Um incêndio atingiu uma prisão na ilha indonésia de Java nesta quarta-feira, deixando pelo menos 41 pessoas e dezenas de feridos. O fogo na penitenciária de Tangerang, nos arredores de Jacarta, ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando os internos estavam dormindo. Segundo o chefe da polícia de Jacarta, 72 presos ficaram feridos. Vítimas com ferimentos graves foram transferidas para hospitais de Tangerang, enquanto os prisioneiros com ferimentos leves foram tratados em uma clínica. As autoridades ainda estão investigando a causa do incidente, mas suspeitam que uma falha de energia tenha provocado o incidente.
A Suprema Corte de Justiça do México declarou, em votação unânime, inconstitucional a criminalização do aborto no país. A decisão histórica, adotada na terça-feira, passa a ser critério obrigatório para todos os juízes mexicanos. O Supremo tomou a decisão em relação a um caso que questiona a criminalização do aborto em um estado do país, onde se previa pena de até três anos de prisão para quem interrompesse a gravidez voluntariamente. De acordo com o ministro do tribunal, LUIS MARIA AGUILAR, este é um passo histórico para os direitos humanos e para o direitos das mulheres em especial.
O governo e a oposição da Venezuela alcançaram acordos parciais para estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de Covid-19 na segunda-feira. Nos últimos dias, representantes dos dois lados do conflito na Venezuela se encontraram na Cidade do México para encontrar uma saída para a crise política no país. Uma delegação da Noruega intermediou as conversas, que ocorrem para tentar viabilizar eleições em novembro. Também foi anunciada uma nova reunião, de 24 a 27 de setembro, na Cidade do México. O acordo foi anunciado em um comunicado conjunto publicado ao final do encontro.
Milhares de pessoas participaram das manifestações de Sete de Setembro em todo o país. Os principais atos foram registrados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Apoiadores do presidente JAIR BOLSONARO defenderam a liberdade de manifestação, a democracia e criticaram os excessos cometidos pelo Supremo Tribunal. Manifestações com grande públicos também ocorreram em outras capitais e diversos municípios do interior. Já as manifestações organizadas por partidos políticos de esquerda e centrais sindicais, contrárias ao governo BOLSONARO, ficaram esvaziadas e tiveram um público muito pequeno em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em discurso na manifestação de Sete de setembro na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a criticar os ministros do STF ALEXANDRE DE MORAES e LUÍS BARROSO. O presidente disse que não vai mais admitir pessoas como MORARES continuem a açoitar a democracia e desrespeitar a Constituição. BOLSONARO afirmou que “ou o ministro se enquadra ou pede para sair". Ele ainda chegou a chamar o ministro do STF de canalha, ao relembrar das prisões decretadas pelo juiz no âmbito do inquérito das fake news, que apura ameaças contra a Corte. BOLSONARO também afirmou que descumprirá as decisões do ministro ALEXANDRE DE MORAES contra quem apresentou um pedido de impeachment já negado pelo presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.
O resultado dos atos do Sete de Setembro estará em pauta tanto no Executivo quanto no Judiciário nesta quarta-feira. O presidente JAIR BOLSONARO se reunirá com o primeiro escalão e convidados do governo federal. Ontem, o presidente afirmou que convocaria o Conselho da República, órgão que aconselha o presidente em casos de crise, principalmente quanto a decretar intervenções federais como ou estado de defesa ou de sítio. Depois, o Palácio do Planalto informou que a reunião seria a do Conselho de Governo, que reúne o presidente, o vice-presidente, ministros e convidados para debater temas importantes, no caso, as manifestações. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX se manifestará sobre o assunto no início da plenária com os demais membros da Suprema Corte. A expectativa é que FUX e os demais magistrados se posicionem sobre as declarações do presidente nos atos em que ele participou.
Mais 552 mil vacinas contra a Covid-19 devem chegar a Santa Catarina até quarta-feira. O Ministério da Saúde está ajustando a quantidade de doses enviadas aos estados, de acordo com as necessidades de cada um, para que todos completem a vacinação da população adulta com a primeira dose. Estão previstas a chegada de 249 mil doses de PfizerBioNtech e 303 mil de Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Desde o início da campanha de vacinação, o Estado recebeu oito milhões e 800 mil unidades da vacina e aplicou mais de sete milhões e cem mil. O objetivo do Ministério é garantir que todos os estados terminem a vacinação da população acima de 18 anos com a primeira doses em breve. Na meta estabelecida, toda a população adulta receberá a primeira dose até 15 de setembro.
A secretaria de Saúde prepara um mutirão de cirurgias eletivas para reduzir a fila que cresceu 60 por cento durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, são mais de 100 mil pacientes que aguardam pelo procedimento. A lista histórica é de 63 mil pessoas, mas aumentou com o ingresso de 40 mil pessoas durante a pandemia. Segundo o secretário da pasta, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, será realizado um mutirão de cirurgias eletivas a partir de novembro. Ele disse que a ideia do governo é realizar 40 mil procedimentos, que é justamente o número que subiu durante a pandemia quando os hospitais suspenderam as eletivas e estavam focados e estruturados no atendimento Covid-19.
Rodovias de Santa Catarina seguem com pontos de bloqueio nesta quarta-feira. As interdições iniciaram durante o feriado da Independência, Sete de setembro, como parte de manifestações favoráveis ao presidente JAIR BOLSONARO. Ao longo da terça-feira, manifestantes montaram pontos de bloqueio na BR-101, BR-116 e na BR-282, no Oeste. A atualização mais recente sobre as interdições foi publicada pela Polícia Rodoviária Federal as nove e 50 da manhã e apontava pontos de bloqueio na BR 116 em Mafra e Santa Cecília, na 101 em Garuva, Joinville, Araquaria e São João do Sul, na BR 280 em Guaramirim, São Francisco do Sul, São Bento do Sul e Canoinhas e na BR 282 em Campos Novos.
A associação de turismo de Anchieta, a Anchietur, tem avaliado retomar os roteiros no município. A associação tem intenção de realizar uma programação em dezembro. Os detalhes são do presidente da Anchietur, ALBENEIR DI DOMENICO. Ele disse que para retomada dos passeios serão montados grupos com número limitado de turistas. Mas para que isso ocorra na região, a associação dependerá das flexibilizações de regras em vigor. Além de contar com o avanço da vacinação da população local e regional.
Anchieta possui cerca de 80 por cento de sua população vacinada com a primeira dose. DI DOMENICO disse que a associação tem dado prioridade à segurança das pessoas, por isso, está debatendo as formas de garantir isso para uma possível retomada. Contudo, as atrações para a programação de final de ano já estão sendo estudadas pela Anchietur. Dentre elas, o presidente destacou o roteiro de Encantos e Sabores.
O presidente da Anchietur, ALBENEIR DI DOMENICO disse que não há dados oficializados sobre o aumento da movimentação econômica que os roteiros causam em Anchieta. Mas segundo ele, as empresas que fazem parte da associação registram movimentação expressiva. Ele também comentou que, para o turismo ser forte e ter consistência em seu crescimento, necessita estar consolidado. O presidente disse ainda que isso tem sido feito com as empresas já associadas, além de buscar consolidar novas. DI DOMENICO explicou ainda que o turismo em Anchieta busca oportunizar novos empreendimentos com ideias inovadoras. Assim, aumentando o movimento econômico no município.
Produção de leite continua crescendo na região. Quem confirma é CLEITON DAPPER – gerente de laticínio em Santa Terezinha do Progresso e outras unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Esse aumento vem desde o ano de 99, mas apesar disso, tem dados que apontam que o consumo do alimento está caindo. Conforme CLEITON esse tipo de informação demora para se confirmar. Ele recorda que teve épocas em que as empresas tinham dificuldades de colocar o produto no mercado. Admite que os valores pagos para o produtor e a indústria não são os ideais. Se de fato o consumo estiver caindo, Atribui ao preço pago pelo consumidor, que acaba procurando substitutos do leite.
Tem muito produto no mercado que parece, mas não é leite e sim similar. O comentário é do gerente de laticínios CLEITON DAPPER. Ele observa que quando o preço passa de 3,50 o litro, já começa pesar no bolço. A cadeia produtiva do leite está empenhada em conscientizar a população da importância do produto na alimentação da população. A produção de leite continua sendo uma das principais fontes de renda da agricultura familiar. DAPPER salienta que é uma renda mensal para a família de pequenos agricultores. Por outro lado, ele lamenta que nem todos os produtores estão adaptados as exigências de qualidade sanitária.
O leite brasileiro tem hoje um dos melhores preços no mundo todo para o produtor. CLEITON DAPPER destaca que, na contramão disso, existem grandes dificuldades na qualidade da operacionalização. É que nem todos estão atendendo as exigências de inspeção como realmente precisa. Ele encerra dizendo que é preciso melhorar cada vez mais esse setor para que a produção continue crescendo e alcance as exportações do produto.
Prefeitura torna obrigatória a vacinação de servidores municipais contra Covid-19. Já está em vigor, o documento municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores municipais, efetivos e temporários, terceirizados, estagiários e voluntários dos órgãos públicos da administração municipal, e retorno ao trabalho de servidores vacinados. O prefeito RAFAEL CALEFFI disse que o decreto municipal leva em conta a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que diz ser constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina, não se caracterizando violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar.
Prefeito está preocupado com nova variante do coronavírus. RAFAEL CALEFFI, disse que a vacina é um dos meios mais eficazes que temos para controlar a transmissão do vírus e gradativamente podemos voltar a normalidade. Dados levantados pela Secretária de Saúde apontam que os resultados da vacinação são positivos, pois o número de casos está diminuindo. O prefeito acrescenta ainda que a mensagem do STF em relação a obrigatoriedade de imunização por meio da vacina, diz que “o dever das empresas incluindo o da administração pública é reduzir os riscos inerentes ao trabalho, mediante a adoção de normas de saúde e segurança do trabalho.
E o dever das empresas e entes federativos de realizar a vigilância epidemiológica da saúde ocupacional dos seus empregados. A recusa da vacina contra a Covid-19, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar do servidor e estará passível das medidas administrativas cabíveis. CALEFFI ressalta que a Diretoria de Recursos Humanos, com o apoio da Secretaria de Saúde e da Controladoria Geral do município, fará o levantamento dos dados de cada servidor.
Polícia Rodoviária divulga balanço de apreensões desse ano nas rodovias estaduais. O Comando de Polícia Militar Rodoviária da PMSC, apresenta um infográfico com os principais números das apreensões realizadas pela PMRv até o mês de agosto nas rodovias estaduais de Santa Catarina. Mesmo com as restrições sanitárias, por conta da pandemia, os policiais rodoviários não deixaram de realizar as abordagens diárias e as ações ordinárias de fiscalização, o que acabou resultando em um número maior de apreensões, em comparação ao ano de 2020.
Dados apontam destaque para a apreensão de maconha. No ano passado foram apreendidos 392 kg da droga, enquanto que até o mês passado, agora em 2021, já foi ultrapassada a marca de uma tonelada de erva apreendida. Armas apreendidas também dobraram. No ano passado haviam sido aprendidas 30 armas de fogo, pela PMRv no Estado. E só até agora, em 2021, 62 armas já foram retiradas de circulação.
Polícia Rodoviária Estadual aumenta ações ostensivas, buscando primeiramente a prevenção, mas não deixando de lado a repressão. Os números em 2021, comparados a 2020, demonstram que com inteligência, comprometimento e investimento no efetivo, permitiu que a equipe alcançasse números recordes nas rodovias catarinenses. Sem deixar de reforçar que tudo isso só é possível graças ao trabalho ininterrupto dos valorosos policiais rodoviários, diz a nota do comando da Polícia Militar Rodoviária.
Camionete pega fogo depois de capotar. A Polícia Rodoviária Estadual do Posto 09 de Bom Jesus atendeu a uma saída de pista seguida de capotamento ontem por volta das 20 horas e 40 minutos, na SC-155 em Abelardo Luz, envolvendo uma Hilux emplacada no município de Nova Esperança do Sudoeste, conduzida por um homem de 31 anos com ferimentos leves. Após o acidente o veículo incendiou sendo necessário o auxílio do Corpo de Bombeiro para conter as chamas no veículo.
Casal é detido por ameaça, agressão e injúria racial. Um casal foi detido na noite de ontem pela Polícia Militar de Pato Branco. Conforme a PM, a equipe foi acionada na Rua João Cadorin, bairro Gralha Azul, em Pato Branco onde um casal estava sendo vítima de ameaças por seus vizinhos. No local o casal foi encontrado trancado dentro do banheiro da casa, alegando que estavam tentando se proteger do casal de vizinhos, que já havia lhes agredido e continuavam ameaçando de posse de um facão.
Segundo as vítimas, os vizinhos, além de agredir fisicamente, ameaçar ainda os chamaram de “negrinho pelego” se referindo à cor da pele, por se tratar de pessoas afrodescendentes. Os envolvidos foram encaminhados para a confecção do Boletim de Ocorrência e posteriormente entregues na 5ª SDP de Pato Branco.