-NÚMERO DE MORTES PROVOCADAS POR ENCHENTES NO RS SOBE PARA 41
-CASAN DETERMINA PRAZO PARA VISTORIAR MAIS DE MIL RESERVATÓRIOS DE ÁGUA EM SC
-ABERTURA DA FAIC REÚNE GRANDE PÚBLICO
-SJO AVANÇA EM METAS DO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO
-ITAPIRANGA RECEBE EMENDA PARLAMENTAR DE UM MILHÃO DE REAIS
-PREFEITO APONTA INVESTIMENTOS EM PRÉDIOS PÚBLICOS NA CIDADE
-HOMEM É PRESO POR AGREDIR E AMEAÇAR COMPANHEIRA
-MOTORISTA DE IPORÃ MORRE EM ACIDENTE NO MATO GROSSO DO SUL
O Tempo em Itapiranga apresenta-se. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com possibilidade com chuva. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O número de casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79 por cento nas últimas três décadas. O dado foi divulgado em estudo publicado na revista científica "BMJ Oncology" nesta semana. O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e de uma Universidade da China, analisou dados de 29 tipos de câncer em 204 países e regiões, incluindo o Brasil. De acordo com os dados, em 2019 foram registrados um total de três milhões 260 mil de novos casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos. Já em 1990, essa taxa estava próxima de um milhão e 800 mil casos. Mais de um milhão de pessoas com menos de 50 anos morreram de câncer em 2019, um aumento de quase 28 por cento em relação a 1990.
O primeiro-ministro indiano, NARENDRA MODI, disse nesta quinta-feira que os líderes do fórum do G20 deveriam apoiar os países em desenvolvimento na luta contra a mudança climática com mais dinheiro e tecnologia. A Índia presidirá a cúpula do grupo das 20 maiores economias do mundo neste final de semana, em Nova Délhi. A nível global, os países ricos ainda não cumpriram a sua promessa de fornecer aos países pobres 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático. O G20 é composto por 19 países e pela União Europeia, que representam 85 por cento da riqueza global e emitem uma quantidade semelhante de emissões de carbono.
O Departamento de Polícia da Pensilvânia, nos Estados Unidos, aumentou, nesta quinta-feira, para 20 mil dólares, o equivalente a 99 mil reais, a recompensa por informações que levem até DANILO CAVALCANTE, brasileiro que fugiu de um presídio na cidade de Chester, em 31 de agosto. Inicialmente, o valor era de 10 mil dólares. As autoridades afirmam que ele está no perímetro das rotas 926 e 52. O Ministério Público da cidade definiu DANILO como “um homem extremamente perigoso”. O brasileiro foi condenado à prisão perpétua e sem liberdade condicional em 16 de agosto, por homicídio em primeiro grau pelo assassinato da ex-namorada em 2021.
A Polícia Federal e MAURO CID, ex-ajudante de ordens do ex-presidente JAIR BOLSONARO, assinaram um acordo de delação premiada. O documento ainda deverá receber aval do Ministério Público Federal e ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal. O depoimento mais recente de CID, preso desde três de maio, à Polícia Federal, ocorreu na semana passada, dentro do inquérito que apura a conduta do hacker WALTER DELGATTI NETO na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. O tenente-coronel do Exército é investigado por participação em um esquema de suposta fraude em cartões de vacinação, tentativa de golpe de Estado, além de ter relação no caso das joias estrangeiras dadas a JAIR e MICHELLE BOLSONARO e no caso dos atos de 8 de janeiro.
Os bancos brasileiros já renegociaram um milhão e 600 mil contratos desde o início do programa Desenrola Brasil, em meados de julho. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos nesta quinta-feira. Segundo a Febraban, foram 11 bilhões e 700 milhões de reais negociados exclusivamente pela Faixa 2 — que foca em resolver as dívidas de pessoas físicas com débitos negativados até 31 de dezembro de 2022, e renda de até 20 mil. No total, cerca de um milhão 250 mil clientes foram beneficiados. A adesão ao programa vai até 31 de dezembro deste ano.
Passados três dias desde as enchentes provocadas por fortes chuvas no Rio Grande do Sul, forças de segurança pública ainda atuam em buscas a vítimas nas cidades mais atingidas. Nas últimas 24 horas, as autoridades confirmaram a ocorrência de mais duas mortes, ampliando para 41 o número de óbitos na maior tragédia relacionada a fenômeno natural nas últimas décadas nos Estado. São 15 mortes em Muçum, 10 em Roca Sales, quatro em Cruzeiro do Sul, três em Lajeado, duas em Estrela, duas em Ibiraiaras, uma em Encantado, uma em Imigrante, uma em Mato Castelhano, uma em Santa Tereza e uma em Passo Fundo. As autoridades contabilizam 25 pessoas desaparecidas. Foram resgatadas três mil e 37 pessoas em 83 municípios afetados. Permanecem desabrigadas duas mil 944 pessoas e desalojadas sete mil 607 pessoas.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado atingiu a zona rural de Santa Cecília, no Oeste do estado. Conforme o órgão, a comprovação ocorreu através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido. A velocidade dos ventos na região chegou a 100 quilômetros por hora. O fenômeno foi registrado por volta das 11 horas da noite de domingo, na comunidade de Anta Morta, e causou destruição de duas casas e quedas de árvores. Não houve feridos. Diferente do ciclone que passou pelo Rio Grande do Sul, onde mortes foram confirmadas, os tornados não têm grande extensão territorial.
A nova regra do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que entrou em vigor neste mês, pode prejudicar pessoas de baixa renda de 119 dos 295 municípios de Santa Catarina. Essa norma limita o número de benefícios do Bolsa Família para unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa em 16 por cento por município. Esse impacto em Santa Catarina foi estimado por estudo do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local, órgão da Federação das Associações Empresariais, Facisc. Conforme o estudo, 119 municípios do Estado, isto é, 40 por cento doo total, já registram nível superior aos 16 por cento definidos na portaria do ministério. Santa Catarina tem 225 mil famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e 40 mil são unipessoais, integradas por apenas uma pessoa. Pelas novas regras, quem já tem o benefício continua recebendo, mas não serão incluídas novas famílias unipessoais onde já há 16 por cento.
A Casan divulgou nesta quinta-feira que todos os reservatórios de água mantidos pela companhia passarão por vistoria até a próxima semana. Serão mais de mil avaliados para evitar episódios como o desta quarta-feira, quando o rompimento de uma estrutura no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, destruiu casas. O diretor-presidente da empresa, EDSON MORITZ, determinou que a sequência de vistorias gerais dure cinco dias úteis, terminando na próxima quinta. A Casan tem aproximadamente mil e 30 reservatórios instalados pelo Estado. Ao todo, 483 são de concreto, material do reservatório rompido em Florianópolis. O segundo material mais utilizado é o de fibra de vidro, seguido pelo aço inoxidável. Até o fim de 2024 serão instalados mais 141 por Santa Catarina, totalizando 88 milhões de litros de água armazenados.
A abertura oficial da décima FAIC – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste contou com a presença de um grande público no final da tarde desta quinta-feira, em Iporã do Oeste. Os visitantes foram recepcionados ao som de violino, com o artista MAIKEL FREY. Diversas autoridades locais, regionais e estaduais estiveram presentes e enalteceram a importância da exposição para o município e a região. Em seu pronunciamento, o prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, ressaltou que o evento iniciou em 1972 com objetivo de mostrar o potencial do Município na criação de suínos. Ele enalteceu que a suinocultura na época já era um diferencial e hoje representa mais de 55% do movimento agropecuário local, o qual corresponde a 85% do movimento econômico total do Município.
Após os pronunciamentos das autoridades, o prefeito ADÉLIO MARX declarou oficialmente aberta a décima FAIC e foi feita a liberação dos pavilhões para visitação aos estandes. Neste ano, mais de 160 empresas estão expondo seus produtos e serviços na feira multissetorial, que conta com 210 espaços distribuídos na área externa e em dois ginásios, além de um pavilhão exclusivo da agropecuária. Cerca de 70% das empresas expositoras são do próprio município e associadas da Associação do Comércio e Indústria de Iporã do Oeste. O presidente da Comissão Central Organizadora, WILSON MALLMANN, enalteceu o trabalho intenso de uma grande equipe para deixar tudo pronto para o início de uma das maiores feiras da região. Já na primeira noite, um grande número de visitantes circulou pelos espaços da feira.
A FAIC 2023 segue até domingo com inúmeras atrações aos visitantes. Dentre os destaques estão o espaço kids com brinquedos, shows infantis e passeios de pônei. Essa edição também viabilizou uma grande mostra do potencial da agricultura e turismo de Iporã do Oeste, ambos com espaços exclusivos no parque de exposições. Além disso, mais de 20 artistas locais e regionais farão apresentações durante todo o evento no palco central. Hoje, a visitação aos estandes iniciou às 09h da manhã e segue até às 22h. Às 20h30 terá início o show com Felipe e Fernando no palco arena e em seguida terá show nacional com Bob e Robson, a partir das 22h. A segunda noite da FAIC 2023 será concluída com show da Banda Rosa’s, todos com entrada gratuita.
O novo marco regulatório do saneamento básico fixou o prazo de 2033, para que os municípios tenham 98 por cento da população atendida com tratamento de esgoto e 99 por cento com agua potável. Em São João do Oeste, as medidas estão sendo providenciadas para que a meta estipulada seja cumprida. O Secretário de Indústria e Comércio de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, considera uma tarefa bastante árdua, mas, possível. SCHNEIDER enaltece que nos últimos anos, o município tem focado nas redes de extensão de água do município, tanto no perímetro urbano, como rural. De acordo com ele, investimentos significativos estão sendo feitos para atingir a meta.
Conclusão da etapa de ampliação da rede de água no interior é um passo significativo. ELIAS SCHNEIDER destaca que com o término da ampliação da rede de água da comunidade de linha Cristo Rei em direção a linha Palmeiras, várias propriedades estão sendo atendidas com água tratada. De acordo com ele, o intuito da administração é de trazer a água potável para todas as propriedades. O secretário revela que está previsto para as próximas semanas, as atividades de extensão de rede de agua para linha Ervalzinho, e nos próximos meses, a ampliação na comunidade de Beato Roque.
Valores de venda de lotes em beato Roque e no centro da cidade, de propriedade do município foram revertidos para o fundo de água. ELIAS SCHNEIDER destaca que o São João do Oeste possui uma lei municipal que prevê que os valores adquiridos em leilão em imóveis sejam investidos em atividades de melhoria de tratamento de água, ampliação de rede e manutenção de sistema já existente. SCHNEIDER acredita que essa organização feita pela prefeitura possibilita que o município possa cumprir as metas do marco regulatório de saneamento básico estabelecido. Atualmente, o município já atingiu a faixa de 50% da exigência de água tratada, porém, para as exigências de tratamento de esgoto, somente os lotes urbanos estão passando pela regularização devido fiscalização.
O secretário de Indústria e Comércio destaca que o próximo passo é a regularização dos hidro sanitários nas propriedades rurais do município. ELIAS SCHNEIDER revela que durante o terceiro congresso dos município da AMEOSC, a ARIS, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, mencionou uma grande expectativa do envolvimento da Epagri e da Secretaria de Agricultura do Estado, para a regularização do tratamento também no meio rural. SCHNEIDER reforça que essa regularização precisa acontecer, porém, é necessário que a aplicação seja feita da melhor forma. Este é um projeto prioritário e que vai evoluir nos próximos anos.
A Comissão Central Organizadora da Oktoberfest de Itapiranga está mobilizada para garantir hospedagem aos visitantes. A procura por imóveis para alugar tem se intensificado nas últimas semanas. Segundo o coordenador da festa, NELSON ARENHARDT, as pessoas que possuem imóvel disponível para locação ou que possuem condições de hospedar turistas durante a festa devem se manifestar com os responsáveis pela organização das hospedagens. ARENHARDT destaca que os hotéis da cidade atingem lotação com presença de visitantes, além de músicos e outros profissionais de outras regiões que trabalham nos dias da festa. O coordenador demonstra otimismo que a quadragésima quarta Oktoberfest vai atingir as metas em gastronomia, cultura, tradição e alegria.
Vereador do MDB de Itapiranga, AFONSO UTZIG destaca valores expressivos em emendas parlamentares dos governos estadual e federal. Ele afirma que o vereador tem a possibilidade de reivindicar aos seus representantes em Florianópolis e Brasília, recursos para o município, independente de ser de situação ou oposição. UTZIGlamenta emendas perdidas por atraso nas obras e também em função do ex-governador, CARLOS MOISÉS ter revogado valores ao final do seu mandato e o novo governo acabou atrasando o início dos repasses. O vereador menciona anulação de emenda de 400 mil reais para pavimentação com pedras irregulares no centro comunitário de Santa Isabel. O município decidiu fazer a obra com recursos próprios.
Segundo AFONSO UTZIG, a bancada dos quatro vereador do MDB de Itapiranga obteve com o Deputado MAURO DE NADAL, um milhão de reais. Cada vereador pode fazer a indicação de 250 mil reais, sendo que a sua opção foi para o Loteamento Ruchel para a pavimentação com pedras irregulares. Menciona ainda que a missão é contribuir para que o município tenha maior volume de recursos . De acordo com o vereador AFONSO UTZIG, ainda está em pauta a conclusão do asfalto do centro comunitário de linha Soledade até a SC 163. Segundo ele, o projeto está em análise para receber recursos do governo federal visando concluir a pavimentação asfáltica até a SC 163.
Prefeito aponta diversas obras de infraestrutura na cidade. Segundo ALEXANDRE RIBAS, o governo municipal tem investido alto para proporcionar melhores instalações em diferentes setores. Ele destaca que as obras de revitalização do terminal rodoviário estão seguindo o cronograma estabelecido pela empresa vencedora da licitação. No local será instalado o Espaço da Cidadania. Conforme o prefeito, com recursos próprios, está sendo investindo cerca de 900 mil reais na reforma completa de todo o prédio. O projeto também contempla a revitalização da Praça do Imigrante com objetivo de fortalecer o turismo e valorizar a tradicional figueira na Avenida Uruguai, no centro da cidade.
Conforme o Prefeito ALEXANDRE RIBAS, a nova estrutura irá facilitar o acesso da população à serviços prestados por repartições da prefeitura. No local estará instalada a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Itapiranga Mais Empregos, Sala do Empreendedor, Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Identificação, Junta do Serviço Militar e PrevCidade. O prefeito salienta que o guichê de venda de passagens será mantido, porém como o movimento de ônibus reduziu de forma significativa nos últimos anos, o espaço vai ter outras utilidades.
O Prefeito também chama atenção para investimentos significativos em estrutura das escolas do municípios. Segundo ALEXANDRE RIBAS, o valor atingi três milhões de reais na ampliação e reforma da Escola Bela Vista, ampliação e melhorias na Creche Elizabeta Rost e também uma verdadeira transformação na Escola Esperança, no Alto Bairro Santa Tereza. O prefeito informa que são recursos de emendas parlamentares e principalmente recursos próprios do município. ALEXANDRE RIBAS destaca ainda que no Alto Bairro Santa Tereza terá investimento significativo na Unidade de Saúde e também obras de integração entre Ginásio de Esportes, Unidade de Saúde e Escola Esperança.
Fios soltos causam queda de motociclista na Willy Barth em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 18 horas desta quinta-feira, na Willy Barth em São Miguel do Oeste. Segundo um motorista que passava pelo local e que prestou os primeiros atendimentos a vítima, os fios soltos na via acabaram enroscando na roda e no guidão da moto, o que ocasionou a queda do motociclista. No último fim de semana um caminhão colidiu em um poste de energia, nas proximidades deste acidente e muito possivelmente durante a manutenção e restauração da estrutura danificada, alguns fios ficaram pelo chão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima para o Hospital Regional com ferimentos generalizados. A PRF também foi acionada, bem como a CELESC para averiguar a situação dos fios soltos na avenida.
Homem é preso por agredir e ameaçar companheira em Guaraciaba. Nesta quinta-feira, às 20 horas e 30 minutos, a Polícia Militar registrouocorrência de violência doméstica, em Guaraciaba. A solicitante relatou aos policiais que foi agredida e ameaçada por seu companheiro, o qual o agrediu com tapas na nuca, chutes, puxões no cabelo. Ainda, afirmou que recebeu certa quantia em dinheiro e foi obrigada a sair de casa com sua filha de cinco meses de idade, para comprar droga para ele, tendo outro filho do casal, de quatro anos, ficado com ele na residência como garantia que ela voltasse com o entorpecente. O homem de 23 anos foi preso em flagrante, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou todos os procedimentos realizados, ficando responsável das crianças.
Caminhoneiro de Iporã do Oeste morre em acidente no Mato Grosso do Sul. Um jovem de 27 anos morreu em um grave acidente de trânsito na BR-376, em Vicentina, no Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira. O caminhoneiro, identificado como MAURI OLIVEIRA, perdeu o controle do caminhão de transporte de suínos que conduzia e colidiu contra uma árvore às margens da rodovia. O acidente ocorreu por volta das 4 horas da madrugada. Ele ficou preso às ferragens. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, ele já estava sem vida. A perícia técnica de Fátima do Sul foi acionada para os procedimentos necessários. MAURI OLIVEIRA é natural de Iporã do Oeste e possui familiares residindo na Linha Piraju. O corpo será transladado para Iporã do Oeste, sem previsão de chegada. O velório e homenagens serão no clube de Linha Pirajú, com sepultamento no cemitério católico da comunidade, em horário a ser divulgado posteriormente.