-MANIFESTAÇÕES DO DIA DA PÁTRIA REÚNEM MULTIDÕES PELO BRASIL
-RODOVIAS DE SC SEGUEM COM BLOQUEIOS APÓS ATOS DE 7 DE SETEMBRO
-BIÓLOGO DIZ QUE POSSÍVEL MEDICAÇÃO PARA PREVENIR COVID-19 ESTÁ NO VENENO DE UMA COBRA
-COMITÊ CONVIDA ENTIDADES PARA ORGANIZAÇÃO DO “DIA D” CONTRA A DENGUE
-ESCOLA DESENVOLVE PROJETO PARA ESTIMULAR ALUNOS A CONHECEREM HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
-PREFEITO DE IPORÃ DO OESTE BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMA DE ÁGUA NA CIDADE E NO INTERIOR
-HOMEM REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA AO SER AGREDIDO POR DUAS MULHERES
-ADOLESCENTE É ENCAMINHADO AO HOSPITAL APÓS TER SUPOSTAMENTE CONSUMIDO CIGARRO DE MACONHA
GLOBO – QUARTA – 08.09.21 – MELLER
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um incêndio atingiu uma prisão na ilha indonésia de Java nesta quarta-feira, deixando pelo menos 41 pessoas e dezenas de feridos. O fogo na penitenciária de Tangerang, nos arredores de Jacarta, ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando os internos estavam dormindo. Segundo o chefe da polícia de Jacarta, 72 presos ficaram feridos. Vítimas com ferimentos graves foram transferidas para hospitais de Tangerang, enquanto os prisioneiros com ferimentos leves foram tratados em uma clínica. As autoridades ainda estão investigando a causa do incidente, mas suspeitam que uma falha de energia tenha provocado o incidente.
A Suprema Corte de Justiça do México declarou, em votação unânime, inconstitucional a criminalização do aborto no país. A decisão histórica, adotada na terça-feira, passa a ser critério obrigatório para todos os juízes mexicanos. O Supremo tomou a decisão em relação a um caso que questiona a criminalização do aborto em um estado do país, onde se previa pena de até três anos de prisão para quem interrompesse a gravidez voluntariamente. De acordo com o ministro do tribunal, LUIS MARIA AGUILAR, este é um passo histórico para os direitos humanos e para os direitos das mulheres em especial.
O governo e a oposição da Venezuela alcançaram acordos parciais para estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de Covid-19 na segunda-feira. Nos últimos dias, representantes dos dois lados do conflito na Venezuela se encontraram na Cidade do México para encontrar uma saída para a crise política no país. Uma delegação da Noruega intermediou as conversas, que ocorrem para tentar viabilizar eleições em novembro. Também foi anunciada uma nova reunião, de 24 a 27 de setembro, na Cidade do México. O acordo foi anunciado em um comunicado conjunto publicado ao final do encontro.
A seguir:
-MANIFESTAÇÕES DO DIA DA PÁTRIA REÚNEM MULTIDÕES PELO BRASIL
Milhares de pessoas participaram das manifestações de Sete de Setembro em todo o país. Os principais atos foram registrados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Apoiadores do presidente JAIR BOLSONARO defenderam a liberdade de manifestação, a democracia e criticaram os excessos cometidos pelo Supremo Tribunal. Manifestações com grandes públicos também ocorreram em outras capitais e diversos municípios do interior. Já as manifestações organizadas por partidos políticos de esquerda e centrais sindicais, contrárias ao governo BOLSONARO, ficaram esvaziadas e tiveram um público muito pequeno em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em discurso na manifestação de Sete de setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a criticar os ministros do STF ALEXANDRE DE MORAES e LUÍS BARROSO. O presidente disse que não vai mais admitir pessoas como MORARES continuem a açoitar a democracia e desrespeitar a Constituição. BOLSONARO afirmou que “ou o ministro se enquadra ou pede para sair". Ele ainda chegou a chamar o ministro do STF de canalha, ao relembrar das prisões decretadas pelo juiz no âmbito do inquérito das fake news, que apura ameaças contra a Corte. BOLSONARO também afirmou que descumprirá as decisões do ministro ALEXANDRE DE MORAES contra quem apresentou um pedido de impeachment já negado pelo presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.
O resultado dos atos do Sete de Setembro estará em pauta tanto no Executivo quanto no Judiciário nesta quarta-feira. O presidente JAIR BOLSONARO se reunirá com o primeiro escalão e convidados do governo federal. Ontem, o presidente afirmou que convocaria o Conselho da República, órgão que aconselha o presidente em casos de crise, principalmente quanto a decretar intervenções federais como ou estado de defesa ou de sítio. Depois, o Palácio do Planalto informou que a reunião seria a do Conselho de Governo, que reúne o presidente, o vice-presidente, ministros e convidados para debater temas importantes, no caso, as manifestações. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX se manifestará sobre o assunto no início da plenária com os demais membros da Suprema Corte. A expectativa é que FUX e os demais magistrados se posicionem sobre as declarações do presidente nos atos em que ele participou.
A seguir:
-RODOVIAS DE SC SEGUEM COM BLOQUEIOS APÓS ATOS DE 7 DE SETEMBRO
Mais 552 mil vacinas contra a Covid-19 devem chegar a Santa Catarina até quarta-feira. O Ministério da Saúde está ajustando a quantidade de doses enviadas aos estados, de acordo com as necessidades de cada um, para que todos completem a vacinação da população adulta com a primeira dose. Estão previstas a chegada de 249 mil doses de Pfizer/BioNtech e 303 mil de Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Desde o início da campanha de vacinação, o Estado recebeu oito milhões e 800 mil unidades da vacina e aplicou mais de sete milhões e cem mil.O objetivo do Ministério é garantir que todos os estados terminem a vacinação da população acima de 18 anos com a primeira doses em breve. Na meta estabelecida, toda a população adulta receberá a primeira dose até 15 de setembro.
A Secretaria de Saúde prepara um mutirão de cirurgias eletivas para reduzir a fila que cresceu 60 por cento durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, são mais de 100 mil pacientes que aguardam pelo procedimento. A lista histórica é de 63 mil pessoas, mas aumentou com o ingresso de 40 mil pessoas durante a pandemia. Segundo o secretário da pasta, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, será realizado um mutirão de cirurgias eletivas a partir de novembro. Ele disse que a ideia do governo é realizar 40 mil procedimentos, que é justamente o número que subiu durante a pandemia quando os hospitais suspenderam as eletivas e estavam focados e estruturados no atendimento Covid-19.
Rodovias de Santa Catarina seguem com pontos de bloqueio nesta quarta-feira. As interdições iniciaram durante o feriado da Independência, Sete de setembro, como parte de manifestações favoráveis ao presidente JAIR BOLSONARO. Ao longo da terça-feira, manifestantes montaram pontos de bloqueio na BR-101, BR-116 e na BR-282, no Oeste. A atualização mais recente sobre as interdições foi publicada pela Polícia Rodoviária Federal as nove e 50 da manhã e apontava pontos de bloqueio na BR 116 em Mafra e Santa Cecília, na 101 em Garuva, Joinville, Araquaria e São João do Sul, na BR 280 em Guaramirim, São Francisco do Sul, São Bento do Sul e Canoinhas e na BR 282 em Campos Novos.
A seguir:
-BIÓLOGO DIZ QUE POSSÍVEL MEDICAÇÃO PARA PREVENIR COVID-19 ESTÁ NO VENENO DE UMA COBRA
-COMITÊ CONVIDA ENTIDADES PARA ORGANIZAÇÃO DO “DIA D” CONTRA A DENGUE
-ESCOLA DESENVOLVE PROJETO PARA ESTIMULAR ALUNOS A CONHECEREM A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
-PREFEITO DE IPORÃ DO OESTE BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMA DE ÁGUA NA CIDADE E NO INTERIOR
O secretário de Agricultura de Descanso, ROBSON ZAPPANI, destaca que a coleta de vidros ocorre durante todo mês de setembro no município. Segundo ele, o objetivo é dar destinação correta ao material, que é 100 por cento reciclável, e também conscientizar a população para ajudar o meio ambiente. Quem tiver potes, vidros de aberturas, louças, potes de conserva e garrafas pode levar ao parque de máquinas da prefeitura de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A campanha acontece todos os anos e o município sempre conta com a colaboração da população.
São João do Oeste possui ampla área de terra onde está localizado o Centro Poliesportivo e outras atividades públicas. A propriedade pública inclui o viveiro municipal, área de reflorestamento e mata nativa. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, são sete hectares de plantio de eucalipto, com mais de 15 anos de idade, além de 10 hectares de mata nativa. Ele observa que o reflorestamento serve de interesse do poder público e proporciona vários benefícios. Neste espalho está incluída a produção de madeira para produção de palanques usados no projeto de preservação do Rio Fortaleza, que abastece o sistema de água da cidade. O secretário também aponta a importância da produção de tábuas e madeiras quadradas para construções em locais públicos.
ROGÉRIO RECH considera que isso resulta em significativa economia em diversas edificações. O município também mantém uma marcenaria que produz madeiras para construção de abrigos de passageiros e placas de identificação. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de SJO informa que no local também foi implantado um projeto piloto para aproveitamento de madeira roliça. O material é utilizado em construções com trabalhos coordenados por agrônomo da prefeitura e ótimo resultado, especialmente em edificações no meio rural. RECH reforça que no momento as áreas de reflorestamento contam somente com variedades adaptadas à região e com maior rendimento.
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente alerta para a queda acentuada em áreas de reflorestamento. Terras estão sendo usadas para pastagens e plantio de milho devido à grande demanda de alimentos para o gado. Segundo ROGÉRIO RECH, o reflorestamento está tendo espaço somente em locais que não é possível fazer a mecanização de lavouras. O secretário salienta que no momento o demanda é por média de 50 mil plantas por ano. O município já produziu mais de meio milhão de mudas por ano destinadas para reflorestamento, especialmente eucalipto. RECH considera que a procura por madeiras para lenha e serraria está em alta e será preciso importar de outras regiões devido ao baixo plantio que é constatado no momento. O secretário reconhece que existe uma pressão muito grande para a produção de leite e carne e com isso as áreas de reflorestamento estão sendo reduzidas drasticamente.
O biólogo JACSON PREUSS, que atua na região de São Miguel do Oeste, indica que a possível medicação para prevenir a Covid-19 está no veneno de uma cobra. Ele faz essa afirmação para demonstrar a importância da área de Biologia no dia a dia, destacando assim o Dia do Biólogo, que foi comemorado na última sexta-feira, três de setembro. PREUSS salienta que a Biologia é extremamente ampla, pois consiste no estudo da vida. Desde 1979 a profissão é reconhecida oficialmente e no início, quando se falava em Biologia, o entendimento era de que este profissional vivia apenas no mato. JACSON PREUSS observa que hoje existem biólogos em várias áreas, inclusive desenvolvendo vacinas em laboratório, e também em questões relacionadas à biotecnologia, trabalhando em sala de aula. Os biólogos executam trabalhos com intuito de desenvolver o mundo dos seres vivos.
PREUSS reitera que atualmente a Biologia encontra um desafio muito grande. Os tempos são de mudanças ambientais, onde muitos seres vivos estão em risco, e eles dependem uns dos outros para sobreviver. Como exemplo, cita o veneno de uma cobra como resposta para possível medicação contra a Covid-19. O biólogo defende que a pesquisa é o primeiro passo para haver uma melhor perspectiva de estudo. Nesse sentido, ressalta a importância da região Extremo Oeste, que tem gerado grandes pesquisas hoje usadas como base de estudos em Biologia. No passado, quando se pensava em questões ambientais, a preocupação era de empreender pesquisas em regiões mais litorâneas, porém JACSON PREUSS defende que as pesquisas no Oeste também colaboram em níveis científicos, inclusive para locais mais distantes.
O biólogo da região de SMO cita que o mais marcante nos últimos tempos é a valorização deste profissional. Segundo PREUSS, há vários anos os biólogos vem ganhando destaque. Estudos desenvolvidos durante a pandemia, por exemplo, têm despertado a curiosidade das pessoas e projetado o profissional do ramo. Para estudantes que estejam em dúvida sobre o rumo profissional que vão seguir, JACSON PREUSS ressalta que a área biológica tem grandes oportunidades e tem crescido muito. Reitera que o jovem que quer ser cientista deve se identificar com a profissão em primeiro lugar.
O Comitê contra a Dengue de Santa Helena promove uma reunião na noite desta quarta-feira para discutir a realização de um “Dia D”, com ações em toda a cidade. Conforme o secretário de Saúde, CARLOS MELLO, é de conhecimento de todos que a cidade de Santa Helena está infestada pelo Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Os índices colocam Santa Helena em situação de epidemia e com a mudança de estação e as temperaturas aumentando, é fundamental a ação de todos contra o mosquito, que é muito prejudicial à saúde. MELLO afirma que o Comitê Municipal de Combate à Dengue irá fazer o “DIA D” com uma série de ações na cidade de Santa Helena, inclusive com a participação do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste.
Conforme o secretário de Saúde, para preparar o Dia D acontece uma reunião hoje, às 19h30, no Centro de Múltiplo Uso. Para essa reunião foram convidados representantes de todas as entidades, grupos, igrejas e escolas da cidade de Santa Helena. Também foram convidados todos os cargos comissionados da administração municipal e os vereadores. MELLO reforça a importância da participação da população, pois na oportunidade será exposto o objetivo e serão discutidas as ações que devem ser feitas.
O Centro Integrado de Ensino Rural de Iporã do Oeste, CIER, da comunidade de Esperança, desenvolve o Projeto “Eu Faço Parte”, para estimular alunos a conhecerem a história do município. Conforme a professora de Língua Portuguesa, FRANCIELE WELTER, o projeto ocorre de maneira interdisciplinar, incluindo também as disciplinas de Artes e Informática. FRANCIELE destaca que o projeto começou pela prática, com visitações ao museu da Escola de Linha São Lourenço, na empresa Água Mineral Iporã, e também na Casa Familiar Rural Esperança, para a qual muitos alunos do CIER vão após concluir o nono ano. Posteriormente o projeto será trabalhado em sala de aula. O objetivo, segundo a professora de Português, é resgatar muitas coisas que passam despercebidas pelos alunos, mas que ajudaram o município a crescer e se manter em ascensão.
Na segunda etapa do projeto, que acontece na escola, os alunos tiveram contato com moradores que vieram conversar sobre a história e desenvolvimento do município, finalizado com um minicafé colonial, para o qual os alunos trouxeram preparado de casa bolos, rosquinhas, cuca e tudo que fazia parte da mesa dos agricultores. Agora na parte teórica, os alunos devem fazer relatórios na disciplina de Língua Portuguesa, nos quais é cobrada a parte gramatical. Depois dessa etapa, na disciplina de Informática eles vão digitar e formatar segundo as normas da ABNT, para que fique um texto formal. Já na disciplina de Artes, precisam de alguma forma representar o município, ou criar um símbolo que o represente. Por exemplo, eles podem reproduzir a bandeira do município, desenhando ou utilizando sucata para isso.
O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, busca soluções para o problema da água na cidade e no interior. Ele lamenta que a CASAN não esteja dando a devida atenção às dificuldades em relação à água no município. Inclusive cita que uma ação judicial está em andamento nesse sentido. Para semana que vem o prefeito iporãoestino tem reunião agendada com a Superintendência de Chapecó, visando soluções para a problemática no município em relação ao abastecimento de água, que se agravou com a estiagem. MARX cita um termo de contrato com a empresa que vai perfurar poço artesiano em Iporã do Oeste, inclusive o governador convocou o prefeito para tratar sobre o assunto quando esteve na região. Por outro lado, ADÉLIO MARX lembra que esse procedimento tende a demorar e o município não pode esperar o riacho Pirapó secar para tomar uma decisão, pois assim a única alternativa restante seria recalcar água do Jundiá.
MARX reitera que já se reuniu com a presidente da CASAN, a qual falou da previsão de transportar água do rio Macaco para a ETA da comunidade de Pirapó, que iria auxiliar bastante no abastecimento. Com os 20 milímetros de chuva registrados recentemente, segundo o prefeito, o rio ainda apresenta bom volume, mas se não chover novamente a água vai acabar e o município terá maiores problemas no abastecimento, inclusive na cidade, onde hoje não está faltando água. Já no interior, o município tem enfrentado grandes problemas. Conforme o prefeito de Iporã do Oeste, quem tem cisterna consegue captar a pouca chuva que deu, mas as vertentes, que dependem de água das fontes, estão com pouco volume. ADÉLIO MARX observa que os agricultores que dispõe de cisterna ainda conseguem coletar água, mas aqueles que não têm esse reservatório precisam do auxílio do município, que continua a transportar para o interior.
O prefeito de Iporã do Oeste admite que também existe carência de redes de água no interior e pretende trabalhar nisso. Inclusive, frisa que esteve na Secretaria de Estado da Agricultura na última viagem à capital, para solicitar que ajudem com recursos para o município instalar rede de água comunitária, por meio de fontes protegidas ou perfuração de poços. Caso encontre reserva, ADÉLIO MARX pontua que o município poderá levar água tratada para mais famílias.
A seguir:
-HOMEM REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA AO SER AGREDIDO POR DUAS MULHERES
-ADOLESCENTE É ENCAMINHADO AO HOSPITAL APÓS TER SUPOSTAMENTE CONSUMIDO CIGARRO DE MACONHA
Um homem foi preso por volta da meia noite e meia desta quarta-feira, por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste deu cumprimento ao mandado de prisão que havia em desfavor do homem, conduzindo-o à Unidade Prisional Avançada para o cumprimento da pena.
Um motorista sofreu escoriações em saída de pista e capotamento de veículo no interior de Itapiranga. Foi ontem, por volta das 18 horas, na estrada de acesso entre a ITG 070 e a SC 163, próximo aos silos da Cooper A1, em Linha Laranjeira. Ocorreu uma saída de pista, seguida de capotamento de um veículo Celta, de São João do Oeste. O motorista, um homem de 35 anos, sofreu escoriações, foi atendido pelos bombeiros e conduzido ao hospital Sagrada Família de Itapiranga. Ele era o único ocupante do carro.
Um homem registrou boletim de ocorrência relatando ter sido agredido por duas mulheres no meio da rua, em Guaraciaba. O fato ocorreu na noite de ontem, por volta das 20h30. Os policiais militares se deslocaram até a residência do solicitante, que no momento já era atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros, devido a um sangramento no nariz. A vítima relatou que foi agredida com tapas e socos pelas mulheres, mas não soube dizer os motivos. Após as agressões, ele foi para casa e ligou para o 190, pois deseja representar contra as autoras das agressões. Os policiais lavraram o boletim de ocorrência e expediram a guia de requisição para exame de corpo de delito. Logo após, ele foi conduzido à unidade de saúde do município, para atendimento médico.
Um adolescente acabou passando mal e sendo encaminhado para atendimento médico, após ter supostamente usado droga na noite de ontem. A Polícia Militar de Belmonte foi acionada por volta das 21h30, para se deslocar até o hospital de Descanso, no qual o menor de idade era atendido, em estado confuso. Os policiais militares conversaram com a avó do adolescente, que relatou que residem em Belmonte, e que ela trouxe seu neto para atendimento médico após este chegar em casa passando mal. Já o adolescente relatou que passou o dia na casa de um amigo e que em determinado momento este lhe ofereceu um cigarro que acabou fumando, pensando ser tabaco. Possivelmente o cigarro consumido tratava-se de maconha, pois o adolescente apresentava taquicardia e confusão mental. Os policiais lavraram o boletim de ocorrência com o relato dos envolvidos, qualificando o possível autor do crime. O adolescente ficou sob cuidados médicos e foi acompanhado pelo Conselho Tutelar de Belmonte.
O Globo em Foco volta amanhã às 12 horas, aqui na Rádio Oeste FM, emissora afiliada da Rede Peperi de Comunicação.
Feita pra você!
Alegria da nossa gente!
Boa Tarde!