-MANIFESTAÇÕES DO DIA DA PÁTRIA REÚNEM MULTIDÕES PELO BRASIL
-RODOVIAS DE SC SEGUEM COM BLOQUEIOS APÓS ATOS DE 7 DE SETEMBRO
-DEFESA CIVIL ALERTA PARA TEMPORAIS ISOLADOS PARA AS PRÓXIMAS HORAS
-PROJETO APROVADO FACILITA USO DA MADEIRA DE ÁRVORES DERRUBADAS POR TEMPORAIS
-GRUPO ONDA JOVEM ORGANIZA PEDÁGIO SOLIDÁRIO
-ACEPRO REALIZA BRECHÓ BENEFICIENTE NESTE FINAL DE SEMANA
-SAFRA DE PÊSSEGO NESTE ANO TERÁ MAIS QUALIDADE QUE A DE 2020
-PREFEITURA ENTREGA MATRÍCULAS DE 18 LOTES REGULARIZADOS
-HOMEM É AGREDIDO COM TAPAS E SOCOS POR DUAS MULHERES
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM QUE DEVIA PENSÃO ALIMENTÍCIA
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um incêndio atingiu uma prisão na ilha indonésia de Java nesta quarta-feira, deixando pelo menos 41 pessoas e dezenas de feridos. O fogo na penitenciária de Tangerang, nos arredores de Jacarta, ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando os internos estavam dormindo. Segundo o chefe da polícia de Jacarta, 72 presos ficaram feridos. Vítimas com ferimentos graves foram transferidas para hospitais de Tangerang, enquanto os prisioneiros com ferimentos leves foram tratados em uma clínica. As autoridades ainda estão investigando a causa do incidente, mas suspeitam que uma falha de energia tenha provocado o incidente.
A Suprema Corte de Justiça do México declarou, em votação unânime, inconstitucional a criminalização do aborto no país. A decisão histórica, adotada na terça-feira, passa a ser critério obrigatório para todos os juízes mexicanos. O Supremo tomou a decisão em relação a um caso que questiona a criminalização do aborto em um estado do país, onde se previa pena de até três anos de prisão para quem interrompesse a gravidez voluntariamente. De acordo com o ministro do tribunal, LUIS MARIA AGUILAR, este é um passo histórico para os direitos humanos e para o direitos das mulheres em especial.
O governo e a oposição da Venezuela alcançaram acordos parciais para estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de Covid-19 na segunda-feira. Nos últimos dias, representantes dos dois lados do conflito na Venezuela se encontraram na Cidade do México para encontrar uma saída para a crise política no país. Uma delegação da Noruega intermediou as conversas, que ocorrem para tentar viabilizar eleições em novembro. Também foi anunciada uma nova reunião, de 24 a 27 de setembro, na Cidade do México. O acordo foi anunciado em um comunicado conjunto publicado ao final do encontro.
Milhares de pessoas participaram das manifestações de Sete de Setembro em todo o país. Os principais atos foram registrados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Apoiadores do presidente JAIR BOLSONARO defenderam a liberdade de manifestação, a democracia e criticaram os excessos cometidos pelo Supremo Tribunal. Manifestações com grande públicos também ocorreram em outras capitais e diversos municípios do interior. Já as manifestações organizadas por partidos políticos de esquerda e centrais sindicais, contrárias ao governo BOLSONARO, ficaram esvaziadas e tiveram um público muito pequeno em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em discurso na manifestação de Sete de setembro na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a criticar os ministros do STF ALEXANDRE DE MORAES e LUÍS BARROSO. O presidente disse que não vai mais admitir pessoas como MORARES continuem a açoitar a democracia e desrespeitar a Constituição. BOLSONARO afirmou que “ou o ministro se enquadra ou pede para sair". Ele ainda chegou a chamar o ministro do STF de canalha, ao relembrar das prisões decretadas pelo juiz no âmbito do inquérito das fake news, que apura ameaças contra a Corte. BOLSONARO também afirmou que descumprirá as decisões do ministro ALEXANDRE DE MORAES contra quem apresentou um pedido de impeachment já negado pelo presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.
O resultado dos atos do Sete de Setembro estará em pauta tanto no Executivo quanto no Judiciário nesta quarta-feira. O presidente JAIR BOLSONARO se reunirá com o primeiro escalão e convidados do governo federal. Ontem, o presidente afirmou que convocaria o Conselho da República, órgão que aconselha o presidente em casos de crise, principalmente quanto a decretar intervenções federais como ou estado de defesa ou de sítio. Depois, o Palácio do Planalto informou que a reunião seria a do Conselho de Governo, que reúne o presidente, o vice-presidente, ministros e convidados para debater temas importantes, no caso, as manifestações. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX se manifestará sobre o assunto no início da plenária com os demais membros da Suprema Corte. A expectativa é que FUX e os demais magistrados se posicionem sobre as declarações do presidente nos atos em que ele participou.
Mais 552 mil vacinas contra a Covid-19 devem chegar a Santa Catarina até quarta-feira. O Ministério da Saúde está ajustando a quantidade de doses enviadas aos estados, de acordo com as necessidades de cada um, para que todos completem a vacinação da população adulta com a primeira dose. Estão previstas a chegada de 249 mil doses de Pfizer/BioNtech e 303 mil de Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Desde o início da campanha de vacinação, o Estado recebeu oito milhões e 800 mil unidades da vacina e aplicou mais de sete milhões e cem mil. O objetivo do Ministério é garantir que todos os estados terminem a vacinação da população acima de 18 anos com a primeira doses em breve. Na meta estabelecida, toda a população adulta receberá a primeira dose até 15 de setembro.
A secretaria de Saúde prepara um mutirão de cirurgias eletivas para reduzir a fila que cresceu 60 por cento durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, são mais de 100 mil pacientes que aguardam pelo procedimento. A lista histórica é de 63 mil pessoas, mas aumentou com o ingresso de 40 mil pessoas durante a pandemia. Segundo o secretário da pasta, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, será realizado um mutirão de cirurgias eletivas a partir de novembro. Ele disse que a ideia do governo é realizar 40 mil procedimentos, que é justamente o número que subiu durante a pandemia quando os hospitais suspenderam as eletivas e estavam focados e estruturados no atendimento Covid-19.
Rodovias de Santa Catarina seguem com pontos de bloqueio nesta quarta-feira. As interdições iniciaram durante o feriado da Independência, Sete de setembro, como parte de manifestações favoráveis ao presidente JAIR BOLSONARO. Ao longo da terça-feira, manifestantes montaram pontos de bloqueio na BR-101, BR-116 e na BR-282, no Oeste. A atualização mais recente sobre as interdições foi publicada pela Polícia Rodoviária Federal as nove e 50 da manhã e apontava pontos de bloqueio na BR 116 em Mafra e Santa Cecília, na 101 em Garuva, Joinville, Araquaria e São João do Sul, na BR 280 em Guaramirim, São Francisco do Sul, São Bento do Sul e Canoinhas e na BR 282 em Campos Novos.
As prefeituras dos municípios de Dionísio Cerqueira e Barracão assinaram um acordo com o Ministério Público de Santa Catarina e do Paraná para se comprometerem a adequar às normas de controle de populações animais. O acordo foi proposto pelos promotores de Justiça dos dois estados como forma de resolver a significativa população de animais que vivem soltos nas ruas nos dois municípios. Os prefeitos se comprometeram que no prazo de 60 dias, implantar, em um dos municípios, uma "Unidade de Controle de Zoonoses e Bem-estar Animal" ou estabelecer convênio com alguma já existente. Os municípios deverão, no mesmo prazo, estabelecer programa de esterilização cirúrgica em serviço próprio ou conveniado com clínicas veterinárias ou outras instituições. Os municípios se comprometeram, também no prazo de 60 dias, de estabelecer convênio com abrigo de animais já existente para abrigar temporariamente animais pelo período necessário à sua adoção. No prazo de 90 dias, os prefeitos deverão elaborar Projetos de Lei para regulamentar o controle de zoonose.
A Alesc aprovou o projeto de lei que facilita o uso da madeira de árvores derrubadas em propriedades rurais por vendavais e temporais. A proposta, de autoria do deputado, ONIR MOCELIN, falta ser sancionada pelo governador. O deputado disse que a lei desburocratiza o aproveitamento dessas árvores. A regra anterior exigia que o agricultor comunicasse ao órgão ambiental que enviava um técnico para analisar a situação no local e autorizava ou não o uso da madeira. Agora, basta que o agricultor faça fotos e vídeos das plantas derrubadas pelos temporais ou vendavais e encaminhe o material para o órgão ambiental. Além disso, MOCELLIN, também se manifestou sobre o pacote de projetos encaminhados na última semana pelo governador à Alesc. Segundo o parlamentar, uma das propostas destina cem milhões de reais do estado para a BR 163. Ele afirmou ainda que o governo tem quatro bilhões de reais para investir em infraestrutura e está trabalhando em cerca de cem projetos para a recuperação das rodovias estaduais.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para temporais isolados entre hoje e amanhã no Extremo-Oeste. Segundo o comunicado, nas próximas 24 horas a formação e deslocamento de um ciclone extratropical entre Uruguai e Rio Grande do Sul. Isso pode provocar chuva no estado de Santa Catarina com possibilidades de acúmulo intensas de chuva e temporal isolado. O órgão informou ainda que pode haver rajadas de ventos, descargas elétricas e eventuais quedas de granizo. Para qualquer situação de emergência ligue para 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O grupo Onda Jovem de Guarujá do Sul está programando um pedágio para o mês de outubro. O objetivo é arrecadar recursos para realização do natal solidário neste ano. A ação ocorrerá durante o dia todo na avenida principal do município. Os detalhes são do organizador, EDERSON KAUFMANN. Segundo ele, nos anos anteriores, o grupo realizava eventos para angariar valores, mas devido a pandemia não está sendo possível a realização. O organizador destacou a parceria da população de Guarujá em ações solidárias. O pedágio solidário deve ocorrer na avenida de entrada a cidade com um grupo fazendo a recolha pela parte da manhã. O segundo ponto será próximo a uma cooperativa no centro da cidade pela parte da tarde. KAUFMANN informou que o pedágio está programado para acontecer no segundo sábado de outubro, dia 9. O organizador destacou que são atendidas cerca de 700 pessoas entre crianças e idosos.
O organizador do grupo Onda Jovem, EDERSON KAUFMANN relatou a satisfação em poder ajudar as famílias que não possuem recursos suficientes para presentear o filho. O organizador pediu para que as pessoas façam a doação de qualquer valor em dinheiro. Ele explicou ainda que dois grupos de pessoas estarão das 8 ao meio-dia na entrada da cidade de Guarujá do Sul. Já pela parte da tarde, um outro grupo estará das 13 horas e 30 minutos até as 17 horas no centro da cidade. KAUFMANN também destacou o pedágio solidário antecede o dia das crianças, com isso a expectativa é de grande movimentação de carros com visitantes.
A Acepro de SJCedro realizará mais um brechó beneficente neste sábado. O brechó inicia às oito horas da manhã e segue até as 17 horas com variedades em roupas e calçados com preço a partir de dois reais e cinquenta centavos. A informação é da integrante, MARIA VOGT. Segundo ela, a venda acontece na sede da Acepro que fica localizada em frente ao antigo quartel do Corpo de Bombeiros. A integrante disse que os custos da associação são quitados através da venda de roupas e calçados. Dentro os itens a serem vendidos, MARIA explicou que serão calças, camisas e casacos masculinos e femininos, além de roupas para as crianças. O preço máximo de alguns itens é de dez reais. Ela comentou ainda que parte do lucro deste brechó será para aquisição de doces e brinquedos. Para receber os brinquedos e doces, é necessário que os pais inscrevam as crianças junto a Acepro.
A prefeitura de Anchieta realizou a entrega de matrículas para as famílias dos terrenos do Bairro São Paulo Alto. Foram 18 famílias beneficiadas que agora possuem o registro dos seus terrenos no Cartório de Imóveis. O que representa a possibilidade de realizar investimentos e melhorias nas suas unidades habitacionais. O município também teve o reconhecimento de propriedade de quatro imóveis existentes no Bairro. Com a entrega do documento, foi concluído o processo de regularização fundiária dos terrenos do Bairro, que tramitou desde o ano de 2016 junto ao Judiciário por meio do Programa Lar Legal. Também foram entregues as matrículas dos Bairros Xavantes e Santa Lúcia ainda no mês de junho. Na oportunidade, foi feita a entrega de 66 matrículas para famílias do Bairro Xavantes e 25 para as famílias do Bairro Santa Lucia de Anchieta. Devido à pandemia os documentos foram entregues nas residências dos proprietários pelos funcionários da secretaria de Assistência Social.
Mais de mil testes rápidos para Hepatite B e C, além de HIV e Sífilis foram realizados em agosto, em Guaraciaba. A secretaria de Saúde realizou durante o último mês, uma atividade de intensificação para o diagnóstico de doenças, com a realização de Testes Rápidos. A informação é da secretária de Saúde, DAIANE DORIGON. Ela explicou que para atender melhor a população, foi realizada uma campanha em horário especial durante um sábado, além dos atendimentos descentralizados em cada ESF durante todo o mês. A secretária comentou ainda que o intuito da realização dos testes, foi rastrear os casos das doenças e tendo em vista que a prevenção é a melhor forma de fazer saúde. DAIANE enfatizou a importância do teste rápido em ser diagnosticado precocemente para tratamento. A secretária acrescentou dizendo que essas doenças causam danos em longo prazo se não acompanhadas e tratadas de forma rápida.
O município de Guarujá do Sul assinou recentemente um contrato para aquisição de trator esteira para auxiliar os trabalhos de pavimentação das ruas municipais. O equipamento também estará disponível para ajudar os agricultores dentro da propriedade. A informação é do prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Segundo ele, o contrato assinado com a empresa do Paraná, vencedora da licitação, tem um valor superior a 870 mil reais. O prefeito lembrou que após 14 anos desde a última aquisição de um trator esteira, o município contará com um novo equipamento. Ele disse ainda que o atual equipamento está apresentando um alto valor de manutenção, tornando-se inviável para a prefeitura. Contudo, a máquina segue prestando os serviços até a chegada da nova aquisição. WESCHENFELDER informou que está aguardando a entrega do veículo para realizar o pagamento do trator.
O prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER destacou que mais de 500 mil reais são de recursos próprios. Já o restante é de emenda parlamentar do deputado PADRE PEDRO BALDISSERA no montante de 250 mil reais. O chefe do executivo comentou que o mercado está enfrentando com a falta de algumas matérias, o que pode registrar certa demora na entrega do equipamento. Por isso, WESCHENFELDER destacou que os valores ainda estão com a prefeitura e o pagamento do veículo será realizado após o recebimento do equipamento. Ele acrescentou que a prefeitura está acompanhando os processos de compra junto a empresa vencedora.
Os produtores de pêssegos se preparam para a safra da fruta que deve acontecer no final de outubro. Neste ano novas variedades serão disponibilizadas para os consumidores nos comércios. Os detalhes são do produto de SJCedro, MOACIR STRAUB. Segundo ele, das novidades de pêssegos se encontra a variedade Kampai, a mais comum plantada na região. O produtor destacou que neste ano os consumidores contaram com a fruta de mesa, ou seja, o pêssego que é apenas para consumo e não para outras receitas. Na propriedade de MOACIR, as frutas poderão ser retiradas pelos consumidores diretamente da árvore. Ele disse ainda que a partir de meados de outubro alguns pêssegos poderão ser recolhidos. Já no início de novembro, 100 por cento da produção estará pronta para a colheita. Apesar de poucos dias de frio, STRAUB comentou que foram cerca de 400 horas de intenso frio com termômetros marcando abaixo de oito graus, o suficiente para dar qualidade necessário ao fruto.
O produtor de frutas, MOACIR STRAUB comentou que neste ano a quantidade de pêssegos será menor, contudo, a qualidade do fruto será maior que anos anteriores. Ele explicou que nesta safra precisou suprimir cerca de 200 mudas da fruta para nivelamento do terreno. Para o próximo ano, ele aguarda que as mudas cresçam com qualidade ainda superior. STRAUB disse que a parceria da Epagri é bastante importante para o manuseio de variedades de diversas frutas. Ele destacou que os profissionais da Epagri estão constantemente repassando informações para ter uma boa colheita. Sendo que algumas variedades plantadas em sua propriedade são de orientação do órgão.
Na última sessão na Câmara de Vereadores de SJCedro, o vereador, FERNANDO WILL, solicitou que a Polícia Militar do município realizasse um trabalho de patrulhamento próximo a uma casa noturna. Para explicar esse pedido, a Rádio Cedro conversou com o comandante da PM, CLEITON TRECCO. Para nossa emissora o comandante disse que a intenção desta solicitação foi de que os policiais intensifiquem os trabalhos de rondas. O sargento comentou ainda que as rondas de patrulhamento já estão sendo realizadas no local há cerca de 30 dias. TRECCO também informou que as ligações de denúncia de moradores próximos praticamente zeraram. O comandante lembrou que a casa noturna em questão se utilizava de alto volume com músicas, além de gerar aglomeração na parte interior do espaço. CLEITON ressaltou que as outras demandas de serviços continuam sendo realizadas pelos policiais. O sargento destacou que devido ao número de atendimentos, algumas ocorrências levam mais tempo que o previsto para serem atendidas. Por isso, foi necessário auxílio de outras guarnições da segunda companhia da PM.
Os casos de perturbação e do sossego alheio não significam que a Polícia Militar deixou de realizar os trabalhos de rondas preventivas. Pelo contrário, são pessoas que não respeitam os limites que cabe a cada cidadão cumprir. O comentário é do comandante da PM no município, CLEITON TRECCO. Ele garantiu que os policiais estão em serviço para garantir a tranquilidade da população, inclusive daqueles que não cumprem seu dever. O comandante lembrou que as pessoas realizam os eventos devido a sensação de segurança que o município possui. O sargento também destacou que os órgãos de segurança pública contam com o auxílio da população para manter a ordem cívica na cidade e no interior. TRECCO explicou ainda que as ações preventivas do coronavírus seguem sendo realizadas, mesmo com o retorno gradual à normalidade.
Um adolescente acabou passando mal e sendo encaminhado para atendimento médico, após ter supostamente usado droga na noite de ontem. A Polícia Militar de Belmonte foi acionada por volta das nove e meia, para se deslocar até o hospital de Descanso, no qual o menor de idade era atendido, em estado confuso. Os policiais militares conversaram com a avó do adolescente, que relatou que residem em Belmonte, e que ela trouxe seu neto para atendimento médico após este chegar em casa passando mal. Já o adolescente relatou que passou o dia na casa de um amigo e que em determinado momento este lhe ofereceu um cigarro que acabou fumando, pensando ser tabaco. Possivelmente o cigarro consumido tratava-se de maconha, pois o adolescente apresentava taquicardia e confusão mental. Os policiais lavraram o boletim de ocorrência com o relato dos envolvidos, qualificando o possível autor do crime. O adolescente ficou sob cuidados médicos e foi acompanhado pelo Conselho Tutelar de Belmonte.
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado na tarde de ontem, por volta das duas e meia da tarde, em SJCedro. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o acidente que ocorreu na Rua Hermínio Conte. No local, tratava-se de um colisão traseira de moto em veículo. O condutor da motocicleta, encontrava-se consciente e confuso, caído no chão usando o capacete. Vítima relatava dores no ombro direito e na região da pelve, sem lesões aparentes. Após procedimentos cabíveis foi conduzido ao hospital da cidade.
A Polícia Militar de São Miguel atendeu nas últimas horas três ocorrências. A primeira delas, por volta das onze e meia de ontem, quando os policiais realizaram abordagem de um homem, onde foi constatado que ele usava tornozeleira eletrônica. Em consulta ao sistema, a guarnição confirmou que havia medida judicial e que não poderia estar fora de sua residência naquele horário. A PM confeccionou o boletim de ocorrência e liberou o envolvido. Em outra abordagem, por volta da meia-noite e 15, os PMs abordaram um Pálio e em vistoria veicular a guarnição encontrou maconha em uma embalagem de cigarro. A PM lavrou um termo circunstanciado para que os envolvidos comparecessem ao fórum. Depois disso foram liberados. Já a terceira ocorrência foi registrada por volta da meia-noite e meia de hoje, quando a PM abordou um homem. Ao consultar o sistema, foi confirmado que o mesmo possuía um mandado de prisão ativo por não pagar pensão alimentícia. Por isso ele foi preso e encaminhado a UPA de São Miguel.
A Polícia Militar foi acionada na noite de ontem, por volta das oito e meia, para atender ocorrência de lesão corporal leve, dolosa, fato ocorrido em Guaraciaba. Os policiais militares deslocaram até a residência do solicitante, que no momento já era atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros, devido a um sangramento no nariz. Para os PMs, a vítima relatou que foi agredido com tapas e socos, por duas mulheres em meio a rua, entretanto não soube dizer os motivos. Após as agressões, ele foi para casa e ligou para o 190, pois deseja representar contra as autoras das agressões. Diante do desejo de manifestação da vítima, os policiais militares lavraram o boletim de ocorrência e expediram a guia de requisição para exame de corpo de delito. Logo após, ele foi conduzido a unidade de saúde do município, para atendimento médico.