ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 08 09 2021

-MANIFESTAÇÕES DO DIA DA PÁTRIA REÚNEM MULTIDÕES PELO BRASIL

-RODOVIAS DE SC SEGUEM COM BLOQUEIOS APÓS ATOS DE 7 DE SETEMBRO

-MOBILIZAÇÃO REÚNE CERCA DE TRES MIL PESSOAS EM SÃO MIGUEL. CARREATA TEVE MIL VEÍCULOS

-HOSPITAL REGIONAL VAI ELABORAR PROJETO TÉCNICO PARA AMPLIAÇÃO DA UNIDADE

-MUNICÍPIO COMEÇA A RECEBER ADESÕES PARA NOVO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL

-HOMEM É AGREDIDO A TAPAS E SOCOS POR DUAS MULHERES NA RUA

-POLÍCIA MILITAR PROCURA SUSPEITO DE FORNECER DROGA PARA ADOLESCENTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um incêndio atingiu uma prisão na ilha indonésia de Java nesta quarta-feira, deixando pelo menos 41 pessoas e dezenas de feridos. O fogo na penitenciária de Tangerang, nos arredores de Jacarta, ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando os internos estavam dormindo. Segundo o chefe da polícia de Jacarta, 72 presos ficaram feridos. Vítimas com ferimentos graves foram transferidas para hospitais de Tangerang, enquanto os prisioneiros com ferimentos leves foram tratados em uma clínica. As autoridades ainda estão investigando a causa do incidente, mas suspeitam que uma falha de energia tenha provocado o incidente.

A Suprema Corte de Justiça do México declarou, em votação unânime, inconstitucional a criminalização do aborto no país. A decisão histórica, adotada na terça-feira, passa a ser critério obrigatório para todos os juízes mexicanos. O Supremo tomou a decisão em relação a um caso que questiona a criminalização do aborto em um estado do país, onde se previa pena de até três anos de prisão para quem interrompesse a gravidez voluntariamente. De acordo com o ministro do tribunal, LUIS MARIA AGUILAR, este é um passo histórico para os direitos humanos e para o direitos das mulheres em especial.

O governo e a oposição da Venezuela alcançaram acordos parciais para estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de Covid-19 na segunda-feira. Nos últimos dias, representantes dos dois lados do conflito na Venezuela se encontraram na Cidade do México para encontrar uma saída para a crise política no país. Uma delegação da Noruega intermediou as conversas, que ocorrem para tentar viabilizar eleições em novembro. Também foi anunciada uma nova reunião, de 24 a 27 de setembro, na Cidade do México. O acordo foi anunciado em um comunicado conjunto publicado ao final do encontro.

Milhares de pessoas participaram das manifestações de Sete de Setembro em todo o país. Os principais atos foram registrados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Apoiadores do presidente JAIR BOLSONARO defenderam a liberdade de manifestação, a democracia e criticaram os excessos cometidos pelo Supremo Tribunal. Manifestações com grande públicos também ocorreram em outras capitais e diversos municípios do interior. Já as manifestações organizadas por partidos políticos de esquerda e centrais sindicais, contrárias ao governo BOLSONARO, ficaram esvaziadas e tiveram um público muito pequeno em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em discurso na manifestação de Sete de setembro na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a criticar os ministros do STF ALEXANDRE DE MORAES e LUÍS BARROSO. O presidente disse que não vai mais admitir pessoas como MORARES continuem a açoitar a democracia e desrespeitar a Constituição. BOLSONARO afirmou que “ou o ministro se enquadra ou pede para sair". Ele ainda chegou a chamar o ministro do STF de canalha, ao relembrar das prisões decretadas pelo juiz no âmbito do inquérito das fake news, que apura ameaças contra a Corte. BOLSONARO também afirmou que descumprirá as decisões do ministro ALEXANDRE DE MORAES contra quem apresentou um pedido de impeachment já negado pelo presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.

O resultado dos atos do Sete de Setembro estará em pauta tanto no Executivo quanto no Judiciário nesta quarta-feira. O presidente JAIR BOLSONARO se reunirá com o primeiro escalão e convidados do governo federal. Ontem, o presidente afirmou que convocaria o Conselho da República, órgão que aconselha o presidente em casos de crise, principalmente quanto a decretar intervenções federais como ou estado de defesa ou de sítio. Depois, o Palácio do Planalto informou que a reunião seria a do Conselho de Governo, que reúne o presidente, o vice-presidente, ministros e convidados para debater temas importantes, no caso, as manifestações. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX se manifestará sobre o assunto no início da plenária com os demais membros da Suprema Corte. A expectativa é que FUX e os demais magistrados se posicionem sobre as declarações do presidente nos atos em que ele participou.

Mais 552 mil vacinas contra a Covid-19 devem chegar a Santa Catarina até quarta-feira. O Ministério da Saúde está ajustando a quantidade de doses enviadas aos estados, de acordo com as necessidades de cada um, para que todos completem a vacinação da população adulta com a primeira dose. Estão previstas a chegada de 249 mil doses de PfizerBioNtech e 303 mil de Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Desde o início da campanha de vacinação, o Estado recebeu oito milhões e 800 mil unidades da vacina e aplicou mais de sete milhões e cem mil. O objetivo do Ministério é garantir que todos os estados terminem a vacinação da população acima de 18 anos com a primeira doses em breve. Na meta estabelecida, toda a população adulta receberá a primeira dose até 15 de setembro.

A secretaria de Saúde prepara um mutirão de cirurgias eletivas para reduzir a fila que cresceu 60 por cento durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, são mais de 100 mil pacientes que aguardam pelo procedimento. A lista histórica é de 63 mil pessoas, mas aumentou com o ingresso de 40 mil pessoas durante a pandemia. Segundo o secretário da pasta, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, será realizado um mutirão de cirurgias eletivas a partir de novembro. Ele disse que a ideia do governo é realizar 40 mil procedimentos, que é justamente o número que subiu durante a pandemia quando os hospitais suspenderam as eletivas e estavam focados e estruturados no atendimento Covid-19.

Rodovias de Santa Catarina seguem com pontos de bloqueio nesta quarta-feira. As interdições iniciaram durante o feriado da Independência, Sete de setembro, como parte de manifestações favoráveis ao presidente JAIR BOLSONARO. Ao longo da terça-feira, manifestantes montaram pontos de bloqueio na BR-101, BR-116 e na BR-282, no Oeste. A atualização mais recente sobre as interdições foi publicada pela Polícia Rodoviária Federal as nove e 50 da manhã e apontava pontos de bloqueio na BR 116 em Mafra e Santa Cecília, na 101 em Garuva, Joinville, Araquaria e São João do Sul, na BR 280 em Guaramirim, São Francisco do Sul, São Bento do Sul e Canoinhas e na BR 282 em Campos Novos.

A Secretaria de Educação de Descanso investiu aproximadamente 21 mil reais em um curso de Robótica Kids para aluno do ensino fundamental. O projeto, desenvolvido pelo SESISENAI, teve início na última semana e atende os alunos do quarto e do quinto ano da Escola Paulo Henrique Pissaia no contra turno escolar. Serão atendidas duas turmas, que participarão de dez encontros, realizados nas terças-feiras. Para o prefeito SADI BONAMIGO, os alunos terão a oportunidade de potencializarem ou até descobrirem novas habilidades. Conforme o secretário da pasta, MAICON ROSIN, o projeto possui uma metodologia que proporciona ao aluno vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design, desenvolvendo o raciocínio lógico, analítico e crítico, o trabalho em equipe e habilidades de pesquisa científica.

Dois suplentes de vereadores assumiram uma vaga no legislativo de Barra Bonita neste mês de setembro. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores, NEIR MITTMANN. Conforme ele, OLÍVIO JUNIOR BERTAN do MDB e LUIZ GIBRAIL DRESCH do PSDB estão de licença pelo período de 30 dias. Segundo ele, nesse período, estão nas vagas os suplentes, MAXIMINO DIAS do MDB e DENISE CONSTANTINI do PSDB. Para NEIR MITTMANN, o momento é importante e serve para que novas ideias sejam apresentadas no legislativo de Barra Bonita.

O trabalho na Câmara de Vereadores de Barra Bonita está tranquilo e a relação entre legislativo e executivo é positiva. A afirmação é do presidente, NEIR MITTMANN. Ele destacou que os projetos de lei e demais questões são debatidas amplamente pelos vereadores e os prazos de análise nas comissões são respeitados. Ele lembrou que a primeira sessão do mês já foi realizada e as demais vão ocorrer nas terças-feiras a partir das seis e meia da tarde na Câmara de Vereadores de Barra Bonita. NEIR MITTMANN ressaltou que a população pode acompanhar as sessões, sempre mantendo os cuidados para evitar um possível contágio da Covid-19.

O Município de São Miguel do Oeste abriu nesta segunda-feira o período de inscrições para o processo seletivo para a contratação de técnico em enfermagem, médico clínico geral e motorista. Para técnico de enfermagem é exigido ensino médio completo e curso profissionalizante com registro no órgão fiscalizador. O interessados na vaga de médico devem ter ensino superior em Medicina com registro no órgão fiscalizador da categoria. Para motorista, é preciso ter CNH categorias C, D ou E, com ensino médio completo e curso de motorista socorrista e transporte coletivo. As inscrições seguem até o dia 15 de setembro, no departamento de Desenvolvimento de Pessoa no Centro Administrativo. O edital, na íntegra, pode ser acessado no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Editais.

Contribuintes que tiverem dívidas vencidas com o Município de São Miguel do Oeste até o final de 2020 poderão quitar os débitos em cota única ou parcelada em até 12 vezes, com desconto no valor da multa e dos juros. O prefeito, WILSON TREVISAN, explicou que o Programa de Recuperação Fiscal não é uma prática comum da atual gestão, mas que, em virtude da pandemia, muitas pessoas e empresas enfrentaram dificuldades para manter suas contas em dia. Por isso, o municipio resolveu proporcionar esta oportunidade de regularização de forma facilitada. Pessoas físicas e jurídicas que se enquadrem no programa devem comparecer ao setor de Dívida Ativa da prefeitura para negociar a melhor forma de pagamento. O atendimento é das oito as 11 e 45 da manhã e entre uma e meia e cinco e 45 da tarde.

Quanto mais cedo o contribuinte efetuar a negociação e aderir ao programa de recuperação fiscal, maior será o desconto obtido. A informação é da secretária adjunta de Finanças, ELIZETE XAVIER DOS SANTOS. De acordo com ela, se a adesão ao Refis ocorrer em até 90 dias do lançamento do programa, o abatimento da multa e dos juros é de 100 por cento. Depois disso, o desconto vai reduzindo gradativamente, até chegar aos 40 por cento se a adesão ocorrer no prazo final do programa. Os contribuintes em dívida com o município até o final de 2020 tem um ano para confirmar a adesão no programa de recuperação fiscal.

Uma creche de Maravilha foi fechada na última segunda-feira após um surto de Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, foram confirmados oito casos em crianças e em uma professora no Centro de Educação Infantil Silvia Ebert. De acordo com a prefeitura de Maravilha, "a creche ficará fechada e isolada por 15 dias, conforme protocolo da Dive". Crianças e profissionais estão sendo testados e ficarão em isolamento para evitar novas transmissões. Por enquanto, todos os casos acompanhados são leves. As equipes de Saúde e Educação também estão monitorando as famílias dos pacientes positivos e reforçaram que todos que frequentam a escola e apresentarem algum sintoma devem procurar a sala de triagem para a consulta médica, acompanhamento e isolamento.

O número de casos ativos de Covid permanece em 16 em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim divulgado pela secretaria de saúde no final da tarde de ontem aponta que 14 pessoas estão em isolamento domiciliar e duas estão internadas. No Hospital Regional, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 28 por cento com sete pacientes internados. Na enfermaria, são apenas dois pacientes internados com Covid e taxa de ocupação de 12 por cento. Esses são os menores números de internação de casos graves e leves da doença deste ano.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste retomou a vacina contra a Covid para as pessoas que ainda não se imunizaram. Hoje, estão disponíveis 70 doses para os trabalhadores de indústrias. Amanhã, serão mais 850 doses para todas as pessoas com idade de 18 anos acima que ainda não receberam a primeira dose. O horário de atendimento, tanto na quarta quanto na quinta-feira, será das oito da manhã as quatro da tarde na Praça Walnir Bottaro Daniel. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. O início da vacinação do público adolescente ainda não tem data definida.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso vai elaborar um projeto detalhado a respeito da ampliação física da unidade. De acordo com o diretor do Hospital, RODRIGO LOPES, o projeto vai apontar detalhes sobre o novo espaço, equipamentos e materiais que devem ser adquiridos pelo estado. O assunto foi discutido na última semana durante a visita do secretário adjunto de saúde, ALEXANDRE FAGUNDES e do presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL. LOPES disse que a ampliação física é uma necessidade antiga e que o Hospital já nasceu pequeno para atender a região. Ele comentou que a direção se comprometeu em elaborar um projeto detalhado para que o governo tenha condições de tomar a decisão de ampliar ou não os serviços.

A proposta da direção do Hospital Regional é construir uma nova ala, nos fundos do prédio atual, para ampliar os serviços prestados na unidade. De acordo com o diretor do Regional, RODRIGO LOPES, o mais indicado é fazer um bloco de até sete andares com cerca de 300 metros quadrados por andar. Ele citou que esse é o melhor local porque fica anexo ao Hospital, seria possível usar a estrutura atual de apoio e, ao mesmo tempo, nenhum serviço seria interrompido durante as obras. Além de ampliar o atendimento nas especialidades que já estão implantadas no hospital será possível colocar novas áreas médicas no hospital, como a oncologia e a neurologia. LOPES comentou que a necessidade de ampliação e novas especialidades é muito grande, principalmente na área de ortopedia.

A direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem uma boa expectativa para a ampliação da estrutura física e implantação de novas especialidades que vão tornar a unidade referência em ortopedia e neurologia. O diretor do Hospital, RODRIGO LOPES disse que a visita do secretário de adjunto de saúde na semana passada foi muito positiva e que o governo tem o real interesse em atender essas necessidades. Ele citou que a construção de um novo bloco hospitalar e as instalação de novas especialidades são processos diferentes que passam por processos distintos. LOPES comentou que existe uma boa expectativa de que os projetos possam ser executados em 2022.

As manifestações de Sete de Setembro começaram cedo em São Miguel do Oeste. Por volta das oito horas da manhã, um grupo de caminheiros se concentrou no trevo da BR 282, mas sem fechar a rodovia. O grupo saiu em carreata e depois seguiu até o município de Descanso. Também na parte da manhã, um grupo de pessoas ligadas ao Movimento “Chega de Esmolas para o Oeste” promoveu uma “adesivaço” também no trevo da BR 282. Eles colocaram adesivos em cerca de 400 veículos. O movimento pede mais recursos para a infraestrutura regional e a liberação de recursos em volume suficiente para a execução de obras como a revitalização da BR 163, a ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga e a federalização da SC 163, trecho de São Miguel a Itapiranga.

Cerca de três mil pessoas participaram das manifestações de Sete Setembro nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com a organização do ato, mais de mil veículos estiveram na carreta que durou mais de uma hora pelas ruas da cidade. A concentração começou por volta das duas horas da tarde na praça Walnir Botaro Daniel. Por volta das três horas da tarde, a carreata com carros, caminhões, motos e bicicletas saiu da praça e seguiu em direção ao trevo da BR 282. No local, os manifestantes cantaram o hino nacional. A carreata seguiu pela Willy Barth e terminou na praça do centro. De acordo com o empresário VICTORIO BOLFE, um dos organizadores do evento, essa foi uma das maiores carretas da história do município.

A pauta das manifestações do Sete de Setembro em São Miguel do Oeste teve uma série de pontos, mas principalmente, o respeito à Constituição, voto impresso e auditável com contagem pública dos votos, o saneamento das instituições e um país livre de corrupção. De acordo com o empresário VICTORIO BOLFE, os atos de ontem também foram em defesa da democracia, das instituições democráticas, da liberdade de expressão, em defesa das famílias e dos princípios judaico-cristãos. O empresário esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que as manifestações do dia da pátria mostram que os temas propostos são importantes e que a população defende esses pontos.

A grande participação das pessoas nos atos de Sete Setembro revela que o sentimento da maioria da população é de que o país precisa mudar e corrigir certos rumos. A afirmação é do empresário VICTORIO BOLFE. Ele disse que os detentores dos poderes precisam entender e fazer a leitura correta desse momento que é histórico. BOLFE citou que existe uma instabilidade entre as instituições que precisa ser resolvida. A questão, de acordo com ele, é preocupante na medida em que um poder extrapola os limites constitucionais e interfere em outro poder. BOLFE comentou que é preciso fazer uma depuração de instituições como o Supremo Tribunal Federal e que essas mudanças podem ser feitas por caminhos democráticos.

Um grupo de caminhoneiros confirmou que o trevo da BR 282 será bloqueado no começo da tarde de hoje. Um dos organizadores do movimento disse que o transito de veículo será interrompido a partir da uma hora da tarde. O objetivo dos manifestantes é manter o bloqueio por cerca de duas horas, liberar a passagem por um período e depois voltar a trancar o trevo. CAPELLARI disse que os caminhoneiros estão pedindo o voto impresso e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele também comentou que os profissionais da região estão sendo convocados para participar do ato. A Polícia Rodoviária Federal já está no local.

A Polícia Militar foi acionada pela Central Regional de Emergência para verificar uma denuncia de fornecimento de produtos entorpecentes para um adolescente. O menor de idade foi levado ao Hospital de Descanso em estado de confusão mental. A avó do adolescente disse que o garoto reside em Belmonte e que ele começou a passar a chegar em casa. O menor confirmou que passou o dia na casa de um amigo e que em determinado momento ele lhe ofereceu um cigarro. Segundo a PM, possivelmente o cigarro era de maconha, já que o adolescente apresentava taquicardia e confusão mental. Foi feito o boletim de ocorrência com a identificação da pessoa que forneceu o cigarro ao adolescente.

Um homem sofreu ferimentos ao ser agredido na rua nesta terça-feira no município de Guaraciaba. Os policiais militares foram acionados pela vítima que contou ter sido agredida a tapas e socos por duas mulheres. O homem, que teve um sangramento no nariz, não soube informar os motivos das agressões. Ele disse ainda que pretende representar judicialmente contra as agressoras. Os policiais militares lavraram o boletim de ocorrência e expediram a guia de requisição para exame de corpo de delito. Logo após, ele foi conduzido a unidade de saúde do município onde recebeu atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.