO como “um homem extremamente perigoso”. O brasileiro foi condenado à prisão perpétua e sem liberdade condicional em 16 de agosto, por homicídio em primeiro grau pelo assassinato da ex-namorada em 2021.

A Polícia Federal e MAURO CID, ex-ajudante de ordens do ex-presidente JAIR BOLSONARO, assinaram um acordo de delação premiada. O documento ainda deverá receber aval do Ministério Público Federal e ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal. O depoimento mais recente de CID, preso desde três de maio, à Polícia Federal, ocorreu na semana passada, dentro do inquérito que apura a conduta do hacker WALTER DELGATTI NETO na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. O tenente-coronel do Exército é investigado por participação em um esquema de suposta fraude em cartões de vacinação, tentativa de golpe de Estado, além de ter relação no caso das joias estrangeiras dadas a JAIR e MICHELLE BOLSONARO e no caso dos atos de 8 de janeiro.

Os bancos brasileiros já renegociaram um milhão e 600 mil contratos desde o início do programa Desenrola Brasil, em meados de julho. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos nesta quinta-feira. Segundo a Febraban, foram 11 bilhões e 700 milhões de reais negociados exclusivamente pela Faixa 2 — que foca em resolver as dívidas de pessoas físicas com débitos negativados até 31 de dezembro de 2022, e renda de até 20 mil. No total, cerca de um milhão 250 mil clientes foram beneficiados. A adesão ao programa vai até 31 de dezembro deste ano.

Passados três dias desde as enchentes provocadas por fortes chuvas no Rio Grande do Sul, forças de segurança pública ainda atuam em buscas a vítimas nas cidades mais atingidas. Nas últimas 24 horas, as autoridades confirmaram a ocorrência de mais duas mortes, ampliando para 41 o número de óbitos na maior tragédia relacionada a fenômeno natural nas últimas décadas nos Estado. São 15 mortes em Muçum, 10 em Roca Sales, quatro em Cruzeiro do Sul, três em Lajeado, duas em Estrela, duas em Ibiraiaras, uma em Encantado, uma em Imigrante, uma em Mato Castelhano, uma em Santa Tereza e uma em Passo Fundo. As autoridades contabilizam 25 pessoas desaparecidas. Foram resgatadas três mil e 37 pessoas em 83 municípios afetados. Permanecem desabrigadas duas mil 944 pessoas e desalojadas sete mil 607 pessoas.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado atingiu a zona rural de Santa Cecília, no Oeste do estado. Conforme o órgão, a comprovação ocorreu através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido. A velocidade dos ventos na região chegou a 100 quilômetros por hora. O fenômeno foi registrado por volta das 11 horas da noite de domingo, na comunidade de Anta Morta, e causou destruição de duas casas e quedas de árvores. Não houve feridos. Diferente do ciclone que passou pelo Rio Grande do Sul, onde mortes foram confirmadas, os tornados não têm grande extensão territorial.

A nova regra do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que entrou em vigor neste mês, pode prejudicar pessoas de baixa renda de 119 dos 295 municípios de Santa Catarina. Essa norma limita o número de benefícios do Bolsa Família para unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa em 16 por cento por município. Esse impacto em Santa Catarina foi estimado por estudo do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local, órgão da Federação das Associações Empresariais, Facisc. Conforme o estudo, 119 municípios do Estado, isto é, 40 por cento doo total, já registram nível superior aos 16 por cento definidos na portaria do ministério. Santa Catarina tem 225 mil famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e 40 mil são unipessoais, integradas por apenas uma pessoa. Pelas novas regras, quem já tem o benefício continua recebendo, mas não serão incluídas novas famílias unipessoais onde já há 16 por cento.

A Casan divulgou nesta quinta-feira que todos os reservatórios de água mantidos pela companhia passarão por vistoria até a próxima semana. Serão mais de mil avaliados para evitar episódios como o desta quarta-feira, quando o rompimento de uma estrutura no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, destruiu casas. O diretor-presidente da empresa, EDSON MORITZ, determinou que a sequência de vistorias gerais dure cinco dias úteis, terminando na próxima quinta. A Casan tem aproximadamente mil e 30 reservatórios instalados pelo Estado. Ao todo, 483 são de concreto, material do reservatório rompido em Florianópolis. O segundo material mais utilizado é o de fibra de vidro, seguido pelo aço inoxidável. Até o fim de 2024 serão instalados mais 141 por Santa Catarina, totalizando 88 milhões de litros de água armazenados.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o comandante do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel JAILSON FRANZEN. O policial, que comandou o décimo primeiro batalhão da PM no extremo-oeste, assumiu o Estado-Maior em janeiro deste ano. O Estado-Maior-Geral é o órgão de direção geral responsável pelo estudo, planejamento, coordenação, supervisão e controle de todas as atividades da corporação. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o comandante do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel JAILSON FRANZEN está agendada para as 11 e meia.

O Retrato Falado deste sábado vai entrevistar mais um pioneiro do extremo-oeste. O programa de amanhã vai receber RAUL GRIZON. Ele veio com a família do Rio Grande do Sul na época da Vila Oeste e fixou moradia na região onde hoje está o município de Bandeirante. GRIZON vai contar histórias da mudança para a Santa Catarina, as dificuldades enfrentadas e como ele viu a região se desenvolver. O Retrato Falado com RAUL GRIZON, agricultor de Bandeirante, começa as 10 horas da manhã deste sábado.

Um grupo de empresários está organizando uma campanha para arrecadar donativos que serão encaminhados para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A informação é do empresário WILLIAN LANZA. Ele explicou que o grupo está recebendo materiais de limpeza, água, alimentos e roupas. As pessoas podem fazer a doação até segunda-feira. Um dos pontos de coleta é o prédio da Rede Peperi de Comunicação. Neste sábado, haverá uma ação de coleta nos supermercados da cidade. As doações serão encaminhadas para os municípios gaúchos na semana que vem.

Os municípios da região extremo-oeste realizaram atividades e desfiles cívico-militares para marcar o dia da pátria nesta quinta-feira. Em São José do Cedro e Itapiranga, o desfile contou com a participação de escolas, entidades e forças de segurança. Em Guaraciaba, o município decidiu cancelar o evento por conta da previsão de chuva para a tarde de ontem. Em São Miguel do Oeste, o desfile foi realizado com a presença de instituições militares como o décimo quarto RCMEC. As fotos dos desfiles do dia da pátria na região estão no portal da Peperi na internet.

A abertura oficial da FAIC - Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do oeste contou com a presença de um grande público no final da tarde desta quinta-feira em Iporã do Oeste. Os visitantes foram recepcionados ao som de violino, com o artista MAIKEL FREY. Diversas autoridades locais, regionais e estaduais estiveram presentes e enalteceram a importância da exposição para o município e região. Após o protocolo de abertura, foi feita a liberação dos pavilhões para visitação aos estandes. Neste ano, mais de 160 empresas estão expondo seus produtos e serviços na feira multissetorial, que conta com 210 espaços distribuídos na área externa e em dois ginásios. Cerca de 70 por cento das empresas expositoras são do município e associadas da ACIIOCDL – a Associação do Comércio e Indústria de Iporã do Oeste. A feira vai até domingo.

O Sine de São Miguel do Oeste permanece entre as quatro agencias com mais oportunidade de emprego em Santa Catarina. Rio Negrinho lidera a lista com 454 vagas. Tubarão tem 326, Criciúma 318 e São Miguel do Oeste está na quarta colocação com 305 vagas. Para concorrer a uma das vagas ofertadas, os candidatos devem procurar uma das mais de 140 unidades da instituição ou instalar o aplicativo do Governo Federal “Sine Fácil”, que permite a visualização, inscrição e acompanhamento do processo, além de poder dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil. Com oportunidades disponíveis em todas as regiões do estado, Santa Catarina tem seis mil 950 vagas de trabalho abertas no Sistema Nacional de Emprego.

Os candidatos ao conselho tutelar de São Miguel do Oeste estão em plena campanha. Os 12 postulantes as cinco vagas do conselho estão pedindo os votos dos eleitores da cidade desde o mês passado. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os candidatos com os números para votação são os seguintes: BRUNA LOPES – 117, CÁTIA POMPERMAYER – 468, EMÍLIA SANGALLI – 115, EVANICE WRONSKI – 190, GENI DE OLIVEIRA – 135, JOCYMARA CARNEIRO – 101, JOVANA LUCCA – 777, MARIALVA DE OLIVEIRA – 137, MILENA LIBERATO – 128, NOELI SCANDOLARA – 620, RICARDO ROST – 222 E VERA GIOVENARDI – 123.

A eleição do conselho tutelar da criança e do adolescente está programada para o dia primeiro de outubro. A votação vai ocorrer entre oito horas da manhã e cinco horas da tarde no Colégio São Miguel. A Conselho dos direitos está organizando o processo eleitoral e deve disponibilizar as urnas eletrônicas em salas de aula da escola. A participação do eleitor não é obrigatória e todas as pessoas com título eleitoral município podem votar. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ELAINE PORSCH DIAS, doze candidatos participam da disputa, na qual serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes, que terão um mandato de quatro anos, a partir de janeiro de 2024. O resultado será divulgado no mesmo dia da eleição em primeiro de outubro.

O município de Bandeirante recebeu uma emenda parlamentar do Deputado Estadual ALTAIR SILVA no valor de 100 mil reais destinada à aquisição de lâmpadas de Led. De acordo com a presidente do Progressista, JULIANA ANSCHAU, essa medida tem como objetivo principal melhorar a iluminação no perímetro urbano, proporcionando maior segurança e comodidade aos munícipes. Ela explicou que a utilização de lâmpadas de Led traz benefícios significativos, como a redução do consumo de energia elétrica, maior durabilidade e menor impacto ambiental. Em nota, a assessoria do deputado reforçou que esse tipo de apoio é importante para os municípios atenderem as demandas das comunidades.

O município de Bandeirante recebeu os recursos da emenda parlamentar e fez a compra das lâmpadas de LED para melhorar o sistema de iluminação pública da cidade. A informação é do secretário de Administração EDER MARCON. Nesta semana, a empresa contratada pela administração já começou a fazer a troca das lâmpadas. Além dos 104 mil reais da emenda parlamentar, a prefeitura entrou com uma contrapartida de mais de 40 mil reais para a troca da fiação do sistema. Segundo MARCON, o investimento total de quase 250 mil reais vai permitir a substituição de 204 pontos da iluminação pública com a implantação do sistema de LED, especialmente na avenida principal.

Faltam duas semanas para a primeira edição da Faciband no município de Bandeirante. A exposição será realizada entre os dias 22 e 24 deste mês. A Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Bandeirante faz parte da programação festiva em alusão ao aniversário da cidade. Segundo o Coordenador Geral da CCO, EDER MARCON, os preparativos finais estão em pleno andamento para garantir que um evento histórico para o município. Ele citou que o principal objetivo da Faciband é divulgar o potencial do setor produtivo do município. Não haverá cobrança de ingresso e também não não haverá cobrança na área de estacionamento de veículos na área da primeira edição da Faciband.

A programação completa da feira foi divulgada durante o lançamento oficial da Faciband no mês passado. A abertura oficial esta marcada para o dia 22 de setembro, sexta-feira, a partir das sete horas da noite. A agenda da noite ainda terá apresentação do Grupo Italiano de Bandeirante, jantar da polenta, baile e show nacional com BRENNO e MATHEUS. No sábado, dia 23, a Faciband terá show com Os Forasteiros e com WELLINGTON PEDRO do The Voice Kids. No domingo, dia 24, o parque será aberto as nove horas da manhã e a programação prevê recepção dos Grupos de Idosos, brinquedos para as crianças, almoço gratuito a todos os idosos de Bandeirante, matinê e encerramento as seis da tarde.

A microrregião Três Fronteiras dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vem cobrando ações por parte do governo para auxiliar os produtores de leite. A informação é do coordenador da entidade, VANDERLEI RUTKOSKI. De acordo com ele, a pauta do movimento sindical foi apresentada na audiência pública do leite realizada na última sexta-feira em São Miguel do Oeste. RUTKOSKI afirmou que a Fetaesc vem alertando para os problemas que afetam a cadeia produtiva do leite desde o começo do ano. Ele citou que muitos produtores estão prestes a abandonar a atividade em razão do alto custo de produção e da baixa remuneração do leite. O sindicalista ressaltou que o momento é grave e exige atenção por parte do governo.

A pauta da microrregião Três Fronteiras tem vários pedidos a curto e médio prazo para enfrentar a crise do leite. De acordo com o coordenador da entidade, VANDERLEI RUTKOSKI, a principal reivindicação é a suspensão da importação de leite, especialmente do Uruguai e da Argentina. A microrregião Três Fronteiras também está pedindo a ampliação de recursos para a aquisição de derivados do leite para a merenda escolar, novas chamadas com mais recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e a repactuação da dívida dos produtores que trabalham com bovinocultura de leite. RUTKOSKI disse que, além disso, é preciso fortalecer as políticas públicas estruturantes para o atender as necessidades e aumentar a renda dos produtores de leite, como por exemplo, uma política de preços para os setor.

Os agricultores não podem mais produzir leite sem ter lucro com a atividade. O desabafo é do coordenador da microrregião Três Fronteiras, VANDERLEI RUTKOSKI. Ele disse que o custo de produção é maior do que o valor pago pelo litro e leite e esse modelo vai levar ao fechamento de muitas propriedades. RUTKOSKI citou que tem empresas da região importando leite e aumentando a dificuldade para os produtores. Ele disse que a categoria está mobilizada e pode promover protestos mais fortes, como por exemplo, o fechamento das divisas do estado para impedir o ingresso do leite importado.

Os vereadores aprovaram, na última semana, a autorização para que a administração de São Miguel do Oeste coloque recursos públicos para a implantação de uma incubadora de novos negócios na Unoesc. O projeto que passou pela câmara permite que o município faça a reforma e adequação às normas de acessibilidade de um imóvel de propriedade da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina, mantenedora da Unoesc. A proposta prevê que o uso do espaço pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Conforme o texto, o imóvel a ser reformado encontra-se cedido ao Município por meio de Contrato de Comodato e diz respeito a uma construção de dois pavimentos, com uma área de 163 metros quadrados localizada junto ao campus da Unoesc no bairro Agostini.

A Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de posse de drogas em São Miguel do Oeste na última quarta-feira. Em rondas pela Rua Angelo Longui, no Bairro São Luiz, uma guarnição realizou a abordagem de um veículo com dois ocupantes que havia acabado de sair de um local usado como ponto de venda de drogas. Durante a busca pessoal, foi encontrada com a caroneira, uma pedra de crack. Diante do fato a droga foi apreendida e a mulher a qual se comprometeu em comparecer em audiência judicial no fórum da Comarca. Ela foi liberada em seguida. O vendedor da droga não foi localizado.

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de agredir e ameaçar companheira em Guaraciaba nesta quinta-feira. A PM foi acionada por volta das oito e meia da noite para atender um ocorrência de violência doméstica no Bairro Santa Terezinha. A solicitante relatou aos policiais que foi agredida e ameaçada pelo companheiro. De acordo com ela, o homem a agrediu com tapas, chutes e puxões no cabelo. Ela disse ainda que recebeu certa uma quantia em dinheiro e foi obrigada, mediante ameaças, a sair de casa com a filha de cinco meses de idade para comprar droga para o homem. O outro filho do casal, de 4 anos, teria ficado com o pai na residência como garantia que ela voltasse com o entorpecente. O homem de 23 anos foi preso em flagrante e levado para Delegacia de Polícia.

Fios da rede elétrica que ficaram soltos na avenida Willy Barth provocaram a queda de um motociclista na tarde desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta da seis horas da tarde nas proximidades do Móveis Cavalli. Segundo o relato de um motorista que prestou auxilio ao motociclista, os fios soltos na via acabaram enroscando na roda e no guidão da moto, o que ocasionou a queda. O motorista lamentou a situação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima para o Hospital Regional com ferimentos generalizados, porém sem gravidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.